BR102020026733A2 - Geleia dietética de murici (byrsonima crassifólia) - Google Patents

Geleia dietética de murici (byrsonima crassifólia) Download PDF

Info

Publication number
BR102020026733A2
BR102020026733A2 BR102020026733-7A BR102020026733A BR102020026733A2 BR 102020026733 A2 BR102020026733 A2 BR 102020026733A2 BR 102020026733 A BR102020026733 A BR 102020026733A BR 102020026733 A2 BR102020026733 A2 BR 102020026733A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
murici
jelly
diet
pulp
crassifolia
Prior art date
Application number
BR102020026733-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Lumara Tatiely Santos Amadeu
Rossana Maria Feitosa De Figueirêdo
Alexandre José De Melo Queiroz
Inacia Dos Santos Moreira
Jemima Ferreira Lisbôa
Yaroslávia Ferreira Paiva
Francislaine Suelia Dos Santos
Carolaine Gomes Dos Reis
Renato Costa Da Silva
Dyego Da Costa Santos
Original Assignee
Universidade Federal De Campina Grande - Pb
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Universidade Federal De Campina Grande - Pb filed Critical Universidade Federal De Campina Grande - Pb
Priority to BR102020026733-7A priority Critical patent/BR102020026733A2/pt
Publication of BR102020026733A2 publication Critical patent/BR102020026733A2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A23FOODS OR FOODSTUFFS; TREATMENT THEREOF, NOT COVERED BY OTHER CLASSES
    • A23LFOODS, FOODSTUFFS, OR NON-ALCOHOLIC BEVERAGES, NOT COVERED BY SUBCLASSES A21D OR A23B-A23J; THEIR PREPARATION OR TREATMENT, e.g. COOKING, MODIFICATION OF NUTRITIVE QUALITIES, PHYSICAL TREATMENT; PRESERVATION OF FOODS OR FOODSTUFFS, IN GENERAL
    • A23L21/00Marmalades, jams, jellies or the like; Products from apiculture; Preparation or treatment thereof
    • A23L21/10Marmalades; Jams; Jellies; Other similar fruit or vegetable compositions; Simulated fruit products
    • A23L21/12Marmalades; Jams; Jellies; Other similar fruit or vegetable compositions; Simulated fruit products derived from fruit or vegetable solids

Landscapes

  • Jellies, Jams, And Syrups (AREA)

Abstract

GELEIA DIETÉTICA DE MURICI (Byrsonima crassifólia). A presente invenção trata da elaboração de uma “Geleia dietética de murici (Byrsonima crassifólia)". O produto em questão apresenta o processo de obtenção e formulação geleia dietética de polpa de murici. Destacando-se como uma opção de aproveitamento industrial dos frutos de Byrsonima crassifólia, que é rico em nutrientes, além de um sabor exótico. O produto destaca-se também pelo menor índice calórico, metodologia de fácil reprodutibilidade e por apresentar características nutricionais melhores que os produtos já comercializados, apresentandose como uma excelente alternativa para o mercado alimentício dietético.

