BR102016004002A2 - método e sistema para automação de procedimentos de atribuição de assento de passageiro - Google Patents

método e sistema para automação de procedimentos de atribuição de assento de passageiro Download PDF

Info

Publication number
BR102016004002A2
BR102016004002A2 BR102016004002A BR102016004002A BR102016004002A2 BR 102016004002 A2 BR102016004002 A2 BR 102016004002A2 BR 102016004002 A BR102016004002 A BR 102016004002A BR 102016004002 A BR102016004002 A BR 102016004002A BR 102016004002 A2 BR102016004002 A2 BR 102016004002A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
user
seat assignment
flight
seat
take
Prior art date
Application number
BR102016004002A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102016004002B1 (pt
Inventor
Adam Lang
Russell Robert Grigg
Susan Wright-Mckeever
Original Assignee
United Air Lines Inc
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by United Air Lines Inc filed Critical United Air Lines Inc
Publication of BR102016004002A2 publication Critical patent/BR102016004002A2/pt
Publication of BR102016004002B1 publication Critical patent/BR102016004002B1/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06QINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES; SYSTEMS OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G06Q10/00Administration; Management
    • G06Q10/02Reservations, e.g. for tickets, services or events
    • GPHYSICS
    • G06COMPUTING; CALCULATING OR COUNTING
    • G06QINFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGY [ICT] SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES; SYSTEMS OR METHODS SPECIALLY ADAPTED FOR ADMINISTRATIVE, COMMERCIAL, FINANCIAL, MANAGERIAL OR SUPERVISORY PURPOSES, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • G06Q50/00Systems or methods specially adapted for specific business sectors, e.g. utilities or tourism
    • G06Q50/10Services
    • G06Q50/14Travel agencies
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04LTRANSMISSION OF DIGITAL INFORMATION, e.g. TELEGRAPHIC COMMUNICATION
    • H04L67/00Network arrangements or protocols for supporting network services or applications
    • H04L67/50Network services
    • H04L67/55Push-based network services

Abstract

a presente invenção refere-se a um método e um sistema podem fornecer procedimentos automáticos de atribuição de assento de passageiro procedures para uma companhia aérea. um dispositivo do servidor pode determinar passageiros para um voo em decolagem que podem ser qualificados para receber notificações de atribuição de assento. quando um passageiro qualificado é o próximo sem uma fila de espera (standby) ou de melhoria (upgrade), o dispositivo do servidor pode transmitir uma comunicação eletrônica, como um e-mail, uma mensagem do serviço de mensagens curtas (sms), notificação push e etc., ao dispositivo habilitado por rede do passageiro. a comunicação eletrônica pode indicar que uma atribuição de assento está disponível e pode fornecer instruções para aceitar ou recusar a atribuição de as-sento disponível. se o usuário aceita, por exemplo, transmitindo uma mensagem de resposta eletrônica ao dispositivo do servidor aceitando a atribuição de assento disponível, o dispositivo do servidor pode transmitir um cartão de embarque eletrônico para o usuário correspon-dente à atribuição de assento disponível.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "MÉTODO E SISTEMA PARA AUTOMAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE ATRIBUIÇÃO DE ASSENTO DE PASSAGEIRO".
CAMPO TÉCNICO
[0001] A presente descrição, em geral, se refere à automação de procedimentos de atribuição de assento de passageiro para uma companhia aérea e, mais especificamente, para processar automaticamente passageiros em espera (standby) e/ou melhoria (upgrade) através de um sistema de mensagem bilateral.
ANTECEDENTES
[0002] A descrição de histórico fornecida aqui tem a finalidade de, em geral, apresentar o contexto da descrição. O trabalho dos inventores nomeados atualmente, na medida em que é descrito nessa seção de histórico, bem como aspectos da descrição que podem de outra forma não se qualificar como a técnica anterior no momento do depósito, não são expressamente e nem implicitamente admitidos como a técnica anterior contra a presente descrição.
[0003] Hoje, muitos passageiros de companhias aéreas tentam embarcar em um voo sem uma reserva antecipada para aquele voo específico (passageiros em espera (standby)). Além disso, geralmente os passageiros da companhia aérea buscarão atualizações de classe em um voo, por exemplo, da classe executiva para a primeira classe (passageiros de melhoria (upgrade)). Visto que as companhias aéreas podem colocar tais passageiros em filas de espera (standby) ou de melhoria (upgrade) e oferecer manualmente assentos ou melhoria (upgrade) para tais passageiros baseadas em suas respectivas posições nas filas de espera (standby) e de melhoria (upgrade) quando os assentos se tornavam disponíveis em um voo. Hoje, esse processo é manual e exige uma quantidade de tempo considerável dos empregados da companhia aérea, para gerenciar as filas em espera (standby) e de melhoria (upgrade) para cada voo. Idealmente, esses empregados teriam mais tempo para fornecer outros atendimentos ao cliente de valor aos passageiros.
BREVE SUMÁRIO
[0004] Quando um passageiro qualificado é o próximo em uma fila de espera (standby) ou de melhoria (upgrade) para um voo em decolagem, um dispositivo do servidor pode transmitir uma comunicação eletrônica, como um e-mail, mensagem do serviço de mensagens curtas (SMS), notificação push e etc., ao dispositivo habilitado por rede do passageiro. A comunicação eletrônica pode indicar que uma atribuição de assento está disponível e pode fornecer instruções para aceitar ou recusar a atribuição de assento disponível. Se o usuário aceitar, por exemplo, transmitindo uma mensagem de resposta eletrônica ao dispositivo do servidor aceitando a atribuição de assento disponível, o dispositivo do servidor pode transmitir um cartão de embarque eletrônico para o usuário correspondente à atribuição de assento disponível.
[0005] Para automatizar os procedimentos de atribuição de assento do passageiro para um voo, um dispositivo do servidor pode obter informações de contato do usuário (também referidas aqui como “dados de contato de viagem”) e/ou um modo preferido de comunicação a partir de um usuário para transmitir mensagens relacionadas às atribuições de assentos. Por exemplo, o dispositivo do servidor pode obter as informações de contato do usuário e o modo de comunicação preferido quando o usuário faz o check-in para um voo em decolagem utilizando um aplicativo móvel de viagem ou pode recuperar a informação a partir de informações de contato do usuário armazenadas previamente e de um modo de comunicação preferido quando o usuário fez a reserva do voo ou fez o check-in para um voo anterior. Mais especificamente, o usuário pode fornecer dados de contato de viagem (TCD), como um endereço de e-mail, número de telefone ou credenciais de login/um número de confirmação de reserva de voo para acessar a conta do usuário no aplicativo móvel de viagem. O usuário pode também designar e-mails, mensagens do SMS ou notificação push como o modo de comunicação preferido para os dados de contato de viagem, quando o usuário é um passageiro em espera (standby) ou está buscando uma melhoria (upgrade) e uma atribuição de assento se torna disponível para o usuário reservar.
[0006] Quando o usuário faz o check-in para o voo em decolagem, o dispositivo do servidor pode obter filas de espera (standby) e/ou de melhoria (upgrade), que podem colocar todos os passageiros em espera (standby) em uma ordem específica na fila de espera (standby) baseados na prioridade e todos os passageiros buscando uma melhoria (upgrade) em uma ordem específica na fila de melhoria (upgrade), baseados na prioridade. Por exemplo, as filas de espera (standby) e/ou de melhoria (upgrade) podem ser recuperadas a partir da base de dados (por exemplo, uma base de dados do sistema de reservas da companhia aérea (CRS), como uma base de dados SHARES) que inclui dados de atribuição de assento para o voo em decolagem. Quando o nome do usuário aparece como próximo na fila de espera (standby), por exemplo, o dispositivo do servidor notifica automaticamente o usuário utilizando um modo de comunicação predeterminado. Por exemplo, o usuário pode receber um e-mail, mensagem de SMS, notificação push e etc., gerados pelo dispositivo do servidor e indicando que uma atribuição de assento está disponível e fornecer instruções para aceitar automaticamente a atribuição de assento. Em algumas modalidades, a mensagem pode também indicar um período de expiração ou um período no qual o usuário tem que responder à mensagem (por exemplo, cinco minutos) antes de a mensagem expirar e a atribuição de assento disponível é oferecida ao próximo passageiro na fila.
[0007] Se o usuário aceita a atribuição de assento, por exemplo, enviando uma mensagem de SMS de resposta com a palavra “Aceitar”, o assento pode ser atribuído para o usuário e o usuário e a atribuição de assento podem ser removidos da fila de espera (standby). Por exemplo, o dispositivo do servidor pode se comunicar com um sistema de reserva por computador da companhia aérea, como SHARES, Amadeus, Travelport, SABRE e etc. e fornecer instruções para o sistema de reserva por computador da companhia aérea para atribuir o assento ao usuário e remover o usuário e a atribuição de assento da fila de espera (standby). Por outro lado, se o usuário recusa, por exemplo, enviando uma mensagem de SMS de resposta com a palavra “Recusar”, o usuário pode ser removido da fila de espera (standby) e a atribuição de assento pode ser oferecida ao próximo passageiro na fila. Por exemplo, o dispositivo do servidor pode se comunicar com o sistema de reserva por computador da companhia aérea e fornecer instruções para o sistema de reserva por computador da companhia aérea para atribuir o assento para remover o usuário da fila de espera (standby). O dispositivo do servidor pode também gerar e transmitir uma mensagem de atribuição de assento ao próximo passageiro na fila. Além disso, se o usuário não responder dentro do período de expiração, a atribuição de assento pode ser oferecida ao próximo passageiro na fila e o usuário pode ser colocado em uma posição diferente na fila de espera (standby) baseado na prioridade do usuário.
[0008] Desse modo, os empregados da companhia aérea podem não ter que participar no processo de atribuição de assento para cada voo em decolagem reduzindo custos para a companhia aérea e permitindo que tais empregados aloquem seu tempo para fornecer atendimento ao cliente. Além disso, o processo de atribuição de assento pode se tornar mais preciso e pode fornecer informações em tempo real aos passageiros reduzindo a quantidade de confusões e congestiona- mento no portão pouco antes da decolagem.
[0009] Em alguns exemplos, o usuário pode receber a atribuição de assento aceita atualizando um cartão de embarque eletrônico no aplicativo móvel de viagem, eliminando, assim, a necessidade de impressão de um cartão de embarque adicional e reduzindo o gasto de papel. Em alguns exemplos, o usuário recebendo a melhoria (upgrade) não emite um cartão de embarque, ao invés disso o dispositivo do servidor se comunica com o sistema de reserva por computador da companhia aérea, como SHARES, Amadeus, Travelport, SABRE e etc. para associar o cartão de embarque atual com a nova atribuição de assento.
[0010] Em uma modalidade, um método para automação de procedimentos de atribuição de assento de passageiro para uma companhia aérea é fornecido. O método inclui obter informações de contato do usuário para um usuário e um modo de comunicação eletrônico preferido para receber as comunicações eletrônicas. Em resposta à recepção de informações de check-in para um voo em decolagem a partir do usuário, o método inclui determinar que a atribuição de assento está disponível no voo em decolagem e que o usuário é o próximo em uma fila de usuários e transmitir, através do modo de comunicação eletrônico preferido, uma mensagem de atribuição de assento para um dispositivo de informática do usuário quando o usuário é o próximo na fila, indicando a atribuição de assento no voo em decolagem para o usuário e incluindo um ou mais controles ou instruções do usuário para o usuário aceitar ou recusar a atribuição de assento dentro de um período predeterminado. O método inclui ainda receber, através do modo de comunicação preferido, uma mensagem de resposta eletrônica à mensagem de atribuição de assento a partir do dispositivo de informática do usuário dentro do período predeterminado indicando que o usuário aceita ou recusa a atribuição de assento, atualizar indicações armazenadas de atribuições de assento disponíveis para o voo em de- colagem, de acordo com a resposta eletrônica pelo usuário.
[0011] Em outra modalidade, um sistema para automação de procedimentos de atribuição de assento de passageiro para uma companhia aérea é fornecido. O sistema inclui uma rede de comunicação, um ou mais processadores acoplado à rede de comunicação e uma ou mais memórias legíveis por computador não transitórias acopladas à rede de comunicação e a um ou mais processadores. Uma ou mais das memórias incluem instruções executáveis por computador armazenadas a ela. As instruções quando executadas por um ou mais processadores, fazem com que um ou mais processadores obtenham informações de contato do usuário para um usuário e um modo de comunicação eletrônico preferido para receber as comunicações eletrônicas. Em resposta à recepção de informações de check-in para um voo em decolagem a partir do usuário, as instruções fazem com que um ou mais processadores determinem que uma atribuição de assento está disponível no voo em decolagem e que o usuário é o próximo em uma fila de usuários e transmitam, através da rede de comunicação e utilizando o modo de comunicação eletrônico preferido, uma mensagem de atribuição de assento para um dispositivo de informática do usuário quando o usuário é o próximo na fila, indicando a atribuição de assento no voo em decolagem para o usuário e incluindo um ou mais dos controles e instruções do usuário para o usuário aceitar ou recusar a atribuição de assento dentro de um período predeterminado. As instruções fazem ainda com que um ou mais processadores recebam, através da rede de comunicação e utilizando o modo de comunicação eletrônico preferido, uma mensagem de resposta eletrônica à mensagem de atribuição de assento a partir do dispositivo de informática do usuário dentro do período predeterminado indicando que o usuário aceita ou recusa a atribuição de assento e atualiza indicações armazenadas de atribuições de assento disponíveis para o voo em decolagem de acordo com a resposta eletrônica pelo usuário.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[0012] As figuras descritas abaixo descrevem vários aspectos do sistema e dos métodos revelados aqui. Deve ser entendido que cada figura descreve uma modalidade de um aspecto específico do sistema e dos métodos revelados e que cada uma das figuras visa conceder uma possível modalidade da mesma. Além disso, em qualquer lugar possível, a seguinte descrição se refere aos numerais de referência incluídos nas seguintes figuras, em cujas características descritas em múltiplas figuras são designadas com numerais de referência consistentes.
[0013] A figura 1 ilustra um diagrama em blocos de uma rede e sistema de computador sobre o qual um sistema automático de atribuição de assento do passageiro pode operar em conformidade com um aspecto exemplar da presente descrição;
[0014] A figura 2A ilustra um diagrama em blocos de um dispositivo do servidor exemplar, de acordo com um aspecto exemplar da presente descrição;
[0015] A figura 2B ilustra um diagrama em blocos de um dispositivo habilitado por rede exemplar, de acordo com um aspecto exemplar da presente descrição;
[0016] A figura 3A ilustra uma tela de explicação automática de atribuição de assento exemplar de um pedido de cliente, de acordo com um aspecto exemplar da presente descrição;
[0017] A figura 3B ilustra uma tela de notificação em espera (stand-by) exemplar de um pedido de cliente, de acordo com um aspecto exemplar da presente descrição;
[0018] A figura 3C ilustra uma tela de mensagens de atribuição de assento exemplar de um pedido de cliente, de acordo com um aspecto exemplar da presente descrição;
[0019] A figura 3D ilustra uma tela de atribuição de assento aceita exemplar de um pedido de cliente, de acordo com um aspecto exemplar da presente descrição;
[0020] A figura 3E ilustra uma tela de cartão de embarque eletrônico exemplar de um pedido de cliente, de acordo com um aspecto exemplar da presente descrição;
[0021] A figura 3F ilustra uma tela de atribuição de assento recusada exemplar de um pedido de cliente, de acordo com um aspecto exemplar da presente descrição;
[0022] A figura 3G ilustra uma tela de remarcação de reserva de voo exemplar de um pedido de cliente, de acordo com um aspecto exemplar da presente descrição;
[0023] A figura 4A descreve um fluxograma que representa um método exemplar para implementar o sistema automático de atribuição de assento sistema do passageiro em conformidade com um aspecto exemplar da presente descrição; e [0024] A figura 4B descreve uma continuação do fluxograma do método exemplar para implementar o sistema automático de atribuição de assento do passageiro.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0025] Embora o seguinte texto apresente uma descrição detalhada de inúmeras modalidades deferentes, deve ser entendido que o âmbito legal da descrição é definido pelas palavras das reivindicações apresentadas no final dessa patente e seus equivalentes. A descrição detalhada deve ser interpretada como fornecendo exemplos somente e não descreve todas as modalidades possíveis, visto que descrever cada modalidade possível seria impraticável. Inúmeras modalidades alternativas poderiam ser implementadas, utilizando a tecnologia atual ou a tecnologia desenvolvida após o depósito dessa patente, que ainda estariam no âmbito das reivindicações.
[0026] Em geral, técnicas para automação de atribuições do assento do passageiro podem ser implementadas em um ou mais servidores de rede, um ou mais dispositivos habilitados por rede ou um sistema que inclui uma combinação desses dispositivos. Entretanto, para fins de exemplo, os exemplos abaixo focam primeiramente em uma modalidade na qual um dispositivo do servidor determina que uma atribuição de assento está disponível em um voo em decolagem e atravessa uma fila de passageiros qualificados para aceitar a atribuição de assento disponível. Em algumas modalidades, um módulo de mensagens de atribuição de assento incluído no dispositivo do servidor pode fazer interface com um módulo de reservas da companhia aérea incluído no dispositivo do servidor ou em outro dispositivo de serviços, que armazena dados de atribuição de assento e filas de espera/melhoria (stan-dby/upgrade) para voos decolando. Em outras modalidades, o dispositivo do servidor pode obter dados de atribuição de assento e filas de espera/melhoria (standby/upgrade) a partir de uma base de dados da companhia aérea. Em outros exemplos, essas filas são determinadas pelo dispositivo do servidor a partir da lista de usuários de espera/melhoria (standby/ upgrade).
[0027] Em todo caso, após determinar e aprender o modo de comunicação preferido, o dispositivo do servidor gera e transmite uma mensagem eletrônica a um dispositivo do usuário habilitado por rede indicando que a atribuição de assento está disponível e/ou fornecendo instruções para responder à mensagem eletrônica. Por exemplo, o dispositivo do servidor identificará o usuário na fila de espera/melhoria (standby/upgrade) e identificará um modo de comunicação preferido para enviar mensagens eletrônicas para o usuário. Em alguns exemplos, esses dados são armazenados em um sistema de reserva por computador da companhia aérea, como SHARES, Amadeus, Travel-port, SABRE e etc., como um modo de comunicação TCD predefinido.
Em alguns exemplos, o dispositivo do servidor pode se comunicar com um dispositivo (por exemplo, smartphone móvel) do usuário e identificar a partir desse dispositivo ou mais especificamente a partir de configurações armazenadas nesse dispositivo, um modo de comunicação preferido.
