BR102020020001A2 - Processo de aplicação de selo em latas e garrafas de bebidas para a integridade da tampa - Google Patents

Processo de aplicação de selo em latas e garrafas de bebidas para a integridade da tampa Download PDF

Info

Publication number
BR102020020001A2
BR102020020001A2 BR102020020001-1A BR102020020001A BR102020020001A2 BR 102020020001 A2 BR102020020001 A2 BR 102020020001A2 BR 102020020001 A BR102020020001 A BR 102020020001A BR 102020020001 A2 BR102020020001 A2 BR 102020020001A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
seal
lid
label
flap
integrity
Prior art date
Application number
BR102020020001-1A
Other languages
English (en)
Inventor
Sandro Ribeiro
Original Assignee
Ccl Industries Do Brasil S/A
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ccl Industries Do Brasil S/A filed Critical Ccl Industries Do Brasil S/A
Priority to BR102020020001-1A priority Critical patent/BR102020020001A2/pt
Publication of BR102020020001A2 publication Critical patent/BR102020020001A2/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B29WORKING OF PLASTICS; WORKING OF SUBSTANCES IN A PLASTIC STATE IN GENERAL
    • B29CSHAPING OR JOINING OF PLASTICS; SHAPING OF MATERIAL IN A PLASTIC STATE, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; AFTER-TREATMENT OF THE SHAPED PRODUCTS, e.g. REPAIRING
    • B29C51/00Shaping by thermoforming, i.e. shaping sheets or sheet like preforms after heating, e.g. shaping sheets in matched moulds or by deep-drawing; Apparatus therefor
    • B29C51/26Component parts, details or accessories; Auxiliary operations
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B65CONVEYING; PACKING; STORING; HANDLING THIN OR FILAMENTARY MATERIAL
    • B65CLABELLING OR TAGGING MACHINES, APPARATUS, OR PROCESSES
    • B65C3/00Labelling other than flat surfaces
    • B65C3/06Affixing labels to short rigid containers

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Details Of Rigid Or Semi-Rigid Containers (AREA)
  • Packages (AREA)

Abstract

Um processo de aplicação de um rótulo plástico e um selo de vedação na tampa ou bocal de latas de alumínio de bebidas, a fim de manter sua integridade após a fabricação, evitando poeira, sujeira, umidade e a presença de microorganismos em sua superfície e local de embocadura desde sua produção até sua chegada ao consumidor final. Dito processo consistindo, resumidamente, na aplicação de um rótulo (1) de filme plástico termo-retrátil na lata (LA), o qual passa por etapa de aquecimento para seu encolhimento, ajustando-se ao formato do pescoço (PE), bocal (BO) e tampa (TA) da lata (LA), formando uma aba de apoio (5) superior onde é colada a face adesiva do selo (2), o qual tem sua aba (7) saliente dobrada e colada no rótulo (1) como um selo do tipo “abre fácil”.

