BR102014001196B1 - Aparelho para penteado a vapor equipado com um cartão eletrônico de gestão desviada - Google Patents
Aparelho para penteado a vapor equipado com um cartão eletrônico de gestão desviada Download PDFInfo
- Publication number
- BR102014001196B1 BR102014001196B1 BR102014001196-0A BR102014001196A BR102014001196B1 BR 102014001196 B1 BR102014001196 B1 BR 102014001196B1 BR 102014001196 A BR102014001196 A BR 102014001196A BR 102014001196 B1 BR102014001196 B1 BR 102014001196B1
- Authority
- BR
- Brazil
- Prior art keywords
- treatment unit
- base
- electronic card
- heating
- fact
- Prior art date
Links
Images
Classifications
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A45—HAND OR TRAVELLING ARTICLES
- A45D—HAIRDRESSING OR SHAVING EQUIPMENT; EQUIPMENT FOR COSMETICS OR COSMETIC TREATMENTS, e.g. FOR MANICURING OR PEDICURING
- A45D2/00—Hair-curling or hair-waving appliances ; Appliances for hair dressing treatment not otherwise provided for
-
- A—HUMAN NECESSITIES
- A45—HAND OR TRAVELLING ARTICLES
- A45D—HAIRDRESSING OR SHAVING EQUIPMENT; EQUIPMENT FOR COSMETICS OR COSMETIC TREATMENTS, e.g. FOR MANICURING OR PEDICURING
- A45D2/00—Hair-curling or hair-waving appliances ; Appliances for hair dressing treatment not otherwise provided for
- A45D2002/003—Appliances for hair dressing treatment not otherwise provided for
Landscapes
- Brushes (AREA)
- Surgical Instruments (AREA)
Abstract
APARELHO PARA PENTEADO A VAPOR EQUIPADO COM UM CARTÃO ELETRÔNICO DE GESTÃO DESVIADA. A invenção se refere a um aparelho para penteado 1 que compreende uma unidade de tratamento portátil (2) munida de meios de preensão (5b, 6b) e de um sistema de tratamento por aquecimento e por vapor (8, 9, 11) configurado para aquecer os cabelos e para projetar o vapor sobre esses cabelos, uma base (3) desviada em relação à unidade de tratamento portátil e meios de conexão (4) entre a base e a unidade de tratamento portátil configurados para alimentar a unidade de tratamento portátil pelo menos em eletricidade, a partir da base. O aparelho para penteado compreende um cartão eletrônico de gestão do sistema de tratamento, disposto na base, e um sistema de comunicação entre ao cartão eletrônico de gestão e o sistema de tratamento. O aparelho para penteado (1) permite realizar, por exemplo, o alisamento, o encrespamento ou a estampagem dos cabelos e tem por finalidade principal reduzir o peso e o volume da unidade de tratamento portátil de modo a facilitar sua manipulação durante o penteado.
Description
[0001] A presente invenção se refere a um aparelho para penteado a vapor que é destinado a tratar os cabelos por aquecimento e por vapor, visando sua enformação. Esse aparelho para penteado permite, por exemplo, segundo sua configuração, realizar o alisamento, o encrespamento ou a estampagem dos cabelos.
[0002] De maneira tradicional, os aparelhos para penteado que permitem o alisamento, o encrespamento ou a estampagem dos cabelos, compreendem uma a unidade de tratamento portátil constituída notadamente de dois braços, ou garras, que comportam, cada um, uma superfície que pode ser plana ou arqueada, os dois braços sendo articulados entre eles para formar uma pinça configurada para pinçar os cabelos entre as duas superfícies dispostas frente a frente, quando da aproximação dos dois braços compreendem também uma zona de preensão, permitindo a abertura e o fechamento da pinça, assim como sua manipulação durante o penteado. Pelo menos uma dessas duas superfícies comporta um dispositivo aquecedor, permitindo o tratamento por aquecimento dos cabelos, quando de sua pinçagem entre as duas superfícies. O alisamento de uma mecha de cabelos é feito, pinçando a mecha entre as duas superfícies e deslocando a pinça fechada ao longo dessa mecha, da raiz para a ponta. O encrespamento de uma mecha de cabelos é feito, pinçando a mecha entre as duas superfícies e enrolando-se pelo menos parcialmente essa mecha em torno das superfícies, o calor, permitindo fixar o anelado dos cabelos. Para melhorar a enformação dos cabelos, é possível utilizar em complemento do tratamento por aquecimento, um tratamento por vapor, esse vapor sendo projetado sobre os cabelos.
[0003] A esse respeito, a requerente já desenvolveu um aparelho para penteado a vapor que é descrito no pedido de patente publicado com o número FR 2 967 017 A1. Além das características técnicas precitadas, o aparelho para penteado, segundo FR 2 967 017 A1 compreende uma base desviada em relação à unidade de tratamento portátil constituída de uma pinça, tal como descrita anteriormente. A base compreende um reservatório de água e uma bomba d'água permitindo, quando de sua ativação, bombear a água no reservatório para alimentar a pinça. Um dos braços da unidade de tratamento portátil compreende uma câmara de vaporização equipada com um dispositivo aquecedor. Quando o aparelho para penteado atinge suas condições ótimas de utilização e que o usuário deseja utilizar o vapor para seu penteado, a bomba injeta a água na câmara de vaporização; essa água se vaporiza sob a ação do dispositivo aquecedor, depois o vapor é projetado sobre os cabelos. Assim, a pinça permite o tratamento dos cabelos por aquecimento e por vapor. Segundo o aparelho para penteado descrito em FR 2 967 017 A1 meios de conexão entre a base e a unidade de tratamento portátil permitem alimentar com eletricidade e com água essa unidade de tratamento a partir da base. Além disso, a unidade de tratamento portátil compreende um cartão eletrônico de gestão do sistema de tratamento por aquecimento e por vapor e da bomba, esse cartão eletrônico de gestão ficando situado na unidade de tratamento portátil.
[0004] Além das vantagens oferecidas pelo aparelho para penteado descrito em FR 2 967 017 A1, a presente invenção tem por finalidade otimizar a ergonomia e reduzir o peso da unidade de tratamento portátil do aparelho para penteado, na espécie a pinça, a fim de facilitar sua manipulação.
[0005] Para isso, a invenção se refere a um aparelho para penteado que compreende uma unidade de tratamento portátil munida de meios de preensão e de um sistema de tratamento por aquecimento e por vapor configurado para tratar os cabelos, aquecendo-os e protegendo-os do vapor sobre esses cabelos. O aparelho para penteado compreende também uma base desviada em relação à unidade de tratamento portátil. Da mesma forma, o aparelho para penteado compreende meios de conexão entre a base e a unidade de tratamento portátil configurados para alimentar a unidade de tratamento portátil pelo menos em eletricidade, a partir da base. De acordo com a invenção, o aparelho para penteado compreende um cartão elétrico de gestão do sistema de tratamento por aquecimento e por vapor, esse cartão eletrônico de gestão sendo disposto na base. Além disso, de acordo com a invenção, o aparelho para penteado compreende um sistema de comunicação entre o cartão eletrônico de gestão e esse sistema de tratamento. Assim, o desvio do cartão eletrônico de gestão na base permite reduzir consideravelmente o volume da unidade de tratamento portátil, o que reduz seu peso e facilita sua manipulação, até mesmo também sua preensão. O sistema de comunicação simplifica, além disso, a concepção dos meios de conexão entre a base e a unidade de tratamento.
[0006] Em um modo de realização do aparelho para penteado, de acordo com a invenção, o aparelho compreende um reservatório de água ou fluido e um sistema de regulagem do fluxo de água motorizada e o cartão eletrônico de gestão é configurado para comandar esse sistema de regulagem de fluxo de água motorizado. O sistema de regulagem de fluxo permite comandar a formação e o fluxo de vapor projetado pelo aparelho.
[0007] Em um modo preferencial de realização do aparelho para penteado, de acordo com a invenção, a base é munida de um reservatório de água ou fluido e de um sistema de regulagem do fluxo da água ou fluido motorizado, de preferência, de bombeamento, água no reservatório. O sistema de regulagem do fluxo da água compreendem meios de motorização de um elemento que permite o encaminhamento da água ou fluido na câmara de vaporização. Pode tratar-se de uma bomba, por exemplo, uma bomba elétrica, tal como uma bomba peristáltica e os meios de motorização podem compreender um motor. Em um exemplo não limitativo, pode tratar-se de um motor para acionar o deslocamento do(s) rodete(s) de uma bomba peristáltica. Além disso, os meios de conexão são configurados para alimentar a unidade de tratamento portátil em água, a partir da base e o cartão eletrônico de gestão é configurado para comandar o sistema de regulagem do fluxo da água motorizado, por exemplo, a bomba, de preferência, a bomba elétrica. Essa concepção contribui também para reduzir consideravelmente o volume da unidade de tratamento portátil. Pode-se, todavia, considerar outros meios de fornecimento em água para o sistema de tratamento por aquecimento e por vapor, para a criação desse vapor. A título de exemplo, esses meios de fornecimento em água podem consistir em uma espuma embebida de água que é alojada em um compartimento sobre esse sistema de tratamento, o qual compreende meios de acionamento configurados para deslocar a espuma embebida de água sobre um elemento aquecedor desse sistema de tratamento, de modo a gerar o vapor d'água.
