BR102015012168B1 - Sistema de acionamento - Google Patents

Sistema de acionamento Download PDF

Info

Publication number
BR102015012168B1
BR102015012168B1 BR102015012168-7A BR102015012168A BR102015012168B1 BR 102015012168 B1 BR102015012168 B1 BR 102015012168B1 BR 102015012168 A BR102015012168 A BR 102015012168A BR 102015012168 B1 BR102015012168 B1 BR 102015012168B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
raceway
ring
bearing
contact surfaces
electrical contact
Prior art date
Application number
BR102015012168-7A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102015012168A2 (pt
Inventor
Curtis M. Swartley
Arnold E. Fredericksen
Jesse D. Marek
Michael J. Cunningham
Original Assignee
Roller Bearing Company Of America, Inc.
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from US14/287,572 external-priority patent/US20140339358A1/en
Application filed by Roller Bearing Company Of America, Inc. filed Critical Roller Bearing Company Of America, Inc.
Publication of BR102015012168A2 publication Critical patent/BR102015012168A2/pt
Publication of BR102015012168B1 publication Critical patent/BR102015012168B1/pt

Links

Images

Landscapes

  • Rolling Contact Bearings (AREA)

Abstract

CONDUTOR ELÉTRICO PARA UM MANCAL E SISTEMA DE ACIONAMENTO Um condutor elétrico para um mancal incluindo um anel de mola eletricamente condutivo, possuindo uma mola no mesmo. O Anel de mola possui uma pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico em comunicação com uma pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico. A pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico é posicionada radialemente para fora a partir da pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico. A pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico e a pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico são móveis uma em relação à outra.

