BR102013019763A2 - equipamento móvel para carregamento de produtos a granel - Google Patents

equipamento móvel para carregamento de produtos a granel Download PDF

Info

Publication number
BR102013019763A2
BR102013019763A2 BR102013019763A BR102013019763A BR102013019763A2 BR 102013019763 A2 BR102013019763 A2 BR 102013019763A2 BR 102013019763 A BR102013019763 A BR 102013019763A BR 102013019763 A BR102013019763 A BR 102013019763A BR 102013019763 A2 BR102013019763 A2 BR 102013019763A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
equipment
container
mobile
products
frame
Prior art date
Application number
BR102013019763A
Other languages
English (en)
Inventor
Marcelo Lima Da Costa
Original Assignee
Br Agri Com Imp Adora E Exportadora Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Br Agri Com Imp Adora E Exportadora Ltda filed Critical Br Agri Com Imp Adora E Exportadora Ltda
Priority to BR102013019763A priority Critical patent/BR102013019763A2/pt
Publication of BR102013019763A2 publication Critical patent/BR102013019763A2/pt

Links

Landscapes

  • Loading Or Unloading Of Vehicles (AREA)

Abstract

equipamento móvel para carregamento de produtos a granel. a presente invenção trata de um equipamento (e) formado por uma estrutura (1), de sustentação de um recipiente (2) e de uma esteira (3) com função retrátil, de forma que a referida esteira (3) seja posicionada em um nível de altura inferior ao nível do recipiente (2). o equipamento (e) é dotado ainda de sensores de peso (4), os quais são dispostos sob o recipiente (2) e são responsáveis por identificar o peso dos produtos que estão entrando no equipamento (e), enquanto que o recipiente (2) é dotado de uma tampa (23) movível, instalada na abertura inferior (22) para controle do fluxo de produtos que são despejados sobre a esteira (3). o deslocamento do equipamento (e) é realizado por meio de um sistema motorizado, permitindo que o equipamento (e) seja utilizado sob diferentes silos, ou outros reservatórios de produtos, para atender às necessidades momentâneas da fábrica sem depender da aquisição de equipamentos extras.