[0008] Em um modo preferencial de realização do aparelho para penteado, de acordo com a invenção, o cartão eletrônico de gestão do sistema de tratamento e da bomba é um cartão eletrônico mestre ou mãe, no sentido de gerar e transmitir dados de tratamento ao sistema de tratamento por aquecimento e por vapor e recebe informações da unidade de tratamento portátil. Além disso, o sistema de comunicação compreende um cartão eletrônico escravo, no sentido de ele receber os dados do cartão eletrônico mestre para ativar o sistema de tratamento por aquecimento e por vapor e de ele transmitir, em retorno, ao cartão eletrônico mestre, as informações sobre o estado da unidade de tratamento. Esse cartão eletrônico escravo é disposto sobre a unidade de tratamento portátil. Além disso, o sistema de comunicação compreende primeiros fios condutores conectados entre o cartão eletrônico mestre e o cartão eletrônico escravo e segundos fios condutores entre o cartão eletrônico escravo e o sistema de tratamento. Compreende-se que o cartão eletrônico escravo dispõe de um volume muito menos importante que o cartão eletrônico mestre, o que permite reduzir o tamanho da unidade de tratamento portátil. Além disso, essa concepção apresenta por interesse limitar o número de fios condutores presentes nos meios de conexão. Com efeito, em uma variante de realização da invenção, poder-se-ia considerar desviar na base toda a eletrônica de gestão do sistema de tratamento por aquecimento e por vapor e da bomba na base e de ativar diretamente o sistema de tratamento por aquecimento e por vapor a partir dessa base. O que teria por vantagem reduzir o tamanho da unidade de tratamento portátil, mas por incidência de aumentar o número de fios condutores necessários para ativar o sistema de tratamento por aquecimento e por vapor e receber as informações desse sistema de tratamento. De acordo com a invenção, poder-se-ia também prever variantes de realização, como, por exemplo, um sistema de comunicação por emissão e recebimento de radiofrequências disposto entre o cartão eletrônico mestre na base e o cartão eletrônico escravo na unidade de tratamento portátil.
[0009] Segundo esse modo preferencial de realização do aparelho para penteado objeto da invenção, os primeiros fios condutores são pelo menos em número de três. Em variantes de realização, esses primeiros fios condutores poderão ser em número de três, de quatro ou de cinco, até mesmo outro, em particular se um sistema de comunicação por emissão e recebimento de radiofrequências é disposto entre o cartão eletrônico mestre na base 4 e o cartão eletrônico escravo na unidade de tratamento portátil.
[0010] Segundo esse modo preferencial de realização do aparelho para penteado objeto da invenção, o sistema de tratamento por aquecimento e por vapor compreende pelo menos três dispositivos aquecedores e três dispositivos de medida da temperatura desses dispositivos aquecedores e os segundos fios condutores são pelo menos em número de seis e conectados respectivamente entre esses dispositivos e o cartão eletrônico escravo. Poder-se-ia, todavia, pensar, sem sair do âmbito da invenção, uma variante de realização com somente dois dispositivos aquecedores e dois dispositivos de medida da temperatura desses dispositivos aquecedores até mesmo um único dispositivo de medida, e pelo menos quatro segundos fios condutores.
[0011] Segundo esse modo preferencial de realização do aparelho para penteado, objeto da invenção, os dispositivos aquecedores são termistâncias com coeficiente de temperatura positivo e os dispositivos de medida são termistâncias com coeficiente de temperatura negativo.
[0012] Em um modo de realização do aparelho para penteado, objeto da invenção, este é um alisador. A unidade de tratamento portátil desse alisador compreende dois braços munidos, cada um, de uma superfície aquecedora equipada com um dispositivo aquecedor, esses braços formando uma pinça configurada para permitir a pinçagem dos cabelos entre as duas superfícies aquecedoras, um dos braços compreendendo uma câmara de vaporização equipada de um terceiro dispositivo aquecedor.
[0013] De acordo com essa realização do aparelho para penteado, objeto da invenção, a unidade de tratamento portátil compreende um dispositivo de detecção das posições pinça aberta e pinça fechada e, pelo menos dois fios condutores são conectados entre esse dispositivo de detecção e o cartão eletrônico escravo.
[0014] Segundo o aparelho para penteado, objeto da invenção, este compreende um dispositivo de acendimento e de comando da temperatura disposto sobre a base. Isto limita também o volume sobre a unidade de tratamento portátil.
[0015] Segundo o aparelho para penteado, objeto da invenção, este compreende um sistema de conexão disposto sobre a base e configurado para conectar o cartão eletrônico de gestão do sistema de tratamento e do sistema de regulagem de fluxo da água motorizado a uma interface externa de parametragem. Assim, é possível modificar os parâmetros de regulagem do sistema de tratamento, como, por exemplo, o tempo de aquecimento em um período, a temperatura do dispositivo de aquecimento para a vaporização.
[0016] Segundo o aparelho para penteado, objeto da invenção, o sistema de regulagem do fluxo da água motorizado é uma bomba elétrica.
[0017] A descrição seguinte coloca em evidência as características e vantagens do aparelho para penteado, segundo a presente invenção. Essa descrição se baseia em figuras, dentre as quais: - a figura 1 ilustra uma vista de conjunto de um primeiro modo de realização do aparelho para penteado, de acordo com a invenção, constituído de um alisador; - a figura 2 esquematiza os componentes integrantes no aparelho para penteado, conforme o primeiro modo da invenção; - a figura 3 ilustra uma vista de com junto de um segundo modo de realização do aparelho para penteado, de acordo com a invenção, constituído de um alisador; - a figura 4 esquematiza os componentes integrados no aparelho para penteado, conforme o segundo modo da invenção.