Description

PROCESSO DE APLICAÇÃO DE SELO EM LATAS E GARRAFAS DE BEBIDAS PARA A INTEGRIDADE DA TAMPA Introdução
[001] Refere-se o presente relatório descritivo a um pedido de patente de invenção para um processo inovador de aplicação de um rótulo plástico e um selo de vedação na tampa ou bocal de latas de alumínio de bebidas, a fim de manter sua integridade após a fabricação, evitando poeira, sujeira, umidade e a presença de microorganismos em sua superfície e local de embocadura desde sua produção até sua chegada ao consumidor final.
Comentários da técnica
[002] Em 1986, a Alcan Alumínio do Brasil instalou o primeiro laminador a quente para a produção de chapas especiais. Ali era dado um passo importante, o primeiro para que o Brasil começasse a produzir e comercializar, em 1989, uma das embalagens mais sustentáveis do mundo: a lata de alumínio para bebidas. A novidade mexeu com o mercado e as vantagens atraíram fabricantes de bebidas e consumidores finais. A latinha também trouxe, pela primeira vez, o conceito real de economia circular, além de um novo ramo industrial com geração de emprego e renda.
[003] Uma vantagem que o alumínio oferece é a integridade da bebida: o maior adversário da conservação da boa cerveja é o raio ultravioleta. Portanto, as embalagens de vidro sofrem nesse aspecto, em comparação ao metal.
[004] Com o tempo, também foram criados novos formatos, vernizes, tintas, texturas e funcionalidades. Nos últimos 30 anos, as atualizações da lata a transformaram em uma embalagem sofisticada, adequada a cada situação de consumo e alinhada com o que há de mais moderno em tecnologia industrial.
[005] Apesar de todas as vantagens das “latinhas” de metal, após adquiridas estas são abertas para consumo imediato, o que pode ser perigoso para a saúde das pessoas dependendo do estado em que se encontra a tampa, em especial o anel e o bocal.
[006] Em 2017 a Agência Estadual de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa) divulgou um alerta à população sobre os perigos causados pelo hábito de consumir bebidas em latas sem o cuidado de lavar os recipientes antes de utilizá-los. De acordo com a diretorageral da Agevisa, Glaciane Mendes, sendo a boca uma das partes mais sensíveis do corpo humano, o ato de tomar bebidas diretamente nas latinhas ou em garrafas sem que as mesmas tenham sido devidamente higienizadas pode provocar sérios problemas de saúde, com destaque para a leptospirose. A diretora informou que há várias maneiras de ser contaminado pela doença, sendo uma delas por meio do contato com latinhas de refrigerantes ou cerveja, geralmente armazenadas em depósitos sem controle de pragas e roedores, onde há presença de ratos, que são os principais transmissores da doença.
[007] O processo de fabricação das latinhas é cuidadoso e garante a esterilização e higienização do produto antes de ser distribuído. Porém, durante a armazenagem nos diversos estabelecimentos comerciais onde as latinhas são distribuídas, estas são submetidas a uma nova rodada de contaminação em sua superfície. Condições não higiênicas de limpeza podem causar contaminação na superfície, carregando do ar, bactérias mesófilas, bolores, e outros. Além da questão de contaminação por pragas quando as condições sanitárias não são observadas, pois os vestígios dessa presença, muitas vezes não ficarão visíveis no ponto de venda. Sem esquecer também da manipulação, pois podemos levar até contaminação de coliformes totais e fecais diretamente para as latinhas.
[008] Nos dias atuais são conhecido os selos, aplicados em latinhas para, justamente, prevenir a contaminação de sua tampa/bocal.
[009] Como exemplos do acima exposto, podem ser citados os seguintes documentos, os quais representam o estado da técnica aplicado:
  • - PI 0902676-2, intitulado “SELO DE PROTEÇÃO EM TALA DE BEBIDAS E PROCESSO DE FABRICAÇÃO E APLICAÇÃO DO MESMO”, o qual pleiteia um selo protetor de tampa de latas de bebidas. O selo é uma cobertura plástica confeccionada em filme de BOPP ou PET, cujo formato é redondo e excede o diâmetro da lata e que recebe a aplicação de um adesivo de base acrílica ou à base de solvente. O selo com a camada adesiva é aplicado diretamente no bocal da tala, contra a borda;
