BR102016029336B1 - Dispositivo para abertura de envelope inviolável dotado de lacre e/ou adesivo indicador de violação - Google Patents

Dispositivo para abertura de envelope inviolável dotado de lacre e/ou adesivo indicador de violação Download PDF

Info

Publication number
BR102016029336B1
BR102016029336B1 BR102016029336-7A BR102016029336A BR102016029336B1 BR 102016029336 B1 BR102016029336 B1 BR 102016029336B1 BR 102016029336 A BR102016029336 A BR 102016029336A BR 102016029336 B1 BR102016029336 B1 BR 102016029336B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
envelope
opening
tape
seal
front face
Prior art date
Application number
BR102016029336-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102016029336A2 (pt
Inventor
Fatima De Moraes Carlos
Original Assignee
Betha Industria Comercio E Serviços Ltda Epp
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Betha Industria Comercio E Serviços Ltda Epp filed Critical Betha Industria Comercio E Serviços Ltda Epp
Priority to BR102016029336-7A priority Critical patent/BR102016029336B1/pt
Publication of BR102016029336A2 publication Critical patent/BR102016029336A2/pt
Publication of BR102016029336B1 publication Critical patent/BR102016029336B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Credit Cards Or The Like (AREA)
  • Bag Frames (AREA)

Abstract

DISPOSITIVO PARA ABERTURA DE ENVELOPE INVIOLÁVEL DOTADO DE LACRE E/OU ADESIVO INDICADOR DE VIOLAÇÃO compreendido por um corpo principal formado a partir de um envelope preferencialmente de polímero opaco, selado em suas laterais e fundo, que em sua secção traseira superior na face frontal é selada uma fita lacre que recebe na face frontal transversalmente uma camada selante evidenciadora de violação, sobre a qual e aplicada um liner, formando uma aba de fechamento, caracterizado pelo envelope na secção traseira superior na face frontal abaixo da fita lacre incorporar transversalmente em toda sua extensão uma fita rompedora dotada em um dos extremos de um segmento de pega, dita fita rompedora quando acionada promove a abertura total do envelope através do destaque da aba de fechamento.

