BR102018073508B1 - Conjuntos de atuador - Google Patents

Conjuntos de atuador Download PDF

Info

Publication number
BR102018073508B1
BR102018073508B1 BR102018073508-0A BR102018073508A BR102018073508B1 BR 102018073508 B1 BR102018073508 B1 BR 102018073508B1 BR 102018073508 A BR102018073508 A BR 102018073508A BR 102018073508 B1 BR102018073508 B1 BR 102018073508B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
packing
pad
housing
piston
self
Prior art date
Application number
BR102018073508-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102018073508A2 (pt
Inventor
Rajasekaran Janakiraman
Hari Charan R B N Rayadurgam
Original Assignee
Hamilton Sundstrand Corporation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hamilton Sundstrand Corporation filed Critical Hamilton Sundstrand Corporation
Publication of BR102018073508A2 publication Critical patent/BR102018073508A2/pt
Publication of BR102018073508B1 publication Critical patent/BR102018073508B1/pt

Links

Images

Abstract

Trata-se de um conjunto de atuador que inclui um alojamento, uma haste de pistão e um empanque de extremidade. O alojamento define um furo de alojamento que se estende ao longo de um primeiro eixo geométrico entre uma primeira extremidade de alojamento e uma segunda extremidade de alojamento. A haste de pistão está pelo menos parcialmente disposta dentro do furo de alojamento. A haste de pistão define um furo de pistão que se estende de uma primeira extremidade de pistão para uma segunda extremidade de pistão ao longo do primeiro eixo geométrico. O empanque de extremidade tem uma primeira superfície de empanque de extremidade que engata a haste de pistão e uma segunda superfície de empanque de extremidade que engata o furo de alojamento. O empanque de extremidade define um primeiro sulco de empanque que se estende da primeira superfície de empanque de extremidade para a segunda superfície de empanque de extremidade. O primeiro sulco de empanque está situado para receber uma carga autolubrificante que engata a haste de pistão. Um coxim autolubrificante pode também ser fornecido para depositar um lubrificante no furo de pistão.

