BR102021004987B1 - Sistema e método para controlar a posição de implemento de colheita de uma colheitadeira agrícola - Google Patents

Sistema e método para controlar a posição de implemento de colheita de uma colheitadeira agrícola Download PDF

Info

Publication number
BR102021004987B1
BR102021004987B1 BR102021004987-1A BR102021004987A BR102021004987B1 BR 102021004987 B1 BR102021004987 B1 BR 102021004987B1 BR 102021004987 A BR102021004987 A BR 102021004987A BR 102021004987 B1 BR102021004987 B1 BR 102021004987B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
implement
harvesting
section
interface element
line
Prior art date
Application number
BR102021004987-1A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102021004987A2 (pt
Inventor
Cory Douglas Hunt
Jethro Martin
Original Assignee
Cnh Industrial America Llc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US16/821,313 external-priority patent/US11452259B2/en
Application filed by Cnh Industrial America Llc filed Critical Cnh Industrial America Llc
Publication of BR102021004987A2 publication Critical patent/BR102021004987A2/pt
Publication of BR102021004987B1 publication Critical patent/BR102021004987B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01DHARVESTING; MOWING
    • A01D41/00Combines, i.e. harvesters or mowers combined with threshing devices
    • A01D41/12Details of combines
    • A01D41/127Control or measuring arrangements specially adapted for combines

Abstract

SISTEMA E MÉTODO PARA CONTROLAR A POSIÇÃO DE IMPLEMENTO DE COLHEITADEIRA DE UMA COLHEITADEIRA AGRÍCOLA. A presente invenção se refere a um sistema para controlar a posição do implemento de colheita de uma colheitadeira agrícola que inclui um implemento de colheita configurado para ser acoplado à colheitadeira para permitir o ajuste de uma posição atual do implemento em relação a uma superfície de campo. Além disso, o sistema inclui um sensor configurado para capturar dados indicativos da posição atual do implemento em relação à superfície do campo, um dispositivo de exibição e um controlador acoplado comunicativamente ao sensor e ao dispositivo de exibição. Como tal, o controlador é configurado para monitorar a posição atual do implemento com base nos dados capturados pelo sensor. Além disso, o controlador é ainda configurado para iniciar a exibição de uma interface gráfica com o usuário no dispositivo de exibição, com a interface gráfica com o usuário exibindo um primeiro elemento de interface associado à posição atual do implemento em relação a um segundo elemento de interface associado a uma posição de referência do implemento.

Description

CAMPO DA TÉCNICA
[001] A presente divulgação geralmente se refere a colheitadeiras agrícolas e, mais particularmente, a sistemas e métodos para controlar a posição de um implemento de colheita de uma colheitadeira agrícola e exibir tal posição para o operador da colheitadeira.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[002] Uma colheitadeira é uma máquina agrícola usada para colher e processar colheitas. Por exemplo, uma colheitadeira de forragem pode ser usada para cortar e triturar colheitas de silagem, como grama e milho. Da mesma forma, uma colheitadeira combinada pode ser usada para colher safras de grãos, como trigo, aveia, centeio, milho, soja e linho ou linhaça. Em geral, o objetivo é concluir vários processos, que tradicionalmente eram distintos, em uma passagem da máquina sobre uma determinada parte do campo. Nesse sentido, a maioria das colheitadeiras está equipada com um implemento de colheita destacável, como uma plataforma, que corta e coleta a colheita do campo e a alimenta na colheitadeira base para processamento posterior.
[003] Convencionalmente, a operação da maioria das colheitadeiras requer um envolvimento operacional substancial e controle por parte do operador. Por exemplo, um operador de colheitadeira normalmente precisa controlar vários parâmetros operacionais, como a direção da colheitadeira, a velocidade da colheitadeira, a altura da plataforma da colheitadeira, o fluxo de ar através do ventilador de limpeza da colheitadeira, a quantidade de safra colhida armazenados na colheitadeira e / ou similar. Para resolver esses problemas, muitas colheitadeiras atuais usam um sistema de controle automático de altura da plataforma que tenta manter uma altura de corte geralmente constante acima do solo, independentemente do contorno do solo ou da posição do solo em relação à colheitadeira base. Por exemplo, é conhecido o uso de vários cilindros controlados eletronicamente para ajustar automaticamente a altura e a posição da plataforma em relação ao solo com base nas medições do sensor recebidas de uma pluralidade de sensores. No entanto, tais sistemas podem tornar difícil para o operador determinar a posição atual e / ou a posição da plataforma durante a operação da colheitadeira.
[004] Portanto, um sistema e método melhorados para controlar a posição do implemento de colheita de uma colheitadeira agrícola que aborda um ou mais dos problemas identificados acima seriam bem-vindos na tecnologia. Por exemplo, um sistema e método aprimorados para controlar a posição do implemento de colheita de uma colheitadeira agrícola e exibir essa posição para o operador da colheitadeira seriam bem-vindos na tecnologia.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[005] Aspectos e vantagens da tecnologia serão apresentados em parte na descrição que se segue, ou podem ser óbvios a partir da descrição, ou podem ser aprendidos por meio da prática da tecnologia.
[006] Em um aspecto, o presente assunto é direcionado a um sistema para controlar a posição do implemento de colheita de uma colheitadeira agrícola. O sistema inclui um implemento de colheita configurado para ser acoplado à colheitadeira agrícola para permitir o ajuste de uma posição atual do implemento de colheita em relação a uma superfície de campo. Além disso, o sistema inclui um sensor configurado para capturar dados indicativos da posição atual do implemento de colheita em relação à superfície do campo, um dispositivo de exibição e um controlador acoplado comunicativamente ao sensor e ao dispositivo de exibição. Como tal, o controlador é configurado para monitorar a posição atual do implemento de colheita com base nos dados capturados pelo sensor. Além disso, o controlador é ainda configurado para iniciar a exibição de uma interface gráfica de usuário no dispositivo de exibição, com a interface gráfica de usuário exibindo um primeiro elemento de interface associado à posição atual do implemento de colheita em relação a um segundo elemento de interface associado a uma posição de referência do implemento de colheita.
[007] Em outro aspecto, a presente matéria é direcionada a um método para controlar a posição do implemento de colheita de uma colheitadeira agrícola. A colheitadeira agrícola, por sua vez, inclui um implemento de colheita configurado para ser acoplado à colheitadeira agrícola para permitir o ajuste de uma posição atual do implemento de colheita em relação a uma superfície de campo. O método inclui receber, com um ou mais dispositivos de computação, dados de sensor indicativos da posição atual do implemento de colheita. Além disso, o método inclui iniciar, com um ou mais dispositivos de computação, um monitor de uma interface gráfica de usuário em um dispositivo de exibição com base nos dados do sensor recebidos, com a interface gráfica de usuário exibindo um primeiro elemento de interface associado à posição atual do implemento de colheita em relação a um segundo elemento de interface associado a uma posição de referência do implemento de colheita. Além disso, o método inclui controlar, com um ou mais dispositivos de computação, uma operação de um componente da colheitadeira agrícola para ajustar a posição atual do implemento de colheita. Além disso, o método inclui iniciar, com um ou mais dispositivos de computação, um ajuste do posicionamento do primeiro elemento de interface em relação ao segundo elemento de interface dentro da interface gráfica de usuário para refletir a posição atual ajustada do implemento de colheita.
