BR102013026940A2 - Montagem para fixação externa de cápsulas de sensor aerotransportadas a uma fuselagem de aeronave - Google Patents

Montagem para fixação externa de cápsulas de sensor aerotransportadas a uma fuselagem de aeronave Download PDF

Info

Publication number
BR102013026940A2
BR102013026940A2 BRBR102013026940-9A BR102013026940A BR102013026940A2 BR 102013026940 A2 BR102013026940 A2 BR 102013026940A2 BR 102013026940 A BR102013026940 A BR 102013026940A BR 102013026940 A2 BR102013026940 A2 BR 102013026940A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
sensor capsule
pylon
sensor
assembly according
mounting
Prior art date
Application number
BRBR102013026940-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102013026940B1 (pt
BR102013026940A8 (pt
Inventor
Lafayete Faria Siqueira
Romero Maia Soares De Azevedo
Sergio Cunha Montesi
Original Assignee
Embraer Aeronautica Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Embraer Aeronautica Sa filed Critical Embraer Aeronautica Sa
Publication of BR102013026940A2 publication Critical patent/BR102013026940A2/pt
Publication of BR102013026940A8 publication Critical patent/BR102013026940A8/pt
Publication of BR102013026940B1 publication Critical patent/BR102013026940B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64CAEROPLANES; HELICOPTERS
    • B64C1/00Fuselages; Constructional features common to fuselages, wings, stabilising surfaces or the like
    • B64C1/36Fuselages; Constructional features common to fuselages, wings, stabilising surfaces or the like adapted to receive antennas or radomes
    • HELECTRICITY
    • H01ELECTRIC ELEMENTS
    • H01QANTENNAS, i.e. RADIO AERIALS
    • H01Q1/00Details of, or arrangements associated with, antennas
    • H01Q1/27Adaptation for use in or on movable bodies
    • H01Q1/28Adaptation for use in or on aircraft, missiles, satellites, or balloons

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Remote Sensing (AREA)
  • Astronomy & Astrophysics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Details Of Aerials (AREA)
  • Radar Systems Or Details Thereof (AREA)
  • Movable Scaffolding (AREA)
  • Testing Or Calibration Of Command Recording Devices (AREA)
  • Measuring Fluid Pressure (AREA)
  • Force Measurement Appropriate To Specific Purposes (AREA)

Abstract

MONTAGENS PARA FIXAÇÃO EXTERNA DE CAPSULAS DE SENSOR AEROTRANSPORTADAS A UMA FUSELAGEM DE AERONAVE Descreve-se montagens de fixação de cápsula de sensor para a fixação de uma cápsula de sensor que contém equipamento de sensor aerotransportado a uma fuselagem de aeronave. As montagens de cápsula de sensor podem incluir pares dianteiro e traseiro de montagens de pilone de fixação, em que cada um tem uma extremidade inferior fixada à fuselagem de aeronave e uma extremidade superior fixada à cápsula de sensor. O par dianteiro de montagens de pilone de fixação podem incluir estruturas de pilone de bombordo e estibordo, e uma base de suporte transversal conectada às extremidades superiores das estruturas de pilone de bombordo e estibordo. O par traseiro de montagens de pilone de fixação pode incluir uma montagem de longarina ajustável na direção do comprimento.