Description

Campo da invenção
[0001] Esta invenção refere-se a um conjunto de mancal de rolamento de pista revestido utilizado dentro de um sistema de acionamento do conjunto de bordo da asa de uma aeronave e mais particularmente, a um condutor elétrico para utilização nos conjuntos de mancais de rolamento de pista revestido.
Descrição da técnica relacionada
[0002] É bem conhecido o uso de mancais para reduzir a fricção entre partes móveis de um conjunto mecânico. Similarmente, é bem conhecido o uso de mancais que rolam sobre uma pista fixa para estender um primeiro componente a partir de um segundo componente. Uma implementação de tal tipo de pista é dentro de uma asa de uma aeronave. Por exemplo, aeronaves de asa fixa tipicamente incluem slats móveis posicionados ao longo de um bordo de ataque de cada asa e flaps móveis posicionados ao longo de um bordo de fuga de cada asa. Ao estender-se seletivamente, retrair, desviar os slats e flaps, as condições de fluxo aerodinâmico em uma asa são influenciadas de forma a aumentar a sustentação gerada pela asa durante a decolagem ou redução da sustentação durante a aterrissagem. Por exemplo, durante a decolagem, os slats do bordo de ataque são movidos para frente de modo a estender o comprimento de corda efetivo da asa e melhorar a sustentação. Durante a vôo, os slats de bordo de ataque e os flaps do bordo de fuga são posicionados em uma posição retraída a fim de otimizar as condições aerodinâmicas.
[0003] De modo geral, projetos de slats de bordo de ataque empregam uma série de rolos tipo mancal que orientam pistas fixas para estender os slats de bordo de ataque a fim de aumentar a sustentação à velocidades reduzidas para aterrissagens e decolagens. As pistas podem ter múltiplas configurações tais como, por exemplo, vigas-I e vigas em formato PI em geral. Uma vez que as pistas em si tipicamente não são excessivamente robustas em sua construção, múltiplas condições de carga podem ser realizadas pelos mancais de rolamento de pista. Da mesma forma, os rolos de carga laterais ou pinos tipicamente deslizam contra a pista para auxiliar na centralização dos rolos principais na pista. A asa também inclui sistemas de acionamento para posicionar os slats e flaps. Sistemas de acionamento incluem, por exemplo, motores de acionamento (por exemplo, motores de acionamento hidráulicos ou elétricos), eixos de transmissão e outros mancais tais como mancais esféricos, buchas e mancais de articulação que auxiliam na extensão e retração dos slats e flaps. Como pode ser apreciado, projetos de asas de aeronaves estão sendo continuamente desenvolvidos conforme os engenheiros procuram melhorar a performance das aeronaves enquanto aumentam as capacidades do sistema. Modelos mais recentes estão tendendo a aumentar o número de sistemas empregados dentro de uma seção transversal da asa. Em conformidade, espaço dentro de uma seção transversal está a prêmio. Portanto, é desejável melhorar as características dos componentes de performance (por exemplo, para reduzir a manutenção) no interior da asa enquanto também minimiza o espaço necessário para tais componentes.
[0004] Com base no exposto, é objeto geral desta invenção prover um mancal melhorado para uso em aplicações cruciais. Sumário da invenção
[0005] A presente invenção reside, em um aspecto, em um sistema de acionamento para estender e retrair um dispositivo de assistência de elevação de uma asa de uma aeronave. O sistema de acionamento inclui um mancal articuladamente acoplado ao dispositivo de assistência de elevação, um eixo de rotação em resposta a sinais de controle de vôo para estender ou retrair o dispositivo de assistência de elevação, meios para acionar o dispositivo de assistência de elevação entre uma posição retraída e uma posição estendida ao longo de um curso arqueado, uma pluralidade de mancais de rolamento de pista e uma pluralidade de mancais de rolamento laterais. Os mancais de rolamento contatam rotativamente a pista para guiar a pista ao longo do curso arqueado. Em uma concretização, os mancais de rolamento de pista são compreendidos por um anel externo, um anel interno fendido e revestimentos fendidos dispostos entre a superfície interna e externa dos anéis do mancal. O anel interno fendido é configurado para acomodar deflexão e flexão de um pino de montagem acoplando os mancais de rolamento de pista em proximidade a pista. Em outra concretização, os mancais de rolamento de pista são compostos por um canal externo, um canal interno e elementos de rolo de agulha.
[0006] Em uma concretização, os meios para acionamento incluem uma engrenagem pista acoplada a pista e um pinhão diferencial acoplado ao eixo. O pinhão diferencial possui dentes de engrenagem que engatam a engrenagem pista. Quando o eixo rotaciona em uma primeira direção, o pinhão diferencial acopla a engrenagem pista para mover o dispositivo de assistência de elevação da posição retraída para a posição estendida ao longo do curso arqueado. Quando o eixo rotaciona em uma segunda direção, o pinhão diferencial acopla a engrenagem pista para mover o dispositivo de assistência de elevação da posição estendida para a posição retraída ao longo do curso arqueado. Em outra concretização, os meios para acionamento incluem um braço acionador acoplado a pista e uma alavanca acionadora acoplada ao eixo e ao braço acionador. Quando o eixo rotaciona na primeira direção, a alavanca acionadora conduz o braço acionador para mover a pista e o dispositivo de assistência de elevação da posição retraída para a posição estendida ao longo do curso arqueado. Quando o eixo rotaciona na segunda direção, a alavanca acionadora conduz o braço acionador para mover a pista e o dispositivo de assistência de elevação da posição estendida para a posição retraída ao longo do curso arqueado.
[0007] Ainda em uma outra concretização, cada pluralidade de mancal de rolamento de pista são compreendidos de um anel externo possuindo superfícies de rolamento interno, um anel interno fendido possuindo uma primeira porção e uma segunda porção, cada uma da primeira e segunda porção possuindo superfícies de rolamento externas, e uma pluralidade de revestimentos dispostos entre a superfície de rolamento interna do anel externo e superfícies de rolamento externa do anel interno. Cada um dos anéis internos é compreendido de aço 17-4PH e cada um dos anéis externos é composto de aço inoxidável AISI tipo 22. Em uma concretização, cada um dos anéis externos é compreendido por aça inoxidável AISI tipo 22 com um processo de endurecimento especial de nitretação.
[0008] Em uma concretização, é provido um sistema de acionamento para estender e retrair o dispositivo de assistência de elevação de uma borda de ataque de uma asa de aeronave, incluindo uma pista articuladamente acoplada ao dispositivo de assistência de elevação. A pista possui uma primeira e segunda superfície externa e superfície lateral. O sistema de acionamento inclui um eixo rotativamente acoplado no interior da asa da aeronave e operável, em reposta a sinais de controle de vôo, para estender ou retrair o dispositivo de assistência de elevação. O sistema de acionamento inclui um acionador para acionar o dispositivo de assistência de elevação, acoplado ao eixo, entre uma posição retraída para uma posição estendida ao longo de um curso arqueado. O sistema de acionamento inclui uma pluralidade de mancais de rolamento de pista rotativamente contactando a primeira e a segunda superfície externa da pista para guiar a pista ao longo do curso arqueado. A pluralidade de mancais de rolamento de pista inclui um ou mais conjunto de rolamento de pista revestido.
[0009] Em uma concretização, o condutor elétrico para um mancal define uma base anelar e é manufaturado de um material eletricamente condutivo. O condutor elétrico inclui um primeiro conector elétrico posicionado próximo de uma primeira porção da base anelar. O condutor elétrico inclui um segundo conector elétrico posicionado próximo de uma segunda porção da base anelar. O segundo conector elétrico define uma ou mais arestas de contato que se prolongam a partir da base anelar. A aresta de contato é configurada para deslizar o contato elétrico com o mancal.
[0010] Em uma concretização, o sistema de acionamento para estender e retrair o dispositivo de assistência de elevação de uma borda de ataque inclui uma pista articuladamente acoplada ao dispositivo de assistência de elevação. A pista possui uma primeira e uma segunda superfície externa e superfícies laterais. O sistema de acionamento inclui um eixo articuladamente acoplado dentro da asa da aeronave e operável, em resposta aos sinais de controle de vôo, para estender e retrair o dispositivo de assistência de elevação. O sistema de acionamento inclui meios para acionar o dispositivo de assistência de elevação, acoplado ao eixo, entre uma posição retraída e uma posição estendida, ao longo do curso arqueado. O sistema de acionamento inclui uma pluralidade de mancais de rolamento de pista articuladamente contactando a primeira e a segunda superfície externa da pista para guiar a pista ao longo do curso arqueado. Cada um dos mancais de rolamento de pista possui um anel externo e um anel interno posicionado pelo menos parcialmente no anel externo. A pluralidade de mancais de rolamento de pista inclui um ou mais conjuntos de rolamento de pista revestido. Cada um dos conjuntos de rolamento de pista revestidos possui um revestimento disposto entre o anel externo e o anel interno. Cada um dos conjuntos de rolamento de pista revestido possui um condutor elétrico que define uma base anelar. O condutor elétrico é manufaturado a partir de um material eletricamente condutivo. O condutor elétrico possui um primeiro conector elétrico posicionado próximo de uma primeira porção da base anelar. O condutor elétrico possui um segundo conector elétrico posicionado próximo de uma segunda porção da base anelar. O primeiro condutor elétrico é preso a um dos anéis externos e do anel interno e está em comunicação elétrica com o mesmo. O segundo conector elétrico afasta-se da base anelar e define uma aresta de contato que passa contato elétrico com a outra do anel interno e do anel externo.
[0011] É divulgado aqui um condutor elétrico para um mancal que inclui um condutor elétrico de anel de mola possuindo o mesmo uma fenda. O anel de mola possui uma pluralidade de superfícies de contato elétricas em comunicação elétrica com uma pluralidade de superfícies de um segundo contato elétrico. A pluralidade de contatos elétricos da segunda superfície é posicionada radialmente para fora a partir da pluralidade de superfícies de primeiro contato. A pluralidade de superfícies do primeiro contato elétrico e a pluralidade de superfícies do segundo contato elétrico são móveis uma em relação à outra.
[0012] A presente invenção reside, em um aspecto, em um sistema de acionamento para estender e retrair um dispositivo de assistência de elevação de uma asa de uma aeronave. O sistema de acionamento inclui um mancal articuladamente acoplado ao dispositivo de assistência de elevação. O mancal possui uma primeira e segunda superfície. A pluralidade de mancais de rolamento de pista contata articuladamente a primeira e a segunda superfície da pista para guiar ao longo do curso arqueado. Cada um dos mancais de rolamento de pista possui pelo menos um anel externo e um anel interno posicionado pelo menos parcialmente em pelo menos um anel externo. A pluralidade de rolamentos de pista inclui pelo menos um conjunto de pista revestido. Cada um dos conjuntos de rolamento de pista possui um revestimento disposto entre o anel externo e o anel interno. Um condutor elétrico estende-se entre o anel externo e o anel interno. O condutor elétrico inclui condutor elétrico de anel de mola possuindo o mesmo uma fenda. O anel de mola possui uma pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico em comunicação elétrica com uma pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico. A pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico é posicionada radialmente para fora a partir da pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico. A pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico e a pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico são móveis uma em relação à outra.
[0013] Em uma concretização, um condutor elétrico para um mancal inclui um anel de mola eletricamente condutor que possui uma fenda no mesmo. O anel de mola possui uma pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico em comunicação elétrica com uma pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico. A pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico é posicionada axialmente para fora da pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico. A pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico e a pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico são móveis uma em relação a outra.
[0014] Em uma concretização, o sistema de acionamento inclui um anel interno, um anel de retenção, e um anel externo. O anel interno define um invólucro. O invólucro define um rebordo voltado radicalmente para fora e um ressalto voltado axialmente para fora. Pelo menos uma porção de cada pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico engatam o sulco. O anel externo define um rebordo voltado radialmente para dentro. Pelo menos uma porção de cada pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico engatam o rebordo voltado para dentro.
[0015] Em uma concretização, a pluralidade de segundas superfícies de contato possui um perfil arqueado.
[0016] Em uma concretização, uma superfície voltada axialmente para dentro do anel de retenção possui um revestimento nele fixado.
[0017] Em uma concretização, uma superfície voltada axialmente para dentro do anel de retenção engata de forma deslizante um revestimento lateral que é fixado a uma porção do anel externo.
[0018] Em uma concretização, a primeira superfície inclui uma superfície lateral.
[0019] Em uma concretização, a segunda superfície inclui uma superfície lateral.
[0020] Em uma concretização, cada uma da primeira superfície e da segunda superfície inclui uma superfície lateral.