Description

REFERÊNCIAS CRUZADAS A PEDIDOS RELACIONADOS
[001] Este pedido de patente reivindica a prioridade do Pedido de Patente Provisório no de série IN 201711041189, depositado em 17 de novembro de 2017, que é incorporado ao presente documento em sua totalidade a título de referência.
DECLARAÇÃO RELACIONADA À PESQUISA OU DESENVOLVIMENTO COM PATROCÍNIO DO GOVERNOFEDERAL
[002] Nenhuma.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
[003] As modalidades exemplificativas se referem à técnica de atuadores para abrir uma nacela de motor de turbina a gás.
[004] Um motor de turbina a gás pode ser dotado de um capô ou porta que é móvel para permitir acesso para realização de tarefas de manutenção. Um técnico de serviço em terra pode operar um atuador para mover o capô ou porta entre uma posição aberta e uma posição fechada. O movimento relativo entre a nacela e o atuador pode conferir uma carga ao atuador que pode afetar o desempenho de vedação das vedações associadas ao atuador.
BREVE DESCRIÇÃO
[005] É divulgado um conjunto de atuador que inclui um alojamento, uma haste de pistão e um empanque de extremidade. O alojamento define um furo de alojamento que se estende ao longo de um primeiro eixo geométrico entre uma primeira extremidade de alojamento e uma segunda extremidade de alojamento. A haste de pistão está pelo menos parcialmente disposta dentro do furo de alojamento. A haste de pistão define um furo de pistão que se estende de uma primeira extremidade de pistão para uma segunda extremidade de pistão ao longo do primeiro eixo geométrico. O empanque de extremidade tem uma primeira superfície de empanque de extremidade que engata a haste de pistão e uma segunda superfície de empanque de extremidade que engata o furo de alojamento. O empanque de extremidade define um primeiro sulco de empanque que se estende da primeira superfície de empanque de extremidade para a segunda superfície de empanque de extremidade. O primeiro sulco de empanque está situado para receber uma carga autolubrificante que engata a haste de pistão.
[006] Adicionalmente a um ou mais dos recursos descritos no presente documento, a primeira superfície de empanque de extremidade e a segunda superfície de empanque de extremidade se estendem, cada uma, entre uma primeira extremidade de empanque de extremidade e uma segunda extremidade de empanque de extremidade ao longo do primeiro eixo geométrico.
[007] Adicionalmente a um ou mais dos recursos descritos no presente documento, o empanque de extremidade inclui um flange que se estende radialmente a partir da primeira extremidade de empanque de extremidade e está disposto adjacente a uma superfície de extremidade do alojamento.
[008] Adicionalmente a um ou mais dos recursos descritos no presente documento, uma arruela côncava está disposta entre e engata a superfície de extremidade do alojamento e o flange.
[009] Adicionalmente a um ou mais dos recursos descritos no presente documento, o primeiro sulco de empanque é fornecido como parte de um primeiro sulco helicoidal que se estende axialmente da segunda extremidade de empanque de extremidade para a primeira extremidade de empanque de extremidade e se estende radialmente da primeira superfície de empanque de extremidade para a segunda superfície de empanque de extremidade.
[0010] Adicionalmente a um ou mais dos recursos descritos no presente documento, a carga autolubrificante está disposta dentro do primeiro sulco helicoidal.
[0011] Adicionalmente a um ou mais dos recursos descritos no presente documento, o empanque de extremidade define um recesso que está disposto próximo à primeira extremidade de empanque de extremidade e se estende da primeira superfície de empanque de extremidade para a segunda superfície de empanque de extremidade.
[0012] Adicionalmente a um ou mais dos recursos descritos no presente documento, um raspador resilientemente montado está disposto dentro do recesso.
[0013] É divulgado também um conjunto de atuador que inclui um alojamento, uma haste de pistão, um dispositivo de movimento perdido e um coxim. O alojamento se estende ao longo de um primeiro eixo geométrico entre uma primeira extremidade de alojamento e uma segunda extremidade de alojamento. A haste de pistão está pelo menos parcialmente disposta dentro do alojamento. A haste de pistão define um furo de pistão que se estende de uma primeira extremidade de pistão para uma segunda extremidade de pistão ao longo do primeiro eixo geométrico. O dispositivo de movimento perdido tem uma extremidade de haste que está disposta dentro do furo de pistão. O coxim tem uma primeira superfície de coxim que engata a extremidade de haste e uma segunda superfície de coxim que engata o furo de pistão. O coxim define uma pluralidade de bolsos que se estende da primeira superfície de coxim para a segunda superfície de coxim. Cada bolso da pluralidade de bolsos está situado para receber um tampão autolubrificante que engata a haste de pistão e a extremidade de haste.
