BR102015019184A2 - Desenvolvimento de fertilizante foliar a base de biomassa do gênero spirulina - Google Patents

Desenvolvimento de fertilizante foliar a base de biomassa do gênero spirulina Download PDF

Info

Publication number
BR102015019184A2
BR102015019184A2 BR102015019184-7A BR102015019184A BR102015019184A2 BR 102015019184 A2 BR102015019184 A2 BR 102015019184A2 BR 102015019184 A BR102015019184 A BR 102015019184A BR 102015019184 A2 BR102015019184 A2 BR 102015019184A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
development
fertilizer
gender
biomass
extracts
Prior art date
Application number
BR102015019184-7A
Other languages
English (en)
Inventor
Ricardo Soccol Carlos
Luís Lopes Da Silva André
Da Luz Costa Jefferson
Da Silva Moraes Guilherme
Original Assignee
Universidade Federal Do Parana
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Universidade Federal Do Parana filed Critical Universidade Federal Do Parana
Priority to BR102015019184-7A priority Critical patent/BR102015019184A2/pt
Publication of BR102015019184A2 publication Critical patent/BR102015019184A2/pt

Links

Classifications

    • YGENERAL TAGGING OF NEW TECHNOLOGICAL DEVELOPMENTS; GENERAL TAGGING OF CROSS-SECTIONAL TECHNOLOGIES SPANNING OVER SEVERAL SECTIONS OF THE IPC; TECHNICAL SUBJECTS COVERED BY FORMER USPC CROSS-REFERENCE ART COLLECTIONS [XRACs] AND DIGESTS
    • Y02TECHNOLOGIES OR APPLICATIONS FOR MITIGATION OR ADAPTATION AGAINST CLIMATE CHANGE
    • Y02WCLIMATE CHANGE MITIGATION TECHNOLOGIES RELATED TO WASTEWATER TREATMENT OR WASTE MANAGEMENT
    • Y02W30/00Technologies for solid waste management
    • Y02W30/40Bio-organic fraction processing; Production of fertilisers from the organic fraction of waste or refuse

Landscapes

  • Fertilizers (AREA)

Abstract

desenvolvimento de fertilizante foliar a base de biomassa do gênero spirulina para o desenvolvimento de formulações de fertilizantes para aplicação foliar ou fertirrigação. extratos ou hidrolisados de biomassa de microalgas do gênero spirulina são usados para promover maior liberação de nutrientes e compostos bioativos. os extratos e hidrolisados tem seu ph ajustado numa faixa de 4 a 8 para favorecer a absorção foliar dos nutrientes, entretanto, pode haver adição de macro e microelementos, reguladores de crescimento vegetal (hormônios), poliaminas, agentes tensoativos, conservantes, compostos bioestimulantes, vitaminas e estabilizantes. o produto é destinado para aplicação foliar, age como promotor de crescimento e produtividade nas mais diferentes culturas de interesse agrícola, tais como milho, cana de açúcar, arroz, trigo, aveia, cevada, soja, feijão, alface, rúcula, agrião, repolho, cenoura, beterraba, brócolis, couve-flor entre outras.