Description

EQUIPAMENTO MÓVEL PARA CARREGAMENTO DE PRODUTOS A
GRANEL
Apresente patente de invenção refere-se a um equipamento móvel para carregamento de produtos a granel, tais como grãos diversos, particularmente utilizado para realizar um transporte selecionado de produtos a granel, em fluxo contínuo, de um local ao outro. Q equipamento móvel para carregamento de produtos a granel é constituído por um recipiente de armazenagem, dispositivo de pasagem eletrônica, esteira telescópica e uma estrutura d© movimentação mecanizada, permitindo que o equipamento possa realizar o carregamento de grãos em diversos compartimentos, localizados em diferentes locais.
Histórico da invenção São de conhecimento do homem da técnica equipamentos para movimentação e carregamento de produtos em pequena e grande escala. Esses equipamentos são normalmente conhecidos como esteiras transportadoras, as quais recebem produtos, tais corno grãos, de uma fonte e os transportam até outra fonte.
Tais esteiras são normalmente fixas em um local, por exemplo, embaixo de algum silo ou outro reservatório, não podendo ser livremente movimentadas para utilização em outro lugar.
Na tentativa de permitir que esses equipamentos para movimentação e carregamento de produtos pudessem ser utilizados em diferentes locais, tornando-os mais flexíveis às necessidades das empresas que os utilizam, foram desenvolvidos alguns sistemas de locomoção para esses equipamentos.
Dentre os referidos equipamentos para movimentação e carregamento de produtos dotados de sistemas de locomoção, podemos citar o documento de patente PI0901885-9, depositado em 14 de Maio de 2009, intitulado “SISTEMA DE ESTUFAGEM DE CONTAINER”, o qual apresenta um sistema para condução de grãos para dentro de um Container, Para isso, tal sistema compreende urna estrutura, a quai é dotada, de rodas em suas bases e suporta, um tubo, internamente dotado de uma rosca. Dessa forma, a estrutura é movimentada até que o tubo seja posicionado sob o recipiente que mantém os grãos, para que a rosca, conduza os grãos até o Container. Ainda, conforme ocorrer o preenchimento do Container corrí os grãos, a, estrutura deve ser afastada desse Container de modo que o tubo não esteja submerso em meio aos grãos.
Podemos citar também o documento de patente US6325588, depositado em 10 de Fevereiro de 2000-, originalmente intitulado "APPARATUS FOR REMOTELY OPERATING AN AUGER", o qual descreve um equipamento móvel, dotado de rodas, capaz de armazenar uma quantidade de produtos a granel em pequena escala. Esse equipamento é composto por uma estrutura com formato afunilado em sua base, direcionando os produtos para um tubo que dá sequência a região afunilada. Esse tubo é internamento dotado de uma rosca, a quaf conduz o produto até uma mangueira, instalada na sequência do tubo, utilizada para direcionar o produto para outro recipiente desejado.
Porém, apesar desses equipamentos para movimentação e carregamento de produtos cumprirem sua função de permitir sua locomoção até diferentes locais, de acordo com as necessidades momentâneas, tais equipamentos não apresentam nenhum tipo de motorização em seus sistemas de locomoção, necessitando que tal locomoção seja realizada mediante esforços físicos de um ou mais operadores, Outro inconveniente dos equipamentos para movimentação e carregamento de produtos existentes é a inexistência de um sistema de controle de carga capaz de pesar a quantidade de produtos que está sendo distribuída ao Container, prejudicando a padronização dos lotes de produtos formados. E também uma desvantagem dos equipamentos para movimentação e carregamento de produtos existentes a impossibilidade de controle da vazão dos produtos que são transportados de um recipiente ao outro, resultando na imprecisão do volume pretendido de produtos a serem transportados e/ou em perdas relacionadas ao tempo necessário para essa operação.
No caso do documento de patente P10901885-9, relacionado acima, existe ainda a desvantagem de que o equipamento utilizado para transporte de produtos, ou o Container de destino desses produtos, necessitam ser inteiramente movimentados, mesmo durante o ciclo de operação, de modo que o equipamento náo seja submerso pelo volume de produtos transportado para dentro do Container.
Visando solucionar esses inconvenientes, a presente invenção propõe um equipamento móvel para carregamento de produtos a granel, o qual é dotado cie uma esteira transportadora e pode ser utilizado para transporto de produtos tanto em pequena quanto em grande escala. É também um objetivo da presente invenção prover um equipamento móvel para carregamento de produtos a granel dotado de sistema de locomoção motorizada, c qual permite que o equipamento seja utilizado em diferentes locais, de acordo com as necessidades momentâneas, sem necessidade de esforço físico por parle dos operadores, Um outro objetivo da presente invenção é proporcionar um sistema de controle de carga, para controle do peso do material a ser carregado, permitindo maior precisão na padronização dos lotes de produtos formados. É ainda um objetivo da presente invenção um sistema de controle da vazão dos produtos que são transportados de um recipiente ao outro, sendo tal controle realizado na distribuição dos produtos sobre a esteira. É também um objetivo da presente invenção prover um equipamento móvel para carregamento de produtos a granel dotado de esteira retrátil, capaz de realizar movimentos motorizados de avanço e recuo, possibilitando maior eficiência na distribuição de volume de produtos, para preenchimento completo, ou em diferentes pontos, cio Container de destino desses produtos.
Vantajosamente, a presente invenção apresenta um equipamento móvel para carregamento de produtos a granel, cujos componentes permitem uma distribuição de produtos em fluxo contínuo, de acordo com as necessidades específicas de cada operação, proporcionando ganhos relacionados ao tempo e ao custo da operação.
Breve descrição, da invenção A presente invenção trata de um equipamento móvel para carregamento de produtos a granel, formado por uma estrutura com sistema de deslocamento motorizado, um recipiente, uma esteira com função retrátil, sensores de peso· e uma cabine de controle. Tal equipamento é utilizado quando do posicionamento de seu recipiente sob um silo, ou outro reservatório qualquer, ou ainda máquina carregadeira, como por exemplo um trator, para receber os produtos que são direcionados até a esteira, após passar pelo recipiente, sendo que o controle do fluxo de produtos que sáo despejados sobre a esteira pode ser controlado por meio de uma tampa movível, instalada na abertura inferior do recipiente, O sistema de deslocamento motorizado permite que esse equipamento seja facilmente movimentado, de modo a ser operado sob diferentes silos, ou outros reservatórios de produtos, para atender às necessidades momentâneas da fábrica sem depender da aquisição de equipamentos extras. São apresentadas a seguir figuras esquemáticas de uma realização particular da invenção, cujas dimensões e proporções não são necessariamente as reais, pois as figuras têm apenas a finalidade de apresentar didaticamente seus diversos aspectos, cuja abrangência de proteção está determinada apenas pelo escopo das reivindicações anexas.