Description

001 Refere-se o presente pedido de patente de modelo de utilidade a um “DISPOSITIVO PARA ABERTURA DE ENVELOPE INVIOLÁVEL DOTADO DE LACRE E/OU ADESIVO INDICADOR DE VIOLAÇÃO”, mais particularmente um envelope provida de fita de abertura inserida na aba de fechamento que possibilita a abertura do envelope com indicador de violação de forma rápida e segura, sem a necessidade de instrumentos cortantes utilizados comumente.
Estado da Técnica
002 Ao longo dos anos, o envelope sofreu alterações de formato, de forma a melhor se adequar com as dimensões dos documentos transportados, tais como cartas, revistas, livros, documentos bancários, talões de cheque, cartões de crédito, entre outros. Além disso, os materiais utilizados para a sua fabricação também foram sendo alterados, devido à necessidade de melhorar a sua resistência mecânica e diminuir sua permeabilidade, para contribuir mais eficazmente com a conservação e a proteção do seu conteúdo.
003 Entre os diversos modelos conhecidos do estado da técnica o mais relevante para a patente em questão é o envelope polimérico opaco, o qual além de impedir a visualização do seu conteúdo, apresenta uma grande resistência mecânica, tornando-se um invólucro adequado para documentos sigilosos e de grande importância. Normalmente esses envelopes são dotados de lacres com identificadores de violação e fechamento por colagem.
004 Dispositivos adequados para essa utilização já são bem conhecidos, um exemplo sendo objeto da patente brasileira PI 8903982-3 que descreve e ilustra uma peça retangular alongada de plástico na forma de duas tiras paralelas ligadas por uma linha de dobradiça mais fina em torno da qual uma das tiras poderá ser dobrada sobre a outra. Uma das tira é formada com uma série de pequenos dentes de travamento ortogonais ao seu plano enquanto a outra tira apresenta uma série correspondente de cavidades receptoras dos dentes em relação de travamento. A tira com os dentes é fixada, por meio de soldagem plástica, ao longo da borda externa de um lado da boca de um envelope de plástico, os dentes perfurando as duas bordas da boca do envelope. Para fechar e lacrar o envelope basta dobrar a outra tira em torno da linha de dobradiça e apertar as duas tiras juntas até os dentes entrarem nas cavidades na outra tira onde são travados. O envelope é então fechado com a linha de dobradiça situada ao longo da boca do envelope, impedindo o acesso a este.
005 Quando o envelope é assim fechado e lacrado, não é mais possível abrir a sua boca sem quebrar os dentes que, de preferência, têm bases enfraquecidas. Qualquer tentativa de abertura não autorizada do dispositivo resulta na fratura de um ou mais dos dentes, o que deixa um claro vestígio da violação ou da tentativa de violação. A abertura normal ou autorizada do envelope não é realizada na extremidade da boca por ser difícil, mas sim mediante o corte com tesoura da sua outra extremidade, deixando intacto o dispositivo de fechamento para inspeção posterior caso se verifique a perda de parte do conteúdo.
006 Já os envelopes colados mais concretamente, os selantes são concebidos a partir da aplicação de duas faixas paralelas de um adesivo sobre a superfície interna de suas abas contíguas e da borda, respectivamente, após a aplicação de inscrições impressas por meio de um verniz antiaderente. Dessa forma, quando um indivíduo tenta destacar a aba contígua, após a sua dobradura e união dos selantes sobre superfícies contíguas, provoca o destacamento parcial do selante e a aparição clara e nítida das inscrições de aviso de violação. Essa evidência ocorre pelo fato dos adesivos aplicados para selagem serem capazes de se soltarem parcialmente da aba de fechamento e da borda do invólucro, deixando dizeres escritos sobre os substratos e escritas vazadas sobre si.
007 A patente MU 7500750-9 trata de um envelope de segurança, feito em material resistente, onde se depositam documentos no seu interior, dotado de sistema de abertura por serrilhado, o que assegura proteção do seu conteúdo e dotado de anexo destacável para controle de recebimento. o envelope é confeccionado a partir de uma lâmina de cartão duplex, dobrado e colado, formando uma peça retangular, dotado de serrilhado para abertura, anexo destacável para controle, espaços para remetente, destinatário ou propaganda, abertura para introdução dos documentos e área destinada a cola para fechamento do envelope.
008 A patente PI 0104125-8 trata de um sistema de segurança está localizado na aba de fechamento (2) do envelope (consubstanciado por uma fita de segurança (4) dotada de elementos normalmente imperceptíveis, mas que, no caso de violação da correspondência se tornarão visíveis, de maneira a dar ciência do ocorrido) em combinação com a area de lacração do envelope (que será dotada de uma camada adesiva (5) em alinhamento com a fita de segurança), ditos elementos imperceptíveis sendo definidos por carreiras de letras compondo a expressão "violado", descrito no desenho por "nonono" e que, no caso do envelope ser violado, podem ser claramente visualizadas (10) através das janelas (3), manifestando a evidência de transgressão.
009 Já a patente PI 0106065-1 consiste em um envelope plástico transparente com a parte superior (ou inferior) contendo um zipper plástico do tipo de fecho hermético (por trilhos que se encaixam, macho e fêmea) que permita a abertura total (ou quase), facilitando que dentro se deposite a correspondência que será aberta, com uma pequena tesoura escolar, ou mesmo substâncias a serem coletadas, manipuladas etc. a fim de que, estando sem contato com o exterior, este envelope, se constatada a presença de substância duvidosa, possa ser levado a um laboratório com segurança. o mesmo ocorre em caso de manipulação de substâncias, coletas de amostras, garantindo que, o conteúdo desta patente não contamine, nem seja contaminado pelo meio exterior.
010 Para facilitar este manipulação, conterá o envelope da patente, duas aberturas (uma em cada extremidade) onde serão coladas, soldadas ou encaixadas duas luvas voltadas para dentro, contrapostas em posição imitando as mãos humanas segurando um livro aberto para leitura. estas luvas poderão terem apenas três (3) dedos, sendo um para o polegar, outro para o indicador e o terceiro para os dedos médio, anular e mínimo simultaneamente; ou mesmo os cinco dedos normais humanos. Será preferencialmente do mesmo plástico do envelope, facilitando a soldagem neste, bem como barateará a fabricação e facilitará a armazenagem e estoque. Poderá também, e se for o caso serem usados encaixes com trilhos semelhantes aos do fechamento hermético do envelope para permitir que prendam nestes luvas cirúrgicas (de látex).
011 A patente MU 8202683-1 refere-se a uma patente de modelo de utilidade para envelope, pertencente ao campo dos artigos de uso em serviços desenvolvidos por agências e/ou operadoras postais e demais similares, que recebeu disposição para proporcionar processamento adequado e entrega segura, particularmente, de talões de cheques, de cartões de crédito e de documentos congêneres, que necessitem segurança; dito envelope podendo ser conformado de qualquer tipo de papel e/ou preferentemente, mas, não exclusivamente de laminado de papel-plástico- papel; a aba de fechamento (3) tem impresso, na superfície externa, um documento de endereçamento não destacável (11); e um "aviso de recebimento" destacável (12), este disposto dentro de área limitada por linha de ruptura (20); dita aba de fechamento (3) é dotada, na superfície interna, de áreas de colagem formadas, pelo menos, por uma faixa de colagem longitudinal (30), disposta de modo que o destaque do "aviso de recebimento" não implique na abertura do envelope.
012 A patente PI 0401161-9 trata de um envelope, preferencialmente de plástico opaco, dotado frontalmente de uma abertura contendo uma película transparente, além de conter um selante evidenciador de violação autoadesivo no perímetro interno da aba de fechamento do envelope, selante esse composto de um verniz de baixa aderência, aplicado por meio de um rolo carimbador, contendo dizeres de advertência gravados em relevo, recoberto por um adesivo protegido por um filme plástico, de forma que quando colado na porção posterior do envelope, evidencia a violação do envelope caso algum indivíduo puxe o perímetro da aba de fechamento, pelo fato do adesivo aplicado sobre o verniz de baixa aderência permanecer aderido fortemente sobre a porção posterior do envelope, enquanto o restante do adesivo continua aderido na porção interna da aba de fechamento, mostrando os dizeres de advertência aderidos sobre a porção posterior do envelope mostrando os dizeres de advertência de forma espelhada e vazada no adesivo.
013 A patente EP 0105581 trata de envelopes destinados principalmente para o transporte de notas de banco, o que os sacos podem ser seladas por meio de adesivo e tem a impressão de segurança adjacente à área selada que deve fornecer uma indicação de que o saco foi aberto depois de ter sido selado.
014 A tinta utilizada para a impressão de segurança é escolhido de modo que seja pelo menos parcialmente dissolvido por qualquer solvente que vai soltar o adesivo.
015 A patente MXPA03011551 trata de um envelope de segurança inclui um fecho de evidenciar violação, que proporciona uma indicação visual de que o fecho é aberto.
