BR102019002559A2 - Sistema e método de confinamento para abate automático de animais - Google Patents

Sistema e método de confinamento para abate automático de animais Download PDF

Info

Publication number
BR102019002559A2
BR102019002559A2 BR102019002559-0A BR102019002559A BR102019002559A2 BR 102019002559 A2 BR102019002559 A2 BR 102019002559A2 BR 102019002559 A BR102019002559 A BR 102019002559A BR 102019002559 A2 BR102019002559 A2 BR 102019002559A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
slaughter
animals
confinement
automatic
animal
Prior art date
Application number
BR102019002559-0A
Other languages
English (en)
Inventor
Valdair Pavan
Original Assignee
Valdair Pavan
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Valdair Pavan filed Critical Valdair Pavan
Priority to BR102019002559-0A priority Critical patent/BR102019002559A2/pt
Publication of BR102019002559A2 publication Critical patent/BR102019002559A2/pt

Links

Images

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22BSLAUGHTERING
    • A22B3/00Slaughtering or stunning
    • A22B3/08Slaughtering or stunning for poultry or fish, e.g. slaughtering pliers, slaughtering shears
    • A22B3/086Stunning devices specially adapted for poultry
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A22BUTCHERING; MEAT TREATMENT; PROCESSING POULTRY OR FISH
    • A22BSLAUGHTERING
    • A22B7/00Slaughterhouse arrangements
    • A22B7/001Conveying arrangements

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Food Science & Technology (AREA)
  • Catching Or Destruction (AREA)

Abstract

“sistema e método de confinamento para abate automático de animais” a presente invenção descreve um sistema (s) de confinamento de animais de abate (a) insensibilizados que compreende uma primeira esteira (1) de acomodação e transporte de animais de abate (a) e uma segunda esteira (2) de acomodação e transporte de animais de abate (a), sendo tais esteiras (1 e 2) dispostas uma contra a outra de modo a definir entre si uma região de confinamento de animais de abate (a). o sistema (s) também compreende um meio de direcionamento e confinamento (4) dos pescoços (a1) de cada animal de abate (a) confinado entre as esteiras (1 e 2), de modo a manter tais pescoços (a1) esticados, para que o abate de cada um desses animais de abate (a) possa ser realizado de maneira correta. para isso, o sistema (s) também compreende um dispositivo de corte (6) instalado junto ao meio de direcionamento e confinamento (4), o qual é responsável por realizar o corte da jugular de cada pescoço (a1) confinado no meio de direcionamento e confinamento (4) enquanto cada animal de abate (a) permanece confinado entre as esteiras (1 e 2). a presente invenção também descreve um método de confinamento de animais de abate (a) insensibilizados que opera de acordo com o sistema (s).

Description

SISTEMA E MÉTODO DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS
[01] A presente patente de invenção refere-se a um sistema de confinamento para abate automático de animais, particularmente utilizado para realizar o confinamento de aves durante o momento do abate, possibilitando o abate humanizado desses animais, que são previamente insensibilizados, e mantendo-os imóveis durante o abate, melhorando a qualidade da carne produzida. Além disso, a invenção também apresenta um método de confinamento para abate de animais.
Fundamentos da Invenção
[02] O constante crescimento populacional tem resultando em preocupações cada vez maiores com relação aos processos de produção de alimentos, de modo que as empresas do ramo alimentício necessitam buscar evoluções constantes na sua produtividade, para conseguirem diminuir seus custos e aumentar a qualidade de seus produtos. Do contrário, não há como ser competitivo em um mercado tão exigente. Dessa forma, os avanços tecnológicos são constantemente necessários para que as linhas de produção possam atingir maior eficiência.
Histórico da Invenção
[03] São conhecidos do homem da técnica dispositivos e equipamentos utilizados para confinar animais no momento de seus abates.
[04] Basicamente, tais dispositivos e equipamentos são instalados em linhas de abate de animais para restringir seus movimentos e prevenir dores e/ou lesões provenientes da movimentação inadequada dos animais durante os procedimentos de abate.
[05] Porém, desvantajosamente, esses dispositivos e equipamentos atualmente existentes e utilizados nos procedimentos de abate convencionais, não são capazes de manter em confinamento os animais a serem abatidos, dificultando a realização do abate a partir de um dispositivo de corte que efetua automaticamente o corte do pescoço de cada animal.
[06] Essa dificuldade ocorre devido a comum ocorrência de movimentos involuntários dos animais de abate, mesmo após a realização da insensibilização desses animais. Dessa forma, de maneira desvantajosa, é comum que o corte do pescoço, que deveria cortar a jugular de cada animal, seja realizado em uma região indesejada, prejudicando a qualidade da carne, causando desperdícios, principalmente quando acaba ocorrendo o corte de alguma região da asa ou do peito do animal de abate, e nos piores casos, podendo ferir o animal de modo a leva-lo a uma morte lenta e agonizante, causando sofrimento ao mesmo.
[07] Visando solucionar esses inconvenientes, a presente invenção propõe um sistema e método de confinamento para abate automático de animais que possibilita o confinamento rápido e prático de uma grande quantidade de animais de abate, de modo que os pescoços desses animais também sejam confinados, garantindo que o abate seja realizado automaticamente de maneira correta e eficaz, sem ocorrências de movimentos involuntários dos animais insensibilizados.
[08] Assim, é um objetivo da presente invenção prover um sistema e método de confinamento para abate automático de animais, cujo confinamento é realizado por meio de esteiras que transportam os animais ao longo da linha de abate, de modo a definir uma região de confinamento contínua para os animais de abate que chegam até essas esteiras, tanto na região dos dorsos ou corpos quanto na região dos pescoços desses animais.
[09] É também um objetivo da presente invenção prover um sistema e método de confinamento para abate automático de animais que facilite o direcionamento dos animais de abate, que foram previamente insensibilizados, até as regiões onde os mesmos são confinados.
[010] Vantajosamente, o sistema e método de confinamento para abate automático de animais da presente invenção proporciona uma tecnologia de baixa complexidade e, ao mesmo tempo, extremamente produtiva, a qual é capaz de promover o confinamento de animais de abate de maneira simples e prática, tanto na região do torso ou corpo quanto na região do pescoço de cada animal, evitando hematomas e fraturas nesses animais e garantindo que o corte para sangria do animal ocorra na posição correta, exatamente na jugular do animal, evitando desperdícios, resultando na obtenção de um produto com elevada qualidade, custos reduzidos e garantindo o bem-estar animal.
[011] São apresentadas a seguir figuras esquemáticas de uma realização particular da invenção, cujas dimensões e proporções não são necessariamente as reais, pois as figuras têm apenas a finalidade de apresentar didaticamente seus diversos aspectos, cuja abrangência de proteção está determinada apenas pelo escopo das reivindicações anexas.
Breve descrição dos desenhos
[012] A figura 1 ilustra uma vista em perspectiva superior do sistema (S) de confinamento de animais de abate (A) insensibilizados aplicado em uma linha de abate (L);
[013] A figura 2 ilustra uma vista parcial ampliada em perspectiva superior do sistema (S), evidenciando a região de confinamento;
[014] A figura 3 ilustra uma vista parcial ampliada superior do sistema (S), evidenciando as hastes afuniladoras (40) do meio de direcionamento e confinamento (4);
[015] A figura 4 ilustra uma vista parcial ampliada em perspectiva frontal do sistema (S), evidenciando o confinamento dos pescoços (A1) dos animais de abate (A) na posição de atuação de um dispositivo de corte (6);
[016] A figura 5 ilustra uma vista parcial ampliada em perspectiva lateral do sistema (S), evidenciando o confinamento dos pescoços (A1) dos animais de abate (A) na posição de atuação de um dispositivo de corte (6).
Descrição da Invenção
[017] Conforme ilustrado pelas figuras anexas, a presente invenção descreve um sistema (S) de confinamento de animais de abate (A) insensibilizados que compreende uma primeira esteira (1) de acomodação e transporte de animais de abate (A) e uma segunda esteira (2) de acomodação e transporte de animais de abate (A), sendo tais esteiras (1 e 2) dispostas uma contra a outra de modo a definir entre si uma região de confinamento de animais de abate (A). Dessa forma, quando do posicionamento dos animais de abate (A) nessa região de confinamento, as esteiras (1 e 2) são dispostas em lados opostos dos animais de abate (A) que se posicionam entre tais esteiras (1 e 2), de modo a confinar os animais de abate (A) de maneira contínua ao longo das esteiras (1 e 2).
[018] Além disso, conforme ilustrado pelas figuras 3 e 4, o sistema (S) também compreende um meio de direcionamento e confinamento (4) dos pescoços (A1) de cada animal de abate (A) confinado entre as esteiras (1 e 2), de modo a manter tais pescoços (A1) esticados, para que o abate de cada um desses animais de abate (A) possa ser realizado de maneira correta. Para isso, o sistema (S) também compreende um dispositivo de corte (6) instalado junto ao meio de direcionamento e confinamento (4), o qual é responsável por realizar o corte da jugular de cada pescoço (A1) confinado no meio de direcionamento e confinamento (4) enquanto cada animal de abate (A) permanece confinado entre as esteiras (1 e 2).
[019] Assim, as esteiras (1 e 2) e o meio de direcionamento e confinamento (4) devem ser dispostos em uma linha de abate (L), entre uma posição após uma cuba de insensibilização (L1) e uma posição onde o dispositivo de corte (6) está instalado, para realização do abate.
[020] De maneira preferencial, conforme ilustrado pela figura 4, o sistema (S) também compreende pelo menos uma terceira esteira (3) de acomodação e confinamento de cada pescoço (A1), sendo que cada terceira esteira (3) é disposta ao longo do meio de direcionamento e confinamento (4). Também de maneira preferencial, o meio de direcionamento e confinamento (4) é dotado de pelo menos duas hastes afuniladoras (40), preferencialmente curvas.
[021] Assim, os animais de abate (A) que são confinados entre as esteiras (1 e 2) entram facilmente no meio de direcionamento e confinamento (4), o cujas hastes afuniladoras (40), em suas posições relativamente mais próximas entre si, são responsáveis por facilitar o confinamento dos pescoços (A1) desses animais de abate (A), de modo a mantê-los firmemente esticados em uma posição que facilite o abate por meio do corte da jugular dos referidos animais de abate (A), mediante a atuação automática do dispositivo de corte (6), o qual é preferencialmente movimentado por um motor.
[022] Também de maneira preferencial, a terceira esteira (3) é elasticamente deformável pelo seu contato com os pescoços (A1) dos animais de abate (A), ou compreende uma superfície elasticamente deformável pelo seu contato com os pescoços (A1) dos animais de abate (A), sendo que a referida terceira esteira (3) pode possuir formato ondulado e ser configurada, por exemplo, por uma lona polimérica. Dessa forma, os animais de abate (A) que são confinados entre a terceira esteira (3) e uma das hastes afuniladoras (40) se acomodam entre as mesmas de modo a ficarem com seus pescoços (A1) imobilizados, sendo pressionados pela haste afuniladora (40) e sendo parcialmente contornados pela terceira esteira (3), que se deforma para se adequar ao formato e às variações dimensionais de cada pescoço (A1) confinado.
[023] Assim, em um exemplo de realização preferencial da presente invenção, a primeira esteira (1) acomoda a região frontal do tronco (A2) de cada animal de abate (A), a segunda esteira (2) acomoda a região posterior do tronco (A2) de cada animal de abate (A), e a terceira esteira (3) acomodar a região posterior do pescoço (A1) de cada animal de abate (A).
[024] Apesar de que variações dimensionais nas esteiras (1 e 2) e nos demais componentes que compõem o sistema (S) podem ser aplicadas para que esse sistema (S) de confinamento possa ser utilizado em linhas de abate de diferentes animais de abate, a presente invenção destaca a utilização do sistema (S) de confinamento em linhas de abate de animais de abate (A) de pequeno porte, tais como aves de abate.
[025] De maneira preferencial, a primeira esteira (1) é praticamente lisa ou totalmente lisa, ou compreende uma superfície praticamente lisa ou totalmente lisa, enquanto que a segunda esteira (2) é elasticamente deformável pelo seu contato com os animais de abate (A), ou compreende uma superfície elasticamente deformável pelo seu contato com os animais de abate (A), tal como uma lona polimérica. Dessa forma, os animais de abate (A) que são confinados entre as esteiras (1 e 2) se acomodam entre as mesmas de modo a ficarem imobilizados, sendo pressionados pela primeira esteira (1) e sendo parcialmente contornados pela segunda esteira (2), que se deforma para se adequar ao formato e às variações dimensionais de cada animal de abate (A) confinado.
[026] Além disso, também de maneira preferencial, a segunda esteira (2) possui formato ondulado, para facilitar a acomodação de cada animal de abate (A) entre cada região ondulada da segunda esteira (2).
[027] Ainda, de maneira preferencial, conforme ilustrado pelas figuras anexas, os animais de abate (A) são posicionados de modo que a primeira esteira (1) acomode a região frontal de cada animal de abate (A) e a segunda esteira (2) acomode a região posterior de cada animal de abate (A). Porém, será compreendido que a primeira esteira (1) poderá acomodar a região posterior de cada animal de abate (A) e a segunda esteira (2) poderá acomodar a região frontal de cada animal de abate (A), ou ainda que as esteiras (1 e 2) poderão acomodar as regiões laterais de cada animal de abate (A), sem se desviar do escopo de proteção desta invenção.
[028] Conforme ilustrado pela figura 2, o sistema (S) também compreende meios de suspensão (5) dos animais de abate (A) para posicionamento desses animais de abate (A) confinados entre as esteiras (1 e 2) com suas cabeças projetadas para baixo, fora da região de confinamento existente entre as esteiras (1 e 2). Dessa forma, esses meios de suspensão (5) são utilizados para suspender e transportar cada animal de abate (A) até as esteiras (1 e 2), de modo que cada animal de abate (A) fique com seus pescoços (A1) posicionados na região de confinamento do meio de direcionamento e confinamento (4), facilitando a realização do procedimento de abate.
[029] Além disso, o sistema (S) ainda compreende meios de ajuste (não ilustrados) da inclinação das esteiras (1 e 2), utilizados para possibilitar a rotação dessas esteiras (1 e 2) em torno de seu próprio eixo horizontal. Esse ajuste de inclinação permite a obtenção de opções mais ergonômicas à linha de abate (L), facilitando sua adaptação aos operadores dessa linha, caso haja algum.
[030] De maneira preferencial, cada meio de ajuste (não ilustrado) compreende pelo menos um braço mecânico interligado com pelo menos uma das esteiras (1 ou 2) para rotação parcial de cada esteira (1 e 2) em torno de seu próprio eixo horizontal. Será compreendido que esse braço mecânico poderá se utilizar de diferentes meios amplamente conhecidos no estado da técnica para realizar a aplicação das forças necessárias para promover a inclinação de cada esteira (1 e 2), tais como dispositivos hidráulicos, eletrohidráulicos, pneumáticos, eletropneumáticos, ou sistemas de engrenagens movidas por motor, entre outros. Assim, o acionamento de cada meio de ajuste (não ilustrado) pode ser realizado manualmente ou de maneira automatizada, dependendo da configuração de cada meio de ajuste (não ilustrado).
[031] A presente invenção também descreve um método de confinamento para abate automático de animais que compreende as seguintes etapas:
[032] a) transportar os animais de abate (A) insensibilizados até uma região de confinamento definida entre uma primeira esteira (1) de acomodação e transporte de animais de abate (A) e uma segunda esteira (2) de acomodação e transporte de animais de abate (A);
[033] b) confinar os animais de abate (A) de maneira contínua ao longo das esteiras (1 e 2);
[034] c) confinar os pescoços (A1) dos animais de abate (A) de maneira contínua ao longo de um meio de direcionamento e confinamento (4) dos pescoços (A1) de cada animal de abate (A) confinado entre as esteiras (1 e 2);
[035] d) abater cada animal de abate (A) por meio do direcionamento de cada pescoço (A1) até um dispositivo de corte (6), enquanto cada animal de abate (A) permanece confinado.
[036] Assim, durante a etapa "a”, o transporte dos animais de abate (A) pode ser realizado a partir dos meios de suspensão (5) que posicionam os animais de abate (A) com suas cabeças projetadas para baixo na região de confinamento definida entre as esteiras (1 e 2).
[037] Analogamente, durante a etapa "b”, o confinamento dos animais de abate (A) pode ser realizado por meio do posicionamento dos animais de abate (A) a partir dos meios de suspensão (5), de modo que as cabeças dos animais de abate (A) estejam projetadas para fora da região de confinamento existente entre as esteiras (1 e 2).
[038] Também durante a etapa "b”, o confinamento dos animais de abate (A) pode ser realizado a partir do contato de cada animal de abate (A) com a superfície praticamente lisa ou totalmente lisa da primeira esteira (1), e a partir de deformações elásticas causadas na segunda esteira (2) pelo seu contato com os animais de abate (A).
[039] Além disso, durante a etapa "b”, opcionalmente, o confinamento dos animais de abate (A) pode ser realizado a partir da acomodação da região frontal de cada animal de abate (A) com a primeira esteira (1), e a partir da acomodação da região posterior de cada animal de abate (A) com a segunda esteira (2).
[040] Durante a etapa "c”, o confinamento dos pescoços (A1) dos animais de abate (A) é realizado pelo contato de cada pescoço (A1) com pelo menos uma terceira esteira (3) disposta ao longo do meio de direcionamento e confinamento (4).
[041] Também durante a etapa "c”, preferencialmente, o confinamento dos pescoços (A1) dos animais de abate (A) é realizado pelo contato da região posterior de cada pescoço (A1) com uma terceira esteira (3), que se deforma elasticamente, enquanto que a parte frontal de cada pescoço (A1) permanece em contato direto com o meio de direcionamento e confinamento (4).
[042] Ainda, durante a etapa "d”, o abate cada animal de abate (A) ocorre mediante o corte da jugular de cada pescoço (A1) confinado no meio de direcionamento e confinamento (4), em que o dispositivo de corte (6) está instalado junto ao meio de direcionamento e confinamento (4).
[043] Por fim, preferencialmente, esse método de confinamento para abate automático de animais também pode compreender uma etapa de ajuste da inclinação das esteiras (1 e 2) por meio dos meios de ajuste (não ilustrados), anteriormente a etapa "a”.
[044] O homem da técnica prontamente perceberá, a partir da descrição, várias maneiras de realizar a invenção sem fugir do escopo das reivindicações em anexo.

Claims (21)

  1. “SISTEMA DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS” caracterizado por o sistema (S) compreender uma primeira esteira (1) de acomodação e transporte de animais de abate (A) insensibilizados e uma segunda esteira (2) de acomodação e transporte de animais de abate (A) insensibilizados, sendo tais esteiras (1 e 2) dispostas em lados opostos dos animais de abate (A) que se posicionam entre as esteiras (1 e 2), de modo a confinar os animais de abate (A) de maneira contínua ao longo das esteiras (1 e 2); o sistema (S) compreender um meio de direcionamento e confinamento (4) dos pescoços (A1) de cada animal de abate (A) confinado entre as esteiras (1 e 2); e um dispositivo de corte (6) instalado junto ao meio de direcionamento e confinamento (4) para realizar o corte da jugular de cada pescoço (A1) confinado no meio de direcionamento e confinamento (4) enquanto cada animal de abate (A) permanece confinado entre as esteiras (1 e 2).
  2. “SISTEMA DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender pelo menos uma terceira esteira (3) de acomodação e confinamento de cada pescoço (A1) disposta ao longo do meio de direcionamento e confinamento (4), o qual é dotado de pelo menos duas hastes afuniladoras (40), preferencialmente curvas.
  3. “SISTEMA DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS”, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a terceira esteira (3) ser elasticamente deformável pelo seu contato com os pescoços (A1) dos animais de abate (A), ou compreender uma superfície elasticamente deformável pelo seu contato com os pescoços (A1) dos animais de abate (A).
  4. “SISTEMA DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS”, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a primeira esteira (1) ser praticamente lisa ou totalmente lisa, ou compreender uma superfície praticamente lisa ou totalmente lisa.
  5. “SISTEMA DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS”, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por a segunda esteira (2) ser elasticamente deformável pelo seu contato com os animais de abate (A), ou compreender uma superfície elasticamente deformável pelo seu contato com os animais de abate (A).
  6. “SISTEMA DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS”, de acordo com as reivindicações 3 e 5, caracterizado por a segunda esteira (2) e a terceira esteira (3) possuírem formato ondulado.
  7. “SISTEMA DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 2 a 6, caracterizado por a primeira esteira (1) acomodar a região frontal do tronco (A2) de cada animal de abate (A), a segunda esteira (2) acomodar a região posterior do tronco (A2) de cada animal de abate (A), e a terceira esteira (3) acomodar a região posterior do pescoço (A1) de cada animal de abate (A).
  8. “SISTEMA DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS”, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender meios de suspensão (5) dos animais de abate (A) para posicionamento dos animais de abate (A) confinados entre as esteiras (1 e 2) com suas cabeças projetadas para baixo, na região de confinamento do meio de direcionamento e confinamento (4).
  9. “SISTEMA DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS”, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por compreender meios de ajuste da inclinação das esteiras (1 e 2).
  10. “SISTEMA DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS”, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por cada meio de ajuste compreender pelo menos um braço mecânico interligado com pelo menos uma das esteiras (1 ou 2) para rotação parcial de cada esteira (1 e 2) em torno de seu próprio eixo horizontal.
  11. "SISTEMA DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS”, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado por as esteiras (1 e 2) e o meio de direcionamento e confinamento (4) serem dispostos em uma linha de abate (L), entre uma posição após uma cuba de insensibilização (L1) e uma posição onde o dispositivo de corte (6) está instalado.
  12. "MÉTODO DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS” caracterizado por compreender as etapas de: a) transportar os animais de abate (A) insensibilizados até uma região de confinamento definida entre uma primeira esteira (1) de acomodação e transporte de animais de abate (A) e uma segunda esteira (2) de acomodação e transporte de animais de abate (A); b) confinar os animais de abate (A) de maneira contínua ao longo das esteiras (1 e 2); c) confinar os pescoços (A1) dos animais de abate (A) de maneira contínua ao longo de um meio de direcionamento e confinamento (4) dos pescoços (A1) de cada animal de abate (A) confinado entre as esteiras (1 e 2); d) abater cada animal de abate (A) por meio do direcionamento de cada pescoço (A1) até um dispositivo de corte (6), enquanto cada animal de abate (A) permanece confinado.
  13. "MÉTODO DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS”, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado por durante a etapa "a”, o transporte dos animais de abate (A) ser realizado a partir de meios de suspensão (5) que posicionam os animais de abate (A) com suas cabeças projetadas para baixo.
  14. "MÉTODO DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS”, de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por durante a etapa "b”, o confinamento dos animais de abate (A) ser realizado por meio do posicionamento dos animais de abate (A) a partir dos meios de suspensão (5), de modo que as cabeças dos animais de abate (A) estejam projetadas para fora da região de confinamento existente entre as esteiras (1 e 2).
  15. "MÉTODO DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 12 a 14, caracterizado por durante a etapa "b”, o confinamento dos animais de abate (A) ser realizado a partir do contato de cada animal de abate (A) com uma superfície praticamente lisa ou totalmente lisa da primeira esteira (1).
  16. "MÉTODO DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 12 a 15, caracterizado por durante a etapa "b”, o confinamento dos animais de abate (A) ser realizado a partir de deformações elásticas causadas na segunda esteira (2) pelo seu contato com os animais de abate (A).
  17. "MÉTODO DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 12 a 16, caracterizado por durante a etapa "b”, o confinamento dos animais de abate (A) ser realizado a partir da acomodação da região frontal de cada animal de abate (A) na primeira esteira (1), e a partir da acomodação da região posterior de cada animal de abate (A) na segunda esteira (2).
  18. "MÉTODO DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 12 a 17, caracterizado por compreender uma etapa de ajuste da inclinação das esteiras (1 e 2) por meio de meios de ajuste, anteriormente a etapa "a”.
  19. "MÉTODO DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 12 a 18, caracterizado por durante a etapa "c”, o confinamento dos pescoços (A1) dos animais de abate (A) ser realizado pelo contato de cada pescoço (A1) com pelo menos uma terceira esteira (3) disposta ao longo do meio de direcionamento e confinamento (4).
  20. "MÉTODO DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS”, de acordo com a reivindicação 19, caracterizado por durante a etapa "c”, o confinamento dos pescoços (A1) dos animais de abate (A) ser realizado pelo contato da região posterior de cada pescoço (A1) com uma terceira esteira (3), que se deforma elasticamente, enquanto que a parte frontal de cada pescoço (A1) permanece em contato direto com o meio de direcionamento e confinamento (4).
  21. “MÉTODO DE CONFINAMENTO PARA ABATE AUTOMÁTICO DE ANIMAIS”, de acordo com qualquer uma das reivindicações de 12 a 20, caracterizado por durante a etapa “d”, o abate cada animal de abate (A) ocorrer mediante o corte da jugular de cada pescoço (A1) confinado no meio de direcionamento e confinamento (4), em que o dispositivo de corte (6) está instalado junto ao meio de direcionamento e confinamento (4).
BR102019002559-0A 2019-02-07 2019-02-07 Sistema e método de confinamento para abate automático de animais BR102019002559A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019002559-0A BR102019002559A2 (pt) 2019-02-07 2019-02-07 Sistema e método de confinamento para abate automático de animais

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102019002559-0A BR102019002559A2 (pt) 2019-02-07 2019-02-07 Sistema e método de confinamento para abate automático de animais

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102019002559A2 true BR102019002559A2 (pt) 2020-10-06

Family

ID=73015680

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102019002559-0A BR102019002559A2 (pt) 2019-02-07 2019-02-07 Sistema e método de confinamento para abate automático de animais

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102019002559A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Grandin et al. Religious slaughter and animal welfare: a discussion for meat scientists
US9179684B2 (en) Method and installation for handling poultry
US4894885A (en) Killing device for poultry
CN105145782B (zh) 传送组件
CN113163775A (zh) 用于在工业规模的动物屠宰期间定位和/或处置屠体和/或屠体部分的方法和设备
JPS60227628A (ja) 屠殺家禽ボデイの1部を切断する方法及び装置
US9414607B2 (en) Automated poultry hanging system and method
BR112016006837B1 (pt) Dispositivo de esfolamento para remover pele de uma carcaça de animal ou de partes de carcaça, método de esfolamento de uma carcaça ou parte de carcaça de animal e sistema para processar carcaça de animal ou partes de carcaça
US3805328A (en) Apparatus for dispatching poultry
US2895164A (en) Apparatus and process for facilitating slaughter and for bleeding slaughter animals
KR20200049805A (ko) 돼지 도체의 앞쪽 및 등쪽 커팅을 수행하기 위한 장치
BR102019002559A2 (pt) Sistema e método de confinamento para abate automático de animais
US3918125A (en) Method for dispatching poultry
US3274639A (en) Hide-pulling apparatus
JPS63146743A (ja) 家禽ボデーや肉片などの処理装置
US3522623A (en) Poultry killing machine
KR102581686B1 (ko) 내장이 제거된 가금류 몸통 또는 그 일부를 자동으로 처리하기 위한 장치 및 방법
BR102018013574A2 (pt) sistema e método de confinamento para abate de animais
US2566013A (en) Automatic hog crate
US5425668A (en) Poultry slaughtering machine
US2811742A (en) Poultry splitting machine
ES2717117T3 (es) Un método y un aparato para disponer un ave en una posición de modo que quede suspendida de un grillete
US3292206A (en) Slaughtering apparatus
US2156771A (en) Hog-head conveyer
US3243842A (en) Method of killing poultry

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]