[0021] Em uma concretização, a pluralidade de mancais de rolamento pista é um mancal de rolamento pista lateral possuindo um revestimento disposto no mesmo.
Breve descrição dos desenhos
[0022] A Figura 1 é uma vista em planta de uma asa de uma aeronave ilustrando a pluralidade de painéis slats localizados no bordo de ataque da asa;
[0023] A Figura 2 é uma vista lateral em corte transversal da asa da Figura 1 tomada ao longo da linha 2-2, ilustrando um dos painéis slats em uma posição estendida e retraída;
[0024] A Figura 3 é uma vista frontal do corte transversal de uma porção da asa ilustrando um sistema de acionamento para um painel slat, de acordo com a concretização da presente invenção;
[0025] A Figura 4 é uma vista do corte transversal de um tipo fendido de mancal de rolamento de pista revestido de acordo com uma concretização da presente invenção;
[0026] A Figura 5 é uma vista frontal do corte transversal parcial de uma porção da asa ilustrando o mancal de rolamento guia lateral de acordo com uma concretização da presente invenção;
[0027] A Figura 6A é uma vista frontal do corte transversal parcial de uma porção da asa ilustrando um sistema de acionamento para um painel slat, possuindo tipo não fendido do conjunto de rolamento da pista revestida;
[0028] A Figura 6B é uma vista ampliada de uma concretização de um rolamento de pista revestido da presente invenção;
[0029] A Figura 6C é uma vista ampliada de outra concretização do rolamento de pista revestido da presente invenção;
[0030] A Figura 6D é uma vista ampliada de outra concretização do rolamento de pista revestido da presente invenção;
[0031] A Figura 7 é vista em corte transversal do mancal de rolamento de pista de acordo com uma concretização da presente invenção;
[0032] A Figura 8 é uma vista em planta da asa de uma aeronave ilustrando uma pluralidade de painéis slats posicionados no bordo de ataque da asa possuindo conjuntos de mancais de rolamento de pista revestidos;
[0033] A Figura 9A é uma vista frontal do corte transversal parcial de uma porção da asa ilustrando mancais de rolamento guia lateral revestido de acordo com uma concretização da presente invenção;
[0034] A Figura 9B é uma vista frontal do corte transversal parcial de uma porção da asa ilustrando mancais de rolamento guia lateral revestido possuindo um condutor elétrico preso ao mesmo, de acordo com uma concretização da presente invenção;
[0035] A Figura 10A é uma vista frontal do corte transversal parcial de uma extremidade do mancal de rolamento de pista revestido do tipo fendido ou não fendido das Figuras 4 e 6A, possuindo um anteparo condutivo no mesmo;
[0036] A Figura 10B é uma vista frontal do corte transversal parcial de uma extremidade do mancal de rolamento de pista revestido do tipo fendido ou não fendido das Figuras 4 e 6A, possuindo outra concretização de anteparo condutivo no mesmo;
[0037] A Figura 11 é uma vista superior do anteparo da Figura 10 feita através da linha 11—11 da Figura 10A;
[0038] A Figura 12A é uma vista frontal do corte transversal parcial de uma extremidade do mancal de rolamento de pista revestido do tipo fendido ou não fendido das Figuras 4 e 6A possuindo outra concretização de um anteparo condutor no mesmo;
[0039] A Figura 12B é uma vista frontal do corte transversal parcial de uma extremidade do mancal de rolamento de pista revestido do tipo fendido ou não fendido das Figuras 4 e 6A possuindo outra concretização de um anteparo condutor no mesmo;
[0040] A Figura 13 é uma vista superior do anteparo da Figura 12 feita através da linha 13-13 da Figura 12A;
[0041] A Figura 14 é uma vista frontal do corte transversal parcial de uma extremidade do mancal de rolamento de pista revestido do tipo fendido ou não fendido das Figuras 4 e 6A possuindo outra concretização de um anteparo condutor no mesmo;
[0042] A Figura 15 é outra concretização de um anteparo para os mancais de rolamento de pista revestido do tipo fendido ou não fendido das Figuras 4 e 6A;
[0043] A Figura 16A é outra concretização de um mancal de rolamento de pista revestido possuindo duas peças de anel externo;
[0044] A Figura 16B é outra concretização de um mancal de rolamento de pista revestido, possuindo uma peça de anel externo e uma peça de anel interno;
[0045] A Figura 16C é outra concretização de um mancal de rolamento de pista revestido, possuindo uma peça de anel externo e uma peça de anel interno;
[0046] A Figura 16D é outra concretização de um mancal de rolamento de pista revestido possuindo uma peça de anel externo;
[0047] A Figura 17A é uma vista frontal de um condutor elétrico para uso no mancal da Figura 16A;
[0048] A Figura 17B é uma vista em corte transversal do condutor elétrico da Figura 17A feita através da linha 17B- 17B;
[0049] A Figura 17C é uma vista em corte transversal do condutor elétrico da Figura 17A feita através da linha 17C17C da Figura 17A;
[0050] A Figura 18 é uma vista em corte transversal de uma porção do mancal de rolamento de pista revestido das Figuras 16A e 16B feita através da linha 18-18;
[0051] A Figura 19 é uma vista ampliada da porção B do detalhe do mancal de rolamento de pista revestido das Figuras 16A e 16B;
[0052] A Figura 20 é uma vista frontal de outra concretização do anel de retenção do mancal de rolamento de pista revestido das figuras 16A e 16B;
[0053] A Figura 21 é uma vista em seção transversal do anel de retenção da Figura 20 feita através da linha 20-20;
[0054] A Figura 22 é uma vista ampliada da porção do anel de retenção da Figura 21;
[0055] A Figura 23 é uma vista frontal de um anel de mola axial;
[0056] A Figura 23B é uma vista lateral do anel de mola lateral da Figura 23A vista da linha 23B-23B; e
[0057] A Figura 23C é uma vista em corte transversal de uma porção de um mancal de rolamento de pista da Figura 19, mostrado com o anel de mola axial das Figuras 23A e 23B disposto no mesmo.
Descrição detalhada da concretização preferida da invenção
[0058] A Figura 1 prove uma vista em planta de um bordo de ataque da seção 12 de uma asa 10 de uma aeronave 8. A asa 10 inclui uma pluralidade de painéis slats 20 estendidos ao longo do borde de ataque 12 de uma asa 10. Como descrito aqui, um sistema de acionamento estende e retrai seletivamente os painéis slats 20, relativos ao bordo de ataque 12, em resposta a sinais de controle de vôo, como é geralmente conhecido no estado da técnica. Figura 2 é uma vista parcial do corte transversal da asa 10 feita ao longo da linha 2-2 da Figura 1 e ilustra um dos slats 20 do bordo de ataque em uma posição retraída 20’ e em uma posição estendida 20”. Como mostrado na Figura 2, na posição retraída (por exemplo, posição de vôo), o slat 20’ é posicionado contra o borda de ataque 12 da asa 10 e na posição estendida (por exemplo, posição de decolagem e aterrissagem), o slat 20” é estendido para baixo e para frente da porção do bordo de ataque 12 e da asa 10, aumentando assim, a área de superfície da asa 10 para variar as características da asa que aumentam a sustentação.
[0059] Um sistema de acionamento 40 de cada slat 20 inclui uma pista 50 estendendo-se ao longo de um eixo arqueado A, de uma porção de extremidade para uma porção frontal 54. Devem ser observado que a pista 50 pode ter múltiplas configurações tais como, por exemplo, uma viga em formato I e uma viga em formato PI. De um modo geral, correias que constituem elementos de suporte da pista não são muito robustas. Tais como, múltiplas condições de carregamento são experimentadas na pista durante operação que pode ser realizada e distribuída por mancais do tipo rolamento, como são descritos aqui, para, por exemplo, a estrutura da asa da aeronave.
[0060] Como mostrado na Figura 2, a posição frontal 54 da pista 50 é articuladamente acoplada à uma superfície interior de um slat 20. Em uma concretização, a pista 50 é acoplada ao slat 20 por meio de, por exemplo, mancais de acoplamento 60. O sistema de acionamento 40 também inclui uma alavanca de atuação 70. A alavanca de atuação 70 é acoplada a pista 50 através de um braço de atuação 80. A alavanca de atuação 70 é também acoplada a um eixo 90. Tal como é geralmente conhecido do estado da arte, o eixo 90 estende-se ao longo da seção do bordo de ataque 12 de uma asa 10 e opera uma pluralidade de alavancas atuastes (similares a alavanca 70), acopladas respectivamente a uma pluralidade de painéis slats 20, em resposta a comandos de controle de vôo, para estender os slats quando rotacionam em uma primeira direção e para retrair os slats 20 quando rotacionam em uma segunda direção.
[0061] Uma pluralidade de rolamentos de pista 100 são dispostos sobre uma primeira superfície externa 56 e uma segunda superfície externa 58 de uma pista 50. os mancais de rolamento de pista 100 estão em contato rotacional com a superfície externa 56 e 58 da pista 50 para guiar a pista 50 em seu curso arqueado ao longo do eixo A, durante a extensão e retração. O curso de deslocamento do slat 20 é ilustrado na Figura 2 pela seta B. Como mostrado na Figura 2, a pluralidade de mancais de rolamento de pista 100 incluem um primeiro par de mancais de rolamento de pista 102 e 104 e um segundo par de mancais de rolamento de pista 106 e 108. Deve ser observado que esta dentro do escopo da presente invenção incluir mais ou menos do que os dois pares de rolamento ilustrado. Por exemplo, três mancais de rolamento podem estar dispostos sobre um ou ambos da primeira superfície externa 56 e/ou segunda superfície externa 58 da pista 50. Como descrito em detalhes abaixo, também esta dentro do escopo da presente invenção, para a pluralidade de mancais de rolamento de pista 100, incluir elementos de rolagem tipo rolamento de agulha pista ou auto lubrificantes de rolamento de pista. Em uma concretização, a rede de montagem 110 inclui pelo menos uma porção de pista 50. Em uma concretização, a rede de montagem 110 estende-se para dentro de um tanque de combustível disposto dentro da asa da aeronave.
[0062] Em uma concretização ilustrada na Figura 3, o sistema de acionamento 40 inclui um pinhão diferencial 120 possuindo dentes 122 que movem a engrenagem pista 130 disposta dentro de uma porção interior 53 da pista 50. Preferencialmente, a engrenagem pista 130 é posicionada em uma linha central vertical 55 da pista 50. O pinhão diferencial 120 é acoplado a um eixo 124 (tal como o eixo 90) que rotaciona em resposta aos comandos de controle de vôo. Conforme o eixo 124 e o pinhão diferencial 120 rotacionam, uma força de tração é provida a engrenagem pista 130 para mover a pista 50 ao longo do eixo A, entre uma posição retraída 20’ e a posição estendida 20” (Figura 2). Como mostrado na Figura 3, o mancal de rolamento de pista 100 é acoplado a rede de montagem 110 sobre a pista 50. Por exemplo, como mostrado na Figura 3, o mancal de rolamento de pista 100 é acoplado a rede de montagem 110 acima da pista 50.
[0063] Como mostrado na Figura 2, a pluralidade de mancais de rolamento de pista 100 são acoplados a rede de montagem 110, sobre a primeira e a segunda superfície externa 56 e 58 da pista 50, para suportar e guiar a pista 50 durante a extensão e retração. Em uma concretização, ilustrada na Figura 3, o rolamento de pista 100 é acoplado a rede de montagem 110 usando buchas opostas 140, um pino de montagem 150 e uma porca 160. Em uma concretização, as buchas opostas 140 são compostas de buchas excêntricas e a porca 160 é composta de uma porca coroa a fim de permitir ajuste a pista 50 a encaixar-se. Como mostrado na figure 3, o mancal de rolamento de pista 100 inclui uma pluralidade de elementos de rolos de agulha (por exemplo, duas fileiras de rolos de agulha em um desenho de duplo canal). Os elementos de rolos de agulhas 103 são lubrificados com graxa tais como, por exemplo, Aeroshell 33, Mobil 28, Aerospec 200 ou Aeroplex 444, como é exigido por procedimentos de manutenção pré-determinados. Em uma concretização, um anel externo 105, um anel interno 107 e rolos de agulha 103 de mancais de rolamento de pista 100 são compostos de aço inoxidável temperado tais como, por exemplo, 440C, 52100, 422 inoxidável com um processo de nitretação (AeroCres®)(AEROCRES é marca registrada de RBC Aircraft products, Inc., Oxford, Connecticut USA), XD-15NW, e Cronidur 30.
[0064] Em outra concretização, ilustrada na Figura 4, o mancal de rolamento de pista 100 é compreendido de um conjunto de rolamento de pista do tipo revestimento fendido 200 incluindo um anel externo 210 e um anel interno. O anel interno 220 é um anel fendido incluindo uma primeira porção 230 e uma segunda porção 240. Em uma concretização, a primeira porção 230 e a segunda porção 240 incluem as respectivas porções de corpo 232 e 242 assim como, porções dos cabeçotes 234 e 244. As porções dos cabeçotes 234 e 244 incluem flanges 236 e 246, respectivamente. De acordo com a presente invenção, a configuração do anel fendido da primeira porção 230 e a segunda porção 240, devido a sua habilidade de desviar relativamente um ao outro, acomodam potenciais de deflexão e/ou flexões do pino de montagem 150, a partir de tensões que podem ser encontradas durante, por exemplo, decolagens e pousos de aeronaves. Como pode ser apreciado, ao menos que considerado por uma dobra do pino de montagem 150 possa resultar em alto atrito ou ligação do rolamento de pista 100 ou 200 e uma falha de estender ou retrair os slats em reposta aos comandos de controle de vôo. Os flanges 236 e 246 controlam o movimento axial do anel externo 210 para substancialmente eliminar o contato do anel externo 210 e as buchas opostas 140 utilizadas para montar o rolamento de pista 100 e 200 no interior da rede de montagem 110.
[0065] Como mostrado na Figura 4, o conjunto de rolamento de pista revestido 200 pode também incluir revestimentos 250 dispostos entre superfícies de mancais 212, 214 do anel externo 210 e superfícies de mancais 222, 224, 226, e 228 do anel interno 220. Em uma concretização, os revestimentos 250 são construídos de politetrafluoroetileno (comercialmente disponíveis sob a designação TEFLON®)(TEFLON é uma marca registrada de E.I. Dupont De Nemours and Company, Wilmington, Delaware USA), poliéster, grafite, tecido impregnado com um polímero, uretano, poliamida, epóxi, fenólica, ou outro tipo de resina. Em uma concretização, os revestimentos 250 são moldados e são compreendidos de politetrafluoroetileno (TEFLON®), poliester, grafite, fibras de uma resina de um composto termoendurecível feito do poliéster, uretano, poliamida, epóxi, fenólica e outros tipos de resina. Em uma concretização, o anel externo, 210 e o anel interno 220 é composto de aço inoxidável temperado tais como, por exemplo, 440C, 52100, Custom 455® (CUSTOM 455 e CUSTOM 465 são marcas registradas de CRS HOLDINGS, Inc., Wilmington, Delaware, USA) e resistência á corrosão de aço tais como 17-4PH, 15-5PH e PH13-8Mo.