[0028] Além disso, o dispositivo do servidor pode gerar e transmitir várias mensagens eletrônicas para vários dispositivos habilitados por rede dos usuários, simultaneamente. Por exemplo, se houver dez atribuições de assento disponíveis em um voo em decolagem, o dispositivo do servidor pode transmitir dez mensagens eletrônicas para dez passageiros, cada uma indicando que uma atribuição diferente das dez atribuições de assentos está disponível para o passageiro aceitar. O dispositivo do servidor pode determinar se para transmitir mensagens de atribuição de assento uma de cada vez ou em lotes e um número de lotes para transmitir as mensagens de atribuição de assento. O dispositivo do servidor pode determinar o número de mensagens de atribuição de assento para transmitir simultaneamente, baseado em vários fatores do voo em decolagem, como a disponibilidade de atribuição de assento no voo em decolagem, o tempo restante até a decolagem programada, restrições de peso no voo em decolagem e etc.
[0029] Em todo caso, o dispositivo habilitado por rede, por sua vez, responder à mensagem eletrônica com uma mensagem de resposta eletrônica indicando que o usuário do dispositivo habilitado por rede aceita ou recusa a atribuição de assento disponível. Em alguns exemplos, o dispositivo do servidor pode receber dados de localização a partir do dispositivo habilitado por rede (por exemplo, através de um sensor de sistema de posicionamento global) e determinar a distância do usuário a partir do portão para o voo em decolagem baseado nos dados de localização. Se o usuário está próximo ao portão, o dispositivo do servidor pode transmitir mensagens eletrônicas adicionais para o dispositivo do usuário habilitado por rede antes de oferecer a atribuição de assento para outro passageiro na fila. Em todo caso, o dispositivo do servidor pode atualizar a disponibilidade de atribuições de assento e/ou de filas de espera/melhoria (standby/upgrade) baseado na mensagem de resposta eletrônica recebida.
[0030] A figura 1 ilustra vários aspectos de um ambiente exemplar implementando um sistema automático de atribuição de assento de passageiro 100. O ambiente pode incluir um dispositivo do servidor 102, e/ou uma pluralidade de dispositivos habilitados por rede 106-116, que podem estar comunicativamente conectados através de uma rede 130, conforme descrito abaixo. De acordo com as modalidades, o dispositivo do servidor 102 pode ser uma combinação de componentes de hardware e software, também conforme descrito em mais detalhes abaixo. O dispositivo do servidor 102 pode ter uma base de dados da companhia aérea associada 124 para armazenar informações de voo relacionadas à operação do sistema automático de atribuição de assento de passageiro 100, como atribuições de assento disponíveis em cada voo em decolagem, filas de espera/melhoria (standby/upgrade) de passageiros para cada voo em decolagem, informações de prioridade do passageiro, restrições de peso em cada voo em decolagem, restrições de bagagem e etc. Além disso, o dispositivo do servidor 102 pode incluir um ou mais processadores 132, como um microprocessador acoplado a uma memória 140.
[0031] A memória 140 pode ser memória não transitória tangível e pode incluir quaisquer tipos de módulos de memória adequados, incluindo memória de acesso aleatório (RAM), memória de somente leitura (ROM), memória flash, outros tipos de memória persistentes e etc. A memória 140 pode armazenar, por exemplo, instruções executáveis nos processadores 132 para um módulo de mensagens de atribuição de assento 134 e um módulo de reservas da companhia aérea 135 (por exemplo, um sistema de reserva por computador da companhia aérea, como SHARES, Amadeus, Travelport, SABRE e etc.). O dispositivo do servidor 102 é descrito em mais detalhes abaixo com relação à figura 2A.
[0032] Para automatizar atribuições do assento do passageiro, um módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode obter indicações de atribuições de assento disponíveis em um voo em decolagem e/ou em uma fila de passageiros em espera/melhoria (stand-bylupgrade) qualificados para receber as atribuições de assento disponíveis. Por exemplo, as indicações de atribuições de assento disponíveis e de fila de passageiros em espera/melhoria (standby/upgrade) podem ser obtidas a partir do módulo de reservas da companhia aérea 135, descrito em mais detalhes abaixo. Em algumas modalidades, os passageiros que fizeram check-in para o voo em decolagem e/ou passageiros que não reservaram um assento no voo em decolagem podem ser qualificados. Além disso, passageiros buscando uma melhoria (upgrade) para primeira classe e/ou passageiros tendo certa prioridade podem também ser qualificados para receber atribuições de assento disponíveis.
[0033] Os passageiros podem ser colocados na fila de espera/melhoria (standby/upgrade) pelo módulo de reservas da companhia aérea 135 ou o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode colocar os passageiros na fila de espera/melhoria (stand-bylupgrade) de acordo com um conjunto de regras e/ou camadas baseadas, por exemplo, em informações de prioridade para cada passageiro, no tempo no qual cada passageiro fez o check-in para o voo em decolagem, a posição de cada passageiro nas filas anteriores de espera/melhoria (standby/upgrade) para voos anteriores e etc. Por exemplo, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode colocar um usuário que recusou anteriormente uma atribuição de assento para o voo em decolagem e que tem um status premier platinum atrás de outros usuários com status premier platinum na fila, mas a frente de usuários com status premier silver. Em outro exemplo, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode colocar um primeiro usuário a frente de um segundo usuário na fila de espera/melhoria (standby/upgrade) quando o primeiro usuário e o segundo usuário fazem o check-in ao mesmo tempo para o voo em decolagem, mas o segundo usuário esteve em posições mais altas em relação ao primeiro usuário em uma fila de espera/melhoria (standby/upgrade) anterior para voos anteriores. O módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode também determinar que os passageiros qualificados fornecessem informações de contato do usuário para receber mensagens automáticas de atribuição de assento.
[0034] O módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode então determinar se um passageiro que forneceu informações de contato do usuário (por exemplo, um endereço de e-mail, número de telefone ou credenciais de login/um número de confirmação de reserva de voo para acessar a conta do usuário no aplicativo móvel de viagem) é o próximo na fila de espera (standby) ou de melhoria (upgrade). Se o passageiro é o próximo na fila de espera (standby) ou de melhoria (upgrade), o módulo de mensagem de atribuição de assento 134 pode gerar e transmitir uma mensagem eletrônica ao dispositivo habilitado por rede do passageiro indicando que há uma atribuição de assento disponível no voo em decolagem e fornecendo instruções para o passageiro aceitar a atribuição de assento disponível. Em algumas modalidades, a mensagem eletrônica pode ser transmitida para um número de telefone ou endereço de e-mail que é fornecido quando o passageiro faz uma reserva de voo, faz o check-in para o voo ou fez o check-in para um voo anterior. Em outras modalidades, a mensagem eletrônica pode ser uma notificação push para um aplicativo móvel. O passageiro pode especificar um modo de comunicação preferido para transmitir e/ou receber as mensagens eletrônicas quando o usuário faz o check-in ou em qualquer momento antes de a mensagem eletrônica ser transmitida.
[0035] Em todo caso, o módulo de mensagem de atribuição de assento 134 pode também receber uma mensagem de resposta eletrônica a partir do dispositivo habilitado por rede do passageiro e pode atualizar os dados de atribuição de assento e/ou de filas de melho-ria/espera (upgradelstandby) baseado na resposta do passageiro (por exemplo, se comunicando com um módulo de reservas da companhia aérea 135). Se o passageiro aceita a atribuição de assento, o cartão de embarque eletrônico no aplicativo móvel de viagem do passageiro pode ser atualizado para indicar a nova atribuição de assento. Em algumas modalidades, uma mensagem eletrônica pode ser transmitida a um passageiro que já embarcou no voo em decolagem solicitando que o passageiro mude para outra atribuição de assento. O passageiro pode responder com uma mensagem de resposta eletrônica aceitando a mudança e pode mudar para a nova atribuição de assento ou pode recusar a mudança e permanecer na atribuição de assento original.
[0036] Além de transmitir mensagens eletrônicas indicando as atribuições de assento disponíveis aos passageiros de uma vez, o módulo de mensagem de atribuição de assento 134 pode transmitir várias mensagens eletrônicas para vários passageiros ao mesmo tempo (ou dentro de um intervalo de tempo um do outro) em um processamento em lote. Por exemplo, se houver dez atribuições de assento disponíveis em um voo em decolagem, o módulo de mensagem de atribuição de assento 134 pode transmitir dez mensagens eletrônicas para dez passageiros, cada uma indicando que uma atribuição diferente das dez atribuições de assentos está disponível para o passageiro aceitar. O módulo de mensagem de atribuição de assento 134 pode determi- nar se transmitir mensagens de atribuição de assento uma de cada vez ou em lotes e um número de lotes para transmitir mensagens de atribuição de assento. A quantidade de mensagens eletrônicas transmitidas pelo módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode ser baseada em vários fatores do voo em decolagem, como a disponibilidade de atribuição de assento no voo em decolagem, o tempo restante até a decolagem programada, restrições de peso no voo em decolagem e etc.
[0037] Por exemplo, se houver uma hora restante até a decolagem do voo e dez atribuições de assento disponíveis, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode transmitir mensagens eletrônicas para cinco das atribuições de assento disponíveis para cinco passageiros em uma fila de espera (standby). Se todos os cinco passageiros aceitarem, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 ode transmitir mensagens eletrônicas para as outras cinco atribuições de assento disponíveis para os próximos cinco passageiros na fila de espera (standby) vinte minutos mais tarde. Por outro lado, se houver meia hora restante até a decolagem do voo e dez atribuições de assento disponíveis, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode transmitir mensagens eletrônicas para todas as dez das atribuições de assento disponíveis para dez passageiros na fila de espera (standby). Em outro exemplo, se houver meia hora restante até a decolagem do voo e dez atribuições de assento disponíveis, mas o voo em decolagem tem uma restrição de peso de modo que dois assentos devem permanecer vazios, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode transmitir mensagens eletrônicas para oito das atribuições de assento disponíveis para oito passageiros na fila de espera (standby).
[0038] Para obter indicações de atribuições de assento disponíveis em um voo em decolagem e/ou uma fila de passageiros de espe- ra/melhoria (standby/upgrade), o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode se comunicar com um módulo de reservas da companhia aérea 135. O módulo de reservas da companhia aérea 135 pode obter indicações de atribuições de assento disponíveis para vários voos em decolagem a partir de uma base de dados da companhia aérea 124. Para cada voo em decolagem, o módulo de reservas da companhia aérea 135 pode também obter filas de espera/melhoria (standby/upgrade) a partir da base de dados da companhia aérea 124 ou de outra base de dados e o registro de identificação do passageiro (PNR), que podem conter um itinerário para cada passageiro ou grupo de passageiros no voo em decolagem.
[0039] O módulo de reservas da companhia aérea 135 pode transmitir as indicações de atribuições de assento disponíveis e filas de espera/melhoria (standby/upgrade) para um voo em decolagem ao módulo de mensagens de atribuição de assento 134. Em algumas modalidades, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode classificar as indicações de atribuições de assento disponíveis baseado no desejo (por exemplo, baseado nos comentários de satisfação do cliente de cada atribuição de assento em uma aeronave, baseado em dados estatísticos e etc.). Por exemplo, assentos próximos à parte da frente do avião podem ser mais desejáveis e, portanto, classificados à frente dos assentos na parte de trás do avião, assentos com mais espaço para as pernas podem ser mais desejáveis do que assentos sem espaço extra para as pernas, assentos próximos à janela podem ser mais desejáveis do que assentos no meio e etc. Em outras modalidades, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode se comunicar com um módulo de classificação de atribuição de assento (não mostrado), que recebe as indicações de atribuições de assento disponíveis a partir do módulo de reservas da companhia aérea 135, classifica as atribuições de assento disponíveis e comunica as classifi- cações ao módulo de mensagens de atribuição de assento 134. Em todo caso, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode transmitir a atribuição de assento disponível de classificação mais alta ao próximo passageiro na fila de espera/melhoria (standby/upgrade).
[0040] Quando passageiros aceitam/recusam a atribuição de assentos ou limpam das filas de espera/melhoria (standby/upgrade), as alterações podem ser transmitidas ao módulo de reservas da companhia aérea 135 e atualizadas na base de dados da companhia aérea 124. Por exemplo, se um passageiro em espera (standby) aceita o assento 36C no Voo 4562 enviando uma mensagem de resposta eletrônica, o módulo de mensagem de atribuição de assento 134 pode transmitir a atribuição de assento atualizada ao módulo de reservas da companhia aérea 135. O módulo de reservas da companhia aérea 135 pode, por sua vez, acessar a base de dados da companhia aérea 124 ou outra base de dados e remover o assento 36C das indicações de atribuições de assento disponíveis, remover o passageiro em espera (standby) a partir da fila de espera (standby), atualizar o PNR do passageiro em espera (standby) e atribuir o passageiro em espera (standby) ao assento 36C. Dessa maneira, quando o passageiro em espera (standby) atualiza seu cartão de embarque eletrônico em seu aplicativo móvel de viagem, o módulo de reservas da companhia aérea 135 pode gerar e transmitir um cartão de embarque eletrônico atualizado ao seu dispositivo móvel indicando que o passageiro em espera (standby) está atribuído ao assento 36C para o voo em decolagem. Adicionalmente, o módulo de reservas da companhia aérea 135 pode também gerar, obter e/ou atualizar outras informações para um voo em decolagem, como restrições de peso no voo em decolagem, restrições de bagagem e etc.
[0041] O dispositivo habilitado por redes 106-116 pode incluir, como exemplo, um tablet 106, um celular 108, um assistente pessoal digital (PDA) 110, um smartphone 112 também referido aqui como “dispositivo móvel”, um computador portátil 114, um computador de mesa 116, um reprodutor de mídia portátil (não mostrado), um telefone residencial, um dispositivo de informático usável, óculos inteligentes, relógios inteligentes, phablets, outros dispositivos inteligentes, dispositivos configurados para comunicação de RF (Radiofrequência) com fio ou sem fio e etc. Com certeza, qualquer dispositivo habilitado por rede configurado apropriadamente pode interagir com o sistema automático de atribuição de assento de passageiro 100. O dispositivo habilitado por redes 106-116 não precisa necessariamente se comunicar com a rede 130 através de uma comunicação com fio. Em alguns exemplos, o dispositivo habilitado por redes 106-116 pode se comunicar com a rede 130 através de sinais sem fio 120 e, em alguns exemplos, pode se comunicar com a rede 130 através de um dispositivo sem fio ou com fio de intervenção 118, que pode ser um roteador sem fio, um repetidor sem fio, uma estação base do transmissor de um operador de telefonia móvel e etc.
[0042] Cada um dos dispositivos habilitados por rede 106-116 pode interagir com o dispositivo do servidor 102 para receber páginas da web e/ou dados do servidor e pode exibir as páginas da web e/ou dados do servidor através de um aplicativo do cliente e/ou de um navegador da Internet (descrito abaixo). Por exemplo, o dispositivo móvel 112 pode exibir uma tela de notificação em espera (standby) 122 do aplicativo do cliente e/ou uma página da web para um usuário, pode receber uma entrada a partir do usuário, e/ou pode interagir com o dispositivo do servidor 102 dependendo do tipo de entrada de usuário específico. Baseados nas interações do cliente com o dispositivo do servidor 102, o dispositivo do servidor 102 pode gerar e transmitir mensagens indicativas de uma atribuição de assento disponível a um usuário, pode transmitir um cartão de embarque eletrônico incluindo uma atribuição de assento disponível para o usuário e etc.
[0043] Será observado que, embora somente um dispositivo do servidor 102 seja descrito na figura 1, múltiplos servidores 102 podem ser fornecidos coma finalidade de distribuir carga de servidor, servir diferentes páginas da web e etc. Esses múltiplos servidores 102 podem incluir um servidor de web, um servidor de entidade específica (por exemplo, um servidor da Apple® e etc.), um servidor que está disposto em uma rede de comércio ou proprietária e etc. Os múltiplos servidores 102 podem também incluir o módulo de mensagens de atribuição de assento 134, o módulo de reservas da companhia aérea 135 e o módulo de classificação de atribuição de assento (não mostrado) como servidores separados que podem se comunicar um com o outro através da rede 130.
[0044] O dispositivo do servidor 102 pode se comunicar com o dispositivo habilitado por redes 106-116 através da rede 130. A rede digital 130 pode ser uma rede proprietária, uma Internet pública segura, uma rede privada virtual e/ou algum outro tipo de rede, como linhas de acesso dedicadas, linhas de telefone comuns simples, ligações de satélite, uma rede de telefonia sem fio, combinações dessas e etc. Onde a rede digital 130 compreende a Internet, a comunicação de dados pode acontecer sobre a rede digital 130 através de um protocolo de comunicação da Internet.
