BR102019006803B1 - Aparelho e método para transportar artigos similares a hastes da indústria de tabaco - Google Patents

Aparelho e método para transportar artigos similares a hastes da indústria de tabaco Download PDF

Info

Publication number
BR102019006803B1
BR102019006803B1 BR102019006803-5A BR102019006803A BR102019006803B1 BR 102019006803 B1 BR102019006803 B1 BR 102019006803B1 BR 102019006803 A BR102019006803 A BR 102019006803A BR 102019006803 B1 BR102019006803 B1 BR 102019006803B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
article
rod
area
receiving
arm
Prior art date
Application number
BR102019006803-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102019006803A2 (pt
Inventor
Andrzej Lisowski
Marcin Mamerski
Original Assignee
International Tobacco Machinery Poland Sp. Z O.O.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from EP18165763.6A external-priority patent/EP3549458B1/en
Application filed by International Tobacco Machinery Poland Sp. Z O.O. filed Critical International Tobacco Machinery Poland Sp. Z O.O.
Publication of BR102019006803A2 publication Critical patent/BR102019006803A2/pt
Publication of BR102019006803B1 publication Critical patent/BR102019006803B1/pt

Links

Abstract

O objetivo da invenção é um aparelho para transportar artigos similares a hastes da indústria de tabaco compreendendo um aparelho adaptado para alimentar um artigo para uma área de recepção de uma unidade de transferência, com linguetas se movendo em trajetória circular, adaptadas para transportar o artigo do aparelho alimentador para o aparelho receptor. As linguetas são ligadas rotacionalmente em relação a um disco e atuam por meio de um mecanismo de acionamento que movimenta a lingueta passando pela área para receber o artigo a partir do aparelho alimentador e a área para transferir o artigo para o aparelho receptor. O aparelho receptor é adaptado para transportar os artigos um após o outro e é caracterizado pelo fato de o mecanismo de acionamento ser adaptado tal que a lingueta reduza a velocidade para receber o artigo a partir do aparelho alimentador para o aparelho transferidor e aumente a velocidade a partir do aparelho alimentador para o aparelho receptor. O objetivo da invenção também é um método para transportar, por meio de um aparelho, um artigo de uma área de recepção para uma área de transferência.

Description

[001] O objetivo da invenção é um método e um aparelho para transportar artigos similares a hastes da indústria de tabaco.
[002] Nas máquinas da indústria de tabaco, vários tipos de artigos similares a hastes tais como cigarros sem filtro, cigarros com filtro, cigarrilhas, hastes de filtro produzidas de um tipo de material, hastes de filtro multissegmento, charutos, etc. são fabricados. Os artigos similares a hastes podem ser transferidos em um fluxo mássico no qual a posição recíproca dos artigos sendo transferidos é randômica e variável, entretanto, uma parte das máquinas requer a transferência de artigos similares a hastes em correntes de artigos individuais nas quais a posição de artigos vizinhos um em relação ao outro é definida. É possível transferir os artigos similares a hastes sucessivamente um após o outro tal que os eixos geométricos dos artigos similares a hastes sejam paralelos à direção de transferência, o que significa que os artigos são transferidos axialmente. É possível transferir os artigos um após o outro tal que os eixos geométricos dos artigos fiquem situados transversalmente à direção de transporte, os eixos geométricos dos artigos ficando situados paralelos entre si.
[003] Hastes de filtro multissegmento são um exemplo de um artigo similar a haste que é composto de uma pluralidade de artigos similares a hastes. As hastes de filtro multissegmento consistem de segmentos produzidos de várias espécies de materiais de filtro. Antes de fabricar hastes multissegmento, as hastes de filtro contendo um material de filtro de uma espécie são cortadas em uma pluralidade de segmentos curtos de filtro. Os segmentos de filtro produzidos de diferentes materiais são colocados em uma ordem apropriada mantendo distâncias definidas entre os segmentos para ultimamente fabricar hastes multissegmento em operações sucessivas, enquanto em uma haste acabada os segmentos podem se tocar ou pode haver distâncias deixadas entre os segmentos. Um aparelho para a fabricação de hastes de filtro multissegmento é conhecido a partir da patente EP2230951B1, sendo que naquele aparelho várias correntes de artigos similares a hastes com diferentes configurações podem ser indicadas. As hastes feitas de um material de filtro de uma espécie são cortadas em segmentos que são transportados na forma de uma primeira corrente na qual os segmentos se movem axialmente um após o outro. Os segmentos são alimentados um a um a partir da corrente por meio de um came separador para um aparelho transferidor compreendendo uma roda de transferência provida com linguetas que transfere os segmentos para um transportador de correia. Uma unidade formadora de corrente de segmentos junto com o came separador projetado para separar segmentos individuais constituem um aparelho alimentador projetado para alimentar os segmentos para o aparelho transferidor, considerando que a configuração da corrente a partir da qual o came separador puxa para fora os segmentos, um por vez, é tal que os segmentos se movam coaxialmente um após o outro e permaneçam em contato entre si. Os segmentos são transferidos para baixo por meio de um disco de transferência com linguetas sobre o transportador de correia que, na área de recepção de segmentos, tem seção transversal com formato de U. O transportador de correia constitui um aparelho receptor sobre o qual uma segunda corrente de segmentos com uma configuração diferente da primeira corrente é formada. A configuração da corrente sobre o transportador de correia é tal que os segmentos se movam coaxialmente em distâncias. A patente EP2230951B1 divulgou um disco de transferência de um aparelho transferidor no qual as linguetas são arranjadas uniformemente e são usadas para colocar os segmentos a distâncias iguais sobre o transportador de correia.
[004] Os segmentos são transferidos da primeira corrente de segmentos uniformemente para um lugar a partir do qual eles são tomados por uma lingueta do disco de transferência. Um problema ocorre no caso de um aumento na eficiência da máquina quando existe uma necessidade de aumentar a velocidade de movimento dos segmentos no transportador de correia. O disco de transferência é projetado de um modo tal que as linguetas tenham a mesma velocidade, então com a velocidade de recepção aumentando também a velocidade com a qual os segmentos são atingidos e tomados após alimentados pelo came separador está aumentando. A velocidade crescente com a qual um segmento é atingido pode causar dano aos segmentos, o que reduz a qualidade dos segmentos fabricados. Altas acelerações podem causar o deslocamento de componentes de segmento ou deslizamento para fora de conteúdos de segmento a partir do material envoltório. Adicionalmente, no caso de alimentação de segmentos muito curtos, uma alta aceleração momentânea pode causar um movimento descontrolado de tal segmento curto. Como um resultado, segmentos curtos podem ser transferidos e colocados sobre o transportador de correia em uma posição descontrolada, em consequência da qual uma haste defeituosa será fabricada. O sistema de controle deve detectar tal haste e ela deve ser rejeitada da produção. Entretanto, uma parte das hastes com segmentos virados não é detectada e pontas de filtro defeituosas feitas delas são ligadas a cigarros. Por outro lado, quaisquer deformações de segmentos individuais podem causar as deformações de hastes multissegmento completas. Tais cigarros defeituosos podem chegar a clientes.
[005] Esta invenção resolve o problema de desenvolver um aparelho transportador para transportar artigos similares a hastes que eliminará o risco de fabricação de hastes defeituosas.
[006] O objetivo da invenção é um aparelho para transportar artigos similares a hastes da indústria de tabaco compreendendo um aparelho alimentador adaptado para alimentar artigo similar a haste para uma área de recepção de uma unidade de transferência, a unidade de transferência tendo linguetas se movendo em uma trajetória circular, adaptada para transportar o artigo similar a haste do aparelho alimentador até um aparelho receptor, a lingueta sendo ligada rotativamente em relação a um disco girável e atuada por meio de um mecanismo de acionamento, a trajetória de movimento da lingueta passando pela área para receber o artigo similar a haste a partir do aparelho alimentador e uma área para transferir o artigo similar a haste para o aparelho receptor, e o aparelho receptor sendo adaptado para transportar os artigos similares a hastes axialmente um após o outro. O aparelho de acordo com a invenção é caracterizado pelo fato de o mecanismo de acionamento ser adaptado tal que a lingueta reduza a velocidade em pelo menos uma parte da trajetória de movimento antes da área e/ou na área para receber o artigo similar a haste a partir do aparelho alimentador para o aparelho transferidor, e aumentar a velocidade em pelo menos uma parte da trajetória de movimento entre a área para receber o artigo similar a haste a partir do aparelho alimentador e a área para transferir o artigo similar a haste para o aparelho receptor.
[007] O aparelho de acordo com a invenção é adicionalmente caracterizado pelo fato de o mecanismo de acionamento ser adicionalmente adaptado tal que a lingueta aumente a velocidade em uma parte da trajetória de movimento entre a área para transferir o artigo similar a haste para o aparelho receptor e a área para receber o artigo similar a haste a partir do aparelho alimentador.