[0066] Em uma concretização, o conjunto de rolamento de pista revestido 200 também inclui anteparos 260 e 270 dispostos sobre porções do ressalto 216 e 218 de um diâmetro externo do anel externo 210 e estende-se para um diâmetro externo 223 do anel interno 220. Como mostrado na Figura 4, o anteparo 260 está afastado do flange 236 e o anteparo 270 está afastado do flange 246 por uma pequena distância, a magnitude da qual é adequada para evitar que os detritos entrem entre os mesmos. Os inventores descobriram que os anteparos 260 e 270 reduzem o atrito e combatem poeira e outros contaminantes de entrarem e comprometerem o contato entre as superfícies do mancal 212, 214 e o anel externo 210 e as superfícies do mancal 222, 224, 226 e 228 do anel interno 220.
[0067] Em uma concretização, ilustrada na Figura 5, uma pluralidade de mancais de rolamento de guia lateral 300 estão dispostos sobre laterais opostas da pista 50. Os mancais de rolamento da guia lateral 300 estão em contato rotacional com as superfícies laterais opostas da pista 50 para guiar a pista 50, juntamente com os mancais de rolamento de pista 100 e 200, em seu curso arqueado ao longo do eixo A, durante extensão e retração. Em uma concretização, a pluralidade de mancais de rolamento de guia lateral 300 está em contato rotacional usando coxins afixados a pista 50. Em uma concretização, a pluralidade de mancais de rolamento de guia lateral 300 incluem mancais de rolamento agulha possuindo canais exteriores, canais interiores e rolamento de agulhas construídas de aço inoxidável temperado tais como, por exemplo, 440C, 52100, 422 aço com um processo especial de nitretação (por exemplo, conforme mencionado acima processo AeroCres®), XD-15NW, e Cronidur 30. Ainda em relação a outra concretização, o mancal de rolamento de guia lateral 300 incluem arruelas e vedações. As arruelas de extremidade são construídas de, por exemplo, aço 52100 com placa de cádmio ou aço inoxidável 420. As vedações são feitas de termoplásticos tais como, por exemplo, um copolímero de acetal com enchimentos de lubrificante ou Delrin®/Celcon® (DELRIN é uma marca registrada de E.I. Dupont De Nemours and Company, Wilmington, Delaware USA, e CELRON é uma marca registrada de CNA Holdings, Inc., Summit, New Jersey USA). As vedações retêm graxas e previnem o ingresso de sujeira, poeira e outros contaminantes dentro dos mancais 300. Em uma concretização, elementos de rolamento de agulha de mancais 300 são lubrificados com graxa tais como, por exemplo, Aeroshell 33, Mobil 28, Aeropec 200 ou Aeroplex 444, conforme requerido pelos procedimentos de manutenção prédeterminados.
[0068] Como descrito acima, ambos, os elementos de mancais de rolamento de pista e auto-lubrificantes de mancais de rolamento de pista 200 incluem um anel externo rígido ou canais para trabalharem em harmonia com a contrapista 50 que os mancais rolam contra. Em uma concretização, a pista 50 é compreendida de titânio ou aço. Em uma concretização, a pista 50 pode ser revestida com um material tais como, por exemplo, carboneto de tungstênio embora, um revestimento não é um requisito da presente invenção.
[0069] Além de uma configuração de montagem do rolamento original, outro aspecto da presente invenção está relacionado aos materiais com os quais os mancais são manufaturados. Historicamente, mancais de pista revestidos são manufaturados de materiais relativamente brandos. Por exemplo, anéis internos são tipicamente compreendidos por endurecimento por precipitação martensítica do aço inoxidável tais como, por exemplo, aço 17-4PH, possuindo uma dureza Rockwell na ordem de HRc 30s à HRc 40s, enquanto anéis externos são tipicamente compreendidos de um endurecimento por precipitação martensítica do aço tais como, por exemplo, aço 455, possuindo uma dureza Rockwell na ordem de HRc 40s. Anéis externos também são manufaturados através de aços de alta resistência endurecidos possuindo uma dureza Rockwell na ordem de HRc 50s para evitar aços chatos que podem ocorrer. Aço 440C também tem sido usado para anéis externos. Os inventores descobriram que, em algumas aplicações, é benéfico manter os anéis internos manufaturados a partir do aço 17-4PH, e que é desejável manufaturar anéis externos de aço inoxidável AISI tipo 422. Em uma concretização, cada um dos anéis externos é composto de aço inoxidável AISI tipo 422 com um processo especial de nitretação (por exemplo, conforme mencionado acima processo AeroCres®). Anéis externos compostos de aço inoxidável AISI tipo 422 com endurecimento AeroCres® são preferidos para resistência à corrosão superior e desempenho quando comparado aos anéis externos convencionais manufaturados de aço 44C.
[0070] Em outra concretização, ilustrada na Figura 6A, o mancal de rolamento de pista revestido do tipo não fendido 500 é similar ao mancal de rolamento de pista da Figura 4 assim, como elementos, foram atribuídos números de elementos semelhantes com o primeiro numeral 2 sendo substituído pelo numeral 5. O mancal de rolamento de pista revestido 500 é um conjunto de rolamento de pista revestido do tipo não fendido 500 incluindo um anel externo 510 e um anel interno 520. O anel interno 520 é disposto pelo menos parcialmente no anel externo 510. O anel externo 510 define uma superfície interna do mancal 510A e o anel interno 520 define uma superfície externa do mancal 520A. O anel interno 520 estende-se continuamente da primeira extremidade 531 para a segunda extremidade 541. Assim, o mancal de rolamento de pista revestido 500 não possui fenda e não separa a primeira porção 230 e a segunda porção 240, como mostrado na Figura 4. O anel interno 520 define uma porção contínua do corpo 542 assim como, porções dos cabeçotes 534 e 544 próximas a primeira extremidade 531 e a segunda extremidade 541, respectivamente. As porções dos cabeçotes 534 e 544 incluem flanges 536 e 546, respectivamente. Os flanges 536 e 546 controlam movimentos axiais do anel externo 510 para substancialmente eliminar contatos do anel externo 510 com a bucha oposta 540, utilizada para montar o rolamento de pista 500 no interior da rede de montagem 310, ilustrada na Figura 7. Enquanto os rolamentos de pista revestidos 500 são mostrados e descritos como não possuindo fendas e não separadas da primeira porção 230 e segunda porção 240, a presente invenção não é limitada neste respeito conforme, os rolamentos de pista revestidos 500 possuem uma configuração fenda como mostrado na Figura 4, podendo também serem empregados sem afastar-se dos aspectos mais amplos aqui definidos.
[0071] Como mostrado nas Figuras 6A e 6B, o conjunto de rolamento de pista revestido do tipo não fendido 500 inclui revestimentos 550 dispostos entre o anel externo 510 e o anel interno 520. Como mostrado nas Figuras 6A e 6B, o revestimento 550 é disposto sobre, por exemplo, fixada a (por exemplo, por um adesivo ou por colagem) superfície interna do mancal 510A do anel externo 510 e o revestimento 550 deslizante engata a superfície externa do mancal 520 do anel interno 520. Um revestimento 550 é também disposto entre um lado interno da superfície lateral 528 de cada uma das porções do cabeçote 534 e 544 e o lado externo da superfície lateral 519 do anel externo 510. O conjunto de rolamento de pista revestido 500 também inclui anteparos 560 e 570 dispostos sobre porções de anteparos 516 e 518 de um diâmetro externo de um anel externo 510 e estende-se para um diâmetro externo 523 do anel interno 520. Como mostrado na Figura 6A, o anteparo 560 está afastado do flange 536 e, o anteparo 570 está afastado do flange 546 por uma pequena distância, magnitude na qual é adequada para prevenir que detritos entrem entre os mesmos. Os revestimentos 550 são manufaturados de materiais similares ou idênticos àqueles descritos acima para o revestimento 250. Enquanto o revestimento 550 é mostrado nas Figuras 6A e 6B e descrito como sendo disposto sobre a superfície interna do mancal 510A, a presente invenção não é limitada a este respeito conforme, o revestimento 550 pode ser disposto na superfície externa do mancal 520A do anel interno 520 e o revestimento 550 engata de forma deslizante à superfície interna do mancal 510A do anel externo 510, como mostrado na Figura 6C. Em outra concretização, como mostrado nas Figuras 6D, um revestimento 550A, similar ao revestimento 550 é disposto na superfície interno do mancal 510A do anel externo 510 e um revestimento 550B, similar ao revestimento 550, é disposto na superfície externa do mancal 520A do abe interno 520, conforme mostrado na Figura 6D em que, os revestimentos 550A e 550B engatam de modo deslizante entre si.
[0072] A rede de montagem 510 da Figura 7 é similar a rede de montagem da Figura 3; no entanto, para os elementos dos mancais de rolamento de pista 500 foram atribuídos números de elementos similares com o primeiro numeral 2 sendo substituído com o numeral 5. Como mostrado na Figura 7, o mancal de rolamento de pista 500 é acoplado à rede de montagem 110 acima da pista 50. Com referência a Figura 1, um ou mais mancais de rolamento de pista 102, 104, 106 e 106 são rolamentos de pista revestidos 500 conforme ilustrado na Figura 5. Os rolamentos de pista revestidos do tipo não fendido 500 são acoplados a rede de montagem 110 usando buchas opostas 140, um pino de montagem 150 e uma porca 160.
[0073] Referindo-se a Figura 8, em um concretização, todos os mancais de rolamento de pista 102, 104, 106 e 108 são rolamentos pista revestidos 500, semelhantes aos mostrados em detalhe nas Figuras 6A, 6B 6C e/ou 6D.
[0074] Referindo-se a Figura 9A, a pluralidade de mancais de rolamento guia laterais 500 estão dispostos sobre lados opostos da pista 50 de um modo semelhante ao descrito acima, com referência ao rolamento de pista de guia lateral 300 da Figura 5. Entretanto, um ou mais mancais de rolamento de guia lateral 500 são mancais de rolamento revestidos similares aos mancais de rolamento de pista revestidos 500, mostrados nas Figuras 6A, 6B, 6C, e/ou 6D. Em uma concretização, todos os mancais de rolamento de guia lateral 500 são mancais de rolamento revestidos, similares aos mancais de rolamento de pista revestidos 500.
[0075] Surpreendentemente, o uso de rolamentos de pista revestidos 500 em um sistema de acionamento de flaps de bordo de ataque em uma aeronave possui benefícios em comparação os mancais possuindo rolamentos de agulha. Sistemas de acionamento são limitados a respeito de quanta força eles podem aplicar.
[0076] Uma vez que rolamentos de pista revestidos possuem alto coeficiente de atrito do que rolamentos de pista de rolo agulha, um técnico no assunto de projetos de rolamentos para aplicações em aeronaves seriam desencorajados de usar um sistema que inclui rolamentos de pista revestidos conforme este utilizará mais força para acionar o sistema. Entretanto, uma vantagem surpreendente dos rolamentos de pista revestidos é afastar-se dos rolamentos de pista que requerem graxas. Ao afastar-se dos rolamentos que requerem graxa, pesados sistemas hidráulicos de lubrificação não tem que ser incluídos na aeronave e esta vantagem de redução de peso e complexidade que foi descoberto, supera o determinante de maior fricção em comparação ao baixo atrito dos rolamentos de agulha.
[0077] Referindo-se a Figura 10A, o mancal de rolamento de pista revestido de anel fendido 200 da Figura 4 e o mancal de rolamento de pista revestido do anel não fendido 500 da Figura 6A, cada um possuindo um anteparo 660 posicionado próximo a porção de rebaixo 216, 516 e um anteparo 670 posicionado próximo as porções de rebaixo 218, 518, similares as descritas aqui com referência as Figuras 4 e 6A para os anteparos 260, 270, 560 e 570. Os anteparos 660 e 670 são similares uns aos outros. Entretanto, Figura 10A mostra os anteparos 660 e 670 posicionados nas porções de rebaixo 216, 516 para a simplificação da ilustração, ao invés de mostrar os anteparos posicionados nas porções de rebaixo 218 e 518. O mancal de rolamento de pista revestido de anel fendido 200 da Figura 4 inclui um revestimento 250 posicionado entre o anel externo 210 e o anel interno 220; e o mancal de rolamento de pista revestido de anel não fendido 500 inclui um revestimento 550 posicionado entre o anel externo 510 e o anel interno 520. Os revestimentos 250 e 550 são manufaturados a partir de matérias di-elétricos que é um isolante elétrico (por exemplo, PTFE), impedindo assim uma comunicação elétrica entre o respectivo anel externo 210, 510 e o respectivo anel interno 220, 520, através do respectivo revestimento 250, 550.
[0078] Referindo-se a Figura 10A, os anteparos 660, 670 são condutores elétricos manufaturados a partir de um material eletricamente condutor, tais como um metal. Os anteparos 660, 670 são geralmente anelares e possuem porção de base 693 que se estende radicalmente para fora de uma borda circunferencial interna 696. A borda circunferencial interna 696 define uma abertura geralmente circular 697 em cada um dos anteparos 660, 670. A borda circunferencial interna 696 estende-se uma espessura T6 a uma borda de contato 695 do respectivo anteparo 660, 670. A borda de contato 695 é um conector elétrico que é posicionado próximo a primeira porção693A (por exemplo, próxima a borda circunferencial interna 696) da bade anelar 693. A borda de contato 695 é inclinada axialmente para dentro em direção a flange 236, 536 por uma curvatura 694. A borda de contato 695 engata de forma deslizante numa superfície voltada axialmente para fora do flange 236, 536. Uma porção radialmente externa 691 do respectivo anteparo 660, 670 define outro conector elétrico posicionado próximo a uma segunda porção de base anelar 693. Por exemplo, a porção radicalmente externa 691 é fixada ao e está em comunicação elétrica com a porção de anteparo 216, 516. A porção radicalmente externa 691 é inclinada axialmente para dentro em direção a porção do rebaixo 216, 516, a uma segunda curva 692 de modo que, um borda anelar 690 do respectivo anteparo 660, 670 engata a respectiva porção do rebaixo 216, 516. Em uma concretização, a borda anelar 690, porções de lados inferiores 691A da porção externa radial 691 e/ou porções de lados inferiores 693B de porção de base 693 constitui um conector elétrico para prover uma comunicação elétrica com o anel externo 210, 510.