[0018] Entre os dois modos de realização, as mesmas referências numéricas são idênticas, quando as características são as mesmas.
[0019] Na figura 1, o aparelho para penteado 1, objeto da invenção, é um alisador de cabelos. Este compreende uma unidade de tratamento portátil 2, uma base 3 desviada em relação à unidade de tratamento portátil e é conectada a essa unidade de tratamento portátil 2 por meio de um cordão de conexão 4 configurado para alimentar essa unidade de tratamento portátil 2 com água e com eletricidade, a partir da base 3. A unidade de tratamento portátil 2 compreende dois braços 5, 6- também denominados garras - articulados entre eles por meio de uma ligação pivô 7, o que permite constituir uma pinça.
[0020] Na figura 3, o alisador compreende uma unidade de tratamento portátil 2, uma base 3 desviada em relação à unidade de tratamento portátil 2 e conectada a essa unidade de tratamento portátil 2 por meio de um cordão de conexão 4 configurado para alimentar essa unidade de tratamento portátil 2 em eletricidade, a partir da base 3. A alimentação com água ou fluido é feita, a partir da unidade de tratamento portátil 3. A alimentação com água ou fluido é feita a partir da unidade de tratamento portátil 2. Os dois braços 5, 6 compreendem, cada um, sobre sua face interna e no nível de sua parte distal 5a, 6a, uma superfície aquecedora 8, 9. De acordo com o modo de realização da figura 1, as superfícies aquecedoras são planas, sob a forma de duas placas. Naturalmente, variantes são consideráveis com superfícies aquecedoras arqueadas, conforme notadamente sobre o aparelho para penteado de tipo encrespador de cabelos, até mesmo superfícies aquecedoras onduladas, conforme notadamente sobre os aparelhos para penteado do tipo encrespador de cabelos. Poder-se-ia, além disso, considerar variantes de realização com somente uma das duas superfícies que seja aquecedora, a outra superfície contribuindo unicamente para pinçagem da mecha de cabelos para sua enformação.
[0021] Os dois braços 5, 6 compreendem, cada um, uma parte proximal 5b, 6b. Essas duas partes proximais 5b, 6b podem concomitantemente ser empunhados com uma das mãos, o que permite a manipulação da unidade de tratamento portátil 2 e o fechamento da pinça, quando as duas partes proximais 5b, 6b são contidas. Quando do fechamento da pinça, as superfícies aquecedoras 8, 9 dispostas frente a frente entram em contato uma contra a outra, o que permite a pinçagem de uma mecha de cabelos disposta entre essas duas superfícies aquecedoras 8, 9.
[0022] Um elemento mola 10, ilustrado nas figuras 1 e 3, é disposta entre as faces internas dos dois braços 5, 6, no nível da ligação pivô 7 e trabalha em extensão, o que permite, quando a mão do usuário separa ligeiramente as duas partes proximais 5b, 6b, abrir a pinça e desviar as duas superfícies aquecedoras 8, 9 para liberar a mecha de cabelos.
[0023] Conforme ilustrado em figuras 1 e 3, o primeiro braço 5 compreende no nível de sua parte distal 5a uma câmara de vaporização 11 que permite a criação de vapor e a projeção desse vapor sobre a mecha de cabelos pinçada entre as duas superfícies aquecedoras 8, 9, quando do fechamento da pinça.
[0024] Em uma realização, a unidade de tratamento portátil 2 do aparelho para penteado 1, de acordo com a invenção, poderá retomar características técnicas similares àquelas descritas no pedido de patente FR 2 967 017 A1 depositada pela requerente, quanto à utilização das superfícies aquecedoras 8, 9 e da câmara de vaporização 11, com todas as vantagens que oferece essa concepção. Variantes permanecem naturalmente consideráveis para esses elementos, sem sair do âmbito da invenção.
[0025] A esse respeito, conforme esquematizado nas figuras 2 e 4, a primeira superfície aquecedora 8 compreende um dispositivo de aquecimento constituído de uma termistância com coeficiente de temperatura positivo 12, dito CTP, e um dispositivo de medida de temperatura negativa 13, dito CTN. Da mesma forma, a segunda superfície aquecedora 9 compreende um dispositivo de aquecimento constituído de uma termistância com coeficiente de temperatura positivo 14, e um dispositivo de medida da temperatura do dispositivo de aquecimento constituído de uma termistância com coeficiente de temperatura negativo 15. Da mesma forma, a câmara de vaporização 11 compreende um dispositivo de aquecimento constituído de uma termistância com coeficiente de temperatura positivo 16, e um 30 dispositivo de medida da temperatura do dispositivo de aquecimento constituído de uma termistância com coeficiente de temperatura negativo 17. Assim, segundo essa realização, o sistema de tratamento por aquecimento e por vapor compreende três CTP e três CTN. Compreende-se que, em uma variante de realização com somente uma das duas superfícies que seja quente, a outra superfície contribuindo unicamente para a pinçagem da mecha de cabelos para sua enformação, esse sistema de tratamento compreende somente duas termistâncias com coeficiente de temperatura positivo e duas termistâncias com coeficiente de temperatura negativo, até mesmo em certas variantes conhecidas, uma única termistância com coeficiente de temperatura negativo, medindo a temperatura das duas termistâncias com coeficiente de temperatura positivo.
[0026] Tal como esquematizado em figuras 1 e 2, a base 3 compreende um reservatório de água 18 e uma bomba 19 que permitem distribuir a água da base 3 em direção a uma unidade de tratamento portátil 2 através do cordão de conexão 4, visando a projeção de vapor sobre os cabelos. Para isto, o cordão de conexão 15 compreende um tubo 20 conectado entre a bomba 19 e a câmara de vaporização 11.
[0027] Alternativamente, tal como esquematizado nas figuras 3 e 4, a unidade de tratamento portátil 2 compreende um reservatório de água 18 e um sistema de regulagem de fluxo 19 do fluido, também denominado meio de regulagem de fluxo 19 do fluido, por exemplo, sistema de regulagem de fluxo de fluido motorizado, tal como uma bomba elétrica, que permite distribuir a água na câmara de vaporização da unidade, visando a projeção de vapor sobre os cabelos. O cordão de conexão compreende então fios elétricos, sem necessariamente uma canalização para a passagem do fluido. A unidade de tratamento pode ser um pouco mais volumoso, pois ela compreende um reservatório de fluido. Todavia, a base 3 é menos volumosa e constitui uma base de comando por botões (notadamente botão 41 ON/OFF, regulagem do modo de funcionamento 42, mostrador de visualização 43) e por tela para utilizá-lo, essa base sendo conectada entre o cordão 4 elétrico e o fio elétrico ligado diretamente à tomada de conexão 38 do aparelho 1. Essa base sendo menos volumosa, ela pode ser ligada a um fio de alimentação de setor e manutenção no ar durante o uso, sem ser necessariamente colocada sobre um plano de trabalho: isto permite reduzir o comprimento do fio de alimentação e reduz aí o custo, isto sendo atingido também pela ausência de uma canalização de passagem de fluido.
[0028] Em uma realização, o aparelho para penteado 1, de acordo com a invenção, poderá retomar características técnicas similares àquelas descritas no pedido de patente FR 2 967 017 A1, depositado pela requerente, quando à utilização do reservatório 18 e da bomba 19 conectada à câmara de vaporização 11, com todas as vantagens que oferece essa concepção. Variantes permanecem naturalmente consideráveis, sem sair do âmbito da invenção. Coma diferença do aparelho para penteado descrito no pedido de patente FR 2 967 017 A1, o aparelho para penteado 1, de acordo com a invenção, compreende um cartão eletrônico mestre 21, ainda denominado cartão eletrônico mãe, que é integrado na base 3, conforme esquematizado nas figuras 1 a 4. Esse cartão eletrônico mestre 21 é configurado para gerar a ativação das duas superfícies aquecedoras 8, 9 da câmara de vaporização 11 e do meio de regulagem de fluxo de fluido motorizado 19 em função do estado da unidade de tratamento portátil 2.
[0029] Conforme ilustrado na figura 2, a unidade de tratamento portátil 2 compreende um cartão eletrônico escravo 22 que é disposto no interior de um dos dois braços 5, 6, por exemplo, na parte proximal 5b do primeiro braço 5 que é equipado com um número mais importante de componentes elétricos ao cartão eletrônico escravo 22. A esse respeito, conforme esquematizado na figura 2, fios condutores elétricos 23 - 28 são conectados entre o cartão eletrônico escravo 22 e as termistâncias com coeficiente de temperatura positivo 12, 14, 16 e negativo 13, 15, 17. Compreende-se que o número de fios condutores elétricos depende do número de termistâncias com coeficiente de temperatura positivo e de termistâncias com coeficiente de temperatura negativo presente sobre o sistema de tratamento.
[0030] Da mesma forma, conforme ilustrado em figuras 1 a 4, dois fios condutores elétricos 29a, 29b são conectados entre o cartão eletrônica escravo 22 e um captador magnético 30 do tipo interruptor com lâmina flexível, dito ILS, que permite detectar a posição fechada da pinça, segundo a qual as duas superfícies aquecedoras 8, 9 são aproximadas uma contra a outra e pinçam uma mecha de cabelos. Em uma variante, poder-se-ia substituir o interruptor com lâmina flexível por um captador magneto-resistivo, dito MRS, que necessitaria de três fios condutores elétricos ao invés de dois.
