BR102013020794A2 - parafuso cadeado com mecanismo interno magnético e codificador, operado somente com chave eletrônica especial - Google Patents

parafuso cadeado com mecanismo interno magnético e codificador, operado somente com chave eletrônica especial Download PDF

Info

Publication number
BR102013020794A2
BR102013020794A2 BR102013020794A BR102013020794A BR102013020794A2 BR 102013020794 A2 BR102013020794 A2 BR 102013020794A2 BR 102013020794 A BR102013020794 A BR 102013020794A BR 102013020794 A BR102013020794 A BR 102013020794A BR 102013020794 A2 BR102013020794 A2 BR 102013020794A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
magnetic
key
screw
internal
special
Prior art date
Application number
BR102013020794A
Other languages
English (en)
Inventor
Ricardo De Andrade Soares
Original Assignee
Ricardo De Andrade Soares
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ricardo De Andrade Soares filed Critical Ricardo De Andrade Soares
Priority to BR102013020794A priority Critical patent/BR102013020794A2/pt
Publication of BR102013020794A2 publication Critical patent/BR102013020794A2/pt

Links

Landscapes

  • Lock And Its Accessories (AREA)

Abstract

parafuso cadeado com mecanismo interno magnético e codificado, operado somente com chave eletrônica especial. desenvolvido para garantir a inviolabilidade de qualquer recipiente,painel, caixa, porta, ou similares. a presente patente de invençio é dotada internamente de partes magnéticas e nio magnética onde é necessário um sistema de codificaçio para sua operaçio. há a exigência de um sequenciamento do sentido do campo magnético realizado pela chave especial para que suas partes internas interajam com a chave e a mesma com elas, havendo um código de sequenciamento correto para isso. por possuir partes magnéticas internas é possível utilizar o efrito de atraçifo e repulsio, assim o parafuso é acionado e transfere o torque exercido pelo usuário ao corpo interno podendo assim atarraxar ou desatarraxar o mesmo. este sequenciamento do campo magnético é realizado pela chave especial que possui internamente mecanismo eletromecânico que opera este sequenciamento de forma automática sem a interfrrência do operador. por ser eletrônica, em caso de extravio ou roubo, esta chave pode ser inutilizada remotamente por sistema de telefonia celular, rádio ftequôncia, ou depois de decorrido um tempo previamente determinado.

Description

“PARAFUSO CADEADO COM MECANISMO INTERNO MAGNÉTICO E CODIFICADO, OPERADO SOMENTE COM CHAVE ELETRÔNICA ESPECIAL,” A presente patente de invenção refere-se a um parafuso com mecanismo interno magnético de características próprias que impossibilita a sua operação de aperto e desaperto sem a chave especial desenvolvida para ele. Seu funcionamento não é de forma passiva e sim ativa interagindo com a chave e esta com o mesmo de forma sequencial dando ao parafuso um código para sua operação, transformando-o em um cadeado, o qual pode ser utilizado em equipamentos e locais que se deseja total segurança contra suas aberturas por pessoas não autorizadas.
Os setores industriais são demandantes de materiais que favoreçam a proteção de seus equipamentos. Alguns destes equipamentos apresentam elevado risco se aberto por pessoas não autorizadas. Outra demanda existente na indústria e empresas é a necessidade de proteger contra pessoas mal intencionadas a abertura de certos equipamentos como painéis elétricos, tampas, portas, e etc. No Brasil, por exemplo, as adulterações realizadas em medidores de energia com o objetivo de praticar roubo de energia são um dos problemas que demanda uma solução imediata pelo nível da soma quantitativa que estes prejuízos representam. Já foram depositados pedidos sobre parafusos de segurança para impedimento de abertura por pessoal não autorizado, porém nenhuma apresenta uma solução codificada para abertura o que representa baixo índice de segurança.
Outro ponto negativo nestes parafusos é em relação a sua chave especial de abertura. Quando há a sua perda, roubo ou extravio ela continua a ser útil e sua operação poderá ser realizada por pessoal não autorizado, indefínidamente, o que é incalculável o prejuízo que isto representa. A presente patente de invenção tem como objetivo notadamente evitar a violação de qualquer dispositivo que se queira. Trata-se de um parafuso que depois de atarraxado utilizando sua chave especial, somente é possível abri-lo com esta mesma chave que estará sob propriedade da pessoa autorizada. Outra característica da presente patente é impossibilitar o uso da chave por terceiro caso ocorra sua perda ou roubo.
Um fato único neste parafuso é de possuir partes magnéticas (imãs) no seu interior, possibilitando que o seu mecanismo opere de forma atrativa e repulsiva em comunhão com a chave especial que efetua estas mudanças de sentido do campo magnético na sequencia correta para que o parafuso obedeça e possa ser utilizado. Além disso outra característica inovadora é necessária para operá-lo, não é suficiente submetê-lo a um único campo magnético, é necessário mais de um simultaneamente para que seu funcionamento ocorra. Desta forma, a presente patente de invenção dificulta a ação de abertura por pessoas mal intencionadas aumentando a segurança do dispositivo. A estrutura do parafuso é metálica e seu sistema de travamento é composto intemamente de peças móveis magnéticas e não magnéticas que para seus posicionamentos internos, exigem o correto sequenciamento do sentido do campo magnético. Além disso é necessário que mais de um campo magnético atue no dispositivo, dando a ele características técnicas únicas. Não basta aproximar um imã ao parafuso, o que seria apenas um campo magnético, é necessário mais de um campo. Sobre a presença destes campos estes devem realizar um código de sequenciamento magnético igual ao que o parafuso foi fabricado para que o mesmo responda a solicitação e possa ser operado nonnalmente.
Caso alguma pessoa não autorizada tente abri-lo, nada adiantará o encaixe de uma chave de fenda em sua cabeça, pois sem o seu acionamento interno a mesma gira livre não atarraxado ou desatarraxado o parafuso propriamente dito.
Outro ponto único neste parafuso cadeado objeto da presente patente é a chave possuir batería e eletrônica internas. Esta eletrônica é responsável pelo sequenciamento magnético necessário para a operação deste parafuso. O usuário não vê nada acontecendo, tudo ocorre dentro da chave de forma automática. Ao encaixar a chave na cabeça do parafuso, o operador aguarda o sequenciamento que ocorre intemamente na chave e após isto o parafuso está travado podendo o operador girar a chave para a operação do parafuso nonnalmente.
Um ponto de extrema importância que diz respeito às chaves é a possibilidade de sua perda ou roubo que pode ocorrer, continuando a mesma ativa e operante porém em mãos erradas, representando um prejuízo incalculável. Neste parafuso isto não acontece. Uma solução inovadora foi desenvolvida, esta chave além de possuir eletrônica interna também pode ser bloqueada remotamente por sistema de telefonia celular ou rádio frequência. Além disso, a mesma pode ser bloqueada por tempo de utilização ficando inoperante depois de decorrido um tempo previamente definido sendo necessária a aproximação da chave a sua base para reativá-la novamente ou uma senha. Isto impossibilita que após perda ou roubo da chave, terceiros utilizem a mesma sem autorização, inutilizando-as.
Os desenhos anexos mostram o “PARAFUSO CADEADO COM MECANISMO INTERNO MAGNÉTICO E CODIFICADO, OPERADO SOMENTE COM CHAVE ELETRÔNICA ESPECIAL.” Objeto da presente patente de invenção: A figura A apresenta a aparência externa do parafuso. A figura B apresenta em corte o perfil interno do parafuso no qual também estão presentes as peças internas que compõem o dispositivo. A figura C apresenta a chave.
Separando o parafuso em duas partes para melhor explanação, haverá então uma parte denominada cabeça (1) e outra como corpo (2) como podemos ver na figura “A”. Já na figura “B” observamos a sua cabeça onde há o mecanismo de acionamento com peças móveis magnéticas e ferrosas (3) e a trava mecânica (6). A cabeça com um fonnato cilíndrico maciço possui um furo interno fora de centro e não passante (5), no qual ficam alojadas as peças móveis ditas. Logo abaixo destas fica o corpo que é a parte independente com rosca externa (2), no qual é o corpo propriamente dito, em que no seu topo existe um alargamento com rebaixo circular fora de centro em relação ao eixo do parafuso (4) que é abraçado pela fina parede de continuação da cabeça. Com isso a cabeça roda livre em relação ao corpo e com o acionamento do mecanismo as peças deslocam-se para baixo e se encaixam no orifício do parafuso(corpo), travando o mesmo, possibilitando assim que o torque aplicado pelo usuário na cabeça do parafuso possa ser transferido para o corpo e assim apertar e desapertar o mesmo, Na figura “C” podemos ver a chave, de formato cilíndrico (2), onde há o punho (4) e o bico de encaixe que acopla ao dispositivo de segurança (1). No item (3), vemos o botão de acionamento e monitoramento.

Claims (1)

  1. “PARAFUSO CADEADO COM MECANISMO INTERNO MAGNÉTICO E CODIFICADO, OPERADO SOMENTE COM CHAVE ELETRÔNICA ESPECIAL.” Caracterizado por possuir internamente partes magnéticas (imãs) e não magnéticas que interagem com a chave especial e esta com o parafuso, fazendo assim que o mesmo acione o mecanismo interno e possa ser operado. Caracterizado por possuir internamente partes magnéticas que são atraídas e repelidas conforme a sequência correta realizada pela chave especial, não sendo possível opera-lo somente atraindo ou somente repelindo o mecanismo interno. Caracterizado por necessitar de mais de um (1) campo magnético para que o mecanismo interno funcione, não basta submetê-lo a somente um(l) campo magnético. Caracterizado por possuir intemamente na cabeça um furo não passante no sentido longitudinal da mesma e fora de centro, responsável por acomodar o mecanismo magnético interno e pelo travamento com a parte rosqueada(corpo) possibilitando a operação do parafuso. Caracterizado por necessitar para sua operação de um sequenciamento do campo magnético que é realizado pela chave especial desenvolvida para ele. Esta chave sequencia o campo magnético obedecendo a um código para isso. Caracterizado por possuir uma chave especial que efetua intemamente ações que obedecem ao procedimento necessário exigido pelo dispositivo a ser operado. Caracterizado por possuir uma chave especial para sua operação que em caso de extravio ou roubo, pode ser inutilizada remotamente via sistema de telefonia celular, rádio frequência ou depois de decorrido o tempo de uso previamente estabelecido, impossibilitando o uso posterior da chave por pessoas não autorizadas. Havendo o bloqueio da mesma será necessário a sua aproximação a base ou a digitação de uma senha para reativá-la.
BR102013020794A 2013-08-15 2013-08-15 parafuso cadeado com mecanismo interno magnético e codificador, operado somente com chave eletrônica especial BR102013020794A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013020794A BR102013020794A2 (pt) 2013-08-15 2013-08-15 parafuso cadeado com mecanismo interno magnético e codificador, operado somente com chave eletrônica especial

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013020794A BR102013020794A2 (pt) 2013-08-15 2013-08-15 parafuso cadeado com mecanismo interno magnético e codificador, operado somente com chave eletrônica especial

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102013020794A2 true BR102013020794A2 (pt) 2015-09-08

Family

ID=54292372

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013020794A BR102013020794A2 (pt) 2013-08-15 2013-08-15 parafuso cadeado com mecanismo interno magnético e codificador, operado somente com chave eletrônica especial

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102013020794A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US8800329B1 (en) Protected bar lock assembly
IN2014CN03125A (pt)
CN204960547U (zh) 一种电子锁
CN105089371A (zh) 一种电子锁的控制方法及该类型电子锁
CN203742293U (zh) 一种智能电子锁
BR102013020794A2 (pt) parafuso cadeado com mecanismo interno magnético e codificador, operado somente com chave eletrônica especial
CN104481310B (zh) 一种五防闭锁装置及闭锁方法
CA2348248A1 (en) Electrical panel lock with locking plug head
CN204754670U (zh) 高压室逃生门
CN204738667U (zh) 一种办公室用防盗保险箱
WO2003064794A1 (es) Cerradura de seguridad
US9366057B1 (en) High security padlock
CN204439690U (zh) 一种防窃电电表箱
CN105178739B (zh) 锁具及保险箱
CN105756438A (zh) 电磁锁机械解锁装置
KR100653970B1 (ko) 도어의 잠금장치
US6314772B1 (en) Lock mechanism for pull station
CN103883170A (zh) 门外反锁防盗器
WO2015162129A1 (en) Lock with increased strength
BR102013020793A2 (pt) Chave eletrônica com bloqueio remoto para acionamento de dispositivos de segurança
ES2206012B1 (es) Sistema de cerradura de seguridad.
KR102697237B1 (ko) 지상기기용 스마트 시건 장치
ES1200710U (es) Cuerpo de cerradura con orden eléctrica de desbloqueo mediante giro inverso de la llave
CN204266688U (zh) 防盗门锁和户外机柜
CN214035105U (zh) 一种可远程控制开关的智能锁

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B25C Requirement related to requested transfer of rights

Owner name: RICARDO DE ANDRADE SOARES (BR/RJ)

B25B Requested transfer of rights rejected

Owner name: RICARDO DE ANDRADE SOARES (BR/RJ)

Free format text: INDEFERIDO O PEDIDO DE TRANSFERENCIA CONTIDO NA PETICAO 20160000684 DE 03/02/2016, POR AUSENCIA DE CUMPRIMENTO DA EXIGENCIA PUBLICADA NA RPI NO 2450, DE 19/12/2017.

Owner name: RICARDO DE ANDRADE SOARES (BR/RJ)

B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law
B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2475 DE 12-06-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.