Description

"MONTAGENS PARA FIXAÇÃO EXTERNA DE CÁPSULAS DE SENSOR AEROTRANSPORTADAS A UMA FUSELAGEM DE AERONAVE"
As configurações apresentadas no presente documento referem-se de forma geral à fixação externa de cápsulas de sensor (por exemplo, cúpulas de 5 radar) que contêm equipamento de sensor aerotransportado (por exemplo, antena(s) de radar e/ou outros sensores aerotransportados) a uma fuselagem de aeronave por uma montagem de fixação de pilone. Em configurações especialmente preferidas, a montagem de fixação de pilone inclui um par de estruturas de pilone frontais integradas em uma extremidade frontal da cápsula 10 de sensor, e um par de estruturas de pilone traseiras individualmente ajustáveis na extremidade traseira da cápsula de sensor.
Descrição do estado da técnica
A montagem de diversos equipamentos, tais como antena de radar aerotransportada e outros sensores aerotransportados, em uma fuselagem de 15 aeronave tem diversas vantagens, especialmente para missões aéreas de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR). Por exemplo, em virtude da capacidade da aeronave de atingir altas altitudes, as áreas de superfície terrestre relativamente grandes e/ou volume de espaço aéreo podem ser monitorados pelo equipamento de sensor aerotransportado.
A montagem de equipamentos aerotransportados em uma parte superior
de uma fuselagem de aeronave é por si mesma bem conhecida. Por exemplo, a patente no. U.S. 6.745.981 de Rainer et al (cujo conteúdo integral está aqui incorporado a título de referência) provê um meio convencional para montar uma cápsula de sensor sobre uma fuselagem de aeronave. De acordo com esta 25 proposta anterior, a cápsula de sensor é uma estrutura alongada que tem extremidades dianteira e traseira posicionadas acima da fuselagem. São fornecidos os suportes estruturais que incluem uma primeira extremidade acoplada à fuselagem da aeronave e segunda extremidade acoplada à cápsula de sensor na dianteira e traseira, respectivamente. Uma desvantagem para tal 30 instalação de cápsula de sensor proposta consiste no fato de que pode ser limitada em termos de exigências aerodinâmicas, limites de resistência ao avanço da aeronave, peso de radar da antena, resiàtência estrutural a cargas da aeronave, e em termos da incorporação de outras antenas de radar. Além disso, as fixações de cápsula de sensor convencionais não fornecem versatilidade na montagem de diversos tipos diferentes de cápsulas de sensor aerotransportadas e sensores associados.
Isto é, portanto, dirigido ao fornecimento de soluções para tais problemas
que as configurações da presente invenção são direcionadas.
Objetivos e breve descrição da invenção
As configurações apresentadas no presente documento são direcionadas a uma montagem de pilone para suportar uma cápsula aerotransportada que 10 pode ser adaptada para conter uma ou mais antenas de radar ou outros sensores aerotransportados. Em geral, a montagem de pilone irá incluir um par de estruturas de pilone frontais integradas em uma extremidade frontal da cápsula de sensor, e um par de estruturas de pilone traseiras individualmente ajustáveis na extremidade traseira da cápsula de sensor.
De acordo com algumas configurações apresentadas, as montagens de
fixação de cápsula de sensor são fornecidas para a fixação de uma cápsula de sensor que contém equipamento de sensor aerotransportado a uma fuselagem de aeronave. As montagens de cápsula de sensor podem compreender pares dianteiro e traseiro de montagens de pilone de fixação, em que cada um tem uma 20 extremidade inferior fixada à fuselagem de aeronave e uma extremidade superior fixada à cápsula de sensor. O par dianteiro de montagens de pilone de fixação pode incluir estruturas de pilone de bombordo e estibordo, e uma base de suporte transversal conectada às extremidades superiores das estruturas de pilone de bombordo e estibordo.
Determinadas configurações apresentadas incluem estruturas de pilone de
bombordo e estibordo que têm Iongarinas perpendiculares dianteira e traseira alongadas que tem extremidades inferiores para fixação à fuselagem de aeronave e extremidades superiores conectadas à base de suporte transversal. As nervuras e Iongarinas de reforço podem ser fornecidos para interconectar as Iongarinas perpendiculares dianteira e traseira uma a outra. Em outras configurações, a base de suporte transversal pode conter montagens de ressalto de bombordo e estibordo posicionadas acima de uma extremidade superior das estruturas de pilone de bombordo e estibordo, respectivamente, para a fixação da cápsula de sensor ao par dianteiro de montagens de pilone de fixação.