[0079] Como mostrado na Figura 11, a borda de contato 695 e a curva 694 são continuamente e completamente formada em torno dos 360 graus da circunferência do diâmetro interno D6 do respectivo anteparo 660, 670. Os anteparos 660, 670 providos de comunicação elétrica entre o anel externo 210, 510 e o anel interno 220, 520 por meio do acoplamento entre a borda anelar 690 e a respectiva porção do rebaixo 216, 516; através do anteparo condutor 660, 670; e através do encaixe deslizante entre a borda de contato 695 e a superfície voltada axialmente para fora do flange 236, 536.
[0080] Enquanto a borda anelar 690, porções de um lado inferior 691A da porção radialmente externa 691 e/ou poções de um lado inferior 693B de uma porção de base 693 são mostradas e descritas como proporcionando comunicação elétrica com o anel externo 210, 510; e a borda de contato 695 é mostrada e descrita como sendo o conector elétrico que é posicionado próximo a primeira porção 693A (por exemplo, na proximidade da borda circunferencial interna 696 como mostrado na Figura 10A), a presente invenção não é limitada a este respeito conforme a comunicação elétrica entre porções dos anteparos 660, 670 pode ocorrer em qualquer localização dos anteparos 660A, 670A (ver Figura 10B), incluindo mas não limitando a uma posição em uma curva 694B que cria um contato de bordo protuberante 695A no anteparo a uma diatônica D9 da borda circunferencial interna 696, conforme mostrado na Figura 10B.
[0081] Referindo-se as Figuras 12A e 13, os anteparos 760, 770 são similares aos anteparos 660, 670 das Figuras 10A, 10B e 11, com excessão que a borda de contato 695 e a curva 694 não são continuamente formadas ao redor dos 360 graus da circunferência de diâmetro interno D6 do respectivo anteparo 760, 770. Ao invés disso, os anteparos 760, 770 possuem quatro aletas que são inclinadas axialmente para dentro, em direção a respectiva flange 236, 536 em uma curva 794 de modo que, a borda de contato 795 de cada uma das aletas 799 engata de forma deslizante a face axialmente externa da superfície da flange 236, 536. As aletas 799 são mostradas simetricamente espaçadas em 90 graus em torno de uma circunferência interna definida por um diâmetro interior D7. Cada uma das aletas 799 possui uma base definida em uma curva 794 e laterais que são separadas de (por exemplo, por meio de dois cortes que se estendem radialmente) uma porção periférica do anteparo 760, 770, adjacente ao diâmetro interno D7. Cada uma das aletas 799 estendem-se à uma largura D7, entre faces opostas 798A e 798B da porção periférica do anteparo 760, 770. Os anteparos 760, 770 provêem comunicação elétrica entre o anel externo 210, 510 e o anel interno 220, 520, por meio do acoplamento entre a borda anelar 790 e a respectiva porção do anteparo 216, 516; através de anteparos condutores 760, 770 e por meio do acoplamento deslizante entre a borda de contato 795 e a superfície voltada axialmente para fora do flange 236, 536.
[0082] Enquanto os anteparos 760, 770 são mostrados e descritos como possuindo quatro aletas 799 simetricamente espaçadas entre as mesmas, a presente invenção não é limitada a este respeito conforme, qualquer o número de aletas posicionadas em qualquer configuração pode ser empregada. Enquanto as aletas 799 são mostradas e descritas como tendo inclinada axialmente para dentro, na direção das respectivas flanges 236, 536 em uma curva 794 de tal modo que a borda de contato 795 de cada uma das aletas 799 engata de forma deslizante a superfície voltada axialmente para fora do flange 236, 536 em incremento de 90 graus em torno de uma circunferência interna definida por um diâmetro interno D7, a presente invenção não é limitada a este respeito conforme, outras configurações de borda de contato podem ser empregadas, incluindo mas não limitando, pinos ou buchas que se estendem a partir dos anteparos sobre o anel interno 220, 520 ou, a aleta 799A pode ser perfurada através do anteparo, em qualquer posição de modo que, uma borda de contato 795A é posicionada em qualquer localização tais como, mas não se limitando, a uma distância D10 da borda circunferencial inferior 796, conforme mostrado na Figura 12B.
[0083] Conforme mostrado na Figura 14, os anteparos 860, 870 são similares aos anteparos 660, 670 das Figuras 10A, 10B e 11 ou os anteparos 760, 770 das Figuras 12A, 12B e 13, com exceção que os anteparos 860, 870 incluem uma vedação anelar flexível 801 (por exemplo, material de polímero a base PTFE (politetrafluoroetileno), material a base de resina acrílica, nylon, borracha, Teflon ou similar) posicionado sobre (por exemplo, aderido ou fixado mecanicamente a) uma superfície voltada axialmente para fora do anteparo 860, 870. A vedação 801 define uma superfície interna radial 802 que engata de forma deslizante o diâmetro externo 223, 523 do anel interno 220, 520 para proporcionar uma maior barreira que impede que detritos atinjam o revestimento 250, 550.
[0084] Enquanto os anteparos 660, 670, 760, 770, 860, e 870 são mostrados e descritos como possuindo uma borda anelar 690 dos respectivos anteparos 660, 670, 760, 770, 860 e 870 acoplados e fixados a respectiva porção do rebaixo 216, 516 do anel externo 210, 510 e a borda de contato 695, 795, 895 estando em contato elétrico deslizante com o anel interno 220, 520, a presente invenção não é limitada neste respeito conforme uma porção 990 dos anteparos 960, 970 podem ser fixadas a uma porção do anel interno 220, 520 e outra porção dos anteparos 660, 670, 760, 770, 860 e 870, podendo ter um borda de contato 995 que está em contato elétrico deslizante com uma porção do anel externo 210, 510 conforme mostrado, por exemplo, na Figura 15 para o anteparo 960, 970.
[0085] Referindo-se a Figura 9B, os rolamentos laterais 500 são conjuntos de mancais de rolamento revestido possuindo um revestimento 550 disposto entre o anel interno 520 e o anel externo 510. Um dos anteparos 660, 670, 760, 770, 860, 870, 960 ou 970 é posicionado em um ou mais ou todos os rolamentos laterais 500, de uma forma e configuração similar a descrita aqui, com referência as Figuras 10A, 10B, 11, 12A, 12B, 13, 14 e 15.
[0086] Referindo-se a Figura 16, o mancal de rolamento de pista para um sistema de acionamento, para estender e retrair o dispositivo de assistência de elevação de uma asa de uma aeronave (ver Figura 1) e geralmente designado pelo numeral 800. O sistema de acionamento é similar ao sistema de acionamento 40 mostrado e descrito aqui, com referências as Figuras 2-3, 5, 7, 8, 9A e 9B. O mancal de rolamento de pista 800 é empregado em um ou mais mancais de rolamento de pista 102, 104, 106 e/ou 108 das Figuras 2 e 8 e/ou um ou mais mancais de rolamento lateral 300 mostrado e descrito aqui, com referência a Figura 5 e mancal de rolamento lateral 500 mostrado e descrito com referência as Figuras 9A e 9B. Por exemplo, a pista 50 é articuladamente acoplada ao dispositivo de assistência de elevação, a pista possuindo uma primeira e segunda superfície 56 e 58, respectivamente. Os mancais de rolamento de pista 800 estão em contato rotacional com a superfície externa 56 e 58 da pista 50 para guiar a pista 50 em seu curso arqueado ao longo do eixo A, durante extensão e retração, similar ao mostrado na Figura 2 para mancais de rolamento de pista 102, 104, 106 e 108.
[0087] O mancal de rolamento de pista 800 inclui um anel interno 820 possuindo uma primeira porção de anel interno do mancal 820A e uma segunda porção de anel interno do mancal 820B. O mancal de rolamento de pista inclui um primeiro anel externo 810A posicionado em volta da primeira porção do anel interno do mancal 820A e um segundo anel externo 810B posicionado em volta da segunda porção de anel interno do mancal 820B. Cada um do primeiro anel externo 810A e segundo anel externo 810B possui uma seção transversal em formato T, definindo um primeiro rebaixo axial 822 e um segundo anteparo axial 828. O primeiro anteparo axial 822 define uma superfície de contato voltada radialmente para dentro (por exemplo, um rebordo) 822R estendendo-se axialmente para fora daí. O primeiro anel externo 810A possui uma superfície voltada radialmente para dentro 812 e o anel externo 810B possui uma superfície voltada radialmente para dentro 814. O anel interno 820 inclui dois flanges 836 e 846 estendendo-se radialmente para fora de uma porção central do anel interno 820. A primeira porção do anel interno do mancal 820A possui uma primeira superfície voltada radialmente para fora 824 e a segunda porção do anel interno do mancal 820B possui uma segunda superfície voltada radialmente para fora 826. A primeira porção do anel interno do mancal 820A define uma cavidade 832 próximo de uma extremidade axial do anel interno 820. A segunda porção do anel interno do mancal 820B define uma cavidade 842 próxima de uma extremidade oposta do anel interno 820. A cavidade 832 define um rebaixo voltado para fora axialmente 832A e uma superfície de vedação radialmente voltada para fora 842B. Em uma concretização, uma vedação é disposta entre o flange 836 e o anel externo 842B. Em uma concretização, uma vedação 860 é disposta entre o flange 836 e o anel externo 810A e uma vedação 870 é disposta entre a flange 846 e o anel externo 810B.
[0088] Um anel de retenção 851 é disposto, por exemplo, ajustado em cada uma das cavidades 832 e 842 no anel interno 820, para criar um curso condutor elétrico entre o anel interno 820 e o anel de retenção 851. Cada anel de retenção 851 define uma voltada axialmente para dentro da superfície de encosto 851A e uma superfície de vedação 851B voltada radialmente para dentro. A porção radialmente para dentro da superfície de encosto voltada axialmente para dentro 851A de um dos anéis de retenção 851 se encosta ao rebaixo 832A voltado axialmente para fora e a superfície de encosto 851B voltada radialmente para dentro é pressionado para a superfície de assentamento 832B voltada para fora do receptáculo 432. A porção radialmente para dentro da superfície de encosto 851A voltada axialmente para dentro de outro anel de retenção 851 encosta com o rebaixo voltado axialmente para fora 842A e a superfície de assento voltada radialmente para dentro 851B é pressionada para a superfície de assento 842B radialmente voltada para fora do receptáculo. Na concretização mostrada na Figura 16A, o anel de retenção 851 possui um formato L no corte transversal. Entretanto, a presente invenção não é limitada a este respeito conforme, o anel de retenção pode empregar qualquer corte transversal incluindo, mas não limitada à arruela retangular conforme mostrado no corte transversal e descrito aqui com referencia as Figuras 21-22, um corte transversal com um rebaixo que se projeta radialmente para fora, conforme mostrado nas Figuras 16C e 16D, um condutor elétrico inserindo, criando uma ligação mecânica entre o anel de retenção e o anel interno e qualquer outra configuração que cria comunicação elétrica entre o anel de retenção 851 e o anel interno 820.
[0089] O anel de retenção 851 possui uma ranhura radial voltado para fora 851G, estendendo-se para dentro e circunferencialmente ao redor do anel de retenção 851, para receber um condutor elétrico 859 conforme descrito adiante.
[0090] Em uma concretização, o mancal de rolamento de pista 800 é um conjunto de rolamento de pista possuindo: 1) um revestimento 850A disposto entre a superfície voltada radialmente para dentro 812 do anel externo 810A e a primeira superfície voltada radialmente para fora 824 da primeira porção do anel interno do mancal 820A; 2) um revestimento 850B disposto entre a superfície voltada radialmente para dentro 814 e o anel externo 810B e a primeira superfície voltada radialmente para fora 826 da primeira porção do anel interno do mancal 820B; e/ou 3) um revestimento 850C disposto entre o primeiro rebaixo axial 822 e a porção radialmente para fora da superfície de encosto voltada axialmente para dentro 851A. O revestimento 850C é fixado a (por exemplo, aderido a) porção radialmente para fora da superfície de encosto voltada axialmente para dentro 851A e o revestimento 850C engata de forma deslizante no primeiro rebaixo axial 822. O revestimento 850A é fixado a superfície radialmente voltada para dentro 812 do anel externo 810A e engata de forma deslizante a primeira superfície radialmente voltada para fora 824 da primeira porção do anel interno do mancal 820A. O revestimento 850B é fixado a superfície radialmente voltada para dentro 814 do anel externo 810B e engata de forma deslizante a primeira superfície radialmente voltada para fora 826 da primeira porção do anel interno do mancal 820B. Entretanto, a presente invenção não é limitada a este respeito conforme, os revestimentos 850A e 850B podem ser arranjados como mostrado para os mancais de rolamento de pista revestido 500 das Figuras 6C e 6D. Em uma concretização, o revestimento 850C pode ser fixado ao primeiro rebaixo axial 822 e engatar de forma deslizante a porção radialmente para fora da superfície de encosto voltada axialmente para dentro 851A. Os revestimentos 850A, 850B e 850C são configurados de forma similar aos revestimentos 250 e 550 descrito aqui.
[0091] Fazendo referência a Figura 17A, o condutor elétrico 859 é um anel de mola eletricamente condutível possuindo uma fenda 859X no mesmo. A fenda 851X define uma lacuna entre a extremidade axial 859Y e 859Z do condutor elétrico 859. O condutor elétrico 859 é desenhado em linhas sólidas para representar um estado comprimido do condutor elétrico disposto em um anel de um alojamento definido por uma parede circunferencial interna C1 possuindo um diâmetro D1 e uma parede circunferencial externa C2 possuindo um diâmetro D2. O diâmetro D2 é maior do que o diâmetro D1. O diâmetro D1 é substancialmente igual a um diâmetro D3 (ver Figura 16) medido entre as partes inferiores da ranhura 851G. O diâmetro D2 é substancialmente igual a um diâmetro interno D4 (ver Figura 16) medido entre faces opostas diametralmente da superfície de contato elétrico voltada radialmente para dentro 822R (isto é, rebordo). O condutor elétrico 859’ é desenhado em linhas tracejadas para representar o estado livre do condutor elétrico.
[0092] O condutor elétrico 859 (isto é, o anel mola) possui uma pluralidade de superfícies de contato elétrico ao redor de um eixo central A8 deste. Por exemplo, sete primeiras superfícies de contato elétrico 861A, 861B, 861C, 861D, 861E, 861F e 861F’ são mostradas na Figura 17A. O condutor elétrico 859 (isto é, o anel mola) possui uma pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico posicionados ao redor do eixo central A8 deste. Por exemplo, seis segundas superfícies de contato elétrico 863A, 863B, 863C, 863D, 863E e 863F são mostradas na Figura 17A. A primeira superfície de contato elétrico 861A, 861B, 861C, 861D, 861E, 861F e 861F’ estão em comunicação elétrica com a pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico 863A, 863B, 863C, 863D, 863E e 863F. Cada uma da pluralidade de segundas superfícies de contato 863A, 863B, 863C, 863D, 863E e 863F são posicionadas radialmente para fora de cada uma da pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico 861A, 861B, 861C, 861D, 861E, 861F e 861F’.
[0093] Provendo comunicação elétrica através do conjunto de rolamento de pista revestido 800 e entre o anel interno 820 e os anéis externos 810A e 810B, provêem um meio para o fluxo de impulso relâmpago através das ferragens da asa do avisão que emprega tais mancais revestidos, protegendo assim as ferragens. Isso também permite para um meio de eletricidade estática dissipar através do conjunto de rolamento de pista revestido 800 a necessidade de faixa de tomada de terra. Uma aplicação particularmente bem adequada para este conceito é conduzir e rastrear bordas do sistema de flap para aeronaves de asa fixa. A direção radial é escolhida para o contato elétrico sobre a direção axial porque a folga radial do mancal é muito menor do que a folga axial. Entretanto, um deslocamento axial do anel da mola, como mostrado nas Figuras 23A, 23B e 23C também podem ser empregues usando conceitos similares discutidos aqui para o anel de mola radial 859.
[0094] Cada uma da pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico 861A, 861B, 861C, 861D, 861E, 861F e 861F’ e cada uma da pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico 863A, 863B, 863C, 863D, 863E e 863F são móveis em relação à outra. Por exemplo, cada uma da pluralidade de segundas superfícies de constato elétrico 863A, 863B, 863C, 863D, 863E e 863F são móveis em uma direção radial em relação à pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico 861A, 861B, 861C, 861D, 861E, 861F e 861F’, em resposta ao carregamento do anel externo 810A ou 810B com uma força aplicada radialmente.
[0095] Como mostrado na Figura 17A, cada uma da pluralidade de primeiras superfícies de contato 861A, 861B, 861C, 861D, 861E, 861F e 861F’ possui um comprimento linear (ou seja, perfil), e cada uma da pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico 863A, 863B, 863C, 863D, 863E e 863F é um comprimento arqueado (ou seja, perfil). Uma das pluralidades das segundas superfícies de contato elétrico 863A, 863B, 863C, 863D, 863E e 863F está posicionada entre os respectivos pares da pluralidade das primeiras superfícies de contato elétrico 861A, 861B, 861C, 861D, 861E, 861F e 861F’. Enquanto seis das arqueadas segundas superfícies de contato elétrico 863A, 863B, 863C, 863D, 863E e 863F são mostradas e descritas, a presente invenção não é limitada a este respeito conforme qualquer número de arqueadas superfícies de contato elétrico podem ser empregadas, incluindo mas não limitando, de 3 - 8.
[0096] Em uma concretização, as primeiras superfícies de contato elétrico 861A, 861B, 861C, 861D, 861E, 861F e 861F’ possuem um comprimento linear de cerca de 0,5 cm (0,2 polegadas) a 1,0 cm (0,4 polegadas). Enquanto a primeira superfície de contato elétrico 861A, 861B, 861C, 861D, 861E, 861F e 861F’ são descritas como possuindo um comprimento linear de cerca de 0,5 cm (0,2 polegadas) a 1,0 cm (0,4 polegadas), a presente invenção não é limitada a este respeito conforme comprimentos retos de qualquer magnitude podem ser empregados, incluindo, mas não limitando, a menos de 0,5 cm (0,2 polegadas) e maior do que 1,0cm (0,4 polegadas).
[0097] Em uma concretização, as segundas superfícies de contato elétrico arqueadas 863A, 863B, 863C, 863D, 863E e 863F um raio de curvatura de 0,13 cm (0,05 polegadas) a 1,1 cm (0,45 polegadas) e um comprimento de arco de 0,13 cm (0,05 polegadas) a 1,3 cm (0,50 polegadas). Enquanto as segundas superfícies de contato elétrico arqueada 863A, 863B, 863C, 863D, 863E e 863F são descritas como possuindo um raio de curvatura de 0,13 cm (0,05 polegadas) a 1,1 cm (0,45 polegadas) e um comprimento de arco de 0,13 cm (0,05 polegadas) a 1,3 cm (0,50 polegadas), a presente invenção não esta limitada a este respeito conforme, qualquer raio de curvatura e comprimento de arco podem ser empregados sem que se afaste dos amplos aspectos divulgados aqui.
[0098] Em um concretização, o condutor elétrico 859 é manufaturado de a partir de um condutor elétrico adequado possuindo uma taxa elástica suficiente para manter o contato elétrico do condutor elétrico com a ranhura 851G e a superfície radial de contato elétrico voltada para dentro 822R (ou seja, rebordo). Materiais adequados para o condutor elétrico 859 incluem, mas não estão limitados a bronze fosforoso, aço inoxidável, aço, polímero condutor e latão.
[0099] Como mostrado na Figura 17B, cada uma da pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico 861A, 861B, 861C, 861D, 861E, 861F e 861F’ possui uma seção transversal arqueada, por exemplo, uma seção transversal circular. Como mostrado na Figura 17C, cada uma da pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico 863A, 863B, 863C, 863D, 863E e 863F possui uma seção transversal arqueada, por exemplo, uma seção transversal circular. Entretanto, é contemplado que qualquer seção transversal adequada pode ser empregada, incluindo, mas não se limitando a quadrada, retangular ou retangular.
[0100] Como mostrado nas Figuras 17A, 18 e 19, o condutor elétrico 859 é posicionado na ranhura 851G do anel de retenção 851 de modo que, a pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico 861A, 861B, 861C, 861D, 861E, 861F e 861F’ engatam a superfície arqueada da ranhura 851G. Em um concretização, a ranhura 851G possui um fundo plano e a pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico 861A, 861B, 861C, 861D, 861E, 861F e 861F’ engatam o fundo plano da ranhura 851G. Em um concretização, a pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico 861A, 861B, 861C, 861D, 861E, 861F e 861F’ engata de forma deslizante a ranhura. A pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico 863A, 863B, 863C, 863D, 863E e 863F do anel externo 810A engata de forma deslizante a superfície radial de contato elétrico voltada para dentro 822R (ou seja, rebordo) do anel externo 810A. A pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico 863A, 863B, 863C, 863D, 863E e 863F do anel externo 810B engata de forma deslizante a superfície de contato elétrico voltada radialmente para dentro (ou seja, rebordo) 822R do anel externo 810B.
[0101] O condutor elétrico 859 do anel externo 810A estende-se entre o anel externo 810A e o anel interno 820. O condutor elétrico 859 do anel externo 810B estende-se entre o anel externo 810B e o anel interno 820. O condutor elétrico 859 é comprimido elasticamente entre a superfície de contato elétrico voltada radialmente para dentro (ou seja, rebordo) 822R e a ranhura 851 de modo que, a pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico 863A, 863B, 863C, 863D, 863E e 863F são direcionadas radialmente para fora (na direção da seta R2) para manter contato elétrico com a superfície de contato elétrico voltada radialmente para dentro (ou seja, rebordo) 822R enquanto, a pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico 861A, 861B, 861C, 861D, 861E, 861F e 861F’ mantêm o contato elétrico com a ranhura 851G através do direcionamento da pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico de para a ranhura 851G, na direção da seta R1, Em um concretização, o condutor elétrico 859 possui um intervalo de compressão elástico de 0,00254 cm (0,001 polegadas) a 0,0635 cm (0,025 polegadas) em uma direção radial. Enquanto o condutor elétrico 859 é descrito como possuindo um intervalo de compressão elástica de 0,00254 cm (0,001 polegadas) a 0,0635 cm (0,025 polegadas) em uma direção radial, a presente invenção não é limitada a este respeito conforme, qualquer intervalo pode ser empregado, incluindo, mas não limitado, intervalos menores que 0,00254 cm (0,001 polegadas) e maiores que 0,0635 cm (0,025 polegadas).
[0102] Referindo-se as Figuras 16B e 16C, o mancal de rolamento de pista 800’ é similar ao mancal de rolamento de pista 800 ilustrado na Figura 16A, exceto pelo fato de que o mancal de rolamento de pista 800’ possui uma parte do anel externo 810’ e nenhum anteparo posicionado comparativamente aos anteparos 860 e 870 mostrados nas Figuras 16A. Portanto, assim como os elementos são dados pela notação de destaque (’) aqui. Figura 16B um revestimento de duas partes 850A’ e 850B’ enquanto, Figura 16C ilustra um revestimento de uma parte 850’. Em uma concretização ilustrada na Figura 16C, o anel de retenção 851’ inclui um estendendo-se radialmente para fora 851K’, estendendo-se deste.
[0103] Referindo-se a Figura 16D, o mancal de rolamento de pista 800’’ é similar ao mancal de rolamento de pista 800’ da Figura 16C, exceto pelo fato de que o anel interno é um anel interno fendido 820A’ e 820B” e o revestimento é um revestimento de duas partes 850A” e 850B”. Portanto, assim como os elementos são dados com número de referência com uma dupla notação de destaque (”) aqui. O mancal de rolamento de pista 800” é similar ao mancal de rolamento de pista 200 da Figura 4 mas não incluindo o anel de retenção 851” e o condutor elétrico 859”.
[0104] Referindo-se as Figuras 20-22, o anel de retenção 951 é similar ao anel de retenção 851 das Figuras 16 e 19 então, a elementos semelhantes são dados números de referência semelhantes com o primeiro numeral 8 substituído pelo numeral 9. O anel de retenção 951 é geralmente em formato plano e de arruela, em vem da seção transversal do anel de retenção 851 em formato L. O anel de retenção 951 é configurado para ser pressionado para dentro de cada cavidade 832 e 842 similar ao ilustrado nas Figuras 16 e 19. O anel de retenção 951 é configurado para receber o condutor elétrico 859 no sulco 951G, similar ao descrito aqui para o anel de retenção 851 e sulco 851G. Referindo-se a Figura 23C do mancal de rolamento de pista 1000, é similar ao mancal de rolamento de pista 800, 800’, e 800” das Figuras 16A, 16B e 16D, respectivamente. Então, a elementos similares são atribuídos números de referência similares com o número principal 8 substituído com o número 10. O mancal de rolamento de pista 1000 inclui um anel interno 1020 disposto em um anel externo 1010. O anel interno 1020 define faces axiais de extremidade 1020A a qual, é uma superfície de contato eletricamente condutora. O anel externo 1010 define um invólucro 1032 possuindo uma superfície voltada axialmente para fora 1032A e uma superfície voltada radialmente para dentro 1032R. Um anel de retenção 1051 é pressionado para dentro do invólucro 1032 a fim de criar comunicação elétrica entre o anel de retenção 1032 e o anel externo 1010. O anel de retenção 1051 possui uma seção transversal em formato de L o qual, define uma superfície de contato eletricamente condutora voltada para dentro 1051A. Um condutor elétrico 1059 (por exemplo, um anel mola compreensível axialmente) está comprimido entre a face de extremidade axial 1020A e a superfície de contato eletricamente condutora voltada axialmente para dentro, criando assim, comunicação elétrica entre o anel de retenção 1051 e o anel interno 1020. O condutor elétrico 1059 é manufaturado a partir de condutores elétricos 859 descritos aqui com referência as Figuras 16A e 17A.
[0105] Como ilustrado nas Figuras 23A e 23B, o condutor elétrico é um anel substancialmente anelar possuindo um perfil de onda em um estado relaxado e possui uma fenda 1059X estendendo-se através da mesma. O condutor elétrico 1059 é axialmente compressível. Como mostrado nas Figuras 23C, o condutor elétrico 1059 possui duas primeiras superfícies de contato elétrico 1059Q as quais estão em comunicação elétrica com a superfície de contato eletricamente condutora voltada axialmente para dentro 1051A do anel de retenção 1059. O condutor elétrico 1059 possui duas segundas superfícies de contato eletricamente condutoras 1059R que estão em comunicação elétrica com a face de extremidade axial 1020A do anel interno 1020. O condutor elétrico 1059 é comprimido entre a superfície de contato eletricamente condutora voltada axialmente para dentro 1051A e a face de extremidade axial 1020A para manter a comunicação elétrica entre o anel de retenção 1051 e o anel interno 1020. Enquanto o condutor elétrico 1059 é mostrado e descrito como tendo duas primeiras superfícies de contato elétrico 1059Q e duas segundas superfícies de contato eletricamente condutoras 1059R, a presente invenção não é limitada a este respeito conforme, qualquer número de primeiras e segundas superfícies de contato elétrico pode ser empregado, incluindo, mas não se limitando de 3 a 8.
[0106] Embora a invenção tenha sido descrita com referência a uma particular concretização da mesma, esta será entendida por um técnico no assunto após uma leitura e compreensão doa divulgação supracitada que, várias variações e alterações das concretizações divulgadas estará dentro do espírito e escopo desta invenção e das reivindicações anexas.

Claims (6)

1. Sistema de acionamento, para estender e retrair um dispositivo de assistência de elevação de uma asa de uma aeronave, o sistema de acionamento (40), caracterizado pelo fato de compreender: - uma pista (50) articuladamente acoplada ao dispositivo de assistência de elevação (800), a pista (50) possuindo primeiras e segundas superfícies (56, 58); - uma pluralidade de mancais de rolamento de pista (102, 104, 106, 108) contatando rotativamente a primeira e a segunda superfícies (56, 58) da pista (50) para guiar a pista (50) ao longo do curso arqueado (A), cada um dos mancais de rolamento de pista (102, 104, 106, 108) possuindo pelo menos um anel externo (810A, 810B) e um anel interno (820) posicionado pelo menos parcialmente em pelo menos um anel externo (810A, 810B); - a pluralidade de mancais de rolamento de pista (102, 104, 106, 108) incluindo pelo menos um conjunto de rolamento de pista revestido (800), cada um dos conjuntos de rolamento de pista revestido (800) tendo um revestimento (850Az, 850B’) disposto entre o anel externo (810A, 810B) e o anel interno (820); e - um condutor elétrico (859) estendendo-se entre o anel externo (810A, 810B) e o anel interno (820); - o condutor elétrico (859) compreendendo um anel de mola eletricamente condutivo possuindo uma fenda no mesmo, o anel de mola possuindo uma pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico (1059Q) em comunicação elétrica com uma pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico (1059R); - a pluralidade de superfícies de primeiro contato elétrico (1059Q) engatando a porção do anel interno (820) e a pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico (1059R) engatando uma porção do anel externo (810A, 810B); e - a pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico (1059Q) e a pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico (1059R) sendo móveis em relação umas as outras; - o anel interno (820) define pelo menos um invólucro (832) definindo um rebordo voltado radialmente para fora e um rebaixo voltado axialmente para fora (832A); - um anel de retenção (851) encostado no invólucro (832), o anel de retenção (851) definindo um sulco voltado radialmente para fora (851G); - pelo menos uma porção de cada uma da pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico (1059Q) engata o sulco (851G); - o anel externo (810A, 810B) define um rebordo voltado radialmente para dentro; - pelo menos uma porção de cada uma da pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico (1059R) engatando o rebordo voltado para dentro.
2. Sistema de acionamento, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o anel de mola eletricamente condutivo ser comprimido entre o canal (851G) e o rebordo voltado para dentro.
3. Sistema de acionamento, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de pelo menos uma porção de cada uma da pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico (1059Q) engatar de forma deslizante o canal (851G).
4. Sistema de acionamento, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de pelo menos uma porção de cada pluralidade de segundas superfícies de contato elétrico (1059R) engatar de forma deslizante o rebordo voltado para dentro.
5. Sistema de acionamento, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de o anel de mola eletricamente condutivo estar em comunicação elétrica com o anel externo (810A, 810B) e o anel interno (820).
6. Sistema de acionamento, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de a pluralidade de segundas superfícies de contato (1059R) ser posicionadas axialmente para fora, a partir da pluralidade de primeiras superfícies de contato elétrico (1059Q).
BR102015012168-7A 2014-05-27 2015-05-26 Sistema de acionamento BR102015012168B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US14/287,572 US20140339358A1 (en) 2007-12-06 2014-05-27 Electrical conductor for lined track rollers used on actuation system for aircraft lift assisting devices
US14/287,572 2014-05-27

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102015012168A2 BR102015012168A2 (pt) 2015-12-01
BR102015012168B1 true BR102015012168B1 (pt) 2022-07-19

Family

ID=54837681

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102015012168-7A BR102015012168B1 (pt) 2014-05-27 2015-05-26 Sistema de acionamento

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102015012168B1 (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
BR102015012168A2 (pt) 2015-12-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20140339358A1 (en) Electrical conductor for lined track rollers used on actuation system for aircraft lift assisting devices
ES2436116T3 (es) Sistema de accionamiento para un dispositivo de asistencia a la sustentación y rodamientos de rodillos utilizados en el mismo
US20140131512A1 (en) Seal and electrical conductor for lined track rollers used on actuation system for aircraft lift assisting devices
US20180290732A1 (en) Actuation system for a lift assisting device and lined track rollers used therein
US2295139A (en) Flexible bearing
EP3527488B1 (en) Single piece inner and outer race roller bearing with rolling elements
WO2011093922A1 (en) Bearing assembly with extended maintenance interval
EP2840272A2 (en) Electrical conductor for bearing used on actuation system for aircraft lift assisting devices
GB1391977A (en) Shaft and resilient thrust bearing arrangement
US10697546B2 (en) Dynamic seal
US20160304287A1 (en) Support and coupling assembly for a screw auger having multiple coupled screws
US20120161500A1 (en) Press-fit face seal for use with wheel assembly
BR102015012168B1 (pt) Sistema de acionamento
ES2686247T3 (es) Sistema y método para lubricar cojinetes planos
US2358830A (en) Track roller seal
DE19611677A1 (de) Berührungsfreie Dichtung mit einem schwimmenden Ring
JP2016191410A (ja) トラックローラベアリング
US2908521A (en) Fluid seal for relatively rotating members
EP2934999B1 (en) Actuation system for a lift assisting device and lined track rollers used therein
RU2651961C1 (ru) Радиальный подшипник скольжения
BR102018073508B1 (pt) Conjuntos de atuador
US9897209B2 (en) Seal assembly and/or component thereof and method of manufacturing and/or using same
JPS61144428A (ja) 軸受装置

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 26/05/2015, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 9A ANUIDADE.