[008] O aparelho de acordo com a invenção é adicionalmente caracterizado pelo fato de o mecanismo de acionamento ser provido com um came e uma alavanca de braço duplo rotativamente em relação ao disco girável. A lingueta é ligada à alavanca de braço duplo, a seu braço mais longo, e o braço mais curto da alavanca de braço duplo é provido com um rolete que gira sobre o came do mecanismo de acionamento. O braço mais longo da alavanca de braço duplo tem um comprimento consideravelmente maior que o braço mais curto da alavanca de braço duplo.
[009] O aparelho de acordo com a invenção é adicionalmente caracterizado pelo fato de a proporção do comprimento do braço mais longo da alavanca de braço duplo em relação ao braço mais curto da alavanca de braço duplo ser maior que 2:1, preferivelmente maior que 3:1.
[0010] O aparelho de acordo com a invenção é adicionalmente caracterizado pelo fato de o mecanismo de acionamento ser provido com acionamento elétrico com um motor eletromagnético linear cuja pista tem um formato oval, e aciona carrinhos se movendo ao longo da pista. A lingueta é ligada ao carrinho de acionamento. O acionamento elétrico é adaptado para atuar o carrinho de acionamento com uma velocidade variável.
[0011] O aparelho de acordo com a invenção é adicionalmente caracterizado pelo fato de o mecanismo de acionamento ser provido com uma engrenagem coroa e uma engrenagem planeta combinando ligada ao braço girável, com a lingueta sendo ligada à engrenagem coroa. O braço e a engrenagem coroa têm acionamentos independentes.
[0012] O aparelho de acordo com a invenção é adicionalmente caracterizado pelo fato de o mecanismo de acionamento ser provido com um suporte flexível e um braço provido com elementos suportes compreendendo o suporte flexível. A lingueta é ligada ao suporte flexível. O suporte flexível e o braço têm acionamentos independentes.
[0013] O aparelho de acordo com a invenção é adicionalmente caracterizado pelo fato de o aparelho alimentador ser adaptado para alimentar o artigo similar a haste transversalmente ao eixo geométrico do artigo similar a haste.
[0014] O aparelho de acordo com a invenção é adicionalmente caracterizado pelo fato de o aparelho alimentador ser provido com um came separador projetado para alimentar o artigo similar a haste.
[0015] O aparelho de acordo com a invenção é adicionalmente caracterizado pelo fato de o aparelho alimentador ser adaptado para alimentar o artigo similar a haste tangencialmente à trajetória circular de movimento da lingueta (15’) no aparelho transferidor.
[0016] O aparelho de acordo com a invenção é adicionalmente caracterizado pelo fato de o aparelho receptor ser um transportador de correia.
[0017] O aparelho de acordo com a invenção é adicionalmente caracterizado pelo fato de o aparelho receptor ser um disco transportador com linguetas.
[0018] O aparelho de acordo com a invenção é adicionalmente caracterizado pelo fato de o aparelho receptor ser adaptado para transportar os artigos similares a hastes a distâncias iguais.
[0019] O objetivo da invenção também é um método para transportar um artigo similar a haste da indústria de tabaco a partir de um aparelho alimentando o artigo similar a haste através de um aparelho transferindo o artigo similar a haste para um aparelho receptor no qual o artigo similar a haste é alimentado a partir do aparelho alimentador para o aparelho transferidor, o artigo similar a haste é transferido em uma trajetória circular de movimento por meio do aparelho transferidor provido com as linguetas, o artigo similar a haste é transferido do aparelho transferidor para o aparelho receptor adaptado para transportar os artigos similares a hastes axialmente um após o outro. O método de acordo com a invenção é caracterizado pelo fato de quando transportando o artigo similar a haste no aparelho transferidor a velocidade do artigo similar a haste ser aumentada entre a área para receber o artigo similar a haste a partir do aparelho alimentador e a área para transferir o artigo similar a haste para o aparelho receptor.
[0020] O método de acordo com a invenção é adicionalmente caracterizado pelo fato do artigo similar a haste ser alimentado para o disco de transferência transversalmente ao eixo geométrico do artigo similar a haste.
[0021] O método de acordo com a invenção é adicionalmente caracterizado pelo fato de o artigo similar a haste ser alimentado para o disco de transferência tangencialmente ao eixo geométrico do artigo similar a haste.
[0022] O método de acordo com a invenção é adicionalmente caracterizado pelo fato de os artigos similares a hastes serem transportados a distâncias iguais no aparelho receptor.
[0023] Uma vantagem da invenção é o controle da velocidade das linguetas como um resultado do qual um gradiente de alta velocidade durante as operações de transferência do artigo similar a haste nas áreas de transferência no aparelho transportador é evitado. Ele permite evitar a destruição dos artigos similares a hastes da indústria de tabaco que são frágeis e vulneráveis a dano mecânico ocorrendo durante um golpe.
[0024] O objetivo da invenção foi mostrado em detalhes em uma configuração preferida em um desenho no qual:
[0025] A fig. 1 mostra um aparelho transferidor em uma primeira configuração;
[0026] A fig. 2 mostra uma segunda configuração do aparelho transferidor de acordo com a invenção;
[0027] A fig. 3 mostra uma terceira configuração do aparelho transferidor de acordo com a invenção;
[0028] A fig. 4 mostra uma quarta configuração do aparelho transferidor de acordo com a invenção;
[0029] A fig. 5 mostra uma quinta configuração do aparelho transferidor de acordo com a invenção.
[0030] A fig. 1 mostra um aparelho transportador 1 compreendendo um aparelho alimentador 2, um aparelho transferidor 3 e um aparelho receptor 4. O aparelho alimentador 2 é adaptado para alimentar o artigo similar a haste 5 com o eixo geométrico longitudinal X para uma área de recepção 6 do aparelho transferidor 3 que transporta o artigo similar a haste 5 para uma área de transferência 7. Adicionalmente, o aparelho receptor 4 é adaptado para receber o artigo similar a haste 5 a partir da área de transferência 7, axialmente um após o outro. Na configuração mostrada, o aparelho alimentador2 compreende um canal 8 ao longo do qual os artigos similares a hastes 5 se movem axialmente um após o outro na direção T1 em uma corrente S1, sendo que o movimento dos artigos similares a hastes 5 é realizado por meio de um tambor espiral 9. Um came separador 10 é usado para empurrar o primeiro artigo similar a haste 5 para dentro da área de recepção 6, enquanto o empurramento e a alimentação de um artigo similar a haste individual pelo aparelho alimentador 2 ocorre transversalmente ao eixo geométrico X do artigo similar a haste 5. O aparelho alimentador 2 é adaptado para alimentar o artigo similar a haste 5 tal que o artigo similar a haste seja colocado tangencialmente ao movimento circular de uma lingueta 15 no aparelho transferidor 3. O artigo similar a haste 5 pode ser alimentado transversalmente ao eixo geométrico X com uma velocidade zero na direção tangencial à trajetória de movimento do artigo similar a haste 5 no aparelho transferidor 3. O artigo similar a haste 5 pode ser alimentado com uma certa velocidade v1 na direção tangencial à trajetória de movimento no aparelho transferidor 3, sendo que a velocidade v1 na direção tangencial constitui a velocidade inicial do artigo similar a haste 5 para o movimento na trajetória de movimento, e seu valor fica entre 0 e 4 m/s. O aparelho alimentador 2 também pode ter a forma de um canal vertical no qual os artigos similares a haste 5 que são alimentados um a um para a área de recepção 6 são coletados; em tal caso a velocidade inicial resulta em zero. Nesta configuração, o aparelho receptor 4 é um transportador de correia provido com uma correia 4A que transporta os artigos similares a hastes 5 na direção T2 em uma corrente S2 a distâncias iguais. Adicionalmente, o aparelho receptor 4 pode ter a forma de um disco de transporte com linguetas. A velocidade v2 na qual o artigo similar a haste 5 se move na área de transferência 7 e no aparelho receptor 4 é várias vezes maior que a velocidade inicial v1, sendo que o valor da velocidade v2 fica entre 8 e 12 m/s. Por exemplo, quando transportando o artigo similar a haste 5 a velocidade do artigo similar a haste 5 é aumentada a partir da velocidade v1 igual a 2 m/s para a velocidade v2 igual a 10 m/s.
[0031] O aparelho transferidor 3 é provido com disco girável 11 com um eixo geométrico de rotação 11 com o eixo geométrico de rotação Y tendo a superfície circunferencial 12, sendo que o disco 11 gira com uma velocidade constante w. O aparelho transferidor 3 é provido com as linguetas 15, giratoriamente ligadas ao disco 11 por meio de uma alavanca de braço duplo 13 e atuadas por meio de um mecanismo de acionamento 20. A alavanca de braço duplo 13 é giratoriamente ligada no eixo geométrico Z, enquanto a lingueta 15 é ligada à alavanca de braço duplo 13 em seu braço mais longo 14, e o braço mais curto 16 da alavanca de braço duplo é provido com um rolete ligado giratoriamente 17 girando sobre o came 19 do mecanismo de acionamento 20. A lingueta 15 é usada para transportar o artigo similar a haste 5 ao redor ou sobre a superfície circunferencial 12 em um canal de transporte 18. O rolete 17 combina com o came 19 ligado fixamente, centralmente ao disco girável 11. Os braços 14 e 16 da alavanca 13 podem ser iguais, entretanto, preferivelmente o braço 14 portando a lingueta 15 é mais longo que o braço 16 portando o rolete 17, preferivelmente 2 vezes mais longo, mais preferivelmente mais que 3 vezes mais longo. O came 19 junto com o rolete 17 e os braços 14 e 16 da alavanca 13 constituem o mecanismo de acionamento 20 projetado para deslocar as linguetas 15 em relação à superfície do disco girável 11.
[0032] A lingueta 15 se move na trajetória de movimento 21 e é adaptada para transportar o artigo similar a haste 5 no canal de transporte 18, a partir do aparelho alimentador 2 para o aparelho receptor 4. A trajetória de movimento 21 tem duas partes, a primeira parte 21A da trajetória 21 corre a partir da área de recepção de artigo similar a haste 6 até a área de transferência de artigo similar a haste 7, a segunda parte 21B da trajetória de movimento 21 corre a partir da área de transferência de artigo similar a haste 7 até a área de recepção de artigo similar a haste 6. Na área de recepção 6 o artigo similar a haste 5 começa seu movimento na parte 21A da trajetória 21, enquanto na área de transferência 7 o artigo similar a haste 5 termina seu movimento na parte 21A, com o mecanismo de acionamento sendo adaptado tal que a lingueta 15 reduza a velocidade pelo menos na parte da trajetória de movimento 21 antes da área de recepção 6, isto é, ainda na parte 21B e/ou na área 6 para receber o artigo similar a haste 5 do aparelho alimentador 2 para o aparelho transferidor 3, e aumentar a velocidade pelo menos na parte 21A da trajetória de movimento 21, entre a área 6 para receber o artigo similar a haste do aparelho alimentador 2 e a área 7 para transferir o artigo similar a haste 5 para o aparelho receptor 4. Para reduzir as acelerações atuando sobre o artigo similar a haste 5, o came 19 é projetado tal que na área de recepção 6 a lingueta 15 se mova com uma velocidade mínima, enquanto a redução da velocidade da lingueta 15 ocorre ao menos antes da área de recepção 6, precisamente antes do momento de início do movimento pelo artigo similar a haste 5 na área de recepção 6. Após o começo do movimento pelo artigo similar a haste 5 na parte 21A da trajetória 21 a velocidade daquele artigo aumenta. A velocidade de transferência, isto é, a velocidade requerida na área de transferência 7, pode ser alcançada só em um certo fragmento da parte 21A. Então, após ser alimentado, o artigo similar a haste 5 inicialmente aumenta sua velocidade para a velocidade máxima requerida no aparelho receptor 4, e então se move adicionalmente com tal velocidade até a área de transferência 7. O aumento da velocidade do artigo similar a haste 5 para a velocidade de transferência pode ocorrer em toda a parte 21A. Então, após ser alimentado, o artigo similar a haste 5 aumenta sua velocidade a uma taxa uniforme em todo o caminho da área de recepção 6 até a área de transferência 7. A alavanca de braço duplo 13 é ligada giratoriamente em relação ao disco 11. Para aumentar a velocidade da lingueta 15, o came 19 força uma rotação no sentido horário da alavanca 13 em relação ao disco 11. Uma vez que a lingueta 15 passou pela área de transferência 7, a lingueta 15 se move na parte 21B, enquanto no fim da parte 21B a velocidade da lingueta 15 deve ser reduzida a um mínimo. O came 19 pode ser projetado tal que a velocidade da lingueta 15 seja reduzida continuamente. O mecanismo de acionamento 20 pode ser adicionalmente adaptado para aumentar a velocidade da lingueta 14, pelo menos na parte 21B da trajetória 21, entre a área 7 para transferir o artigo similar a haste 5 para o aparelho receptor 4 e a área 6 para receber o artigo similar a haste 5 do aparelho alimentador 2, isto é, o came 19 também pode ser projetado tal que inicialmente a velocidade da lingueta 15 aumente na parte 21B, e então diminua para a mínima na área de recepção 6. Para reduzir a velocidade da lingueta 15, o came 19 força uma rotação anti-horária da alavanca 13 em relação ao disco 11.
[0033] A fig. 2 mostra uma segunda configuração do aparelho transportador 1’, similar à primeira configuração, onde os artigos similares a hastes 5’ com um comprimento maior são transportados. De acordo com esta configuração, o aparelho transferidor 3’ é provido com as linguetas 15 se movendo na trajetória 21. As alavancas 13 combinando com o came 19’ são ligadas rotativamente ao disco 11’ com um diâmetro menor que na primeira configuração, o disco 11’ gira com uma velocidade constante w. O formato do came 19’ foi adaptado ao comprimento maior do artigo similar a haste 5’, foi levada em consideração que a velocidade da lingueta necessita ser reduzida mais cedo na parte 21B para alcançar a velocidade mínima mais cedo. Na segunda configuração, foi usada uma guia estacionária 22 tendo uma superfície circunferencial 23 na qual os artigos similares a hastes 5’ se movem.