  • - MU 8101967-0, intitulado “LACRE PROTETOR PARA PARTE SUPERIOR EM LATAS DE CERVEJA, REFRIGERANTES, SUCOS E SIMILIARES”, o qual pleiteia um lacre protetor para parte superior em latas de cerveja, refrigerantes, sucos e similares, sendo um lacre de formato circular, fabricado em plástico, e aplicado na parte superior da lata, compreendendo toda a borda elevada, desde a parte lateral até a parte interna, formando um rebaixo em conformação circular.
[010] De qualquer forma, apesar da importância da aplicação de qualquer tipo de selo, no fim de 2008 a Anvisa foi questionada pelo Ministério da Agricultura sobre a eficiência do uso dos selos atuais em latas. Após análise, a agência afirma que não há diferença entre as latas com selo e as sem. A médica infectologista Marta Fragoso reconhece que os selos utilizados atualmente não são garantia contra doenças, mas somente uma arma a mais para manter a higiene das latinhas.
[011] Assim, sabe-se que os selos de alumínio, amplamente conhecidos, são frágeis e se rompem com extrema facilidade, não garantindo um produto 100% limpo, apresentando frequentemente pequenas fissuras por onde a sujeira entra e acumula-se na superfície do bocal da lata.
[012] Já os selos plásticos com camada adesiva são mais resistentes, porém a aplicação do adesivo diretamente na lata apresenta dois problemas principais. O primeiro é a fragilidade e baixa aderência entre o adesivo e o metal, permitindo que o lacre se rompa (descole) com muita facilidade quando manipulada a lata por uma pessoa qualquer no ponto de venda (especialmente em estoques e prateleiras). O segundo problema é a presença da camada adesiva no bocal da lata após a remoção do selo, já que após sua remoção a lata é diretamente levada à boca do usuário.
Objetivos do invento
[013] Com o objetivo de solucionar ou minimizar os problemas descritos no estado da técnica, o inventor propõe um processo inovador de aplicação de um rótulo plástico e um selo de vedação na tampa ou bocal de latas de alumínio de bebidas, a fim de manter sua integridade após a fabricação, evitando poeira, sujeira, umidade e a presença de microorganismos em sua superfície e local de embocadura desde sua produção até sua chegada ao consumidor final.
[014] Em referência ao estado da técnica, o presente invento tem como principais objetivos:
[015] – Prover um lacre resistente e durável;
[016] – Prover um lacre que não sofre com rasgos e rompimento acidentais;
[017] – Prover um lacre eficiente contra o alcance de poeira, umidade, sujeira e microorganismos nas regiões da embalagem que alcançarão a boca do usuário durante o consumo;
[018] – Prover um selo que não deixe resíduos adesivos no bocal da lata que irá à boca do consumidor durante o consumo;
[019] – Prover um lacre por rótulo e selo que seja facilmente aplicável e a nível industrial.
Descrição breve das figuras
[020] Explicado até então de forma resumida, passa o invento a ser ilustrado pelos desenhos anexos, dos quais:
Figura 1 – ilustra uma lata de alumínio para bebidas;
Figura 2 – ilustra o rótulo envolvendo a porção superior da lata, ultrapassando verticalmente seu pescoço e seu bocal;
Figura 3 – ilustra o rótulo depois de processo de aquecimento, o qual conforma-se ao formato da lata, criando uma aba de apoio interna que cobre parcialmente a tampa e o anel da lata;
Figura 4 – ilustra uma vista isométrica do selo formado por corpo redondo que estende uma aba retangular;
Figura 5 – ilustra uma vista inferior do selo, cuja face inferior é dotada de uma camada adesiva contornante (representada pela coloração mais clara);
Figura 6 – ilustra o rótulo na lata recebendo em sua aba de apoio a colagem do selo pela camada adesiva;
Figura 7 – ilustra o selo inteiramente colado na aba de apoio do rótulo, cobrindo completamente a tampa da lata;
Figura 8 – ilustra a aba do selo sendo dobrada e colada sobre o rótulo, conformando-se como um “selo abre fácil”;
Figuras 9 e 10 – ilustram a lata após adquirida pelo consumidor final, sendo feita a remoção do selo por repuxo de sua aba.
Descrição detalhada do invento