[008] Estas e outras características, aspectos e vantagens da presente tecnologia serão mais bem compreendidos com referência à seguinte descrição e reivindicações anexas. Os desenhos anexos, que são incorporados e constituem uma parte deste relatório, ilustram modalidades da tecnologia e, juntamente com a descrição, servem para explicar os princípios da tecnologia.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[009] Uma divulgação completa e habilitadora da presente tecnologia, incluindo o melhor modo da mesma, dirigida a alguém versado na técnica, é estabelecida no relatório descritivo, que faz referência às figuras anexas, nas quais: a Figura 1 ilustra uma vista lateral em corte parcial de uma modalidade de uma colheitadeira agrícola de acordo com aspectos da presente matéria; a Figura 2 ilustra uma vista esquemática simplificada de uma modalidade de um implemento de colheita de uma colheitadeira agrícola de acordo com aspectos da presente matéria; a Figura 3 ilustra uma vista esquemática de uma modalidade de um sistema para controlar a posição do implemento de colheita de uma colheitadeira agrícola de acordo com aspectos da presente matéria; a Figura 4 ilustra uma vista de exemplo de uma interface gráfica de usuário que pode ser exibida a um operador de uma colheitadeira agrícola para exibir um primeiro elemento de interface associado a uma posição atual de um implemento de colheita da colhedora agrícola em relação a um segundo elemento de interface associado a uma posição de referência do implemento de colheita de acordo com aspectos da presente matéria; a Figura 5 ilustra outra vista de exemplo de uma interface gráfica de usuário mostrada na Figura 4, ilustrando particularmente a posição atual do implemento de colheita correspondendo a uma posição operacional e a posição de referência do implemento de colheita correspondendo a uma posição de cabeceira; a Figura 6 ilustra ainda outra vista de exemplo de uma interface gráfica de usuário mostrada nas Figuras 4 e 5, ilustrando particularmente a posição atual e a posição de referência do implemento de colheita correspondente à posição do cabeceira; e a Figura 7 ilustra um diagrama de fluxo de uma modalidade de um método para controlar a posição do implemento de colheita de uma colheitadeira agrícola de acordo com aspectos da presente matéria.
[010] O uso repetido de caracteres de referência no presente relatório e nos desenhos se destina a representar os mesmos recursos ou elementos análogos da presente tecnologia.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[011] Será feita agora referência em detalhes às modalidades da invenção, um ou mais exemplos das quais são ilustrados nos desenhos. Cada exemplo é fornecido a título de explicação da invenção, não como limitação da invenção. Na verdade, será evidente para aqueles versados na técnica que podem ser feitas várias modificações e variações na presente invenção sem se afastar do escopo ou do espírito da invenção. Por exemplo, os recursos ilustrados ou descritos como parte de uma modalidade podem ser usados com outra modalidade para produzir ainda uma modalidade adicional. Assim, pretende-se que a presente invenção cubra tais modificações e variações que incidam no âmbito das reivindicações anexas e seus equivalentes.
[012] Em geral, a presente matéria é direcionada a sistemas e métodos para controlar a posição do implemento de colheita de uma colheitadeira agrícola. Como será descrito abaixo, a presente matéria pode ser usada com uma colheitadeira ou qualquer outra colheitadeira agrícola adequada tendo uma plataforma ou outro implemento de colheita para colher uma safra dentro de um campo através do qual a colheitadeira está percorrendo. Por exemplo, a plataforma pode se estender em uma direção transversal entre um primeiro lado e um segundo lado. Além disso, a plataforma pode se estender em uma direção vertical entre uma extremidade inferior e uma extremidade superior. Como tal, em várias modalidades, a plataforma está configurada para ser acoplada à colheitadeira para permitir o ajuste da posição atual da plataforma em um plano definido pelas direções transversal e vertical.
[013] De acordo com aspectos da presente matéria, o sistema divulgado pode ser configurado para exibir uma interface gráfica de usuário para o operador da colheitadeira indicando a posição atual da plataforma conforme a plataforma é ajustada durante a operação da colheitadeira. Em várias modalidades, um controlador do sistema pode ser configurado para receber dados do sensor indicativos da posição atual da plataforma. A este respeito, o controlador pode ser configurado para iniciar uma exibição da interface gráfica do usuário em um dispositivo de exibição (por exemplo, uma tela de exibição dentro da cabine) com base nos dados do sensor recebidos. Especificamente, a interface gráfica de usuário pode exibir um primeiro elemento de interface associado à posição atual da plataforma em relação a um segundo elemento de interface associado a uma posição de referência (por exemplo, uma posição de cabeceira) do cabeçalho. Além disso, o controlador pode ser configurado para controlar a operação de um ou mais atuadores da colheitadeira agrícola para ajustar a posição atual da plataforma (por exemplo, dentro do plano definido pela direção transversal e vertical) para manter uma altura de corte geralmente constante acima a superfície do campo conforme o contorno da superfície do campo muda. Depois disso, o controlador pode ser configurado para iniciar um ajuste do posicionamento do primeiro elemento de interface em relação ao segundo elemento de interface dentro da interface gráfica de usuário para refletir a posição atual ajustada da plataforma.
[014] Com referência agora aos desenhos, a Figura 1 ilustra uma vista lateral em corte parcial da colheitadeira agrícola 10. Em geral, a colheitadeira 10 pode ser configurada para percorrer através de um campo em uma direção de deslocamento para frente (indicada pela seta 12) para colher uma colheita 14. Ao atravessar o campo, a colheitadeira 10 pode ser configurada para processar e armazenar a safra colhida dentro de um tanque de colheita 16 da colheitadeira 10. Além disso, a safra colhida pode ser descarregada do tanque de colheita 16 para recebimento pelo veículo de recebimento de colheita (não mostrado) através de um tubo de descarga colheita 18 da colheitadeira 10. Além disso, como mostrado, na modalidade ilustrada, a colheitadeira 10 é configurada como uma colheitadeira de fluxo axial em que a safra colhida é debulhada e separada enquanto é avançada por e ao longo de um rotor disposto longitudinalmente 20. No entanto, em modalidades alternativas, a colheitadeira 10 pode ter qualquer outra configuração de colheitadeira adequada, tal como uma configuração do tipo de fluxo transversal.
[015] A colheitadeira 10 pode incluir um chassi ou estrutura principal 22 configurado para suportar e / ou acoplar a vários componentes da colheitadeira 10. Por exemplo, em várias modalidades, a colheitadeira 10 pode incluir um par de rodas dianteiras acionadas 24 e um par de rodas traseiras dirigíveis 26 acopladas à estrutura 22. Como tal, as rodas 24, 26 podem ser configuradas para apoiar a colheitadeira 10 em relação ao solo e mover a colheitadeira 10 na direção de deslocamento para a frente 12. Além disso, a colheitadeira 10 pode incluir uma plataforma de operador 28 tendo uma cabine de operador 30, um sistema de processamento de colheita 32, o tanque de colheita 16 e o tubo de descarga de colheita 18 que são suportados pela estrutura 22. Como será descrito abaixo, o sistema de processamento de colheita 32 pode ser configurado para executar várias operações de processamento na safra colhida conforme o sistema de processamento de colheita 32 transfere a safra colhida entre um implemento de colheita da colheitadeira 10, tal como uma plataforma 34, e o tanque de colheita 16. Além disso, a colheitadeira 10 pode incluir um motor 36 e uma transmissão 38 montada na estrutura 22. A transmissão 38 pode ser operacionalmente acoplada ao motor 36 e pode fornecer relações de transmissão ajustadas de forma variável para transferir a potência do motor para as rodas 24 por meio de um conjunto de eixo de transmissão (ou através dos eixos, se forem empregados vários eixos motrizes).
