BR102015030977B1 - aparelho e método para remover cascas de toras - Google Patents

aparelho e método para remover cascas de toras Download PDF

Info

Publication number
BR102015030977B1
BR102015030977B1 BR102015030977-5A BR102015030977A BR102015030977B1 BR 102015030977 B1 BR102015030977 B1 BR 102015030977B1 BR 102015030977 A BR102015030977 A BR 102015030977A BR 102015030977 B1 BR102015030977 B1 BR 102015030977B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
logs
sections
log
support sections
log support
Prior art date
Application number
BR102015030977-5A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102015030977A2 (pt
Inventor
Menanti Lumbangaol
Luthfan Ibrahim Djunaedi
Original Assignee
Asia Pacific Resources International Holdings Ltd.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Asia Pacific Resources International Holdings Ltd. filed Critical Asia Pacific Resources International Holdings Ltd.
Publication of BR102015030977A2 publication Critical patent/BR102015030977A2/pt
Publication of BR102015030977B1 publication Critical patent/BR102015030977B1/pt

Links

Images

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B27WORKING OR PRESERVING WOOD OR SIMILAR MATERIAL; NAILING OR STAPLING MACHINES IN GENERAL
    • B27LREMOVING BARK OR VESTIGES OF BRANCHES; SPLITTING WOOD; MANUFACTURE OF VENEER, WOODEN STICKS, WOOD SHAVINGS, WOOD FIBRES OR WOOD POWDER
    • B27L1/00Debarking or removing vestiges of branches from trees or logs; Machines therefor
    • B27L1/02Debarking or removing vestiges of branches from trees or logs; Machines therefor by rubbing the trunks against each other; Equipment for wet practice
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B27WORKING OR PRESERVING WOOD OR SIMILAR MATERIAL; NAILING OR STAPLING MACHINES IN GENERAL
    • B27LREMOVING BARK OR VESTIGES OF BRANCHES; SPLITTING WOOD; MANUFACTURE OF VENEER, WOODEN STICKS, WOOD SHAVINGS, WOOD FIBRES OR WOOD POWDER
    • B27L1/00Debarking or removing vestiges of branches from trees or logs; Machines therefor
    • B27L1/005Debarking by non-rotatable tools
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B27WORKING OR PRESERVING WOOD OR SIMILAR MATERIAL; NAILING OR STAPLING MACHINES IN GENERAL
    • B27LREMOVING BARK OR VESTIGES OF BRANCHES; SPLITTING WOOD; MANUFACTURE OF VENEER, WOODEN STICKS, WOOD SHAVINGS, WOOD FIBRES OR WOOD POWDER
    • B27L1/00Debarking or removing vestiges of branches from trees or logs; Machines therefor

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Forests & Forestry (AREA)
  • Debarking, Splitting, And Disintegration Of Timber (AREA)
  • Mushroom Cultivation (AREA)
  • Working Measures On Existing Buildindgs (AREA)

Abstract

APARELHO E MÉTODO PARA REMOVER CASCAS DE TORAS Aparelho e método para remover cascas de toras são revelados. O aparelho compreende: uma base; uma pluralidade de seções de sustentação de tora montadas na base, sendo que cada seção de sustentação de tora tem uma pluralidade de lados opostos de modo lateral geralmente inclinados respectivamente unidos a uma pluralidade de assentamentos, em que as seções de sustentação de tora são separadas por uma passagem sendo desprovida das seções de sustentação de tora; uma pluralidade de lados opostos de modo longitudinal dispostos em cooperação com as seções de sustentação de tora para reter as toras dentro das seções de sustentação de tora; uma pluralidade de seções abrasivas fornecidas nas seções de sustentação de tora e configuradas para abradar cascas das toras, em que as seções de sustentação de tora são dotadas de uma pluralidade de aberturas para permitir que os fragmentos de cascas submetidas à abrasão passem através das mesmas; e pelo menos um coletor de cascas fornecido em qualquer um dentre a pluralidade de lados opostos de modo longitudinal e configurado para remover cascas pendentes das toras.