[0031] O cartão eletrônico mestre 21 é conectado ao cartão eletrônico escravo 22, por meio de quatro fios condutores 31 - 34. O cartão eletrônico mestre 21 compreende notadamente um microprocessador 35 que é programado para transmitir dados a um segundo microprocessador 36 que compreende ao cartão eletrônico escravo 22, esses dados sendo relativos às termistâncias com coeficiente de temperatura positivo 12, 14, 16, de modo a comandar o funcionamento em temperatura das superfícies aquecedoras 8, 9 e da câmara de vaporização. Além disso, o primeiro microprocessador 35 comanda diretamente o funcionamento do meio de regulagem de fluxo de fluido motorizado 19 para a alimentação com água da câmara de vaporização 11. Inversamente, o primeiro microprocessador 35 recebe dados do segundo microprocessador 36, esses dados sendo relativos às termistâncias com coeficiente de temperatura negativo 13, 15, 17 e ao captador magnético 30, de modo a conhecer o estado de funcionamento em temperatura das superfícies aquecedoras 8, 9 e da câmara de vaporização 11, assim como a posição aberta ou fechada da pinça constituída dos dois braços 5, 6. Para isto, os dois microprocessadores 35, 36 são conectados entre eles por um primeiro 31 dos fios condutores.
[0032] O cartão eletrônico mestre 21 compreende um transformador de tensão 37 esquematizado na figura 2, para alimentar com tensão 5 Volts o primeiro microprocessador 35. Esse transformador de tensão 37 alimenta também o segundo microprocessador 36 sobre cartão eletrônico escravo 22. Para isto um segundo 32 dos fios condutor permite conectar o transformador de tensão 37 ao segundo microprocessador 36. Poder-se-ia, todavia, em uma variante de realização, prever que o cartão eletrônico escravo 22 gera ele próprio uma tensão de 5 volts, caso no qual seria possível suprimir esse segundo fio condutor 32.
[0033] A base 3 é alimentada por uma fonte elétrica externa (não ilustrada) e compreende para isto uma tomada de conexão 38 a essa fonte elétrica externa. O cartão eletrônico mestre 21 é conectado a essa fonte elétrica externa através da tomada de conexão 38 e eventualmente por meio de um segundo transformador de tensão 39 permitindo uma redução da tensão, por exemplo, a 5, 12 ou 24 volts. O cartão eletrônico mestre 21 é conectado ao cartão eletrônico escravo 22 pelo terceiro 33 e pelo quarto 34 dos fios condutores para uma alimentação com tensão das termistâncias com coeficiente de temperatura positivo 12, 14, 16.
[0034] Assim, por um lado, a concepção, de acordo com a invenção, permite reduzir o tamanho da unidade de tratamento portátil 2, já que o cartão eletrônico escravo 22 apresenta um dos braços 5, 6 menos volumoso que o cartão eletrônico mestre 21 desviado na base 3. Isto facilita a manipulação e a preensão da unidade de tratamento portátil 2. Por outro lado, esse cartão eletrônico escravo 22 limita em quatro, até mesmo três, o número de fios condutores ligando a base 3 à unidade de tratamento portátil 2. Assim, o cordão de conexão 4 compreende os quatro fios condutores 31 - 34 e o tubo 20. Reduz-se assim a grossura do cordão de conexão 4, o que facilita também a manipulação da unidade de tratamento portátil 2.
[0035] Poder-se-ia, em uma variante de realização, privilegiar uma redução de tamanho da unidade de tratamento portátil 2, desviando toda a eletrônica de gestão na base 3. Nesse caso, seria necessário dispor de pelo menos cinco primeiros fios condutores elétricos para uma conexão ao sistema de tratamento por aquecimento e por vapor e ao dispositivo de detecção 30. O cartão eletrônico escravo 22 recebe dados das termistâncias com coeficiente de temperatura negativo 13, 15, 17 relativos à temperatura das superfícies aquecedoras 8, 9 e à temperatura na câmara de vaporização 11 e, dados do captador magnético 30 relativos ao estado aberto ou fechado da pinça. O cartão eletrônico escravo 22 transmite então esses dados ao cartão eletrônico mestre 21, que, no retorno, em função do estado da unidade de tratamento portátil 2, transmite dados a esse cartão eletrônico escravo para alimentar, ou não, as termistâncias com coeficiente de temperatura positivo 12, 14, 16. O técnico compreende, portanto, que o cartão eletrônico mestre 21 é programado para gerar os parâmetros de tempo e de temperatura de ativação dessas termistâncias com coeficiente de temperatura positivo 12, 14, 16. Da mesma forma, o cartão eletrônico mestre 21 é programado para gerar os parâmetros de tempo de ativação do meio de regulagem de fluxo de fluido motorizado 19. O técnico está em condições de definir diferentes modos de funcionamento do aparelho para penteado 1 de programar, em consequência, os microprocessadores 35, 36, a partir de seus conhecimentos técnicos.
[0036] Conforme ilustrado nas figuras 1 a 4, um dispositivo de ignição e de comando da temperatura 40 é disposto sobre a base 3 e conectado ao cartão eletrônico mestre 21. Este compreende, por exemplo, um botão 41 ON/OFF que permite ligar o aparelho para penteado 1 e um botão 42 de regulagem do modo de funcionamento e um mostrador de visualização 43 do estado de funcionamento.
[0037] Conforme esquematizado nas figuras 2 e 4, a base 3 compreende um sistema de conexão 44 conectado ao cartão eletrônico mestre 21. Esse sistema de conexão 44 permite conectar o cartão eletrônico mestre 21 a uma interface externa, tal como um computador e aceder ao programa do microprocessador 35, visando permitir, por exemplo, a modificação dos parâmetros de tempos de ciclo e de temperatura de funcionamento das termistâncias com coeficiente de temperatura positivo 12, 14, 16 e de tempos de ativação do meio de regulagem de fluxo de fluido motorizado, por exemplo, da bomba 19.
[0038] Outras características são consideráveis, sem sair do âmbito da invenção, notadamente quanto à concepção da unidade de tratamento portátil 2, permitindo realizar diferentes tipos de penteado, também quanto à utilização da base 3. A título de exemplo, segundo uma variante de realização, poder-se-ia substituir o reservatório de água 18 e a bomba 19 por um compartimento (não ilustrado) sobre a unidade de tratamento portátil 2 que recepciona uma espuma embebida de água e por meios de acionamento que permitem deslocar essa espuma contra um elemento aquecedor para gerar vapor. Nesse caso, o tamanho da unidade de tratamento portátil 2 seria certamente mais importante, mas o tamanho da base 3 seria menos importante, assim como a grossura do cordão de conexão 4 que não compreenderia mais tubo 20. O segundo modo de realização ilustrado nas figuras 3 e 4 é similar a essa variante.
Claims (12)
1. Aparelho para penteado (1), que compreende: - uma unidade de tratamento portátil (2) munida de meios de preensão (5b, 6b) e de um sistema de tratamento por aquecimento e por vapor (8, 9, 11) configurado para aquecer os cabelos e para projetar vapor sobre esses cabelos; - uma base (3) desviada em relação à unidade de tratamento portátil; e - meios de conexão (4) entre a base e a unidade de tratamento portátil configurados para alimentar a unidade de tratamento portátil pelo menos com eletricidade, a partir da base, CARACTERIZADO pelo fato de o aparelho para penteado compreender um cartão eletrônico (21) de gestão do sistema de tratamento por aquecimento e por vapor, disposta na base e um sistema de comunicação (22, 31 - 34) entre o cartão eletrônico de gestão e o sistema de tratamento.
2. Aparelho para penteado (1), de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de compreender um reservatório de água ou fluido (18) e um sistema de regulagem de fluxo da água motorizado (19), o cartão eletrônico (21) de gestão sendo configurado para comandar esse sistema de regulagem de fluxo da água motorizado (19).
3. Aparelho para penteado (1), de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de a base (3) ser munida do reservatório de água (18) (e do sistema de regulagem de fluxo da água motorizado (19), os meios de conexão (4) sendo configurados para alimentar a unidade de tratamento portátil (2) com água, a partir dessa base, o cartão eletrônico (21) de gestão sendo configurado para comandar esse sistema de regulagem de fluxo da água motorizado (19).
4. Aparelho para penteado (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, CARACTERIZADO pelo fato de o cartão eletrônico (21) de gestão ser um cartão eletrônico mestre e o sistema de comunicação compreender um cartão eletrônico escravo (22) disposto sobre a unidade de tratamento portátil (2), primeiros fios condutores (31 - 34) conectados entre o cartão eletrônico mestre e a o cartão eletrônico escravo e, segundos fios condutores (23 - 29b) conectados entre o cartão eletrônico escravo e o sistema de tratamento (8, 9, 11).
5. Aparelho para penteado (1), de acordo com a reivindicação 4, CARACTERIZADO pelo fato de os primeiros fios condutores (31 - 34) serem pelo menos em número de três.
6. Aparelho para penteado (1), de acordo com a reivindicação 4 ou 5, CARACTERIZADO pelo fato de o sistema de tratamento (8, 9, 11) compreender pelo menos dais dispositivos aquecedores (12, 14, 16) e pelo menos um dispositivo de medida (13, 15, 17) da temperatura dos dispositivos aquecedores e os segundos fios condutores (23 - 28) serem pelo menos em número de quatro e conectados respectivamente entre esses dispositivos e o cartão eletrônico escravo (22).
7. Aparelho para penteado (1), de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de os dispositivos aquecedores (12, 14, 16) serem termistâncias com coeficiente de temperatura positivo e os dispositivos de medida (13, 15, 17) serem termistâncias com coeficiente de temperatura negativo.
8. Aparelho para penteado (1), de acordo com a reivindicação 6 ou 7, CARACTERIZADO pelo fato de ser um alisador, cuja unidade de tratamento portátil (2) compreender dais braços (5, 6) munidos, cada um, de uma superfície aquecedora (8, 9) equipada com um dispositivo aquecedor (12, 14), esses braços formando uma pinça configurada para permitir a pinçagem dos cabelos entre as duas superfícies aquecedoras, um dos braços (5) compreendendo uma câmara de vaporização (11) equipada com um terceiro dispositivo aquecedor (16).
9. Aparelho para penteado (1), de acordo com a reivindicação 8, CARACTERIZADO pelo fato de a unidade de tratamento portátil (2) compreender um dispositivo de detecção (30) das posições pinça aberta e pinça fechada e pelo menos dois fios condutores (29a, 29b) serem ligados entre esse dispositivo de detecção e o cartão eletrônico escravo (22).
10. Aparelho para penteado (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, CARACTERIZADO pelo fato de compreender um dispositivo de ligação e de comando da temperatura (40) disposto sobre a base (3).
11. Aparelho para penteado (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, CARACTERIZADO pelo fato de compreender um sistema de conexão (44) disposto sobre a base (3) e configurado para conectar o cartão eletrônico de gestão do sistema de tratamento e do sistema de regulagem de fluxo da água motorizado (19) a uma interface externa de parametragem.
12. Aparelho para penteado (1), de acordo com qualquer uma das reivindicações 2 a 11, CARACTERIZADO pelo fato de o sistema de regulagem do fluxo da água motorizado ser uma bomba elétrica.
Priority Applications (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102014001196-0A BR102014001196B1 (pt) | 2014-01-17 | 2014-01-17 | Aparelho para penteado a vapor equipado com um cartão eletrônico de gestão desviada |
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BR102014001196-0A BR102014001196B1 (pt) | 2014-01-17 | 2014-01-17 | Aparelho para penteado a vapor equipado com um cartão eletrônico de gestão desviada |
Publications (2)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
BR102014001196A2 BR102014001196A2 (pt) | 2015-12-22 |
BR102014001196B1 true BR102014001196B1 (pt) | 2022-12-13 |
Family
ID=55082946
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
BR102014001196-0A BR102014001196B1 (pt) | 2014-01-17 | 2014-01-17 | Aparelho para penteado a vapor equipado com um cartão eletrônico de gestão desviada |
Country Status (1)
Country | Link |
---|---|
BR (1) | BR102014001196B1 (pt) |
-
2014
- 2014-01-17 BR BR102014001196-0A patent/BR102014001196B1/pt active IP Right Grant
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
BR102014001196A2 (pt) | 2015-12-22 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
US9149102B2 (en) | Steam hairdressing appliance equipped with a remote control circuit board | |
JP6392813B2 (ja) | 基部および携帯用ユニットを備える蒸気整髪装置 | |
JP6184584B2 (ja) | ヘアケア装置 | |
ES2674246T3 (es) | Aparato portátil de tratamiento de los cabellos con vapor | |
ES2797629T3 (es) | Aparato de tratamiento de los cabellos con vapor con deflector | |
ES2708567T5 (es) | Aparato de peinar de mando automático | |
US6119702A (en) | Heated hair styling system | |
ES2712460T3 (es) | Dispositivo de peluquería | |
ES2640087T3 (es) | Aparato de peluquería con bomba peristáltica | |
US5400809A (en) | Pressing comb, dryer and curling device | |
US20030052115A1 (en) | Instant heat hot air curling iron | |
US20080283081A1 (en) | Hair styling device | |
JP2016016328A (ja) | ヘアケア機器のための付属品 | |
US20130247933A1 (en) | Hair straightening apparatus | |
BR112016026663B1 (pt) | Aparelho de pentear a vapor com meios de confinamento do vapor | |
BR112016030910B1 (pt) | Aparelho de pentear para formar cachos de tamanhos diferentes | |
US20080283080A1 (en) | Hair styling device | |
ES2690875T3 (es) | Aparato de peinado con medios de aislamiento térmico | |
ES2665393T3 (es) | Aparato de peluquería equipado con dientes de proyección de vapor | |
JP2017522138A (ja) | ヘアスタイリングデバイス | |
BR112021016526A2 (pt) | Dispositivo para modelar o cabelo | |
JP2017000666A (ja) | ヘアーアイロン | |
JP5883406B2 (ja) | くし付きヘアアイロン | |
BR102014001196B1 (pt) | Aparelho para penteado a vapor equipado com um cartão eletrônico de gestão desviada | |
DK152960B (da) | Fremgangsmaade og apparat til formning af haar |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
B03A | Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette] | ||
B06F | Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette] | ||
B08F | Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette] |
Free format text: REFERENTE A 7A ANUIDADE. |
|
B08H | Application fees: decision cancelled [chapter 8.8 patent gazette] |
Free format text: ANULADA A PUBLICACAO CODIGO 8.6 NA RPI NO 2613 DE 02/02/2021 POR TER SIDO INDEVIDA. UMA VEZ QUE O RECOLHIMENTO DA 7A ANUIDADE FOI EFETUADO EM 12/03/2020, ATRAVES DA GRU 29409161916762041. |
|
B06U | Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette] | ||
B09A | Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette] | ||
B16A | Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette] |
Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 17/01/2014, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS |