BR102018016769B1 - Dispositivo de bloqueio para bloquear um componente funcional de um veículo - Google Patents

Dispositivo de bloqueio para bloquear um componente funcional de um veículo Download PDF

Info

Publication number
BR102018016769B1
BR102018016769B1 BR102018016769-3A BR102018016769A BR102018016769B1 BR 102018016769 B1 BR102018016769 B1 BR 102018016769B1 BR 102018016769 A BR102018016769 A BR 102018016769A BR 102018016769 B1 BR102018016769 B1 BR 102018016769B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
lock cylinder
support element
coupling
main
locking
Prior art date
Application number
BR102018016769-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102018016769A2 (pt
Inventor
Armin Geurden
Robson Amorin Alves
Original Assignee
Huf Hülsbeck & Fürst Gmbh & Co. Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Huf Hülsbeck & Fürst Gmbh & Co. Kg filed Critical Huf Hülsbeck & Fürst Gmbh & Co. Kg
Publication of BR102018016769A2 publication Critical patent/BR102018016769A2/pt
Publication of BR102018016769B1 publication Critical patent/BR102018016769B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60RVEHICLES, VEHICLE FITTINGS, OR VEHICLE PARTS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B60R25/00Fittings or systems for preventing or indicating unauthorised use or theft of vehicles
    • B60R25/01Fittings or systems for preventing or indicating unauthorised use or theft of vehicles operating on vehicle systems or fittings, e.g. on doors, seats or windscreens
    • B60R25/02Fittings or systems for preventing or indicating unauthorised use or theft of vehicles operating on vehicle systems or fittings, e.g. on doors, seats or windscreens operating on the steering mechanism
    • B60R25/021Fittings or systems for preventing or indicating unauthorised use or theft of vehicles operating on vehicle systems or fittings, e.g. on doors, seats or windscreens operating on the steering mechanism restraining movement of the steering column or steering wheel hub, e.g. restraining means controlled by ignition switch

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Lock And Its Accessories (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO DE BLOQUEIO PARA BLOQUEAR UM COMPONENTE FUNCIONAL DE UM VEÍCULO. A invenção diz respeito a um dispositivo de bloqueio (100) para o bloqueio de um componente funcional (101) de um veículo, especialmente a coluna de direção ou a alavanca de câmbio, e consiste de: um corpo (10) que abriga um cilindro para fechadura (20), que serve para acionar um elemento de bloqueio (102) do componente funcional (101); um elemento de suporte (30) para escorar o cilindro para fechadura (20) no corpo (10), sendo que o elemento de suporte (30) está montado no corpo (10) de modo a resistir à torção; o cilindro para fechadura (20) apresenta um miolo rotativo (24), que pode ser conectado a um acoplamento rotativo (40), que pode estar em conexão operacional com o elemento de bloqueio (102); o acoplamento está escorado axialmente no elemento de suporte (30). A invenção prevê uma unidade de montagem (M) para fixar o cilindro para fechadura (20) em uma posição de montagem determinada (A) dentro do corpo (10) de forma minimamente efetiva ao elemento de suporte (30).

Description

Campo da Invenção
[001] A invenção diz respeito a um dispositivo de bloqueio que tem por objetivo bloquear um componente funcional de um veículo, especialmente a coluna de direção ou a alavanca de câmbio, conforme o preâmbulo da reivindicação independente.
Antecedentes da Invenção
[002] Nos dispositivos de bloqueio de componentes funcionais de veículos, tais como a coluna de direção ou a alavanca de câmbio, que são conhecidos hoje, geralmente são usados cilindros para fechadura para bloquear o componente funcional, quando o veículo é desligado. Desta forma, os dispositivos de bloqueio podem servir de proteção contra a utilização não autorizada do veículo. No momento, existe o problema que o cilindro para fechadura pode ser montado em duas posições de giro dentro do corpo do dispositivo de bloqueio, sendo que o cilindro para fechadura não é construído com simetria rotacional, de modo que componentes do cilindro para fechadura, especialmente os do sistema de retenção por parafusos de bloqueio integrado no cilindro para fechadura, dependendo da posição de giro do cilindro para fechadura montado, estão sujeitos a maior desgaste mecânico. Quando o cilindro para fechadura está em uma posição incorreta, o arrastador da proteção contra a retirada de chave, que geralmente é feito de material plástico e é acionado ou deslocado pela chave, pode sofrer mais, podendo comprometer o funcionamento do sistema de retenção por parafusos de bloqueio.
Descrição Resumida da Invenção
[003] A invenção tem, portanto, uma tarefa subjacente que é superar, ao menos em parte, pelo menos uma das desvantagens, assim consideradas do ponto de vista tecnológico, em dispositivos de bloqueio de um componente funcional de um veículo, especialmente a coluna de direção ou a alavanca de câmbio. A presente invenção tem por função criar um dispositivo de bloqueio, DOCS - 3880010v1 que possibilite a correta montagem do cilindro para fechadura dentro do corpo do dispositivo de bloqueio. Idealmente, durante a montagem, o montador deve receber ajuda ou apoio para encontrar, de forma simples e rápida, a posição correta do cilindro para fechadura dentro do corpo.
Descrição Detalhada da Invenção
[004] Para tanto, a invenção oferece um dispositivo de bloqueio para o bloqueio de um componente funcional de um veículo, especialmente a coluna de direção ou a alavanca de câmbio, com as características da reivindicação independente 1, especialmente do componente típico. As características divulgadas a respeito das diferentes formas do dispositivo de bloqueio desta invenção podem ser combinadas entre si de tal maneira que seja sempre possível estabelecer referências recíprocas entre a divulgação e as formas.
[005] A invenção oferece um dispositivo de bloqueio para o bloqueio de um componente funcional de um veículo, especialmente a coluna de direção ou a alavanca de câmbio, e consiste de: um corpo que abriga um cilindro para fechadura, que serve para acionar um elemento de bloqueio do componente funcional; um elemento de suporte para escorar o cilindro para fechadura no corpo, sendo que o elemento de suporte está montado no corpo de modo a resistir à torção e especialmente a poder ser impulsionado axialmente; o cilindro para fechadura apresenta um miolo rotativo, que (na operação normal do dispositivo de bloqueio) pode ser conectado a um acoplamento rotativo, que pode estar em conexão operacional com o elemento de bloqueio; o acoplamento está escorado axialmente (ou seja, ao longo do eixo longitudinal do cilindro para fechadura) no elemento de suporte (de modo que o acoplamento possa ser girado livremente e movido axialmente pelo elemento de suporte, idealmente para baixo, afastando-se do cilindro para fechadura). A invenção prevê uma unidade de montagem para fixar o cilindro para fechadura (em uma operação normal do dispositivo de bloqueio) em uma posição de montagem determinada dentro do corpo de forma minimamente efetiva ao elemento de suporte. Em caso de arrombamento, a fixação pode ser suprimida.
[006] O corpo desta invenção pode receber um interruptor de arranque, que pode ser acionado com a ajuda do acoplamento ou da rotação da embreagem. O interruptor de arranque pode ser instalado protegido na parte interna do corpo para garantir que somente a correta chave do cilindro para fechadura, ou seja, somente o usuário autorizado, execute a mudança de marcha. É o que se chama uma fechadura de ignição. O conjunto de elemento de bloqueio e fechadura de ignição constitui uma trava de direção. Ou seja, o dispositivo de bloqueio desta invenção pode ser descrito como uma trava de direção. Além disto, pode-se dizer que o dispositivo de bloqueio desta invenção, que envolve o cilindro para fechadura mecânico, é uma tranca de direção. O corpo desta invenção pode ser instalado lateralmente na coluna de direção ou no console central, ou seja, fazer parte do revestimento da coluna de direção ou do console central.
[007] De acordo com a invenção, o elemento de suporte está posicionado dentro do corpo, sem poder ser girado em relação ao corpo. No entanto, o elemento de suporte está escorado no corpo, podendo ser impulsionado axialmente, p. ex. contra a ação de uma mola. O elemento de suporte pode ser pressionado contra a ação da força da mola, de uma posição de operação a uma posição de retrocesso, para a parte interna do corpo, ou seja, afastando-se do cilindro para fechadura. O cilindro para fechadura está disposto no corpo, em relação do qual é axialmente imóvel. O cilindro para fechadura apresenta um miolo rotativo e uma manga de cilindro, que, na operação normal do dispositivo de bloqueio, não é giratória. Na operação normal do dispositivo de bloqueio, é utilizada uma chave correspondente, que separa os bloqueios no cilindro para fechadura e, com isto, desacopla o miolo para uma rotação da manga de cilindro. No entanto, se, em caso de arrombamento, for usada uma ferramenta e os bloqueios não forem devidamente separados, o miolo permanecerá conectado à manga de cilindro, resistente à rotação. Se houver uma rotação violenta do miolo, este não é desacoplado da manga de cilindro e permanece parado ou arrasta a manga de cilindro consigo e a torce em relação ao corpo. Neste caso, um engate de sobrecarga interrompe a conexão operacional entre o cilindro para fechadura e o acoplamento. O engate de sobrecarga afasta o elemento de suporte do cilindro para fechadura para dentro do corpo e, com isto, leva o acoplamento, porque este está escorado axialmente no elemento de suporte. Portanto, ao menos na operação normal do dispositivo de bloqueio, há uma conexão operacional entre o miolo e o acoplamento, sendo que, em caso de arrombamento ou de uma rotação violenta do cilindro para fechadura, a conexão operacional entre o miolo e o acoplamento é suspensa.
[008] No cilindro para fechadura geralmente é disposta uma trava de retirada de chave, que pode ficar saliente de um lado do cilindro para fechadura, quando a chave é inserida no miolo. Se o cilindro para fechadura é instalado em uma posição incorreta no corpo, isto pode levar a um maior desgaste dos componentes da trava de retirada de chave.
[009] A ideia inventiva consiste em que haja uma unidade de montagem de modo que o cilindro para fechadura somente possa ser montado ou fixado mecanicamente de uma única maneira, ou seja, somente em uma posição de montagem no corpo. A vantagem da unidade de montagem é que ela permite uma montagem intuitiva. Isto auxilia o montador e protege o dispositivo de bloqueio contra desgaste. Isto também garante o bom funcionamento do dispositivo de bloqueio e aumenta sua vida útil. O escopo da invenção também permite que a unidade de montagem tenha pelo menos alguns meios correspondentes, que, juntos, marquem a posição de montagem correta. Através da conexão entre os meios correspondentes da unidade de montagem, o montador pode obter um feedback táctil sobre a correção da montagem. O escopo da invenção também permite que haja meios correspondentes da unidade de montagem entre o corpo e o cilindro para fechadura, entre o elemento de suporte e o cilindro para fechadura (em uma proteção de sobrecarga) ou entre o acoplamento e o cilindro para fechadura. Uma vantagem da invenção é que a unidade de montagem pode ser integrada diretamente em elementos funcionais do dispositivo de bloqueio já existentes (p. ex. engate de sobrecarga entre o elemento de suporte e o cilindro para fechadura) e expandir sua funcionalidade sem, no entanto, complicar a estrutura do dispositivo de bloqueio. Com isto, a invenção oferece um dispositivo de bloqueio, que permite uma montagem correta, simples e intuitiva de um cilindro para fechadura em uma única posição de montagem estabelecida, dentro do corpo do dispositivo de bloqueio.
[010] Além disto, o escopo da invenção permite que, no dispositivo de bloqueio, a unidade de montagem tome a forma de uma proteção de sobrecarga para o cilindro para fechadura. A proteção de sobrecarga geralmente apresenta dois pares de elementos correspondentes (normalmente ranhuras e seus respectivos cames) entre o cilindro para fechadura e o elemento de suporte, que, na operação normal do dispositivo de bloqueio, estão em conexão operacional mecânica um com o outro. No caso de uma rotação violenta do cilindro para fechadura, a conexão operacional mecânica entre os elementos da proteção de sobrecarga é suspensa para impedir a transferência de efeito do cilindro para fechadura para o acoplamento e finalmente para o elemento de bloqueio. Por isto, estes elementos da proteção de sobrecarga se adéquam muito bem para marcar a posição de montagem correta do cilindro para fechadura dentro do corpo, quando um dos pares tem marcas características e se diferencia do outro par. Isto permite expandir a funcionalidade da proteção de sobrecarga com uma função de ajuda de montagem além da função de sobrecarga, sem impedir a função de sobrecarga da proteção de sobrecarga. Com isto, é possível fornecer um dispositivo de bloqueio melhor, de construção simples. Também é vantajoso que os elementos da proteção de sobrecarga podem receber características diferenciadoras posteriormente para atualizar dispositivos de bloqueio existentes.
[011] Além disto, o escopo da invenção permite que, no dispositivo de bloqueio, haja uma proteção de sobrecarga entre o elemento de suporte e o cilindro para fechadura para que, no caso de uma rotação violenta do cilindro em decorrência de um arrombamento, o elemento de suporte e o acoplamento sejam impulsionados axialmente, afastando-os do cilindro para fechadura, e o miolo DOCS - 3880010v1 seja separado do acoplamento. Em princípio, independentemente da posição da unidade de montagem no dispositivo de bloqueio, uma proteção de sobrecarga pode ser vantajosa para desacoplar o mecanismo de bloqueio do cilindro para fechadura. Isto ao menos dificulta ou até impede a manipulação indevida do dispositivo de bloqueio.
[012] Além disto, o escopo da invenção permite que, no dispositivo de bloqueio, a unidade de montagem tenha um meio de montagem principal ou um secundário, distinto do meio de montagem principal, que somente pode ser colocado em conexão operacional mecânica em uma direção especificada do cilindro para fechadura com, no mínimo, um meio de posicionamento principal ou um meio de posicionamento secundário, distinto do principal. Isto permite especificar claramente a correta posição de montagem do cilindro para fechadura no corpo do dispositivo de bloqueio.
[013] Além disto, o escopo da invenção permite que o cilindro para fechadura tenha, no mínimo, um meio de montagem principal ou um secundário, distinto do meio de montagem principal, assumindo a forma de um, preferencialmente dois cames ou ranhuras, de larguras ou alturas distintas, especialmente no lado frontal voltado para o acoplamento ou na superfície de revestimento do cilindro para fechadura. Cames ou ranhuras são uma forma simples de se obter uma fixação mecânica do cilindro para fechadura ao elemento de suporte, quando estes cames ou ranhuras engrenam nos cames ou ranhuras correspondentes da unidade de montagem.
[014] Além disto, o escopo da invenção permite que a unidade de montagem, especialmente a proteção de sobrecarga, tenha, no mínimo, um meio de montagem principal ou um secundário, distinto do meio de montagem principal, assumindo a forma de um, preferencialmente dois cames ou ranhuras, de larguras ou profundidades distintas, em um dos lados do elemento de suporte voltado para o cilindro para fechadura. O elemento de suporte escora o cilindro para fechadura no corpo. A posição entre o cilindro para fechadura e o elemento de suporte se adéqua para estipular a unidade de montagem nesta posição. Entre o cilindro para fechadura e o elemento de suporte é disposta uma proteção de sobrecarga, que já dispõe de elementos correspondentes, que podem ser modificados ligeiramente para permitir a fixação do cilindro para fechadura em uma única posição no elemento de suporte.
[015] Além disto, o escopo da invenção permite que, no dispositivo de bloqueio, o elemento de suporte tome a forma de um disco ranhurado ou de um disco de cames. Nesta versão, o elemento de suporte cria um local de assento para o cilindro para fechadura, permitindo que o cilindro para fechadura possa ser facilmente posicionado no elemento de suporte. Através da interação dos meios da unidade de montagem no cilindro para fechadura e no elemento de suporte, é possível identificar a correta posição de rotação do cilindro para fechadura no elemento de suporte, preferencialmente através de uma torção do cilindro para fechadura em relação ao elemento de suporte.
[016] Além disto, o escopo da invenção permite que, no dispositivo de bloqueio, a unidade de montagem tenha, no corpo, no mínimo, um meio de montagem principal ou um secundário, distinto do meio de montagem principal, em forma de um, preferencialmente dois cames ou ranhuras, de larguras distintas, especialmente axialmente. O posicionamento da unidade de montagem entre o corpo e o cilindro para fechadura, especialmente entre a inserção cilíndrica no corpo para o cilindro para fechadura e a superfície de revestimento cilíndrica do cilindro para fechadura faz com que, desde o início, ele possa ser introduzido na posição de rotação correta no corpo. A unidade de montagem pode ser arranjada de modo a ficar visível ao montador para que ele conscientemente possa selecionar a posição de rotação correta do cilindro para fechadura em relação ao corpo. Isto facilita a montagem do cilindro para fechadura.
[017] Além disto, a invenção prevê que no cilindro para fechadura haja, no mínimo, um meio de posicionamento principal em forma de cames de ligação no miolo, sendo que especialmente a unidade de montagem tenha, no mínimo, um meio de montagem principal em forma de ranhura no acoplamento. A DOCS - 3880010v1 conexão operacional entre o cilindro para fechadura e o elemento de bloqueio é feita através do acoplamento e do miolo. Para tanto, o miolo dispõe de um cames de ligação, que pode ser conectado na entrada correspondente do acoplamento para estabelecer uma ligação resistente à rotação entre o miolo e o acoplamento. O perfil especial do cames de ligação e a entrada do acoplamento permitem que o cilindro para fechadura possa ser posicionado somente em uma posição determinada no acoplamento. Com isto, mesmo subsequentemente, a unidade de montagem pode ser realizada com elementos existentes do dispositivo de bloqueio. Desta maneira, a funcionalidade do acoplamento pode ser expandida sem interferir na transmissão de rotação do cilindro para fechadura para o elemento de bloqueio.
[018] Além disto, a invenção prevê que, no dispositivo de bloqueio, no mínimo um meio de posicionamento principal ou um secundário, distinto do meio de posicionamento principal, no cilindro para fechadura tenha, no mínimo um, preferencialmente dois ângulos de desmoldagem em direções distintas. A posição correta do cilindro para fechadura no corpo já pode ser marcada através dos ângulos de desmoldagem existentes no cilindro para fechadura, p. ex. no âmbito de uma proteção de sobrecarga ou de uma unidade de montagem entre o cilindro para fechadura e o corpo, ou entre o cilindro para fechadura e o acoplamento, que podem ser feitas de formas diferentes. É uma forma elegante e simples de a unidade de montagem, independentemente de sua posição, indicar a posição correta do cilindro para fechadura no corpo.
[019] Além disto, a invenção prevê que, no dispositivo de bloqueio, no mínimo um meio de montagem principal ou um secundário, distinto do meio de montagem principal, da unidade de montagem tenha, no mínimo uma, preferencialmente duas rampas de desmoldagem em direções distintas. Estabelece-se, assim, uma interação entre os ângulos de desmoldagem no cilindro para fechadura e as rampas de desmoldagem na unidade de montagem. Também é possível realizar uma inversão cinemática com as rampas de desmoldagem no cilindro para fechadura e os ângulos de desmoldagem na DOCS - 3880010v1 unidade de montagem. Existe múltiplas possibilidades para produzir a unidade de montagem contemplada na invenção.
[020] Além disto, a invenção também prevê que no dispositivo de bloqueio o elemento de suporte esteja montado no corpo, de modo que possa ser deslocado longitudinalmente entre uma posição de operação e uma posição de retrocesso, sendo que na posição de operação do elemento de suporte, o cilindro para fechadura está fixado no elemento de suporte através da unidade de montagem para possibilitar a transmissão de torque entre o miolo e o acoplamento, e, na posição de retrocesso do elemento de suporte, o cilindro para fechadura, visto em uma direção axial, está disto do elemento de suporte para separar o miolo do acoplamento. Em caso de arrombamento, a conexão operacional mecânica entre o cilindro para fechadura e o acoplamento pode ser suspensa. Com a torção do cilindro para fechadura, os ângulos de desmoldagem podem sair dos seus lugares no engate de sobrecarga, deslocando, assim, o elemento de suporte para trás e afastando-o do cilindro para fechadura. O elemento de suporte arrasta consigo o acoplamento, afastando-o do cilindro para fechadura. A partir deste ponto, qualquer outro manuseio do cilindro para fechadura seria inútil, já que nenhuma rotação do cilindro para fechadura gera uma transmissão para o acoplamento.
[021] A invenção também prevê um elemento de mola para aplicar ao elemento de suporte uma força da mola e passá-lo da posição de retrocesso à posição de operação. Na operação normal do dispositivo de bloqueio, isto possibilita uma boa alternativa de fixação do cilindro para fechadura ao elemento de suporte, que é desfeita quando o cilindro para fechadura é violentamente acionado contra a força da mola do elemento de mola. A segurança no veículo aumenta por evitar que o componente funcional seja indevidamente desbloqueado e que o veículo seja conduzido.
Descrição das Figuras
[022] Outras medidas e vantagens assim como características técnicas da invenção se encontram nas reivindicações e nas descrições e figuras abaixo. DOCS - 3880010v1 Diferentes características podem ser utilizadas individualmente ou em qualquer combinação, sem sair do escopo da invenção. As figuras abaixo ilustram o dispositivo de bloqueio de acordo com esta invenção em suas várias formas de execução: Fig. 1 uma representação esquemática de um dispositivo de bloqueio conhecido, visto de baixo em direção de um elemento de suporte, Fig. 2 uma representação esquemática de um dispositivo de bloqueio de acordo com esta invenção, visto de baixo em direção de um elemento de suporte, Fig. 3a uma possível forma de execução de um dispositivo de bloqueio, conforme esta invenção, com uma unidade de montagem integrada em uma proteção de sobrecarga, com o dispositivo de bloqueio em operação normal, Fig. 3b uma representação do dispositivo de bloqueio conforme Figura 3a no caso de arrombamento, Fig. 3c uma representação do dispositivo de bloqueio conforme Figura 3b no caso de uma proteção de sobrecarga ativada após rotação violenta do cilindro para fechadura em decorrência de uma tentativa de arrombamento, Fig. 4a uma possível forma de execução de um dispositivo de bloqueio, conforme esta invenção, visto de baixo em direção de um elemento de suporte, Fig. 4b uma representação esquemática do elemento de suporte conforme Figura 4a, em seção radial, Fig. 5a uma possível forma de execução de um dispositivo de bloqueio, conforme esta invenção, visto de baixo em direção de um elemento de suporte, Fig. 5b uma representação esquemática do elemento de suporte conforme Figura 5a, em seção radial, Fig. 6a uma possível forma de execução de um dispositivo de bloqueio, conforme esta invenção, visto de baixo em direção de um elemento de suporte, Fig. 6b uma representação esquemática do elemento de suporte conforme Figura 6a, em seção axial, Fig. 7 uma possível forma de execução de um dispositivo de bloqueio, conforme esta invenção, em uma seção axial do corpo do dispositivo de bloqueio, Fig. 8a uma possível forma de execução de um dispositivo de bloqueio, conforme esta invenção, visto de baixo em direção de um elemento de suporte, Fig. 8b uma representação esquemática do elemento de suporte conforme Figura 8a, em seção axial, Fig. 9 uma representação em perspectiva de um dispositivo de bloqueio, conforme esta invenção, com um cilindro para fechadura exposto, e Fig. 10 outra representação em perspectiva de um dispositivo de bloqueio, conforme esta invenção, com um cilindro para fechadura exposto.
[023] Nas figuras abaixo, são utilizadas as mesmas referências para as características técnicas, mesmo que sejam em execuções diferentes.
[024] A Figura 1a mostra um dispositivo de bloqueio conhecido 100* para bloquear um componente funcional 101 (representado na Figura 3a) de um veículo, tal como uma coluna de direção ou uma alavanca de câmbio, executado com um cilindro para fechadura 20. O cilindro para fechadura 20 serve para acionar mecanicamente o elemento de bloqueio 102 (representado na Figura 3a), que pode ser em forma de um parafuso de bloqueio e que bloqueia o componente funcional 101, quando o veículo é desligado. Um miolo rotativo 24 do cilindro para fechadura 20 é conectado a um acoplamento 40 de modo a resistir à torção, introduzindo um cames de ligação 25 assentado no miolo 24 em uma ranhura 41 no acoplamento 40. O acoplamento 40 transmite uma rotação do miolo 24 do cilindro para fechadura 20 a um interruptor de arranque (não mostrado) e ao elemento de bloqueio 102.
[025] O cilindro para fechadura 20 é escorado em um elemento de suporte 30, como p. ex. um disco de cames ou ranhurado, que, por sua vez, é introduzido por um ou mais avanços 35 de modo a resistir à torção e podendo ser deslocado longitudinalmente em um corpo 10, que pode ser executado, conforme se vê nas Figuras 3a a 3c. O acoplamento rotativo 40 está escorado axialmente no elemento de suporte 30, de modo que o acoplamento 40 pode ser impulsionado axialmente com o elemento de suporte 30. Com o elemento de suporte 30, o acoplamento 40 pode ser afastado do cilindro para fechadura 20, quando uma proteção de sobrecarga 23 for ativada. A proteção de sobrecarga 23 é ativada por uma rotação violenta do cilindro para fechadura 20. Dois cames tradicionalmente iguais 21, 22, moldados no lado frontal E1 do cilindro para fechadura 20 para o lado do acoplamento, se deslocam das ranhuras correspondentes 31, 32, moldadas no elemento de suporte 30. Para isto, geralmente comprime-se uma mola 13, mostrada na Figura 9 e que permite que o elemento de suporte 30 e o acoplamento 40 sejam empurrados de forma elástica e flexível para dentro do corpo 10, afastando-os do cilindro para fechadura 20.
[026] Pode ser uma desvantagem que neste dispositivo de bloqueio 100* seja possível montar o cilindro para fechadura 20 em duas posições de giro diferentes dentro do corpo 10 do dispositivo de bloqueio 100. Já que o próprio cilindro para fechadura 20 não é construído com simetria rotacional, os elementos do cilindro para fechadura 20, que sobressaem de sua superfície de revestimento E3 e assim tocam o corpo 10, como a proteção contra a retirada de chave (não ilustrada aqui a título de simplicidade), dependendo da posição de giro do cilindro para fechadura montado, estão sujeitos a maior desgaste mecânico. Isto pode interferir no funcionamento do dispositivo de bloqueio 100*.
[027] A Figura 2 mostra um dispositivo de bloqueio 100 para o bloqueio de um componente funcional 101, especialmente a coluna de direção ou a alavanca de câmbio, de um veículo, mostrado na Figura 3a. O dispositivo de bloqueio 100 da invenção é executado de tal maneira que o cilindro para DOCS - 3880010v1 fechadura 20 somente pode ser montado em uma posição de montagem especificada A no corpo 10 ou escorado em um elemento de suporte 30 (p. ex. um disco ranhurado ou de cames).
[028] O dispositivo de bloqueio 100 da invenção é constituído ainda de um corpo 10, no qual o elemento de suporte 30 é montado de modo a resistir à torção e podendo ser impulsionado axialmente, conforme se vê nas Figuras 3a a 3c abaixo. O cilindro para fechadura 20 da invenção também envolve um miolo rotativo 24, que pode ser conectado a um acoplamento rotativo 40 em operação normal do dispositivo de bloqueio 100 e na posição de operação I do elemento de suporte 30. A posição de operação I do elemento de suporte 30 é mostrada na Figura 3a. O cilindro para fechadura 20 apresenta uma superfície de revestimento E3, que é inserida em uma entrada cilíndrica do corpo 10. Voltado para fora fica a parte dianteira E2 do cilindro para fechadura 20, que permite que uma chave seja introduzida no miolo 24.
[029] O acoplamento 40 pode entrar em conexão operacional com um elemento de bloqueio 102 (por um mecanismo de fechamento não mostrado aqui por uma questão de simplicidade), que pode ser um parafuso de bloqueio e que pode entrar em um recesso do componente funcional 101 para bloquear o componente funcional 101. O acoplamento 40 está escorado axialmente no elemento de suporte 30 em pelo menos uma direção, de modo que o acoplamento 40 pode ser girado livremente, mas pode ser movido axialmente com o elemento de suporte 30, preferencialmente afastando-se do cilindro para fechadura 20.
[030] A invenção prevê uma unidade de montagem M para fixar o cilindro para fechadura 20 em uma única posição de montagem possível, ou seja, determinada A dentro do corpo 10, de forma minimamente efetiva ao elemento de suporte 30.
[031] O corpo desta invenção 10 pode receber um interruptor de arranque (não mostrado), que pode ser acionado com a ajuda do acoplamento 40. É o que se chama uma fechadura de ignição. O conjunto de elemento de DOCS - 3880010v1 bloqueio 102 e fechadura de ignição constitui uma trava de direção. Ou seja, o dispositivo de bloqueio 100 desta invenção pode ser descrito como uma trava de direção, nomeadamente uma tranca de direção. O interruptor de arranque fica protegido na parte interna do corpo 10, atrás do cilindro para fechadura 20 e do mecanismo de fechamento, de modo que o interruptor de arranque não possa ser manipulado pelo lado de fora. Somente quando é introduzida uma chave correta para o cilindro para fechadura 20, é possível separar os bloqueios (não mostrados nas figuras) no miolo 24, permitindo que o miolo 24 seja girado em relação à manga de cilindro. O corpo 10 desta invenção pode ser instalado lateralmente na coluna de direção ou no console central, ou seja, fazer parte do revestimento da coluna de direção ou do console central.
[032] Preferencialmente, o elemento de suporte 30 pode ser pressionado da posição de operação I (mostrada na Figura 3a) para uma posição de retrocesso II, contra a ação de uma força da mola F de uma mola 13, para dentro do corpo, ou seja, afastando-se do cilindro para fechadura 20, como mostram as Figuras 3b e 3c. O cilindro para fechadura 20 está disposto no corpo 10, em relação do qual é axialmente imóvel. No entanto, em caso de arrombamento, em que é usada uma ferramenta (p. ex. uma chave de fenda), os bloqueios no miolo 24 não são devidamente separados, de modo que o miolo 24 permanece conectado à manga de cilindro, resistente à rotação. Quando houver uma rotação violenta do miolo 24 decorrente do uso da ferramenta de arrombamento, o miolo 24 não é desacoplado da manga de cilindro e permanece parado ou arrasta a manga de cilindro consigo e torce o cilindro para fechadura 20 em relação ao corpo 10. Para, também neste caso, impedir o desbloqueio do componente funcional 101, a invenção prevê um engate de sobrecarga 23, que separa a conexão operacional entre o cilindro para fechadura 20 e o elemento de suporte 30 e, portanto, entre o cilindro para fechadura 20 e o acoplamento 40. O engate de sobrecarga 23 afasta o elemento de suporte 30 do cilindro para fechadura 20 para dentro do corpo 10 e, com isto, leva o acoplamento 40, porque o acoplamento 40 está escorado axialmente no elemento de suporte 30. Portanto, em caso de arrombamento ou de uma rotação violenta do cilindro para fechadura 20, a conexão operacional entre o miolo 24 e o acoplamento 40 é suspensa.
[033] No exemplo da Figura 2, a proteção de sobrecarga 23 abrange dois cames 21, 22 de diferentes tamanhos e larguras no cilindro para fechadura 20, nomeadamente no lado frontal E1 do cilindro para fechadura 20 voltado para o acoplamento 40, que, em operação normal do dispositivo de bloqueio 100 estão inseridos em dois cames correspondentes 31, 32, também de larguras diferentes dentro do elemento de suporte 30.
[034] A invenção reconhece que os meios da proteção de sobrecarga 23 podem ser executados em pares e de diferentes maneiras para garantir que o cilindro para fechadura 20 seja fixado em apenas uma posição de rotação no elemento de suporte 30. Ou seja, no âmbito da invenção, a unidade de montagem M pode ser integrada à proteção de sobrecarga 23. Isto permite expandir a funcionalidade da proteção de sobrecarga 23 com uma função de ajuda de montagem além da função de sobrecarga, sem impedir a função de sobrecarga da proteção de sobrecarga 23. Com isto, é possível fornecer um dispositivo de bloqueio 100 melhor, de construção simples. Também é vantajoso que os elementos da proteção de sobrecarga 23 podem receber características diferenciadoras posteriormente para atualizar dispositivos de bloqueio 100 existentes.
[035] A Figura 2 mostra um exemplo de execução da unidade de montagem M, conforme a invenção, em que são moldados, de tamanhos diferentes, os cames 21, 22 no cilindro para fechadura 20 e as ranhuras 31, 32 no elemento de suporte 30. Também é possível que as ranhuras 21, 22 sejam montadas no cilindro para fechadura 20 e os cames correspondentes 31, 32, no elemento de suporte 30, como mostram as Figuras 3a a 3c.
[036] Os cames ou ranhuras 21, 22 no cilindro para fechadura 20 servem como meio de posicionamento P1, P2 da unidade de montagem M, que podem interagir com os correspondentes meios de montagem M1, M2, p. ex. em forma DOCS - 3880010v1 de ranhuras ou cames 31, 32 no elemento de suporte 30, da unidade de montagem M.
[037] Nas Figuras 3a a 3c pode-se ver que os elementos de rolamento salientes 35 do elemento de suporte 30 se deslocam longitudinalmente e se inserem nas ranhuras de rolamento correspondentes 15 dentro do corpo 10. Em um dos lados do elemento de suporte 30, afastado do cilindro para fechadura 20, está afixado um elemento da estrutura fixo 14; entre este elemento da estrutura 14 e o elemento de suporte 30 está prevista uma mola 13 (p. ex. uma mola de pressão helicoidal). A força da mola F da mola 13 faz com que o elemento de suporte 30 possa ser pressionado da posição de operação I para a posição de retrocesso II.
[038] Na Figura 3a, cames 31, 32, moldados no elemento de suporte 30, agarram as ranhuras correspondentes 21, 22 no cilindro para fechadura 20. A Figura 3b mostra como, durante uma rotação do cilindro para fechadura 20, os cames 31, 32 podem se deslocar dentro das ranhuras 21, 22. A Figura 3c mostra como os cames 31, 32 saem das ranhuras 21, 22 e ficam livres. Com isto, a distância d1 entre o cilindro para fechadura 20 e o elemento de suporte 30, comum na operação normal do dispositivo de bloqueio 100, aumenta para a distância d2, característica de uma sobrecarga. No caso de sobrecarga, o elemento de suporte 30 está de tal maneira deslocado a uma distância d2 do cilindro para fechadura 20 que a ligação à prova de torção entre o acoplamento 40 e o miolo 24 fica suspensa.
[039] No exemplo de execução da invenção (Figuras 3a a 3c), a unidade de montagem M está prevista entre o cilindro para fechadura 20 e o elemento de suporte 30 e integrada à proteção de sobrecarga 23.
[040] As Figuras 4a e 4b ilustram outro exemplo de execução, conforme a invenção, de uma unidade de montagem M. A unidade de montagem M marca apenas uma posição de montagem A correta do cilindro para fechadura 20 no elemento de suporte 30. A unidade de montagem M também pode ser integrada à proteção de sobrecarga 23. Para individualizar os meios da proteção de DOCS - 3880010v1 sobrecarga 23, no meio de posicionamento principal P1 e/ou no meio de posicionamento secundário P2, que pode ter largura igual ou diferente, e que podem ser moldados em forma de cames ou de ranhuras, o cilindro para fechadura 20 pode apresentar ângulos de desmoldagem em duas direções distintas 21a, 21b, 22a, 22b. A Figura 4b mostra ainda, em uma representação esquemática radial, que no meio de montagem principal M1 e/ou no meio de montagem secundário M2, que pode ter largura igual ou diferente, e que podem ser moldados em forma de cames ou de ranhuras, o elemento de suporte 30 pode apresentar rampas de desmoldagem em duas direções distintas 31a, 31b, 32a, 32b. Isto garante que o cilindro para fechadura 20 somente pode se apoiar em uma única posição de montagem A no elemento de suporte 30 de modo que os ângulos de desmoldagem 21a, 21b, 22a, 22b encostem nas rampas de desmoldagem 31a, 31b, 32a, 32b.
[041] As Figuras 5a e 5b ilustram outro exemplo de execução, conforme a invenção, de uma unidade de montagem M. A unidade de montagem M marca apenas uma posição de montagem A correta do cilindro para fechadura 20 no elemento de suporte 30 e está integrada à proteção de sobrecarga 23. Para individualizar os meios da proteção de sobrecarga 23, em um dos meios de posicionamento P1, P2 (p. ex. no meio de posicionamento principal P1), o cilindro para fechadura 20 pode apresentar uma saliência como ângulo de desmoldagem 21a e como característica que o distinga do meio de posicionamento secundário P2. A Figura 5b mostra ainda que o elemento de suporte 30 também somente pode apresentar uma depressão correspondente como rampa de desmoldagem 31a em um dos dois meios de montagem M1, M2 (p. ex. no meio de montagem principal M1). A saliência somente se encaixa na depressão correspondente no elemento de suporte 30, quando o cilindro para fechadura 20 se encontra em uma única posição de rotação em face ao elemento de suporte 30. Com isto, o cilindro para fechadura 20 somente pode ser montado corretamente em uma única posição de montagem A no elemento de suporte 30.
[042] As Figuras 6a e 6b ilustram outro exemplo de execução, conforme a invenção, de uma unidade de montagem M. A unidade de montagem M marca apenas uma posição de montagem A correta do cilindro para fechadura 20 no elemento de suporte 30 e está integrada à proteção de sobrecarga 23. Para individualizar os meios da proteção de sobrecarga 23, o cilindro para fechadura 20 pode apresentar meios de posicionamento de alturas diferentes e larguras iguais P1, P2, que podem ser moldados em forma de cames ou de ranhuras. A Figura 6b mostra ainda, em uma representação seccional, que o elemento de suporte 30 pode apresentar dois meios de montagem de profundidades diferentes e larguras iguais M1, M2, que podem ser moldados em forma de cames ou de ranhuras. Com isto, o cilindro para fechadura 20 somente pode ser escorado em uma única posição de montagem A no elemento de suporte 30, quando os correspondentes meios de posicionamento altos P1, P2 podem ser introduzidos nos meios de montagem baixos M1, M2.
[043] A Figura 7 ilustra outro exemplo de execução, conforme a invenção, de uma unidade de montagem M. Aqui, a unidade de montagem M está moldada entre a superfície de revestimento E3 do cilindro para fechadura 20 e o corpo 10. Na superfície de revestimento E3 do cilindro para fechadura 20 pode haver um ou mais (p. ex. dois) meios de posicionamento P1, P2, que podem ter largura igual ou diferente, comprimento igual ou diferente, e que podem ser moldados em forma de cames ou de ranhuras. Para a condução dos meios de posicionamento P1, P2, quando o cilindro para fechadura 20 é introduzido no corpo 10, pode haver um ou mais (p. ex. dois) meios de montagem correspondentes M1, M2, que também podem ter largura e comprimento diferentes e ser moldados em forma de cames ou de ranhuras. Isto também faz com que o(s) meio(s) de posicionamento P1, P2 somente possa(m) interagir com os meios de montagem correspondentes M1, M2, quando o cilindro para fechadura 20 estiver em uma única posição de rotação. As Figuras 8a e 8b ilustram outro exemplo de execução, conforme a invenção, de uma unidade de montagem M. A unidade de montagem M está posicionada entre o elemento de suporte 20 e o acoplamento 40. No miolo 24, há um cames de ligação 25 como meio de posicionamento P1 da unidade de montagem M, que pode apresentar ângulos de desmoldagem de duas direções diferentes 25a, 25b. O cames de ligação 25 pode ser conectado operacionalmente com uma ranhura 41 como meio de montagem M1 da unidade de montagem M, que pode ter as rampas de desmoldagem correspondentes 41a, 41b. Somente em uma única posição de rotação do cilindro para fechadura 20, os ângulos de desmoldagem 25a, 25b apoiam na rampa de desmoldagem 41a, 41b, o que permite marcar a correta posição de montagem A do cilindro para fechadura 20 dentro do corpo 10.
[044] As Figuras 9 e 10 mostram o cilindro para fechadura 20, conforme a execução da invenção retratada na Figuras 3a a 3c, de várias perspectivas. A Figura 9 mostra que, com a força da mola F da mola 13, o elemento de suporte 30 pode ser levado da posição de retrocesso II (Figura 3c) à posição de operação I (Figura 3a). A mola 13 pode ser posicionada entre o elemento da estrutura fixo 14 que fica em face do corpo 10 e o elemento de suporte 30. A Figura 9 mostra a exemplarmente a mola 13 como mola de pressão helicoidal. A Figura 10 mostra em perspectiva os elementos de rolamento 35, que podem ser impulsionados axialmente para serem inseridos nas ranhuras de rolamento 15 dentro do corpo 10, mostradas nas Figuras 3a a 3c.
[045] As explicações das execuções citadas acima são uma mera descrição da invenção por meio de exemplos. Algumas propriedades individuais da presente invenção podem ser combinadas livremente entre si, desde que isto faça sentido do ponto de vista técnico, sem que, com isto, o escopo da invenção e das reivindicações seja excedido. Lista de referências 100 Dispositivo de bloqueio 101 Componente funcional 102 Elemento de bloqueio 100* Dispositivo de bloqueio conhecido 10 Corpo 11 Ranhura 12 Ranhura 13 Mola 14 Elemento de corpo 15 Ranhura de rolament 20 Cilindro para fechadura 21 Cames, ranhura 21a Ângulo de desmoldagem 21b Ângulo de desmoldagem 22 Cames, ranhura 22a Ângulo de desmoldagem 22b Ângulo de desmoldagem 23 Proteção de sobrecarga 24 Miolo 25 Cames de ligação 25a Ângulo de desmoldagem 25b Ângulo de desmoldagem 30 Elemento de suporte 31 Ranhura, cames 31a Rampa de desmoldagem 31b Rampa de desmoldagem 32 Ranhura, cames 32a Rampa de desmoldagem 32b Rampa de desmoldagem 35 Elemento de rolamento 40 Acoplamento 41 Ranhura 41a Rampa de desmoldagem 41b Rampa de desmoldagem A Posição de montagem M Unidade de montagem M1 Meio de montagem principal M2 Meio de montagem secundário P1 Meio de posicionamento principal P2 Meio de posicionamento secundário F Força da mola I Posição de operação II Posição de retrocesso E1 Lado frontal E2 Parte dianteira E3 Superfície de revestimento d1 Distância entre o cilindro para fechadura e o elemento de suporte em operação normal d2 Distância entre o cilindro para fechadura e o elemento de suporte em sobrecarga

Claims (12)

1. DISPOSITIVO DE BLOQUEIO (100) PARA BLOQUEAR UM COMPONENTE FUNCIONAL (101) DE UM VEÍCULO, especialmente a coluna de direção ou a alavanca de câmbio, constituído de: um corpo (10) no qual um cilindro para fechadura (20) é abrigado, que serve para acionar um elemento de bloqueio (102) do componente funcional (101); um elemento de suporte (30) para escorar o cilindro para fechadura (20) no corpo (10), sendo que o elemento de suporte (30) está montado no corpo (10) de modo a resistir à torção; e um acoplamento rotativo (40) que pode estar em conexão operacional com o elemento de bloqueio (102), em que o cilindro para fechadura (20) apresenta um miolo rotativo (24), que pode ser conectado ao acoplamento rotativo (40); e em que o acoplamento (40) está escorado axialmente no elemento de suporte (30), caracterizado pelo fato de que está prevista uma unidade de montagem (M) para fixar o cilindro para fechadura (20) em uma posição de montagem determinada (A) dentro do corpo (10) de forma minimamente efetiva ao elemento de suporte (30); e a unidade de montagem (M) tem um meio de montagem principal (M1) e um meio de montagem secundário (M2) distinto do principal, que podem ser colocados em conexão operacional mecânica em apenas uma orientação determinada do cilindro para fechadura (20) com um meio de posicionamento principal correspondente (P1), e um meio de posicionamento secundário correspondente (P2), distinto do principal, no cilindro da fechadura (20).
2. DISPOSITIVO, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a unidade de montagem (M) toma a forma de uma proteção de sobrecarga (23) para o cilindro para fechadura (20).
3. DISPOSITIVO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 2, caracterizado pelo fato de que um dispositivo de proteção de sobrecarga (23) está previsto entre o elemento de suporte (30) e o cilindro para fechadura (20) para que, no caso de uma rotação violenta do cilindro para fechadura (20) em decorrência de um arrombamento, o elemento de suporte (30) com o acoplamento (40) sejam impulsionados axialmente, afastando-os do cilindro para fechadura (20), e para desacoplar o miolo (24) do acoplamento (40).
4. DISPOSITIVO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que o cilindro para fechadura (20) tenha, no mínimo, um meio de posicionamento principal (P1) ou um meio de posicionamento secundário (P2), distinto do principal, assumindo a forma de um, preferencialmente dois cames ou ranhuras (21, 22), de larguras ou alturas distintas, especialmente no lado frontal (E1) voltado para o acoplamento (40) ou na superfície de revestimento (E3) do cilindro para fechadura (20).
5. DISPOSITIVO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a unidade de montagem (M), especialmente a proteção de sobrecarga (23), tenha, no mínimo, um meio de montagem principal (M1) ou um meio de montagem secundário (M2), distinto do principal, assumindo a forma de um, preferencialmente dois cames ou ranhuras (31, 32), de larguras ou profundidades distintas, em um dos lados (S1) do elemento de suporte (30) voltado para o cilindro para fechadura (20).
6. DISPOSITIVO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que o elemento de suporte (30) tome a forma de um disco ranhurado ou de um disco de cames.
7. DISPOSITIVO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que a unidade de montagem (M) tenha, no corpo (10), no mínimo, um meio de montagem principal (M1) ou um meio de montagem secundário (M2), distinto do principal, em forma de um, preferencialmente dois cames ou ranhuras (11, 12), de larguras distintas, especialmente axialmente.
8. DISPOSITIVO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que o cilindro para fechadura (20) tenha, no mínimo, um meio de posicionamento principal (P1) em forma de um cames de ligação (25) no miolo (24), sendo que especialmente a unidade de montagem (M) tenha, no mínimo, um meio de montagem principal (M1) em forma de ranhura (41) no acoplamento (40).
9. DISPOSITIVO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que no mínimo um meio de posicionamento principal (P1) ou um meio de posicionamento secundário (P2), distinto do principal, no cilindro para fechadura (20) tenha, no mínimo um, preferencialmente dois ângulos de desmoldagem em direções distintas (21a, 21b, 22a, 22b, 25a, 25b).
10. DISPOSITIVO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que no mínimo um meio de montagem principal (M1) ou um meio de montagem secundário (M2), distinto do principal, da unidade de montagem (M) tenha, no mínimo uma, preferencialmente duas rampas de desmoldagem em direções distintas (31a, 31b, 32a, 32b, 41a, 41b).
11. DISPOSITIVO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que o elemento de suporte (30) esteja montado no corpo (10), de modo que possa ser deslocado longitudinalmente entre uma posição de operação (I) e uma posição de retrocesso (II), sendo que na posição de operação (I) do elemento de suporte (30), o cilindro para fechadura (20) está fixado no elemento de suporte (30) através da unidade de montagem (M) para possibilitar a transmissão de torque entre o miolo (24) e o acoplamento (40), e, na posição de retrocesso (II) do elemento de suporte (30), o cilindro para fechadura (20), visto em uma direção axial, está disto do elemento de suporte (30) para separar o miolo (24) do acoplamento (40).
12. DISPOSITIVO, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 11, caracterizado pelo fato de que esteja previsto um elemento de mola (13) para aplicar ao elemento de suporte (30) uma força da mola (F) e passá-lo da posição de retrocesso (II) à posição de operação (I).
BR102018016769-3A 2017-09-07 2018-08-16 Dispositivo de bloqueio para bloquear um componente funcional de um veículo BR102018016769B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102017120690.6A DE102017120690A1 (de) 2017-09-07 2017-09-07 Verriegelungsvorrichtung
DE102017120690.6 2017-09-07

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102018016769A2 BR102018016769A2 (pt) 2019-08-06
BR102018016769B1 true BR102018016769B1 (pt) 2023-12-05

Family

ID=62951911

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102018016769-3A BR102018016769B1 (pt) 2017-09-07 2018-08-16 Dispositivo de bloqueio para bloquear um componente funcional de um veículo

Country Status (3)

Country Link
EP (1) EP3453579B1 (pt)
BR (1) BR102018016769B1 (pt)
DE (1) DE102017120690A1 (pt)

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2410909B2 (de) * 1974-03-07 1978-08-10 Ymos-Metallwerke Wolf & Becker Gmbh & Co, 6055 Hausen Lenk- und Zündschloß, insbesondere für Kraftfahrzeuge
DE10119267C1 (de) * 2001-04-20 2002-11-21 Huf Huelsbeck & Fuerst Gmbh Lenkschloss für Fahrzeuge
JP3798294B2 (ja) * 2001-10-31 2006-07-19 株式会社ユーシン ステアリングロック装置
US10414375B2 (en) * 2014-05-30 2019-09-17 Huf Hülsbeck & Fürst Gmbh & Co. Kg Lock cylinder having a resetting block

Also Published As

Publication number Publication date
EP3453579A1 (de) 2019-03-13
DE102017120690A1 (de) 2019-03-07
EP3453579B1 (de) 2024-02-28
EP3453579A9 (de) 2019-05-08
BR102018016769A2 (pt) 2019-08-06

Similar Documents

Publication Publication Date Title
TWI510701B (zh) 鎖具機構
JP4704935B2 (ja) シリンダ錠装置及び係合解除機構
US6244080B1 (en) Antitheft lock assembly
US5428978A (en) Cylinder lock device resistible against unauthorized unlocking
US5907963A (en) Lock assembly with a key-activated removable core structure
RU2528156C2 (ru) Замковый механизм
CA3008424C (en) Padlock assembly
US8707746B1 (en) Lock with replaceable bottom pins
BR112020020087A2 (pt) Trava para porta-luvas de veículo
US8621901B2 (en) Lock system for vehicles and the like
GB2545389A (en) Security mechanism
AU2013248267B1 (en) Lock system
EP2990569B1 (en) Cylinder core for a cylinder for locks
US6823703B2 (en) Removable plug cylinder lock
BR102018016769B1 (pt) Dispositivo de bloqueio para bloquear um componente funcional de um veículo
US1662487A (en) Lock
CA2641553A1 (en) Mechanism for securing the handle of a door or window
EP3781764A1 (en) Manual control device for a lock of a door or window
EP3708744B1 (en) Coding method for a pin lock
RU2632282C2 (ru) Цилиндровый замок
US2059696A (en) Lock
EP2894279A1 (en) Security device for lock cylinders
EP3222799B1 (en) A cylinder lock
BR112019009136B1 (pt) Dispositivo de fechadura
JP6434503B2 (ja) 自動車のステアリング機構における、デッドロック機能を有する盗難防止装置、およびその取付け方法

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B25G Requested change of headquarter approved

Owner name: HUF HUELSBECK AND FUERST GMBH AND CO. KG (DE)

B06W Patent application suspended after preliminary examination (for patents with searches from other patent authorities) chapter 6.23 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 16/08/2018, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS