BR102019017595A2 - Máquina de vendas automática com aquecedores para a venda de espetinhos prontos para o consumo - Google Patents
Máquina de vendas automática com aquecedores para a venda de espetinhos prontos para o consumo Download PDFInfo
- Publication number
- BR102019017595A2 BR102019017595A2 BR102019017595-8A BR102019017595A BR102019017595A2 BR 102019017595 A2 BR102019017595 A2 BR 102019017595A2 BR 102019017595 A BR102019017595 A BR 102019017595A BR 102019017595 A2 BR102019017595 A2 BR 102019017595A2
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- machine
- ready
- skewers
- skewer
- sale
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- G—PHYSICS
- G07—CHECKING-DEVICES
- G07F—COIN-FREED OR LIKE APPARATUS
- G07F17/00—Coin-freed apparatus for hiring articles; Coin-freed facilities or services
- G07F17/0064—Coin-freed apparatus for hiring articles; Coin-freed facilities or services for processing of food articles
- G07F17/0078—Food articles which need to be processed for dispensing in a hot or cooked condition, e.g. popcorn, nuts
-
- G—PHYSICS
- G06—COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
- G06Q—INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES; SYSTEMS OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- G06Q20/00—Payment architectures, schemes or protocols
- G06Q20/08—Payment architectures
- G06Q20/18—Payment architectures involving self-service terminals [SST], vending machines, kiosks or multimedia terminals
-
- G—PHYSICS
- G06—COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
- G06Q—INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES; SYSTEMS OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
- G06Q20/00—Payment architectures, schemes or protocols
- G06Q20/30—Payment architectures, schemes or protocols characterised by the use of specific devices or networks
- G06Q20/32—Payment architectures, schemes or protocols characterised by the use of specific devices or networks using wireless devices
- G06Q20/322—Aspects of commerce using mobile devices [M-devices]
Landscapes
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Engineering & Computer Science (AREA)
- Food Science & Technology (AREA)
- Physics & Mathematics (AREA)
- General Physics & Mathematics (AREA)
- Control Of Vending Devices And Auxiliary Devices For Vending Devices (AREA)
- Vending Machines For Individual Products (AREA)
Abstract
máquina de vendas automática com aquecedores para a venda de espetinhos prontos para o consumo. uma máquina de vendas automática para a venda de espetinhos prontos para consumo imediato. para tanto, a máquina controlada inteiramente por software dedicado integrado a aplicativo para smartphones é abastecida por espetinhos pré-produzidos, embalados a vácuo e resfriados, recebendo cada um uma etiqueta com código qr de identificação, os quais serão lidos pelo leitor da maquina quando de seu abastecimento. a máquina, com aquecimento interno em compartimento isolado termicamente, degela e aquece os produtos a uma temperatura constante para que, após a compra, os espetinhos possam ser consumidos imediatamente. a máquina ainda oferece a possibilidade de comprar embalagens para viagem e molhos diversos para acompanhar os espetinhos.
Description
[001] Refere-se o presente relatório descritivo a um pedido de patente de invenção para uma máquina automática de vendas de espetinhos controlada por um software dedicado.
[002] Os espetinhos podem ser de diversos tipos, como carne bovina, carne suína, queijos, etc. Tais espetinhos são preparados, temperados, embalados e resfriados em uma cozinha industrial, sendo levados ao local onde a máquina está instalada para o abastecimento e comercialização.
[003] Após receber os espetinhos, a máquina de vendas possui em seu compartimento de produtos um mecanismo de aquecimento, funcionando como uma estufa que aquece os espetinhos e os mantém aquecidos e prontos para o consumo imediato após serem comprados. A máquina ainda oferece a possibilidade de compra de molhos e embalagens para viagem.
[004] Como é de conhecimento, existem vários tipos de máquinas de vendas automáticas, também conhecidas como “Vending Machine”, as quais são carregadas com os produtos que se pretende vender ou distribuir. Tais máquinas são instaladas em locais predeterminados (públicos ou privados) em grandes pontos de vendas, dotadas de propaganda em seu exterior ou em suas telas.
[005] Seu funcionamento consiste na aproximação do comprador que, e por meio de tela sensível ao toque ou botões físicos, escolhe o produto de seu interesse e efetua o pagamento com dinheiro ou cartão de débito/crédito, o que é validado e interpretado pelo processador para acionamento do motor e giro da espira que carrega e dirige o produto à parte frontal da máquina, em sistema de dispensa automática por queda.
[006] Nesse sentido, apenas a título exemplificativo, pode ser citada a máquina protegida pelo documento de patente PI 0904784-0 de 2009, denominado “SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS E AMOSTRAS GRÁTIS EM MÁQUINAS DE VENDA E RESPECTIVA MÁQUINA DE VENDA”, o qual pleiteia uma máquina “cujo acionamento e a liberação dos produtos é feito através do uso de telefones celulares para distribuição gratuita (sampling, amostra grátis, brindes etc\), venda ou atrelado à sistema de pontuação, beneficio, cupom de desconto, vale brinde etc. Constituido por um gabinete de formato predominantemente parelepipedal composto na parte frontal de abertura para retirada do produto, abertura para visualização e aberturas para captação dos sinais de mensagens curtas para liberação do produto. Na parte posterior, dito gabinete é provito de uma chapa com orifícios para sua fixação em locais determinados. Seu interior é constituido por suportes e dispositivos, os quais permitem acomodar, dispensar, enfim proporcionar todos os meios necessários e suficientes para dispensação de produtos por meio de interface eletrônica, como por emplo, telefonia celular. A chapa dispensadora de produtos tem formato parelelepipedal e é provida de uma aba em uma de suas extremidades. A tampa do dispensador é composta por uma chapa de formato retangular e é provida em um de seus lados de uma aba perfurada e nos adjacentes de outras duas abas que servem para sua articulação. O conector motor mola tem formato cilíndrico e é provido internamente de um furo passante, e de dois furos transversais
[007] No entanto, esses equipamentos são mais utilizados, na sua grande maioria, para produtos não perecíveis e que, claramente, não precisam de aquecimento.
[008] Ainda, é de conhecimento geral que os alimentos preparados, inseridos em espetos para seu assamento e consumo são popularmente conhecidos como espetinhos. Os espetinhos são normalmente vendidos congelados ou resfriados em mercados e açougues para posteriormente serem preparados em casa ou nas ruas, por vendedores ambulantes. Portanto, podem ser vendidos para o consumo imediato, sendo vendidos em locais públicos de grande movimentação.
[009] Um grande problema nesse procedimento de venda de espetinhos por comerciantes ambulantes é a higiene, pois, por melhor que seja esse procedimento, tais espetos ficam em contato com o ambiente não adequado e, na maioria das vezes, em contato com sujeira e poluição, sendo ainda manipulados manualmente pelo próprio preparador do espetinho, sem a mínima condição de higiene e, dessa forma, promovendo a contaminação da carne por bactérias nocivas a saúde. Além disso, esse tipo de produto não se encontra sob qualquer tipo de vigilância, não sofrendo controle de data de validade ou procedência da matéria prima utilizada.
[010] A fim de conferir uma solução para os problemas acima citados e levar ao mercado um produto inovador, o inventor desenvolveu uma máquina de vendas automática para “espetinhos de churrasco”, onde os espetinhos (pré-preparados em uma cozinha industrial adequada, embalados a vácuo e resfriados) são levados ao local onde a maquina de vendas de espetinhos está instalada, abastecendo-a.
[011] A máquina apresenta apelo visual e olfativo, dotada de mecanismo inovador permite que o cliente possa comprar o produto usando dinheiro, cartão de débito ou crédito ou até mesmo uma carteira virtual disponibilizada por aplicativo.
[012] Tal máquina de vendas entrega para o consumidor o espetinho quente e pronto para seu consumo, além de oferecer opção de compra de embalagem para viagem e molhos para acompanhar a refeição.
[013] Descrito até então de forma resumida, passa o invento a ser melhor detalhado através dos desenhos anexos.
[014] A figura 1 mostra uma figura retirada do documento PI 0904784-0, representando, portanto, o estado da técnica conforme descrito anteriormente.
[015] As figuras que vão de 2 a 11 mostram a máquina e seus processos, motivos deste presente pedido de patente, das quais:
Figura 2 - ilustra a máquina de vendas automática de espetinhos. Nesta imagem ilustrativa, o operador repositor se posiciona diante da máquina e, através do uso de um aplicativo instalado em seu smartphone, identifica-se e aciona o modo de carga da máquina.
Figura 3 - ilustra um espetinho já previamente preparado e embalado a vácuo, resfriado. Sua embalagem contém uma etiqueta com um Código QR contendo todas as informações do produto. Nessa condição, do modo como é apresentado, o espetinho encontra-se pronto para ser inserido na máquina;
Figura 4 - ilustra a máquina de vendas com sua porta aberta para abastecimento de espetinhos pelo operário repositor;
Figura 5a - ilustra em detalhe ampliado o repositor segurando a embalagem de uma unidade do espetinho, aproximando e posicionando a etiqueta com o código QR no leitor de QRCode do painel de controle da máquina para reconhecimento do produto;
Figura 5b - ilustra que, após o reconhecimento do produto conforme figura anterior, o repositor é instruído a inserir o espetinho no alojamento do compartimento de acomodação indicado pelo software;
Figuras 6a, 6b e 6c - ilustram o compartimento de acomodação dos espetinhos, os quais possuem formato de caixa e tem seu interior subdividido por diversas comportas basculantes, além de adotar uma rampa curva em sua porção inferior frontal;
Figura 7 - ilustra a máquina já completamente abastecida de espetinhos, os quais foram distribuídos pelos compartimentos de acomodação segundo seu tipo, indicados pelo software. Seu detalhe ampliado A mostra o dispositivo buscador em estado de repouso;
Figura 8 - vista em sequência mostrando que o atuador de cada compartimento de acomodação foi acionado, empurrando o espetinho que ocupa o primeiro espaço inferior contra a rampa curva, até o final de seu curso, forçando o espetinho a assumir posição vertical e o qual é impedido de retornar ao encontrar o rebaixo da curva mesmo quando do retorno do atuador;
Figura 9 - ilustra um consumidor realizando a compra dos produtos na máquina através da tela touch e realizando o pagamento pelo leitor de cartão do painel de controle. O detalhe ampliado B mostra o espetinho escolhido pelo consumidor apoiado verticalmente na rampa curva de seu respectivo compartimento de acomodação;
Figura 10 - vista em sequência ilustrando o do dispositivo buscador, através de seus eixos vertical e horizontal, para pegar por sua garra o espetinho escolhido e trazê-lo para o bocal de saída do compartimento de produtos;
Figura 11 - ilustra a máquina de vendas em condição onde a garra do dispositivo buscador soltou o espetinho selecionado no bocal de saída, o qual cai por gravidade e assenta-se na gaveta de dispensa de produto. O detalhe ampliado C ilustra a garra aberta para a soltura do espetinho. O detalhe ampliado D ilustra a gaveta aberta para que o produto comprado seja retirado pelo consumidor.
Figura 2 - ilustra a máquina de vendas automática de espetinhos. Nesta imagem ilustrativa, o operador repositor se posiciona diante da máquina e, através do uso de um aplicativo instalado em seu smartphone, identifica-se e aciona o modo de carga da máquina.
Figura 3 - ilustra um espetinho já previamente preparado e embalado a vácuo, resfriado. Sua embalagem contém uma etiqueta com um Código QR contendo todas as informações do produto. Nessa condição, do modo como é apresentado, o espetinho encontra-se pronto para ser inserido na máquina;
Figura 4 - ilustra a máquina de vendas com sua porta aberta para abastecimento de espetinhos pelo operário repositor;
Figura 5a - ilustra em detalhe ampliado o repositor segurando a embalagem de uma unidade do espetinho, aproximando e posicionando a etiqueta com o código QR no leitor de QRCode do painel de controle da máquina para reconhecimento do produto;
Figura 5b - ilustra que, após o reconhecimento do produto conforme figura anterior, o repositor é instruído a inserir o espetinho no alojamento do compartimento de acomodação indicado pelo software;
Figuras 6a, 6b e 6c - ilustram o compartimento de acomodação dos espetinhos, os quais possuem formato de caixa e tem seu interior subdividido por diversas comportas basculantes, além de adotar uma rampa curva em sua porção inferior frontal;
Figura 7 - ilustra a máquina já completamente abastecida de espetinhos, os quais foram distribuídos pelos compartimentos de acomodação segundo seu tipo, indicados pelo software. Seu detalhe ampliado A mostra o dispositivo buscador em estado de repouso;
Figura 8 - vista em sequência mostrando que o atuador de cada compartimento de acomodação foi acionado, empurrando o espetinho que ocupa o primeiro espaço inferior contra a rampa curva, até o final de seu curso, forçando o espetinho a assumir posição vertical e o qual é impedido de retornar ao encontrar o rebaixo da curva mesmo quando do retorno do atuador;
Figura 9 - ilustra um consumidor realizando a compra dos produtos na máquina através da tela touch e realizando o pagamento pelo leitor de cartão do painel de controle. O detalhe ampliado B mostra o espetinho escolhido pelo consumidor apoiado verticalmente na rampa curva de seu respectivo compartimento de acomodação;
Figura 10 - vista em sequência ilustrando o do dispositivo buscador, através de seus eixos vertical e horizontal, para pegar por sua garra o espetinho escolhido e trazê-lo para o bocal de saída do compartimento de produtos;
Figura 11 - ilustra a máquina de vendas em condição onde a garra do dispositivo buscador soltou o espetinho selecionado no bocal de saída, o qual cai por gravidade e assenta-se na gaveta de dispensa de produto. O detalhe ampliado C ilustra a garra aberta para a soltura do espetinho. O detalhe ampliado D ilustra a gaveta aberta para que o produto comprado seja retirado pelo consumidor.
[016] Em conformidade com os desenhos anexos, a “MÁQUINA DE VENDAS AUTOMÁTICA COM AQUECEDORES PARA A VENDA DE ESPETINHOS PRONTOS PARA O CONSUMO”, objeto desse presente pedido de patente de invenção, define uma máquina de vendas (1) automática, de instalação em locais públicos ou privados, especialmente desenvolvida para a venda de produtos alimentícios em espetos, popularmente conhecidos como espetinhos (E) de churrasco, de tipos variados como carne bovina, carne suína, queijo, etc., já prontos para o consumo imediato.
[017] Dita máquina de vendas (1), como mostram as figuras 1 e 4, constitui-se de uma estrutura do tipo gabinete com porta frontal (2) dotada de janela translúcida (3) de vidro duplo para isolamento térmico e visualização pelo consumidor, painel de controle (4) com CLP incorporando programação lógica e software dedicado, leitor de cartões de débito/crédito e notas de dinheiro e leitor de QR Code (5). Acima deste, em posição confortável para o usuário, a porta frontal (2) incorpora uma tela do tipo “touch screen” (6) em posição vertical e três gavetas dispensadoras automáticas - uma para embalagens de molho (7a), uma para embalagens térmicas (7b) e uma para a dispensa de produtos (7c), esta última posicionada próximo à janela translúcida (3). As gavetas dispensadoras (7a, 7b e 7c) automáticas podem ser construídas para correr em trilhos, bascular ou ter seu acesso por porta frontal automática, dependendo do projeto e local onde será instalada.
[018] Internamente, o gabinete da máquina de vendas (1) adota um compartimento de produtos (8), coincidente com a janela (3) da porta frontal (2), onde serão dispostos os produtos para venda e o qual é isolado termicamente do restante do gabinete, possuindo mecanismo interno de aquecimento que poderá ser elétrico ou a gás, dependendo do projeto e do local onde será instalada a máquina (1). Este compartimento de produtos (8) adota em sua parede inferior um bocal de saída (9) coincidente com a gaveta dispensadora de produtos (7c), em sua parede traseira uma série de compartimentos de acomodação (10) de produto, dispostos em alinhamento horizontal e vertical em quantidade determinada pelo fabricante, e próximo a sua parede lateral o eixo vertical (11) de um dispositivo buscador.
[019] Cada compartimento de acomodação (10) de produtos é, preferencialmente, formado por uma caixa retangular, verticalizada, cujo interior adota uma sequência de comportas basculantes (10a) em alinhamento vertical e que estende, frontal e inferiormente, uma rampa curva (10b) de elevação dotada de rebaixo de apoio (10c) próximo ao início da curvatura. Cada compartimento de acomodação (10) trabalha com um atuador (10d) traseiro.
[020] O dispositivo buscador, por sua vez, é composto por um deslizador vertical (11a) fixado no eixo vertical (11) estendendo um eixo horizontal (11b) que, por sua vez, sustenta um deslizador horizontal (11c), este último dotado de garra elétrica (12). Os dispositivos deslizadores (11a e 11c) podem ser motores elétricos, atuadores hidráulicos ou pneumáticos, ou outro dispositivo que permita seu deslocamento através de um eixo fixo.
[021] O software dedicado é responsável por toda a automatização dos mecanismos da máquina (1) e pela interação com o aplicativo para smartphones disponibilizado, conectando a máquina (1) através da internet não somente com os donos e consumidores, mas também com as demais unidades de máquinas de vendas (1) iguais instaladas em qualquer local.
[022] Os produtos a serem comercializados pela máquina (1), ou seja, os espetinhos (E) são previamente produzidos em uma cozinha industrial, onde a matéria prima é temperada e inserida em espetos, sendo estes então pré-assados e embalados a vácuo antes de serem resfriados em temperaturas de -4°C. Suas embalagens recebem etiquetas contendo Códigos QR (Q) onde estão impressas informações para o seu rastreio e sua identificação, tais como data de fabricação, data e hora em que foi embalado, tipo de espetinho (carne de boi, carne de frango, carne suína, queijo coalho), etc.
[023] Assim constituída a máquina de vendas (1) e o formato dos produtos que esta irá receber, seu funcionamento passa a ser explicado conforme o que se segue.
[024] Estando ditos espetinhos (E) preparados e em mãos de um operário repositor (R) previamente treinado, este se posiciona à frente da máquina de vendas (1) e identifica-se através de um aplicativo instalado em seu smartphone, conforme é mostrado na figura 2, o qual comunica-se com o software dedicado de seu CLP. Feita a conexão e identificação, tendo o operário repositor (R) sido reconhecido, este poderá acionar pelo aplicativo o modo de recarga da máquina (1 ). Esta ação faz destravar a porta frontal (2) da máquina (1 ), que pode então ser aberta pelo repositor (R) para ser abastecida com os espetinhos (E) a serem vendidos. Para tanto, o repositor (R) pega cada unidade de espetinho (E) e posiciona sua etiqueta contendo o Código QR (Q) no leitor QR Code (5) do painel de controle (4), conforme mostra a figura 5a. Dessa forma o software dedicado faz o reconhecimento do Código QR (Q) daquele espetinho (E) específico e indica para o repositor (R), através da tela (6), o compartimento de acomodação (10) exato em que deverá ser inserido o referido espetinho (E), podendo ser apoiado sobre qualquer de suas comportas basculantes (10a), como mostra a figura 5b.
[025] Essa ação é repetida para todos os espetinhos (E) até que os compartimentos de acomodação (10) estejam cheios. Este método permite que o cada compartimento (10) aloje o mesmo tipo de espetinho (E) indicado pelo software para que este conheça o local exato onde se encontra o produto a ser vendido.
[026] Estando devidamente abastecida, a máquina de vendas (1) poderá ter sua porta frontal (2) fechada para que então seja acionado seu mecanismo interno de aquecimento (elétrico ou a gás) que irá aquecer todo o compartimento de produtos (8) da máquina (1) e mantê-lo a uma temperatura de aproximadamente 70°C. Assim, nessa temperatura constante, em aproximadamente 40 minutos os espetinhos (E) nos seus respectivos compartimentos de acomodação (10) são aquecidos ao ponto de consumo, mantendo-se assim até que a máquina (1) desligue.
[027] Como mostram as figuras 7 e 8, o atuador (10d) dos compartimentos de acomodação (10) são acionados automaticamente para, devido a seu alinhamento com o espaço inferior, empurrar o primeiro espetinho (E) em direção à rampa curva (10b) e percorrendo esta até que, naturalmente, encontre a posição vertical, apoiando-se no rebaixo de apoio (10c) que impede que o espetinho (E) escorregue de volta pela rampa (10b), mantendo-o na posição vertical mesmo quando do retorno do atuador (10d). Portanto, cada compartimento de acomodação (10) exibe um espetinho (E) em posição vertical a partir de sua rampa curva (10b) frontal, os quais podem ser observados por um comprador/consumidor (C) através da janela (3) de vidro duplo.
[028] Nessas condições a máquina (1) habilita a venda dos produtos, expondo propagandas, campanhas e anúncios em sua tela “touch” (6). Assim, essa diferente máquina de vendas (1) apresenta três principais apelos para ganhar a atenção dos transeuntes e possíveis consumidores (C):
- * Olfativo - através do odor de seus produtos aquecidos no interior do compartimento de produtos (8), prevalecendo o odor de carne assada em grelha;
- * Visual - através do visual diferencial da máquina (1) e seus mecanismos inovadores, através da tela (6) touchscreen que, além de expor as propagandas, é verticalizada, deixando-a similar a um smartphone e induzindo a pessoa ao seu uso e através da visualização dos produtos pela janela (3);
- * Tátil - através da já mencionada tela (6), cujo software interativo apresenta uma experiência animada e dinâmica, semelhante aos jogos de smartphones. Ainda, o software interage com um aplicativo gratuito para smartphones, disponível para download, permitindo interação, utilização de carteira virtual, bonificação e compra dos produtos.
[029] Assim sendo, o cliente consumidor (C) se aproxima da máquina (1) e, utilizando a tela touch (6) (ou, opcionalmente, a tela de seu smartphone), realiza seu pedido, ou seja, seleciona os produtos que deseja comprar, como mostra a figura 9, escolhendo o tipo de espetinho (E) e a quantidade de cada tipo, sendo então orientado a realizar o pagamento através do painel de controle (4) -em dinheiro, cartão ou através da carteira virtual no app. Durante a escolha dos produtos (ou depois em uma nova compra), o consumidor (C) poderá comprar uma ou mais embalagens para viagem e selecionar um ou mais molhos - disponíveis e indicados pela tela (6) - para acompanhar o(s) espetinho(s) (E) selecionado(s).
[030] Após o pagamento, e somente então, o software dedicado do CLP comanda o dispositivo buscador a fim de pegar o(s) produto(s) selecionado(s). Assim, conforme mostra a figura 10, de maneira simples e rápida, o deslizador vertical (11a) é comandado a subir ou baixar através do eixo vertical (11) até uma posição vertical, ou seja, até a altura onde se encontra o compartimento de acomodação (10) contendo o espetinho (E) do tipo selecionado pelo consumidor (C). Ao mesmo tempo ou em seguida, dependendo de sua programação, o deslizador horizontal (11c) é comandado a movimentar-se através do eixo horizontal (11b) até a posição horizontal onde se encontra o referido espetinho (E). Por este encontrar-se em posição vertical, a garra elétrica (12) é comandada a fechar-se, agarrando firmemente o referido espetinho (E). Desse modo, o deslizador horizontal (11c) do dispositivo buscador é movimentado até uma posição alinhada acima do bocal de saída (9) através de movimentos horizontais e verticais através dos eixos (11 e 1 1b), recebendo comando de abertura para soltar o espetinho (E) e este então cair por gravidade pelo bocal de saída (9), assentando-se na gaveta de dispensa de produtos (7c). A mesma ação é realizada para os demais espetinhos escolhidos pelo consumidor (C), se este for o caso.
[031] Por fim, quando todas as unidade de espetinhos (E) selecionadas pelo consumidor (C) encontrarem-se na gaveta de dispensa de produtos (7c), esta se abre (ou tem sua porta aberta) para que os produtos sejam retirados. Do mesmo modo, as gavetas dispensadoras de molho (7a) e de embalagens térmicas (7b) são abertas para que as unidades compradas sejam retiradas pelo consumidor (C).
[032] Por fim, como mencionado anteriormente, o software que conecta as máquinas (1) via internet entre si e com consumidores e proprietários, também é, em tempo real, responsável e capaz de:
- - Fornecer remotamente a cada dono individual ou proprietário de um grupo de máquinas (1) as informações de status de funcionamento de cada uma de suas máquinas (1), orientando-o em casos de mau-funcionamento e da necessidade de manutenção;
- - Fornecer a contagem de cada um dos itens que foram comprados, os itens restantes e seus tipos, orientando o proprietário para o processo de recarga e abastecimento dos itens na máquina (1 );
- - Quando ligada ou mesmo quando desligada a máquina (1), em estado de repouso, fornecer informações ao proprietário de: data e hora; temperatura da máquina (1); carga da máquina (1); status da rede elétrica; status da bateria; status do sistema interno de vendas e sistema operacional; status dos sensores de entrega e dispensa de produtos; status dos motores dos atuadores (10d) e dispositivo buscador.
Claims (17)
- “MÁQUINA DE VENDAS AUTOMÁTICA COM AQUECEDORES”, uma máquina de vendas (1) automática controlada por software, de instalação em locais públicos ou privados, caracterizada por ser direcionada para a venda de produtos alimentícios em espetos, ditos espetinhos (E) de churrasco, de tipos variados como carne bovina, carne suína, queijo e outros, prontos para o consumo imediato.
- “MÁQUINA DE VENDAS AUTOMÁTICA COM AQUECEDORES”, de acordo com reivindicação 1, dita máquina de vendas (1) é constituída de uma estrutura do tipo gabinete com porta frontal (2) dotada de janela translúcida (3) de vidro duplo, painel de controle (4) com CLP incorporando programação lógica e software dedicado, leitor de cartões de débito/crédito e notas de dinheiro e leitor de QR Code (5), acima do qual a porta frontal (2) incorpora uma tela do tipo “touch screen” (6) em posição vertical, caracterizada por dita porta frontal (2) incorporar ainda três gavetas dispensadoras automáticas - uma para embalagens de molho (7a), uma para embalagens térmicas (7b) e uma para a dispensa de produtos (7c), esta última posicionada abaixo da janela translúcida (3).
- “MÁQUINA DE VENDAS AUTOMÁTICA COM AQUECEDORES”, de acordo com reivindicação 1, caracterizado por internamente, o gabinete da máquina de vendas (1 ) adotar um compartimento de produtos (8), coincidente com a janela (3) da porta frontal (2), isolado termicamente do restante do gabinete.
- “MÁQUINA DE VENDAS AUTOMÁTICA COM AQUECEDORES”, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo compartimento de produtos (8) possuir mecanismo interno de aquecimento elétrico ou a gás.
- “MÁQUINA DE VENDAS AUTOMÁTICA COM AQUECEDORES”, de acordo com as reivindicações 3 e 4, este compartimento de produtos (8) adota em sua parede inferior um bocal de saída (9) coincidente com a gaveta dispensadora de produtos (7c), caracterizado por em sua parede traseira, o compartimento de produtos (8) incorporar uma série de compartimentos de acomodação (1 0) de produto, dispostos em alinhamento horizontal e vertical em quantidade pré-determinada e por incorporar, próximo a sua parede lateral, o eixo vertical (11) de um dispositivo buscador.
- “MÁQUINA DE VENDAS AUTOMÁTICA COM AQUECEDORES”, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por cada compartimento de acomodação (1 0) de produtos ser, preferencialmente, formado por uma caixa retangular, verticalizada, cujo interior adota sequência de comportas basculantes (10a) em alinhamento vertical e estender, frontal e inferiormente, uma rampa curva (10b) de elevação dotada de rebaixo de apoio (10c) e por cada compartimento de acomodação (10) trabalhar com um atuador (10d) traseiro.
- “MÁQUINA DE VENDAS AUTOMÁTICA COM AQUECEDORES”, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo dispositivo buscador ser composto por um deslizador vertical (11a) fixado no eixo vertical (11) estendendo um eixo horizontal (11b) que, por sua vez, sustenta um deslizador horizontal (11c), este último dotado de garra elétrica (12), onde ditos dispositivos deslizadores (11a e 11c) serem motores elétricos ou atuadores hidráulicos ou pneumáticos.
- “MÁQUINA DE VENDAS AUTOMÁTICA COM AQUECEDORES”, de acordo com a reivindicações 1 e 2, o software dedicado é responsável por toda a automatização dos mecanismos da máquina (1) e pela interação com o aplicativo para smartphones disponibilizado, caracterizado por conectar a máquina de vendas (1) de espetinhos (E) através da internet com os proprietários, juntamente com as demais máquinas que este possua, e com os consumidores.
- “VENDA DE ESPETINHOS PRONTOS PARA O CONSUMO”, de acordo com a máquina de vendas (1) definida nas reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8, os produtos a serem comercializados pela máquina (1), ou seja, os espetinhos (E) são previamente produzidos em cozinha industrial, onde a matéria prima é temperada e inserida em espetos, caracterizado por estes serem pré-assados e embalados a vácuo antes de serem resfriados em temperaturas de -4°C e por suas embalagens receberem etiquetas contendo Códigos QR (Q) nos quais estão impressas informações para o seu rastreio e sua identificação, tais como data de fabricação, data e hora em que foi embalado e tipo de espetinho (carne de boi, carne de frango, carne suína, queijo coalho).
- “VENDA DE ESPETINHOS PRONTOS PARA O CONSUMO”, de acordo com a máquina de vendas (1) definida nas reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 e o produto a ser vendido definido na reivindicação 9, no local onde foi instalada a máquina (1 ) um operário repositor (R) previamente treinado se posiciona à frente da máquina de vendas (1) e identifica-se através de um aplicativo instalado em seu smartphone, o qual comunica-se com o software dedicado de seu CLP, caracterizado por após reconhecimento acionar pelo aplicativo o modo de recarga da máquina (1), e esta ação destravar a porta frontal (2) para ser aberta pelo repositor (R) para abastecimento dos espetinhos (E) a serem vendidos.
- “VENDA DE ESPETINHOS PRONTOS PARA O CONSUMO”, de acordo com reivindicação 10, caracterizados por cada unidade de espetinho (E) ser posiciona com sua etiqueta contendo o Código QR (Q) no leitor QR Code (5) do painel de controle (4) da máquina (1) para o software dedicado realizar o reconhecimento do Código QR (Q) do referido espetinho (E), indicando ao repositor (R) o compartimento de acomodação (10) exato em que deverá ser inserido o referido espetinho (E).
- “VENDA DE ESPETINHOS PRONTOS PARA O CONSUMO”, de acordo com reivindicações 10 e 11, estando devidamente abastecida, a máquina de vendas (1) tem sua porta frontal (2) fechada e acionado seu mecanismo interno de aquecimento (elétrico ou a gás), caracterizado por este último aquecer todo o compartimento de produtos (8) da máquina (1), mantendo-o a uma temperatura de aproximadamente 70°C constante, degelando os espetinhos (E) nos seus respectivos compartimentos de acomodação (10) e aquecendo-os ao ponto de consumo.
- “VENDA DE ESPETINHOS PRONTOS PARA O CONSUMO”, de acordo com reivindicação 1 2, após aquecido o compartimento de produtos (8), caracterizado pelo atuador (10d) de cada compartimento de acomodação (1 0) ser acionado automaticamente, empurrando o primeiro espetinho (E) inferior em direção à rampa curva (1 0b) até que este encontre a posição vertical, mantido nesta posição ao encontrar o rebaixo de apoio (10c).
- “VENDA DE ESPETINHOS PRONTOS PARA O CONSUMO”, de acordo com reivindicações 12 e 13, o cliente consumidor (C) se aproxima da máquina (1) e, utilizando a tela touch (6) (ou, opcionalmente, a tela de seu smartphone), realiza seu pedido, selecionando os produtos que deseja comprar, realizando o pagamento através do painel de controle (4) ou através da carteira virtual no app, caracterizado por durante a escolha dos produtos o consumidor (C) poder comprar uma ou mais embalagens para viagem e um ou mais molhos disponíveis e indicados pela tela (6).
- “VENDA DE ESPETINHOS PRONTOS PARA O CONSUMO”, de acordo com reivindicação 14, caracterizado por após o pagamento dos produtos selecionados o software dedicado do CLP comandar o dispositivo buscador, onde o deslizador vertical (11a) sobe ou baixa através do eixo vertical (11) até a altura onde se encontra o compartimento de acomodação (10) contendo o espetinho (E) do tipo selecionado pelo consumidor (C) e onde o deslizador horizontal (11c) movimenta-se através do eixo horizontal (11b) até a posição onde se encontra o referido espetinho (E), quando então a garra elétrica (12) fecha-se, agarrando o referido espetinho (E) para então o deslizador horizontal (11c) do dispositivo buscador ser movimentado até uma posição alinhada acima do bocal de saída (9) através de movimentos horizontais e verticais pelos eixos (11 e 11b), abrindo a garra elétrica (12) e soltarndo o espetinho (E) que então cair por gravidade pelo bocal de saída (9), assentando-se na gaveta de dispensa de produtos (7c).
- “VENDA DE ESPETINHOS PRONTOS PARA O CONSUMO”, de acordo com reivindicação 15, caracterizado por quando todas as unidade de espetinhos (E) selecionadas pelo consumidor (C) encontrarem-se na gaveta de dispensa de produtos (7c), esta abrir de forma automática, expondo os produtos para retirada, e por, do mesmo modo, as gavetas dispensadoras de molho (7a) e de embalagens térmicas (7b) serem abertas para a retirada das unidades de embalagem e molho compradas.
- “VENDA DE ESPETINHOS PRONTOS PARA O CONSUMO”, de acordo com quaisquer das reivindicações anteriores, caracterizado pelo software que conecta as máquinas (1 ) via internet entre si e com consumidores e proprietários, em tempo real, ser responsável e capaz de: - fornecer remotamente a cada dono individual ou proprietário de um grupo de máquinas (1) as informações de status de funcionamento de cada uma de suas máquinas (1), orientando-o em casos de mau-funcionamento e da necessidade de manutenção; - fornecer a contagem de cada um dos itens que foram comprados, dos itens restantes e de seus tipos, orientando o proprietário para o processo de recarga e abastecimento dos itens na máquina (1); - quando ligada ou mesmo quando desligada a máquina (1), em estado de repouso, fornecer informações ao proprietário de data e hora, temperatura da máquina (1), carga da máquina (1), status da rede elétrica, status da bateria, status do sistema interno de vendas e sistema operacional, status dos sensores de entrega e dispensa de produtos e status dos motores dos atuadores (10d) e dispositivo buscador.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102019017595-8A BR102019017595A2 (pt) | 2019-08-23 | 2019-08-23 | Máquina de vendas automática com aquecedores para a venda de espetinhos prontos para o consumo |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102019017595-8A BR102019017595A2 (pt) | 2019-08-23 | 2019-08-23 | Máquina de vendas automática com aquecedores para a venda de espetinhos prontos para o consumo |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102019017595A2 true BR102019017595A2 (pt) | 2021-03-09 |
Family
ID=75237080
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102019017595-8A BR102019017595A2 (pt) | 2019-08-23 | 2019-08-23 | Máquina de vendas automática com aquecedores para a venda de espetinhos prontos para o consumo |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BR102019017595A2 (pt) |
-
2019
- 2019-08-23 BR BR102019017595-8A patent/BR102019017595A2/pt not_active IP Right Cessation
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
JP4922541B2 (ja) | カートリッジを装填した装置を使った集中管理式自動販売機 | |
JPH06504392A (ja) | 食物自動販売装置 | |
CN102804235B (zh) | 自动售货机 | |
CN107424298B (zh) | 售货机 | |
RU2583355C2 (ru) | Устройство для выдачи продукта | |
KR101021585B1 (ko) | 멀티 농축산물 자동판매기 및 그 제어방법 | |
CN105894665A (zh) | 自动售餐机 | |
KR200466229Y1 (ko) | 다기능 복합 자동판매기 | |
CN104123789A (zh) | 一种自动售货机 | |
JP2023551525A (ja) | 非接触製品分配システム及び方法 | |
KR101909883B1 (ko) | 냉장육 및 냉동육 자동판매기 | |
BR112012023432B1 (pt) | módulo de venda de produto automático | |
CN105101849A (zh) | 定制包装中心和用于该定制包装中心中的包装 | |
US9533823B2 (en) | Method and apparatus for vending clothes | |
BR102019017595A2 (pt) | Máquina de vendas automática com aquecedores para a venda de espetinhos prontos para o consumo | |
JP6712468B2 (ja) | 商品収納装置 | |
CN208580458U (zh) | 一种升降传送式无人售货机 | |
CN106652184A (zh) | 一种基于商品销售的客户管理系统 | |
WO2004075125A1 (en) | Hot food distributor | |
KR20170120368A (ko) | 서비스 게임기와 연동하는 자판기 및 그 운영 시스템 | |
CN206312285U (zh) | 一种基于商品销售的客户管理系统 | |
US20230351837A1 (en) | Bread vending machine with on-the-spot toasting | |
KR20200072975A (ko) | 안전 포장육 배출서랍을 갖는 포장육 자동판매기 | |
KR102565602B1 (ko) | 이중 도어 구조를 갖는 냉장 자동 판매장치 | |
CN103477371B (zh) | 售货机 |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B08F | Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE. |
|
B08K | Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette] |
Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2697 DE 13-09-2022 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013. |