[0034] Na terceira configuração do aparelho transportador 1” mostrada na fig. 3, o mecanismo de acionamento é provido com um acionamento elétrico com um motor eletromagnético linear. De acordo com esta configuração, o aparelho alimentador 2’ tem a forma de um disco girável 24 provido com as linguetas 25 ligadas fixamente ao disco 24. O aparelho alimentador alimenta os artigos similares a hastes 5 axialmente e tangencialmente à trajetória de movimento do artigo similar a haste 5 na área de recepção 6 no aparelho transferidor 3”. O aparelho transferidor 3” é provido com as linguetas 15’. As linguetas 15’ são ligadas aos carrinhos de acionamento 26 que têm um acionamento eletromagnético e se movem em uma pista 27 com um formato oval, em uma guia estacionária 22 de um modo tal como se elas estivessem ligadas rotativamente em relação ao eixo geométrico Y. Além disso, o acionamento elétrico é adaptado para atuar o carrinho de acionamento 26 com uma velocidade variável como descrito para a primeira e segunda configurações. A aceleração do carrinho, mantendo a velocidade do carrinho a um nível constante e a desaceleração do carrinho ocorrem por meio de um controlador de acionamento eletromagnético.
[0035] A fig. 4 mostra uma configuração de uma lingueta individual 15” que pode ser usada no aparelho transportador. De acordo com esta configuração, o mecanismo de acionamento é provido com uma engrenagem coroa 28, ligada rotativamente no eixo geométrico Y. Uma engrenagem planeta 30 que está engrenada e está combinando com a engrenagem coroa 28 é ligada ao braço girável 29 também no eixo geométrico Y. A engrenagem coroa 28 se movendo com a velocidade w1 tem um acionamento que é independente do acionamento do braço 29 se movendo com a velocidade w2 e portando a engrenagem planeta 30 (os acionamentos das engrenagens não foram mostrados). A lingueta 15” é ligada à engrenagem planeta 30. A velocidade da lingueta 15” é controlada alterando as velocidades angulares w1 e w2. Quando a lingueta 15” se move antes da área de recepção 6, a velocidade da lingueta 15” é reduzida quer reduzindo a velocidade w2 ou aumentando a velocidade w1, em cada caso a lingueta 15” girará com a velocidade w3 tal que a lingueta 15” reduzirá sua velocidade (no desenho, ela se desviará para a esquerda). Para acelerar a lingueta 15”, uma mudança invertida das velocidades w1 e w2 necessita ser produzida.
[0036] Uma outra configuração de uma lingueta individual 15”’ foi mostrada na fig. 5. De acordo com esta configuração, o mecanismo de acionamento é provido com um suporte flexível 31 da lingueta 15”’, ligado rotativamente no eixo geométrico Y e um braço 32 provido com elementos suportes 33 compreendendo o suporte flexível 31. O suporte flexível 31 tem, por exemplo, a forma de uma mola plana. Também, no eixo geométrico Y, está ligado um braço 32 tendo elementos suportes 33 que compreendem, em ambos os lados, o suporte flexível 31. O suporte flexível 31 se movendo com a velocidade w1 tem um acionamento que é independente do acionamento do braço 32 se movendo com a velocidade w2 (os acionamentos não foram mostrados). A velocidade da lingueta 15”’ é controlada alterando as velocidades angulares w1 e w2. Quando a lingueta 15”’ se move antes da área de recepção 6, a velocidade da lingueta 15”’ é reduzida quer reduzindo a velocidade w2 ou aumentando a velocidade w1, em cada caso a lingueta 15”’ se desviará tal que a lingueta 15”’ reduza sua velocidade (no desenho, ela se desviará para a esquerda). Para acelerar a lingueta 15”’, uma mudança invertida das velocidades o1 e w2 necessita ser feita.