Description

GELEIA DIETÉTICA DE MURICI (BYRSONIMA CRASSIFÓLIA) CAMPO DE INVENÇÃO
[1] A presente invenção trata da elaboração de uma “Geleia dietética de murici (Byrsonima crassifólia)”. O produto em questão apresenta o processo de obtenção e formulação de uma geleia de polpa de murici dietética. Destacando-se como uma opção de aproveitamento industrial dos frutos de Byrsonima crassifólia, que é rico em nutrientes, além de ter um sabor exótico. O produto destaca-se também pelo menor índice calórico, metodologia de fácil reprodutibilidade e por apresentar características nutricionais melhores que os produtos já comercializados, apresentando-se como uma excelente alternativa para o mercado alimentício dietético.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO
[2] O Brasil possui inúmeras espécies de frutas nativas, exóticas, pouco ou ainda não exploradas, espécies essas que são alvos potenciais para a agroindústria, favorecendo o consumo destas durante o ano todo. Em meio a essa variedade temos o murici, que é um fruto nativo do Brasil, podendo ser encontrado no litoral do Norte e Nordeste. É fonte de fibras, cálcio, fósforo, ferro, vitamina C e compostos bioativos, o que confere a este fruto capacidade antioxidante, prevenindo contra doenças (SILVA et al., 2008; MORAIS et al., 2013; MARTENDAL et al., 2013).
[3] Entre as várias formas de processamento de frutas, a transformação em geleias é uma das alternativas mais utilizadas, tanto pelo consumidor doméstico como pelas indústrias de processamento, pois esse tipo de produção permite aumentar a vida útil dos produtos derivados, agregando valor a estes (OLIVEIRA et al., 2013).
[4] Geleias são produtos produzidos a partir de frutas inteiras, pedaços, ou sementes, onde as frutas podem ser processadas por secagem, desidratação, cocção, laminação, fermentação, congelamento, concentração ou outro processo tecnológico que seja considerado seguro para a produção de alimentos (BRASIL, 2005). As frutas devem ser colhidas no estágio ótimo de maturação, uma vez que frutas verdes apresentam deficiência em vários aspectos sensoriais, como sabor, aroma e cor, e as frutas muito maduras não formam gel, devido a perdas de pectina por ação enzimática (CUNHA, 2016).
[5] Os ingredientes básicos para a produção de uma geleia são: fruta, pectina, ácido e açúcar. Entretanto, o açúcar pode ser gerador de doenças quando consumido em grandes quantidades, com isso a substituição do açúcar por edulcorantes, que são substâncias que fornecem sabor adocicado aos alimentos pode ser uma alternativa. Os edulcorantes são utilizados em pequenas quantidades, pois apresentam poder adoçante superior ao da sacarose, no entanto podem deixar gosto residual no produto final (SANTOS, 2011).
[6] Na presente invenção, foi desenvolvida uma geleia dietética com polpa de murici, que apresenta menor valor calórico, além de características nutricionais excelentes e de alta aceitação, enquadrando-se na categoria de alimentos denominados diet.
[7] Até o presente momento não há depósito de patentes, que relatem a utilização da polpa de murici na elaboração de geleias dietéticas. Existindo depósitos e artigos científicos relacionados a presente matéria-prima, destinado ao uso alimentício, farmacêutico e demais atribuições que serão citados a seguir.
[8] A patente BR 102017009683-1 A2 compreende a obtenção de um fitoterápico antimicrobiano proveniente do extrato da folha de Byrsonima crassifólia (L.) Rich, mais especificamente, trata-se de uma formulação farmacêutica que possui ação contra bactérias e fungos, em especial Escherichia coli, Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes, Streptococcus agalactie, Corynebacterium diphtheriae, Enterococcus faecalis, Acinetobacter baumannii, Candida albicans, Candida albicans, Candida tropicalis e Candida glabrata. Havendo semelhança com a presente invenção apenas na utilização de parte da planta de Byrsonima crassifólia em sua composição.
[9] A patente de invenção PI 0925414-5 A2 compreende o desenvolvimento de um processo de extração de compostos fenólicos, culminando na purificação parcial dos mesmos a partir de resinas macroporosas sintéticas foi desenvolvido para partes da planta Inga edulis e Byrsonima crassifolia, referentes à família Leguminosae e Malpighiaceae, respectivamente. O extrato ou pó obtido pode ser usado na indústria alimentícia, cosmética, farmacêutica e fitoterápica por apresentar propriedades fisiológicas. Havendo semelhança com a presente invenção apenas na utilização da planta de Byrsonima crassifólia em sua composição.
[10] A invenção aqui descrita permite superar os limites citados, por ser capaz de agregar a funcionalidade do murici a geleia e dessa forma apresentar um produto com características sensoriais surpreendentes e atributos nutricionais significativos, além de um produto com aparência e técnica semelhante aos já comercializados.
OBJETIVO DA INVENÇÃO
[11] O objetivo da invenção é a elaboração de uma geleia dietética de polpa de murici (Byrsonima crassifólia), apresentando características semelhantes a geleias já consumidas e comercializadas no mercado.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[12] É um dos objetos da presente invenção propiciar um processo/produto, para obtenção de uma geleia dietética de murici compreendendo as seguintes etapas:
  • a. Obtenção da polpa de murici;
  • b. Formulação da geleia dietética de murici.
[13] Estes e outros objetos da presente invenção serão melhor compreendidos e valorizados a partir da descrição detalhada da invenção, que têm como objetivo apenas ilustrar um dos inúmeros meios de se realizar a invenção, não limitando portando seu escopo.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[14] Apresenta-se na Figura 1 as etapas do processamento para obtenção da polpa de murici;
[15] A Figura 2 apresenta o fluxograma das etapas da formulação da geleia dietética de murici.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
[16] A presente invenção refere-se à elaboração de uma geleia dietética de polpa de murici (Byrsonima crassifólia) de acordo com os seguintes componentes:
  • a. Obtenção da polpa de murici;
  • b. Formulação da geleia dietética de murici;
[17] As matérias-primas utilizadas foram os frutos de murici, água e xylitol.
[18] Para a obtenção da polpa de murici, inicialmente os frutos foram selecionados, lavados em água corrente para retirada das sujidades e sanitizados com solução de hipoclorito de sódio (50-100 ppm) por um período de 10-15 minutos, sendo posteriormente lavados novamente. Após a lavagem, foram despolpados em despolpadeira mecânica.
[19] Para obtenção da geleia dietética de murici foram utilizados a polpa de murici (20%), água (60%) e xylitol (20%). Não foi adicionado pectina, pela quantidade já contida no fruto de murici. Em seguida os ingredientes (polpa de murici, água e xylitol) foram homogeneizados e a mistura aquecida até 100 °C; após atingir essa temperatura, a mistura continuou em cocção até que o produto estivesse escorrendo na forma de placas ou lâminas, parcialmente solidificada; posteriormente as geleias são acondicionadas em potes de vidro, com tampa metálica, previamente esterilizados; após o acondicionamento, os recipientes devem ser fechados e invertidos, mantendo-se assim por 5 minutos e retornados a posição de repouso.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[20] BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução RDC n° 269, de 22 de setembro de 2005. Regulamento técnico sobre a ingestão diária recomendada (IDR) de proteína, vitaminas e minerais. Brasília, 2005.
[21] CUNHA, M. C. D. Impacto do processamento, embalagem, e tempo de armazenamento sobre a qualidade da geleia de murici (Byrsonima crassifolia (L.) Rich). 2016. 126f. Dissertação (Mestrado em Ciência dos Alimentos). Universidade Federal de Lavras, Lavras, 2016.
[22] MARTENDAL, C. O.; BERNARDINO, M. M.; PEREIRA, F. D.; SILVA, F. G.; MENEZES, C. C. E.; HARA, A. C. B. A. M. In vitro cultivation of zygotic embryos from murici (Byrsonima cydoniifolia A. Juss.): Establishment, disinfection, and germination. Acta Scientiarum. Agronomy, v. 35, n. 2, p. 221-229, 2013.
[23] MORAIS, M. L.; SILVA. A. C. R.; ARAÚJO, C. R. R.; ESTEVES, E. A.; DESSIMONI-PINTO, N. A.V. Determinação do potencial antioxidante in vitro de frutos do cerrado brasileiro. Revista Brasileira de Fruticultura, v. 35, n. 2, p. 355-360, 2013.
[24] OLIVEIRA, E. N. A.; ROCHA, A. P. T.; GOMES, J. P.; SANTOS, D. C.; ARAÚJO, G. T. Perfil sensorial de geleias tradicionais de umbucajá. Bioscience Journal, v. 29, p. 1566-1575, 2013.
[25] SANTOS, C. X. Caracterização físico-química e análise da composição química da semente de goiaba oriunda de resíduos agroindustriais. 2011. 61f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Alimentos). Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Itapetinga, 2011.
[26] SILVA, M. R.; LACERDA, D. B. C. L.; SANTOS, G. G.; MARTINS, D. M. D. O. Caracterização química de frutos nativos do cerrado. Ciência Rural, v. 38, n. 6, p. 1790-1793, 2008.

Claims (4)

  1. GELEIA DIETÉTICA DE MURICI (Byrsonima crassifólia) caracterizado por compreender as seguintes etapas:
    • a. Obtenção da polpa de murici;
    • b. Formulação da geleia dietética de murici.
  2. GELEIA DIETÉTICA DE MURICI de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por ser realizada a obtenção da polpa de murici, os frutos devem ser selecionados; em seguida, lavados em água corrente para retirar as sujidades e sanitizados com solução de hipoclorito de sódio (50100 ppm) por um período de 10-15 minutos, posteriormente lavados novamente; em seguida devem ser despolpados em despolpadeira mecânica.
  3. GELEIA DIETÉTICA DE MURICI de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por ser realizada a obtenção da polpa de murici (etapa a), em seguida os ingredientes (polpa de murici, água e xylitol) devem ser homogeneizados e a mistura aquecida até 100 °C; após atingir essa temperatura, a mistura deve continuar em cocção até que o produto esteja escorrendo na forma de placas ou lâminas, parcialmente solidificada; posteriormente deve-se acondicionar as geleias em potes de vidro, com tampa metálica, previamente esterilizados; após o acondicionamento, os recipientes devem ser fechados e invertidos, mantendo-se assim por 5 minutos e retornados a posição de repouso.
  4. GELEIA DIETETICA DE MURICI de acordo com a reivindicação 3, é caracterizado por ser um produto rico em nutrientes, com valor calórico reduzido e grande potencial de inserção no mercado consumidor, por apresentar características semelhantes e melhores que produtos comercializados.
BR102020026733-7A 2020-12-28 2020-12-28 Geleia dietética de murici (byrsonima crassifólia) BR102020026733A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020026733-7A BR102020026733A2 (pt) 2020-12-28 2020-12-28 Geleia dietética de murici (byrsonima crassifólia)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020026733-7A BR102020026733A2 (pt) 2020-12-28 2020-12-28 Geleia dietética de murici (byrsonima crassifólia)

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102020026733A2 true BR102020026733A2 (pt) 2022-07-12

Family

ID=83362324

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102020026733-7A BR102020026733A2 (pt) 2020-12-28 2020-12-28 Geleia dietética de murici (byrsonima crassifólia)

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102020026733A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Hajar et al. Physicochemical properties analysis of three indexes pineapple (Ananas comosus) peel extract variety N36
Brandão et al. Physicochemical and microbiological quality of dietetic functional mixed cerrado fruit jam during storage
CN105112230B (zh) 桤叶唐棣米酒及其制备的方法
Jiang et al. Changes in total phenolic and flavonoid content and antioxidative activities during production of juice concentrate from Asian pears (Pyrus pyrifolia Nakai)
BR102020026733A2 (pt) Geleia dietética de murici (byrsonima crassifólia)
Alam et al. A study on watermelon (Citrullus Lanatus) juice preserved with chemical preservatives at refrigeration temperature
Cavalcante et al. Physical and chemical characteristics of tropical and non-conventional fruits
Augšpole et al. Characterization of red raspberry (Rubus idaeus L.) for their physicochemical and morphological properties
Ruilova et al. Effect of drying and maturity on the antioxidant properties of the Blueberry (Vaccinium floribundum Kurth) from the Ecuadorian Moorland and sensory evaluation of its infusion
Deen Studies on syrup preparation from mango (Mangifera indica L.), citrus (Citrus aurantifolia Swingle.), aloe vera (Aloe barbadensis Miller.) and ginger (Zingiber officinale Rosc.) blends
BR102013005727A2 (pt) processo para obtenção de extrato de própolis e formulação de xarope para bebida energética a base de mel, própolis, guaraná e suco natural de jabuticaba
Sherpa et al. Assessment of quality characteristics upon enzymes assisted juice extraction from plum
Salama et al. Innovation of Jam from Gurma Melon Pulp as Un Traditional Source
Minh Different factors affecting tamarind beverage production
Kamboj et al. Utilization of waste unripe mango for preparation of candy with enhanced bioactive and mineral composition
Mikayilov et al. DEVELOPMENT OF TECHNOLOGY FOR OBTAINING JUICE FROM PERSIMMON FRUIT (DIOSPYROS KAKI L.).
Sarria et al. Edible coatings with avocado oil on the quality of ‘Tommy Atkins’ mangoes
Kumar et al. Rajendra Kumar
Matsuane et al. Quality changes in papaya fruit under different storage temperatures and duration
Fagury et al. Extending Cloud Stability of Tamarindus indica L. Juice Using Sodium Alginate and Gum Arabic During Storage in the Refrigerator
BRPI0901889A2 (pt) processo produtivo para obtenção de um pó à base de açaì e o produto decorrente deste
Kunyanga et al. Physico-chemical methods for preservation of opuntia cactus fruit syrup.
BR102013005726A2 (pt) Processo para obtenção de extrato de própolis e formulação de xarope para bebida energética a base de mel, própolis, guaraná e suco natural de açaí
VITHAL VALUE ADDED PRODUCTS FROM WATERMELON (Citrullus lanatus)
BR102020018368A2 (pt) Picles de frutos da cirigueleira (spondias purpurea l.)

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]