Breve descrição dos desenhos - A figura 1 ilustra uma vista em perspectiva superior do equipamento CE): -Afigura 2 ilustra uma vista em perspectiva inferior do equipamento (E); - A figura 3 ilustra uma vista em corte do equipamento (E).
Descrição da configuração ilustrada Conforme apresentado pelas figuras anexas, a presente invenção trata de um equipamento (E) formado por uma estrutura (1), a qual sustenta simultaneamente um recipiente (2) e uma esteira (3), de forma que a referida esteira (3) seja. posicionada em um nível de altura, inferior ao nível do recipiente (2). O equipamento (E) é dotado ainda de sensores de peso (4), os quais são dispostos sob o recipiente (2) e são responsáveis por identificar o peso dos produtos que estão entrando no equipamento (E).
Referido recipiente (2) é dotado de urna abertura superior (20), a qual deve ser posicionada sob um reservatório ou silo (não ilustrado) de armazenamento dos produtos, de modo que a abertura superior (20) permita que o recipiente (2) receba, por efeito da gravidade, os produtos a granei que deverão ser transportados pelo equipamento (E). O recipiente (2) compreende ainda, preferenciafmente, paredes inclinadas (21), as quais direcionam os produtos para uma região de saída (22), disposta na base do recipiente (2).
Em uma configuração preferida da presente invenção, conforme ilustrado petas figuras 2 e 3, o recipiente (2) e dotado também de peio menos uma tampa (23) acionada, preferenciaimente, por um motoredutor (24), de forma a controlar qualquer variação da área da região de saída (22), ou seja, quando a tampa (23) está totalmente aberta, a área da região de saída (22) é máxima e, quando a tampa (23) está totalmente fechada, a área da região de saída (22) é mínima. Assim, é possível realizar o controle da vazão dos produtos que são despejados sobre a esteira (3), sendo tal controle realizado preíerenciatmente pelo operador, o qual aciona manualmente o motoredutor (24). A esteira (3) é dotada de uma estrutura reforçada (30), a qual suporta urna cinta (31), rolos (não ilustrados) e pelo menos um motor (32), conforme é comum nas esteiras conhecidas. Dita esteira (3) estende-se a partir da posição horizontal da região de saída (22) do recipiente (2), de maneira conveniente ao transporte dos produtos que passam peia dita região de saída (2.2) até um recipiente ou Container de destino (não ilustrado).
Conforme ilustrado pela figura 3, também em uma configuração preferencial da presente invenção, a esteira (3) possui uma segunda estrutura (300) movível e alocada, em um primeiro momento, internamente à estrutura (30). Em um segundo momento, quando da necessidade de estender a esteira (3) para aumentar seu comprimento, a referida segunda estrutura (300) é deslocada para fora da estrutura (30), de forma que a cinta (31) seja estendida para aumentar o comprimento da região superior (310) da cinta (31), enquanto que o comprimento da região inferior (311) permanece inalterado. De maneira análoga, quando da necessidade de recolher a esteira (3) para diminuir o comprimento , a segunda estrutura (300) é deslocada na direção do interior da estrutura (30), de forma que a cinta (31) seja recolhida para diminuir o comprimento da região superior (310) da cinta (31), enquanto que o comprimento da região inferior (311) permanece inalterado. O deslocamento da segunda estrutura (300) é realizado por pelo menos um motor (não ilustrado), também disposto internamente à estrutura (30), sendo que o acionamento desse motor pode ser realizado tanto de forma manual, pelo operador, quanto de forma automática, estabelecendo um padrão de deslocamento da estrutura (300) quando da. operação da esteira (3). A estrutura (1) é convenientemente dimensionada para garantir a sustentação da esteira (3) e do recipiente (2), sendo dotada ainda de um sistema motorizado de movimentação (S), o qual compreende essencialmente rodas (10) dispostas na base da estrutura (1). de modo a facilitar o deslocamento do equipamento (E), quando da necessidade de utilizá-Ια em diferentes locais. No exemplo de configuração ilustrado pelas figuras 1,2 e 3, o sistema motorizado de movimentação (S) é composto por um eixo (11) que transfere a rotação de um motor (12) para o eixo dianteiro (13) das rodas (10).
Em um exemplo de configuração da presente invenção, os referidos sensores de peso (4) sáo configurados por céfutas de carga, e são dispostos sob um anel (14) da estrutura (,1)., de modo que tai anel (14) sustente o recipiente (2), contornando-o. Porém, será compreendido que tais sensores (4) podem ser posicionados de maneira a. estarem em contato direto com o recipiente (2), além de poderem ser caracterizados por qualquer outro tipo de sensor conveniente para medição do peso do recipiente (2), sem se desviar do escopo de proteção da presente invenção.
Em uma variação da presente invenção, o controle da vazão dos produtos que são despejados sobre a esteira (3) é realizado por um software, embarcado em uma unidade de processamento (não ilustrada), responsável pelo acionamento automático do motoredutor (24) para movimentação da tampa (23), conforme informações recebidas dos sensores de peso (4) e de informações relacionadas ao.peso total de produtos a serem transportados pelo equipamento (E). sendo tais informações previamenfe inseridas em uma interface (não ilustrada) da.dita unidade de processamento, Para realização de todos os comandos manuais do equipamento (£}, o mesmo, é dotado de uma cabine de controle (não ilustrada), destinada a receber um ou mais dentre os comandos de deslocamento e direcionamento do equipamento (E), controle da função retrátil da esteira (3), controle da movimentação da tampa (23) e/ου entrada do valor do peso de produtos a serem despejados sobre a esteira. (3). O homem da técnica prontamente perceberá, a partir da. descrição e dos desenhos representados, várias maneiras de realizar a invenção sem fugir do escopo das reivindicações em anexo.
REIVINDICAÇÕES