[0014] Adicionalmente a um ou mais dos recursos descritos no presente documento, a primeira superfície de coxim e a segunda superfície de coxim se estendem, cada uma, entre uma primeira extremidade de coxim e uma segunda extremidade de coxim ao longo do primeiro eixo geométrico.
[0015] Adicionalmente a um ou mais dos recursos descritos no presente documento, uma primeira extremidade de pistão se estende além da primeira extremidade de alojamento numa direção que se estende da segunda extremidade de alojamento para a primeira extremidade de alojamento.
[0016] Adicionalmente a um ou mais dos recursos descritos no presente documento, um retentor que está pelo menos parcialmente disposto ao redor da primeira extremidade de pistão e da primeira extremidade de coxim.
[0017] Adicionalmente a um ou mais dos recursos descritos no presente documento, a primeira extremidade de coxim engata uma superfície de bloqueio definida pelo retentor.
[0018] É adicionalmente divulgado um conjunto de vedação e lubrificação para um conjunto de atuador que inclui um empanque de extremidade. O empanque de extremidade tem uma primeira superfície de empanque de extremidade e uma segunda superfície de empanque de extremidade. A primeira e a segunda superfícies de empanque de extremidade se estendem entre uma primeira extremidade de empanque de extremidade e uma segunda extremidade de empanque de extremidade ao longo de um primeiro eixo geométrico. O empanque de extremidade está situado para receber uma carga autolubrificante.
[0019] Adicionalmente a um ou mais dos recursos descritos no presente documento, um coxim tem uma primeira superfície de coxim e uma segunda superfície de coxim. A primeira e a segunda superfícies de coxim se estendem entre uma primeira extremidade de coxim e uma segunda extremidade de coxim ao longo de um primeiro eixo geométrico. O coxim está situado para receber um tampão autolubrificante.
[0020] Adicionalmente a um ou mais dos recursos descritos no presente documento, a carga autolubrificante está disposta dentro de um primeiro sulco helicoidal que se estende radialmente da primeira superfície de empanque de extremidade para a segunda superfície de empanque de extremidade.
[0021] Adicionalmente a um ou mais dos recursos descritos no presente documento, o tampão autolubrificante está disposto dentro de um segundo sulco helicoidal que se estende radialmente da primeira superfície de coxim para a segunda superfície de coxim e se estende axialmente entre a primeira extremidade de coxim e a segunda extremidade de coxim.
[0022] Adicionalmente a um ou mais dos recursos descritos no presente documento, o tampão autolubrificante está disposto dentro de um bolso que se estende radialmente da primeira superfície de coxim para a segunda superfície de coxim.
[0023] Adicionalmente a um ou mais dos recursos descritos no presente documento, o empanque de extremidade está disposto ao redor de uma haste de pistão e está disposto dentro de um alojamento.
[0024] Adicionalmente a um ou mais dos recursos descritos no presente documento, o coxim está disposto ao redor de uma extremidade de haste de um dispositivo de movimento perdido e está disposto dentro da haste de pistão.
BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
[0025] As descrições a seguir não deveriam ser consideradas uma limitação de nenhuma forma. Com referência às Figuras anexas, os elementos similares são numerados semelhantemente:
[0026] A Figura 1A é uma vista em seção transversal parcial de um conjunto de atuador;
[0027] A Figura 1B é uma vista em seção obtida junto à linha de seção 1B;
[0028] A Figura 2 é uma vista em seção transversal de um empanque de extremidade autolubrificante;
[0029] A Figura 3 é uma vista em seção transversal de uma primeira modalidade de um coxim autolubrificante; e
[0030] A Figura 4 é uma vista em seção transversal de uma segunda modalidade de um coxim autolubrificante.
DESCRIÇÃO DETALHADA
[0031] Uma descrição detalhada de uma ou mais modalidades do aparelho e do método divulgados é apresentada no presente documento a título de exemplificação e sem limitação em referência às Figuras.