[0045] Voltando agora à figura 2A, o dispositivo do servidor 102, pode incluir um controlador 224. O controlador 224 pode incluir uma memória de programa 226, um microcontrolador ou um microprocessador (MP) 228, uma memória de acesso aleatório (RAM) 230, e/ou um circuito de entrada/saída (E/S) 234, todos os quais podem ser interco-nectados através de um barramento de endereço/dados 232. A memória de programa 226 e o microprocessador 228 podem ser similares à memória 140 e ao processor 132 respectivamente, conforme descrito na figura 1. Em algumas modalidades, o controlador 224 pode incluir também, ou, de outro modo, ser comunicativamente conectado a, uma base de dados 239 ou outro mecanismos de armazenamento de dados (por exemplo, uma ou mais unidades de disco rígido, unidades de armazenamento óptico, dispositivos de armazenamento de estado sólido e etc.)· A base de dados 239 pode incluir dados para voos em decolagem, como atribuições de assento disponíveis em cada voo em decolagem, filas de espera/melhoria (standby/upgrade) de passageiros para cada voo em decolagem, PNR, informações de prioridade do passageiro e etc., modelos de páginas da web e/ou páginas da web e outros dados necessários para interagir com usuários através da rede 130. Deve ser observado que embora a figura 2A descreva somente um microprocessador 228, o controlador 224 pode incluir múltiplos microprocessadores 228. Similarmente, a memória do controlador 224 pode incluir múltiplas RAMs 230 e/ou múltiplas memórias de programa 226. Embora a figura 2A descreva o circuito de entrada/saída (E/S) 234 como um bloco quinta, o circuito de entrada/saída (E/S) 234 pode incluir um número de tipos diferentes de circuitos de entrada/saída (E/S). O controlador 224 pode implementar a RAM(s) 230 e/ou as memórias de programa 226 como memórias semicondutoras, memórias magneticamente legíveis, e/ou memórias opticamente legíveis, por exemplo.
[0046] Conforme mostrado na figura 2A, a memória de programa 226 e/ou a RAM 230 pode armazenar vários aplicativos para execução pelo microprocessador 228. Por exemplo, um aplicativo de interface do usuário 236 pode fornecer um usuário interface ao dispositivo do servidor 102, cuja interface do usuário pode, por exemplo, permitir que o sistema administrator configure, resolva problemas, e/ou teste vários aspectos da operação do servidor. Um aplicativo do servidor 238 pode operar para gerar e transmitir mensagens de atribuição de assento ao dispositivo habilitado por redes 106-116. Enquanto o aplicativo do servidor 238 pode transmitir/receber mensagens de atribuição de assento diretamente para/do dispositivo habilitado por redes 106-116, em algumas modalidades, o aplicativo do servidor 238 pode transmitir/receber mensagens do SMS para/de um fornecedor de SMS 142 que pode transmitir/receber as mensagens do SMS para/do dispositivo habilitado por redes 106-116. Além disso, o aplicativo do servidor 238 pode transmitir/receber notificações push para/de uma plataforma push 144 que pode transmitir/receber as notificações push para/do dispositivo habilitado por redes 106-116. O aplicativo do servidor 238 pode ser um módulo único 238 ou uma pluralidade de módulos 238A, 238B.
[0047] Enquanto o aplicativo do servidor 238 é descrito na figura 2A como incluindo dois módulos, 238A e 238B, o aplicativo do servidor 238 pode incluir qualquer número de módulos cumprindo tarefas relacionadas à implementação do dispositivo do servidor 102. Como exemplo, o módulo 238A pode incluir o módulo de mensagens de atribuição de assento 134, o módulo 238B pode include o módulo de reservas da companhia aérea 135 e um módulo 238C (não mostrado) pode incluir o módulo de classificação de atribuição de assento.
[0048] Com referência agora à figura 2B, o dispositivo móvel 112 (ou quaisquer dos dispositivos habilitados por rede 106-116) pode incluir um sensor 244 do sistema de posicionamento global (GPS) para detectar a posição do dispositivo móvel 112, uma tela 240, uma unidade de comunicação 258, um dispositivo de entrada do usuário (não mostrado), e, como o dispositivo do servidor 102, um controlador 242. Similar ao controlador 224, o controlador 242 pode incluir uma memória de programa 246, um microcontrolador ou um microprocessador (MP) 248, uma memória de acesso aleatório (RAM) 250, e/ou um circuito de entrada/saída (E/S) 254, todos os quais podem ser interco- nectados através de um barramento de endereço/dados 252. A memória de programa 246 pode incluir um sistema operacional 260, um armazenamento de dados 262, uma pluralidade de aplicativos de software 264, e/ou uma pluralidade de rotinas de software 268. O sistema operacional 260, por exemplo, pode incluir uma de uma pluralidade de plataformas móveis, como iOS®, Android™, Palm® webOS, Windows Mobile/Phone, BlackBerry® OS ou plataformas de tecnologia móvel da Symbian® OS, desenvolvidas por Apple Inc., Google Inc., Palm Inc. (agora Hewlett-Packard Company), Microsoft Corporation, Research in Motion (RIM) e Nokia, respectiva mente. O armazenamento de dados 262 pode incluir dados, como perfis do usuário, dados de aplicação para uma pluralidade de aplicativos 264, dados de rotina para a pluralidade de rotinas 268, e/ou outros dados necessários para interagir com o dispositivo do servidor 102 através da rede digital 130. Em algumas modalidades, o controlador 242 pode também incluir, ou, de outro modo, ser comunicativamente conectado a, outro mecanismo de armazenamento de dados (por exemplo, uma ou mais unidades de disco rígido, unidades de armazenamento óptico, dispositivos de armazenamento de estado sólido e etc.) que reside dentro do dispositivo móvel 112.
[0049] A unidade de comunicação 258 pode se comunicar com o dispositivo do servidor 102 através de qualquer rede de protocolo de comunicação sem fio adequada, como uma rede de telefonia sem fio (por exemplo, GSM, CDMA, LTE e etc.), uma rede Wi-Fi (padrões 802.11), uma rede WiMAX, uma rede Bluetooth e etc.
[0050] O sensor de GPS 244 pode utilizar “GPS Assistido” (A-GPS), GPS via satélite ou qualquer outro protocolo de posicionamento global adequado (por exemplo, o sistema GLONASS operado pelo governo Russo) ou o sistema que localiza a posição do dispositivo móvel 112 (ou quaisquer dos dispositivos habilitados por rede 106-116). Por exemplo, o A-GPS utiliza torres de celular terrestres ou pontos públicos de Wi-Fi (por exemplo, pontos de roteador sem fio) para determinar mais precisamente e mais rapidamente a localização do dispositivo móvel 112, enquanto o GPS via satélite GPS geralmente é mais útil em regiões mais remotas onde faltam torres de celular ou ponto públicos de Wi-Fi.
[0051] Em algumas modalidades, se o dispositivo do servidor 102 pode receber dados de localização do usuário do dispositivo móvel 112, o dispositivo móvel pode transmitir dados do sensor de GPS indicativos da localização do dispositivo móvel 112 ao dispositivo do servidor 102. O dispositivo do servidor 102 pode determinar a distância do dispositivo móvel 112 ao portão para o voo em decolagem do usuário baseado dos dados do sensor de GPS, que podem ser utilizados para determinar quando enviar as mensagens de atribuição de assento adicional ao usuário antes de enviar mensagem ao próximo passageiro na fila de espera/melhoria (standbylupgrade).
[0052] O dispositivo de entrada do usuário (não mostrado) pode incluir um teclado “macio” que é exibido na tela 240 do dispositivo móvel 112, um teclado de hardware externo se comunicando através de uma conexão com fio ou sem fio (por exemplo, um teclado Bluetooth), um mouse externo ou qualquer outro dispositivo de entrada do usuário. Conforme discutido com relação ao controlador 224, deve ser observado que, embora a figura 2B descreva somente um microprocessador 248, o controlador 242 pode incluir múltiplos microprocessadores 248. Similarmente, a memória do controlador 242 pode incluir múltiplas RAMs 250 e/ou múltiplas memórias de programa 246. Embora a figura 2B descreva o circuito de entrada/saída (E/S) 254 como um único bloco, o circuito de entrada/saída (E/S) 254 pode incluir um número de diferentes tipos de circuitos de entrada e saída (E/S). O controlador 242 pode implementar a RAM(s) 250 e/ou as memórias de programa 246 como memórias semicondutoras, memórias legíveis magneticamente, e/ou memórias legíveis opticamente, por exemplo.
[0053] Um ou mais processadores 248 pode ser adaptado e configurado para executar qualquer um ou mais da pluralidade de aplicativos de software 264 e/ou qualquer um ou mais da pluralidade de rotinas de software 268 residentes na memória de programa 242, além de outros aplicativos de software. Um dentro de uma pluralidade de aplicativos 264 pode ser um aplicativo do cliente 266 que pode ser implementado como uma série de instruções legíveis por máquina para realizar várias tarefas associadas a receber informações no, exibir informações no, e/ou transmitir informações a partir do dispositivo móvel 112.
[0054] Um de uma pluralidade de aplicativos 264 pode ser um aplicativo nativo e/ou navegador web 270, como o Safari® da Apple, Goo-gle Chrome™, Microsoft Internet Explorer® e Mozilla Firefox® que podem ser implementados como uma série de instruções legíveis por computador para receber, interpretar, e/ou exibir informações da página da web a partir do dispositivo do servidor 102 enquanto também recebe entradas a partir do usuário. Outro aplicativo da pluralidade de aplicativos pode ser incluído é um navegador web incorporado 276 que pode ser implementado como uma série de instruções legíveis por máquina para receber, interpretar, e/ou exibir informações da página da web a partir do dispositivo do servidor 102. Uma das de uma pluralidade de rotinas pode incluir uma rotina de aceitação de assento 272 que recebe uma indicação de uma atribuição de assento disponível a partir do dispositivo do servidor 102 e exibe instruções para receber a atribuição de assento disponível na interface do usuário 240. Outra rotina na pluralidade de rotinas pode incluir uma rotina de aplicação aberta 274 que recebe entradas do usuário instruindo o dispositivo móvel 112 a abrir um aplicativo que inclui dados armazenados no dispositivo do servidor 102 (por exemplo, um aplicativo móvel de viagem) e/ou transmite uma solicitação para dados de aplicação ao dispositivo do servidor 102 em resposta à entrada do usuário.
[0055] Preferivelmente, um usuário pode abrir o aplicativo do cliente 266 a partir de um dispositivo habilitado por rede, como um dos dispositivos habilitados por rede 106-116, para se comunicar com o dispositivo do servidor 102 para implementar o sistema automático de atribuição de assento de passageiro 100. Adicionalmente, o usuário pode também abrir ou instanciar qualquer aplicativo de interface do usuário adequado (por exemplo, o aplicativo nativo ou um navegador web 270 ou qualquer outro de uma pluralidade de aplicativos de software 264) para acessar o dispositivo do servidor 102 para reconhecer o sistema automático de atribuição de assento de passageiro 100. Em geral, enquanto o termo “usuário” em muitos exemplos pode ser utilizado para substituir o termo “passageiro”, nessa especificação, o termo “usuário” é utilizado quando se referir a uma pessoa que está operando um dispositivo habilitado por rede e não é exclusivo do termo “passageiro”. Por exemplo, os passageiros operando dispositivos habilitados por rede podem ser referidos como usuários.
[0056] Em uma modalidade, conforme mostrado na figura 2B, para acessar o dispositivo do servidor 102, o usuário pode executar um aplicativo do cliente 266 em um dos dispositivos habilitados por rede 106-116, como o dispositivo móvel 112. Utilizando o aplicativo do cliente 266, o usuário pode solicitar dados do servidor (não mostrado) navegando em uma série de telas do aplicativo do cliente, como a tela de notificações em espera (standby) 122 do aplicativo do cliente 266. As figuras 3A-G descrevem as páginas e/ou telas do aplicativo do cliente que o dispositivo do servidor 102 pode transmitir em várias modalidades do sistema automático de atribuição de assento de passageiro 100. Entretanto, as telas descritas nas figuras 3A-G são meramente ilustrações de um exemplo de modalidade. Em alguns cenários, o dis- positivo do servidor 102 pode transmitir páginas da web. Em outros cenários, por exemplo, quando o usuário não designa a notificação push como seu modo de comunicação preferido, o dispositivo do servidor pode transmitir e-mails ou mensagens SMS com o mesmo conteúdo de mensagem ou similar ao conteúdo de mensagem exibidos nas figuras 3A-G.
[0057] Em todo caso, o usuário pode abrir o aplicativo do cliente 266 a partir de um dos dispositivos habilitados por rede 106-116 de qualquer maneira adequada, como selecionando por toque um ícone do aplicativo do cliente (não mostrado) na tela 240 do dispositivo móvel 112, clicando duas vezes no ícone do aplicativo do cliente através de um mouse de um computador 116 e/ou um trackpad (não mostrado) de um computador portátil 114. Após o usuário abrir o aplicativo do cliente 266, uma página inicial do aplicativo do cliente 266 pode ser exibida para o usuário no dispositivo móvel 112.
[0058] O usuário pode navegar pelas telas do aplicativo do cliente 266 para fazer o check-in de um voo em decolagem. Em algumas modalidades, quando o usuário faz o check-in, ele pode ser instruído a inserir informações de contato do usuário e selecionar um modo de comunicação preferido. Na página de check-in do voo ou qualquer outra página adequada do aplicativo do cliente 266, uma tela de explicação automática da atribuição de assento pode ser exibida, como uma tela de explicação automática da atribuição de assento 300 mostrada na figura 3A. A tela 300 pode incluir uma mensagem de explicação automática de atribuição de assento 302 explicando o processo automático de atribuição de assento. Um botão ΌΚ” 304 pode também ser incluído, que o usuário pode selecionar após a leitura da mensagem de explicação automática atribuição de assento 302. Enquanto a mensagem de explicação 302 indica que o usuário está na fila de espera (standby) para o Voo123 de Seattle para São Francisco, isso é mera- mente para facilidade de ilustração somente e o usuário pode estar em uma fila de melhoria (upgrade). Além disso, conforme mencionado acima, enquanto a mensagem de explicação 302 está incluída no aplicativo do cliente 266, a mensagem de explicação 302 pode ser uma mensagem de SMS ou um e-mail, em cujo caso a mensagem de explicação 302 pode indicar que o usuário receberá informações através de mensagem de SMS ou e-mail, respectivamente.
[0059] Quando a fila de espera (standby) ou de melhoria (upgrade) para um voo em decolagem começa o processamento, uma tela de notificação de espera (standby) pode ser exibida, como a tela de notificação de espera (standby), conforme mostrado na figura 3B. A tela de notificação de espera (standby) 320 pode incluir uma mensagem de notificação de espera (standby) 322 indicando que a fila de espera (standby) está sendo processada e um botão ΌΚ” 324 que o usuário pode selecionar após a leitura da mensagem de notificação de espera (standby) 322. A mensagem de notificação de espera (standby) 322 pode também indicar que o usuário pode receber uma notificação de uma atribuição de assento disponível que o usuário pode aceitar ou recusar. Se nenhum assento estiver disponível ou se o usuário recusar a atribuição de assento, o usuário pode ser remarcado para outro voo em decolagem. Similar à mensagem de explicação 302, enquanto a mensagem de notificação de espera (standby) 322 indica que o usuário está na fila de espera (standby) para o Voo123 de Seattle para São Francisco, isso é meramente para facilidade de ilustração somente e o usuário pode estar em uma fila de melhoria (upgrade). Além disso, enquanto a mensagem de notificação de espera (standby) 322 está incluída no aplicativo do cliente 266, a mensagem de notificação de espera (standby) 322 pode ser uma mensagem de SMS ou um e-mail, em cujo caso a mensagem de notificação de espera (standby) 322 pode indicar que o usuário receberá uma mensagem como uma atribuição de assento para aceitar ou recusar através de uma mensagem de SMS ou e-mail, respectivamente.
[0060] Quando o usuário é o próximo na fila de espera/melhoria (standbylupgrade) (ou quando o módulo de mensagens de atribuição de assento envia um número predeterminado de mensagens de atribuição de assento e o usuário está dentro do número predeterminado a partir da frente da fila de espera/melhoria {standbylupgrade), o aplicativo do cliente 266 pode exibir uma tela de mensagens de atribuição de assento, como a tela de mensagens de atribuição de assento 340, conforme mostrado na figura 3C. A tela de mensagens de atribuição de assento 340 pode incluir uma mensagem de atribuição de assento 342 indicando que há uma atribuição de assento disponível no voo em decolagem para o usuário. Os controles de usuário 344 e 346 para aceitar/recusar a atribuição de assento disponível podem também ser incluídos, como um botão “ACCEPT” 344 para aceitar a atribuição de assento disponível e um botão “DECLINE” para recusar a atribuição de assento disponível.
[0061] A mesma tela de mensagens de atribuição de assento 340 pode ser exibida nos aplicativos do cliente para cada usuário que pertence a um PNR. Por exemplo, se três usuários que estão na mesma família (por exemplo, um pai, uma mãe e uma filha) todos pertencem ao mesmo PNR e há três atribuições de assento disponíveis para três passageiros, cada passageiro pode receber indicações das três atribuições de assento disponíveis em seus respectivos dispositivos habilitados por rede.
[0062] Em algumas modalidades, a mensagem de atribuição de assento 342 pode também incluir uma indicação de um período de expiração para responde à mensagem de atribuição de assento 342. Por exemplo, a mensagem de atribuição de assento 342 pode indicar que o usuário tem cinco minutos para responde a partir do momento que a mensagem de atribuição de assento 342 é recebida. O usuário pode ainda receber também notificações, conforme a mensagem de atribuição de assento 342 alcança o período de expiração. Por exemplo, o aplicativo do cliente 266 pode exibir uma notificação de que o usuário tem dois minutos restantes para responder à mensagem de atribuição de assento 342, que o usuário tem um minute restante para responder à mensagem de atribuição de assento 342 e etc.
[0063] Ainda em algumas modalidades, a localização do dispositivo habilitado por rede do usuário pode ser determinada para identificar se o usuário está dentro de uma distância limiar predeterminada do portão para o voo em decolagem. Por exemplo, o usuário pode permitir que o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 receba dados de localização para o usuário. O dispositivo habilitado por rede pode então transmitir os dados de localização ao dispositivo do servidor 102 (por exemplo, através do sensor de GPS 244) que pode determinar a distância do usuário do portão baseado nos dados de localização. Em outras modalidades, a localização do dispositivo habilitado por rede pode ser determinada utilizando um sistema de posicionamento interno. Por exemplo, faróis de localização, como pontos de acesso sem fio, podem ser colocados por todo o aeroporto, que podem se comunicar com o dispositivo habilitado por rede através da comunicação por campo de proximidade (NFC), identificação de radiofrequência (RFID), redes Wi-Fi e etc. O dispositivo habilitado por rede pode determinar as distâncias entre os faróis de localização e utilizando técnicas de posicionamento, como triangulação ou trilateração, a localização do dispositivo habilitado por rede pode ser determinada e transmitida ao dispositivo do servidor 102. Em algumas modalidades, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 e/ou o dispositivo do servidor 102 pode transmitir uma solicitação ao dispositivo habilitado por rede para dados de localização, por exemplo, quando o usuário não respondeu às mensagens de atribuição de assento 342 e o período de expiração está no ou próximo do final. Em outras modalidades, o dispositivo habilitado por rede pode transmitir periodicamente os dados de localização ao dispositivo do servidor 102 recebendo ou não uma solicitação para dados de localização a partir do dispositivo do servidor 102, por exemplo, do momento que o usuário faz o check-in para o voo em decolagem até o momento de decolagem para o voo em decolagem.
[0064] O aplicativo do cliente 266 pode então exibir mensagens eletrônicas adicionais baseadas na localização do usuário. Por exemplo, se o usuário está dentro da distância limiar predeterminada do portão no ou próximo do final do período de expiração, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode transmitir uma ou mais mensagens eletrônicas a serem exibidas no aplicativo do cliente 266 antes de mudar para o próximo passageiro na fila de espera/melhoria (stan-dby/upgrade). Por outro lado, se o usuário não está dentro da distância limiar predeterminada no ou próximo do final do período de expiração, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode não transmitir outra mensagem eletrônica e pode mudar para o próximo passageiro na fila de espera/melhoria (standby/upgrade) no final do período de expiração.
[0065] Similar à explicação e às mensagens de notificação de espera (standby) 302 e 322, enquanto a mensagem de atribuição de assento 342 indica que o usuário será remarcado para o próximo voo em decolagem se ele recusar a atribuição de assento, pois o usuário está presumidamente na fila de espera (standby) para o Voo123, isso é meramente para facilidade de ilustração somente e o usuário pode estar em uma fila de melhoria (upgrade). Se o usuário está na fila de melhoria (upgrade), a mensagem de atribuição de assento 342 pode não indicar que o usuário será remarcado para o próximo voo em decolagem se ele recusar a atribuição de assento. Ao invés disso, o usuário pode reter sua atribuição de assento original para o voo em decolagem. Em outras modalidades, a mensagem de atribuição de assento 342 pode ser transmitida para um passageiro que já tenha embarcado no voo em decolagem solicitando que o passageiro mude para outra atribuição de assento. O passageiro pode responde selecionando o botão “ACCEPT” 344 e pode mudar para a nova atribuição de assento ou pode recusar a mudança selecionando o botão “DECLINE” 346 e pode permanecer na atribuição de assento original.
[0066] Além disso, enquanto a mensagem de atribuição de assento 342 está incluída no aplicativo do cliente 266, a mensagem de atribuição de assento 342 pode ser uma mensagem de SMS ou um e-mail, em cujo caso a mensagem de atribuição de assento 342 pode indicar que o usuário pode aceitar/recusar a atribuição de assento enviando uma mensagem de resposta através de mensagem de SMS ou e-mail, respectivamente, com as letras/palavras/frases “A”, “ACC”, “YES”, “D”, “DEC”, “NO”, ou quaisquer outras letras/palavras/frases adequadas que indicam que o usuário aceita ou recusa a atribuição de assento.
[0067] Em todo caso, se o usuário aceita a atribuição de assento 12B no Voo123, por exemplo, selecionando o botão “ACCEPT” 344, o aplicativo do cliente 266 pode exibir uma tela de atribuição de assento aceita, como a tela de atribuição de assento aceita 360, como mostrado na figura 3D. Em algumas modalidades, quando o usuário aceita a atribuição de assento 12B, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode transmitir uma solicitação ao módulo de reservas da companhia aérea 135 para remover a atribuição de assento 12B das indicações de atribuições de assento disponíveis para o Voo123, para atribuir o usuário à atribuição de assento 12B para o Voo123, para atualizar o PNR do usuário e para remover o usuário da fila de espe-ra/melhoria (standby/upgrade). Em todo caso, a tela de atribuição de assento aceita 360 pode incluir uma mensagem de atribuição de assento aceita 362 indicando que o usuário aceitou a atribuição de assento, o grupo de embarque do usuário para o voo em decolagem e instruindo o usuário a atualizar o cartão de embarque eletrônico no aplicativo do cliente 266 para acessar o cartão de embarque atualizado que inclui a atribuição de assento aceita. A tela de atribuição de assento aceita 360 pode também incluir um botão ΌΚ” 364 que o usuário pode selecionar após a leitura da mensagem de atribuição de assento aceita 362. Enquanto a mensagem mensagens de atribuição de assento aceita 362 é incluída no aplicativo do cliente 266, a mensagem de atribuição de assento aceita 362 pode também ser uma mensagem de SMS ou um e-mail.
[0068] Quando o usuário atualiza o cartão de embarque eletrônico no aplicativo do cliente 266, um cartão de embarque atualizado pode ser exibido em uma tela de cartão de embarque eletrônico, como a tela de cartão de embarque eletrônico 380, conforme mostrado na figura 3E. A tela de cartão de embarque eletrônico 380 pode incluir o portão para o voo em decolagem 382, o grupo de embarque do usuário para o voo em decolagem 384, o local de decolagem e de destino do voo em decolagem, o horário de embarque para o voo em decolagem 386, o horário de decolagem 388 e o número do voo 390. A tela de cartão de embarque eletrônico 380 pode também incluir o nome do passageiro 392, a atribuição de assento atualizada 394 que o usuário aceitou e um código de barras 396 que pode conter todas as informações do voo e do passageiro descritas acima, incluindo a atribuição de assento atualizada 394. Enquanto o código de barras 396 é exibido como um código de QR, o código de barras 396 pode ser qualquer um ou dois códigos de barras dimensionais ou qualquer outro código de barras adequado.
[0069] Se o usuário recusa a atribuição de assento 12B no Voo123, por exemplo, selecionando o botão “DECLINE” 346, o aplicativo do cliente 266 pode exibir uma tela de atribuição de assento recusada, como a tela de atribuição de assento recusada 400, conforme mostrado na figura 3F. Em algumas modalidades, quando o usuário recusa a atribuição de assento 12B, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode transmitir uma solicitação ao módulo de reservas da companhia aérea 135 para remover o usuário da fila de espe-ra/melhoria (standbylupgrade) para o Voo123, para atualizar o PNR do usuário e colocar o usuário na fila de espera/melhoria (stand-by/upgrade) para o próximo voo em decolagem para o mesmo destino que o voo em decolagem original. Em todo caso, a tela de atribuição de assento recusada 400 pode incluir a mensagem de atribuição de assento recusada 402 indicando que o usuário rejeitou a atribuição de assento e foi remarcado do Voo123 para o Voo1234. A mensagem de atribuição de assento recusada 402 pode também indicar que o horário de decolagem para o Voo1234 é às 10:30 a.m., noventa minutos após o horário de decolagem de 9 a.m. para o Voo123. Em algumas modalidades, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode transmitir uma solicitação ao módulo de reservas da companhia aérea 135 para colocar o usuário na fila de espera (standby) para o Voo1234. O usuário pode então repetir o processo automático de atribuição de assento para o Voo1234. Em todo caso, a tela atribuição de assento recusada 400 pode incluir um botão “OK” 404 que o usuário pode selecionar após a leitura da mensagem de atribuição de assento recusada 402. Enquanto a mensagem de atribuição de assento recusada 402 é incluída no aplicativo do cliente 266, a mensagem de atribuição de assento recusada 402 pode também ser uma mensagem de SMS ou um e-mail.
[0070] Se não houver mais atribuições de assento disponíveis no voo em decolagem antes do usuário receber uma mensagem de atri- buição de assento, como a mensagem de atribuição de assento 342, conforme mostrado na figura 3C, o aplicativo do cliente 266 pode exibir uma tela de remarcação de voo, como a tela de remarcação de voo 420, conforme mostrado na figura 3G. A tela de remarcação de voo 420 pode também ser exibida se o usuário não responder à mensagem de atribuição de assento 342 dentro de período de expiração indicado e for reposicionado em um local diferente na fila de espera (stan-dby). Nesse cenário, o usuário pode ser colocado no final da fila e pode não receber outra mensagem eletrônica até que o resto dos passageiros em espera (standby) sejam retirados. Em alguns cenários, o usuário pode ainda ser colocado à frente de alguns passageiros de acordo com a prioridade. Por exemplo, um usuário com status premier platinum pode ser colocado atrás de outros usuários com status premier platinum na fila, mas à frente de usuários com status premier sil-ver. Entretanto, se o usuário é reposicionado em um local diferente na fila de espera (standby) e se não há mais atribuições de assento disponíveis no voo em decolagem antes do usuário receber outra mensagem de atribuição de assento, a tela de remarcação de voo 420 pode ser exibida para o usuário.
[0071] Em algumas modalidades, quando não houver mais atribuições de assento disponíveis no voo em decolagem, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode transmitir uma solicitação ao módulo de reservas da companhia aérea 135 para colocar o usuário na fila de espera (standby) para o próximo voo em decolagem para o mesmo destino que o voo em decolagem original e para atualizar o PNR do usuário. O usuário pode então repetir o processo automático de atribuição de assento para o próximo voo em decolagem. Em todo caso, a tela de remarcação de voo 420 pode incluir uma mensagem de remarcação de voo 422 indicando que não há mais atribuições de assento disponíveis no Voo123 e que o usuário foi remarcado do Voo123 para Voo1234. A mensagem de remarcação de voo 422 pode também indicar que o horário de decolagem para o Voo1234 é às 10:30 a.m., noventa minutos após horário de decolagem de 9 a.m. para o Voo123. Em algumas modalidades, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode transmitir uma solicitação ao módulo de reservas da companhia aérea 135 para colocar o usuário na fila de espera (stand-by) para o Voo1234. O usuário pode então repetir o processo automático de atribuição de assento para o Voo1234. Em todo caso, a tela de remarcação de voo 420 pode incluir um botão ΌΚ” 424 que o usuário pode selecionar após a leitura da mensagem de remarcação de voo 422. Enquanto a mensagem de remarcação de voo 422 está incluída no aplicativo do cliente 266, a mensagem de remarcação de voo 422 pode também ser mensagem de SMS ou um e-mail.
[0072] A figura 4A ilustra um fluxograma que representa um método exemplar 440 para automação de procedimentos de atribuição de assento de passageiro para uma companhia aérea. O método pode ser executado no dispositivo do servidor 102, um ou mais dispositivos habilitados por rede 106-116 ou alguma combinação do dispositivo do servidor 102 e um ou mais dos dispositivos habilitados por rede. Por exemplo, pelo menos uma parte do método 440 pode ser realizado pelo módulo de mensagens de atribuição de assento 134 e/ou pelo módulo de reservas da companhia aérea 135 que podem ser dispostos dentro do dispositivo do servidor 102. Em uma modalidade, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode incluir instruções executadas por computador armazenadas em um ou mais meios ou dispositivos de armazenamento legíveis por computador e as instruções executadas por computador do módulo de mensagens de atribuição de assento 134 podem ser executadas para realizar o método 440.
[0073] No bloco 442, o módulo de mensagens de atribuição de as- sento 134 pode determinar quando o usuário faz o check-in para um voo em decolagem. O usuário pode fazer o check-in manualmente, pode fazer o check-in através de um aplicativo móvel, como um aplicativo móvel de viagem ou pode fazer o check-in por outra maneira adequada. Em algumas modalidades, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode receber uma indicação a partir do módulo de reservas da companhia aérea 135 indicando que o usuário fez o check-in para o voo em decolagem. Quando o usuário faz o check-in através do aplicativo móvel de viagem, o usuário pode ser instruído a inserir informações de contato do usuário (bloco 444), como um número de telefone ou um endereço de e-mail ou o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode receber credenciais de login para o aplicativo móvel de viagem ou um número de confirmação de reserva de voo. O módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode também obter um número de telefone ou um endereço de e-mail armazenados para o usuário a partir de um check-in anterior para um voo em decolagem, a partir de quando o usuário fez a reserva do voo ou de uma reserva de voo anterior e etc. Em todo caso, o usuário pode também fornecer um modo de comunicação preferido para transmitir mensagens de atribuição de assento, como e-mail, mensagem de SMS, notificação push ou qualquer outra forma de comunicação eletrônica adequada ou o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode também obter um modo de comunicação preferido adequado para o usuário a partir de um check-in anterior para voo em decolagem, a partir de quando o usuário fez a reserva do voo ou de uma reserva de voo anterior e etc.
[0074] Se o usuário fez o check-in e é qualificado para receber indicações de atribuições de assento disponíveis (por exemplo, o usuário é um passageiro em espera (standby) ou é qualificado para uma melhoria (upgrade)), o usuário pode ser adicionado a uma fila de espera (standby) ou melhoria (upgrade) para o voo em decolagem. Quando o usuário é o próximo na fila de espera (standby) ou de melhoria (upgrade) (bloco 446), o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode determinar que a atribuição de assento está disponível no voo em decolagem (bloco 448), por exemplo, se comunicando com o módulo de reservas da companhia aérea 135. Em algumas modalidades, se múltiplos passageiros estão viajando juntos que pertencem ao mesmo PNR (por exemplo, um pai, uma mãe ou uma filha), o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode determinar se há atribuições de assento disponíveis suficientes no voo em decolagem para todos os passageiros que pertencem ao mesmo PNR para embarcar no voo em decolagem. Em todo caso, uma mensagem eletrônica pode ser transmitida para o dispositivo do usuário habilitado por rede indicando que uma atribuição de assento está disponível no voo em decolagem e fornecendo instruções para o usuário aceitar ou recusar a atribuição de assento (bloco 450).
[0075] Em algumas modalidades, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode classificar as indicações de atribuições de assento disponíveis baseado na conveniência (por exemplo, baseado nos comentários de satisfação do cliente de cada atribuição de assento em uma aeronave, baseado nos dados estatísticos e etc.). Por exemplo, assentos próximos à parte da frente do avião podem ser mais desejáveis e, portanto, classificados à frente dos assentos na parte de trás do avião, assentos com mais espaço para as pernas podem ser mais desejáveis do que assentos sem espaço extra para as pernas, assentos próximos à janela podem ser mais desejáveis do que assentos no meio e etc. Em outras modalidades, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode se comunicar com um módulo de classificação de atribuição de assento (não mostrado), que recebe as indicações de atribuições de assento disponíveis a partir do módulo de reservas da companhia aérea 135, classifica as atribuições de assento disponíveis e comunica as classificações ao módulo de mensagens de atribuição de assento 134. Em todo caso, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode transmitir a atribuição de assento disponível de classificação mais alta ao próximo passageiro na fila de espera/melhoria (standby/upgrade).
[0076] Uma mensagem eletrônica pode ser transmitida do módulo de mensagens de atribuição de assento 134 diretamente para o dispositivo do usuário habilitado por rede ou pode ser transmitira para um fornecedor de serviços de mensagem, como um fornecedor de SMS ou uma plataforma push e então pode ser transmitida para o dispositivo do usuário habilitado por rede.
[0077] Em algumas modalidades, a mensagem eletrônica pode incluir um período de expiração no qual o usuário não pode mais aceitar a atribuição de assento (por exemplo, cinco minutos, dez minutos, trinta minutos, uma hora e etc.). O módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode transmitir múltiplas mensagens eletrônicas para o usuário, onde cada mensagem eletrônica inclui uma indicação de um período restante até o final do período de expiração. Por exemplo, se o período de expiração é de dez minutos após a mensagem eletrônica inicial ser enviada, o usuário pode também receber uma segunda mensagem eletrônica indicando que o usuário tem cindo minutos restantes para responder, uma terceira mensagem eletrônica indicando que o usuário tem dois minutos restantes para responder e etc.
[0078] Além disso, em algumas modalidades, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode determinar se o dispositivo do usuário habilitado por rede está dentro de uma distância limiar predeterminada do portão para o voo em decolagem. Por exemplo, o usuário pode permitir que o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 receba os dados de localização para o usuário. O dispositivo habi- litado por rede pode então transmitir os dados de localização ao dispositivo do servidor 102 (por exemplo, através do sensor de GPS 244) que pode determinar a distância do usuário a partir do portão baseado nos dados de localização. Em outras modalidades, localização do dispositivo habilitado por rede pode ser determinada utilizando um sistema de posicionamento interno. Por exemplo, faróis de localização, como pontos de acesso sem fio, podem ser colocador por todo o aeroporto que podem se comunicar com o dispositivo habilitado por rede através da comunicação por campo de proximidade (NFC), identificação de radiofrequência (RFID), redes Wi-Fi e etc. O dispositivo habilitado por rede pode determinar as distâncias entre os faróis de localização e utilizando técnicas de posicionamento, como triangulação ou trilateração, a localização do dispositivo habilitado por rede pode ser determinada e transmitida ao dispositivo do servidor 102.
[0079] O módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode então transmitir mensagens eletrônicas adicionais ao usuário baseado na localização do usuário. Por exemplo, se o usuário está dentro de uma distância limiar predeterminada do portão no ou próximo do final do período de expiração, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode transmitir uma ou mais mensagens eletrônicas para o usuário antes de mudar para o próximo passageiro na fila de espe-ra/melhoria (standby/upgrade). Por outro lado, se o usuário não está dentro da distância limiar predeterminada no ou próximo do final do período de expiração, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode não transmitir outra mensagem eletrônica e pode mudar para o próximo passageiro na fila de espera/melhoria (stand-by/upgrade) no final do período de expiração.
[0080] Adicionalmente, em algumas modalidades, após o usuário ter embarcado no voo em decolagem, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode transmitir uma mensagem eletrônica para o dispositivo do usuário habilitado por rede indicando que o usuário foi atribuído novamente a uma atribuição de assento diferente e fornecendo instruções para o usuário aceitar ou recusar a atribuição de assento diferente.
[0081] Se não houver mais atribuições de assento disponíveis no voo em decolagem, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode transmitir uma mensagem de remarcação para o dispositivo do usuário habilitado por rede indicando que não há mais atribuições de assento disponíveis no voo em decolagem e que o usuário foi remarcado para um voo em decolagem mais tarde. O módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode então se comunicar com o módulo de reservas da companhia aérea 135 para colocar o usuário em uma fila de espera (standby) para o voo em decolagem mais tarde. Quando o usuário é o próximo na fila de espera (standby), o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode determinar que uma atribuição de assento está disponível para voo em decolagem mais tarde e pode transmitir uma mensagem eletrônica para o dispositivo do usuário habilitado por rede indicando que a atribuição de assento está disponível no voo em decolagem mais tarde e fornecendo instruções para o usuário aceitar ou recusar a atribuição de assento.
[0082] Uma mensagem eletrônica pode ser enviada para o número de telefone, endereço de e-mail, nome de usuário do aplicativo móvel de viagem e etc. do usuário, baseada nas informações de contato do usuário e/ou modo de comunicação preferido recebido através do aplicativo móvel de viagem e/ou do módulo de reservas da companhia aérea 135. Além disso, as instruções para o usuário aceitar ou recusar a atribuição de assento, podem ser instruções para enviar uma mensagem de SMS a um número de telefone específico e incluir o caractere “A” para aceitar a atribuição de assento ou o caractere “D” para recusar a atribuição de assento, por exemplo. Se a mensagem eletrônica é uma notificação push para o aplicativo móvel de viagem, o usuário pode aceitar ou recusar a atribuição de assento através de um ou mais controles do usuário no aplicativo móvel de viagem.
[0083] Continuando na figura 4B, se o usuário recusa a atribuição de assento (bloco 454), por exemplo, enviando uma mensagem de SMS incluindo o caractere “D”, o usuário pode ser removido da fila de espera (standby) ou de melhoria (upgrade) que o usuário está (bloco 456), como transmitindo uma solicitação ao módulo de reservas da companhia aérea 135 para remover o usuário da fila de espe-ra/melhoria (standby/upgrade). O módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode também transmitir uma mensagem de remarca-ção para o dispositivo do usuário habilitado por rede indicando que o usuário foi remarcado para um voo em decolagem mais tarde. O módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode então se comunicar com o módulo de reservas da companhia aérea 135 para colocar o usuário em uma fila de espera (standby) para o voo em decolagem mais tarde e para atualizar o PNR do usuário. O módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode também transmitir uma mensagem eletrônica ao próximo passageiro na fila (bloco 458). Além disso, se o usuário já embarcou no voo e recusa uma atribuição de assento, o módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode cancelar a atribuição de assento. Em algumas modalidades, se o próximo passageiro não fornecer informações de contato para receber a atribuição de assentos automática, o passageiro pode ser manualmente convocado ao portão para o voo em decolagem.
[0084] Por outro lado, se o usuário aceita a atribuição de assento (bloco 460), por exemplo, enviando uma mensagem de SMS incluindo o caractere “A”, a atribuição de assento disponível pode ser atribuída para o usuário (bloco 462) e removida das indicações de atribuições de assento disponíveis (bloco 464). Em algumas modalidades, ao in- vés de imprimir um novo cartão de embarque correspondente à atribuição de assento, um cartão de embarque eletrônico pode ser transmitido para o usuário, por exemplo, através do aplicativo móvel de viagem (bloco 466). Se o usuário já embarcou no voo e aceita uma atribuição de assento, o usuário pode mudar para uma nova atribuição de assento.
[0085] Se o usuário não responde à mensagem eletrônica antes do final do período de expiração (por exemplo, cinco minutos, dez minutos, trinta minutos, uma hora e etc.) (bloco 468), o usuário pode ser reposicionado para um local diferente na fila de espera (standby) ou de melhoria (upgrade) (bloco 470). O usuário pode ser colocado no final da fila e pode não receber outra mensagem eletrônica até que o resto dos passageiros em espera (standby) ou melhoria (upgrade) sejam removidos. Em alguns cenários, o usuário pode ainda ser colocado à frente de alguns passageiros de acordo com a prioridade. Por exemplo, um usuário com status premier platinum pode ser colocado atrás de outros usuários com status premier platinum na fila, mas à frente de usuários com status premier silver. Em outras modalidades, se o usuário não responde antes do final do período de expiração, o usuário pode ser manualmente convocado ao portão para o voo em decolagem.
[0086] O módulo de mensagens de atribuição de assento 134 pode então transmitir uma mensagem eletrônica ao próximo passageiro na fila (bloco 472). Em algumas modalidades, se o próximo passageiro não forneceu informações de contato para receber as atribuições de assento automáticas, passageiro pode ser convocado manualmente ao portão para o voo em decolagem.
[0087] Por todo esse relatório, exemplos plurais podem implementar componentes, operações ou estruturas descritas como exemplos únicos. Embora as operações individuais de um ou mais métodos sejam ilustradas e descritas como operações separadas, uma ou mais ope- rações individuais podem ser realizadas ao mesmo tempo e nada exige que as operações sejam realizadas na ordem ilustrada. As estruturas e a funcionalidade apresentada como componentes separados em configurações exemplares podem ser implementadas como uma estrutura ou componente combinado. Similarmente, as estruturas e a funcionalidade apresentadas como um único componente podem ser implementadas como componentes separados. Essas e outras variações, modificações, adições e melhorias estão no âmbito do assunto discutido aqui.
[0088] Adicionalmente, certas modalidades são descritas aqui como incluindo lógica ou um número de rotinas, sub-rotinas, aplicativos ou instruções. Esses podem constituir o software (por exemplo, código inserido em um meio legível por máquina ou em um sinal de transmissão) ou hardware. Em hardware, as rotinas e etc., são unidades tangíveis capazes de realizar certas operações e podem ser configuradas ou dispostas de certa maneira. Em modalidades exemplares, um ou mais sistemas de computador (por exemplo, um sistema computador autônomo, de cliente ou de servidor) ou um ou mais módulos de hardware de um sistema de computador (por exemplo, um processador ou um grupo de processadores) pode ser configurado por software (por exemplo, um aplicativo ou parte de um aplicativo), como um módulo de hardware que opera para realizar certas operações, conforme descrito aqui.
[0089] Em várias modalidades, um modulo de hardware pode ser implementado mecanicamente ou eletronicamente. Por exemplo, um modulo de hardware pode compreender um circuito ou lógica dedicada que é permanentemente configurada (por exemplo, com um processados de finalidade específica, como uma matriz de porta de campo pro-gramável (FPGA) ou um circuito integrado de aplicação específica (ASIC)) para realizar certas operações. Um modulo de hardware pode também compreender uma lógica ou circuito programável (por exemplo, como abrangido dentro de um processador de finalidade geral ou outro processador programável) que é temporariamente configurado pelo software para realizar certas operações. Será observado que a decisão de implementar um módulo de hardware mecanicamente, em circuitos configurados dedicados e permanentemente ou em circuitos temporariamente configurados (por exemplo, configurados pelo software) pode ser orientada por considerações de custo e de tempo.
[0090] Em conformidade, o termo “módulo de hardware” deve ser entendido como para abranger uma entidade tangível, seja essa entidade fisicamente construída, permanentemente configurada (por exemplo, conectada) ou temporariamente configurada (por exemplo, programada) para operar de certa forma ou para realizar certas operações descritas aqui. Considerando as modalidades cujos módulos de hardware são temporariamente configurados (por exemplo, programados), cada um dos módulos de hardware não precisam ser configurados ou instanciados em qualquer circunstância no tempo. Por exemplo, onde os módulos de hardware compreendem um processador de finalidade geral configurado utilizando software, o processador de finalidade geral pode ser configurado como respectivos módulos de hardware diferentes em momentos diferentes. O software pode, em conformidade, configurar um processador, por exemplo, para constituir um módulo de hardware específico em uma circunstância de tempo e para constituir um módulo de hardware diferente em uma circunstância de tempo diferente.
[0091] Os módulos de hardware podem fornecer informações para e receber informações de outros módulos de hardware. Em conformidade, os módulos de hardware descritos podem ser referidos como sendo comunicativamente acoplados. Onde múltiplos dos módulos de hardware existem contemporaneamente, as comunicações podem ser alcançadas através da transmissão de sinal (por exemplo, sobre circuitos e barramentos apropriados) que se conectem aos módulos de hardware. Em modalidades nas quais múltiplos módulos de hardware são configurados ou instanciados em momentos diferentes, as comunicações entre tais módulos de hardware podem ser alcançadas, por exemplo, através do armazenamento e recuperação de informações em estruturas de memória às quais os múltiplos módulos de hardware tem acesso. Por exemplo, um módulo de hardware pode realizar uma operação e armazenar a saída daquela operação em um dispositivo de memória ao qual está comunicativamente acoplado. Outro módulo de hardware pode então, mais tarde, acessar o dispositivo de memória para recuperar e processar a saída armazenada. Os módulos de hardware podem também iniciar as comunicações com dispositivos de entrada e de saída e podem operar sobre um recurso (por exemplo, uma coleção de informações).
[0092] As várias operações de métodos exemplares descritas aqui podem ser realizadas, pelo menos parcialmente, por um ou mais processadores que são temporariamente configurados (por exemplo, pelo software) ou permanentemente configurados para realizar operações relevantes. Se permanentemente ou temporariamente configurados, tais processadores podem constituir módulos implementados no processador que operam para realizar uma ou mais operações ou funções. Os módulos referidos aqui podem, em algumas modalidades exemplares, compreender módulos implementados no processador.
[0093] Similarmente, os métodos ou rotinas descritos aqui podem ser pelo menos parcialmente implementados no processador. Por exemplo, pelo menos algumas das operações de um método podem ser realizadas por um ou mais processadores ou módulos de hardwa-res implementados no processador. O desempenho de certas operações pode ser distribuído entre um ou mais processadores, não so- mente residindo dentro de uma única máquina, mas implantados sobre um número de máquinas. Em algumas modalidades exemplares, o processor ou processadores podem estar localizados em uma única localização (por exemplo, dentro de um ambiente residencial, um ambiente de escritório ou uma torre de servidores), enquanto em outras modalidades os processadores podem ser distribuídos sobre um número de localizações.
[0094] O desempenho de certas operações pode ser distribuído entre um ou mais processadores, não somente residem dentro de uma única máquina, mas são implantados sobre um número de máquinas. Em algumas modalidades exemplares, um ou mais processadores ou dos módulos implementados no processador podem ser localizados em uma única localização geográfica (por exemplo, dentro de um ambiente residencial, um ambiente de escritório ou uma torre de servidores). Em outras modalidades exemplares, um ou mais processadores ou dos módulos implementados no processador podem ser distribuídos sobre um número de localizações geográficas.
[0095] A menos que especificamente estabelecido, as discussões aqui utilizando palavras como “processamento”, “computação”, “cálculo”, “determinação”, “apresentação”, “exibição”, ou similares podem se referir a ações ou processos de uma máquina (por exemplo, um computador) que manipula ou transforma dados representados como quantidades físicas (por exemplo, eletrônico, magnético ou óptico) dentro de uma ou mais memórias (por exemplo, memória volátil, memória não volátil ou uma combinação das mesmas), registradoras ou outros componentes de máquina que podem receber, armazenar, transmitir ou exibir informações.
[0096] Conforme utilizado aqui, qualquer referência a “uma modalidade” ou “uma modalidade” significa que um elemento, característica, estrutura ou característica específica descrita juntamente com a moda- lidade está incluída em pelo menos uma modalidade. As ocorrências da frase “em uma modalidade” em vários locais na especificação não são necessariamente todas referentes à mesma modalidade.
[0097] Algumas modalidades podem ser descritas utilizando a expressão “acoplado” e “conectado” junto aos seus derivados. Por exemplo, algumas modalidades podem ser descritas utilizando o termo “acoplado” para indicar que dois ou mais elementos estão em contato físico ou elétrico direto. O termo “acoplado”, entretanto, pode também significar que dois ou mais elementos não estão em contato direto um com o outro, mas que ainda cooperam ou interagem um com o outro. As modalidades não estão limitadas a esse contexto.
[0098] Conforme utilizado aqui, os termos “compreende”, “compreendendo”, “inclui”, “incluindo”, “tem”, “tendo” ou qualquer outra variação dos mesmos, pretendem abranger uma inclusão não exclusiva. Por exemplo, um processo, método, artigo ou aparelho que compreende uma lista de elementos não é necessariamente limitado para somente aqueles elementos, mas pode incluir outros elementos não expressamente listados ou inerentes a tais processos, métodos, artigos ou aparelhos. Além disso, a menos que expressamente indicado o contrário, “ou” se refere a um inclusivo “ou” e não a um exclusivo “ou”. Por exemplo, uma condição A ou B é satisfeita por qualquer um dos seguintes: A é verdadeira (ou presente) e B é falsa (ou não presente), A é falsa (ou não presente) e B é verdadeira (ou presente) e ambos A e B são verdadeiras (ou presentes).
[0099] Além disso, o uso de “um” ou “uma” é empregado para descrever elementos e componentes dessa modalidade. Isso é feito simplesmente para conveniência e para dar um sentido geral da descrição. Essa descrição e as reivindicações que seguem, deve ser lida para incluir um ou pelo menos um e o singular também inclui o plural ao menos que seja evidente que signifique outra coisa.
[0100] Essa descrição detalhada deve ser interpretada como fornecendo exemplos somente e não descreve cada modalidade possível, visto que descrever cada modalidade possível seria impraticável, se não impossível. Pode-se implementar numerosas modalidades alternadas, utilizando a tecnologia atual ou a tecnologia desenvolvida após a data de depósito desse pedido.

Claims (20)

1. Método para automação de procedimentos de atribuição de assento de passageiro para uma companhia aérea, o método caracterizado pelo fato de que compreende: obter, em um ou mais processadores, informações de contato do usuário para um usuário e um modo eletrônico preferido de comunicação para receberas comunicações eletrônicas; em resposta à recepção de informações de check-in para um voo em decolagem do usuário, determinar, por um ou mais processadores, que uma atribuição de assento está disponível no voo em decolagem e que o usuário é o próximo em uma fila de usuários; transmitir, por um ou mais processadores e através do modo eletrônico preferido de comunicação, uma mensagem de atribuição de assento para um dispositivo de informática do usuário quando o usuário é o próximo na fila, indicando a atribuição de assento no voo em decolagem para o usuário e incluindo um ou mais controles e instruções do usuário para o usuário aceitar ou recusar a atribuição de assento dentro de um período predeterminado; receber, em um ou mais processadores e através do modo de comunicação eletrônico preferido, uma mensagem de resposta eletrônica à mensagem de atribuição de assento a partir do dispositivo de informática do usuário dentro do período predeterminado indicando que o usuário aceita ou recusa a atribuição de assento; e atualizar, por um ou mais processadores, indicações de atribuições de assento disponíveis armazenadas para o voo em decolagem, de acordo com a resposta eletrônica pelo usuário.
2. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que ainda compreende: determinar, por um ou mais processadores, uma localização do dispositivo de informática do usuário de acordo com um siste- ma de posicionamento interno; determinar, por um ou mais processadores, que o dispositivo de informática do usuário está dentro de uma distância limiar predeterminada do portão; e quando uma mensagem de resposta eletrônica não é recebida dentro de um período predeterminado, transmitir, por um ou mais processadores e através do modo de comunicação eletrônico preferido, uma mensagem de atribuição de assento adicional para o dispositivo de informática do usuário.
3. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um usuário é uma pluralidade de usuários, em que a transmissão de uma mensagem de atribuição de assento para o dispositivo de informática do usuário inclui transmitir uma pluralidade de mensagens de atribuição de assento para uma pluralidade de dispositivos de informática do usuário correspondente à pluralidade de usuários e compreendendo ainda: determinar, por um ou mais processadores, uma quantidade de mensagens de atribuição de assento para transmitir durante um intervalo de tempo baseado em pelo menos um de: um número de atribuições de assento disponíveis no voo em decolagem, restrições de peso no voo em decolagem ou um tempo restante até um tempo de decolagem agendado para o voo em decolagem; e transmitir, por um ou mais processadores e durante o intervalo de tempo, pelo menos algumas de uma pluralidade de mensagens de atribuição de assento correspondentes à quantidade determinada de pelo menos alguns da pluralidade de usuários correspondentes à quantidade determinada, em que cada um de pelo menos alguns usuários está dentro da quantidade determinada da parte da frente da fila de usuários.
4. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a mensagem de resposta eletrônica indica que o usuário aceita a atribuição de assento e compreendendo ainda: atribuir, por um ou mais processadores, a atribuição de assento aceita para o usuário; remover, por um ou mais processadores, a atribuição de assento aceita a partir das indicações armazenadas das atribuições de assento disponíveis para o voo em decolagem; e fornecer, por um ou mais processadores, um cartão de embarque eletrônico correspondente à atribuição de assento para o usuário.
5. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o usuário é um primeiro usuário e a mensagem de resposta eletrônica que indica que o primeiro usuário recusa a atribuição de assento e compreendendo ainda: remover, por um ou mais processadores, o primeiro usuário da fila; e transmitir, por um ou mais processadores, a mensagem de atribuição de assento para um segundo dispositivo de informática do usuário para um segundo usuário que forneceu informações de contato do usuário para receber comunicações eletrônicas para atribuição de assentos e que é o próximo na fila.
6. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o usuário é um primeiro usuário e a mensagem de resposta eletrônica é recebida dentro do período predeterminado e compreendendo ainda: deslocar, por um ou mais processadores, o primeiro usuário para uma posição diferente na fila; e transmitir, por um ou mais processadores, a mensagem de atribuição de assento para um segundo dispositivo de informática do usuário para um segundo usuário que forneceu informações de conta- to do usuário para receber comunicações eletrônicas para atribuição de assentos e que é o próximo na fila.
7. Método, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que a fila de usuários inclui uma pluralidade de camadas dentro da fila, cada camada correspondente a um nível de prioridade para usuários e em que deslocar o primeiro usuário para uma posição diferente na fila compreende deslocar, por um ou mais processadores, o primeiro usuário para uma última posição dentro de uma camada da pluralidade de camadas que correspondem ao primeiro usuário.
8. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o modo de comunicação eletrônico preferido é um dos: uma mensagem do serviço de mensagens curtas (SMS), uma notificação push ou um e-mail.
9. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que uma atribuição de assento é um dos: uma atribuição de assento em espera (standby) para o voo em decolagem, uma atribuição de assento de melhoria (upgrade) para o voo em decolagem ou uma mudança de assento quando o usuário tenha embarcado no voo em decolagem.
10. Método, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que ainda compreende: determinar, por um ou mais processadores, que não há atribuições de assento disponíveis no voo em decolagem; transmitir, por um ou mais processadores e através do modo de comunicação eletrônico preferido, uma mensagem de remarca-ção indicando que não há atribuições de assentos disponíveis no voo em decolagem e que o usuário remarcado para um voo em decolagem mais tarde; inserir, por um ou mais processadores, o usuário em uma fila para um voo em decolagem mais tarde; determinar, por um ou mais processadores, que uma atribuição de assento está disponível em um voo em decolagem mais tarde e que o usuário é o próximo na fila para o voo em decolagem mais tarde; transmitir, por um ou mais processadores e através do modo de comunicação eletrônico preferido, uma mensagem de atribuição de assento para o dispositivo de informática do usuário quando o usuário é o próximo na fila, indicando que a atribuição de assento no voo em decolagem mais tarde para o usuário e incluindo um ou mais dos controles e instruções do usuário para o usuário aceitar ou recusar a atribuição de assento dentro do período predeterminado; receber, em um ou mais processadores e através do modo de comunicação eletrônico preferido, uma mensagem de resposta eletrônica á mensagem de atribuição de assento a partir do dispositivo de informática do usuário dentro do período predeterminado indicando que o usuário aceita ou recusa a atribuição de assento; e atualizar, por um ou mais processadores, indicações armazenadas de atribuições de assento disponíveis para o voo em decolagem mais tarde, de acordo com uma resposta eletrônica pelo usuário,
11. Sistema para automação de procedimentos de atribuição de assento de passageiro para uma companhia aérea, o sistema caracterizado pelo fato de que compreende: uma rede de comunicação; um ou mais processadores acoplados à rede de comunicação; e uma ou mais memórias legíveis por computador não transitórias acopladas à rede de comunicação e um ou mais processadores, em que uma ou mais das memórias incluem instruções executáveis em computador armazenadas aqui, quando executadas por um ou mais processadores, fazem com que um ou mais processadores: obtenham de informações de contato do usuário para um usuário e um modo de comunicação eletrônico preferido para receber as comunicações eletrônicas; em resposta à recepção de informações de check-in para um voo em decolagem a partir do usuário, determinem de que uma atribuição de assento está disponível no voo em decolagem e que o usuário é o próximo na fila de usuários, transmitam, através duma rede de comunicação e utilizando o modo de comunicação eletrônico preferido, de uma mensagem de atribuição de assento para um dispositivo de informática do usuário quando o usuário é o próximo na fila, indicando a atribuição de assento no voo em decolagem para o usuário e incluindo um ou mais controles e instruções do usuário para o usuário aceitar ou recusar a atribuição de assento dentro de um período predeterminado, recebam, através duma rede de comunicação e utilizando o modo de comunicação eletrônico preferido, de uma mensagem de resposta eletrônica para a mensagem de atribuição de assento a partir do dispositivo de informática do usuário dentro do período predeterminado indicando que o usuário aceita ou recusa a atribuição de assento, e atualizem de atribuições de assento disponíveis para o voo em decolagem, de acordo com uma resposta eletrônica pelo usuário.
12. Sistema, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que as instruções ainda fazem com que um ou mais processadores: determinem uma localização do dispositivo de informática do usuário de acordo com um sistema de posicionamento interno, determinem que um dispositivo de informática do usuário está dentro de uma distância limiar predeterminada do portão e quando uma mensagem de resposta eletrônica não é recebida dentro do período predeterminado, transmitam, através do modo de comunicação eletrônico preferido, uma mensagem de atribuição de assento adicional para o dispositivo de informática do usuário.
13. Sistema, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que um usuário é uma pluralidade de usuários, em que para transmitir uma mensagem de atribuição de assento para o dispositivo de informática do usuário as instruções fazem com que um ou mais processadores transmitam uma pluralidade de mensagens de atribuição de assento para uma pluralidade de dispositivos de informática do usuário correspondentes à pluralidade de usuários e em que as instruções ainda fazem com que um ou mais processadores: determinem uma quantidade de mensagens de atribuição de assento para transmitir durante um intervalo de tempo baseado em pelo menos um dos: um número de atribuições de assento disponíveis no voo em decolagem, restrições de peso no voo em decolagem ou um tempo restante até um tempo de decolagem programado para o voo em decolagem; e transmitam, através duma rede de comunicação e durante o intervalo de tempo, pelo menos algumas da pluralidade de mensagens de atribuição de assento correspondentes à quantidade determinada de pelo menos alguns da pluralidade de usuários correspondentes à quantidade determinada, em que cada um de pelo menos alguns usuários está dentro da quantidade determinada da parte da frente da fila de usuários.
14. Sistema, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que uma mensagem de resposta eletrônica indica que o usuário aceita a atribuição de assento e as instruções ainda fazem com que um ou mais processadores: atribuam a atribuição de assento aceita para o usuário, removam a atribuição de assento aceita a partir das indicações armazenadas de atribuições de assento disponíveis para o voo em decolagem e forneçam um cartão de embarque eletrônico correspondente à atribuição de assento para o usuário.
15. Sistema, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o usuário é um primeiro usuário e uma mensagem de resposta eletrônica indica que o primeiro usuário recusa a atribuição de assento e as instruções fazem ainda com que um ou mais processadores: removam o primeiro usuário da fila; e transmitam a mensagem de atribuição de assento para um segundo dispositivo de informática do usuário para um segundo usuário que forneceu informações de contato do usuário para receber comunicações eletrônicas para a atribuição de assentos e que é o próximo na fila.
16. Sistema, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o usuário é um primeiro usuário e uma mensagem de resposta eletrônica não é recebida dentro do período predeterminado e as instruções ainda fazem com que um ou mais processadores: desloquem o primeiro usuário para uma posição diferente na fila; e transmitam a mensagem de atribuição de assento a um segundo dispositivo de informática do usuário para um segundo usuário que forneceu informações de contato do usuário para receber comunicações eletrônicas para a atribuição de assentos e que é o próximo na fila.
17. Sistema, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que a fila de usuários inclui uma pluralidade de ca- madas dentro da fila, cada camada correspondente a um nível de prioridade para usuários e em que para deslocar o primeiro usuário para uma posição diferente na fila, as instruções fazem com que um ou mais processadores desloquem o primeiro usuário para a última posição dentro de uma camada da pluralidade de camadas que corresponde ao primeiro usuário.
18. Sistema, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que o modo de comunicação eletrônico preferido é um dentre: uma mensagem do serviço de mensagens curtas (SMS), uma notificação push ou um e-mail.
19. Sistema, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que a atribuição de assento é um dentre: uma atribuição de assento em espera (standby) para o voo em decolagem, uma atribuição de assento de melhoria (upgrade) para o voo em decolagem ou uma mudança de assunto quando o usuário tenha embarcado no voo em decolagem.
20. Sistema, de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo fato de que as instruções ainda fazem com que um ou mais processadores: determinem que não há atribuições de assentos disponíveis no voo em decolagem, transmitam, através duma rede de comunicação e utilizando o modo de comunicação eletrônico preferido, uma mensagem de remarcação indicando que não há atribuições de assentos disponíveis no voo em decolagem e que o usuário foi desmarcado para um voo em decolagem mais tarde; insiram o usuário em uma fila para o voo em decolagem mais tarde, determinam que uma atribuição de assento está disponível no voo em decolagem mais tarde e que o usuário é o próximo na fila para o voo em decolagem mais tarde, transmitam, através duma rede de comunicação e utilizando o modo de comunicação eletrônico preferido, uma mensagem de atribuição de assento para o dispositivo de informática do usuário quando o usuário é o próximo na fila, indicando a atribuição de assento no voo em decolagem mais tarde para o usuário e incluindo um ou mais controles e instruções do usuário para o usuário aceitar ou recusar a atribuição de assento dentro do período predeterminado, recebam, através duma rede de comunicação e utilizando o modo de comunicação eletrônico preferido, uma mensagem de resposta eletrônica à mensagem de atribuição de assento a partir do dispositivo de informática do usuário dentro do período predeterminado indicando que o usuário aceita ou recusa a atribuição de assento, e atualizem indicações armazenadas de atribuições de assento disponíveis para o voo em decolagem mais tarde, de acordo com uma resposta eletrônica pelo usuário.
BR102016004002-7A 2015-02-26 2016-02-24 Método e sistema para automatizar procedimentos de atribuição de assento de passageiro para uma companhia aérea BR102016004002B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US14/632,181 US10185920B2 (en) 2015-02-26 2015-02-26 Method and system for automating passenger seat assignment procedures
US14/632,181 2015-02-26

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102016004002A2 true BR102016004002A2 (pt) 2016-08-30
BR102016004002B1 BR102016004002B1 (pt) 2022-08-30

Family

ID=55752146

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102016004002-7A BR102016004002B1 (pt) 2015-02-26 2016-02-24 Método e sistema para automatizar procedimentos de atribuição de assento de passageiro para uma companhia aérea

Country Status (5)

Country Link
US (2) US10185920B2 (pt)
EP (1) EP3062267A1 (pt)
JP (2) JP6616208B2 (pt)
BR (1) BR102016004002B1 (pt)
CA (1) CA2921446C (pt)

Families Citing this family (33)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US20170286884A1 (en) 2013-03-15 2017-10-05 Via Transportation, Inc. System and Method for Transportation
US10121141B1 (en) * 2014-06-25 2018-11-06 Urban Airship, Inc. Updating digital wallet assets
US20160232468A1 (en) * 2015-02-05 2016-08-11 Qu-U-Up Vsa Ltd. System and method for queue management
US10185920B2 (en) 2015-02-26 2019-01-22 United Airlines, Inc. Method and system for automating passenger seat assignment procedures
US20160275425A1 (en) * 2015-03-20 2016-09-22 Boyi Ni Event-triggered reassignment of time-limited resources
US10264323B2 (en) * 2015-08-27 2019-04-16 Mobilitie, Llc System and method for live video streaming
US10390056B2 (en) 2015-08-27 2019-08-20 Mobilitie, Llc System and method for video streaming to a geographically limited subscriber set
US10390072B2 (en) 2015-08-27 2019-08-20 Mobilitie, Llc System and method for customized message delivery
US10701018B2 (en) 2015-08-27 2020-06-30 Mobilitie, Llc System and method for customized message delivery
US20180033002A1 (en) * 2016-07-26 2018-02-01 NCR Corporation, Law Dept. Multi-use token within a mobile document
US10677602B2 (en) 2017-01-25 2020-06-09 Via Transportation, Inc. Detecting the number of vehicle passengers
EP3659078B1 (en) 2017-07-26 2023-08-30 Via Transportation, Inc. Systems and methods for managing and routing ridesharing vehicles
US11410088B2 (en) 2017-11-03 2022-08-09 Sita Ypenburg B.V. Systems and methods for interactions between ticket holders and self service functions
WO2019136341A1 (en) 2018-01-08 2019-07-11 Via Transportation, Inc. Systems and methods for managing and scheduling ridesharing vehicles
US10846561B1 (en) 2020-04-01 2020-11-24 Scandit Ag Recognition and selection of discrete patterns within a scene or image
US11620592B2 (en) 2018-04-09 2023-04-04 Via Transportation, Inc. Systems and methods for planning transportation routes
CN109003205A (zh) * 2018-06-19 2018-12-14 阿里巴巴集团控股有限公司 一种就餐业务处理方法及系统
JP7254478B2 (ja) * 2018-11-01 2023-04-10 株式会社東芝 座席予約装置、座席予約方法、及びプログラム
US20210342753A1 (en) * 2019-01-29 2021-11-04 Ricardo Pocai Method and system for informing, organizing, transporting, boarding and accommodating passengers in aircraft, equipment and related computer programs
CN110009783A (zh) * 2019-04-02 2019-07-12 华东交通大学 一种基于移动智能终端的快速登机辅助系统
WO2021071906A1 (en) * 2019-10-08 2021-04-15 Gym Social Llc Systems, devices, and methods for modifying a queue arrangement
USD928823S1 (en) * 2020-03-27 2021-08-24 United Airlines, Inc. Display panel with animated graphical user interface for gate boarding information
US11295163B1 (en) 2020-04-01 2022-04-05 Scandit Ag Recognition of optical patterns in images acquired by a robotic device
US11514665B2 (en) 2020-04-01 2022-11-29 Scandit Ag Mapping optical-code images to an overview image
US11244147B2 (en) 2020-05-15 2022-02-08 Scandit Ag Optical data exchange while preserving social distancing
US11922271B1 (en) 2020-05-15 2024-03-05 Scandit Ag Virtual screen standby mode for mobile device camera
US11403477B1 (en) 2020-05-15 2022-08-02 Scandit Ag Image exposure performance improvements for recognition of optical patterns
US11290643B1 (en) 2020-06-26 2022-03-29 Scandit Ag Efficient digital camera image acquisition and analysis
US11417001B1 (en) 2020-07-27 2022-08-16 Scandit Ag Detecting discrete optical patterns using depth estimation
CN112396247B (zh) * 2020-11-30 2024-03-05 中国民航信息网络股份有限公司 一种舱节登机率计算方法及系统
US11495036B1 (en) 2021-01-29 2022-11-08 Scandit Ag Segmenting images for optical character recognition
US11880738B1 (en) 2021-08-17 2024-01-23 Scandit Ag Visual odometry for optical pattern scanning in a real scene
US11557136B1 (en) 2022-02-23 2023-01-17 Scandit Ag Identity document verification based on barcode structure

Family Cites Families (44)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6418415B1 (en) * 1996-09-04 2002-07-09 Priceline.Com Incorporated System and method for aggregating multiple buyers utilizing conditional purchase offers (CPOS)
US6112185A (en) * 1997-06-30 2000-08-29 Walker Digital, Llc Automated service upgrade offer acceptance system
US7093130B1 (en) * 2000-01-24 2006-08-15 The Regents Of The University Of California System and method for delivering and examining digital tickets
US6177887B1 (en) * 1999-07-06 2001-01-23 George A. Jerome Multi-passenger vehicle catering and entertainment system
US7848940B1 (en) * 1999-11-15 2010-12-07 Priceline.Com Incorporated Method, system and apparatus to facilitate conditional purchase orders with bounce back functionality
JP2003150682A (ja) * 2001-11-19 2003-05-23 Hitachi Ltd モバイル型空港サービス提供システム、およびチケット予約・搭乗手続き処理方法、ならびにモバイル型空港サービス提供プログラム
JP2003345875A (ja) * 2002-05-28 2003-12-05 Hitachi Ltd Gps機能付き携帯電話を利用した座席予約管理方法
US20040162755A1 (en) * 2003-02-15 2004-08-19 Muller Peter John Airport passenger processing and surface transportation system
US7584123B1 (en) * 2004-04-06 2009-09-01 Ticketmaster Systems for dynamically allocating finite or unique resources
GB0413624D0 (en) 2004-06-17 2004-07-21 Monkwood Technologies Ltd A queue management system and method
JP2006018550A (ja) * 2004-07-01 2006-01-19 Nec Corp 検札機能を備えた座席案内システム並びに検札及び座席案内方法
US9639812B1 (en) * 2004-12-23 2017-05-02 American Airlines, Inc. System and method for accommodating disrupted travelers
US20060277079A1 (en) * 2005-04-22 2006-12-07 Gilligan Geffrey D Groupware travel itinerary creation
US20060291632A1 (en) * 2005-06-23 2006-12-28 Mpare Michael K Automated Cabin Queue System
JP2007094463A (ja) * 2005-09-27 2007-04-12 Casio Hitachi Mobile Communications Co Ltd 受付システム、受付処理装置、および、プログラム
US20070185745A1 (en) * 2006-02-07 2007-08-09 Non-Revenue Holdings, Llc Reservation and ticketing process for space-available seats to airline employees
WO2007118093A2 (en) 2006-04-03 2007-10-18 Sennari, Inc. System and method for mobile virtual ticketing
US7535367B2 (en) * 2006-04-12 2009-05-19 Nitesh Ratnakar Airplane lavatory reservation system
US20070265890A1 (en) * 2006-05-12 2007-11-15 Curtis Vicki A Interactive electronic boarding display
US20120053969A1 (en) * 2007-02-07 2012-03-01 Non-Revenue Holdings, Llc Reservation and ticketing process for space-available seats to airline employees
US8831963B2 (en) 2007-03-08 2014-09-09 Ab Inventio, Llc Electronic queuing systems and methods
US20080133283A1 (en) 2007-03-08 2008-06-05 Alejandro Backer Wireless remote queuing system and method
US20090198528A1 (en) * 2007-12-19 2009-08-06 Qcue Llc System and method providing market mechanisms for trading in forward contracts on heterogeneous goods
US8082165B2 (en) 2008-06-16 2011-12-20 Universal City Studios Llc System and method for theme park line queue management
US8897808B2 (en) 2008-06-27 2014-11-25 Verizon Patent And Licensing Inc. Systems and methods for facilitating a third-party service based on location of a mobile device
US8185426B1 (en) 2008-11-03 2012-05-22 Intuit Inc. Method and system for providing real time appointment rescheduling
US8463286B2 (en) 2009-01-27 2013-06-11 Apple Inc. Systems and methods for accessing travel services using a portable electronic device
US8275400B2 (en) 2009-06-15 2012-09-25 Argela-Usa Method and system for SMS based ticket number service over femtocell access point
US20110022405A1 (en) * 2009-07-24 2011-01-27 Heinz Theresa A System and method of managing customer information
US20110082714A1 (en) 2009-10-03 2011-04-07 International Business Machines Corporation Dynamic Reallocation of Seats in Rail Travel Using RFID Technology
WO2011107933A1 (en) 2010-03-02 2011-09-09 Eran Ben-Alexander Queue management
CA2802686C (en) * 2010-06-15 2019-10-01 Ticketmaster, Llc Methods and systems for computer aided event and venue setup and modeling and interactive maps
US20120004936A1 (en) 2010-06-30 2012-01-05 American Express Travel Related Services Company, Inc. Method and system for facilitating ancillary services
US20120010913A1 (en) * 2010-07-08 2012-01-12 Lele Avinash S Systems and methods for managing empty seat inventory on an airplane
JP2012164125A (ja) * 2011-02-07 2012-08-30 Zenrin Datacom Co Ltd 予約管理システム
US8706137B2 (en) * 2011-08-02 2014-04-22 Qualcomm Incorporated Likelihood of mobile device portal transition
US8929920B2 (en) * 2011-08-19 2015-01-06 Qualcomm Incorporated Peer device supported location-based service provider check-in
JP6242567B2 (ja) * 2012-03-29 2017-12-06 株式会社デンソーウェーブ 空港利用システム
US10185917B2 (en) * 2013-01-31 2019-01-22 Lf Technology Development Corporation Limited Computer-aided decision systems
US20140229390A1 (en) * 2013-02-12 2014-08-14 Stephen Abraham Morris Method and system for event planning
US20150058148A1 (en) * 2013-07-11 2015-02-26 Aryk Erwin Grosz Systems and methods for automatically adjusting pricing for group activities over a data network
US9953274B2 (en) * 2013-08-30 2018-04-24 Live Nation Entertainment, Inc. Biased ticket offers for actors identified using dynamic assessments of actors' attributes
EP3069520A4 (en) * 2013-11-11 2017-03-29 Lola Travel Company, Inc. System and method for sharing actionable travel itineraries
US10185920B2 (en) * 2015-02-26 2019-01-22 United Airlines, Inc. Method and system for automating passenger seat assignment procedures

Also Published As

Publication number Publication date
US10185920B2 (en) 2019-01-22
JP6616208B2 (ja) 2019-12-04
US10885475B2 (en) 2021-01-05
BR102016004002B1 (pt) 2022-08-30
JP6788722B2 (ja) 2020-11-25
CA2921446A1 (en) 2016-08-26
EP3062267A1 (en) 2016-08-31
CA2921446C (en) 2023-08-01
JP2020038700A (ja) 2020-03-12
JP2016194905A (ja) 2016-11-17
US20190108461A1 (en) 2019-04-11
US20160253599A1 (en) 2016-09-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102016004002A2 (pt) método e sistema para automação de procedimentos de atribuição de assento de passageiro
US10761910B2 (en) Application program interface analyzer for a universal interaction platform
US10885084B2 (en) Text message processing
US9959321B2 (en) Ranking search results by social relevancy
US10671680B2 (en) Content generation and targeting using machine learning
US10135764B2 (en) Universal interaction platform for people, services, and devices
US20090282342A1 (en) System and method for travel plan monitoring and notification
US20170132536A1 (en) System-initiated actions on behalf of user
US20150242494A1 (en) System and method for reception, analysis and dissemination of user feedback
CN109074262B (zh) 用于向旅行用户主动提供翻译文本的技术
US20160232773A1 (en) Emergency Response System
US9659282B2 (en) Generating a visitation schedule
US20080300926A1 (en) Method and system for allowing user check-in
CN112738197A (zh) 提示方法、装置、电子设备及存储介质
US11689615B2 (en) Airline peer-to-peer data transfer system
US10469431B2 (en) Cognitive message action recommendation in multimodal messaging system
US20180032918A1 (en) Automated booking systems and methods
JP2019160139A (ja) 順番管理システムおよびプログラム
WO2023158588A1 (en) Remote airline agent on-demand
US20220078597A1 (en) Incident Reporting Method and Structure
Ha et al. Lab 2–Quick Eats Prototype Specification
US20130060923A1 (en) Early Generation of Service Requests
BR102015025005A2 (pt) método e sistema de gerenciamento de transporte aplicados em dispositivos de comunicação portátil

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B09W Correction of the decision to grant [chapter 9.1.4 patent gazette]

Free format text: O PRESENTE PEDIDO TEVE UM PARECER DE DEFERIMENTO NOTIFICADO NA RPI NO 2688 DE 12/07/2022, TENDO SIDO CONSTATADO PELA MENSAGEM FALE CONOSCO NOS 1033281 E 1034518 , QUE A AS PAGINAS DOS DESENHOS APRESENTAM PEQUENOS EQUIVOCOS MATERIAIS EM SEU TEXTO E NESTE SENTIDO, A REQUERENTE APRESENTOU PETICAO DE ADITAMENTO (PROTOCOLO NO 870220050352) EM 08/06/2022, CONTENDO AS DEVIDAS CORRECOES NOS DESENHOS. DIANTE DO EXPOSTO, CONCLUO PELA RETIFICACAO DO PARECER DE DEFERIMENTO, DEVENDO INTEGRAR A CARTA PATENTE O QUE CONSTAM NO QUADRO 1 DESTE PARECER.

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/02/2016, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS