BR102019001347A2 - Regulador da pressão pneumática e caudal, aplicado em um dispositivo dosador de material sólido, granulado, em pó, misturas e sementes previsto em máquinas do tipo semeadoras e fertilizadoras - Google Patents

Regulador da pressão pneumática e caudal, aplicado em um dispositivo dosador de material sólido, granulado, em pó, misturas e sementes previsto em máquinas do tipo semeadoras e fertilizadoras Download PDF

Info

Publication number
BR102019001347A2
BR102019001347A2 BR102019001347-8A BR102019001347A BR102019001347A2 BR 102019001347 A2 BR102019001347 A2 BR 102019001347A2 BR 102019001347 A BR102019001347 A BR 102019001347A BR 102019001347 A2 BR102019001347 A2 BR 102019001347A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
dosing device
pneumatic
pressure regulator
closed
flow pressure
Prior art date
Application number
BR102019001347-8A
Other languages
English (en)
Inventor
Esteban Hugo Pivetta
Sebastián Hugo Pivetta
Original Assignee
Mamasu S.R.L.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Mamasu S.R.L. filed Critical Mamasu S.R.L.
Publication of BR102019001347A2 publication Critical patent/BR102019001347A2/pt

Links

Landscapes

  • Fertilizing (AREA)
  • Sowing (AREA)

Abstract

“regulador da pressão pneumática e caudal, aplicado em um dispositivo dosador de material sólido, granulado, em pó, misturas e sementes previsto em máquinas do tipo semeadoras e fertilizadoras.” um regulador de pressão adequado para ser utilizado em um dispositivo dosador do tipo que compreende um tolbín (b) que está localizado em comunicação com o fundo da tremonha receptora do material (v), e possui uma abertura inferior de alimentação, embaixo da qual está disposto um conjunto de engrenagens dosadoras (e) montado em um mesmo eixo rotor transversal (e) que, com seu movimento giratório, produz a dosagem do material que é descarregado em uma respectiva câmara transversal interna (a) onde o material é aspirado e sugado até a saída, por uma respectiva passagem longitudinal fechada e individual (p), por onde circula o fluxo de ar comprimido proveniente de um duto de alimentação (1) que se estende de uma turbina externa (t) produtora do fluxo de ar comprimido; onde o referido duto de alimentação (1) define um bocal difusor (s) que é acoplado sobre a face anterior (2) do dispositivo dosador, onde nascem tanto passagens longitudinais fechadas e individuais (p) como mangueiras condutoras (c) e bicos difusores (d) que a máquina possui. distingue-se porque em relação as respectivas bocas de entrada das passagens longitudinais fechadas e individuais (p) são incluídos os meios de obstrução que limitam a pressão do fluxo de ar que avança para o interior do dispositivo modificador. de uma boca de entrada de passagem longitudinal fechada e individual (p).