Description

APARELHO E MÉTODO PARA REMOVER CASCAS DE TORAS CAMPO DA INVENÇÃO
[001] As modalidades da invenção referem-se a aparelho de descascamento para remoção de cascas de toras, em que se faz com que as toras, empilhadas no topo uma da outra, se friccionem repetidamente uma contra a outra e contra seções abrasivas fornecidas no aparelho. O contato de atrito abrasivo entre toras, e entre toras e seções abrasivas resulta em desalojamento ou remoção de cascas das toras.
ANTECEDENTES
[002] A madeira descascada é essencial para a fabricação de polpa para a produção de papel.
[003] Atualmente, os sistemas de descascamento mecanizados e semimecanizados são empregados em campo de descascamento de toras de árvores, entretanto, cada sistema tem desvantagens associadas ao mesmo.
[004] Um exemplo de um sistema de descascamento mecanizado é uma fixação de colhedeira/descascador, que é instalada em uma escavadeira na classe de peso de 20 toneladas, para cisalhar cascas de toras. O sistema de descascamento mecanizado pode alcançar alta produtividade visto que o meso exige menos mão-de-obra enquanto entrega alta taxa de saída. Entretanto, o sistema de descascamento mecanizado é dispendioso, tem um tempo de vida curto e resulta em ruptura de toras de formato irregular.
[005] O sistema semimecanizado pode resultar em menos ruptura e de toras descascadas com maior qualidade. Entretanto, o sistema semimecanizado exige mais mão-de-obra, representa um risco para segurança humana e resulta em uma produtividade inferior.
[006] Assim, seria desejável fornecer um aparelho para remoção de cascas de toras, que iria tratar as questões acima e outras questões.
SUMÁRIO
[007] De acordo com um aspecto da invenção, um aparelho para remover cascas de toras é revelado. O aparelho compreende:
uma base;
uma pluralidade de seções de sustentação de tora montadas na base, cada uma dentre a pluralidade de seções de sustentação de tora tem uma pluralidade de lados opostos de modo lateral geralmente inclinados respectivamente unidos a uma pluralidade de assentamentos, em que a pluralidade de seções de sustentação de tora são separadas por uma passagem configurada para acesso por uma garra mecanizada;
uma pluralidade de lados opostos de modo longitudinal dispostos em cooperação com a pluralidade de seções de sustentação de tora para reter as toras dentro da pluralidade de seções de sustentação de tora;
uma pluralidade de seções abrasivas fornecidas em cada uma dentre a pluralidade de seções de sustentação de tora configuradas para abradar as cascas das toras, em que cada uma dentre a pluralidade de seções de sustentação de tora é dotada de uma pluralidade de aberturas para permitir que os fragmentos de cascas submetidas à abrasão passem através das mesmas; e
pelo menos um coletor de cascas fornecido em qualquer uma dentre a pluralidade de lados opostos de modo longitudinal e configurado para remover cascas pendentes das toras.
[008] Em determinadas modalidades, as várias seções abrasivas não são contíguas, e cada uma dentre a pluralidade de seções abrasivas compreende pelo menos um elemento abrasivo.
[009] Em determinadas modalidades, cada uma dentre a pluralidade de seções abrasivas pode incluir um dentre um perfil de dente de serra, um perfil rosqueado, um perfil semicircular.
[010] Em determinadas modalidades, a pluralidade de seções abrasivas são dispostas em um ângulo diagonal a um eixo geométrico lateral de cada uma dentre a pluralidade de seções de sustentação de tora.
[011] Em determinadas modalidades, cada uma das seções abrasivas compreende uma pluralidade de elementos abrasivos e cada uma dentre a pluralidade de seções abrasivas tem uma superfície áspera.
[012] Em determinadas modalidades, as seções abrasivas são instaladas de modo removível em uma pluralidade de fendas fornecidas em e ao longo de cada uma dentre a pluralidade de seções de sustentação de tora.
[013] Em determinadas modalidades, o coletor de cascas inclui um dentre um membro de projeção entalhado e um membro de projeção de dente de serra.
[014] Em determinadas modalidades, os lados opostos lateralmente e o assentamento incluem um corte transversal em formato de U afilado de modo substancialmente descendente, em que os lados opostos lateralmente e os assentamentos incluem uma pluralidade de membros tubulares que são interconectados por soldagem.
[015] Em determinadas modalidades, os lados opostos lateralmente são inclinados a um ângulo de cerca de 20° a um plano vertical, e em que os lados opostos de modo longitudinal são inclinados a um ângulo de cerca de 10° a um plano vertical.
[016] Em determinadas modalidades, a pluralidade de seções abrasivas são dotadas de corte transversal não uniforme.
[017] Em determinadas modalidades, um diâmetro da pluralidade de seções abrasivas é pelo menos 25% de um diâmetro das toras a serem descascadas.
[018] De acordo com um aspecto da invenção, um método para remover cascas de toras é fornecido. O método compreende:
transferir uma pluralidade de toras para uma pluralidade de seções de sustentação de tora que são montadas em uma base, sendo que cada uma dentre a pluralidade de seções de sustentação de tora tem uma pluralidade de lados opostos de modo lateral geralmente inclinados respectivamente unidos a uma pluralidade de assentamentos, em que a pluralidade de seções de sustentação de tora são separadas por uma passagem que é desprovida da pluralidade de seções de sustentação de tora, e em que uma pluralidade de lados opostos de modo longitudinal são dispostos em cooperação com a pluralidade de seções de sustentação de tora para reter as toras dentro da pluralidade de seções de sustentação de tora;
através da passagem, prender um subconjunto das toras localizado abaixo de um topo da pilha;
empurrar e puxar alternadamente o subconjunto das toras ao longo de uma superfície interna dentre a pluralidade de seções de sustentação de tora, incluindo abradar as toras uma contra a outra e contra uma pluralidade de seções abrasivas fornecidas em cada uma dentre a pluralidade de seções de sustentação de tora; e
[019] permitir que os fragmentos de cascas submetidas à abrasão passem através de uma pluralidade de aberturas fornecidas na pluralidade de seções de sustentação de tora.
[020] Em determinadas modalidades do método, prender um subconjunto das toras inclui prender o subconjunto das toras através de uma garra.
[021] Em determinadas modalidades, o método compreende adicionalmente: após empurrar e puxar alternadamente o subconjunto das toras, remover cascas pendentes das toras passando as toras sobre pelo menos um coletor de cascas fornecido em qualquer uma dentre a pluralidade de lados opostos de modo longitudinal.
[022] Em determinadas modalidades, o método compreende adicionalmente: após empurrar e puxar alternadamente o subconjunto das toras, transferir as toras para fora da pluralidade de seções de sustentação de tora.
[023] Em determinadas modalidades, o método compreende adicionalmente: remover fragmentos de cascas através de um dentre virar, mover, agitar e balançar o aparelho.
[024] De acordo com um aspecto da invenção, um sistema compreende:
um aparelho para remover cascas de toras;
uma escavadeira que tem uma garra configurada para empurrar e puxar alternadamente as toras contra uma superfície interna da pluralidade de seções de sustentação de tora para abradar cascas das toras, e configurada adicionalmente para passar as toras sobre o pelo menos um coletor de cascas fornecido na pluralidade de lados opostos de modo longitudinal para remover cascas pendentes das toras.
[025] Em determinadas modalidades, o aparelho para remover cascas de toras é conectado à escavadeira por um cabo e rebocado pela escavadeira sobre uma superfície de solo.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
[026] A invenção será descrita em detalhes com referência aos desenhos anexos, em que:
[027] A Figura 1 mostra uma vista em perspectiva de um aparelho de descascamento de acordo com uma modalidade da invenção;
[028] A Figura 2 mostra uma vista de topo do aparelho da Figura 1;
[029] A Figura 3 é uma vista aproximada parcial das seções abrasivas no aparelho das Figuras 1 a 2;
[030] A Figura 4A(i) mostra vista lateral de um exemplo de seções abrasivas; a Figura 4A(ii) mostra uma vista de topo da Figura 4A(i);
[031] A Figura 4A(iii) mostra uma vista em perspectiva da Figura 4A(i); A Figura 4B(i) mostra vista lateral de outro exemplo de seções abrasivas;
[032] A Figura 4B(ii) mostra uma vista de topo da Figura 4B(i);
[033] A Figura 4B(iii) mostra uma vista em perspectiva da Figura 4B(i);
[034] A Figura 4C(i) mostra vista lateral de ainda outro exemplo de seções abrasivas;
[035] A Figura 4C(ii) mostra uma vista de topo da Figura 4C(i);
[036] A Figura 4C(iii) mostra uma vista em perspectiva da Figura 4C(i);
[037] As Figuras 5A e 5B mostram vários exemplos de seções abrasivas que são instaladas de modo removível em uma pluralidade de fendas;
[038] A Figura 6 é uma representação em corte transversal esquemática de toras que são sustentadas em seções abrasivas;
[039] A Figura 7A mostra um aparelho de descascamento que tem um exemplo de coletor de cascas; a Figura 7B é uma vista aproximada do coletor de cascas na Figura 7A;
[040] A Figura 7C mostra um aparelho de descascamento que tem outro exemplo de coletor de cascas;
[041] A Figura 7D é uma vista em aproximada do coletor de cascas na Figura 7C;
[042] A Figura 8 é um fluxograma que ilustra um método de descascamento de acordo com uma modalidade da invenção;
[043] As Figuras 9A a 9J mostram o descascamento de toras com o uso de uma garra mecanizada;
[044] A Figura 10 mostra uma escavadeira com garra rebocando um aparelho de descascamento;
[045] As Figuras 11A e 11B mostram vários meios para fixar um cabo de reboque a um aparelho de descascamento;
[046] A Figura 12A e 12B mostram vários aparelhos de descascamento com rodas.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[047] Na descrição a seguir, numerosos detalhes específicos são estabelecidos a fim de fornecer um entendimento completo de várias modalidades ilustrativas da invenção. Será entendido, entretanto, por um versado na técnica, que as modalidades da invenção podem ser praticadas sem alguns ou todos esses detalhes específicos. Entende-se que a terminologia usada no presente documento é para o propósito de descrever modalidades particulares apenas, e não é destinada a limitar o escopo da invenção. Nos desenhos, referências numéricas iguais se referem a funcionalidades ou recursos iguais ou similares ao longo das diversas vistas.
[048] Conforme usado na descrição e reivindicações, a menos que especificado de outra maneira, o uso dos termos "longitudinalmente", "lateralmente" indicam meramente que diferentes disposições espaciais e/ou direções de elementos iguais estão sendo referidos, e não são destinados a implicar que os elementos assim descritos devem ser em uma determinada relação angular ou proporção dimensional.
[049] Referência é feita às Figuras 1 a 2 que mostram um aparelho 100 para remover cascas de toras de acordo com uma modalidade da invenção.
[050] O aparelho 100 inclui uma base 110 configurada para fornecer sustentação estável ao aparelho 100 e elevar uma parte remanescente ou outras partes ou porções do aparelho 100 acima do solo durante posicionamento do aparelho 100. A base 110 pode ser dotada de uma cavidade ou espaço que é disposta em cooperação com o restante do aparelho 100 para receber fragmentos de cascas produzidos durante um processo de descascamento. De modo mais íntimo, o aparelho, durante transporte, tem um chassi para receber fragmentos de cascas. A base 110 pode ser dotada de rodas (consulte as Figuras 12A e 12B) montadas na mesma para transportar o aparelho 100. O aparelho 100 com rodas adaptadas para passar por terreno ondulado. As rodas podem incorporar adicionalmente atuadores para dar conta de um terreno irregular ao atravessar no campo.
[051] O aparelho 100 inclui adicionalmente pelo menos uma pluralidade de seções de sustentação de tora 120 configuradas para conter as toras durante um processo de descascamento e fornecer uma disposição de abrasão para remover cascas de toras durante um processo de descascamento. As seções de sustentação de tora 120 são montadas na base 110. Cada seção de sustentação de tora inclui uma pluralidade de lados opostos de modo lateral geralmente inclinados 120a a 120c que são respectivamente unidos ou soldados para formar assentamentos 124a-124c. Essa disposição fornece um topo aberto para cada seção de sustentação de tora para transferir toras para dentro e fora do aparelho 100. No aparelho 100 das Figuras 1 a 2, os lados opostos lateralmente 120a a 120c e os assentamentos 124a a 124c incluem um corte transversal em formato de U afilado de modo substancialmente descendente. Os lados opostos lateralmente 120a a 120c podem ser inclinados a um ângulo de cerca de 20° a um plano vertical.
[052] As seções de sustentação de tora 120 são separadas ou interpostas por uma passagem 130 que é desprovida ou não de parte das seções de sustentação de tora 120. O fornecimento dessa passagem 130 possibilita que uma garra mecanizada acesse as toras contidas nas seções de sustentação de tora 120 sem danificar as seções de sustentação de tora 120 e aparelho 100.
[053] Cada seção de sustentação de tora 120 é dotada de uma pluralidade de aberturas 128 dimensionadas de modo adequado para permitir que os fragmentos de cascas submetidas à abrasão, que são removidos de toras, passem através da pluralidade de aberturas 128 para serem coletados na cavidade da base 110 e/ou fora do aparelho 100, por exemplo, no solo. A pluralidade de aberturas 128 permite que os fragmentos menores de cascas submetidas à abrasão sejam descartados durante o processo de descascamento e, portanto, reduz formação de fragmentos de cascas submetidas à abrasão na pluralidade de seções de sustentação de tora- 120. A formação de fragmentos de cascas submetidas à abrasão é indesejável visto que impede contato de atrito entre toras, reduz, desse modo, o efeito de trituração ou fricção, e também entre toras e a pluralidade de seções de sustentação de tora 120 e, portanto, reduz eficiência do processo de descascamento.
[054] A disposição de abrasão da pluralidade de seções de sustentação de tora 120 inclui uma pluralidade de seções abrasivas 125 configuradas para, após contato de atrito repetido, remover ou desalojar cascas das toras.
[055] A Figura 3 mostra uma vista aproximada parcial da pluralidade de seções abrasivas 125 do aparelho 100 da Figuras 1 a 2. Cada uma dentre a pluralidade de seções abrasivas 125 compreende pelo menos um elemento abrasivo 126. A pluralidade de seções abrasivas 125 pode ser disposta em um ângulo diagonal para um eixo geométrico lateral de cada seção de sustentação de tora 120, e disposta adicionalmente em uma disposição distanciada ou não contígua. Dispondo-se cada uma dentre a pluralidade de seções abrasivas 125 de modo diagonal, a superfície de contato com as toras é aumentada visto que a disposição diagonal atua como um "gancho" para agarrar a superfície saliente e não uniforme de toras. A disposição distanciada ou não contígua das seções abrasivas 125 aperfeiçoa a abrasão até mesmo com dimensão não uniforme em cada parte da superfície de tora.
[056] Outras disposições de seções abrasivas são igualmente possíveis. As Figuras 4A(i), 4A(ii) e 4A(iii) mostram um exemplo de cada uma dentre a pluralidade de seções abrasivas ou elementos 125 que têm cada do pelo menos um elemento abrasivo 126 posicionado em uma disposição contígua, em que cada elemento abrasivo tem um perfil semicircular e uma superfície áspera ou granosa. As Figuras 4B(i), 4B(ii) e 4B(iii) mostram outro exemplo de seções abrasivas em uma disposição não contígua ou distanciada, em que cada uma dentre a pluralidade de elementos abrasivos 125 tem um perfil de dente de serra e uma superfície uniforme. Uma pessoa versada na técnica geral prontamente entenderá que o perfil de dente de serra pode incluir superfície áspera ou granosa para aprimorar adicionalmente o efeito de abrasão. As Figuras 4C(i), 4C(ii) e 4CA(iii) mostram outro exemplo de seções abrasivas em uma disposição não contígua ou distanciada, em que cada seção de abrasão tem um perfil rosqueado. De modo mais íntimo, cada uma dentre a pluralidade de seções de abrasão 125 é uma porção de um vergalhão.
[057] As Figuras 5A e 5B mostram vários exemplos de seções abrasivas que são instaladas de modo removível em uma pluralidade de fendas fornecidas em e ao longo de cada uma dentre a pluralidade de seções de sustentação de tora 120. Cada uma dentre a pluralidade de seções abrasivas 125 são assentadas em cada uma dentre a pluralidade de fendas e presas às mesmas por fixadores adequados tais como porca e parafuso. As seções abrasivas desgastadas podem ser, portanto, substituídas removendo-se as seções abrasivas desgastadas e instalando novas seções abrasivas nas fendas.
[058] A Figura 6 mostra um exemplo no qual um diâmetro (d1) de elementos abrasivos 126 é cerca de 5 cm para descascamento de toras com diâmetro (d2) de até cerca de 20 cm, isto é, d1 é pelo menos 25% de d2. A largura dos elementos abrasivos 126 pode ser cerca de 7,5 cm a cerca de 10 cm, mas não são limitados a essas dimensões.
[059] Em outras determinadas modalidades, as seções abrasivas ou elementos podem assumir outros formatos, disposições, textura de superfície e/ou proporção de tamanho em relação às toras a serem descascadas.
[060] Referindo-se às Figuras 1 e 2, o aparelho 100 inclui adicionalmente uma pluralidade de lados opostos de modo longitudinal 140 dispostos em cooperação com a pluralidade de seções de sustentação de tora 120 para reter as toras dentro da pluralidade de seções de sustentação de tora 120. No aparelho 100 das Figuras 1 a 3, os lados opostos de modo longitudinal 140 incluem pelo menos uma parede 142, placa ou superfície que é substancialmente desprovida de aberturas ou tem aberturas que são dimensionadas de modo adequado para impedir que as extremidades de tora passem ou caem através das extremidades longitudinais do aparelho 100. Os lados opostos de modo longitudinal 140 podem ser inclinados a um ângulo de cerca de 10° a um plano vertical.
[061] Pelo menos um coletor de cascas 127 pode ser fornecido em cada lado oposto de modo longitudinal 140, particularmente na porção mais superior do mesmo. O pelo menos um coletor de cascas 127 é configurado para interceptar cascas pendentes 210 quando toras quase descascadas estão sendo passadas levemente sobre o coletor de cascas 127 e arrancar ou separar ou remover as cascas pendentes 210 das toras à medida que as toras passam adicionalmente sobre o coletor 127 de cascas 25. O coletor de cascas 127 pode ser fornecido como membros de projeção entalhados 127 (consulte as Figuras 7A e 7B) ou membros de projeção de dente de serra 127 (consulte as Figuras 7C e 7D).