[0032] Referindo-se à Figura 1A, um conjunto de atuador 10 para um sistema de abertura de porta é mostrado. O sistema de abertura de porta é um sistema autônomo que está situado para abrir e fechar uma porta, capô ou outro tipo de painel de uma nacela de um motor de turbina a gás para facilitar a manutenção em terra. O conjunto de atuador 10 pode ser um atuador hidráulico que se estende ao longo ou a redor de um primeiro eixo geométrico 12. O conjunto de atuador 10 inclui um alojamento 20, uma haste de pistão 22, um dispositivo de movimento perdido 24, um empanque de extremidade 26, uma arruela côncava 28, um coxim 30 e um retentor 32.
[0033] O alojamento 20 tem uma primeira extremidade de alojamento 40 que é separada de uma segunda extremidade de alojamento 42 ao longo do primeiro eixo geométrico 12. O alojamento 20 define um furo de alojamento 44 que se estende ao longo do primeiro eixo geométrico 12 da primeira extremidade de alojamento 40 para a segunda extremidade de alojamento 42.
[0034] Uma porção do alojamento 20 próxima à primeira extremidade de alojamento 40 inclui uma porção rosqueada 46. A porção rosqueada 46 tem um diâmetro de seção transversal ou forma de seção transversal que é maior do que um diâmetro de seção transversal ou forma de seção transversal do restante do alojamento 20. A porção rosqueada 46 inclui uma região com recesso 50. A região com recesso 50 se estende radialmente, em relação ao primeiro eixo geométrico 12, do furo de alojamento 44 para uma superfície externa do alojamento 20 e se estende axialmente, em relação ao primeiro eixo geométrico 12, entre a primeira extremidade de alojamento 40 e a segunda extremidade de alojamento 42.
[0035] A haste de pistão 22 está pelo menos parcialmente disposta dentro do furo de alojamento 44. A haste de pistão 22 é móvel entre uma posição estendida e uma posição retraída ao longo do primeiro eixo geométrico 12 em relação ao alojamento 20 e é sustentada por um membro de mancal e o empanque de extremidade 26.
[0036] A haste de pistão 22 se estende ao longo do primeiro eixo geométrico 12 entre uma primeira extremidade de pistão 60 e uma segunda extremidade de pistão 62. A primeira extremidade de pistão 60 se estende além da primeira extremidade de alojamento 40 numa direção que se estende da segunda extremidade de alojamento 42 para a primeira extremidade de alojamento 40. A haste de pistão 22 define um furo de pistão 64 que se estende da primeira extremidade de pistão 60 para a segunda extremidade de pistão 62.
[0037] O dispositivo de movimento perdido 24 está pelo menos parcialmente disposto dentro do furo de pistão 64. O dispositivo de movimento perdido 24 está situado para permitir o movimento diferencial entre a haste de pistão 22 e a porção da nacela à qual o conjunto de atuador 10 está conectada.
[0038] O dispositivo de movimento perdido 24 inclui uma extremidade de haste 70, um membro de conexão 72 e um membro de inclinação 74. A extremidade de haste 70 é disposta dentro do furo de pistão 64. A extremidade de haste 70 inclui uma superfície de haste externa 76 que está voltada para o furo de alojamento 44. O membro de conexão 72 está disposto entre a extremidade de haste 70 e o membro de inclinação 74. O membro de inclinação 74 está situado ou posicionado para comprimir ou se estender em resposta ao movimento da extremidade de haste 70 ao longo do primeiro eixo geométrico 12 em relação à haste de pistão 22. O membro de inclinação 74 do dispositivo de movimento perdido 24 absorve, amortece ou dissipa as vibrações ou movimento de puxar e empurrar para proteger a vedação hidráulica dinâmica fornecida pelos vários recursos de vedação do conjunto de atuador 10 e para evitar sobrecarga da porta de capô e estrutura associada.
[0039] Referindo-se às Figuras 1A, 1B e 2, o empanque de extremidade 26 está disposto ao redor da haste de pistão 22 e está disposto dentro do furo de alojamento 44 do alojamento 20. Pelo menos uma porção do empanque de extremidade 26 se estende para a região com recesso 50 e pode inibir o movimento axial do empanque de extremidade 26 em relação ao primeiro eixo geométrico 12 em direção à extremidade de alojamento 42.
[0040] O empanque de extremidade 26 inclui uma primeira superfície de empanque de extremidade 80 e uma segunda superfície de empanque de extremidade 82 que se estendem, cada uma, entre uma primeira extremidade de empanque de extremidade 84 e uma segunda extremidade de empanque de extremidade 86 ao longo do primeiro eixo geométrico 12. A primeira superfície de empanque de extremidade 80 engata uma superfície exterior da haste de pistão 22. A segunda superfície de empanque de extremidade 82 engata o furo de alojamento 44. Pelo menos uma porção da segunda superfície de empanque de extremidade 82 se estende para a região com recesso 50.
[0041] O empanque de extremidade 26 define uma pluralidade de sulcos de empanque 90 que são fornecidos como parte de um primeiro sulco helicoidal 92, conforme mostrado nas Figuras 1A e 2. O primeiro sulco helicoidal 92 se estende radialmente da primeira superfície de empanque de extremidade 80 para a segunda superfície de empanque de extremidade 82. O primeiro sulco helicoidal 92 se estende axialmente da segunda extremidade de empanque de extremidade 86 para a primeira extremidade de empanque de extremidade 84, mas é separado da primeira extremidade de empanque de extremidade 84. Um primeiro sulco de empanque 94 da pluralidade de sulcos de empanque 90 se estende radialmente da primeira superfície de empanque de extremidade 80 para a segunda superfície de empanque de extremidade 82. O primeiro sulco de empanque 94 da pluralidade de sulcos de empanque 90 está situado para receber uma carga autolubrificante 96, conforme mostrado na Figura 1A. Ademais, a carga autolubrificante 96 está disposta dentro do primeiro sulco helicoidal 92.
[0042] A carga autolubrificante 96 pode ser uma carga à base de não carbono, tal como um PTFE/PTFE com carga de dissulfeto de molibdênio que pode aplicar ou depositar um lubrificante de filme seco na superfície exterior da haste de pistão 22. O PTFE/PTFE com carga de dissulfeto de pode ser dotado de um coxim, tal como um coxim de bronze de alumínio que é recebido dentro do primeiro sulco de empanque 94 ou, em geral, entre o empanque de extremidade 26 e a haste de pistão 22. A carga autolubrificante 96 impede o recolhimento de material na haste de pistão 22 do empanque de extremidade 26 devido a estresses de contato durante vibração.
[0043] O empanque de extremidade 26 inclui adicionalmente um flange 100 e um recesso 102. O flange 100 está disposto próximo ou na primeira extremidade de empanque de extremidade 84 e se estende radialmente a partir da primeira extremidade de empanque de extremidade 84. O flange 100 está disposto adjacente a uma superfície de extremidade da primeira extremidade de alojamento 40 e age como um recurso de bloqueio para inibir o movimento adicional do empanque de extremidade 26 em direção ao membro de conexão 72 ou ao membro de inclinação 74 do dispositivo de movimento perdido 24 ao longo do primeiro eixo geométrico 12. O recesso 102 está disposto próximo à primeira extremidade de empanque de extremidade 84. O recesso 102 se estende radialmente da primeira superfície de empanque de extremidade 80 para a segunda superfície de empanque de extremidade 82 e se estende axialmente da primeira extremidade de empanque de extremidade 84 para a segunda extremidade de empanque de extremidade 86. Um raspador resilientemente montado 104 está disposto dentro do recesso 102.
[0044] Referindo-se às Figuras 1A e 1B, a arruela côncava 28 está disposta ao redor de uma porção do empanque de extremidade 26 para impedir o empanque de extremidade 26 de afrouxar durante vibração. A arruela côncava 28 inclui uma primeira porção 110 e uma segunda porção 112. A primeira porção 110 está disposta entre e engata a superfície de extremidade da primeira extremidade de alojamento 40 do alojamento 20 e a flange 100 do empanque de extremidade 26. A segunda porção 112 se estende a partir da primeira porção 110 e está disposta ao redor ou se envolve em torno de uma porção do flange 100. A segunda porção 112 engata ou se estende para o interior das fendas 114 que são definidas pelo flange 100 do empanque de extremidade 26. A segunda porção 112 da arruela côncava 28 pode ser acoplada às fendas 114 do empanque de extremidade 26.
[0045] Referindo-se às Figuras 1A, 3 e 4, o coxim 30 está disposto ao redor da extremidade de haste 70 e está disposto dentro do furo de pistão 64 da haste de pistão 22. O coxim 30 inclui uma primeira superfície de coxim 120 e uma segunda superfície de coxim 122 que se estendem, cada uma, entre uma primeira extremidade de coxim 124 e uma segunda extremidade de coxim 126 ao longo do primeiro eixo geométrico 12. A primeira superfície de coxim 120 engata a superfície de haste externa 76 da extremidade de haste 70. A segunda superfície de coxim 122 engata o furo de pistão 64 da haste de pistão 22. Uma porção do coxim 30 próxima à primeira extremidade de coxim 124 inclui uma porção ampliada 128. A porção ampliada 128 tem um diâmetro de seção transversal ou forma de seção transversal que é maior do que um diâmetro de seção transversal ou forma de seção transversal do restante do coxim 30. Uma superfície de extremidade da porção ampliada 128 está contígua ou engata a primeira extremidade de pistão 60.
[0046] O coxim 30 está situado para receber pelo menos um tampão autolubrificante 130. O tampão autolubrificante 130 pode ser recebido em cada bolso 140 de uma pluralidade de bolsos 142, conforme mostrado nas Figuras 1A e 3. A pluralidade de bolsos 142 pode se estender radialmente da primeira superfície de coxim 120 para a segunda superfície de coxim 122. Os bolsos 140 da pluralidade de bolsos 142 são axialmente separados um do outro.
[0047] O tampão autolubrificante 130 pode ser recebido dentro de um sulco de coxim 150 de uma pluralidade de sulcos de coxim 152 que são definidos por um segundo sulco helicoidal 154, conforme mostrado na Figura 4. O segundo sulco helicoidal 154 se estende radialmente da primeira superfície de coxim 120 para a segunda superfície de coxim 122 e se estende axialmente entre a primeira extremidade de coxim 124 e a segunda extremidade de coxim 126.
[0048] A extremidade de haste 70 do dispositivo de movimento perdido 24 se move em relação ao coxim 30 de modo que o movimento de deslizamento aconteça entre a superfície de haste externa 76 e a primeira superfície de coxim 120. O tampão autolubrificante 130 pode ser uma carga à base de não carbono, tal como carga de PTFE/PTFE-dissulfeto de molibdênio. A carga de PTFE/PTFE-dissulfeto de molibdênio pode ser fornecida como parte de um coxim resistente/de aço que é recebido dentro de um dentre o bolso 140 ou sulco de coxim 150 ou, em geral, entre a extremidade de haste 70 e a haste de pistão 22. Referindo-se à Figura 3, o tampão autolubrificante 130 engata o furo de pistão 64 da haste de pistão 22 e a superfície de haste externa 76 da extremidade de haste 70 de modo que o tampão autolubrificante 130 possa aplicar ou depositar um lubrificante de filme seco no furo de pistão 64 da haste de pistão 22 e na superfície de haste externa 76 da extremidade de haste 70. Referindo-se à Figura 4, o tampão autolubrificante 130 pode aplicar ou depositar um lubrificante de filme seco na superfície de haste externa 76 da extremidade de haste 70.
[0049] O retentor 32 é separado do empanque de extremidade 26 e está disposto ao redor da primeira extremidade de pistão 60, pelo menos uma porção da extremidade de haste 70, e da primeira extremidade de coxim 124, conforme mostrado na Figura 1A. O retentor 32 define uma superfície de bloqueio 160 e um recurso de retenção 162. A superfície de bloqueio 160 está disposta substancialmente perpendicular ao primeiro eixo geométrico 12 e engata a primeira extremidade de coxim 124. O recurso de retenção 162 é separado da superfície de bloqueio 160 e se estende para um entalhe ou sulco de retenção 164 que é definido pela haste de pistão 22 que auxilia na retenção do retentor 32 na haste de pistão 22.
[0050] O empanque de extremidade 26 e o coxim 30 podem ser fornecidos como parte de um conjunto de vedação e lubrificação para a conjunto de atuador 10. A incorporação da carga autolubrificante 96 ao empanque de extremidade 26 faz com que o empanque de extremidade 26 se torne um empanque de extremidade autolubrificante, e a incorporação do tampão autolubrificante 130 ao coxim 30 faz com que o coxim 30 se torne um coxim autolubrificante. O uso do empanque de extremidade autolubrificante inibe o recolhimento de material na haste de pistão 22 do empanque de extremidade 26. O uso do coxim autolubrificante inibe emperramento da extremidade de haste 70 do dispositivo de movimento perdido 24 e evita o contato direto da extremidade de haste 70 com o coxim 30.
[0051] A terminologia usada no presente documento tem o propósito de descrever modalidades particulares apenas e não tem a intenção de ser limitante da presente divulgação. Conforme usado no presente documento, as formas singulares "um", "uma" e "o/a" destinam-se a incluir as formas plurais também, a menos que o contexto claramente indique o contrário. Será adicionalmente entendido que os termos “compreende” e/ou “que compreende”, quando usados neste relatório descritivo, especificam a presença de recursos, inteiros, etapas, operações, elementos e/ou componentes determinados, mas não excluem a presença ou adição de um ou mais outros recursos, inteiros, etapas, operações, elementos, componentes e/ou grupos dos mesmos.
[0052] Embora a presente divulgação tenha sido descrita com referência a uma modalidade ou modalidades exemplificativas, será compreendido pelos versados na técnica que várias mudanças podem ser feitas e que equivalentes podem ser substituídos por elementos das mesmas sem se afastar do escopo da presente divulgação. Adicionalmente, muitas modificações podem ser realizadas para adaptar uma situação ou material particular aos ensinamentos da divulgação sem se afastar do escopo essencial da mesma. Portanto, entende-se que a presente divulgação não é limitada à modalidade particular divulgada como o melhor modo contemplado para realizar esta presente divulgação, mas que a presente divulgação incluirá todas as modalidades que estejam dentro do escopo das reivindicações.

Claims (8)

1. Conjunto de atuador (10) compreendendo: um alojamento (20) que define um furo de alojamento (44) que se estende ao longo de um primeiro eixo geométrico entre uma primeira extremidade de alojamento (40) e uma segunda extremidade de alojamento (42); uma haste de pistão (22) pelo menos parcialmente disposta dentro do furo de alojamento (44); e um empanque de extremidade (26) que tem uma primeira superfície de empanque de extremidade (80) que engata a haste de pistão (22) e uma segunda superfície de empanque de extremidade que engata o furo de alojamento, sendo que o empanque de extremidade define um primeiro sulco de empanque (94) que se estende da primeira superfície de empanque de extremidade em direção à segunda superfície de empanque de extremidade (94), sendo que o primeiro sulco de empanque (94) recebendo uma carga autolubrificante que engata a haste de pistão (22), em que a primeira superfície de empanque de extremidade (80) e a segunda superfície de empanque de extremidade (82) cada uma se estendendo entre a primeira extremidade de empanque de extremidade (84) e uma segunda extremidade de empanque de extremidade (86) ao longo do primeiro eixo geométrico, e em que o empanque de extremidade (26) inclui um flange (100) que se estende radialmente a partir da primeira extremidade de empanque de extremidade (84) e é disposta adjacente a uma superfície de extremidade do alojamento (20); caracterizado pelo fato de que a haste de pistão (22) define um furo de pistão (64) que se estende de uma primeira extremidade de pistão (60) em direção a uma segunda extremidade de pistão (62) ao longo do primeiro eixo geométrico; o conjunto de atuador compreendendo ainda: um dispositivo de movimento perdido (24) compreendendo uma extremidade de haste (70), um coxim (30) tendo uma primeira superfície de coxim (120) e uma segunda superfície de coxim (122), as primeira e segunda superfícies de coxim (120, 122) se estendendo entre uma primeira extremidade de coxim (124) e uma segunda extremidade de coxim (126) ao longo do primeiro eixo geométrico, o coxim (30) recebendo um tampão autolubrificante (130), e em que o coxim (30) é disposto em torno da extremidade de haste (70) e é disposto dentro do furo de pistão (64) da haste de pistão (22); e em que uma porção do coxim (30) próxima da primeira extremidade de coxim (124) inclui uma porção alargada (128), a porção alargada (128) tendo um diâmetro de seção transversal ou forma de seção transversal que é maior do que um diâmetro de seção transversal ou forma de seção transversal do restante do coxim (30), e uma superfície de extremidade da porção alargada (128) está contígua ou engata a primeira extremidade de pistão (60).
2. Conjunto de atuador, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que compreende uma arruela côncava (28) que está disposta entre e engata a superfície de extremidade do alojamento e o flange.
3. Conjunto de atuador, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que o primeiro sulco de empanque é fornecido como parte de um primeiro sulco helicoidal (92) que se estende axialmente da segunda extremidade de empanque de extremidade (86) em direção à primeira extremidade de empanque de extremidade (84) e se estende radialmente da primeira superfície de empanque de extremidade (80) para a segunda superfície de empanque de extremidade (82).
4. Conjunto de atuador, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que a carga autolubrificante está disposta dentro do primeiro sulco helicoidal (92).
5. Conjunto de atuador, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o empanque de extremidade (26) define um recesso que está disposto próximo à primeira extremidade de empanque de extremidade (84) e se estende da primeira superfície de empanque de extremidade (80) em direção à segunda superfície de empanque de extremidade (82).
6. Conjunto de atuador, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que um raspador (104) resilientemente montado está disposto dentro do recesso.
7. Conjunto de atuador, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o tampão autolubrificante (130) está disposto dentro de um segundo sulco helicoidal (154) que se estende radialmente da primeira superfície de coxim (120) em direção à segunda superfície de coxim (122) e se estende axialmente entre a primeira extremidade de coxim (124) e a segunda extremidade de coxim (126).
8. Conjunto de atuador, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que o tampão autolubrificante (130) está disposto dentro de um bolso (140) que se estende radialmente da primeira superfície de coxim (120) para a segunda superfície de coxim (122).
BR102018073508-0A 2017-11-17 2018-11-14 Conjuntos de atuador BR102018073508B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
IN201711041189 2017-11-17
IN201711041189 2017-11-17

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102018073508A2 BR102018073508A2 (pt) 2019-06-25
BR102018073508B1 true BR102018073508B1 (pt) 2023-05-23

Family

ID=

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8079607B2 (en) Spherical bearing for a steering joint
US4936197A (en) Dynamic seal construction
BRPI0803570B1 (pt) conjunto de vedação para vedar um eixo
BR202013019583U2 (pt) Junta esférica
US9109702B2 (en) Boot seal for machine system and method
US20190101208A1 (en) Ballscrew actuators
US10794487B2 (en) Actuator assembly having self-lubricating components
US9382813B2 (en) Turbomachine diaphragm ring with packing retainment apparatus
EP3483455B1 (en) Aircraft nacelle assembly
US9856892B2 (en) Cylinder having a floating piston, swivel cap, and lubricated rod
US20160215889A1 (en) Butterfly valve with modified scotch yoke connection
BR102018073508B1 (pt) Conjuntos de atuador
US2974986A (en) Bushing
US6431553B1 (en) Radially pressure balanced floating seal system
EP3258144A1 (en) Piston ring assembly
BR102018071348B1 (pt) Conjunto de atuador
US10473149B2 (en) Pivot joint assembly for vehicle steering and suspension systems
BR102018071348A2 (pt) Conjunto de atuador
US11287027B2 (en) Lubrication system for ballscrew actuator
BR102019002000A2 (pt) Amortecedor hidráulico, conjunto de fole hidráulico, e, métodos de montagem de um amortecedor hidráulico e para montar o conjunto de fole de amortecedor hidráulico
US20160138654A1 (en) Floating wind turbine bearing seal with enhanced profile
BR102020016838A2 (pt) conjuntos de parafusos esféricos e de vedação, atuador para reversor de empuxo de motor de aeronave, motor de aeronave, e, método de fabricação do conjunto de vedação.
BR102015012168B1 (pt) Sistema de acionamento
WO2016014670A1 (en) Cylinder having a floating piston, swivel cap, and lubricated rod