Description

“REGULADOR DA PRESSÃO PNEUMÁTICA E CAUDAL, APLICADO EM UM DISPOSITIVO DOSADOR DE MATERIAL SÓLIDO, GRANULADO, EM PÓ, MISTURAS E SEMENTES PREVISTO EM MÁQUINAS DO TIPO SEMEADORAS E FERTILIZADORAS.” ÂMBITO DA INVENÇÃO [001] A presente invenção, pela qual se solicita a patente de invenção, tem como objetivo principal um regulador da pressão pneumática e caudal, aplicado em um dispositivo dosador de material sólido, granulado, em pó, misturas e sementes previsto em máquinas do tipo semeadoras e fertilizadoras, regulador de pressão este que se distingue porque propõe uma nova solução construtiva aplicada na entrada do fluxo de ar comprimido que estes dispositivos apresentam, a partir da qual asseguram que o material enviado e distribuído através do dosador até os tubos condutores individuais que se prolongam até os respectivos bicos difusores, se mantenha uniforme e homogêneo em todos eles, independentemente da distância que percorre até o seu respectivo bico difusor.
[002] Mais especificamente, a presente invenção refere-se a um novo recurso regulador da pressão pneumática, projetado para ser aplicado no dosador mecânicopneumático utilizado em diversas máquinas semeadoras e fertilizadoras que aplicam os produtos sólidos de todos os tipos e tamanhos (pós, misturas, granulados tais como ureia, gesso, fosfatados, etc.), em especial fertilizantes, sementes e oleaginosas (por exemplo aveia, cevada, trigo, soja, etc.), bem como minerais sólidos de qualquer granulometria e peso específico, inclusive suas misturas, todas aplicadas com o avanço da máquina, de maneira uniforme e homogênea em toda amplitude do trabalho.
[003] De fato, com a incorporação do recurso regulador de pressão da presente invenção, garantindo uma distribuição uniforme e a correta dosagem na largura e no comprimento do campo, alcançando um coeficiente de variação inferior a 10%. O material que é distribuído é utilizado ao máximo, usando eficientemente seus recursos.
[004] É incontestável que, para obter as melhores respostas, é fundamental a uniformidade na distribuição do material, evitando as clássicas manchas (por crescimento ou cor). Por exemplo a fitotoxicidade é evitada e os nutrientes são
Petição 870190007251, de 23/01/2019, pág. 66/85 / 12 absorvidos no solo naturalmente, provavelmente, por modificações nas condições químicas e biológicas do solo.
[005] O regulador de pressão a que esta invenção se refere, define um recurso especial que é incorporado na entrada de ar comprimido que os dispositivos dosadores destas máquinas semeadoras agrícolas possuem. Trata-se de uma solução construtiva nova projetada para regular a pressão do fluxo de ar que avança por cada tubo condutor em direção a um respectivo bico difusor, em função da distância que deve ser percorrida em cada caso.
[006] É um recurso regulador através do qual a pressão que deve ter o fluxo de ar em cada um dos tubos condutores mencionados é estabelecida para igualar as diferentes distâncias. O objetivo é que a distribuição do material ocorra uniformemente por toda a amplitude do trabalho.
[007] Seu princípio de funcionamento baseia-se em que, a uma distância maior, maior pressão, e a uma distância menor, menor pressão, de forma que a distribuição do material liberado ocorra simultaneamente de maneira uniforme e homogênea.
[008] Para estabelecer esta pressão pneumática individual que circula por cada tubo condutor, com o regulador inventado, ocorre uma obstrução parcial e individual em relação a cada passagem do fluxo de ar que é definida no dispositivo dosador, antes que o mesmo entre em contato com o material que está sendo arrastado.
[009] O objetivo é variar a pressão do fluxo de ar, obstruindo parcialmente a circulação por cada passagem, em função da distância que o material deve percorrer até chegar ao seu respectivo bico difusor.
[010] Desta forma haverá passagens que estarão desobstruídas, outras estarão obstruídas em uma proporção menor e outras estarão obstruídas em uma proporção muito maior, tudo relacionado à distância que o material deve percorrer até chegar ao seu respectivo bico difusor.
[011] É uma invenção que define uma nova combinação de meios projetada para alcançar um resultado superior, sendo ao mesmo tempo imprevisível e surpreendente inclusive para um perito na especialidade. Consequentemente, além de ser nova, sua
Petição 870190007251, de 23/01/2019, pág. 67/85 / 12 concepção construtiva e funcional revela uma clara atividade inventiva, de forma que, atenda as condições exigidas pela Lei para ser considerada patente de invenção.
ARTE ANTERIOR [012] Na aplicação de produtos sólidos, particularmente no setor agropecuário, para a distribuição de fertilizantes, emendas e/ou sementes, numerosos sistemas de aplicação têm sido divulgados, como por exemplo de pêndulo, de prato/de disco simples/ou de disco duplo, uma fita, mecânicos, por roscas, sistemas pneumáticos, e sistemas que combinam dosagem mecânica com a transferência dos materiais através de fluxo de ar.