[016] Além disso, como mostrado na Figura 1, a plataforma 34 e um alimentador associado 40 do sistema de processamento de colheita 32 se estendem para frente da estrutura 22 e são fixadas de forma articulada ao mesmo para movimento geralmente vertical. Em geral, o alimentador 40 pode suportar a plataforma 34. Como mostrado na Figura 1, o alimentador 40 se estende entre uma extremidade dianteira 42 acoplada à plataforma 34 e uma extremidade traseira 44 posicionada adjacente a um conjunto de debulha e separação 46 do sistema de processamento de colheita 32. A extremidade traseira 44 do alimentador 40 pode, por sua vez, ser acoplado de forma articulada a uma parte da colheitadeira 10. A este respeito, a extremidade dianteira 42 do alimentador 40 e, assim, a plataforma 34 pode ser movida para cima e para baixo ao longo de uma direção vertical (indicada pela seta 48) em relação a um superfície de campo 49 para manter uma altura de corte geralmente constante acima da superfície de campo 49 conforme o contorno da superfície de campo muda. Como tal, a colheitadeira 10 pode incluir um ou mais atuadores de elevação 102 configurados para ajustar a altura da plataforma 34 em relação à superfície de campo 49.
[017] À medida que a colheitadeira 10 é impulsionada na direção de deslocamento para frente 12 sobre o campo com a colheita 14, o material da colheita é separado do restolho por uma ou mais facas (não mostradas) na frente da plataforma 34 e entregue por um trado de plataforma 54 para a extremidade dianteira 42 do alimentador 40, que fornece a colheita colhida para o conjunto de debulha e separação 46. Em geral, o conjunto de debulha e separação 46 pode incluir uma câmara cilíndrica 56 na qual o rotor 20 é girado para debulhar e separar a safra colhida nela recebida. Ou seja, a safra colhida é esfregada e batida entre o rotor 20 e as superfícies internas da câmara 56 para soltar e separar o grão, a semente ou similar da palha.
[018] A safra colhida separada pelo conjunto de debulha e separação 46 pode cair sobre um conjunto de limpeza de colheita 58 do sistema de processamento de colheita 34. Em geral, o conjunto de limpeza de colheita 58 pode incluir uma série de bandejas 60 e peneiras associadas 62. Em geral, a safra colhida separada pode ser espalhada através da oscilação das bandejas 60 e / ou peneiras 62 e pode eventualmente cair através das aberturas definidas pelas peneiras 62. Além disso, um ventilador de limpeza 64 pode ser posicionado adjacente a uma ou mais das peneiras 62 para fornecer um fluxo de ar através das peneiras 62 que remove a palha e outras impurezas da safra colhida. Por exemplo, o ventilador 64 pode soprar as impurezas da safra colhida para descarga da colheitadeira 10 através da saída de uma cobertura de palha 66 posicionada na extremidade traseira da colheitadeira 10. A safra colhida limpa que passa através das peneiras 62 pode então cair em uma calha de um trado 68, que pode ser configurada para transferir a safra colhida para um elevador 70 para entrega ao tanque de colheita 16.
[019] Com referência agora à Figura 2, uma vista esquemática simplificada de uma modalidade da plataforma 34 descrito acima com referência à Figura 1 é ilustrada de acordo com aspectos da presente matéria. Como mostrado, a plataforma 34 se estende em uma direção transversal (indicada pela seta 72) entre um primeiro lado 74 e um segundo lado 76, com a direção transversal 72 se estendendo perpendicular à direção de deslocamento 12. Além disso, a plataforma 34 se estende na direção vertical 48 entre uma extremidade inferior 78 e uma extremidade superior 80. Como será descrito abaixo, a plataforma 34 pode ser acoplada à colheitadeira 10 de modo que a posição da plataforma 34 em relação à estrutura 22 da colheitadeira 10 possa ser ajustada dentro de um plano 82 definido pelas direções vertical e transversal 48, 72 para manter uma altura de corte geralmente constante acima da superfície de campo 49 conforme o contorno da superfície do campo 49 muda.
[020] Em várias modalidades, a plataforma 34 pode incluir uma pluralidade de seções de plataforma 84, 86, 88. Por exemplo, como mostrado na Figura 2, na modalidade ilustrada, a plataforma 34 inclui uma seção central 84, uma primeira seção de asa 86 e segunda seção de asa 88. Especificamente, em tal modalidade, a seção central 84 pode ser acoplada à extremidade dianteira 42 do alimentador 40 de modo que a seção central 84 seja giratória em relação ao alimentador 40 em torno de um eixo geométrico longitudinal (indicado pelo círculo 90) da plataforma 34. Além disso, a primeira seção de asa 86 pode ser acoplada de forma articulada à seção central 84 adjacente ao primeiro lado 74 em uma junta de articulação 92. Além disso, a segunda seção de asa 88 pode ser acoplada de forma articulada à seção central 84 adjacente ao segundo lado 76 em uma junta de articulação 94. Como tal, as posições da seção de plataforma 84, 86, 88 podem ser ajustáveis independentemente em relação à superfície de campo 49. No entanto, em modalidades alternativas, a plataforma 34 pode ter qualquer outro número adequado de seções e / ou configuração. Por exemplo, em uma modalidade, a plataforma 34 pode incluir apenas uma única seção fixamente acoplada à extremidade dianteira 42 do alimentador 40 de modo que a plataforma 34 só seja ajustável em relação ao chassi da colheitadeira 22 na direção vertical 48 (por exemplo, via o (s) atuador (es) de elevação 102).
[021] Além disso, um ou mais atuadores podem ser configurados para ajustar a posição da plataforma 34 em relação à estrutura da colheitadeira 22 dentro do plano 82 definido pelas direções vertical e transversal 48, 72 para manter uma altura de corte geralmente constante acima da superfície de campo 49 conforme o contorno da superfície de campo 49 muda. Por exemplo, conforme descrito acima, a colheitadeira 10 pode incluir um ou mais atuador (es) de elevação 102 (Figura 1). Especificamente, o (s) atuador (es) de elevação 102 podem ser configurados para levanta e abaixar toda a plataforma 34 em relação ao chassi 22 para ajustar a altura de corte geral da plataforma 34. Além disso, como mostrado na Figura 2, um par de atuadores de inclinação 104 está configurado para girar a seção central 84 da plataforma 34 em relação à extremidade dianteira 42 do alimentador 40 no plano 82 (por exemplo, como indicado pela seta 106 na Figura 2). Além disso, o primeiro e o segundo atuadores de articulação 108, 110 podem ser respectivamente acoplados entre a seção central 84 da plataforma 34 e a primeira e a segunda seções 86, 88 da plataforma 34. Como tal, o primeiro atuador de articulação 108 pode ser configurado para articular a primeira seção 86 da plataforma 34 em relação à seção central 84 da plataforma 34 em torno da junta de articulação 92 (por exemplo, como indicado pela seta 112 na Figura 2). Da mesma forma, o segundo atuador de articulação 110 pode ser configurado para girar a segunda seção 88 da plataforma 34 em relação à seção central 84 da plataforma 34 em torno da junta de articulação 94 (por exemplo, como indicado pela seta 114 na Figura 2). Como mostrado na Figura 2, tais ajustes de posição da plataforma 34 e / ou das seções da plataforma 84, 86, 88 podem permitir uma altura de corte geralmente constante quando o contorno da superfície de campo 49 muda na direção de deslocamento 12 e ao longo da direção transversal 72. No entanto, em modalidades alternativas, podem ser usados quaisquer outros atuadores adequados para ajustar a posição da plataforma 34 para manter uma altura de corte geralmente constante.
[022] Os atuadores 102, 104, 108, 110 podem corresponder a quaisquer tipos adequados de dispositivos de atuação. Por exemplo, na modalidade ilustrada, os atuadores 102, 104, 108, 110 correspondem a cilindros acionados por fluido (por exemplo, cilindros hidráulicos ou pneumáticos). No entanto, em modalidades alternativas, os atuadores 102, 104, 108, 110 podem corresponder a atuadores lineares elétricos e / ou similares.
[023] De acordo com aspectos da presente matéria, podem ser instalados um ou mais sensores 116 na plataforma 34. Em geral, o (s) sensor (es) 116 podem ser configurados para capturar dados indicativos da posição da plataforma 34 em relação à superfície de campo 49 à medida que a colheitadeira 10 se desloca através do campo na direção para frente de deslocamento 12. Como será descrito abaixo, os dados capturados pelo (s) sensor (es) 116 podem ser usados para controlar a operação dos atuadores 102, 104 , 108, 110 para manter uma altura de corte geralmente constante conforme o contorno da superfície de campo 49 muda.
[024] Em geral, o (s) sensor (es) 116 podem corresponder a qualquer dispositivo de detecção adequado configurado para capturar dados indicativos da posição da plataforma 34 em relação à superfície de campo 49. Por exemplo, em várias modalidades, o (s) sensor (es) 116 podem correspondem ao (s) sensor (es) de altura configurados para dados indicativos da distância (indicada pelas setas 118) entre a plataforma 34 e a superfície de campo 49. Em uma modalidade, o (s) sensor (es) 116 podem corresponder a sensor (es) de altura sem contato, como sensor (es) de laser, sensor (es) de radar, sensor (es) ultrassônico (s) e / ou similares. Alternativamente, o (s) sensor (es) 116 podem corresponder a sensores de altura baseados em contato ou mecânicos. Por exemplo, em uma modalidade, o (s) sensor (es) 116 pode (m) ser acoplado (s) a um apalpador (es) mecânico (s) ou braço (s) de articulação configurados para entrar em contato com a superfície de campo 49 e articular para cima / para baixo com mudanças no contorno da superfície de campo, permitindo assim que o (s) sensor (es) 116 detectem variações na distância 118 entre a plataforma 34 e a superfície de campo 49.
[025] Além disso, a plataforma 34 pode incluir qualquer número adequado de sensores 116 e o (s) sensor (es) 116 podem ser posicionados em qualquer local adequado na plataforma 34. Por exemplo, como mostrado na Figura 2, na modalidade ilustrada, a seção central 84 da plataforma 34 inclui um sensor 116 instalado adjacente à primeira seção de asa 86 da plataforma 34 e outro sensor 116 instalado adjacente à segunda seção de asa 88 da plataforma 34. Além disso, a primeira seção de asa 86 da plataforma 34 inclui um sensor 116 instalado adjacente à seção central 84 da plataforma 34 e outro sensor 116 instalado adjacente ao primeiro lado 74 da plataforma 34. Além disso, a segunda seção de asa 88 da plataforma 34 inclui um sensor 116 instalado adjacente à seção central 84 da plataforma 34 e outro sensor 116 instalado adjacente ao segundo lado 76 da plataforma 34.
[026] Deve ser ainda apreciado que a configuração da colheitadeira agrícola 10 e da plataforma 34 descritas acima e mostrado nas Figuras 1 e 2 é fornecida apenas para colocar a presente matéria em um campo de uso exemplar. Assim, deve ser apreciado que a presente matéria pode ser prontamente adaptável a qualquer tipo de colheitadeira agrícola e / ou configuração de implemento de colheita.
[027] Com referência agora à Figura 3, é ilustrada uma vista esquemática de uma modalidade de um sistema 100 para controlar a posição do implemento de colheita de uma colheitadeira agrícola de acordo com aspectos da presente matéria. Em geral, o sistema 100 será descrito neste documento com referência à colheitadeira agrícola 10 e a plataforma 34 descritos acima com referência às Figuras 1 e 2. No entanto, deve ser apreciado por aqueles versados na técnica que o sistema divulgado 100 pode ser geralmente utilizado com colheitadeiras agrícolas tendo qualquer outra configuração de colheitadeira adequada e / ou implementos de colheita tendo qualquer outra configuração de implemento adequada.
[028] Como mostrado na Figura 3, o sistema 100 pode incluir um controlador 120 posicionado em e / ou dentro ou de outra forma associado com a colheitadeira agrícola 10. Em geral, o controlador 120 pode compreender qualquer dispositivo baseado em processador adequado conhecido na técnica, tal como um dispositivo de computação ou qualquer combinação adequada de dispositivos de computação. Assim, em várias modalidades, o controlador 120 pode incluir um ou mais processador (es) 122 e dispositivo (s) de memória associado (s) 124 configurados para executar uma variedade de funções implementadas por computador. Conforme usado neste documento, o termo "processador" se refere não apenas a circuitos integrados referidos na técnica como sendo incluídos em um computador, mas também se refere a um controlador, um microcontrolador, um microcomputador, um controlador lógico programável (PLC), um circuito integrado de aplicação específica e outros circuitos programáveis. Além disso, o (s) dispositivo (s) de memória 124 do controlador 120 podem geralmente compreender elemento (s) de memória incluindo, mas não se limitando a, um meio legível por computador (por exemplo, memória de acesso aleatório (RAM)), um meio não volátil legível por computador (por exemplo, uma memória flash), um disquete, uma memória somente de leitura de disco compacto (CD-ROM), um disco magneto-óptico (MOD), um disco versátil digital (DVD) e / ou outros elementos de memória adequados. Tais dispositivos de memória 124 podem ser geralmente configurados para armazenar instruções legíveis por computador adequadas que, quando implementadas pelo (s) processador (es) 122, configuram o controlador 120 para executar várias funções implementadas por computador.
[029] Além disso, o controlador 120 também pode incluir vários outros componentes adequados, como um circuito ou módulo de comunicações, uma interface de rede, um ou mais canais de entrada / saída, um barramento de dados / controle e / ou similares, para permitir que o controlador 120 possa ser comunicativamente acoplado a qualquer um dos vários outros componentes do sistema aqui descritos (por exemplo, os atuadores 102, 104, 108, 110 e o (s) sensor (es) 116). Por exemplo, como mostrado na Figura 3, um link comunicativo ou interface 126 (por exemplo, um barramento de dados) pode ser fornecido entre o controlador 120 e os componentes 102, 104, 108, 110, 116 para permitir que o controlador 120 se comunique com tais componentes 102, 104, 108, 110, 116 por meio de qualquer protocolo de comunicação adequado (por exemplo, CANBUS).
[030] O controlador 120 pode corresponder a um controlador existente (s) da colhedora agrícola 10, em si, ou o controlador 120 pode corresponder a um dispositivo de processamento separado. Por exemplo, em uma modalidade, o controlador 120 pode formar todo ou parte de um módulo de plug-in separado que pode ser instalado em associação com a colheitadeira agrícola 10 para permitir que os sistemas divulgados sejam implementados sem exigir que software adicional seja carregado em dispositivos de controle existentes do implemento de colheitadeira agrícola10.
[031] Além disso, as funções do controlador 120 podem ser realizadas por um único dispositivo baseado em processador ou podem ser distribuídas por qualquer número de dispositivos baseados em processadores, em cujo caso tais dispositivos podem ser considerados como fazendo parte do controlador 120. Por exemplo, as funções do controlador 120 podem ser distribuídas por vários controladores de aplicação específica, tais como um controlador de navegação, um controlador de motor, um controlador de implemento e / ou similares.
[032] Além disso, em uma modalidade, o sistema 100 também pode incluir uma interface de usuário 124. Mais especificamente, como será descrito abaixo, a interface de usuário 124 pode ser configurada para exibir uma interface gráfica de usuário para o operador da colheitadeira 10 indicando a posição atual da plataforma 34 conforme a plataforma 34 é ajustada durante a operação da colheitadeira 10. Como tal, a interface de usuário 124 pode incluir uma ou mais telas de exibição ou dispositivos de exibição (por exemplo, uma (s) tela (s) de LCD) configuradas para exibir uma interface gráfica do usuário. A este respeito, a interface de usuário 124 pode ser acoplada comunicativamente ao controlador 120 por meio do link comunicativo 126 para permitir que os dados associados à interface gráfica de usuário sejam transmitidos do controlador 120 para a interface de usuário 124. Em algumas modalidades, o a interface de usuário 124 também pode incluir outros dispositivos de feedback (não mostrados), como alto-falantes, luzes de advertência e / ou similares, configurados para fornecer feedback adicional do controlador 120 para o operador. Além disso, a interface de usuário 124 pode incluir um ou mais dispositivos de entrada 128, tais como telas sensíveis ao toque, teclados, mesas de toque, botões, controles deslizantes, comutadores, mouses, microfones e / ou similares, que sejam configurados para receber entradas de usuário do operador. Em uma modalidade, a interface de usuário 124 pode ser montada ou posicionada de outra forma dentro da cabine do operador 30 da colheitadeira 10. No entanto, em modalidades alternativas, a interface de usuário 124 pode ser montada em qualquer outro local adequado.
[033] Em várias modalidades, o controlador 120 pode ser configurado para monitorar a posição atual de um implemento de colheita, como a plataforma 34, da colheitadeira 10. Conforme descrito acima, a plataforma 34 pode incluir um ou mais sensores 116 configurados para capturar dados indicativos da posição da plataforma 34 em relação à superfície do campo. A este respeito, conforme o colheitadeira 10 percorre o campo na direção a frente do deslocamento 12 para realizar uma operação de colheita, o controlador 120 pode ser configurado para receber os dados capturados do (s) sensor (es) 116 (por exemplo, através do link comunicativo 126). Depois disso, o controlador 120 pode ser configurado para processar / analisar os dados do sensor recebidos para determinar a posição da plataforma 34 em relação à superfície do campo. Por exemplo, o controlador 120 pode incluir uma (s) tabela (s) de consulta e / ou fórmula matemática adequada armazenada dentro de seu (s) dispositivo (s) de memória 124 que correlaciona os dados recebidos do sensor com a posição da plataforma 32.
[034] Conforme usado neste documento, a "posição" da plataforma 34 em relação à superfície do campo pode corresponder a qualquer relação posicional entre a plataforma 34 e a superfície do campo. Por exemplo, como descrito acima, em várias modalidades, a plataforma 34 pode ser ajustável dentro de um plano 82 (Figura 2) definido pelas direções vertical e transversal 48, 72. Em tais modalidades, a posição da plataforma 34 pode corresponder à distância entre a plataforma 34 e a superfície do campo na direção vertical 48 e / ou a rotação / orientação da plataforma 34 no plano 82 em relação à superfície do campo. No entanto, em modalidades alternativas, a posição da plataforma 34 pode corresponder a qualquer outra relação posicional adequada, como o ângulo de inclinação anterior-posterior.
[035] De acordo com aspectos da presente matéria, o controlador 120 pode ser configurado para exibir uma interface gráfica de usuário no dispositivo de exibição 126 da interface de usuário 124. Em geral, a interface gráfica de usuário pode fornecer uma indicação visual da posição atual da plataforma 34 (conforme determinado pelos dados do sensor recebidos) em relação a uma posição de referência, como a posição da cabeceira da plataforma 34, para o operador da colheitadeira 10. Especificamente, em várias modalidades, a interface gráfica de usuário pode exibir um primeiro elemento de interface (por exemplo, uma ou mais linhas) associado à posição atual da plataforma 32 em relação a um segundo elemento de interface (por exemplo, uma ou mais linhas) associado à posição de referência da plataforma 32. A este respeito, a posição do primeiro elemento de interface na interface gráfica de usuário em relação ao segundo elemento de interface pode fornecer ao operador uma indicação da posição atual da plataforma 34 relativa à posição de referência da plataforma 34. Por exemplo, em uma modalidade, a posição do primeiro elemento de interface na interface gráfica de usuário em relação ao segundo elemento de interface pode fornecer ao operador uma indicação da posição atual da plataforma 34 em relação à posição de referência da plataforma 34 no plano 82 (Figura 2) definido pelas direções vertical e transversal 48, 72. Como será descrito abaixo, a posição do primeiro elemento de interface dentro da interface gráfica com usuário pode ser ajustada conforme a posição atual da plataforma 34 muda durante a operação de colheita.
[036] Além disso, o primeiro e o segundo elementos de interface podem incluir várias partes de elemento de interface. Conforme descrito acima, em algumas modalidades, a plataforma 34 pode incluir uma ou mais seções de plataforma (por exemplo, as seções de plataforma 84, 86, 88) que são independentemente ajustáveis em relação à superfície do campo. Em tais modalidades, o primeiro elemento de interface pode incluir uma pluralidade de primeiras partes de elemento de interface (por exemplo, segmentos de linha), com cada parte sendo associada com a posição atual de uma das seções de plataforma. Da mesma forma, o segundo elemento de interface pode incluir uma pluralidade de segundas partes de elemento de interface, com cada parte sendo associada com a posição de referência de uma das seções de plataforma. Como tal, a posição de cada parte do primeiro elemento de interface na interface gráfica de usuário em relação à segunda parte do elemento de interface correspondente pode fornecer ao operador uma indicação da posição atual da parte da plataforma correspondente em relação à sua posição de referência.
[037] A Figura 4 ilustra uma vista de exemplo de uma interface gráfica de usuário 130 que pode ser exibida ao operador da colheitadeira agrícola 10 no dispositivo de exibição 126. Como mostrado, a interface gráfica de usuário 130 está exibindo um primeiro elemento de interface 132 tendo uma primeira parte de elemento de interface 132A associada à primeira seção de asa 86 da plataforma 34, uma primeira parte de elemento de interface 132B associada à seção central 84 da plataforma 34 e uma primeira parte de elemento de interface 132C associada à segunda seção de asa 88 da plataforma 34. Além disso, a interface gráfica de usuário 130 está exibindo um segundo elemento de interface 134 tendo uma segunda parte de elemento de interface 134A associada com a primeira seção de asa 86, uma segunda parte de elemento de interface 134B associada com a seção central 84 e uma segunda parte de elemento de interface 134C associada com a segunda seção de asa 88. Além disso, na vista exemplar mostrada na Figura 4, a posição de referência da plataforma 34 corresponde a uma posição operacional na qual as seções de plataforma 84, 86, 88 estão geralmente alinhadas na direção vertical 48. Como tal, na vista de exemplo, a primeira parte do elemento de interface 132A está posicionada abaixo da segunda parte de elemento de interface 134A, indicando assim que a primeira seção de asa 86 está abaixo de sua posição de referência. Além disso, a primeira parte do elemento de interface 132B é girada em relação à segunda parte do elemento de interface 134B, indicando assim que a seção central 84 é girada em relação à sua posição de referência. Além disso, a primeira parte de elemento de interface 132C está posicionada acima da segunda parte do elemento de interface 134C, indicando assim que a segunda seção de asa 88 está acima de sua posição de referência.
[038] A Figura 5 ilustra outra vista de exemplo da interface gráfica de usuário 130 mostrada na Figura 4. Como mostrado, a posição de referência da plataforma 34 corresponde a uma posição de cabeceira na qual a seção central 84 é levantada para uma posição elevada em relação à superfície de campo e as seções de asa 86, 88 são articuladas para cima em relação à seção central 84. Além disso, na vista de exemplo, o primeiro elemento de interface 132 está posicionado abaixo do segundo elemento de interface 134, indicando assim que a plataforma 34 está em uma posição operacional.
[039] A Figura 6 ilustra ainda outra vista de exemplo da interface gráfica de usuário 130 mostrada nas Figuras 4 e 5. Como mostrado, como na Figura 5, a posição de referência da plataforma 34 corresponde à posição do cabeceira. Além disso, na vista de exemplo, o primeiro elemento de interface 132 está sobreposto ao segundo elemento de interface 134, indicando que a plataforma 34 está na posição de cabeceira.
[040] A posição de referência da plataforma 34 identificada pelo segundo elemento de interface pode corresponder a qualquer posição adequada da plataforma 34. Por exemplo, na vista de exemplo mostrada na Figura 4, a posição de referência corresponde a uma posição operacional na qual as seções de plataforma 84, 86, 88 estão geralmente alinhadas umas com as outras na direção vertical 48. Na vista de exemplo mostrada nas Figuras 5 e 6, a posição de referência corresponde a uma posição de cabeceira. No entanto, o segundo elemento de interface pode corresponder a qualquer outra posição operacional (por exemplo, uma posição operacional na qual uma ou mais das seções de plataforma 84, 86, 88 são orientadas em ângulos oblíquos em relação umas às outras) ou não operacional (por exemplo, outra posição / orientação de cabeceira.). Em uma modalidade, o operador da colheitadeira 10 pode definir ou selecionar a posição de referência da plataforma 34. Em tal modalidade, o operador pode inserir tal configuração / seleção no (s) dispositivo (s) de entrada 128. O controlador 120 pode então receber dados indicativos da configuração / seleção da interface de usuário 124 (por exemplo, através do link comunicativo 126). No entanto, em modalidades alternativas, a posição de referência da plataforma 34 pode ser definida pelo fabricante.
[041] Além disso, o primeiro e o segundo elementos de interface podem corresponder a quaisquer elementos de interface adequados. Especificamente, em várias modalidades, o primeiro e o segundo elementos de interface podem corresponder a linhas. A (s) linha (s) do primeiro elemento de interface pode ter uma cor, textura, espessura diferentes e / ou semelhantes para diferenciar tal linha (s) da (s) linha (s) do segundo elemento de interface. Por exemplo, nas vistas exemplares mostradas nas Figuras 4 a 6, o primeiro elemento de interface corresponde a três linhas grossas, com cada linha sendo associada a uma das seções de plataforma 84, 86, 88. Além disso, o segundo elemento de interface corresponde a linhas finas (ou seja, mais finas do que as linhas que formam o primeiro elemento de interface), com cada linha sendo associada a uma das seções de plataforma 84, 86, 88. Para fins de clareza, na Figura 6, as linhas do primeiro elemento de interface 132 são mostradas como caixas ocas para ilustrar o primeiro elemento de interface 132 estando sobreposto ao segundo elemento de interface 134. Além disso, em algumas modalidades, a (s) linha (s) de um do primeiro ou do segundo elementos de interface podem ser sólidas e a (s) linha (s) do outro dos primeiro ou segundo elementos de interface podem ser tracejados. No entanto, em modalidades alternativas, o primeiro e / ou segundo elementos de interface podem corresponder a números (por exemplo, porcentagem (s) e / ou ângulo (s)), barras de um gráfico de barras e / ou similares.
[042] Voltando à Figura 3, o controlador 120 pode ser configurado para controlar a operação de um ou mais componentes da colheitadeira agrícola 10 para ajustar a posição atual da plataforma 34. Conforme descrito acima, a colheitadeira 10 pode incluir os atuadores 102, 104, 108, 110 , que são configurados para ajustar a posição da plataforma 34 em relação à superfície do campo (por exemplo, em um plano 82 (Figura 2) definido pelas direções vertical e transversal 48, 72). Além disso, conforme descrito acima, o controlador 120 pode ser configurado para monitorar a posição da plataforma 34 em relação à superfície do campo conforme a colheitadeira 10 percorre o campo na direção do deslocamento 12. A este respeito, o controlador 120 pode ser configurado para controlar a operação dos atuadores 102, 104, 108, 110 com base na posição monitorada da plataforma 34 para manter uma altura de corte geralmente constante como a colheitadeira 10 durante a operação de colheita. Por exemplo, com base na posição monitorada da plataforma 34, o controlador 120 pode ser configurado para transmitir sinais de controle para os atuadores 102, 104, 108, 110 (por exemplo, através do link comunicativo 126). Tais sinais de controle podem instruir os atuadores 102, 108, 110, 112 para operar de uma maneira que ajuste a posição da plataforma 34 dentro do plano 82 para manter uma altura de corte geralmente constante através da direção transversal 72 conforme a colheitadeira 10 percorre na direção de deslocamento para frente do percurso 12.
[043] Além disso, o controlador 120 pode ser configurado para iniciar o ajuste da posição do primeiro elemento de interface durante a operação de colheita. Mais especificamente, quando a posição da plataforma 34 ou uma das seções de plataforma 84, 86, 88 é ajustada, o controlador 120 pode ser configurado para iniciar um ajuste do posicionamento do primeiro elemento de interface em relação ao segundo elemento de interface dentro da interface gráfica de usuário para refletir a posição atual ajustada da plataforma 34. Por exemplo, como descrito acima, em algumas modalidades, a posição de referência da plataforma 34 conforme identificada pelo segundo elemento de interface pode corresponder à posição de cabeceira. Em tais modalidades, quando a plataforma 34 é movida de uma posição operacional para a posição de cabeceira, o controlador 120 pode ser configurado para iniciar um ajuste da posição do primeiro elemento de interface 132 dentro da interface gráfica de usuário de um local abaixo do segundo elemento de interface a ser sobreposto ao segundo elemento de interface.
[044] A exibição de uma interface gráfica de usuário com um primeiro elemento de interface associado à posição atual da plataforma 34 em relação a um segundo elemento de interface associado à posição de referência da plataforma 34 pode fornecer ao operador uma indicação visual da posição atual da plataforma 34. Além disso, ajustando a posição do primeiro elemento de interface em relação ao segundo elemento de interface como a posição da plataforma 34 é ajustada em relação à superfície do campo pode ainda fornecer ao operador uma indicação visual de como a posição atual da plataforma 34 está sendo ajustado durante a operação de colheita.
[045] Com referência agora à Figura 7, é ilustrado um diagrama de fluxo de uma modalidade de um método 200 para controlar a posição do implemento de colheita de uma colheitadeira agrícola de acordo com aspectos da presente matéria. Em geral, o método 200 será descrito neste documento com referência à colheitadeira agrícola 10, a plataforma 34 e o sistema 100 descrito acima com referência às Figuras 1 a 6. No entanto, deve ser apreciado por aqueles versados na técnica que o método divulgado 200 pode geralmente ser implementado com quaisquer colheitadeiras agrícolas tendo qualquer configuração de colheitadeira adequada, com qualquer implemento de colheita tendo qualquer configuração de implemento adequada e / ou dentro de qualquer sistema tendo qualquer configuração de sistema adequada. Além disso, embora a Figura 7 represente as etapas realizadas em uma ordem específica para fins de ilustração e comentário, os métodos comentados neste documento não estão limitados a qualquer ordem ou arranjo específico. Aquele versado na técnica, usando as divulgações fornecidas neste documento, irá apreciar que várias etapas dos métodos divulgados neste documento podem ser omitidas, reorganizados, combinadas e / ou adaptadas de várias maneiras, sem se desviar do escopo da presente divulgação.
[046] Como mostrado na Figura 7, em (202), o método 200 pode incluir receber, com um ou mais dispositivos de computação, dados de sensor indicativos de uma posição atual de um implemento de colheita. Por exemplo, conforme descrito acima, o controlador 120 pode ser configurado para receber dados indicativos da posição atual da plataforma 34 do (s) sensor (es) 116 (por exemplo, através do link comunicativo 126).
[047] Além disso, em (204), o método 200 pode incluir iniciar, com um ou mais dispositivos de computação, uma exibição de uma interface gráfica de usuário em um dispositivo de exibição com base nos dados de sensor recebidos. Por exemplo, conforme descrito acima, o controlador 120 pode ser configurado para iniciar uma exibição de uma interface gráfica de usuário (por exemplo, a interface gráfica de usuário 130) no dispositivo de exibição 124 da interface de usuário 124 com base nos dados de sensor recebidos. A interface gráfica de usuário pode, por sua vez, exibir um primeiro elemento de interface (por exemplo, o primeiro elemento de interface 132) associado à posição atual da plataforma 34 em relação a um segundo elemento de interface (por exemplo, o segundo elemento de interface 134) associado a uma posição de referência da plataforma 34.
[048] Além disso, como mostrado na Figura 7, em (206), o método 200 pode incluir controlar, com um ou mais dispositivos de computação, uma operação de um componente da colheitadeira agrícola para ajustar a posição atual do implemento de colheita. Por exemplo, conforme descrito acima, o controlador 120 pode ser configurado para controlar a operação do (s) atuador (es) de elevação 102, os atuadores de inclinação 104 e / ou os atuadores de articulação 108, 110 da colheitadeira 10 para ajustar a posição atual da plataforma 34.
[049] Além disso, em (208), o método 200 pode incluir iniciar, com um ou mais dispositivos de computação, um ajuste do posicionamento de um primeiro elemento de interface em relação a um segundo elemento de interface dentro da interface gráfica de usuário para refletir o posição atual ajustada do implemento de colheita. Por exemplo, conforme descrito acima, o controlador 120 pode ser configurado para iniciar um ajuste do posicionamento do primeiro elemento de interface (por exemplo, o primeiro elemento de interface 132) em relação a um segundo elemento de interface (por exemplo, o segundo elemento de interface 134) dentro a interface gráfica de usuário (por exemplo, a interface gráfica de usuário 130) para refletir a posição atual ajustada da plataforma 34.
[050] Deve ser entendido que as etapas do método 200 são realizadas pelo controlador 120 ao carregar e executar o código de software ou instruções que são armazenadas de forma tangível em um meio legível por computador tangível, como em um meio magnético, por exemplo, um disco rígido de computador, um meio óptico, por exemplo, um disco óptico, memória de estado sólido, por exemplo, memória flash ou outra mídia de armazenamento conhecida na técnica. Assim, qualquer uma das funcionalidades realizadas pelo controlador 120 aqui descrito, como o método 200, é implementado em código de software ou instruções que são armazenadas tangivelmente em um meio legível por computador tangível. O controlador 120 carrega o código de software ou instruções por meio de uma interface direta com o meio legível por computador ou por meio de uma rede com fio e / ou sem fio. Ao carregar e executar tal código de software ou instruções pelo controlador 120, o controlador 120 pode executar qualquer uma das funcionalidades do controlador 120 aqui descritas, incluindo quaisquer etapas do método 200 aqui descrito.
[051] O termo "código de software" ou "código" aqui usado se refere a quaisquer instruções ou conjunto de instruções que influenciam a operação de um computador ou controlador. Eles podem existir em uma forma executável por computador, como código de máquina, que é o conjunto de instruções e dados executados diretamente pela unidade de processamento central de um computador ou por um controlador, uma forma compreensível por humanos, como código-fonte, que pode ser compilado para ser executado por uma unidade de processamento central de um computador ou por um controlador, ou uma forma intermediária, como o código-objeto, que é produzido por um compilador. Conforme usado neste documento, o termo "código de software" ou "código" também inclui quaisquer instruções de computador compreensíveis ou conjunto de instruções, por exemplo, um script, que pode ser executado em tempo real com a ajuda de um intérprete executado por uma unidade de processamento central de computador ou por um controlador.
[052] Esta descrição escrita usa exemplos para divulgar a tecnologia, incluindo o melhor modo, e também para permitir que qualquer pessoa versada na técnica pratique a tecnologia, incluindo a fabricação e o uso de quaisquer dispositivos ou sistemas e a execução de quaisquer métodos incorporados. O escopo patenteável da tecnologia é definido pelas reivindicações e pode incluir outros exemplos que ocorram aos versados na técnica. Esses outros exemplos destinam-se a estar dentro do escopo das reivindicações se incluírem elementos estruturais que não diferem da linguagem literal das reivindicações, ou se incluírem elementos estruturais equivalentes com diferenças substanciais da linguagem literal das reivindicações.

Claims (10)

1. Sistema (100) para controlar posição de implemento de colheita de uma colheitadeira agrícola (10), o sistema (100) compreendendo: um implemento de colheita (34) configurado para ser acoplado à colheitadei- ra agrícola (10) para permitir ajuste de uma posição atual do implemento de colheita (34) em relação a uma superfície de campo, o implemento de colheita (34) se estendendo em uma direção transversal (72) entre um primeiro lado (74) do implemento de colheita (34) e um segundo lado (76) do implemento de colheita (34) e em uma direção vertical (48) entre uma extremidade inferior (78) do implemento de colheita (34) e uma extremidade superior (80) do implemento de colheita (34), o implemento de colheita (34) configurado para ser acoplado à colheitadeira agrícola (10) para permitir ajuste da posição atual do implemento de colheita (34) em um plano (82) definido pelas direções transversal e vertical (72, 48), o implemento de colheita (34) compreendendo uma primeira seção de implemento (86), uma seção central (84) e uma segunda seção de implemento (88) acoplada de forma articulada na primeira seção de implemento (86) de modo que uma posição da primeira seção de imple-mento (86) no plano (82) seja independentemente ajustável em relação a uma posição da primeira seção de implemento (86) no plano (82), o sistema compreendendo adicionalmente um sensor (116) configurado para capturar dados indicativos da posição atual do implemento de colheita (34) em relação à superfície de campo, um dispositivo de exibição (126); e um controlador (120) acoplado comunicativamente ao sensor (116) e ao dispositivo de exibição (126), o controlador (120) configurado para: monitorar a posição atual do implemento de colheita (34) com base nos dados capturados pelo sensor (116), o sistema (100) CARACTERIZADO pelo fato de que o controlador (120) é configurado ainda para: iniciar exibição de uma interface gráfica de usuário (130) no dispositivo de exibição (126), a interface gráfica de usuário (130) exibindo um primeiro elemento de interface (132) incluindo uma primeira linha (132A) associada a uma posição atual da primeira seção de implemento (86) e uma segunda linha (132C) associada a uma posição atual da segunda seção de implemento (88), a interface gráfica de usuário (130) exibindo ainda um segundo elemento de interface (134) incluindo uma primeira linha (134A) associada a uma posição de referência da primeira seção de implemento (86) e uma segunda linha (134C) associada a uma posição de referência da segunda seção de implemento (88) de modo que a primeira linha (132A) do primeiro elemento de interface (132) é sobreposta à primeira linha (134A) do segundo elemento de interface (134) e a segunda linha (132C) do primeiro elemento de interface (132) é sobreposta à segunda linha (134C) do segundo elemento de interface (134).
2. Sistema (100), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a primeira linha (132A) do primeiro elemento de interface (132) é associada com a posição atual da primeira seção de implemento (86) dentro do plano (82) e a segunda linha (132C) do primeiro elemento de interface (132) é associada com a posição atual da segunda seção de implemento (88) dentro do plano (82).
3. Sistema (100), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o sensor (116) corresponde a um primeiro sensor (116) instalado na primeira seção de implemento (86) e configurado para capturar dados indicativos de uma distância entre a primeira seção de implemento (86) e a superfície de campo na direção vertical (48), o sistema (100) compreendendo ainda: um segundo sensor (116) instalado na segunda seção de implemento (88) e configurado para capturar dados indicativos de uma distância entre a segunda seção de implemento (88) e a superfície de campo na direção vertical (48).
4. Sistema (100), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que o controlador (120) é configurado para receber uma entrada associada à posição de referência do implemento de colheita (34) de um operador da colheitadei- ra agrícola (10).
5. Sistema (100), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que a posição de referência compreende uma posição de cabeceira do implemento de colheita (34).
6. Método (200) para controlar posição de implemento de colheita de uma colheitadeira agrícola (10), a colheitadeira agrícola (10) incluindo um implemento de colheita (34) configurado para ser acoplado à colheitadeira agrícola (10) para permitir ajuste de uma posição atual do implemento de colheita (34) em relação a uma superfície de campo, o implemento de colheita (34) se estendendo em uma direção transversal (72) entre um primeiro lado (74) do implemento de colheita (34) e um segundo lado (76) do implemento de colheita (34) e em uma direção vertical (48) entre uma extremidade inferior (78) do implemento de colheita (34) e uma extremidade superior (80) do implemento de colheita (34), o implemento de colheita (34) configurado para ser acoplado à colheitadeira agrícola (10) para permitir ajuste da posição atual do implemento de colheita (34) em um plano (82) definido pelas direções transversal e vertical (72, 48), o implemento de colheita (34) compreendendo uma primeira seção de implemento (86), uma seção central (84) e uma segunda seção de implemento (88) acoplada de forma articulada na primeira seção de imple-mento (86) de modo que uma posição da primeira seção de implemento (86) no plano (82) seja independentemente ajustável em relação a uma posição da primeira seção de implemento (86) no plano (82), o método (200) compreendendo: receber, com um ou mais dispositivos de computação, dados de sensor (116) indicativos da posição atual do implemento de colheita (34), o método (200) CARACTERIZADO por: iniciar, com o um ou mais dispositivos de computação, uma exibição de uma interface gráfica de usuário (130) em um dispositivo de exibição (126) com base nos dados de sensor recebidos, a interface gráfica de usuário (130) exibindo um primeiro elemento de interface (132) incluindo uma primeira linha (132A) associada a uma posição atual da primeira seção de implemento (86) e uma segunda linha (132C) associada a uma posição atual da segunda seção de implemento (88), a interface gráfica de usuário (130) exibindo ainda um segundo elemento de interface (134) incluindo uma primeira linha (134A) associada a uma posição de referência da primeira seção de implemento (86) e uma segunda linha (134C) associada a uma posição de referência da segunda seção de implemento (88) de modo que a primeira linha (132A) do primeiro elemento de interface (132) é sobreposta à primeira linha (134A) do segundo elemento de interface (134) e a segunda linha (132C) do primeiro elemento de interface (132) é sobreposta à segunda linha (134C) do segundo elemento de interface (134); controlar, com o um ou mais dispositivos de computação, uma operação de um componente da colheitadeira agrícola (10) para ajustar a posição atual do implemento de colheita (34); e iniciar, com o um ou mais dispositivos de computação, um ajuste do posicionamento do primeiro elemento de interface (132) em relação ao segundo elemento de interface (134) dentro da interface gráfica de usuário (130) para refletir a posição atual ajustada do implemento de colheita (34).
7. Método (200), de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que a primeira linha (132A) do primeiro elemento de interface (132) é associada com a posição atual da primeira seção de implemento (86) dentro do plano (82) e a segunda linha (132C) do primeiro elemento de interface (132) é associada com a posição atual da segunda seção de implemento (88) dentro do plano (82).
8. Método (200), de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que receber dados de sensor (116) compreende receber, dentro do um ou mais dispositivos de computação, dados de sensor indicativos de uma distância entre a primeira seção de implemento (86) e a superfície de campo na direção vertical (48) e uma distância entre a direção vertical (48) e a superfície de campo na direção vertical (48).
9. Método (200), de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que compreende ainda: receber, com o um ou mais dispositivos de computação, uma entrada associada à posição de referência do implemento de colheita (34) de um operador da colheitadeira agrícola (10).
10. Método (200), de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que a posição de referência compreende uma posição de cabeceira do implemento de colheita (34).
BR102021004987-1A 2020-03-17 2021-03-16 Sistema e método para controlar a posição de implemento de colheita de uma colheitadeira agrícola BR102021004987B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US16/821,313 2020-03-17
US16/821,313 US11452259B2 (en) 2020-03-17 2020-03-17 System and method for controlling harvester implement position of an agricultural harvester

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102021004987A2 BR102021004987A2 (pt) 2021-10-19
BR102021004987B1 true BR102021004987B1 (pt) 2023-07-18

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CN112930110B (zh) 用于基于器具高度调节农业收割器具定向的系统和方法
US11154008B2 (en) System and method for steering an agricultural harvester
US11452259B2 (en) System and method for controlling harvester implement position of an agricultural harvester
US10182525B2 (en) Feeder and header positioning method
US10820508B2 (en) System and method for operating an agricultural harvester
BR102018002985B1 (pt) Combinação rígida e flexível de controle de altura de plataforma em uma colheitadeira
US11064654B2 (en) Float adjustment
BR102017003649A2 (pt) System to level grains on a return tray, and, combined agricultural.
BR102020014850A2 (pt) Sistema e método para ajustar automaticamente um padrão de iluminação para um implemento de colheita
BR102022011140A2 (pt) Sistema e método para ajustar a posição de um implemento de colheita de uma colheitadeira agrícola
BR102022008694A2 (pt) Sistema e método para controlar a altura do implemento de colheita de uma colheitadeira agrícola com base em componentes de frequência de sinal de erro
US20230157208A1 (en) System and method for controlling harvesting implement operation of an agricultural harvester when a harvesting operation ceases
BR102021004987B1 (pt) Sistema e método para controlar a posição de implemento de colheita de uma colheitadeira agrícola
BR102022011202A2 (pt) Sistema e método para dirigir um implemento de colheita de uma colheitadeira agrícola
US20220304229A1 (en) Feederhouse assemblies, agricultural harvesters, and methods of connecting harvesting headers to agricultural harvesters
BR102022014087A2 (pt) Sistema e método para controlar a posição do tubo de descarga de cultura de uma colhetadeira agrícola
BR102020021820A2 (pt) sistema e método para captar níveis de cultura colhida com o uso de um arranjo de sensor rebocável
BR102020010868A2 (pt) Método para controlar a altura de um implemento de colheita em relação ao solo e sistemas de controle de altura relacionados
BR102020010868B1 (pt) Método para controlar de modo automático uma altura de um implemento de colheita de um veículo de trabalho agrícola em relação a uma superfície de solo e sistema de controle de altura para um veículo agrícola
US20240040966A1 (en) Systems and methods for visualizing the orientation of harvesting implements
BR102023020526A2 (pt) Sistema e método agrícolas para monitorar o rendimento de um alimentador
WO2023027988A1 (en) Sensor support system for a harvesting implement of an agricultural harvester
BR112020002537B1 (pt) Método para controlar automaticamente uma altura de um implemento e sistema de controle de altura para um implemento
BR102022011785A2 (pt) Máquina de colheita, e, sistema de controle
JP2010193794A (ja) コンバイン