BR102020002387A2 - Alimentador de aves - Google Patents

Alimentador de aves Download PDF

Info

Publication number
BR102020002387A2
BR102020002387A2 BR102020002387-0A BR102020002387A BR102020002387A2 BR 102020002387 A2 BR102020002387 A2 BR 102020002387A2 BR 102020002387 A BR102020002387 A BR 102020002387A BR 102020002387 A2 BR102020002387 A2 BR 102020002387A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
feed
tray
leveler
feet
tube
Prior art date
Application number
BR102020002387-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Robson Pauleto Camargo
Original Assignee
Gsi Brasil Indústria E Comércio De Equipamentos Agropecuarios Ltda.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gsi Brasil Indústria E Comércio De Equipamentos Agropecuarios Ltda. filed Critical Gsi Brasil Indústria E Comércio De Equipamentos Agropecuarios Ltda.
Publication of BR102020002387A2 publication Critical patent/BR102020002387A2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; AVICULTURE; APICULTURE; PISCICULTURE; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K39/00Feeding or drinking appliances for poultry or other birds
    • A01K39/01Feeding devices, e.g. chainfeeders
    • A01K39/012Feeding devices, e.g. chainfeeders filling automatically, e.g. by gravity from a reserve
    • A01K39/0125Panfeeding systems; Feeding pans therefor

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Animal Husbandry (AREA)
  • Biodiversity & Conservation Biology (AREA)
  • Feeding And Watering For Cattle Raising And Animal Husbandry (AREA)

Abstract

alimentador de aves. a presente invenção refere-se a um nivelador de alimentação em um alimentador de aves, que apresenta uma pluralidade de pés providos em uma superfície voltada para dentro da saia de alimentação. uma bandeja de alimentação apresenta um pedestal que se estende para cima a partir de um piso de bandeja configurado para ser engatado com um pé da pluralidade de pés. cada pé é posicionado em uma posição vertical diferente ao longo de um eixo longitudinal do nivelador de alimentação. o piso de bandeja apresenta um núcleo central, onde uma porção inferior de um tubo de queda se estende através do núcleo central e um retentor é preso em uma extremidade inferior do tubo de queda para sustentar a bandeja de alimentação e o nivelador de alimentação no tubo de queda de tal modo que a bandeja de alimentação e o nivelador de alimentação possam deslizar ao longo de um eixo vertical do tubo de queda de modo que o alimentador de aves seja engatado em uma superfície do solo na qual a bandeja de alimentação é telescopicamente recebida.

Description

ALIMENTADOR DE AVES ANTECEDENTES DA INVENÇÃO Campo da Invenção
[0001] A presente invenção refere-se alimentadores de aves, e, mais particularmente, a alimentadores de aves tipo bandeja que oferecem múltiplos níveis de alimentação que podem ser prontamente configurados e ajustados.
Descrição da Técnica Relacionada
[0002] Em grandes operações de criação de aves, as aves ficam tipicamente alojadas em um galinheiro longo e são alimentadas por meio de um grande número de alimentadores que são supridos com alimentação a partir de um tanque de alimentação a granel fora do galinheiro onde a alimentação é dispensada para os alimentadores por um transportador de alimentação. Os alimentadores e o transportador podem ser levantados do piso por meio de um sistema de guincho e cabo instalado no teto do galinheiro para permitir a limpeza do piso e a introdução de um novo material para o leito. Com o novo material para o leito instalado no piso, os alimentadores são abaixados no piso e um novo bando de pintinhos é introduzido no galinheiro.
[0003] De modo geral, há pelo menos dois tipos de alimentadores em uso atualmente. Um tipo de alimentador apesenta uma bandeja de alimentação de altura ajustável, tal como um alimentador Hi-Lo® disponível pela Cumberland division of the GSI Group, LLC of Assumption, IL. Os alimentadores de bandeja de alimentação de altura ajustável são mostrados, por exemplo, nas Patentes Norte-Americanas Nos. 5.311,839, 5.462.017, 5.718.187 e 7.547.888. Nestes alimentadores recém-mencionados, a bandeja de alimentação apresenta uma quantidade relativamente pequena de alimentação introduzida na bandeja de alimentação. A altura inicial da bandeja de alimentação é relativamente baixa de modo que os pintinhos possam ver a alimentação e possam ter pronto acesso à alimentação. À medida que as aves consomem a alimentação, o sistema transportador pode ser acionado para acrescentar uma pequena quantidade de alimentação a cada das bandejas de alimentação. Devido a uma conexão de movimento perdida entre o alimentador e a bandeja, à medida que as aves crescem, o sistema de guincho e cabo é operado para levantar os alimentadores, o que, por sua vez, aumenta a profundidade da bandeja. A bandeja de alimentação de profundidade inicialmente rasa permite que os pintinhos acessem a alimentação na bandeja de alimentação, e, pelo fato de apenas uma pequena quantidade de alimentação ser depositada na bandeja de alimentação e de a alimentação poder ser periodicamente acrescentada ao alimentador, um suprimento constante de alimentação é mantido na bandeja de alimentação o qual não ficará velho ou contaminado antes de ser consumido. Depois, à medida que as aves crescem, a profundidade de bandeja de alimentação pode ser aumentada enquanto permite que as aves agora maiores ainda acessem a alimentação e permite que mais alimentação seja depositada na bandeja de alimentação sem que as aves raspem a alimentação da bandeja de alimentação. Estes alimentadores de profundidade ajustável resultaram em tempo mais curtos para que que o bando de aves atinja o peso de mercado desejado com um menor um consumo de alimentação.
[0004] O outro tipo de alimentador é conhecido como um alimentador de inundação no qual uma bandeja de alimentação é inundada com alimentação para alimentar os pintinhos. Enquanto isto permite que os pintinhos acessem a alimentação e tenham uma quantidade suficiente de alimentação, tais alimentadores da técnica anterior tipicamente não foram prontamente ajustáveis para oferecer diferentes níveis pré-ajustados de alimentação para as aves. É feita referência às Patentes Norte-americanas 5.092.274, 6.173.676, 7.107.932.7.228.697 e 7.552.697, que descrevem alimentadores de inundação da técnica anterior no mesmo campo geral que a presente descrição.
BREVE SUMÁRIO DA INVENÇÃO
[0005] Em suma, é descrito um alimentador de aves que é configurado para ser instalado em um transportador de alimentação. De acordo com o alimentador da presente descrição, o alimentador permite o pronto ajuste fácil da quantidade de alimentação que pode entrar na bandeja de alimentação de modo a corresponder a uma pluralidade de níveis de alimentação predeterminados. O alimentador de aves é usado em um galinheiro com um transportador de alimentação que apresenta um tubo transportador rígido configurado para receber uma pluralidade de tais alimentadores de aves em intervalos espaçados de modo que a alimentação conduzida pelo transportador de alimentação possa ser dispensada em cada alimentador de aves da pluralidade de alimentadores de aves com a operação do transportador de alimentação. O alimentador de aves apresenta um tudo de caída para receber alimentação do tubo transportador que apresenta uma porção de fixação superior que sustenta o tubo de caída no tubo transportador. Um alimentador de aves é montado ao longo do tubo de caída, o nivelador de alimentação apresentando uma saia inferior. Uma bandeja de alimentação que apresenta um piso de bandeja é posicionada de tal forma que haja um espaço entre o piso da bandeja e a saia inferior do nivelador de alimentação para a passagem de alimentação do tubo de caída a fim de estabelecer uma camada de alimentação no fundo da bandeja de alimentação. Uma porção do meio do corpo do tubo de caída tem um diâmetro que é menor do que o diâmetro do tubo de nível de alimentação do nivelador de alimentação de tal modo que a porção do meio do corpo seja aninhada dentro do nivelador de alimentação. O nivelador de alimentação apresenta uma pluralidade de pés providos em uma superfície voltada para dentro da saia de alimentação, e a bandeja de alimentação apresenta um pedestal que se estende para cima a partir do piso da bandeja configurado para ser engatado com um pé da pluralidade de pés, onde cada pé da pluralidade de pés é posicionado em uma posição vertical diferente ao longo de um eixo longitudinal do nivelador de alimentação. O piso da bandeja de alimentação apresenta um núcleo central elevado com um anel de montagem no topo do mesmo, onde uma porção de montagem inferior do tubo de caída se estende através do anel de montagem da bandeja de alimentação e um retentor é preso em uma extremidade inferior da porção de montagem inferior para sustentar a bandeja de alimentação e o nivelador de alimentação no tubo de caída de tal maneira que a bandeja de alimentação e o nivelador de alimentação possam deslizar ao longo de um eixo vertical do tubo de caída e o núcleo central proveja um espaço para movimento do retentor e o fundo do tubo de caída com relação à bandeja de alimentação de modo que o alimentador de aves engate uma superfície do piso na qual a bandeja de alimentação é recebida de maneira telescópica.
[0006] Este sumário é provido para introduzir conceitos na forma simplificada que são adicionalmente descritos abaixo na Descrição das Concretizações Preferidas. Este sumário não se destina a identificar características chaves ou características essenciais do assunto descrito ou reivindicado e não se destina a descrever cada concretização descrita ou cada implementação do assunto descrito ou reivindicado. Especificamente, as características aqui descritas com relação a uma concretização podem ser igualmente aplicáveis a outras. Além disso, este sumário não se destina a ser usado como um meio para determinar o escopo do assunto reivindicado. Muitas outras vantagens, características e relações novas ficarão evidentes no decorrer da descrição. As figuras e a descrição, a seguir, exemplificam mais particularmente concretizações ilustrativas.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0007] O assunto descrito será adicionalmente explicado com referência às figuras anexas, onde elementos estruturais ou do sistema são referidos por numerais de referência semelhantes por todas as diversas vistas.
[0008] A Figura 1 é uma vista em perspectiva do alimentador da presente descrição.
[0009] A Figura 2 é uma vista similar à Figura 1 com uma porção do alimentador mostrada em seção transversal para ilustrar a relação dos vários componentes do alimentador.
[0010] A Figura 3 é uma vista em perspectiva explodida do alimentador.
[0011] A Figura 4 é uma vista em perspectiva de um tubo de caída do alimentador.
[0012] A Figura 5 é uma vista em perspectiva inferior de um nivelador de alimentação para o alimentador.
[0013] A Figura 6 é uma vista em seção transversal do nivelador de alimentação.
[0014] A Figura 7A é uma vista em perspectiva de uma bandeja de alimentação do alimentador.
[0015] A Figura 7B é uma vista em perspectiva ampliada de uma porção da bandeja de alimentação.
[0016] A Figura 8 é uma vista em perspectiva de uma pluralidade de alimentadores em um sistema transportador de alimentação;
[0017] A Figura 9A é uma vista em perspectiva de um cabo usado para levantar o nivelador de alimentação do alimentador.
[0018] E a Figura 9B é uma vista em perspectiva ampliada de uma extremidade do cabo da Figura 9A.
[0019] Caracteres de referência correspondentes indicam partes correspondentes por todas as diversas vistas dos desenhos.
DESCRIÇÃO DAS CONCRETIZAÇÕES PREFERIDAS
[0020] A seguinte descrição detalhada ilustra a invenção por meio de exemplo e não por meio de limitação. Esta descrição irá claramente permitir que aquele versado na técnica faça uso da invenção, e descreve várias concretizações, adaptações, variações, alternativas e usos da invenção, incluindo o que atualmente acredita-se ser o melhor modo de executar a invenção. Adicionalmente, será entendido que a invenção não é limitada em sua aplicação aos detalhes de construção e das disposições dos componentes apresentados na seguinte descrição ou ilustrados nos desenhos. A invenção é capaz de outras concretizações e é praticada ou executada de várias maneiras. Também, será entendido que a fraseologia e a terminologia aqui usadas se dão para fins de descrição e não devem ser consideradas como limitativa.
[0021] Com referência inicialmente à Figura 1 dos desenhos, um alimentador de aves, tal como um alimentador de bandeja para pintinhos, é ilustrado, em geral, pelo numeral de referência 10. Por meio do antecedente e como seria entendido por aquele versado na técnica, diversos alimentadores 10 do tipo ilustrado na Figura 1 são usados juntamente com um transportador de alimentação 12 em um galinheiro (não mostrado) para dispensar a alimentação que é tipicamente armazenada em um tanque de alimentação a granel (também não mostrado) localizado fora do galinheiro de maneira bem conhecida daquele versado na técnica. O transportador de alimentação 12 compreende um tubo transportador rígido 14 que se estende a uma distância relativamente longa dentro do galinheiro e apresenta uma multiplicidade de alimentadores 10 operativamente conectados ao tubo transportador 14 em intervalos espaçados ao longo do mesmo. Como é bem conhecido daqueles versados na técnica, o tubo transportador de alimentação 14 apresenta uma pluralidade de aberturas voltadas para o fundo, uma para cada alimentador 10, preferivelmente espaçadas ao longo do comprimento do tubo transportador de alimentação 14 de modo que a alimentação conduzida pelo transportador de alimentação 12 possa ser dispensada em cada dos alimentadores 10 com a operação do transportador de alimentação 12.
[0022] O tubo transportador de alimentação 14 é tipicamente suspenso a partir do teto do galinheiro por meio de uma montagem de guincho e cabo bem conhecida (não mostrada) que pode ser seletivamente operada para levantar ou abaixar o tubo transportador de todos os alimentadores 10 conectados ao mesmo. Em operação, a montagem de guincho e cabo é ajustada de modo que os alimentadores 10 possam se apoiar no piso do galinheiro em uma condição de guincho abaixado. O guincho pode ser operado para começar a suspender os alimentadores 10 do piso em uma condição de guincho levantado. O guincho pode ser também operado para suspender todos os alimentadores 10 bem acima do piso para permitir a pronta limpeza do galinheiro e adicionalmente do novo material para o leito. Uma vez que o novo leito esteja no lugar, o sistema de guindo é operado para abaixar os alimentadores no leito.
[0023] Com referência agora às Figuras 2 e 3, o alimentador 10 inclui uma bandeja de alimentação 20, um nivelador de alimentação 22 rotativamente engatável com a bandeja de alimentação 20, e um tubo de caída 24, onde a bandeja de alimentação 20 e o nivelador de alimentação 22 são telescopicamente engatáveis com o tubo de caída 24. A bandeja de alimentação 20 inclui uma parede lateral de bandeja 26 e o piso da bandeja 28 que circunda um núcleo central levantado 30. Na concretização ilustrada, o núcleo central 30 é mostrado como tendo uma forma geralmente troncocônica e apresenta um anel de montagem cilíndrico 32 no topo do mesmo. O nivelador de alimentação 22 apresenta uma saia inferior 34 que desejavelmente se alarga para fora, um tubo de nível de alimentação que se estende para cima 36, e um rebordo superior 38. Será apreciado que com o nivelador de alimentação 22 em sua posição operativa, conforme talvez melhor mostrado na Figura 2, há um espaço S entre o piso da bandeja 28 e a saia inferior 34 do nivelador de alimentação 22 para a passagem de alimentação sobre a superfície superior de núcleo central 30 a fim de estabelecer uma camada de alimentação no fundo da bandeja de alimentação 20, conforme será descrito em maiores detalhes abaixo.
[0024] De volta agora também à Figura 4, o tubo de saída 24 inclui uma porção de montagem inferior 40, uma porção do meio do corpo 42 e uma porção de fixação superior 44. Uma ou mais (e preferivelmente uma pluralidade de) janelas de inundação de alimentação 46 são espaçadas em torno a porção do meio do corpo 42 do tubo de caída 24. A porção de fixação superior 44 é formada para receber a porção inferior do tubo transportador 14, conforme seria entendido por aquele versado na técnica, e apresenta uma abertura 50 para receber alimentação de uma abertura alinhada no tubo transportador 14. A abertura 50 é fluidicamente conectada às janelas de inundação de alimentação 46 na porção do meio do corpo 42 do tubo de caída 24, de tal modo que a alimentação que entra no tubo de queda 24 através da abertura 50 venha a fluir através e então para fora das janelas de inundação de alimentação 46. Uma tampa superior 52 se casa com a porção de fixação superior 44 para prender o tubo de caída 24 ao tubo transportador 14. A tampa superior 52 apresenta um mecanismo de captura 54 (conforme melhor visto na Figura 3) que é adaptado para ser engatado com um mecanismo de captura correspondente 56 na porção de fixação superior 44 de modo que a tampa superior 52 possa soltar o tubo de caída 24 do tubo transportador 14 quando for desejado remover o alimentador 10. Desejavelmente, os mecanismos de captura 54, 56 permitem que o alimentador 10 seja prontamente removido do tubo transportador 14 sem o uso de até mesmo ferramentas manuais simples. Aquele versado na técnica irá entender que a tampa superior 52 pode ser desengatada do tubo de caída 24 com qualquer mecanismo de engate adequado 54, 56 usando julgamento de engenharia de som de tal modo que a conexão de engate possa suportar o peso do alimentador 10 à medida que o alimentador é suspenso do piso e sustentado pela conexão do tubo de caída 24 e da tampa superior 52 em torno do tubo de alimentação 14 do transportador de alimentação 12 do galinheiro.
[0025] Para instalar um alimentador 10 em um tubo transportador de alimentação 14, em uma localização de uma abertura de saída voltada para o fundo selecionado do tubo transportador 14, um alimentador 10 com tampa superior 52 removida é trazido para o engate com o tubo transportador 14 na localização de uma abertura selecionada e a tampa superior 52 é encaixada no lugar na porção de fixação superior 44 do tubo de caída 24. Será apreciada que a porção de fixação superior 44 e a tampa superior 52 são preferivelmente dimensionadas de modo a circundar o tubo transportador 14 para impedir o vazamento indevido da alimentação, mas também de modo a permitir que o alimentador 10 oscile em um plano geralmente perpendicular ao eixo horizontal do tubo transportador de alimentação de tal modo que, se um ave esbarrar na parede lateral da bandeja 26 da bandeja de alimentação 20, o alimentador 10 não fique rigidamente fixado com relação ao tubo transportador 14 e o alimentador 10 venha a girar ou oscilar no tubo transportador de alimentação 24. Na extremidade superior da tampa superior 52, uma conexão 56 é provida para um fio antipoleiro 58 (Figura 8), conforme seria entendido na técnica.
[0026] O alimentador 10 adicionalmente inclui uma corrediça de corte, conforme geralmente indicado em 60. A corrediça de corte 60 é provida na porção superior do tubo de caída 24 para seletivamente bloquear o fluxo de alimentação para a porção de fixação superior 44 ou permitir e regular a quantidade de alimentação que entra no tubo de caída 24 do transportador de alimentação 12. Desejavelmente, a corrediça de corte 60 é provida com batentes que engatam a corrediça de corte 60 com relação ao tubo de caída 24 em diferentes posições de modo a bloquear por completo, parcialmente abrir, ou abrir por completo a abertura no tubo transportador 13 em registro com a abertura 50 no tubo de caída 24 de modo a ter um suprimento de alimentação alto, médio e baixo do tubo transportador 14 no tubo de caída 24, conforme determinado pela posição da corrediça de corte 60. Será apreciado que, em algumas circunstâncias de operação, pode ser desejável que um operador possa bloquear o fluxo de alimentação para certos alimentadores 10 em um galinheiro. Desse modo, a corrediça de corte 60 provê um modo fácil para tais alimentadores 10 serem desativados sem ter que remover o alimentador 10 do transportador de alimentação 12.
[0027] A porção do meio do corpo 42 do tubo de caída 24 apresenta um diâmetro que é ligeiramente menor do que um diâmetro do tubo de nível de alimentação 36 do nivelador de alimentação 22 de modo que a porção do meio do corpo 42 se aninhe dentro do nivelador de alimentação 22 com a porção de fixação superior 44 se estendendo através do rebordo superior 38 da mesma. A porção de montagem inferior 40 se estende através do anel de montagem cilíndrico 32 da bandeja de alimentação 20 e um retentor 66 é preso em uma extremidade inferior da porção de montagem inferior 40 para manter a bandeja de alimentação 20 e o nivelador 22 no tubo de caída 24. O retentor 66 pode se casar com a porção de montagem inferior 42 com o uso de uma conexão roscada, detentores, parafusos, ou qualquer outra conexão removível adequada que usa o julgamento de engenharia de som. O núcleo central 30 da bandeja de alimentação tem um diâmetro suficiente para que o retentor 66 se ajuste dentro do lado inferior do núcleo central 30 de tal modo que a bandeja de alimentação 20 possa se apoiar no leito da instalação de galinheiro sem interferência do retentor 66.
[0028] O nivelador de alimentação 22 é configurado para ser assentado na bandeja de alimentação 20. De volta agora para as Figuras 5 e 6, o nivelador de alimentação 22 tem inúmeros pés 70 providos em uma superfície voltada para dentro 72 da saia de alimentação 34, preferivelmente em intervalos angulares substancialmente iguais em torno do nivelador de alimentação 22. Conforme melhor visto na Figura 7A, a bandeja de alimentação 20 apresenta um pedestal 74 que se estende do piso da bandeja 28 configurado para ser engatado com um pé da pluralidade de pés 70. Cada pé 70 da pluralidade de pés 70 é posicionado em uma posição vertical diferente ao longo de um eixo longitudinal A do nivelador de alimentação 22. Quando o pé 70 que está em alinhamento com o pedestal 74 se apoiar no pedestal 74, o movimento descendente do nivelador de alimentação 22 com relação à bandeja de alimentação 20 será impedido de deixar o espaço S entre um rebordo inferior 76 da saia de alimentação 36 e o piso de bandeja 28. A magnitude do espaço S depende na posição vertical do pé particular 70 que é engatado com o pedestal 74. A rotação do nivelador de alimentação 22 com relação à bandeja de alimentação 20 determina qual pé 70 da pluralidade de pés 70 é engatado com o pedestal 74 de tal forma que uma posição de suprimento de nivelador de alimentação desejada seja selecionada. Em uma concretização, seis pés 70 são providos na superfície interna da saia 36, onde os pés 70 são espaçados em torno do nivelador de alimentação 22 em intervalos angulares substancialmente iguais de cerca de 60° de tal modo que possam ser selecionadas posições de suprimento de nivelador de alimentação diferentes. Entretanto, um número maior ou menor de pés 70 e também pedestais adicionais 74 podem ser usados sem se afastar do escopo da invenção. Consequentemente, com a rotação do nivelador de alimentação 22 com relação à bandeja de alimentação 20, a posição vertical do nivelador de alimentação 22 com relação à bandeja de alimentação irá mudar. A quantidade de mudança vertical é dependente do posicionamento vertical dos pés 70 e de cujo pé 70 é posicionado para engatar o pedestal 74. Desejavelmente, a posição do pé mais baixo verticalmente posicionado 70 é tal que seu engate com o pedestal 74 deixa pelo menos um espaço desejado mínimo S para impedir que a alimentação seja totalmente bloqueada. Conforme melhor visto na vista ampliada da Figura 7B, o pedestal 74 apresenta rampas 78 que guiam o pé adjacente 70 para o engate com o pedestal 74.
[0029] Inúmeras indicações (por exemplo, números "1", "2", etc.) 80 são providos em torno da circunferência do nivelador de alimentação 22. Conforme mostrado na Figura 1, as indicações 80 podem ser providas no nivelador de alimentação 22, preferivelmente em intervalos angulares substancialmente iguais em torno do tubo nivelador 28, e uma seta indicadora 82 (vide Figura 5) pode ser provida em um rebordo superior 84 da parede lateral 26 da bandeja de alimentação 20 de tal modo que, com a rotação do nivelador de alimentação 22 com relação à bandeja de alimentação 20, a seta 82 aponte para uma indicação desejada 80 que indica que uma posição de suprimento de nível de alimentação pré-selecionada foi selecionada. Conforme mostrado nos desenhos, seis indicações 80 são providas no nivelador de alimentação 22 onde cada das indicações 80 é espaçada em torno do nivelador de alimentação 22 em registro com um dos respectivos pés ilustrados 70. Com a rotação do nivelador de alimentação 22 com relação à bandeja de alimentação 20 para selecionar a indicação desejada 80, a posição vertical do nivelador de alimentação 22 com relação à bandeja de alimentação 20 é alterada para a configuração de alimentação desejada. Desse modo, a quantidade de pés que pode ser introduzida na bandeja de alimentação 20 será aumentada ou diminuída (dependendo em qual direção é girado o nivelador de alimentação 22) onde o No. 1 da indicação 80 no nivelador de alimentação 22 indica o menor suprimento de alimentação e números de indicação mais altos indicam o aumento da quantidade de suprimento de alimentação.
[0030] De acordo com a invenção, o tubo de alimentação 20 e o nivelador de alimentação 22 são configurados para o movimento deslizante vertical com relação ao tubo de caída 24 para ação telescópica do alimentador 10. Na concretização ilustrada, o anel de montagem 32 no topo do núcleo central 30 apresenta pelo menos uma ranhura que se casa com um trilho que se estende ao longo da porção do meio do corpo 42 do tubo de caída 24. Entretanto, aquele versado irá entender que as ranhuras e os trilhos podem ser posicionados opostamente ou que outras configurações deslizantes podem ser usadas com o uso de julgamento de engenharia de som. O núcleo central 30 provê um espaço para movimento do retentor 66 e o fundo do tubo de caída 24 com relação à bandeja de alimentação 20.
[0031] Conforme visto na Figura 8, o leito B no galinheiro pode ser colocado de tal modo que fique irregular, com alguns pontos mais altos do que outros. Quando o transportador de alimentação 12 com inúmeros alimentadores 10 estiver operando em uma condição de guincho abaixado de tal modo que os alimentadores 10 sejam abaixados para ficar em contato com o leito, alguns alimentadores 10 podem engatar pontos altos do leito, enquanto outros alimentadores 10 pode engatar pontos baixos do leito. Normalmente, isto faria com que alguns alimentadores fossem forçosamente enterrados no leito possivelmente causando o desalinhamento ou mesmo danos aos componentes do alimentador enquanto outros alimentadores 10 estariam flutuantes, ficando assim inacessíveis a aves menores. O movimento telescópico da bandeja de alimentação ilustrada 20 e do nivelador de alimentação 22 com relação ao tubo de caída 24 permite a compensação destas variações na altura do leito enquanto ainda permite que todos os alimentadores 10 fiquem em contato com o leito, permitindo assim o acesso pelos pintinhos sem indesejavelmente afetar o nivelador de alimentação em cada alimentador individual 10. Visto que a bandeja de alimentação 20 e o nivelador de alimentação 22 são livres para se moverem ao longo do tubo de caída 24, não há nenhuma mudança indesejável no nivelador de alimentação causada pelas alturas irregulares no leito.
[0032] Contudo, à medida que as aves crescem, é desejável elevar o nível de cada dos alimentadores 10 em relação à altura das aves. O transportador de alimentação 12 pode ser usado para levantar os alimentadores 10 para uma condição de guincho levantado de tal modo que todos os alimentadores 10 sejam levantados do leito do galinheiro. Conforme melhor visto nas Figuras 1 e 3, o alimentador 10 pode ter também um cabo de ajuste do nivelador 90 instalado com uma primeira extremidade 92 do cabo de ajuste do nivelador 90 conectado ao rebordo superior 38 do nivelador de alimentação 22 e uma segunda extremidade 94 conectada a um cabo coletivo 96 que corre paralelo com o tubo transportador 14. O cabo de ajuste do nivelador 90 pode ser direcionado através de olhais adequados 98 ou outra canalização no tubo de caída 24. O cabo de ajuste coletivo 96 é conectado a uma montagem de tração adequada (não mostrada) tal como um guincho que é usado para posicionar o cabo coletivo 96. O movimento do cabo coletivo 96 ajusta o cabo de ajuste do nivelador 90 para cada dos alimentadores 10. No modo de operação coletivo, os niveladores de alimentação 22 para todos os alimentadores são simultaneamente ajustados pelo movimento do cabo 96. Neste modo coletivo, o nivelador de alimentação 22 para cada dos alimentadores 20 é desejavelmente girado de tal modo que seu pé mais baixo 70 fique alinhado com o pedestal e a altura do nivelador de alimentação 22 seja controlada com a movimentação do cabo coletivo 94 com o guincho. Na concretização do cabo 90 ilustrada nas Figuras 9A e 9B, a primeira extremidade 92 do cabo 90 apresenta uma esfera 97 que pode ser inserida em um poço 99 no rebordo superior 38 do nivelador de alimentação 22. Um prendedor 98 é colocado no cabo 90 a uma pequena distância acima da esfera 97 de modo que, quando o cabo 90 estiver no lugar do alimentador 10, a esfera 87 e o prendedor 98 mantenham o cabo 90 na posição desejada.
[0033] Preferivelmente, os componentes principais para o alimentador 10, incluindo a bandeja de alimentação 20, o nivelador de alimentação 22, o tubo de caída 24 e a tampa superior 50, são moldados por injeção (ou de outro modo formados) de um material plástico sintético adequado, tal como uma resina de polipropileno. Assim, será entendido que certas partes do alimentador 10 podem ser resilientemente flexíveis para fins, conforme será aqui descrito.
[0034] Periodicamente, a critério de um operador ou em tempos programados, o sistema de transportador de alimentação pode ser acionado para dispensar quantidades adicionais de alimentação fresca para cada dos alimentadores 10. Será apreciado que, à medida que a alimentação flui do tubo de caída 24, uma pilha de alimentação será formada até que a alimentação alcance uma certa profundidade na bandeja de alimentação 20, conforme estabelecido pelo tamanho e pela forma da bandeja de alimentação 20, pela altura do espaço S entre a superfície superior do piso da bandeja de alimentação 26 e pelo lado inferior do nivelador de alimentação 22. Quando a pilha de alimentação bloquear o fluxo de alimentação de dentro do nivelador de alimentação 22, o fluxo adicional de alimentação será bloqueado e nenhuma quantidade adicional de alimentação irá fluir através do tubo de caída 24 e para a bandeja de alimentação 20 mesmo que a alimentação possa estar presente no tubo de caída 24. Desta maneira, a quantidade de alimentação depositada no alimentador 10 será autolimitante, mesmo quando o transportador de alimentação 12 continuar a operação de modo a dispensar a alimentação para outros alimentadores 10 ao longo do transportador. Em outras palavras, os alimentadores 10 da presente descrição não ficarão cheios demais.
[0035] Será entendido que, com a operação do transportador de alimentação 12 do galinheiro e com a corrediça de corte 60 em uma posição aberta, um percurso de fluxo é estabelecido para a alimentação proveniente do tubo transportador 14 para fluir para o tubo de caída 24. Conforme mostrado acima, o alimentador 10 pode ser operado em uma condição de guincho abaixado onde o alimentador 10 se apoia no piso do galinheiro. Alternativamente, o alimentador 10 pode ser operado em uma condição de guincho levantado na qual o alimentador 10 é levantado do piso de tal modo que o peso do alimentador 10 seja suportado pela conexão do tubo de caída 24 e pela tampa superior 50 em torno do tubo transportador 14 do transportador de alimentação 12.
[0036] Enquanto o alimentador da presente descrição foi descrito para ser um alimentador de bandeja para pintinhos destinado ao uso na criação de pintinhos, ficará evidente àqueles versados na técnica que o alimentador descrito aqui pode ser usado com todos os tipos de aves, incluindo outros animais, tais como patos e perus. Visto que várias mudanças poderiam ser feitas nas construções acima sem se afastar do amplo escopo da invenção, pretende-se que todo o assunto contido na descrição acima ou mostrado nos desenhos anexos seja interpretado como ilustrativo e não em um sentido limitativo.

Claims (12)

  1. Alimentador de aves (10) para uso com um transportador de alimentação (12) em um galinheiro, o transportador de alimentação apresentando um tubo transportador rígido (14) configurado para receber uma pluralidade de tais alimentadores de aves em intervalos espaçados, de modo que a alimentação conduzida pelo transportador de alimentação possa ser dispensada em cada um dos alimentadores da pluralidade de alimentadores de aves com a operação do transportador de alimentação, o alimentador de aves sendo caracterizado pelo fato de apresentar um tubo de queda para receber alimentação do tubo transportador que apresenta uma porção de fixação superior que sustenta o tubo de queda no tubo transportador, um nivelador de alimentação (22) montado ao longo do tubo de queda, o nivelador de alimentação apresentando uma saia inferior, e uma bandeja de alimentação apresentando um piso de bandeja posicionado de tal forma que haja um espaço entre o piso de bandeja e a saia inferior do nivelador de alimentação para a passagem de alimentação proveniente do tubo de queda a fim de estabelecer uma camada de alimentação no fundo da bandeja de alimentação, em que:
    uma porção do meio do corpo (42) do tubo de queda tem um diâmetro que é menor do que um diâmetro do tubo de nível de alimentação (36) do nivelador de alimentação de tal modo que a porção do meio do corpo fique aninhada dentro do nivelador de alimentação;
    o nivelador de alimentação apresenta uma pluralidade de pés (70) providos em uma superfície voltada para dentro (72) da saia de alimentação, e a bandeja de alimentação apresenta um pedestal (74) que se estende para cima a partir do piso de bandeja configurado para engatar com um pé da pluralidade de pés, em que cada pé da pluralidade de pés é posicionado em uma posição vertical diferente ao longo de um eixo longitudinal do nivelador de alimentação; e
    o piso de bandeja da bandeja de alimentação apresenta um núcleo central elevado (30), com um anel de montagem (32) no topo do mesmo, em que uma porção de montagem inferior (40) do tubo de queda se estende através do anel de montagem da bandeja de alimentação e um retentor (66) é preso em uma extremidade inferior da porção de montagem inferior para sustentar a bandeja de alimentação e o nivelador de alimentação no tubo de queda de tal modo que a bandeja de alimentação e o nivelador de alimentação possam deslizar ao longo de um eixo vertical do tubo de queda e o núcleo central proveja um espaço para movimento do retentor e do fundo do tubo de queda com relação à bandeja de alimentação de modo que o alimentador de aves engate uma superfície do solo na qual a bandeja de alimentação é telescopicamente recebida.
  2. Alimentador de aves, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o núcleo central ter uma forma troncocônica.
  3. Alimentador de aves, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de adicionalmente compreender uma tampa superior (52) configurada para se casar com a porção de fixação superior, onde a tampa superior e a porção de fixação superior apresentam um mecanismo de captura configurado para prender o tubo de queda ao tubo transportador.
  4. Alimentador de aves, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o núcleo central da bandeja de alimentação apresentar um diâmetro suficiente em que o retentor se ajusta dentro de um lado inferior do núcleo central de tal modo que a bandeja de alimentação possa se apoiar no leito da instalação para aves sem interferência do retentor.
  5. Alimentador de aves, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a pluralidade de pés estar em intervalos angulares iguais em torno do nivelador de alimentação.
  6. Alimentador de aves, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de quando o pé que está alinhado com o pedestal se apoiar no pedestal, o movimento descendente do nivelador de alimentação com relação à bandeja de alimentação será parado deixando o espaço entre o rebordo inferior da saia de alimentação e o piso de bandeja.
  7. Alimentador de aves, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de uma magnitude do espaço depender da posição vertical do pé específico que é engatado com o pedestal e da rotação do nivelador de alimentação com relação à bandeja de alimentação determinar qual pé da pluralidade de pés é engatado com o pedestal de tal modo que uma posição de suprimento de nível de alimentação desejado seja selecionada.
  8. Alimentador de aves, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de os pés serem espaçados em torno do nivelador de alimentação em intervalos angulares substancialmente iguais e com a rotação do nivelador de alimentação com relação à bandeja de alimentação, a posição vertical do nivelador de alimentação com relação à bandeja de alimentação irá mudar.
  9. Alimentador de aves, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de uma posição do pé verticalmente mais baixo da pluralidade de pés ser tal que seu engate com o pedestal deixa pelo menos um espaço desejado mínimo de modo a impedir que a alimentação seja totalmente impedida de passar sob a saia de alimentação.
  10. Alimentador de aves, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de o pedestal apresentar rampas que guiam um pé adjacente da pluralidade de pés para o engate com o pedestal.
  11. Alimentador de aves, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de adicionalmente compreender uma pluralidade de indicações (80) que é provida em torno da circunferência do nivelador de alimentação, onde cada indicação da pluralidade de indicações está em registro com um pé da pluralidade de pés de tal modo que a rotação do nivelador de alimentação com relação à bandeja de alimentação para selecionar uma das indicações faça com que a posição vertical do nivelador de alimentação com relação à bandeja de alimentação seja alterada para um ajuste de alimentação desejado.
  12. Alimentador de aves, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o anel de montagem no topo do núcleo central apresentar pelo menos uma ranhura que se casa com um trilho que se estende ao longo da porção do meio do corpo do tubo de queda.
BR102020002387-0A 2020-01-29 2020-02-04 Alimentador de aves BR102020002387A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GBGB2001207.6A GB202001207D0 (en) 2020-01-29 2020-01-29 Poultry feeder
GB2001207.6 2020-01-29