016 O fecho inclui uma camada de tinta depositada sobre uma parede do saco de segurança ou em uma faixa flexível fixada a uma parede do saco de segurança, e uma camada de adesivo em relação de sobreposição com a camada de tinta para vedar o envelope fechado.
017 A camada de tinta inclui um material de libertação depositado num padrão pré-determinado, e uma camada de uma tinta sólida aplicada sobre o material de libertação de modo que o padrão pré-determinado do material de libertação não é visível na parte de fecho.
018 A camada de tinta sólida inclui espaços vazios dispostos em um padrão pré-determinado. O fecho inclui uma camada de tinta depositada sobre uma parede do saco de segurança ou em uma faixa flexível fixada a uma parede do saco de segurança, e uma camada de adesivo em relação de sobreposição com a camada de tinta para vedar o saco fechado.
019 A camada de tinta inclui um material de libertação depositado num padrão pré-determinado, e uma camada de uma tinta sólida aplicada sobre o material de libertação de modo que o padrão pré-determinado do material de libertação não é visível na parte de fecho.
020 A camada de tinta sólida inclui espaços vazios dispostos em um padrão pré-determinado.
021 Ocorre que a totalidade dos envelopes citados e outros não mencionados, não possuem qualquer mecanismo de abertura que não seja através de um instrumento cortante, visto que em muitos desses envelopes possuem a ilustração de uma tesoura indicando a forma de abertura.
022 Por conta desses e outros não mencionados inconvenientes, o inventor após estudos desenvolveu a “DISPOSITIVO PARA ABERTURA DE ENVELOPE INVIOLÁVEL DOTADO DE LACRE E/OU ADESIVO INDICADOR DE VIOLAÇÃO”, compreendido por um corpo principal formado a partir de um envelope preferencialmente de polímero opaco, selado em suas laterais e fundo, que em sua secção traseira superior na face frontal é selada uma fita lacre que recebe na face frontal transversalmente uma camada selante evidenciadora de violação, sobre a qual e aplicada um liner, formando uma aba de fechamento, caracterizado pelo envelope na secção traseira superior na face frontal abaixo da fita lacre incorporar transversalmente em toda sua extensão uma fita rompedora dotada em um dos extremos de um segmento de pega, dita fita rompedora quando acionada promove a abertura total do envelope através do destaque da aba de fechamento.
023 Para melhor compreensão do presente modelo de utilidade é feita, em seguida, uma descrição detalhada do mesmo, fazendo-se referências aos desenhos anexos, onde a: Figura 1 mostra uma vista em perspectiva do envelope. Figura 2 mostra uma vista em perspectiva do envelope aludindo fita lacre (7). Figura 3 mostra uma vista em perspectiva do envelope fechado.
024 Figura 4 mostra uma vista em perspectiva do envelope fechado aludindo o segmento de pega. Figura 5 mostra uma vista em perspectiva do envelope aberto, após o rompimento da fita. Figura 6 mostra uma vista frontal do envelope.
025 Como inferem os desenhos e em seus pormenores, podemos observar que a, “DISPOSITIVO PARA ABERTURA DE ENVELOPE INVIOLÁVEL DOTADO DE LACRE E/OU ADESIVO INDICADOR DE VIOLAÇÃO”, compreendido por um corpo principal (1) formado a partir de um envelope (2) preferencialmente de polímero opaco, selado em suas laterais (3) e fundo (4), que em sua secção traseira superior (5) na face frontal (6) é selada uma fita lacre (7) que recebe na face frontal transversalmente uma camada selante (8) evidenciadora de violação, sobre a qual e aplicada um liner (9), formando uma aba de fechamento (10), caracterizado pelo envelope (2) na secção traseira superior (5) na face frontal (6) abaixo da fita lacre (7) incorporar transversalmente em toda sua extensão uma fita rompedora (11) dotada em um dos extremos (12) de um segmento de pega (13), dita fita rompedora (11) quando acionada promove a abertura (14) total do envelope (2) através do destaque da aba de fechamento (10).
026 Com base no descrito e ilustrado, podemos perceber que a “DISPOSITIVO PARA ABERTURA DE ENVELOPE INVIOLÁVEL DOTADO DE LACRE E/OU ADESIVO INDICADOR DE VIOLAÇÃO” traz grandes vantagens, pois o sistema permite a abertura dos envelopes dotadoS de lacre e/ou adesivo indicador de violação lacração, de forma fácil e rápida bastando que a fita rompedora (8) seja deslocada transversalmente, promovendo o rompimento da aba de fechamento (10) permitindo o acesso a interior do envelope.
027 Essa disposição elimina por completo o uso de instrumento cortantes para abertura do envelope, trazendo melhorias funcionais, portanto, enquadra-se perfeitamente dentro dos critérios que definem o Modelo de Utilidade, pois, além de ser suscetível de aplicação industrial, também apresenta nova forma ou disposição, envolvendo ato inventivo que resulte em melhoria funcional no seu uso e em sua fabricação.