[013] O regulador de pressão pneumático desta invenção foi projetado para ser aplicado em um dispositivo dosador que combina o funcionamento de recursos mecânicos para o recebimento e a distribuição do material, com um funcionamento pneumático, onde o material distribuído é arrastado por um fluxo de ar comprimido que o conduz até os bicos difusores.
[014] Estes dosadores são constituídos de uma míni tremonha ou tolbín situados em comunicação com o fundo da tremonha receptora do material ou produto a ser aplicado, ou adaptando-os diretamente a uma tremonha.
[015] Esse tolbín possui uma abertura de alimentação inferior que é transversalmente ampliada, na qual se prolonga em cima um eixo cavador giratório.
[016] O dispositivo dosador mecânico-pneumático, está disposto por debaixo do tolbín, que é constituído a partir de um eixo giratório disposto transversalmente, que é portador de uma variedade de engrenagens dosadoras solidárias, dispostas uma após a outra, ocupando um comprimento equivalente ao comprimento da boca mencionada que conecta a parte inferior do tolbín com a parte superior do dosador.
[017] Estes dosadores são caracterizados por suas engrenagens giratórias serem mantidas separadas umas das outras por placas divisórias verticais correspondentes, sendo as respectivas passagens longitudinais inferiores fechadas e individuais, definidas através da qual é possível orientar o material até cada conexão tubular de saída, durante o processo de dosagem, atingindo a mais alta precisão em cada passagem, já que evita que o material que circula por uma passagem possa ser afetado
Petição 870190007251, de 23/01/2019, pág. 68/85 / 12 pelo material que circula pelas passagens adjacentes.
[018] Essas engrenagens dosadoras giratórias destacam-se porque sua superfície cilíndrica é afetada por nervuras ou dentes alongados, através dos quais, com seu movimento de rotação, produzem a dosagem volumétrica do material que é descarregado em uma respectiva passagem longitudinal inferior fechada e individual, cada uma das quais mantém comunicação com um fluxo de ar comprimido proveniente de um duto de alimentação que se prolonga até uma turbina externa produtora desse fluxo de ar comprimido.
[019] Esse fluxo de ar comprimido, ao entrar no dosador, é subdividido pela presença das placas verticais divisórias que compõem as citadas passagens longitudinais inferiores fechadas, orientadas na mesma direção de movimentação que a máquina, e que arrastam o material até as conexões tubulares de saída (canos ou mangueiras condutoras) que se prolongam até chegar em seus respectivos bicos difusores.
[020] O problema é apresentado com a distribuição necessária uniforme e simultânea do material através de todos os bicos difusores que a máquina possui, os quais estão distribuídos em toda a amplitude do trabalho, seja na seção central como nas barras laterais.
[021] Além disso, em muitos casos é necessário obter a maior amplitude de trabalho mantendo a precisão e a uniformidade nas aplicações.
[022] Sem dúvida existem bicos difusores que se localizam na seção central da máquina, próximos ao dosador, e outros que se encontram nas barras, mais longe do mesmo.
[023] Atualmente uma das formas utilizadas para garantir que a quantidade de material distribuído seja a mesma em todos os bicos, de maneira uniforme e simultânea, consiste que em todas as mangueiras condutoras nascidas na saída do dosador, tenham o mesmo comprimento, mesmo quando a distância da localização de seu bico difusor correspondente seja muito menor. Desta forma garantindo que o material chegue simultaneamente com o mesmo volume em todos eles.
[024] Desta forma a mesma quantidade de material é distribuída por diferentes
Petição 870190007251, de 23/01/2019, pág. 69/85 / 12 mangueiras, onde todas têm o mesmo comprimento mesmo quando percorrem distâncias diferentes. Trata-se de entregar ao mesmo tempo a mesma quantidade de material.
[025] Muitas delas devem alimentar bicos difusores que se encontram a uma distância curta, no entanto, para atingir o bico percorrem um caminho muito maior que outras, mesmo quando ambas têm o mesmo comprimento. Para isso são estabelecidos núcleos de distribuição intermediários, de onde nascem e prolongam-se os diferentes ramais até os respectivos bicos difusores, razão pela qual usualmente são chamados de fungos, já que, em conjunto compõem agrupamentos onde nascem as mangueiras flexíveis que, sendo de comprimentos iguais prolongam-se até distâncias diferentes.
[026] Esta solução não tem tido grande sucesso devido ao alto custo, sobre tudo porque exige muitos metros de mangueira e além disso precisão na montagem para garantir a uniformidade na aplicação.
DESCRIÇÃO SUCINTA DA INVENÇÃO - VANTAGENS [027] Com a presente invenção, para a mesma finalidade , ao invés de manter o mesmo comprimento em todas e cada uma das mangueiras condutoras do material, variando o caminho que cada uma delas percorre até o acoplamento com seu respectivo bico difusor, o que é feito é variar a pressão do fluxo de ar em função da distância de separação de cada bico difusor em relação ao dispositivo dosador que a máquina possui. Desta forma, já não é necessário que todas as mangueiras tenham o mesmo comprimento.
[028] Quanto maior a distância, maior a pressão, quanto menor a distância, menor a pressão, de forma que a distribuição uniforme ocorra simultaneamente.
[029] De fato, como é conhecido, a partir da turbina que gera o fluxo de ar, nasce um único duto por onde o material avança sob pressão até o dosador. Este duto na sua extremidade de saída define um amplo bocal difusor acoplado ao dosador produzindo a comunicação com uma variedade de passagens inferiores individuais que atravessam o interior do dosador para receber e arrastar o material.
[030] Da forma exposta, dentro do corpo do dispositivo dosador, uma variedade de
Petição 870190007251, de 23/01/2019, pág. 70/85 / 12 passagens inferiores individuais são configuradas através da qual circula um fluxo de ar comprimido, orientado para um duto alinhado de saída, acoplado a uma mangueira que se prolonga até um bico dosador correspondente.
[031] Precisamente, o recurso regulador da pressão a que se refere a presente invenção distingue-se porque, em correspondência com cada uma das bocas de comunicação onde as referidas passagens inferiores longitudinais e individuais nascem, é produzida uma obstrução individual que diminui a pressão do fluxo de ar que avança para o interior do dosador, de modo que quanto mais fechada e obstruída apresenta-se cada boca de comunicação, o fluxo de ar que entra no dosador tem pressão menor para o arraste.
[032] Como mencionado anteriormente, aquele fluxo com pressão menor para o arraste é orientado para o duto de saída cujo bico difusor encontra-se mais perto do dosador.
[033] A regulagem da pressão de cada fluxo de ar é estabelecida mediante uma ação de obstrução individual que é determinada na entrada de cada duto de passagem inferior do fluxo de ar.
[034] Nas operações selecionadas trata-se de limitar a pressão do fluxo de ar mediante a incorporação de placas de fechamento que vão obstruindo a passagem do ar em cada duto, em função da distância que deve ser percorrida pelo material até chegar ao seu respectivo bico difusor. Para o caminho mais curto a pressão é diminuída. Para o caminho mais longo a pressão é aumentada.
[035] O princípio de funcionamento será que, em relação à entrada do fluxo de ar comprimido no dosador, onde é formada a entrada de cada uma das passagens longitudinais fechadas e individuais, uma obstrução individual é produzida para cada duto cuja amplitude está relacionada com a distância que o material arrastado deva percorrer até o respectivo bico dosador.
[036] Desta forma, é conseguido que cada mangueira cano ou tubo condutor, mantenha seu próprio comprimento, necessário para chegar até seu respectivo bico difusor.
ATIVIDADE INVENTIVA
Petição 870190007251, de 23/01/2019, pág. 71/85 / 12 [037] Nenhum dispositivo regulador de pressão pneumática aplicado ao dosador dos materiais sólidos conhecidos atualmente propõe, nem sequer sugere, a solução construtiva que emerge do que é indicado nos parágrafos anteriores, razão pela qual trata-se de uma proposta que, além de nova, possui uma clara atividade inventiva.
DESCRIÇÃO SINTÉTICA DAS FIGURAS [038] Para especificar as vantagens comentadas brevemente, as que os usuários e os especialistas na técnica podem adicionar muitas outras, e para facilitar a compreensão das características construtivas, típicas e funcionais do regulador da pressão pneumática inventado, em seguida é descrito um exemplo selecionado de execução que é ilustrado esquematicamente e sem uma escala determinada, nas folhas anexas, com o esclarecimento conclusivo de que, precisamente, por tratar-se de um exemplo, não é apropriado atribuir-lhe um caráter limitativo ou exclusivo do âmbito de proteção da presente patente de invenção.
[039] A Figura 1 é uma vista em perspectiva que mostra uma fertilizadora de arraste do tipo que possui uma seção central e barras laterais específicas sobre as quais são distribuídos, ordenadamente, os bicos difusores do material que é dispensado.
[040] A Figura 2 é uma vista em perspectiva esquematizada que mostra exteriormente o dispositivo dosador, sendo possível identificar a presença de uma turbina geradora do fluxo de ar e sua conexão com ela.
[041] A Figura 3 é também uma vista em perspectiva que, neste caso, mostra o mesmo corpo dosador observado de frente onde ocorre a entrada do fluxo de ar comprimido.
[042] A Figura 4 mostra a face posterior do mesmo dosador da figura anterior onde aparecem os dutos de saída do material arrastado pelo fluxo de ar comprimido.
[043] A Figura 5 é um detalhe no corte vertical que mostra parcialmente uma passagem longitudinal inferior fechada e individual por onde atravessa o fluxo de ar comprimido até a saída produzindo sucção sobre o material sólido que descarrega cada engrenagem dosadora para que seja posteriormente arrastado pelo fluxo de ar comprimido.
Petição 870190007251, de 23/01/2019, pág. 72/85 / 12 [044] A Figura 6 é um detalhe esquematizado de uma possível execução para a boca de entrada do fluxo de ar comprimido ao dispositivo dosador, onde é incluído o recurso regulador da pressão estabelecida no fluxo de ar para cada passagem inferior. [045] Esclarece-se que, em todas as figuras, com os mesmos números e letras de referência, correspondem as mesmas ou partes equivalentes ou elementos integrantes do conjunto, de acordo com o exemplo escolhido para a presente explicação do dosador mecânico-pneumático inventado.
DESCRIÇÃO DE UM EXEMPLO DE EXECUÇÃO [046] A figura 1 representa uma fertilizadora de arraste para aplicação de fertilizantes sólidos, tanto granulados como em pó, com diferentes capacidades de trabalho e uma distribuição uniforme, adequada para a aplicação de qualquer produto sólido ou suas misturas.
[047] Pode verificar-se que a mesma é constituída de uma tremonha (V) que poderá ter capacidade de armazenamento de cinco metros cúbicos, e somando as suas barras, (B1) e (B2) uns 18 metros de amplitude de trabalho.
[048] Se verifica que a mesma possui uma turbina (T) geradora do fluxo de ar comprimido que é acionada através de uma transmissão que está associada com a tomada de força do trator de tração (não ilustrado).
[049] Pode também ser observado que o material que é distribuído pelo fluxo de ar comprimido, é conduzido por uma variedade de dutos (C1), (C2), (C3), (C4) e (C5), (montados nas referidas barras (B1) e (B2), cada um dos quais se prolonga até um respectivo bico difusor (D1), (D2), (D3), (D4) e (D5).
[050] Destaca-se especialmente a distribuição estabelecida para os bicos difusores citados (D1), (D2), (D3), (D4) e (D5), que permanecem equidistantes entre si de forma que, durante o avanço, cada um deles entregue a mesma quantidade de material, estabelecendo uma distribuição uniforme e para toda a amplitude de trabalho.
[051] Esclarece-se que a distribuição uniforme e homogênea também será individual para cada seção em que se divide a amplitude total de trabalho.
[052] Nesta figura 1 verifica-se claramente que cada bico difusor (D1), (D2), (D3), (D4)
Petição 870190007251, de 23/01/2019, pág. 73/85 / 12 e (D5) é definido no final de um respectivo duto de alimentação (C1), (C2), (C3), (C4) e (C5) que pode ser um tubo rígido, ou uma mangueira flexível, cada um dos quais se prolonga desde o dispositivo dosador (não visível nesta figura), com uma distribuição onde cada duto tem o comprimento adequado para estender-se até seu respectivo bico difusor.
[053] Neste sentido verifica-se que os dutos indicados com a referência (C1) são de comprimento maior que os indicados com a referência (C2) que, por sua vez são de comprimento maior que o indicado na referência (C3), e estes, por sua vez são de comprimento maior que os indicados com a referência (C4), e estes são de comprimento maior que os indicados com a referência (C5).
[054] Com o novo regulador de pressão que incorpora o dispositivo dosador desta invenção, pelos dutos ou mangueiras (C1), o fluxo de ar que circula arrastando o material até seu respectivo bico (D1), tem pressão pneumática maior que a que circula pelos dutos (C2), e esta pressão maior da que circula pelo duto (C3), e esta pressão maior que a que circula pelos dutos (C4), e esta pressão maior que a que circula pelo duto (C5). Quanto maior o comprimento maior a pressão pneumática utilizada.
[055] Como foi explicado anteriormente, está distribuição ordenada dos dutos e mangueiras (C1), (C2), (C3), (C4) e (C5), onde cada uma delas possui um comprimento específico, é possível instalar devido a que a pressão do fluxo de ar que circula por cada uma, está diretamente relacionada com a distância que o material percorre arrastado até o respectivo bico difusor (D1), (D2), (D3), (D4) e (D5). Desta forma garantindo que a quantidade do material que todos os bicos difusores liberam seja a mesma e simultaneamente durante o avanço da máquina.
[056] A figura 2 mostra exteriormente o mencionado dosador mecânico-pneumático de materiais sólidos (granulados, pós, minerais, misturas físicas, etc.) sobre o qual é possível incorporar o regulador de pressão a que se refere a presente invenção. Tratase de um dispositivo adequado para ser incorporado em uma máquina fertilizadora e/ou semeadora para fertilização e/ou plantio em cobertura.
[057] Nesta figura 2 pode-se verificar que estes dispositivos dispensadores compreendem uma estrutura que suporta tremonha (V) receptora do material sólido
Petição 870190007251, de 23/01/2019, pág. 74/85 / 12 (granulado, pó, etc.) que é projetada para aplicar, a qual inferiormente, é acoplada com o tolbín (B) (visível nas figuras 3, 4 e 5), que integram o corpo do dosador.
[058] Verifica-se também a existência de uma turbina (T) geradora do fluxo de ar comprimido que, cujo tubo de alimentação (1) é conectado a um bocal difusor (S) que é acoplado na parte anterior (2) do corpo do dosador.
[059] A figura 3 mostras precisamente que a parte anteriormente citada (2) do dispositivo dosador, que é acoplada com o bocal (S), define uma variedade de passagens longitudinais fechadas e individuais (P) que são definidas com as divisórias verticais (3) o piso (4) do corpo do dosador, e uma chapa de teto (5) (visível na figura 5).
[060] A figura 4 mostra também a parte posterior do corpo do mesmo dispositivo dosador, destacando-se a existência dos bicos cilíndricos (9) cada um dos quais é configurado a partir de um estreitamento (10) que é definido na saída de cada passagem longitudinal interna (P).
[061] Cada bico cilíndrico (9) é acoplado com uma mangueira correspondente ou tubo condutor (C1), (C2), (C3), (C4), (C5) e (C6) (representados na figura 1), que se prolonga até o seu respectivo bico difusor (D1), (D2), (D3), (D4), (D5) e (D6) arrastando o material que é dispensado de maneira uniforme e homogênea.
[062] Observando agora o detalhe no corte vertical da figura 5, é possível verificar que as passagens longitudinais fechadas (P) atravessam inferiormente o corpo dosador colaborando na dosagem precisa, sugando e/ou aspirando o material sólido que é entregue a cada engrenagem dosadora (e) montado no eixo transversal giratório (E), o qual através de seu eixo de acoplamento (6) (visível na figura 2), pode ser ligado com um controle que pode ser um sistema de engrenagens com correntes vinculadas a alguma tomada de força ou controle, caixa de marchas, motor elétrico, motor hidráulico, ou algo que cumpra uma função equivalente.
[063] Na mesma figura 5 verifica-se também a presença do destorroador (D) que se estende no interior do tolbín (B), sobre a abertura transversal de alimentação até o dispositivo dosador.
Petição 870190007251, de 23/01/2019, pág. 75/85 / 12 [064] Todas as passagens (P) atravessam uma respectiva câmara interna (A) onde o material cai para ser sugado ou aspirado e logo transferido para a saída. Pode ser visto que em frente a cada câmara interna (A) encontra-se uma engrenagem dosadora respectiva (e) montada no eixo rotor (E), que giram no sentido e na direção (F2), de forma que, o material sólido (granulado, pó, misturas, etc.) que é descarregado, tornase disponível para ser aspirado em quantidade igual para todas as passagens (P) e logo sugado pelo fluxo de ar comprimido que avança para a saída, como indicado pela seta (F1).
[065] O material arrastado pela pressão do fluxo de ar que é orientado para a saída, é conduzido por cada um dos referidos dutos (9) ao que se acopla um respectivo duto, mangueira flexível, cano ou tubo condutor que se prolonga até um bico difusor correspondente.
[066] Observando especialmente as figuras 3 e 6 é possível compreender como é constituído o novo recurso regulador a que se refere a presente invenção, através da qual é possível estabelecer de forma simples e direta a pressão pneumática do fluxo de ar que circula por cada uma das referidas passagens inferiores (P), e continua pelos dutos ou mangueiras flexíveis (C1), (C2), (C3), (C4), (C5) e (C6).
[067] Verifica-se que a pressão do fluxo de ar que avança em cada passagem (P) é regulada mediante uma ação de obstrução parcial que é determinada na boca de acesso de cada duto de passagem (P), onde ocorre o acoplamento com o bocal difusor (S), na entrada do dispositivo dosador, antes que o mesmo entre em contato com o material que é arrastado.
[068] De acordo com este exemplo de execução selecionado, trata-se de limitar a passagem mediante a incorporação de placas de fechamento tais como as representadas com as referências (8), (11) e (12) que vedam cada passagem (P) dependendo da distância que deve ser percorrida pelo material até chegar ao seu respectivo bico difusor.
[069] Desta forma podem haver passagens não lacradas, outras que estão obstruídas em uma proporção menor e outras vedadas em uma proporção muito maior, tudo dependendo da distância que o material deve percorrer até chegar ao seu respectivo
Petição 870190007251, de 23/01/2019, pág. 76/85 / 12 bico difusor.
[070] A invenção contempla que a obstrução possa ser realizada posicionando placas individuais na boca de entrada de cada passagem (P).
[071] Também é considerada a possibilidade de incorporar placas de vedação por cada passagem, ou placas com aberturas.
[072] A opção de incorporar placas que cubram mais de um ponto de acesso às passagens, produzindo sua obstrução dependendo da dimensão que apresente em cada passagem.
[073] Em suma, a invenção considera que um dispositivo pode contar com uma ou mais placas de vedação, que sejam fixas ou removíveis, bem como móveis ou removíveis em qualquer sentido.

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1) “REGULADOR DA PRESSÃO PNEUMÁTICA E CAUDAL, APLICADO EM UM DISPOSITIVO DOSADOR DE MATERIAL SÓLIDO, GRANULADO, EM PÓ, MISTURAS E SEMENTES PREVISTO EM MÁQUINAS DO TIPO SEMEADORAS E FERTILIZADORAS”, adequado para ser utilizado em um dispositivo dosador do tipo que compreende um tolbín (B) localizado em comunicação com o fundo da tremonha receptora do material (V), e possui uma abertura inferior de alimentação, abaixo da qual um conjunto de engrenagens dosadoras estão dispostas (e) montadas em um mesmo eixo rotor transversal (E) o qual, com seu movimento giratório, produz a dosagem do material que é descarregado em uma respectiva câmara transversal interna (A) onde o material é aspirado e sugado para a saída, por uma passagem longitudinal fechada e individual (P), por onde circula o fluxo de ar comprimido proveniente de um duto de alimentação (1) que estende-se de uma turbina externa (T) produtora do fluxo de ar comprimido; onde o referido duto de alimentação (1) define um bocal difusor (S) que é acoplado na face anterior (2) do dispositivo dosador, onde nascem tantas passagens longitudinais fechadas individuais (P) como mangueiras condutoras (C) e bicos difusores (D) que a máquina possui; caracterizado por correspondência dos pontos de entrada das passagens longitudinais fechadas e individuais (P) ser incluídos meios mecânicos de obstrução que limitam a pressão do fluxo de ar que avança para o interior do dispositivo dosador.
  2. 2) “REGULADOR DA PRESSÃO PNEUMÁTICA E CAUDAL APLICADO EM UM DISPOSITIVO DOSADOR DE MATERIAL SÓLIDO”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por meios mecânicos de obstrução serem placas planas fixadas sobre a boca de entrada de cada passagem longitudinal, cujo grau de vedação depende da distância que cada mangueira percorre (C) do dispositivo dosador até seu respectivo bico difusor (D).
  3. 3) “REGULADOR DA PRESSÃO PNEUMÁTICA E CAUDAL APLICADO EM UM DISPOSITIVO DOSADOR DE MATERIAL SÓLIDO”, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por grau de obstrução que ser estabelecido em relação a cada passagem, é menor, quanto maior é a distância que cada mangueira flexível deve
    Petição 870190007251, de 23/01/2019, pág. 79/85
    2 / 2 percorrer (C) do dispositivo dosador até seu respectivo bico difusor (D).
  4. 4) “REGULADOR DA PRESSÃO PNEUMÁTICA E CAUDAL APLICADO EM UM DISPOSITIVO DOSADOR DE MATERIAL SÓLIDO”, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por uma mesma placa plana obstruir parcialmente mais de uma boca de entrada de passagem longitudinal fechada e individual (P).
  5. 5) “REGULADOR DA PRESSÃO PNEUMÁTICA E CAUDAL APLICADO EM UM DISPOSITIVO DOSADOR DE MATERIAL SÓLIDO”, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por sobre a boca de entrada de uma passagem longitudinal fechada (P) estarem dispostas várias placas planas de obstrução.
  6. 6) “REGULADOR DA PRESSÃO PNEUMÁTICA E CAUDAL APLICADO EM UM DISPOSITIVO DOSADOR DE MATERIAL SÓLIDO”, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por placas planas de obstrução serem fixas.
  7. 7) “REGULADOR DA PRESSÃO PNEUMÁTICA E CAUDAL APLICADO EM UM DISPOSITIVO DOSADOR DE MATERIAL SÓLIDO”, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por placas planas de obstrução estarem montadas em condição de ser removíveis.
  8. 8) “REGULADOR DA PRESSÃO PNEUMÁTICA E CAUDAL APLICADO EM UM DISPOSITIVO DOSADOR DE MATERIAL SÓLIDO”, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por placas planas de obstrução serem removíveis em qualquer sentido.
BR102019001347-8A 2018-09-20 2019-01-23 Regulador da pressão pneumática e caudal, aplicado em um dispositivo dosador de material sólido, granulado, em pó, misturas e sementes previsto em máquinas do tipo semeadoras e fertilizadoras BR102019001347A2 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ARP20180102685 2018-09-20
ARP180102685A AR113073A1 (es) 2018-09-20 2018-09-20 Regulador de la presión neumática y caudal aplicado en el dispositivo dosificador de material sólido (granulado, en polvo, mezclas y semillas) que poseen las sembradoras y fertilizadoras agrícolas

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102019001347A2 true BR102019001347A2 (pt) 2020-03-31

Family

ID=69232944

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102019001347-8A BR102019001347A2 (pt) 2018-09-20 2019-01-23 Regulador da pressão pneumática e caudal, aplicado em um dispositivo dosador de material sólido, granulado, em pó, misturas e sementes previsto em máquinas do tipo semeadoras e fertilizadoras

Country Status (2)

Country Link
AR (1) AR113073A1 (pt)
BR (1) BR102019001347A2 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
AR113073A1 (es) 2020-01-22

Similar Documents

Publication Publication Date Title
RU2255455C2 (ru) Пневматический распределитель для сеялки
US9854731B2 (en) Selective fan shaped material distributor
BR102018010579A2 (pt) sistema e método de distribuição de produtos agrícolas
ES2372449T3 (es) Sembradora por aire.
US10549931B2 (en) Flow splitter for distributing agricultural products and related system
US9919636B2 (en) Air conveying system for filling of air seeder tank
BR102013024747B1 (pt) Indutor de semente para um implemento agrícola tendo um desvio de ar ajustâvel
UA57102C2 (uk) Розподільна система сівалки
BR102018014595B1 (pt) Sistema horizontal de liberação de produto que usa chicanas estáticas em um distribuidor
BR102015030944B1 (pt) Equipamento para dosagem e distribuição volumétrica de precisão para insumos sólidos de uso agrícola
CN104812234A (zh) 带有用于调节空气通过截面的调节件的自动调整气动供给装置
US9801333B2 (en) Optimizing product flow in a drop chute by controlling the shape and position of vortices present in the system
BR102013024382A2 (pt) Indutor de sementes para implemento agrícola que tem canal de desvio de ar
US10219428B2 (en) Distributor device of fertilizers
US10631454B2 (en) Air stream selector for an air drill seeding system
BR102019001347A2 (pt) Regulador da pressão pneumática e caudal, aplicado em um dispositivo dosador de material sólido, granulado, em pó, misturas e sementes previsto em máquinas do tipo semeadoras e fertilizadoras
BR102018010576B1 (pt) Sistema de entrega de produto agrícola e método de entrega de diversos produtos agrícolas
US3074727A (en) Granular material applicator
BR102019009069A2 (pt) veículo de trabalho
US20150257332A1 (en) Air stream selector for an air drill seeding system
BR102021017195B1 (pt) Plantadeira de grãos por meio de rolos dispensadores
BR102018010574A2 (pt) Sistema e método de aplicação de fertilizante que utiliza distribuidores longitudinais múltiplos
WO2020132726A1 (pt) Disposição introduzida em sistema de distribuição pneumática de produtos sólidos para máquinas e implementos agrícolas
SU938791A1 (ru) Пневматическа се лка
RU2317671C1 (ru) Пневматическая сеялка

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B15J Others concerning applications: changing of nature [chapter 15.10 patent gazette]

Free format text: PEDIDO RENUMERADO DEVIDO A MUDANCA DE NATUREZA DE BR102019001347-8 PARA BR202019001347-3.