Description

(54) Título: DESENVOLVIMENTO DE FERTILIZANTE FOLIAR A BASE DE BIOMASSA DO GÊNERO SPIRULINA (51) Int. Cl.: C05F 11/00; C05F 11/08; C05F 11/10; C05F 17/00; C12N 1/12 (73) Titular(es): UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA (72) Inventor(es): CARLOS RICARDO SOCCOL; ANDRÉ LUÍS LOPES DA SILVA; JEFFERSON DA LUZ COSTA; GUILHERME DA SILVA MORAES (57) Resumo: DESENVOLVIMENTO DE FERTILIZANTE FOLIAR A BASE DE BIOMASSA DO GÊNERO SPIRULINA Para o desenvolvimento de formulações de fertilizantes para aplicação foliar ou fertirrigação. Extratos ou hidrolisados de biomassa de microalgas do gênero Spirulina são usados para promover maior liberação de nutrientes e compostos bioativos. Os extratos e hidrolisados tem seu pH ajustado numa faixa de 4 a 8 para favorecer a absorção foliar dos nutrientes, entretanto, pode haver adição de macro e microelementos, reguladores de crescimento vegetal (hormônios), poliaminas, agentes tensoativos, conservantes, compostos bioestimulantes, vitaminas e estabilizantes. O produto é destinado para aplicação foliar, age como promotor de crescimento e produtividade nas mais diferentes culturas de interesse agrícola, tais como milho, cana de açúcar, arroz, trigo, aveia, cevada, soja, feijão, alface, rúcula, agrião, repolho, cenoura, beterraba, brócolis, couve-flor entre outras.
Figure BR102015019184A2_D0001
Estocagem (Comercialização)
Envase /4
DESENVOLVIMENTO DE FERTILIZANTE FOLIAR A BASE DE BIOMASSA DO GÊNERO SPIRUUNA [001], A presente invenção trata da obtenção de formulações de fertilizantes para aplicação foliar desenvolvido à base de biomassa de microalgas do gênero Spirulina. Essas formulações podem ser usadas para aumentar a produtividade em diversas culturas, podendo ser utilizadas na floricultura, horticultura, silvicultura e em grandes culturas. Extratos dessa biomassa podem ser obtidos e usados para o desenvolvimento das formulações. A biomassa hidrolisada também pode ser usada para aumentar a liberação de nutrientes e outros compostos bioativos. A hidrólise pode ser realizada por pressão, calor, ácidos, bases ou enzimas. Os processos de hidrólise podem ser realizados de forma individual ou em combinação. No entanto, a aplicação foliar permite uma absorção dos nutrientes com maior velocidade do que a adubação no solo. Além de aumentar o rendimento das culturas, a adubação foliar pode suprir deficiências nutricionais que possam surgir durante o ciclo da cultura, permitindo a correção em tempo hábil para evitar prejuízos. Esse fertilizante também pode ser usado em fertirrigação. São fertilizantes orgânicos com impactos positivos para o meio ambiente.
[002]. É do conhecimento geral, a importância do uso de fertilizantes químicos para aumento da produtividade em várias culturas. Tem sido também relatado que o uso de fertilizantes foliares a base de resíduos de pescados e compostos a base de macroalgas marinhas, tais como Ascophylíum nodosum e Sargassum sp., como de grande potencial para o incremento da produção agrícola.
2/4 [003]. Os fertilizantes químicos apresentam um custo elevado e causam poluição ambiental, pois quando lixiviados se acumulam nos lençóis freáticos e mananciais, promovendo a eutrofização de lagos e rios. Além disso, a produção de fertilizantes nitrogenados envolve um custo energético muito alto e a geração de dióxido de carbono (CO2) contribuindo com o processo de desequilíbrio do efeito estufa, logo, favorecem o processo de aquecimento global. [004], O uso dos hidroiisados de pescados e macroalgas apresentam certas limitações para a industrialização de fertilizantes que usam essas matérias primas. Uma dessas limitações é a distância dessas indústrias a essa fonte de matéria prima, pois essas matérias primas estragam com facilidade além de apresentar um elevado custo de transporte. Por outro lado, o uso de macroalgas marinhas envolve a sua retirada do mar, o que implica uma atividade suplementar de extração predatória. Entretanto, uma outra alternativa seria a produção dessas algas em tanques específicos localizados no litoral. No entanto isso envolve mão de obra qualificada e elevados custos.
[005]. O desenvolvimento de fertilizantes a base de microalgas é uma alternativa viável e de baixo custo, pois essas microalgas se desenvolvem com sucesso em meios de culturas feitos à base de resíduos industriais, o que auxilia na redução do impacto ambiental desses resíduos.
[006], Diferentes processos de hidrólise podem aumentar a liberação de nutrientes e biomoléculas aumentando a biodisponibilidade sobre as culturas.
[007]. É objetivo da presente invenção melhorar o processo de extração dos nutrientes e biocompostos da biomassa de Spirulina spp., na qual diferentes processos de hidrólise possam ser
3/4 utilizados sozinhos ou combinados. As proteínas hidrolisadas aumentam a quantidade de aminoácidos livres, os quais em pHs adequados podem formar quelantes com os nutrientes favorecendo a absorção desses pela via foliar. O uso dos aminoácidos como agentes quelantes são uma alternativa ecologicamente viável, pois substituem o uso dos quelantes artificiais. Além disso, a hidrólise usando metanol ou etanol é uma abordagem interessante para aumentar o teor de compostos polifenóis extraídos.
[008], A invenção está baseada no uso de extratos ou hidrolisados da biomassa de Spirufina spp. como forma de aumentar a liberação de nutrientes e biomoléculas com efeitos positivos no crescimento e na produtividade das culturas via aplicação foliar. Um dos processos de hidrólise usado é o uso de calor e pressão em solução aquosa (autoclavagem). Além disso, é imprescindível o ajuste do pH numa faixa de 4 a 8 para favorecer a absorção foliar, também o uso de um agente tensoativo como óleo mineral, surfactantes ou similares, que devem ser usados para aumentar a permanência dessa em contato com a superfície foliar, A aplicação deve ser conduzida em dias não muito quentes e com alta umidade relativa, de preferência no início do dia ou no final do dia. Cada cultura apresenta uma dose e um número de aplicações ideal, podendo variar em intervalos de sete a 20 dias dependendo das exigências nutricionais da cultura. A conservação desse produto pode ser feita com o uso do ácido acético, ácido lático, acetato de cálcio entre outros suplementos com atividade antimicrobiana. Esse fertilizante também pode ser usado na fertirrigação.
4/4 [009], A figura 1 apresenta o fluxograma de obtenção e formulação do produto.
/2

Claims (7)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1 - DESENVOLVIMENTO DE FERTILIZANTE FOLIAR A BASE DE BIOMASSA DO GÊNERO SPÍRULINA - Caracterizado por ser preparado a base de extratos ou hidrolisados de biomassa do gênero Spírulina.
  2. 2 - DESENVOLVIMENTO DE FERTILIZANTE FOLIAR A BASE DE BIOMASSA DO GÊNERO SPIRULiNA - conforme reivindicado em 1, Caracterizado pelo processo de hidrólise poder ser feito por calor, pressão, ácidos, bases ou enzimas, sendo esses processos usados de forma isolado ou em combinação, O processo de extração é feito à base de solventes, envolvendo todas as polaridades existentes, tanto a quente como a frio, com agitação ou sem agitação, incluindo o uso de frações dos extratos.
  3. 3 - DESENVOLVIMENTO DE FERTILIZANTE FOLIAR A BASE DE BIOMASSA DO GÊNERO SPÍRULINA - conforme reivindicado em 1 e 2, sendo que os extratos e hidrolisados deverão ter seu pH ajustado na faixa de 4 a
    8.
  4. 4 - DESENVOLVIMENTO DE FERTILIZANTE FOLIAR A BASE DE BIOMASSA DO GÊNERO SPÍRULINA - conforme reivindicado em 1, 2 e 3, caracterizado para uso foliar, fertirrigação, cultivo convencional, orgânico ou hidropônico.
  5. 5- DESENVOLVIMENTO DE FERTILIZANTE FOLIAR A BASE DE BIOMASSA DO GÊNERO SPÍRULINA - conforme reivindicado em 1, 2, 3 e 4, caracterizado pelo uso dos extratos ou hidrolisados em concentrações variadas, podendo variar desde 0,001% até 100% da composição do fertilizante foliar.
  6. 6- DESENVOLVIMENTO DE FERTILIZANTE FOLIAR A BASE DE BIOMASSA DO GÊNERO SPÍRULINA - conforme reivindicado em 1, 2, 3, 4 e 5,
    2/2 podendo ser enriquecido com outros nutrientes, tais como, N, P, K, Ca, Mg, S, Si, Cl, B, Na, Cu, Zn, Mn, Fe, Ni e Mo, reguladores de crescimento vegetal (hormônios), sejam eles naturais ou sintéticos entre outros.
  7. 7- DESENVOLVIMENTO DE FERTILIZANTE FOLIAR A BASE DE BIOMASSA DO GÊNERO SPiRULINA - conforme reivindicado em 1, 2, 3, 4, 5 e 6, caracterizada por apresentar o produto concentrado e conservado por ácido láfico, ácido acético, acetato de cálcio ou qualquer aditivo antimicrobiano e/ou substâncias tamponantes, estabilizantes, tensoativos, poliaminas (e.g. glicinabetaína), vitaminas, substâncias húmicas (ácido húmico ou ácido ferúlico) e bioesfimulantes também podem ser suplementadas.
    1 /1
    DESENHO
BR102015019184-7A 2015-08-11 2015-08-11 Desenvolvimento de fertilizante foliar a base de biomassa do gênero spirulina BR102015019184A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102015019184-7A BR102015019184A2 (pt) 2015-08-11 2015-08-11 Desenvolvimento de fertilizante foliar a base de biomassa do gênero spirulina

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102015019184-7A BR102015019184A2 (pt) 2015-08-11 2015-08-11 Desenvolvimento de fertilizante foliar a base de biomassa do gênero spirulina

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102015019184A2 true BR102015019184A2 (pt) 2018-03-06

Family

ID=61970701

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102015019184-7A BR102015019184A2 (pt) 2015-08-11 2015-08-11 Desenvolvimento de fertilizante foliar a base de biomassa do gênero spirulina

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102015019184A2 (pt)

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2725350A1 (es) * 2018-03-23 2019-09-23 Armas Perez Borroto Evidio Extracto enzimático y procedimiento de obtención
CN110776342A (zh) * 2019-12-02 2020-02-11 中国农业科学院茶叶研究所 一种提高茶树储藏氮素的叶面肥施用方法

Cited By (2)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2725350A1 (es) * 2018-03-23 2019-09-23 Armas Perez Borroto Evidio Extracto enzimático y procedimiento de obtención
CN110776342A (zh) * 2019-12-02 2020-02-11 中国农业科学院茶叶研究所 一种提高茶树储藏氮素的叶面肥施用方法

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Asoegwu et al. A review on the role of biofertilizers in reducing soil pollution and increasing soil nutrients
BR112020014469A2 (pt) materiais e métodos para tratamento de infecções bacterianas em plantas
Ghumare et al. Bio-fertilizers-increasing soil fertility and crop productivity
Blečić et al. Application of sapropel in agricultural production.
CN105831491A (zh) 净化鱼虾养殖水质的营养液及其制备方法
BR102015019184A2 (pt) Desenvolvimento de fertilizante foliar a base de biomassa do gênero spirulina
Nichols et al. Microalgae as a beneficial soil amendment
ES2789973B2 (es) Biofertilizante liquido que comprende cepas de azospirillum brasilense y pantoea dispersa y metodo de obtencion del mismo
Sagar et al. Effect of phosphorus and gypsum on growth, yield and economics of groundnut (Arachis hypogea L.)
Mohsen Response of garlic plant to nitrogen, phosphorus, potassium and some biofertilizer levels under sandy soil conditions
Đukić et al. Soybean production and a possibility to economize the use of mineral fertilizers
El-Sawy et al. Effect of magnetization and nano potassium particles on growth, yield and fruit quality of cucumber under plastic house conditions
Maghfoer et al. A study of the efficacy of various nutrient sources on the growth and yield of cabbage
BR102015019187A2 (pt) Development of organic foliar fertilizer
Merwad Effect of nitrogen sources, rates, some biostimulants and antioxidants on growth and productivity of banana plants
JP2006191848A (ja) 低栄養条件下での果菜類作物の新規栽培方法
KR20090080850A (ko) 친환경 유기태 셀레늄 함유 광합성세균 배양기술 개발과이를 이용한 셀레늄함유 농산물 생산방법
BR102020023593A2 (pt) Biossurfactante promotor de enraizamento e crescimento de salicornia ramosissima
CN104402609B (zh) 温室大棚专用液体肥料及其施用方法
Sharma et al. Effect of bio-fertilizers and NPK levels on growth and yield of mid-maturity group of cauliflower under mid hill subhumid conditions of Himachal Pradesh
Jemail et al. Growth and Yield of Red Chili through the Application of Biochar and Poschar
Voropaeva et al. Estimation of plant growth promoting activity of silicate solubilizing rhizobacteria for use in agricultural biotechnology
ES2943002T3 (es) Cepa bacteriana biofertilizante
Ivanovna et al. The influnce of green-manured fallow on saline soil fertility of Yakutia
Al-Jumaili et al. Effect of Adding Poultry Manure and Spray with Foliar Nutrients on the Growth and Yield of Broccoli Brassica oleracea Var. Italica.

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B11Y Definitive dismissal - extension of time limit for request of examination expired [chapter 11.1.1 patent gazette]