Determinadas configurações apresentadas irão incluir montagens de pilone que compreendem uma montagem de Iongarina ajustável na direção do comprimento. Para tais configurações, a montagem de Iongarina pode incluir um elemento de Iongarina alongado que tem extremidades superior e inferior, 10 encaixes de fixação superior e inferior nas extremidades superior e inferior do elemento de longarina, respectivamente, e hastes conectoras superior e inferior fixadas aos encaixes de fixação superior e inferior, respectivamente. Ao menos uma haste conectora dentre as hastes conectoras superior e inferior pode ser conectada de forma rosqueável a um respectivo encaixe dentre os encaixes de 15 fixação superior e inferior, respectivamente, de modo que o movimento de torneamento da mesma permite de modo responsivo o ajuste na direção do comprimento da montagem de longarina.
De acordo com algumas configurações, cada uma das hastes conectoras superior e inferior é conectada de forma rosqueável aos encaixes de fixação superior e inferior, respectivamente, e poderia ser na forma de conectores de haste de parafuso de olhai.
A montagem de longarina ajustável na direção do comprimento pode incluir, adicionalmente, uma porca de ajuste conectada de forma rosqueável ao menos à haste conectora para travar de maneira posicionai a ao menos uma 25 haste conectora. Se ambas as hastes conectoras superior e inferior forem ajustáveis de forma rosqueável, então, as porcas de ajuste superior e inferior podem ser associadas com as mesmas para travar de maneira posicionai as hastes conectoras superior e inferior em relação aos encaixes de fixação superior e inferior, respectivamente.
Os ressaltos de fixação de cápsula e fuselagem podem ser fornecidos em
algumas configurações para fixar respectivamente as hastes conectoras superior e inferior à cápsula de sensor e fuselagem de aeronave, respectivamente. Em determinadas formas, o ressalto de fixação de fuselagem compreende um elemento de canal em formato de U que define um par de aberturas alinhado de modo coaxial e a haste conectora inferior consiste em uma haste conectora de parafuso de olhai alinhada com as aberturas do elemento de canal. A montagem 5 pode deste modo, compreender um pino conector inserido através das aberturas e da haste conectora para fixar a haste conectora ao elemento de canal em formato de U. Um par de elementos de encaixe laterais pode ser conectado de modo inteiriço ao elemento de canal em formato de U.
De acordo com outras configurações, os pares dianteiro e traseiro de pilones de fixação podem incluir, cada um, aerofólios dianteiro e traseiro que se estendem para frente e para trás a partir dos mesmos em relação à fuselagem de aeronave.
Estes e outros aspectos e vantagens da presente invenção se tornarão mais evidentes depois que for dada consideração cautelosa à seguinte descrição detalhada das configurações exemplificadoras preferidas da mesma.
Descrição resumida dos desenhos
As configurações apresentadas da presente invenção serão compreendidas melhor e com maiores detalhes mediante a referência à seguinte descrição detalhada de configurações ilustrativas não limitadoras exemplificadoras em conjunto com os desenhos, nos quais:
A Figura 1 é uma vista em perspectiva exemplificadora de uma aeronave que mostra uma cápsula de sensor montada na mesma por meio de uma montagem de fixação de pilone de acordo com uma configuração apresentada no presente documento;
A Figura 2 é uma vista em perspectiva, parcialmente em seção, do par de
estruturas de pilone dianteiras fixadas de maneira não ajustável empregadas na montagem de fixação de pilone representada na Figura 1;
A Figura 3 é uma vista ampliada de uma montagem de pino de fixação exemplificadora associada com as estruturas de pilone dianteiras;
A Figura 4 é uma vista em perspectiva ampliada de um ressalto superior
associado com a montagem de pino de fixação representada na Figura 3; A Figuraõ é uma vista em perspectiva de um par exemplificador de estruturas de pilone traseiras fixadas de maneira ajustável empregadas na montagem de fixação de pilone representada na Figura 1;
A Figura 6 é uma vista em perspectiva de uma montagem de longarina de pilone traseira representativa associada com as estruturas de pilone traseiras representadas na Figura 5;
A Figura 7 é uma vista em seção transversal ampliada de uma montagem de ressalto de fixação superior associada com as estruturas de pilone traseiras;
A Figura 8 é uma vista em perspectiva lateral ampliada de uma montagem de ressalto de fixação inferior associada com as estruturas de pilone traseiras; e
A Figura 9 é uma vista em perspectiva traseira ampliada da montagem de ressalto de fixação inferior representada na Figura 8.
Descrição detalhada da invenção
Muitos dos detalhes, dimensões, ângulos e outras características 15 mostradas nas figuras do presente pedido de patente são somente ilustrativos de configurações particulares da invenção. Consequentemente, outras configurações podem ter outros detalhes, dimensões, ângulos e características, sem que se desvie do espírito ou escopo das presentes invenções. Várias configurações de montagens e estruturas inovadoras são descritas mais adiante nesse documento 20 como soluções para os problemas identificados brevemente acima.