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102020002387A2 true BR102020002387A2 (pt) 2021-08-10

Family

ID=69726059

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102020002387-0A BR102020002387A2 (pt) 2020-01-29 2020-02-04 Alimentador de aves

Country Status (3)

Country Link
US (1) US11357215B2 (pt)
BR (1) BR102020002387A2 (pt)
GB (1) GB202001207D0 (pt)

Families Citing this family (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
USD1004217S1 (en) * 2019-06-11 2023-11-07 Francisco Javier Septien Prieto Industrial food dispenser for animals
USD952265S1 (en) * 2019-07-11 2022-05-17 Francisco Javier Septien Prieto Industrial food dispenser model for animals

Family Cites Families (25)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4348988A (en) * 1981-01-05 1982-09-14 Cyclone International, Inc. Poultry feeder with infinite adjustment
US5097797A (en) * 1989-10-23 1992-03-24 Intraco, Inc. Poultry feeder
US5092274A (en) * 1990-10-30 1992-03-03 Ctb, Inc. Poultry feeder
US5311839A (en) * 1992-12-15 1994-05-17 Grain Systems, Inc. Poultry feeder
US5406907A (en) 1993-11-24 1995-04-18 Big Dutchman Inc. Controlled pan feeder system for poultry
FR2713887B1 (fr) * 1993-12-17 1996-01-19 Bannier Anita Mangeoire pour volailles.
FR2722648B3 (fr) * 1994-07-22 1996-10-31 Bannier Anita Olailles dispositif d'alimentation d'animaux tels que des v
US5875733A (en) * 1997-07-25 1999-03-02 Chen; Ai-Mei Feeding device for poultry
US5927232A (en) * 1997-08-22 1999-07-27 Gsi Group, Inc. Poultry feeder
US5941193A (en) * 1997-11-03 1999-08-24 Ctb, Inc. Adjustable poultry feeder assembly
DK199900057U4 (da) * 1999-02-09 2000-06-23 Landmeco Oelgod As Foderskål samt fodringsanlæg til fjerkræ, især høns og kyllinger
WO2001052790A2 (en) * 2000-01-19 2001-07-26 The Gsi Group, Inc. Poultry feeder
IT1317244B1 (it) 2000-04-13 2003-05-27 Falcon S R L Struttura di mangiatoia automatica per avicoli
DE102005020670A1 (de) 2005-05-03 2006-11-09 Lae-Anlagenbau Gmbh Futtertrog
WO2008131198A1 (en) * 2007-04-19 2008-10-30 The Gsi Group, Inc. Poultry feeder
ES2399737B1 (es) 2010-07-02 2014-02-25 Zucami S.L. Comedero para aves
CN103826447B (zh) * 2011-08-09 2018-01-16 格西集团公司 具有高度传感器的家禽饲喂器
US20130139757A1 (en) * 2011-12-02 2013-06-06 Frederick W. Steudler, Jr. Poultry feeding device
US9572326B2 (en) * 2011-12-02 2017-02-21 Valco Companies, Inc. Poultry feeder with beak grooming device
KR101472317B1 (ko) 2013-05-10 2014-12-12 주식회사 다르마 가금용 사료통
US9591833B1 (en) * 2014-10-10 2017-03-14 Southwest Agri-Plastics, Inc. Storage system for chicken feeders
BR112017009008B1 (pt) * 2014-10-31 2021-08-03 Anil Somnath Dhumal Montagem de alimentador de aves domésticas
BR112018013295B1 (pt) * 2015-12-30 2021-11-16 The Gsi Group Llc Alimentador de aves
MY201902A (en) 2017-03-14 2024-03-22 Ctb Inc Broiler pan feeder
IT201800006493A1 (it) * 2018-06-20 2019-12-20 Mangiatoia per l'allevamento di animali con regolazione migliorata del livello di mangime

Also Published As

Publication number Publication date
US20210227798A1 (en) 2021-07-29
US11357215B2 (en) 2022-06-14
GB202001207D0 (en) 2020-03-11

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5311839A (en) Poultry feeder
AU673036B2 (en) Poultry feeder
US4995343A (en) Feeder apparatus
US5097797A (en) Poultry feeder
KR950008545B1 (ko) 가금용조정식급사(給飼)장치
RU2075291C1 (ru) Кормораздаточное устройство для птиц и животных
US4527513A (en) Poultry waterer
US4646686A (en) Selective bird feeder
US4389975A (en) Dual purpose bird feeder
US5782200A (en) Poultry feeder
EP0665711B1 (en) Poultry feeding device
US6470826B2 (en) Poultry feeder
US20170258053A1 (en) Poultry feeder
KR200458484Y1 (ko) 축사용 양계급이기
CN108601334B (zh) 禽类给饲器
BR102020002387A2 (pt) Alimentador de aves
US2344367A (en) Bird feeder
US3675627A (en) Poultry waterer
US3648661A (en) Bird feeder
US3147739A (en) Feeding device
US2718211A (en) Aquarium feeder
US3450103A (en) Automatic poultry drinker
US3861358A (en) Animal watering device
KR200369245Y1 (ko) 돼지사료 급여장치.
BR112020026210A2 (pt) dispensador de ração

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]