[021] Em conformidade com os desenhos anexos, o “PROCESSO DE APLICAÇÃO DE SELO EM LATAS E GARRAFAS DE BEBIDAS PARA A INTEGRIDADE DA TAMPA”, motivo deste presente pedido de patente, constitui-se de um processo de aplicação de um rótulo plástico (1) e um selo (2) de vedação da tampa ou bocal de latas de alumínio de bebidas, a fim de manter sua integridade após a fabricação, evitando poeira, sujeira, umidade e a presença de microorganismos em sua superfície e local de embocadura, mesmo quando em estoques e prateleiras. O processo pode, obviamente, estender-se para latas de alimentos em geral, garrafas e outros tipos de embalagem para consumo on-the-go (consumo individual e imediato).
[022] O processo consiste inicialmente na aplicação de um rótulo (1) composto por filme plástico termo-retrátil. Seu fornecimento para aplicação será em bobinas para sistema de rotulagem.
[023] Mais especificamente, o rótulo (1) aplicado da bobina irá consistir em um filme plástico, contendo ou não arte gráfica/publicitária impressa, que circunda de forma justa a porção superior do corpo da lata (LA), conforme ilustra a figura 2. O rótulo (1) é fixado a partir de sua porção de fixação (3) na porção superior da lata (LA), onde pode receber uma camada adesiva parcial para sua fixação ou sustentar-se aí apenas pela pressão justa, e se estende superiormente através do pescoço (PE) da lata (LA), ultrapassando verticalmente o bocal (BO) em uma porção de sobra (4), de comprimento suficiente para o correto posicionamento a ser definido na etapa seguinte.
[024] Na sequência, o rótulo (1) passa por etapa de aquecimento para seu encolhimento, ajustando-se assim ao formato do pescoço (PE), bocal (BO) e tampa (TA) da lata (LA), conforme ilustra a figura 3. Nesta etapa a referida porção de sobra (4) curva-se em uma superfície plana, configurando uma aba de apoio (5) circundante a partir do bocal (BO) da lata (LA), de modo a cobrir parcialmente sua tampa (TA) e parte de seu anel (AN). Essa etapa de aquecimento do rótulo (1) poderá ser realizada em qualquer equipamento próprio para tal escolhido pelo fabricante.
[025] Assim conformado o rótulo (1) ao redor do pescoço (PE), bocal (BO) e tampa (TA) da lata (LA), este receberá o selo (2) de proteção, ilustrado na figura 4. Dito selo (2) conforma-se como um corpo laminar redondo (6) de diâmetro igual ou ligeiramente menor que o bocal (BO) da lata (LA), e estende, a partir de um ponto qualquer de sua borda, uma aba (7) de formato preferencialmente retangular e de vértices arredondados. O selo (2) é fabricado em filme plástico ou papel, metalizado, e sua face superior (8) pode ser impressa com arte gráfica/publicitária. A face inferior (9) do selo (2) recebe a aplicação de uma camada adesiva (10) em sua totalidade ou parcialmente, contornando o corpo (8) e cobrindo a aba (7), conforme ilustra a figura 5.
[026] Assim, o selo (2) será assentado e colado por sua camada adesiva (10) sobre a aba de apoio (5) do rótulo (1), de forma a cobrir completamente a tampa (TA) da lata (LA), conforme ilustram as figuras 6 e 7. Nesta posição, a aba (7) destaca-se para fora do bocal (BO) da lata (LA) coberto pelo rótulo (1) e pode ser então dobrada para baixo até encostar e colar-se neste último, finalizando assim a selagem da tampa da lata (LA), onde a aba (7) do selo (2) funcionará como um “selo abre fácil”.
[027] Dessa forma, como principais efeitos técnicos alcançados pela invenção:
  • - O rótulo (1) irá proteger de forma eficiente a porção superior da lata (LA), assim como seu pescoço (PE) e bocal (BO). O selo (2) irá proteger, portanto, toda a tampa (TA) da lata (LA) e seu anel (AN) de abertura. Esta disposição, tanto quando o produto estiver no estoque quanto nas prateleiras, irá proteger a lata (LA) contra o assentamento de poeira, sujeira, mofo, umidade e microorganismos nocivos em toda a superfície que poderá ser levada à boca do consumidor durante o consumo da bebida;
  • - Graças ao material utilizado e a conformação do invento, nem o rótulo (1) nem o selo (2) poderão romper-se ou ser violados e rasgados acidentalmente nos estoques e prateleiras, como acontece frequentemente com os selos utilizados nos dias atuais;
  • - O selo (2), por aderir apenas à aba de apoio (5) do rótulo (1), não deixa resíduos de adesivo no bocal (BO) da embalagem.
[028] Por fim, para a abertura da embalagem para o consumo, basta que o consumidor segure e repuxe a aba (7) do selo (2), removendoo do rótulo (1), conforme ilustram as figuras 9 e 10, o qual deverá então ser cortado/rasgado para liberar o bocal (BO) permitir a abertura do anel (AN).