Conforme ilustrado na Figura 1, uma aeronave de transporte AC tem uma fuselagem AF na qual uma cápsula de sensor montagem 10 é montada em uma região superior da mesma em um modo composto “piggy-back”. A cápsula de sensor montagem 10 inclui geralmente uma cápsula de sensor 12 (por exemplo, 25 cúpula de radar) a qual contém os sensores aerotransportados desejados, por exemplo, antena(s) de radar e/ou outros sensores aerotransportados, e pares dianteiro e traseiro de montagens de pilone 14, 16, respectivamente. A cápsula de sensor 12 consiste, de preferência, em uma estrutura alongada que aloja os sensores (não ilustrados) que é longitudinalmente alinhada com a fuselagem AF. 30 Deste modo, as montagens de pilone dianteira e traseira 14, 16 fornecem suporte interconectado entre a cápsula de sensor 12 e os componentes estruturais da fuselagem de aeronave AF. De tal maneira, portanto, a cápsula de sensor 12 pode ser carregada no ar pela aeronave AC na execução da missão dos diversos sensores contidos na mesma.
Uma vista ampliada do par de montagens de pilone dianteiras 14 é 5 fornecida pela Figura 2. Os diversos componentes estruturais associados com as montagens de pilone dianteiras podem ser fabricados a partir de ligas de alumínio de classe de aeronave. A montagem de pilone dianteira 14 inclui estruturas de pilone de bombordo e estibordo de imagem de espelho 14-1, 14-2, respectivamente, em que cada uma tem Iongarinas perpendiculares dianteira e 10 traseira 14-1 a, 14-1 b e 14-2a, 14-2b, respectivamente. As Iongarinas perpendiculares dianteira e traseira 14-1 a, 14-1 b e 14-2a, 14-2b, respectivamente, pojdem ser usinadas a partir de um estoque de liga de alumínio para fornecer uma combinação de uma seção transversal de viga em I e viga em C.
Uma base de suporte transversal 14-3 se estende na distância Iatitudinal
entre e é rigidamente conectada às extremidades superiores das estruturas de pilone de bombordo e estibordo 14-1, 14-2, respectivamente. A base de suporte 14-3 fornece, deste modo, suporte estrutural para as montagens de ressalto de bombordo e estibordo 14-4a, 14-4b nas quais trilhos de montagem de bombordo 20 e estibordo 18a, 18b associados com a cápsula de sensor 12 (não mostrada na Figura 2) são montados.
Os revestimentos de alumínio 20, 22 podem ser fixados às nervuras internas orientadas de maneira geralmente horizontal 14-6a, 14-6b e aos Iongarinas de reforço orientados de maneira geralmente vertical 14-7a, 14-7b, 25 associados com as estruturas de pilone de bombordo e estibordo 14-1, 14-2, respectivamente, a fim de cobrir as estruturas de suporte NE fornecer um perfil aerodinâmico otimizado para as montagens em geral. Semelhantemente, a aerodinâmica otimizada pode ser fornecida pelos aerofólios dianteiro e traseiro 14-8a, 14-8b e 14-9a, 14-9b, que se estendem para frente e para trás (em relação 30 à aeronave) a partir das Iongarinas perpendiculares dianteira e traseira 14-1 a, 14- 1b e 14-2a, 14-2b das estruturas de pilone de bombordo e estibordo 14-1, 14-2, respectivamente. A montagem de ressalto de bombordo 14-4a é descrita em maiores detalhes nas Figuras 3 e 4 em anexo, em que se compreende que a montagem de ressalto de estibordo 14-4b consiste em uma estrutura de imagem de espelho da mesma. Deste modo, uma descrição das estruturas associadas com a 5 montagem de ressalto de bombordo 14-4a é semelhantemente aplicável às estruturas associadas com a montagem de ressalto de estibordo 14- 4b.
Conforme pode ser visto nas Figuras 3 e 4, a montagem de ressalto de bombordo 14-4a inclui um componente estrutural integrado formado de um elemento de canal geralmente em formato de U 20 e um par de elementos de 10 encaixe laterais 22 e 24, respectivamente. Os elementos 20, 22 e 24 compreendem coletivamente um par de aberturas alinhadas de maneira coaxial 26, 28, as quais recebem um pino à prova de falhas 30. O pino 30 também é conectado à montagem de flange 18a-1 do trilho de montagem de bombordo 18a associado com a cápsula de sensor 12. De tal maneira, portanto, o trilho de 15 montagem 18a e, por conseguinte, a cápsula de sensor 12, pode ser rigidamente ficado à estrutura de pilone de bombordo 14-1 através da montagem de ressalto 14-4a.
A montagem de pilone dianteira 14 também pode ser dotada de invólucros aerodinâmicos superior e inferior adequados 32a, 32b, respectivamente, (vide 20 Figura 1) formados de um material compósito (por exemplo, material de plástico reforçado com fibra de carbono) o qual pode ser laminado e/ou disposto entre com um núcleo formado de um material de meta-aramida resistente à chama (por exemplo, polímero NOMEX®).
A montagem de pilone traseira 16 é ilustrada em maiores detalhes pelas 25 Figuras 5 a 9 em anexo. Sob este aspecto, será observado que a montagem de pilone traseira 16 também inclui estruturas de pilone traseiras de bombordo e estibordo de imagem de espelho 16-1, 16-2, respectivamente. As extremidades superior e inferior destas estruturas de pilone 16-1, 16-2 podem ser dotadas de invólucros aerodinâmicos superior e inferior adequados 34a, 34b de uma maneira 30 similar àqueles fornecidos com as estruturas de pilone dianteiras 14-1, 14-2, a fim de aperfeiçoar a aerodinâmica das estruturas de pilone. Conforme pode ser visto, cada uma das estruturas de pilone traseiras de bordo e estibordo 16-1 16-2 é dotada de uma montagem de apoio de pilone 50, 51 e aerofólios dianteiro e traseiro 50a, 50b e 51 a, 51 b, que se estendem para frente e para trás (em relação à aeronave) a partir da montagem de apoio 50, 51, respectivamente.
A estrutura de pilone traseira de bombordo 16-1 é descrita em maiores detalhes nas Figuras 6 a 9 em anexo, em que se compreende que a estrutura de pilone traseira de estibordo 16-2 consiste em uma estrutura de imagem de espelho da mesma. Deste modo, uma descrição das estruturas associadas com a 10 estrutura de pilone traseira de bombordo 16-1 é semelhantemente aplicável às estruturas associadas com a estrutura de pilone traseira de estibordo 16-2.
Conforme pode ser visto, o apoio de pilone traseiro lateral de bombordo 50 inclui uma longarina alongada 50-1 que pode ser usinada a partir de ligas de alumínio de aeronave adequadas para formar uma estrutura de seção transversal 15 de viga em I. As Iongarinas também podem ser conectadas às nervuras geralmente em formato de C 50-2 para a otimização estrutural. A longarina 50-1 é conectada aos encaixes de fixação superior e inferior 50-3, 50-4 para conectar a longarina 50-1 à cápsula de sensor 12 e à fuselagem de aeronave F, respectivamente.
Os encaixes de fixação superior e inferior 50-3, 50-4 incluem os
respectivos conectores de haste de parafuso de olhai 50-3a, 50-4a, os quais são recebidos de forma rosqueável dentro dos encaixes de fixação 50-3, 50-4, respectivamente. Os conectores 50-3a, 50-4a são, deste modo, alinhados com aberturas associadas com o ressalto de fixação de cápsula 52 e o ressalto de 25 fixação de fuselagem 54 e fixados ao mesmo por um pino de conexão 52a, 54a, respectivamente (vide Figuras 7 e 9, por exemplo). O ressalto de fixação de fuselagem 54 é conectado rigidamente aos componentes estruturais de fuselagem subjacentes 60 (vide Figura 8). Uma tira eletricamente condutora 55 é fornecida a fim de unir eletricamente (conectar a terra) as estruturas do apoio de 30 pilone traseiro 50 ao ressalto de fixação de fuselagem 54 e, por conseguinte, à estrutura de suporte de fuselagem 60 da aeronave. Os encaixes de fixação superior e inferior 50-3, 50-4 também incluem porcas de ajuste 56, 58, respectivamente, rosqueadas ao cabo dos conectores de haste de parafuso de olhai 50-3a, 50-4a, respectivamente. As porcas de ajuste 56, 58, portanto, travam de maneira posicionai os respectivos conectores de 5 haste de parafuso de olhai 50-3á, 50-4a aos encaixes 50-3, 50-4. As porcas de ajuste 56, 58 podem ser, no entanto, afrouxadas para permitir que os respectivos conectores de haste de parafuso de olhai 50- 3a, 50-4a sejam virados de forma rosqueável em relação aos encaixes 50-3, 50-4 para, por sua vez, permitir, assim, que o comprimento eficaz da longarina 50-1 seja alterado de modo ajustável.
Deste modo, o movimento de torneamento aplicado aos conectores de haste de parafuso de olhai 50-3a, 50-4a em relação aos encaixes 50-3, 50-4, respectivamente, irão permitir, assim, de modo responsivo o ajuste na direção do comprimento do apoio de pilone traseiro lateral de bombordo 50. De tal maneira, portanto, a montagem de pilone traseira 16 pode ter seu tamanho ajustado para
encaixar uma variedade de cápsulas de sensor aerotransportadas 12.
Embora os pares dianteiro e traseiro de montagens de pilone 14, 16, respectivamente, tenham sido mostrados e descritos no presente documento como tendo a montagem de pilone dianteira 14 que é fixada de maneira não ajustável, a montagem de pilone traseira 16 que é fixada de maneira ajustável
entre a cápsula de sensor 12 e a fuselagem de aeronave AF, será observado que outras configurações podem ser alteradas. Deste modo, considera-se que as configurações da invenção poderiam incluir as montagens de pilone dianteiras ajustáveis na direção do comprimento e as montagens de pilone traseiras não ajustáveis.
Portanto, embora a invenção tenha sido descrita em conexão com o que é
atualmente considerado a configuração mais prática e preferida, deve-se compreender que a invenção não deve ser limitada às configurações apresentadas, mas ao contrário, é destinada a incluir diversas modificações e disposições equivalentes incluídas no espírito e escopo da mesma.
30

Claims (20)

1. Montagem de fixação de cápsula de sensor para a fixação de uma cápsula de sensor que contém equipamento de sensor aerotransportado a uma fuselagem de aeronave, a montagem de fixação compreendendo: pares dianteiro e traseiro de montagens de pilone de fixação, cada um tendo uma extremidade inferior fixada à fuselagem de aeronave e uma extremidade superior fixada á cápsula de sensor, em que ao menos um pilone de fixação dos pares dianteiro e traseiro de montagens de pilone de fixação inclui uma montagem de longarina ajustável na direção do comprimento a qual inclui: (i) um elemento de longarina alongado que tem extremidades superior e inferior; (ii) encaixes de fixação superior e inferior nas extremidades superior e inferior do elemento de longarina, respectivamente; (iii) hastes conectoras superior e inferior fixadas aos encaixes de fixação superior e inferior, respectivamente, em que ao menos uma haste conectora dentre as hastes conectoras superior e inferior é conectada de forma rosqueável a um respectivo encaixe dentre os encaixes de fixação superior e inferior respectivamente, de modo que o movimento de torneamento da mesma permita de modo responsivo o ajuste na direção do comprimento da montagem de longarina.
2. Montagem de fixação de cápsula de sensor, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que cada uma das hastes conectoras superior e inferior são conectadas de forma rosqueável aos encaixes de fixação superior e inferior, respectivamente.
3. Montagem de fixação de cápsula de sensor, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que as hastes conectoras superior e inferior consistem em conectores de haste de parafuso de olhai.
4. Montagem de fixação de cápsula de sensor, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que a montagem de longarina ajustável na direção do comprimento inclui, adicionalmente, uma porca de ajuste conectada de forma rosqueável a ao menos a haste conectora para travar de maneira posicionai a ao menos uma haste conectora.
5. Montagem de fixação de cápsula de sensor, de acordo com a reivindicação 2, caracterizada pelo fato de que a montagem de longarina ajustável na direção do comprimento inclui, adicionalmente, porcas de ajuste superior e inferior associadas com as hastes conectoras superior e inferior para travar de maneira posicionai as hastes conectoras superior e inferior em relação aos encaixes de fixação superior e inferior, respectivamente.
6. Montagem de fixação de cápsula de sensor, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o ao menos um pilone de fixação compreende, adicionalmente, ressaltos de fixação de cápsula e fuselagem para fixar respectivamente as hastes conectoras superior e inferior à cápsula de sensor e fuselagem de aeronave, respectivamente.
7. Montagem de fixação de cápsula de sensor, de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que o ressalto de fixação de fuselagem compreende um elemento de canal em formato de U que define um par de aberturas alinhado de modo coaxial, em que a haste conectora inferior consiste em uma haste conectora de parafuso de olhai alinhada com as aberturas do elemento de canal, e em que a montagem compreende um pino conector inserido através das aberturas e da haste conectora para fixar a haste conectora ao elemento de canal em formato de U.
8. Montagem de fixação de cápsula de sensor, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada pelo fato de que o ressalto de fixação de fuselagem compreende um par de elementos de encaixe laterais conectado ao elemento de canal em formato de U.
9. Montagem de fixação de cápsula de sensor, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que os pares dianteiro e traseiro de pilones de fixação incluem, cada um, aerofólios dianteiro e traseiro que se estendem para frentè e para trás a partir dos mesmos em relação à fuselagem de aeronave.
10. Montagem de fixação de cápsula de sensor para a fixação de uma cápsula de sensor que contém equipamento de sensor aerotransportado a uma fuselagem de aeronave, a montagem de fixação compreendendo: pares dianteiro e traseiro de montagens de pilone de fixação, cada um tendo uma extremidade inferior fixada à fuselagem de aeronave e uma extremidade superior fixada à cápsula de sensor, em que o par dianteiro de montagens de pilone de fixação inclui estruturas de pilone de bombordo e estibordo, e uma base de suporte transversal conectada às extremidades superiores das estruturas de pilone de bombordo e estibordo, e em que cada uma das estruturas de pilone de bombordo e estibordo inclui (i) longarinas perpendiculares dianteira e traseira alongadas que têm extremidades inferiores para fixação à fuselagem de aeronave e extremidades superiores conectadas à base de suporte transversal, e (ii) nervuras e Iongarinas de reforço que conectam as Iongarinas perpendiculares dianteira e traseira uma à outra, e em que a base de suporte transversal inclui montagens de ressalto de bombordo e estibordo posicionadas acima de uma extremidade superior das estruturas de pilone de bombordo e estibordo, respectivamente, para a fixação da cápsula de sensor ao par dianteiro de montagens de pilone de fixação.
11. Montagem de fixação de cápsula de sensor, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato de que cada um dos pares traseiros de montagens de pilone de fixação compreende uma montagem de longarina ajustável na direção do comprimento, a qual inclui: (i) um elemento de longarina alongado que tem extremidades superior e inferior; (ii) encaixes de fixação superior e inferior nas extremidades superior e inferior do elemento de longarina, respectivamente; (iii) hastes conectoras superior e inferior fixada aos encaixes de fixação superior e inferior, respectivamente, em que (iv) ao menos uma haste conectora dentre as hastes conectoras superior e inferior é conectada de forma rosqueável a um respectivo encaixe dentre os encaixes de fixação superior e inferior, respectivamente, de modo que o movimento de torneamento da mesma permita de modo responsivo o ajuste na direção do comprimento da montagem de longarina.
12. Montagem de fixação de cápsula de sensor, de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que cada uma das hastes conectoras superior e inferior são conectadas de forma rosqueável conectada aos encaixes de fixação superior e inferior, respectivamente.
13. Montagem de fixação de cápsula de sensor, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato de que as hastes conectoras superior e inferior consistem em conectores de haste de parafuso de olhai.
14. Montagem de fixação de cápsula de sensor, de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que a montagem de longarina ajustável na direção do comprimento inclui, adicionalmente, uma porca de ajuste conectada de forma rosqueável ao menos à haste conectora para travar de maneira posicionai a ao menos uma haste conectora.
15. Montagem de fixação de cápsula de sensor, de acordo com a reivindicação 12, caracterizada pelo fato de que a montagem de longarina ajustável na direção do comprimento inclui, adicionalmente, porcas de ajuste superior e inferior associadas com as hastes conectoras superior e inferior para travar de maneira posicionai as hastes conectoras superior e inferior em relação aos encaixes de fixação superior e inferior, respectivamente.
16. Montagem de fixação de cápsula de sensor, de acordo com a reivindicação 11, caracterizada pelo fato de que o ao menos um pilone de fixação compreende, adicionalmente, ressaltos de fixação de cápsula e fuselagem para fixar respectivamente as hastes conectoras superior e inferior à cápsula de sensor e fuselagem de aeronave, respectivamente.
17. Montagem de fixação de cápsula de sensor, de acordo com a reivindicação 16, caracterizada pelo fato de que o ressalto de fixação de fuselagem compreende um elemento de canal em formato de U que define um par de aberturas alinhado de modo coaxial, em que a haste conectora inferior consiste em uma haste conectora de parafuso de olhai alinhada com as aberturas do elemento de canal, e em que a montagem compreende um pino conector inserido através das aberturas e da haste conectora para fixar a haste conectora ao elemento de canal em formato de U.
18. Montagem de fixação de cápsula de sensor, de acordo com a reivindicação 17, caracterizada pelo fato de que o ressalto de fixação de fuselagem compreende um par de elementos de encaixe laterais conectado ao elemento de canal em formato de U.
19. Montagem de fixação de cápsula de sensor, de acordo com a reivindicação 10, caracterizada pelo fato de que os pares dianteiro e traseiro de pilones de fixação incluem, cada um, aerofólios dianteiro e traseiro que se estendem para frente e para trás a partir dos mesmos em relação à fuselagem de aeronave.
20. Aeronave que compreende a montagem de fixação de cápsula de sensor conforme a reivindicação 1 ou 10.
BR102013026940-9A 2012-10-18 2013-10-18 Montagens para fixação externa de cápsulas de sensor aerotransportadas a uma fuselagem de aeronave BR102013026940B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US13/655,347 2012-10-18
US13/655,347 US8844866B2 (en) 2012-10-18 2012-10-18 Assemblies for external attachment of airborne sensor pods to an aircraft fuselage

Publications (3)

Publication Number Publication Date
BR102013026940A2 true BR102013026940A2 (pt) 2014-10-14
BR102013026940A8 BR102013026940A8 (pt) 2021-08-17
BR102013026940B1 BR102013026940B1 (pt) 2021-10-13

Family

ID=49553563

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013026940-9A BR102013026940B1 (pt) 2012-10-18 2013-10-18 Montagens para fixação externa de cápsulas de sensor aerotransportadas a uma fuselagem de aeronave

Country Status (5)

Country Link
US (1) US8844866B2 (pt)
EP (1) EP2722273B1 (pt)
CN (1) CN103770930B (pt)
BR (1) BR102013026940B1 (pt)
RU (1) RU2638994C2 (pt)

Families Citing this family (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP3102486A4 (en) 2014-01-24 2018-06-06 L-3 Communications Integrated Systems L.P. Reconfigurable payload systems (rps) for aircraft
US9865918B2 (en) * 2015-08-28 2018-01-09 The Boeing Company Sliding radome with support structure
US10351224B2 (en) * 2015-09-23 2019-07-16 The Boeing Company External structure mounting system for use with an aircraft
WO2017053913A1 (en) * 2015-09-25 2017-03-30 Vermillion Jr Howard R Truss-reinforced radome crown structure
CN106379510A (zh) * 2016-09-29 2017-02-08 华东电子工程研究所(中国电子科技集团公司第三十八研究所) 一种载荷结构一体化传感器飞行器
CN106628109A (zh) * 2016-12-26 2017-05-10 中国航空工业集团公司西安飞机设计研究所 一种飞机雷达罩旋转及连接结构
US10640193B2 (en) 2017-07-21 2020-05-05 Carlisle Interconnect Technologies, Inc. Mounting systems for mounting an element to a surface
CN107799895A (zh) * 2017-09-12 2018-03-13 陕西飞机工业(集团)有限公司 一种平衡木外形及测向天线罩
US10673129B2 (en) * 2018-03-30 2020-06-02 The Boeing Company Structural provisions for an adapter plate for conversion of an airborne antenna attachment interface
CN109305323A (zh) * 2018-09-25 2019-02-05 陕西飞机工业(集团)有限公司 一种背鳍载机及任务系统天线一体化构型
CN109149103A (zh) * 2018-10-08 2019-01-04 中天宽带技术有限公司 一种多功能基站天线的天线罩
US11692586B2 (en) * 2019-08-26 2023-07-04 Ths Boeing Company Self-aligning low load shear out joint

Family Cites Families (18)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1880997A (en) * 1930-03-28 1932-10-04 William B Stout Airplane
US3045236A (en) * 1954-09-28 1962-07-17 Lockheed Aircraft Corp Rotatable radomes for aircraft
US2980909A (en) * 1956-12-03 1961-04-18 Chance Vought Corp Reduced-height radome-antenna
US4509709A (en) * 1983-02-18 1985-04-09 Motorola, Inc. Swinging pod antenna mount
US4571936A (en) * 1985-07-10 1986-02-25 The United States Of America As Represented By The Secretary Of The Air Force Length adjustable strut link with low aerodynamic drag
US5049891A (en) * 1990-02-23 1991-09-17 Grumman Aerospace Corporation Radome-antenna installation with rotating equipment rack
US5238208A (en) * 1991-06-11 1993-08-24 E-Systems, Inc. Load mitigation system for a multi-dimensional transducer array
US5575438A (en) * 1994-05-09 1996-11-19 United Technologies Corporation Unmanned VTOL ground surveillance vehicle
US5927648A (en) * 1996-10-17 1999-07-27 Woodland; Richard Lawrence Ken Aircraft based sensing, detection, targeting, communications and response apparatus
US5782078A (en) * 1996-12-17 1998-07-21 General Electric Company Tapered jam nut for turbine frame mount link
US5986611A (en) * 1998-07-10 1999-11-16 Northrop Grumman Corporation Steerable disk antenna
US6328293B1 (en) * 1998-09-18 2001-12-11 Lord Corporation Multi-linkage suspension system including outboard isolators
RU2174931C2 (ru) * 1999-08-24 2001-10-20 Открытое акционерное обществоТаганрогский авиационный научно-технический комплекс им. Г.М. Бериева Обтекатель антенны самолета
US6745981B1 (en) * 2003-02-25 2004-06-08 Northrop Grummin Corporation Aircraft sensor pod assembly
US7156347B2 (en) * 2004-10-15 2007-01-02 The Boeing Company Pivotable pylon for external carriage of aircraft stores
CA2913375A1 (en) * 2007-10-19 2009-04-30 Lord Corporation Suspension system for aircraft auxiliary power unit with elastomeric member
US8393580B2 (en) * 2008-09-12 2013-03-12 The Boeing Company Modular externally accessible batteries for an aircraft
RU86798U1 (ru) * 2009-01-20 2009-09-10 Федеральное государственное унитарное предприятие "Научно-производственное предприятие "Полет" Антенный обтекатель

Also Published As

Publication number Publication date
EP2722273B1 (en) 2019-01-09
EP2722273A2 (en) 2014-04-23
BR102013026940B1 (pt) 2021-10-13
US20140110526A1 (en) 2014-04-24
CN103770930B (zh) 2017-03-01
EP2722273A3 (en) 2017-12-20
RU2013146533A (ru) 2015-04-27
RU2638994C2 (ru) 2017-12-19
BR102013026940A8 (pt) 2021-08-17
CN103770930A (zh) 2014-05-07
US8844866B2 (en) 2014-09-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR102013026940A2 (pt) Montagem para fixação externa de cápsulas de sensor aerotransportadas a uma fuselagem de aeronave
RU2415779C2 (ru) Отсек шасси с раздельной конструкцией
US8167238B2 (en) Pylon caisson attachment on a wing, gripping a lateral panel of the caisson
KR101828517B1 (ko) 슬라이딩 닫힘 소자, 특히 비행기와 같은 차량의 슬라이딩 닫힘 소자 장치를 위한 슬라이딩 도어 또는 슬라이딩 윈도우
US9944394B2 (en) Belly-mounted load beam for an aerial vehicle
BRPI0712525A2 (pt) dispositivo de afixação de um motor de aeronave, conjunto motor e aeronave
US8967540B2 (en) Anti lateral-torsional buckling structural member of an aircraft fuselage
US20100147997A1 (en) Aircraft engine attachment pylon having a rear engine attachment provided with a self-locking nut
US8714484B2 (en) Aircraft seat assembly structure, and fitted fuselage
BRPI0713398A2 (pt) dispositivo de afixação de um motor de aeronave, conjunto de motor, e, aeronave
CN102387963A (zh) 改进的机翼结构
US6802568B1 (en) Segmented beam aircraft passenger seat
US20180178923A1 (en) Semi-continuous fixation of an engine attachment pylon to an attachment device belonging to the wings of an aircraft
CN211107995U (zh) 无人机
BR102020000716A2 (pt) Nervura compósita, e, método para montar uma nervura compósita
ES2879349T3 (es) Mecanismos, sistemas y procedimientos para permitir el ajuste de escalones de superficies aerodinámicas
CN107521707B (zh) 飞行器支柱及包括支柱的飞行器
US20180186463A1 (en) Primary structure of a pylon for an aircraft engine assembly comprising a pyramidal part with converging upright members
CN108622368A (zh) 飞机机翼、空间框架及制造飞机的方法
US8944369B2 (en) Engine assembly for aircraft including a modular rigid structure for mounting pylons
CN212401522U (zh) 一种轻型折叠式多旋翼无人机
US20160122030A1 (en) Front engine attachment for an aircraft engine
EP3321185B1 (en) Integrated strut support fittings with underwing longerons
DE767066C (de) Elastische Lagerung eines Fahrzeugmotors, insbesondere Flugzeugmotors
CN211364984U (zh) 一种具有航测三维相机快拆机构的无人机

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: procedure suspended [chapter 6.21 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B03H Publication of an application: rectification [chapter 3.8 patent gazette]

Free format text: REFERENTE A RPI 2284 DE 14/10/2014, QUANTO AOS ITENS (30), (54) E (71).

B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 18/10/2013, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.