BR102019009487A2 - essências, perfumes e colônias naturais obtidos a partir do endocarpo do fruto, da polpa ou do mel de cacau - Google Patents

essências, perfumes e colônias naturais obtidos a partir do endocarpo do fruto, da polpa ou do mel de cacau Download PDF

Info

Publication number
BR102019009487A2
BR102019009487A2 BR102019009487-7A BR102019009487A BR102019009487A2 BR 102019009487 A2 BR102019009487 A2 BR 102019009487A2 BR 102019009487 A BR102019009487 A BR 102019009487A BR 102019009487 A2 BR102019009487 A2 BR 102019009487A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cocoa
essences
colonies
pulp
distillation
Prior art date
Application number
BR102019009487-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Albertus Eskes
Original Assignee
Albertus Eskes
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Albertus Eskes filed Critical Albertus Eskes
Priority to BR102019009487-7A priority Critical patent/BR102019009487A2/pt
Publication of BR102019009487A2 publication Critical patent/BR102019009487A2/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11BPRODUCING, e.g. BY PRESSING RAW MATERIALS OR BY EXTRACTION FROM WASTE MATERIALS, REFINING OR PRESERVING FATS, FATTY SUBSTANCES, e.g. LANOLIN, FATTY OILS OR WAXES; ESSENTIAL OILS; PERFUMES
    • C11B9/00Essential oils; Perfumes

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Fats And Perfumes (AREA)

Abstract

Esta invenção constitui um método para extrair substancias aromáticas do endocarpo do fruto de cacau, da polpa de cacau e/o do mel de cacau para a fabricação de "Essências ou Extratos”, de "Perfumes”, de "Colônias” e de "Aguas de Toalete” naturais do cacau. Estas fragrâncias contêm aromas (cheiros) e/ou sabores de frutas naturalmente produzidas pelo endocarpo e pela polpa do cacau. A extração destas substâncias pode ser feito diretamente com álcool no caso do endocarpo dos frutos para produção de colônias e de aguas de toalete. O extrato do endocarpo, do mel e da polpa do cacau pode ser destilado para a fabricação de essências, perfumes, colônias e aguas de toalete. Esta invenção constitui a obtenção de produtos aromáticos com origem completamente nova para o mercado de perfumaria. Ela constitui um potencial grande de diversificação e de aumento de renda para os produtores de cacau. As reivindicações caracterizem este patente como de um "Produto por um Processo”.

Description

ESSÊNCIAS, PERFUMES E COLÔNIAS NATURAIS OBTIDOS A PARTIR DO ENDOCARPO DO FRUTO, DA POLPA OU DO MEL DE CACAU Campo da Invenção
[001] Sinônimos para perfumes são "Essências”, "Aromas”, "Cheiros”, "Odores”, "Olores”, "Balsamos” ou "Fragrâncias”, entre outros, e para Colônias "Perfumes”, "Desodorantes”, "Essências” e "Aguas de Toalete”, entre outros.
[002] Os principais tipos de perfume e de colônias com uma única essência são "floral”. "madeira”, "frutada” e "animal”. Os principais grupos de perfumes e colônias para mulheres são "floral”, "oriental”, "citros” e "chipre”, e para homens "aromático”, "madeira” "oriental”, "citros” e "floral”.
[003] Essências naturais podem ser obtidas por extração e/ou destilação de flores, frutas, raízes e folhas. A essência é então diluída com agua/ou álcool para obter perfumes ou colônias. Nos ilustramos o estado geral da arte da perfumaria com três exemplos de como preparar uma essência, um perfume e uma colônia.
Exemplo A.
[004] Este exemplo está relacionado à extração e à destilação de essências de folhas de um tempero, por exemplo hortelã. As folhas secas são colocadas num recipiente fechado adaptado para fins de destilação e cobertas com agua. Depois 24 horas o recipiente e o seu conteúdo são aquecidos até a formação de vapor. O vapor é condensado num condensador, por exemplo um tubo de cobre que passa por agua fria. A agua condensada contém a essência o que pode ser visto na garrafa receptor como um óleo sobrenadante. Depois de algumas horas a destilação é terminada e a essência é recuperada por um aparelho que separa líquidos. A essência pode então ser usado para fazer perfumes e colônias.
Exemplo B
[005] Esta formula de fazer perfume contém os seguintes ingredientes: 1. Álcool de cereais 600 ml, 2. Essência 250 ml, 3. Propileno glicol 70 ml, 4. Fixador 15 ml, e 5. Agua deionizada 250 ml. A preparação deste perfume requer os seguintes passos: 1. Colocar a essência num frasco, 2. Adicionar o propileno glicol e o fixador e misturar bem, 3. Adicionar os outros ingredientes, 4. Deixe o perfume madurecer numa geladeira por sete dias, e 5. Filtrar o conteúdo, e o perfume está pronto.
Exemplo C
[006] Esta formula de uma colônia contém 800 ml de álcool de cereais, 40 ml de essência, 10ml de fixador, 30 ml de glicerina e 140 ml de agua deionizada. A preparação requer os passos seguintes: 1. Coloca a essência num frasco, 2. Adicione a glicerina e o fixador, 3. Adicione o álcool e mistura bem, 4. Adiciona a agua deionizada, 5. Coloca o frasco na geladeira por uma semana, e 6. Passa o conteúdo do frasco por um papel filtro e a colônia esta pronto.
Fundamentos da Invenção
[007] Quando maduros os frutos de cacau podem produzir substâncias aromáticas que são perceptíveis pelo olfato quando os frutos são abertos com um facão ou com outros métodos. Estas substâncias se encontram em frutos de muitas variedades de cacau. Elas lembram os aromas de "rosa”, "lírio”, "jasmim”, "baunilha”, "menta”, "floral”, "floral pesado”, "canela”, "manjericão”, "ervas”, "fermento”, "malte”, "amargor” ou "hortelã”. Todas elas, menos o jasmim, foram descobertas faz poucos anos na variedade nativa chamada "Chuncho” em Cusco, Peru (Eskes et al., 2018*).
[008] Também foram descobertos 28 diferentes sabores em polpas de Chuncho lembrando na sua maioria diferentes sabores de frutas conhecidas. São estes sabores: ‘graviola’, ‘citros’, ‘mexerica’, ‘tangelo’, ‘uva’, ‘sabor frutada’, ‘banana’ (5 variedades), ‘pinha’, ‘ingá’, ‘jambo’, ‘maçã verde’, ‘manga’, ‘fruta de conde’, ‘goiaba’, ‘oxicoco’ (cranberry), ‘nozes’, ‘maçã seca’, ‘jaca’, ‘fruta madura vermelho’, ‘passas’, ‘fruta fresca vermelho’, ‘fruta madura amarela’, ‘mel’ e ‘malte’ (Eskes et al., em Prensa*). A possibilidade existe que ainda outros sabores ou substancias aromáticas serão descobertas em diferentes variedades de cacau em países diferentes.
[009] Os tecidos que produzem as substâncias aromáticas e os sabores são a polpa de cacau e o endocarpo dos frutos de cacau. Ao abrir o fruto o aroma (cheiro) é percebido mais forte no endocarpo do fruto, ou seja, na capsula da fruta de cacau madura vazia. Porém, a polpa das sementes de cacau contém também substancias aromáticas como fica evidente ao cheirar o mel de cacau, obtido por uma prensa de cacau, e a própria polpa de cacau, obtido por uma despolpadora.
[010] Os sabores e aromas da fruta fresca de cacau são ainda encontrados nas sementes de cacau como pode ser percebido ao consumir amêndoas secas depois da fermentação e da secagem das mesmas. Estas sabores e aromas tem expressão mais forte si foram fermentados por um método acelerado com duração da fermentação de 2 à 4 dias em vez de 6-7 dias com a fermentação tradicional. Si as amêndoas são processadas adequadamente os sabores e aromas da fruta fresca de cacau são integrados nos licores e nos chocolates que podem expressar sabores frutados e aromas com diferentes intensidades.
[011] A invenção objeto do atual pedido de patente está relacionada à extração de substâncias aromáticas (cheiros) dos tecidos da fruta fresca de cacau descritas em cima primeiramente para à fabricação diretamente de "Colônias de Cacau” a partir do endocarpo do cacau. Com o método de extração e destilação de polpas e do mel de cacau será possível obter "Essências de Cacau” para fazer "Perfumes” ou "Colônias” de cacau contendo fragrâncias à base de cheiros e/ou sabores da fruta fresca do cacau.
[012] A presente invenção é nova porque somos os primeiros à propor o uso de tecidos de cacau para obter essências, perfumes e/ou colônias. A nossa invenção é uma aplicação nova de metodologias usadas para extrair essências de outras espécies de plantas como, por exemplo, plantes de flor e ervas aromáticas, para fazer perfumes e colônias à partir de tecidos destas plantas (veja Exemplo A).
Descrição do método
[013] Aqui estamos descrevendo dois métodos que sirvam para obter essências, perfumes e colônias de cacau.
Exemplo 1. Extração de colônia de cacau a partir do endocarpo dos frutos
[014] Os inventores lograram extrair colônias de cacau à partir de capsulas de frutas maduras vazias durante a operação da quebra do cacau. Álcool à 99% é introduzido nas capsulas vazias aonde fica de 3 à 6 segundos, antes de passar o álcool para a próxima capsula, tempo suficiente para que o álcool absorbe as fragrâncias do endocarpo das capsulas. Foram obtidos dois tipos de fragrância: "jasmim” à partir da variedade Amelonado, e "rosa” à partir da variedade SJ02. Três por cento de galaxolide, um fixador de perfume, foi adicionado ao extrato para aumentar a durabilidade da fragrância. As duas colônias preparadas de esta maneira foram aplicadas na pele humana que, em seguida, mostrou cheiro de jasmim e de rosa com duração maior de 12 horas.
Exemplo 2. Extração de perfume de cacau por extração de mel de cacau.
[015] Os inventores preveem a obtenção de essências, de perfumes e de colônias a partir de sucos de polpas (mel de cacau) obtidas pelo processo de escorrimento espontâneo durante uma noite de uma massa de sementes de cacau fresco com a sua polpa ou utilizando um aparelho de presar (prensa) as sementes frescas de cacau. Como alternativo é possível usar uma despolpadora para a obtenção de polpas úmidas contendo mel de cacau. A extração de essências a partir de mel e/ou de polpas de cacau é possível utilizando métodos existentes de extração de essências ou de perfumes a partir de tecidos úmidos de plantas. Isto pode ser realizado, primeiramente, pela destilação do mel e da polpa capturando as essências em aceite puro e no hidrolato dentro do frasco receptor de líquidos condensados do aparelho de destilação. Em segundo lugar, isto pode ser realizado pela adição de 99% álcool ao mel e/ou à polpa do fruto fresco de cacau seguido pela destilação sem ou com captura do perfume em óleos essenciais e dentro do hidrolato num aparelho de destilação. Em terceiro lugar isto pode ser feito pela adição de óleo puro aos sucos de polpas seguido pela destilação da mistura e a captura do óleo essencial e do hidrolato no recipiente de destilação. Depois a extração perfumes e colônias serão feitas pelas tecnologias comuns de perfumaria (veja em cima).
Abrangência do pedido do patente
[016] A abrangência deste pedido de patente inclui o setor produtivo de cacau (pequenas e grandes fazendas, cooperativas) que pode estar implicado na obtenção de colônias e aguas de toalete a partir de extrações alcoólicas de tecidos aromáticos do cacau, com potencial grande especificamente para a extração do endocarpo dos frutos de cacau. O método desta invenção oferece possibilidades para que os produtores estabeleçam unidades de perfumaria nas suas propriedades que permitam a destilação, a purificação e a produção de perfumes, colônias e aguas de toalete com aromas e sabores dos tecidos de cacau.
[017] O método desta invenção implicará também o setor existente de perfumarias, trabalhando em colaboração e em complemento do setor produtivo do cacau, e o setor de comercio de compras e vendas de perfumes, incluindo negociantes, importadores e exportadores de perfumes.
[018] Os perfumes, colônias e aguas de toalete à base de tecidos de cacau representam produtos completamente novos não existindo no mercado dos produtos de cacau na data do pedido deste patente.
*EskesA.B., C. A.C. Rodriguez, D. Condori, E. Seguine, L. F. Garcia Carrion e P. Lachenaud. 2018. Large Diversity for Fine-Flavor Traits Unveiled in Cacao (Theobroma cacao L.) with Special Attention to the Native Chuncho Variety in Cusco, Peru. Agrotropica 30: 157-174

Claims (12)

  1. Colônias ou aguas de toalete caracterizadas por terem sido extraídas diretamente com álcool de tecidos do cacau contendo aromas (cheiros) e/ou sabores, ou seja, o endocarpo do fruto do cacau, o mel (suco da polpa fresca de cacau) e a polpa de cacau.
  2. Essências caracterizadas por terem sido produzidas pela destilação direta de extratos alcoólicos contendo aromas (cheiros) e/ou sabores de cacau, obtidos conforme a reivindicação 1, e seguido pela captura de óleos essências no recipiente de destilação e de colônias e de aguas de toalete no hidrolato.
  3. Essências caracterizadas por terem sido produzidas pela destilação direto de tecidos aromáticos do cacau, ou seja o mel e a polpa de cacau contendo aromas (cheiros) e/ou sabores, seguido pela captura de óleos essências no recipiente de destilação e de colônias e de aguas de toalete no hidrolato.
  4. Essências caracterizadas por terem sido produzidas pela destilação de tecidos aromáticos do cacau, contendo aromas (cheiros) e/ou sabores, misturados com álcool, e seguido pela destilação do tecido e pela captura de óleos essências no recipiente de destilação e de colônias e de aguas de toalete no hidrolato.
  5. Essências caracterizadas por terem sido produzidas pela destilação de tecidos aromáticos de cacau, contendo aromas (cheiros) e/ou sabores produzidos pelo cacau, misturados com óleo puro seguido pela captura de óleos essências no recipiente de destilação e de colônias e de aguas de toalete no hidrolato.
  6. Perfumes, colônias e aguas de toalete caracterizadas por terem sido fabricadas à partir de essências e de hidrolatos obtidas conforme as reivindicações 2 à 5.
  7. Colônias e aguas de toalete caracterizadas por terem sido obtidas segundo as reivindicações 2 à 5 e para qual as essências usadas na sua fabricação foram a partir de sucos da polpa de cacau (mel de cacau) obtidos pelo escorrimento natural de uma massa de sementes de cacau fresco.
  8. Colônias e aguas de toalete caracterizadas por terem sido obtidas segundo as reivindicações 2 à 5 e para qual as essências usadas na sua fabricação foram extraídos de sucos da polpa de cacau (mel de cacau) obtidos com uma prensa de sementes frescas de cacau.
  9. Colônias e aguas de toalete caracterizadas por terem sido obtidas segundo as reivindicações 2 à 5 e para qual as essências usadas na sua fabricação foram extraídos de polpas de cacau obtidas com uma despolpadora de sementes frescas de cacau.
  10. Perfumes de cacau finalizados caracterizados por terem sido obtidas a partir de essências naturais de cacau, como indicado nos reivindicações 2 à 6 e que contém, por exemplo, álcool de cereais, essência de cacau, propileno glicol, fixador e agua deionizada.
  11. Colônias e de aguas de toalete de cacau finalizadas caracterizadas por terem sido obtidas a partir de essências naturais de cacau, como indicado nos reivindicações 2 a 7, e que contém, por exemplo, álcool de cereais, essência de cacau, glicerina, um fixador e agua deionizada.
  12. Colônias e aguas de toalete de cacau finalizadas caracterizadas por terem sido obtidas como indicado na reivindicação 1 à partir do endocarpo de cacau e que contém, além do extrato direto da fragrância de cacau, capturado em álcool 99%, por exemplo, um fixador e glicerina.
BR102019009487-7A 2019-05-09 2019-05-09 essências, perfumes e colônias naturais obtidos a partir do endocarpo do fruto, da polpa ou do mel de cacau BR102019009487A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019009487-7A BR102019009487A2 (pt) 2019-05-09 2019-05-09 essências, perfumes e colônias naturais obtidos a partir do endocarpo do fruto, da polpa ou do mel de cacau

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019009487-7A BR102019009487A2 (pt) 2019-05-09 2019-05-09 essências, perfumes e colônias naturais obtidos a partir do endocarpo do fruto, da polpa ou do mel de cacau

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102019009487A2 true BR102019009487A2 (pt) 2020-11-17

Family

ID=73419165

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102019009487-7A BR102019009487A2 (pt) 2019-05-09 2019-05-09 essências, perfumes e colônias naturais obtidos a partir do endocarpo do fruto, da polpa ou do mel de cacau

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102019009487A2 (pt)

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN112841712A (zh) * 2021-02-07 2021-05-28 无锡华叶生物科技有限公司 一种烟用无花果分离物的制备方法
WO2023215958A1 (pt) * 2022-05-10 2023-11-16 Cacaus Biocosméticos Ltda Formulações cosméticas de mel de cacau para aplicações em pele e cabelo

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN112841712A (zh) * 2021-02-07 2021-05-28 无锡华叶生物科技有限公司 一种烟用无花果分离物的制备方法
WO2023215958A1 (pt) * 2022-05-10 2023-11-16 Cacaus Biocosméticos Ltda Formulações cosméticas de mel de cacau para aplicações em pele e cabelo

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Schmidt Production of essential oils
Arctander Perfume and flavor materials of natural origin
Guo et al. Changes of volatile compounds and odor profiles in Wuyi rock tea during processing
CN104862174B (zh) 一种高档红枣白兰地的生产工艺
Bellincontro et al. Management of postharvest grape withering to optimise the aroma of the final wine: A case study on Amarone
CN115216363B (zh) 一种增加卷烟香气及提高烟气品质的香精配方
BR102019009487A2 (pt) essências, perfumes e colônias naturais obtidos a partir do endocarpo do fruto, da polpa ou do mel de cacau
JP2002125653A (ja) 新規な蒸留酒とその製造法
CN110419711A (zh) 一种蓝莓香精及其制作方法
CN106167739B (zh) 一种含做青茶的提取物的微胶囊、其制备方法和用途
CN107637858A (zh) 一种改进水提醇沉法提取的植物致香物及提取方法和应用
US9434908B2 (en) Method for extracting an odorous extract by an alternative solvent to conventional solvents
Devi et al. Essential oil: its economic aspect, extraction, importance, uses, hazards and quality
CN106349020B (zh) 一种薄荷脑的提取方法
CN114774199B (zh) 一种天然香料的提取方法
Wesolowska et al. Influence of distillation time on the content and composition of essential oil isolated from lavender (Lavandula angustifolia Mill.)
CN107406801B (zh) 重现无花果香气的香料组合物
Dowthwaite et al. Vetiver: Perfumer’s liquid gold
JP2020162604A (ja) 柑橘飲料、容器詰柑橘飲料、及び柑橘飲料の製造方法
CN111269752A (zh) 香精、卷烟叶组配方及它们的应用
Iancu Comparative analysis of the aromatic, sensory profile of the elder flower (Sambucus nigra) compote, an innovative product, with beverages of “elder flower juice” type
Lee Flavor and aroma substances
Narain Volatile compounds in date palm fruit
Tyrrell Advances in natural flavors and materials
BR102015021652A2 (pt) perfume de cajú feito a partir da extração do óleo essencial do caju e frasco exclusivo

Legal Events

Date Code Title Description
B15G Petition not considered as such [chapter 15.7 patent gazette]

Free format text: NAO CONHECIDAS AS PETICOES NO 870190064200 DE 09/07/2019 E 870190064453 DE 09/07/2019 EM VIRTUDE DO DISPOSTO NO ART. 219, INCISO II DA LPI.

B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08E Application fees: payment of additional fee required [chapter 8.5 patent gazette]

Free format text: COMPLEMENTAR A RETRIBUICAO DA(S) 3A ANUIDADE(S), DE ACORDO COM TABELA VIGENTE, REFERENTE A(S) GUIA(S) DE RECOLHIMENTO 29409161941730697.

B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B08H Application fees: decision cancelled [chapter 8.8 patent gazette]

Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 8.5 NA RPI NO 2690 DE 26/07/2022 POR TER SIDO INDEVIDA, UMA VEZ QUE A 3A ANUIDADE FOI RESTAURADA CORRETAMENTE EM 15/08/2022, ATRAVES DO PROTOCOLO 800220281614 DE 15/08/2022.

B04C Request for examination: application reinstated [chapter 4.3 patent gazette]