Claims (1)

1- “DISPOSITIVO PARA ABERTURA DE ENVELOPE INVIOLÁVEL DOTADO DE LACRE E/OU ADESIVO INDICADOR DE VIOLAÇÃO” compreendido por um corpo principal (1) formado a partir de um envelope (2) preferencialmente de polímero opaco, selado em suas laterais (3) e fundo (4), que em sua secção traseira superior (5) na face frontal (6) é selada uma fita lacre (7) que recebe na face frontal transversalmente uma camada selante (8) evidenciadora de violação, sobre a qual e aplicada um liner (9), formando uma aba de fechamento (10), caracterizado pelo envelope (2) na secção traseira superior (5) na face frontal (6) abaixo da fita lacre (7) incorporar transversalmente em toda sua extensão uma fita rompedora (11) dotada em um dos extremos (12) de um segmento de pega (13), dita fita rompedora (11) quando acionada promove a abertura (14) total do envelope (2) através do destaque da aba de fechamento (10).
BR102016029336-7A 2016-12-14 2016-12-14 Dispositivo para abertura de envelope inviolável dotado de lacre e/ou adesivo indicador de violação BR102016029336B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102016029336-7A BR102016029336B1 (pt) 2016-12-14 2016-12-14 Dispositivo para abertura de envelope inviolável dotado de lacre e/ou adesivo indicador de violação

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102016029336-7A BR102016029336B1 (pt) 2016-12-14 2016-12-14 Dispositivo para abertura de envelope inviolável dotado de lacre e/ou adesivo indicador de violação

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102016029336A2 BR102016029336A2 (pt) 2018-06-26
BR102016029336B1 true BR102016029336B1 (pt) 2022-11-29

Family

ID=62845364

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102016029336-7A BR102016029336B1 (pt) 2016-12-14 2016-12-14 Dispositivo para abertura de envelope inviolável dotado de lacre e/ou adesivo indicador de violação

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102016029336B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR102016029336A2 (pt) 2018-06-26

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4733817A (en) Envelope system with multiple pockets
US4190162A (en) Stationery having snap-open envelope with remailable portion
US20090001150A1 (en) Reusable Envelope
GB2403207A (en) Tamper-indicating closure for bag
GB2051003A (en) Security bag
AU2011232301A1 (en) Satchel system
EP0373748B1 (en) Security envelope
EP2560893B1 (en) Tamper-resistant envelope
BR102016029336B1 (pt) Dispositivo para abertura de envelope inviolável dotado de lacre e/ou adesivo indicador de violação
AU707265B2 (en) An envelope and envelope construction
AU2003202705B2 (en) Improvements in and relating to sheet articles
BR102012013529A2 (pt) Embalagens retornáveis para serviços de correio
GB2238292A (en) Security bags
CN210556527U (zh) 一种封口袋
US1282443A (en) Envelop.
GB2259496A (en) Security package
BR202015003402U2 (pt) Envelope inviolável provided with bag with adhesion violation indicator for conditioning of transport guide
JP3107438U (ja) 封緘機密保持テープ構造
US759398A (en) Safety-envelop.
GB2299969A (en) Security envelope
EP0959012A1 (en) Multi-pocket tamper evident bag for valuables
KR101090698B1 (ko) 영구접착면과 절단홈의 조합만으로 형성된 부정개봉 방지용 봉함엽서
EP0798222A1 (en) Sealable package
CZ15740U1 (cs) Dvojcestná obálka
MXPA99009275A (en) Improvements in a safety bag with a tamper-evidence system

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B04C Request for examination: application reinstated [chapter 4.3 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 4A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A 5A ANUIDADE.

B08G Application fees: restoration [chapter 8.7 patent gazette]
B06V Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 14/12/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2753 DE 10-10-2023 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.