Claims (10)

1 - "EQUIPAMENTO MÓVEL PARA CARREGAMENTO DE PRODUTOS A GRANEL", constituído por um equipamento (E) dotado de um recipiente (2) e rodas (10), caracterizado por compreender uma estrutura (1) de sustentação simultânea de um recipiente (2) e de uma esteira (3), instalada sob urna região de saída (22) do recipiente (2); sensores de peso (4); peto menos uma tampa (23) disposta na região de saída (22): e um sistema motorizado de movimentação (S) dotado de rodas (10) dispostas na base da estrutura (1).
2 - "EOUIPAMENTO MÓVEL PARA CARREGAMENTO DE PRODUTOS A GRANEL", de acordo com a reivindicação 1, caracterizada....pelo fato da esteira (3) ser dotada de urna estrutura reforçada (30), a qual suporta urna cinta (31), rolos (não ilustrados) e pelo menos um motor (32),
3 - "EQUIPAMENTO MÓVEL PARA CARREGAMENTO OE PRODUTOS A GRANEL", de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizada pelo fato da esteira (3) possuir uma segunda estrutura (300) e pelo menos um motor, instalados ínfemarnente à estrutura (30).
4 - “EQUIPAMENTO MÓVEL PARA CARREGAMENTO DE PRODUTOS Â GRANEL", de acordo com a reivindicação 1. caracterizada pelo fato do recipiente (2) compreender paredes inclinadas (211,
5 - "EQUIPAMENTO MÓVEL PARA CARREGAMENTO DE PRODUTOS A GRANEL”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato da tampa (23) ser acionada por um motoredutor (24).
6 - "EQUIPAMENTO MÓVEL PARA CARREGAMENTO DE PRODUTOS A GRANEL”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato do sistema motorizado de movimentação (S) ser composto por um eixo (11), um motor (12), um eixo dianteiro (13) e rodas (10),
7 - "EQUIPAMENTO MÓVEL PARA CARREGAMENTO DE PRODUTOS A GRANEL”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada pelo fato dos sensores de peso (4) serem configurados por células de carga,
8 - “EQUIPAMENTO MÓVEL PARA CARREGAMENTO DE PRODUTOS Â GRANEL”, de acordo com as reivindicações 1 ou 7, caracterizada pelo fato dos sensores de peso (4) serem dispostos sob um anel (14) da estrutura (1).
9 - “EQUIPAMENTO MÓVEL PARA CARREGAMENTO DE PRODUTOS A GRANEL”, de acordo com as reivindicações 1 ου 7, caracterizada pelo fato dos sensores de peso (4) serem dispostos em contato direto com o recipiente (2).
10 - “EQUIPAMENTO MÓVEL PARA CARREGAMENTO DE PRODUTOS A GRANEL", de acordo com as reivindicações de 1 até 9, caracterizada por compreender uma unidade de processamento e um software embarcado; interface de recebimento de informações relacionadas ao peso total de produtos a serem transportados pelo equipamento (£); acionamento automático do motoredutor (24) para movimentação da tampa (23), conforme informações recebidas dos sensores de peso (4) e de informações relacionadas ao peso total de produtos a serem transportados pelo equipamento (E).
BR102013019763A 2013-08-02 2013-08-02 equipamento móvel para carregamento de produtos a granel BR102013019763A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013019763A BR102013019763A2 (pt) 2013-08-02 2013-08-02 equipamento móvel para carregamento de produtos a granel

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102013019763A BR102013019763A2 (pt) 2013-08-02 2013-08-02 equipamento móvel para carregamento de produtos a granel

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102013019763A2 true BR102013019763A2 (pt) 2016-07-19

Family

ID=56406594

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102013019763A BR102013019763A2 (pt) 2013-08-02 2013-08-02 equipamento móvel para carregamento de produtos a granel

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102013019763A2 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2022027115A1 (pt) * 2020-08-04 2022-02-10 Tiecher Mauro Máquina e método de repasse de miúdos de aves de abate

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO2022027115A1 (pt) * 2020-08-04 2022-02-10 Tiecher Mauro Máquina e método de repasse de miúdos de aves de abate

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2810923T3 (es) Sistema de preparación para la expedición con un robot de transporte para pasar por debajo de estanterías individuales y carros de transporte
ES2825577T3 (es) Procedimiento para la carga de superficies de carga y equipo de carga
US9245782B2 (en) Article storage facility and article transport facility
CN108430895A (zh) 用于储存和运输储存箱的储存系统
RU2019107130A (ru) Подземная система распределения товаров в городской среде
US9010382B2 (en) Apparatus and method for filling multi-chamber containers with bulk materials
BRPI0903310A2 (pt) sistema de movimentação de grãos, máquina colheitadeira, e, método para descarregar grãos
ES2955537T3 (es) Sistema y procedimiento de almacenamiento y preparación de pedidos para recoger mercancías de una bolsa colgante y otro dispositivo auxiliar de carga
CN203903241U (zh) 一种自动上下料系统
RU2017126983A (ru) Система для обработки предметов багажа или почтовых отправлений
ES2616700T3 (es) Sistema para preparar recetas con componentes procedentes de recipientes cerrados
US8612083B2 (en) Vehicle for displacing feed
KR101367303B1 (ko) 스윙 가능한 천일염 이송장치
ES2340019B1 (es) Instalacion para el reposicionamiento automatico de productos comerciales y procedimiento de reposicion.
BR102013019763A2 (pt) equipamento móvel para carregamento de produtos a granel
CN209396606U (zh) 智能装车设备
WO2007087692A1 (en) Loose egg transport module
JP6058660B2 (ja) 大量の動物を輸送するための飼料を船内に積み込み、保存しおよび分配するシステム
CN205076365U (zh) 一种散粮转运皮带输送机
ES2417336T3 (es) Dispositivo y procedimiento para la determinación de la tasa de recogida y transporte de una recogedora puente
ES2663380T3 (es) Dispositivo y procedimiento para cargar automáticamente objetos
US3107795A (en) Apparatus for loading bulk material
CN203246778U (zh) 一种存储小螺栓的储物箱
ES1060483U (es) Tunel de secado para frutas.
JP3188336U (ja) 苗箱搬送用ローラーコンベア

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2386 DE 27-09-2016 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.