Claims (5)

  1. “PROCESSO DE APLICAÇÃO DE SELO EM LATAS E GARRAFAS DE BEBIDAS PARA A INTEGRIDADE DA TAMPA”, um processo de aplicação de um rótulo plástico (1) e um selo (2) de vedação da tampa ou bocal de latas de alumínio de bebidas, a fim de manter sua integridade após a fabricação, evitando poeira, sujeira, umidade e a presença de microorganismos em sua superfície e local de embocadura, dito processo consiste inicialmente na aplicação de um rótulo (1) composto por filme plástico termo-retrátil, sendo seu fornecimento em bobinas para sistema de rotulagem, dito processo caracterizado por o rótulo (1) passar por etapa de aquecimento para seu encolhimento, ajustandose ao formato do pescoço (PE), bocal (BO) e tampa (TA) da lata (LA), formando uma aba de apoio (5) superior onde é colada a face adesiva do selo (2), o qual tem sua aba (7) saliente dobrada e colada no rótulo (1) como um selo do tipo “abre fácil”.
  2. “PROCESSO DE APLICAÇÃO DE SELO EM LATAS E GARRAFAS DE BEBIDAS PARA A INTEGRIDADE DA TAMPA”, de acordo com a reivindicação 1, o rótulo (1) aplicado da bobina consiste em um filme plástico, contendo ou não arte gráfica/publicitária impressa, caracterizado por após aplicado circundar de forma justa a lata (LA), fixado a partir de sua porção de fixação (3) na porção superior do corpo da lata (LA), onde pode receber uma camada adesiva parcial para sua fixação, e se estendendo superiormente através do pescoço (PE) da lata (LA), ultrapassando verticalmente o bocal (BO) em uma porção de sobra (4), de comprimento suficiente para a formação da aba de apoio (5).
  3. “PROCESSO DE APLICAÇÃO DE SELO EM LATAS E GARRAFAS DE BEBIDAS PARA A INTEGRIDADE DA TAMPA”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por na etapa de aquecimento do rótulo (1), a porção de sobra (4) curva-se em uma superfície plana, configurando a aba de apoio (5) circundante a partir do bocal (BO) da lata (LA), de modo a cobrir parcialmente sua tampa (TA) e parte de seu anel (AN).
  4. “PROCESSO DE APLICAÇÃO DE SELO EM LATAS E GARRAFAS DE BEBIDAS PARA A INTEGRIDADE DA TAMPA”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo selo (2) conformar-se como um corpo laminar redondo (6) de diâmetro igual ou ligeiramente menor que o bocal (BO) da lata (LA), estendendo, a partir de um ponto qualquer de sua borda, uma aba (7) de formato preferencialmente retangular e de vértices arredondados, dito selo (2) fabricado em filme plástico ou papel, metalizado, cuja face superior (8) pode ser impressa com arte gráfica/publicitária e a face inferior (9) recebe a aplicação de uma camada adesiva (10) em sua totalidade ou parcialmente, contornando o corpo (8) e cobrindo a aba (7).
  5. “PROCESSO DE APLICAÇÃO DE SELO EM LATAS E GARRAFAS DE BEBIDAS PARA A INTEGRIDADE DA TAMPA”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo selo (2) ser assentado e colado por sua camada adesiva (10) sobre a aba de apoio (5) do rótulo (1), de forma a cobrir completamente a tampa (TA) da lata (LA), onde a aba (7) destaca-se para fora do bocal (BO) da lata (LA) coberto pelo rótulo (1) para ser dobrada para baixo até encostar e colar-se neste último, de forma removível, promovendo a selagem da tampa (TA) da lata (LA).
BR102020020001-1A 2020-09-29 2020-09-29 Processo de aplicação de selo em latas e garrafas de bebidas para a integridade da tampa BR102020020001A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020020001-1A BR102020020001A2 (pt) 2020-09-29 2020-09-29 Processo de aplicação de selo em latas e garrafas de bebidas para a integridade da tampa

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102020020001-1A BR102020020001A2 (pt) 2020-09-29 2020-09-29 Processo de aplicação de selo em latas e garrafas de bebidas para a integridade da tampa

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102020020001A2 true BR102020020001A2 (pt) 2022-04-12

Family

ID=81259392

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102020020001-1A BR102020020001A2 (pt) 2020-09-29 2020-09-29 Processo de aplicação de selo em latas e garrafas de bebidas para a integridade da tampa

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102020020001A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5217307A (en) Container with an easy opening indicator or security break indicator
US8167162B2 (en) Sanitary barrier for beverage container lid
US20070295737A1 (en) Hygienic-protective laminar cover for canned drinks
GB2156772A (en) A beverage can
GB2534958A (en) A resealable label flap
US10285521B2 (en) Disposable cup lid
US20190084729A1 (en) Heat-shrink secondary-closure capsule and use of the skirt of a secondary-closure capsule to produce a drip stop spout
BR102020020001A2 (pt) Processo de aplicação de selo em latas e garrafas de bebidas para a integridade da tampa
TW201103832A (en) Removable coupon and methods of manufacture
EP0861791B1 (en) Pack of flexible articles with tape for resealing
GB2294445A (en) Can with hygienic cover for dispensing orifice
US20040256389A1 (en) Standard tinned drinks protector
JPH0872885A (ja) 包装容器及びその製造方法
CN217945896U (zh) 一种易拉密封垫片
JP2011016569A (ja) ラップ包装開封ラベル
EP3543170B1 (en) Pack comprising a tray for packaging food products constituted of a flat sheet of multi-layer material
WO2012012715A1 (en) Tamper evident packaging and method of forming the same
JP2006126629A (ja) 胴掛けラベル
ES2246979T3 (es) Etiqueta.
JP2006306442A (ja) 易開封性及び易ラベル剥離性ガラス瓶
JP3083757U (ja) ストロー付きネックリンガー
JPH04503653A (ja) 包装方法
JPH0134215Y2 (pt)
JPH024647A (ja) 飲料缶外面の衛生保持方法及び衛生保持被覆材
JP2002128103A (ja) 飲み口つき飲料類入り容器及びその製造方法

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]