[062] Referindo-se às Figuras 1 e 2, o aparelho 100 pode incluir adicionalmente pelo menos um olhal 150 ou argola que é unida ou soldada a uma parte adequada do aparelho 100, por exemplo base, lados opostos lateralmente 120a a 120c, lados opostos de modo longitudinal 140. O olhal 150 permite transporte do aparelho 100 por um guicho, um guindaste ou uma escavadeira com fixação de garra. A Figura 10 mostra uma escavadeira 910 rebocando ou transportando o aparelho 100 sobre uma superfície de solo. A escavadeira 910 é conectada ao aparelho 100 por um cabo ou corrente através do olhal 150 do aparelho 100. Alternativamente ao olhal, as fendas podem ser fornecidas em uma parte adequada do aparelho 100 para prender um cabo de reboque ou guicho. Referindo-se à Figura 11A, as fendas podem ser posicionadas de modo adequado na porção frontal e de extremidade do aparelho.
[063] O aparelho 100 das Figuras 1 a 3 é construído de membros tubulares rígidos, por exemplo, canos de aço, que são interconectados um ao outro por soldagem. Em determinadas outras modalidades, o aparelho 100 pode ser construído de membros rígidos com outros perfis ou formatos, ou placas, ou blocos ou quaisquer combinações dos mesmos.
[064] Para fins de ilustração, o aparelho 100 das Figuras 1 a 3 pode ter as dimensões a seguir tiradas na parte maior: 5,5 m (comprimento), 2,9 m (largura), 2,2 m (altura). A passagem 130 que separa a pluralidade de seções de sustentação de tora 120 pode ser 1,5 m ao longo do comprimento do aparelho 100.
[065] Referência é feita às Figuras 8 e 9A a 9J. A Figura 8 mostra um fluxograma 800 que descreve um método para remover cascas de toras de acordo com uma modalidade da invenção. As Figuras 9A a 9J mostram o descascamento de toras com o uso de uma garra mecanizada 920 em conjunto com aparelho de remoção de cascas 100 descrito nos parágrafos antecedentes.
[066] No bloco 802, uma escavadeira 910 com garra mecanizada 920, toras a serem descascadas, por exemplo, toras cortadas ou pilha de toras 10, e o aparelho de remoção de cascas 100 são dispostos. As Figuras 9A e 9B mostram uma disposição em que uma pilha de toras 10 a serem descascadas colocada em um lado e o aparelho de remoção de cascas 100 são dispostos dentro de acesso da garra mecanizada. As localizações para empilhar as toras cortadas a serem descascadas e toras descascadas 12 interpõem a escavadeira 910.
[067] No bloco 804, um subconjunto de toras cortadas 14 a serem descascadas é preso a partir da pilha de toras 10 e transferido para a pluralidade de seções de sustentação de tora 120 do aparelho de remoção de cascas por uma garra mecanizada 920 (consulte as Figuras 9C e 9D). O subconjunto transferido de toras cortadas 14 é fornecido como uma pilha.
[068] No bloco 806, o subconjunto das toras 14 é preso (consulte a Figura 9E). Se o subconjunto preso estiver localizado abaixo de um topo da pilha ou em uma parte inferior da pilha, isso auxiliará em intercambiar e distribuir as toras no bloco 806.
[069] No bloco 808, o subconjunto das toras 14 que é preso é empurrado e puxado alternadamente ao longo das superfícies internas da pluralidade de seções de sustentação de tora 120 (consulte as Figuras 9E e 9F). A ação de empurrar e puxar se assemelha com aquela de um movimento de rolagem ou balanço confinado dentro de um espaço de abrasão de uma configuração em formato de U afilado de modo substancialmente descendente do aparelho 100. Ações repetidas de empurrar e puxar resultam em contato de atrito abrasivo entre toras, que remove cascas das toras. Ações repetidas de empurrar e puxar também resultam em contato de atrito abrasivo entre as toras e cada uma dentre a pluralidade de seções abrasivas ou elementos 125 na pluralidade de seções de sustentação de tora 120, que também remove cascas da tora. Prender um subconjunto de toras localizado abaixo do topo ou na parte inferior da pilha seguido de uma ação de empurrar e puxar permite que as toras não presas remanescentes intercambiem posição com o subconjunto de toras de modo que as toras dentro da pilha possam ser redistribuídas ao longo da pluralidade de seções de sustentação de tora 120 para processamento mais uniforme. Permite-se que os fragmentos de cascas submetidas à abrasão passem através da pluralidade de aberturas 128 fornecidas na pluralidade de seções de sustentação de tora 120 para impedir formação de fragmentos de cascas na pluralidade de seções de sustentação de tora 120.
[070] No bloco 810, as toras são removidas de quaisquer cascas pendentes 210 passando-se as toras e cascas pendentes 210 levemente acima ou sobre os lados opostos de modo longitudinal do aparelho de remoção de cascas 100. A casca pendente 210 é coletada pelo pelo menos um coletor de cascas 127 disposto nos lados opostos de modo longitudinal e arrancada das toras visto que as toras passam adicionalmente sobre os lados opostos de modo longitudinal. Após a casca pendente 210 ser removida, as toras são substancialmente descascadas. A Figura 9G mostra toras sendo passadas sobre um aparelho de descascamento da Figura 7A. As Figuras 9H e 91 mostram as toras sendo passadas sobre um aparelho de descascamento da Figura 7C. Uma pessoa versada na técnica prontamente entenderá que as cascas removidas são em uma ordem desorganizada tornando a remoção das cascas pendentes 210 um pouco desafiadora. O condutor de escavadeira pode usar a garra para reter o subconjunto das toras 14 e deslizar as cascas removidas para um lado ou extremidade das toras. Desse modo, o volume das cascas pendentes 210 irá pender em um lado das toras e serão facilmente coletadas pelo pelo menos um coletor de cascas 127 quando passado sobre os lados opostos de modo longitudinal 140.
[071] No bloco 812, as toras descascadas 12 são transferidas para fora da pluralidade de seções de sustentação de tora 120 (consulte a Figura 9J). Opcionalmente, as toras descascadas 12 que têm excesso de cascas ou galhos podem ser limpas manualmente para remover restos de cascas, galhos, etc.
[072] No bloco 814, fragmentos de cascas remanescentes no aparelho de descascamento remanescente são descartados. Após diversos ciclos de descascamento da pilha de toras 10, cascas remanescentes ou fragmentos de cascas podem permanecer na pluralidade de seções de sustentação de tora 120. Como tal, para esse propósito, a garra mecanizada se prende em qualquer localização adequada do aparelho 100, ergue e, posteriormente, move, agita, balança, inclina ou vira o aparelho de descascamento de modo que fragmentos de cascas sejam esvaziados da mesma. Isso é em preparação de descascamento subsequente visto que a formação de fragmentos de cascas no aparelho de descascamento impedirá eficiência de descascamento. Esse movimento, agito, balanço, inclinação ou virada do aparelho de descascamento pela garra mecanizado para descartar os fragmentos de cascas precisa ser somente realizado quando os fragmentos de cascas suficientes se acumulam dentro do aparelho de descascamento.
[073] Referência é feita às Figuras 9A e 9B em que um sistema para remoção de cascas de toras é fornecido. O sistema compreende: um aparelho 100 para remover cascas de toras 10 de acordo com os parágrafos antecedentes; e uma escavadeira 910 que tem uma garra 920 configurada para remover cascas das toras 10 empurrando e puxando alternadamente as toras contra uma superfície interna da pluralidade de seções de sustentação de tora 120, incluindo abradar as toras 10 uma contra a outra e contra cada uma dentre a pluralidade de seções abrasivas ou elementos 125.
[074] Referência é feita à Figura 10 em que o aparelho 100 é conectado à escavadeira 910, por um cabo ou corrente através do olhal 150, e rebocado pela escavadeira 910 sobre uma superfície de solo. O aparelho 100 pode ser conectado adicionalmente a outras unidades do aparelho para formar uma disposição em série a ser rebocada pela escavadeira 910. A Figura 11A mostra uma fenda fornecida no aparelho 100 para anexar um cabo de reboque. A Figura 11 B mostra retentores para impedir movimentos laterais em um cabo de reboque.
[075] A invenção é adequada para descascar madeira incluindo, mas sem limitação, A. mangium, A. crassicarpa e Eucalyptus sp. As toras a serem descascadas podem ter comprimento de cerca de 4 m, cerca de 2,5 m, ou qualquer comprimento entre os mesmos. Cerca de 85% de cascas podem ser removidas da tora com o uso do aparelho da invenção com menos ruptura.
[076] As modalidades da invenção são particularmente vantajosas em relação a processos existentes e aparelhos conforme será entendido a partir do seguinte.
  • (a) No processo de descascamento existente, cascas, galhos, ramificações e folhas indesejadas que permanecem em toras descascadas serão entregues para fábrica e afetarão o nível de saída de conversão de madeira para polpa. Com a invenção, as toras são removidas desses materiais indesejados após descascamento. A função de limpeza manual acontece ocasionalmente.
  • (b) Dano à tora superfície (dano à fibra) é muito menor visto que não há abrasão mecânica à madeira visto que o procedimento de descascamento produz atrito entre as toras. A qualidade de lascas será melhor do que o processo mecanizado.
  • (c) O processo de descascamento semimecanizado existente é trabalhoso exigindo uma equipe de 15 pessoas, e representa um risco para segurança humana visto que o processo é realizado manualmente com contato de área aberta. Com a invenção, o processo de descascamento é menos trabalhoso e menos perigoso visto que o processo exige uma escavadeira com garra fixa e 2 a 3 pessoas para limpeza manual para liberar cascas remanescentes de toras descascadas.
  • (d) O processo de descascamento existente pode alcançar uma saída de 79 T/unidade, a partir de cálculo de linha de base de trabalho de 7 horas/dia; produtividade 14 m3/dia; conversão 0,81.
  • (e) Investimento financeiro exigido pela invenção é muito menor quando comparado com descascamento mecanizado existente. Em algumas modalidades, a presente invenção pode ser cerca de 50% menos dispendiosa do que sistemas de descascamento mecanizados existentes. Por exemplo, o custo de um descascamento mecanizado existente (cabeça de descascamento) é tipicamente cerca de 1,5 bilhões de rúpia Indonésia enquanto o custo da pontão da presente invenção é cerca de 51 milhões de rúpia indonésia.
  • (f) O aparelho de colhedeira/descascador existente tem um tempo de vida de cerca de 3 anos e exige uma escavadeira na classe de peso de 20 toneladas. O aparelho da invenção é de baixo custo e fácil de consertar, e exige uma escavadeira na classe de peso de 10 a 15 toneladas. Uso de um equipamento de tonelagem inferior também traduz em economia de combustível de cerca de 40% a 80%.
  • (g) O descascamento manual pode alcançar uma produtividade de cerca de 4 m3/homem/hora. A colhedeira mecanizada existente pode alcançar uma produtividade de cerca de 7,4 a 12,34 m3/hora. Com a invenção, a produtividade média de cerca de 9,2 a 12 m3/hora pode ser alcançada.
  • (h) A invenção tem a capacidade de descascar tanto madeira jovem como seca. A madeira jovem contém teor de umidade ou água dentro dos grãos que irá impedir que as toras sejam frágeis, enquanto madeira seca tem uma tendência em ter rachaduras dentro dos grãos. Quando os grãos racham, a tora se torna não concêntrica no formato tornando difícil de processar e converter a tora em lascas de madeira.
  • (i) A invenção aperfeiçoa facilidade de transportar grande volume de toras descascadas através de terrenos ondulados já que múltiplas unidades do aparelho de remoção de cascas (pontões) podem ser conectadas umas nas outras e rebocadas para as estradas.
  • (j) Diferentemente do processo de descascamento mecanizado existente, a invenção exige um equipamento mecanizado em vez de dois equipamentos mecanizados para transferir as toras para o aparelho de remoção de cascas e descascar as toras no mesmo.
[077] Deve-se entender que as modalidades e recursos descritos acima devem ser considerados exemplificativos e não restritivos. Muitas outras modalidades serão evidentes àqueles versados na técnica a partir de consideração do relatório descritivo e prática da invenção. O escopo da invenção deve, portanto, ser determinado com referência às reivindicações em anexo, juntamente do escopo completo de equivalentes aos quais tais reivindicações são intituladas. Além disso, determinada terminologia foi usada para os propósitos de clareza de descrição, e não para limitar as modalidades reveladas da invenção.

Claims (18)

  1. Aparelho para remover cascas de toras, sendo que o aparelho é caracterizado pelo fato de que compreende:
    uma base;
    uma pluralidade de seções de sustentação de tora montadas na base, cada uma dentre a pluralidade de seções de sustentação de tora tem uma pluralidade de lados opostos de modo lateral geralmente inclinados respectivamente unidos a uma pluralidade de assentamentos, em que a pluralidade de seções de sustentação de tora são separadas por uma passagem configurada para acesso por uma garra mecanizada;
    uma pluralidade de lados opostos de modo longitudinal dispostos em cooperação com a pluralidade de seções de sustentação de tora para reter as toras dentro da pluralidade de seções de sustentação de tora;
    uma pluralidade de seções abrasivas fornecidas em cada uma dentre a pluralidade de seções de sustentação de tora configuradas para abradar cascas das toras, em que cada uma dentre a pluralidade de seções de sustentação de tora é dotada de uma pluralidade de aberturas para permitir que fragmentos de cascas submetidas à abrasão passem através das mesmas; e
    pelo menos um coletor de cascas fornecido em qualquer uma dentre a pluralidade de lados opostos de modo longitudinal e configurado para remover cascas pendentes das toras.
  2. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de seções abrasivas são não contíguas, e cada uma dentre a pluralidade de seções abrasivas compreende pelo menos um elemento abrasivo.
  3. Aparelho, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que cada uma dentre a pluralidade de seções abrasivas inclui um dentre um perfil de dente de serra, um perfil rosqueado, um perfil semicircular.
  4. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de seções abrasivas são dispostas em um ângulo diagonal a um eixo lateral de cada uma dentre a pluralidade de seções de sustentação de tora.
  5. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que cada uma das seções abrasivas compreende uma pluralidade de elementos abrasivos e cada uma dentre a pluralidade de seções abrasivas tem uma superfície áspera.
  6. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que as seções abrasivas são instaladas de modo removível em uma pluralidade de fendas fornecidas em e ao longo de cada uma dentre a pluralidade de seções de sustentação de tora.
  7. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o coletor de cascas inclui um dentre um membro de projeção entalhado e um membro de projeção de dente de serra.
  8. Aparelho, de acordo com reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os lados opostos lateralmente e o assentamento incluem um corte transversal em formato de U afilado de modo substancialmente descendente, em que os lados opostos lateralmente e os assentamentos incluem uma pluralidade de membros tubulares que são interconectados por soldagem.
  9. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que os lados opostos lateralmente são inclinados a um ângulo de cerca de 20° a um plano vertical, e em que os lados opostos de modo longitudinal são inclinados a um ângulo de cerca de 10° a um plano vertical.
  10. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a pluralidade de seções abrasivas são dotadas de corte transversal não uniforme .
  11. Aparelho, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que um diâmetro da pluralidade de seções abrasivas é pelo menos 25% de um diâmetro das toras a serem descascadas.
  12. Método para remover cascas de toras, sendo que o método é caracterizado pelo fato de que compreende:
    transferir uma pluralidade de toras para uma pluralidade de seções de sustentação de tora que são montadas em uma base, sendo que cada uma dentre a pluralidade de seções de sustentação de tora tem uma pluralidade de lados opostos de modo lateral geralmente inclinados respectivamente unidos a uma pluralidade de assentamentos, em que a pluralidade de seções de sustentação de tora são separadas por uma passagem que é desprovida da pluralidade de seções de sustentação de tora, e em que uma pluralidade de lados opostos de modo longitudinal são dispostos em cooperação com a pluralidade de seções de sustentação de tora para reter as toras dentro da pluralidade de seções de sustentação de tora;
    através da passagem, prender um subconjunto das toras localizadas abaixo de um topo da pilha;
    empurrar e puxar alternadamente o subconjunto das toras ao longo de uma superfície interna da pluralidade de seções de sustentação de tora, incluindo abradar as toras uma contra a outra e contra uma pluralidade de seções abrasivas fornecidas em cada uma dentre a pluralidade de seções de sustentação de tora; e
    permitir que fragmentos de cascas submetidas à abrasão passem através de uma pluralidade de aberturas fornecidas na pluralidade de seções de sustentação de tora.
  13. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que prender um subconjunto das toras inclui prender o subconjunto das toras através de uma garra.
  14. Método, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente:
    após empurrar e puxar alternadamente o subconjunto das toras, remover cascas pendentes das toras passando as toras sobre pelo menos um coletor de cascas fornecido em qualquer uma dentre a pluralidade de lados opostos de modo longitudinal.
  15. Método, de acordo com a reivindicação 14, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente:
    após empurrar e puxar alternadamente o subconjunto das toras, transferir as toras para fora da pluralidade de seções de sustentação de tora.
  16. Método, de acordo com qualquer uma das reivindicações 12 a 15, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente:
    remover fragmentos de cascas através de um dentre virar, mover, agitar e balançar o aparelho.
  17. Sistema caracterizado pelo fato de que compreende: um aparelho para remover cascas de toras, conforme definido em qualquer uma das reivindicações 1 a 11;
    uma escavadeira que tem uma garra configurada para empurrar e puxar alternadamente as toras contra uma superfície interna da pluralidade de seções de sustentação de tora para abradar cascas das toras, e configurada adicionalmente para passar as toras sobre o pelo menos um coletor de cascas fornecido na pluralidade de lados opostos de modo longitudinal para remover cascas pendentes das toras.
  18. Sistema, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que o aparelho é conectado à escavadeira por um cabo e rebocado pela escavadeira sobre uma superfície de solo.
BR102015030977-5A 2015-09-14 2015-12-10 aparelho e método para remover cascas de toras BR102015030977B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
SG10201507585RA SG10201507585RA (en) 2015-09-14 2015-09-14 Apparatus and method for removing bark from logs
SG10201507585R 2015-09-14

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102015030977A2 BR102015030977A2 (pt) 2017-03-21
BR102015030977B1 true BR102015030977B1 (pt) 2021-01-12

Family

ID=55442980

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102015030977-5A BR102015030977B1 (pt) 2015-09-14 2015-12-10 aparelho e método para remover cascas de toras

Country Status (6)

Country Link
CN (1) CN106514822B (pt)
AU (1) AU2015268672B1 (pt)
BR (1) BR102015030977B1 (pt)
CL (1) CL2015003583A1 (pt)
SG (1) SG10201507585RA (pt)
UY (1) UY36423A (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN108517569B (zh) * 2018-06-01 2024-04-26 南京源铭振跃科技有限公司 一种红麻剥皮结构及采用该红麻剥皮结构的红麻剥皮装置
CN110216758B (zh) * 2019-06-13 2021-09-03 南昌汇达知识产权有限公司 一种木制品原料加工装置
CN111890504B (zh) * 2020-07-18 2022-05-06 郭才富 一种桂皮加工用割皮装置
CN112393664B (zh) * 2021-01-12 2022-04-22 卢晓艳 一种大直径活树木的树皮样本采集装置
CN113334520B (zh) * 2021-04-22 2023-03-24 芜湖市茅王香料植物科技有限公司 一种香料原料的除杂提纯装置

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SU1475788A1 (ru) * 1987-10-26 1989-04-30 Карельский научно-исследовательский институт лесной промышленности Устройство дл групповой обработки древесины
US5263522A (en) * 1993-02-17 1993-11-23 Sasko Jeffry P Apparatus for removing bark from whole logs
US5460212A (en) * 1994-06-10 1995-10-24 Darden; Walter C. Debarking tool with controlled log exiting
FI103491B2 (fi) * 1997-06-25 2005-05-18 Sunds Defibrator Woodhandling Menetelmä ja laitteisto kuorittavan puun käsittelemiseksi
US6941988B2 (en) * 2002-02-25 2005-09-13 Realsearch Inc. Batch rotary debarker
US20040103958A1 (en) * 2002-07-25 2004-06-03 Peetso Victor Eccentric disc debarker
FI119283B (fi) * 2004-04-20 2008-09-30 Andritz Oy Kuorintalaite
US7931056B2 (en) * 2008-10-30 2011-04-26 Carmanah Design & Manufacturing, Inc. Debarking apparatus

Also Published As

Publication number Publication date
AU2015268672B1 (en) 2016-02-25
CN106514822B (zh) 2018-10-09
UY36423A (es) 2016-09-30
CN106514822A (zh) 2017-03-22
SG10201507585RA (en) 2016-08-30
BR102015030977A2 (pt) 2017-03-21
CL2015003583A1 (es) 2016-08-12

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102015030977B1 (pt) aparelho e método para remover cascas de toras
KR101738550B1 (ko) 착탈이 용이한 해양 부유생물 제거장치
CN114403066B (zh) 牡蛎养殖设备和方法
JP4988125B2 (ja) 二枚貝の養殖関連作業のためのシステム
KR101207281B1 (ko) 패류 채취용 형망어구
CN106962253A (zh) 一种船上的鱼、虾等的分离装置
JP2009261348A (ja) 野菜収穫機
KR20220001119A (ko) 스키드 로우더 장착형 계분수거장치
KR102016099B1 (ko) 수산물 개체 분리장치
CN207434880U (zh) 一种海带腌制池的吊装装置
US7063592B2 (en) Method and apparatus for the removal and handling of honey frames from beehive boxes
KR100530854B1 (ko) 패류 채취장치
FR2957225A1 (fr) Procede d'elevage de coquillages, notamment des huitres.
CN107182994B (zh) 针对表层土壤产卵害虫的稻田耕作蒸汽式控虫装置
CN202941165U (zh) 玉米收获机的割台
KR20090003866U (ko) 양봉용 소비의 자동 탈봉장치
CN103749014A (zh) 玉米清茬起膜机
KR20220000839U (ko) 패류 채취기
US20170034988A1 (en) Surface Conditioning System
Villa et al. Overwintering of Russian honey bees in northeastern Iowa
JP6316180B2 (ja) 水草除去方法
CN204161955U (zh) 一种菜籽输送槽
RU2121780C1 (ru) Агрегат для уборки стогов
CN215736485U (zh) 一种养殖鱼类分级起捕栅篮
CN203206772U (zh) 压板可调型齿轮传动双滚筒玉米脱粒机

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 10/12/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.