[0037] O objetivo da invenção também é um método para transportar os artigos similares a hastes 5, 5’ a partir do aparelho alimentador de artigo similar a haste 2, 2’ através do aparelho transferidor de artigo similar a haste 3, 3’, 3” até o aparelho receptor 4. Na configuração do método de acordo com a invenção, o artigo similar a haste é alimentado a partir do aparelho alimentador 2, 2’ para o aparelho transferidor 3, 3’, 3”, o artigo similar a haste é transferido em uma trajetória circular de movimento por meio do aparelho transferidor 3, 3’, 3” provido com as linguetas 15. Então o artigo similar a haste é transferido do aparelho transferidor 3, 3’, 3” para o aparelho transferidor 4 adaptado para transportar os artigos similares a hastes um após o outro. Enquanto transportando o artigo similar a haste no aparelho transferidor 3, 3’, 3” a velocidade do artigo similar a haste é aumentada entre a área 6 para receber o artigo similar a haste do aparelho alimentador 2, 2’ e a área 7 para transferir o artigo similar a haste para o aparelho receptor 4.
[0038] Em uma das configurações do método de acordo com a invenção o artigo similar a haste é alimentado para o disco de transferência transversalmente ao eixo geométrico do artigo similar a haste. Alternativamente, o artigo similar a haste é alimentado para o disco de transferência tangencialmente ao eixo geométrico do artigo similar a haste. Independente do acima, na configuração preferida do método de acordo com a invenção os artigos similares a hastes são transportados a distâncias iguais no aparelho receptor 4.

Claims (17)

1. Aparelho para transportar artigos similares a hastes da indústria de tabaco, compreendendo: - um aparelho alimentador (2, 2’) adaptado para alimentar artigo similar a haste (5, 5’) para uma área de recepção (6) de uma unidade de transferência (3, 3’, 3”); - a unidade de transferência (3, 3’, 3”) tendo linguetas (15, 15’) se movendo em uma trajetória circular, adaptada para transportar um artigo similar a haste (5, 5’) do aparelho alimentador (2, 2’) para o aparelho receptor (4), a lingueta (15, 15’) sendo ligada rotativamente em relação a um disco girável (11, 11’) e atuada por meio de um mecanismo de acionamento (20, 20’), a trajetória de movimento (21) da lingueta (15, 15’) passando pela área (6) para receber o artigo similar a haste (5, 5’) do aparelho alimentador (2, 2’) e uma área (7) para transferir o artigo similar a haste (5, 5’) para o aparelho receptor (4); - e o aparelho receptor (4) adaptado para transportar os artigos similares a hastes (5, 5’) axialmente um após o outro, caracterizado pelo fato de o mecanismo de acionamento (20, 20’) ser adaptado tal que a lingueta (15, 15’) reduza a velocidade pelo menos em uma parte (21B) da trajetória de movimento (21) antes da área (6) e/ou na área (6) para receber o artigo similar a haste (5, 5’) do aparelho alimentador (2, 2’) para o aparelho transferidor (3, 3’) e aumentar a velocidade pelo menos em uma parte (21A) da trajetória de movimento (21) entre a área (6) para receber o artigo similar a haste (5, 5’) do aparelho alimentador (2, 2’) e a área (7) para transferir o artigo similar a haste (5, 5’) para o aparelho receptor (4).
2. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o mecanismo de acionamento (20, 20’) ser adicionalmente adaptado tal que a lingueta (15, 15’) aumente a velocidade pelo menos em uma parte (21B) da trajetória de movimento (21) entre a área (7) para transferir o artigo similar a haste (5, 5’) para o aparelho receptor (4) e a área (6) para receber o artigo similar a haste (5, 5’) a partir do aparelho alimentador (2, 2’).
3. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de o mecanismo de acionamento (20, 20’) ser provido com um came (19, 19’) e uma alavanca de braço duplo (13) ligada rotativamente em relação ao disco girável (11, 11’), em adição: - a lingueta (15, 15’) ser ligada à alavanca de braço duplo (13), a seu braço mais longo (14), e o braço mais curto (16) da alavanca de braço duplo (13) ser provido com um rolete (17) que rola sobre o came (19, 19’) do mecanismo de acionamento (20, 20’), sendo que; - o braço mais longo (14) da alavanca de braço duplo (13) tem um comprimento consideravelmente maior que o braço mais curto (16) da alavanca de braço duplo (13).
4. Aparelho, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de a proporção do comprimento do braço mais longo (14) da alavanca de braço duplo (13) para o braço mais curto (16) da alavanca de braço duplo (13) ser maior que 2:1, preferivelmente maior que 3:1.
5. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o mecanismo de acionamento ser provido com um acionamento elétrico com um motor eletromagnético linear cuja pista (27) tem um formato oval, e carrinhos de acionamento (26) que se movem ao longo da pista (27), em adição, a lingueta (15’) ser ligada ao carrinho de acionamento (26) sendo que o acionamento elétrico é adaptado para atuar o carrinho de acionamento (26) com uma velocidade variável.
6. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de o mecanismo de acionamento (20, 20’) ser provido com uma engrenagem coroa (28) e uma engrenagem planeta combinando (28) ligada ao braço girável (29), a lingueta (15”) sendo ligada à engrenagem coroa (30), o braço (29) e a engrenagem coroa (28) tendo acionamentos independentes.
7. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo fato de o mecanismo de acionamento ser provido com um suporte flexível (31) e um braço (32) provido com elementos suportes (33) compreendendo o suporte flexível (31), sendo que a lingueta (15”) é ligada ao suporte flexível (31), e o suporte flexível (31) e o braço (32) terem acionamentos independentes.
8. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de o aparelho alimentador (2) ser adaptado para alimentar o artigo similar a haste (5, 5’) transversalmente ao eixo geométrico (X) do artigo similar a haste (5, 5’).
9. Aparelho, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de o aparelho alimentador (2) ser provido com um came separador (10) projetado para alimentar o artigo similar a haste (5, 5’).
10. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de o aparelho alimentador (2’) ser adaptado para alimentar o artigo similar a haste (5, 5’) tangencialmente à trajetória circular de movimento (21) da lingueta (15’) no aparelho transferidor (3”).
11. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de o aparelho receptor ser um transportador de correia.
12. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de o aparelho receptor ser um disco transportador (24) com linguetas (25).
13. Aparelho, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 12, caracterizado pelo fato de o aparelho receptor (4) ser adaptado para transportar os artigos similares a hastes a distâncias iguais.
14. Método para transportar artigo similar a haste da indústria de tabaco, de um aparelho definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 13, no qual: - o artigo similar a tabaco é alimentado do aparelho alimentador para o aparelho transferidor; - o artigo similar a tabaco é transferido em uma trajetória de movimento circular por meio do aparelho transferidor provido com linguetas; - o artigo similar a tabaco é transferido do aparelho transferidor para o aparelho receptor adaptado para transportar os artigos similares a hastes axialmente uma após o outro, caracterizado pelo fato de enquanto transportando o artigo similar a haste no aparelho transferidor a velocidade do artigo similar a haste ser aumentada entre uma área para receber um artigo similar a haste a partir do aparelho alimentador e a área para transferir o artigo similar a haste para o aparelho receptor.
15. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de o artigo similar a haste ser alimentado para o disco de transferência transversalmente ao eixo geométrico do artigo similar a haste.
16. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de o artigo similar a haste ser alimentado para o disco de transferência tangencialmente ao eixo geométrico do artigo similar a haste.
17. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 14 a 16, caracterizado pelo fato de os artigos similares a hastes serem transportados a distâncias iguais no aparelho receptor.
BR102019006803-5A 2018-04-04 2019-04-03 Aparelho e método para transportar artigos similares a hastes da indústria de tabaco BR102019006803B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP18165763.6 2018-04-04
EP18165763.6A EP3549458B1 (en) 2018-04-04 2018-04-04 Method and apparatus for conveying rod-like articles of tobacco industry

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102019006803A2 BR102019006803A2 (pt) 2019-10-22
BR102019006803B1 true BR102019006803B1 (pt) 2024-05-07

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8307973B2 (en) Device for the treatment of article flows and method therefor
US9221614B2 (en) Device for transferring filter segments in the process of manufacturing multi-segment filter rods
US20210368858A1 (en) A replenishing device, an apparatus for manufacturing multi-segment rods and a method for manufacturing multi-segment rods
JP2018506968A5 (pt)
JPS63173570A (ja) たばこ加工産業における棒状の物品を送るための移送装置
US6016904A (en) Reservoir system for rod-like articles
BR112016006342B1 (pt) Sistema e método para transferir artigos em forma de haste
BR102019006803B1 (pt) Aparelho e método para transportar artigos similares a hastes da indústria de tabaco
EP0895722B2 (en) Method for transferring articles
KR101998432B1 (ko) 물체를 이송하기 위한 이송장치와 그 방법
BR102019006803A2 (pt) aparelho e método para transportar artigos similares a hastes da indústria de tabaco
JP7281536B2 (ja) たばこ業界で使用されるロッド状物品を移送するための装置
PL242031B1 (pl) Sposób i urządzenie do transportowania artykułów prętopodobnych przemysłu tytoniowego
JP7158418B2 (ja) たばこ産業の棒状物品を移送するための移送装置および移送方法、ならびにそのような物品のストリーム構成の変換装置
JP4230024B2 (ja) 被包装物供給装置
RU2776519C2 (ru) Доукомплектовывающее устройство, приспособление для изготовления многосегментных стержней и способ изготовления многосегментных стержней
ITBO940449A1 (it) Macchina operatrice continua per sigarette.