BR102013000774A2 - Sistema de fixação para um assento para aeronave - Google Patents

Sistema de fixação para um assento para aeronave Download PDF

Info

Publication number
BR102013000774A2
BR102013000774A2 BRBR102013000774-9A BR102013000774A BR102013000774A2 BR 102013000774 A2 BR102013000774 A2 BR 102013000774A2 BR 102013000774 A BR102013000774 A BR 102013000774A BR 102013000774 A2 BR102013000774 A2 BR 102013000774A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
fastening system
carriage
holes
aircraft seat
pins
Prior art date
Application number
BRBR102013000774-9A
Other languages
English (en)
Inventor
Peter Bishop
Original Assignee
Bishop Gmbh
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Bishop Gmbh filed Critical Bishop Gmbh
Publication of BR102013000774A2 publication Critical patent/BR102013000774A2/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B64AIRCRAFT; AVIATION; COSMONAUTICS
    • B64DEQUIPMENT FOR FITTING IN OR TO AIRCRAFT; FLIGHT SUITS; PARACHUTES; ARRANGEMENT OR MOUNTING OF POWER PLANTS OR PROPULSION TRANSMISSIONS IN AIRCRAFT
    • B64D11/00Passenger or crew accommodation; Flight-deck installations not otherwise provided for
    • B64D11/06Arrangements of seats, or adaptations or details specially adapted for aircraft seats
    • B64D11/0696Means for fastening seats to floors, e.g. to floor rails

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Aviation & Aerospace Engineering (AREA)
  • Seats For Vehicles (AREA)

Abstract

Sistema de fixação para um assento para aeronave. A presente invenção refere a um sistema de fixação para um assento para aeronave. O sistema de fixação compreende um carro (18) que tem dois flancos laterais (20, 21). De acordo com a presente invenção, o carro (18) tem uma multiplicidade de pares de furos (22), que se estende de um modo alinhado através de dois flancos laterais (20, 21). Por meio do sistema de fixação de acordo com a invenção, um assento para aeronave. O trilho de assoalho (14) pode ser configurado de modo delgado, visando economizar o peso.

Description

SISTEMA DE FIXAÇÃO PARA UM ASSENTO PARA AERONAVE A presente invenção se refere a um sistema de fixação para um assento para aeronave. O assento de fixação compreende um carro que tem dois flancos laterais.
Tal sistema de fixação pode servir para fixar um assento para aeronave a um trilho no assoalho que está conectado à estrutura de assoalho de uma aeronave. Para tal fim, o carro é fixado à perna de um assento para aeronave e disposto sobre o trilho de assoalho. Quando o carro está preso ao trilho de assoalho por meios adequados, é produzida uma conexão firme entre o assento para aeronave e a estrutura de assoalho da aeronave.
Em sistemas de fixação anteriores, o carro geralmente é aparafusado de cima ao trilho do assoalho. Para tal fim, o trilho do assoalho é dotado na sua face superior com furos ou outros meios de fixação adequados, exigindo tal prática que o trilho de assoalho tenha uma largura considerável. A invenção tem como objetivo a proposição de um sistema de fixação por meio do qual pode e economizar o peso. Partindo da técnica anterior mencionada acima, este objetivo é atingido com as características da reivindicação 1. . Modalidades vantajosas podem ser encontradas nas reivindicações secundárias.
De acordo com a presente invenção, o carro tem uma multiplicidade de pares de furos que se estendem de um modo alinhado através de dois flancos laterais. Uma cavilha é prcvida para cada par de furos.
Em primeiro lugar, será explicada uma série de expressões. Cada par de furos compreende um furo no primeiro flanco lateral e um furo no segundo flanco lateral. Os dois furos são alinhados entre si, isto é, eles têm um eixo de furo comum. Uma cavilha que é adequada para um par de furos é configurada de tal modo que ela pode ser introduzida nos dois furos de um par de furos. É preferível que o diâmetro do furo seja adaptado aos furos de um modo tal, que ele possa ser acolhido nos furos de um modo deslizante.
Para ser fixado ao trilho do assoalho, o carro é posicionado de modo tal, que cada par de furos no carro esteja alinhado com um furo no trilho de assoalho. Quando as cavilhas estão ajustadas através dos pares de furos, o carro esta fixado em relação ao trilho de assoalho. O assento para aeronave conectado ao carro é mantido firmemente na sua posição.
Como, de acordo com a presente invenção, o carro está fixado por meio de cavilhas que se estendem entre os flancos laterais, a porção superior do trilho de assoalho pode ser configurada em forma de uma parte de trilho contínua que, apesar da pouca largura, é adequada para absorver grandes forças. Para se evitar uma sobrecarga local sobre o trilho de assoalho, o carro é fixado ao trilho do assoalho não por meio de uma única cavilha só, mas por meio de uma multiplicidade de cavilhas. Devido à multiplicidade de cavilhas, a força é introduzida no trilho de assoalho de um modo uniforme. A presente invenção inclui modalidades em que o carro tem dois pares de furos. Em uma modalidade vantajosa, o carro tem três pares de furos. São também possíveis modalidades que têm mais de três pares de furos. Os pares de furos são dispostos de preferência equidistantes entre si observando-se na direção longitudinal. O sistema de fixação de acordo com a invenção proporciona uma fixação segura para um assento para 5 aeronave geralmente somente quando todas as cavilhas tiverem sido introduzidas corretamente nos pares de furos e tiverem sido fixadas ali. Para impedir que as cavilhas se afrouxem inadvertidamente, pode ser previsto um elemento de imobilização para cada uma das cavilhas. 10 Durante uma inspeção da aeronave, a verificação de que cada cavilha individual e cada elemento de imobilização associado foram ajustados corretamente pode acarretar um esforço considerável. Para tornar a verificação mais fácil, pode ser previsto um elemento de imobilização comum para 15 uma multiplicidade de cavilhas. Basta então que se verifique se o elemento de imobilização foi ajustado corretamente, e não a multiplicidade de cavilhas.
Em uma modalidade vantajosa, o elemento de imobilização é uma placa de imobilização, que no caso de 20 uma multiplicidade de cavilhas engata em um sulco. O sulco se estende, de preferência, em circunferência ao redor das cavilhas.
As cavilhas podem ser dotadas com um detentor, e as cavilhas e a placa de imobilização podem ser ajustadas 25 entre si, de modo tal, que o engate da placa de imobilização seja somente possível quando as cavilhas tiverem sido introduzidas no carro até o detentor. Isto tem a vantagem de que as cavilhas ficam fixadas em uma posição definida no estado travado. 30 Para impedir que a placa de imobilização seja capaz de se soltar da posição na qual ela imobiliza as cavilhas, pode ser previsto um mecanismo de travamento, por meio do qual a placa de imobilização é fixada em relação ao carro. O mecanismo de travamento é formado, de preferência, de tal modo, que ocorra o travamento correto precisamente quando a placa de imobilização engata nas cavilhas que tiverem sido introduzidas nos pares de furos. O mecanismo de travamento pode ser formado de modo tal, que a placa de imobilização seja comprimida contra o carro por meio de uma força linear. Tal força linear pode ser exercida, por exemplo, por meio de um parafuso. A força linear é orientada, de preferência, perpendicularmente ao eixo de uma cavilha, sendo ainda mais preferivelmente perpendicularmente a um plano definido pelos eixos das cavilhas. Nesta configuração, o mecanismo de travamento pode contribuir para o movimento que força a placa de imobilização para a posição correta, se isto não tiver já inicialmente ocorrido. O sistema de fixação pode ser configurado de modo tal, que as cavilhas estejam inicialmente presentes em forma de componentes separados e que sejam introduzidos individualmente nos furos. A introdução das cavilhas pode ser facilitada, se as cavilhas foram conectadas entre si por uma peça conectora. A peça conectora pode simultaneamente constituir o detentor que esbarra no carro quando as cavilhas tiverem sido corretamente introduzidas nos furos. O carro é, de preferência, dotado com um elemento de ligação para uma perna de um assento para aeronave. Pode ser provida uma conexão firme entre a perna e o elemento de ligação, por exemplo, fazendo-se com que a perna seja soldada ao elemento de ligação. Em uma modalidade preferida, a conexão entre a perna e o elemento de ligação é liberãvel. O elemento de ligação pode ser dotado, por exemplo, com um furo, através do qual a perna do assento para aeronave pode ser aparafusada ao elemento de ligação. Para uma transmissão confiável de força, é vantajoso que o furo no elemento de ligação tenha uma orientação paralela em relação ao par de furos nos flancos laterais.
Devido à multiplicidade de cavilhas, através das quais é produzida a conexão ao trilho do assoalho, o sistema de fixação ê capaz de absorver grandes forças. Tais grandes forças ocorrem especialmente nas pernas traseiras de um assento para aeronave quando a aeronave é subitamente freada. Devido ao centro de gravidade elevado do assento para aeronave, estas forças atuam obliquamente para cima. Para absorver estas forças, é vantajoso que o elemento de ligação seja disposto descentralizado, observando-se na direção longitudinal do carro. A direção longitudinal indica a direção em que o carro pode ser deslocado ao longo do trilho de assoalho. A metade do carro ê definida como o centro entre os dois pares de furos extremos. É preferível que o elemento de ligação seja disposto a tal ponto descentralizado, que não há uma interseção entre o furo do elemento de ligação e o plano central do carro.
Para estabilizar ainda mais o elemento de ligação pode ser prevista uma aba que se estende do elemento de ligação e que se projeta em relação ao corpo do carro, na medida do corpo do carro. A extensão da aba na direção longitudinal é, de preferência, de tal modo dimensionada, que não hã interseção entre a aba e o plano central do carro.
As forças que ocorrem na perna dianteira do assento para aeronave são geralmente muito menores do que as forças na perna traseira do assento para a aeronave. Portanto, o sistema de fixação pode compreender um segundo carro que tem somente um par de furos. Este segundo carro é usado, de preferência, em uma perna dianteira de um assento para aeronave, ao passo que um carro de acordo com a invenção, e que tem uma multiplicidade de pares de furos, é usado na perna traseira do assento para aeronave. O sistema de fixação de acordo com a invenção pode ainda compreender um trilho de assoalho que é dotado com uma multiplicidade de furos na direção transversal. Os furos são, de preferência, equidistantes entre si, observando-se na direção longitudinal. A largura do trilho é de tal modo dimensionada, que ele pode ser acolhido entre os flancos laterais do carro. É preferível que o diâmetro dos furos no trilho corresponda ao diâmetro dos pares de furos nos flancos laterais do carro. Na direção longitudinal, a distância entre dois furos adjacentes no trilho é, de preferência, menor do que a distância entre dois pares adjacentes de furos no carro. Portanto, a força transmitida pelo carro é distribuída por uma seção maior do trilho. Além disso, é permitido um ajuste mais preciso da posição longitudinal do carro. A distância entre dois furos adjacentes no trilho pode ter, por exemplo, entre 8 mm e 13 mm. O lado superior do trilho é de preferência, formado em forma de uma superfície lisa. Tal superfície lisa pode ser inserida de um modo alinhado no assoalho da cabine da aeronave. A invenção também se refere a um assento para aeronave que é conectado a um trilho de assoalho de uma aeronave por meio de um sistema de fixação de acordo com a invenção. A invenção será agora descrita por meio de um exemplo no texto abaixo com base em uma modalidade vantajosa, fazendo referência aos desenhos apensos, em que: A Figura 1 mostra uma vista em perspectiva de um sistema de fixação de acordo com a invenção mostrando uma parte de um trilho de assoalho e uma parte de duas pernas de um assento para aeronave; a Figura 2 mostra uma vista lateral da modalidade da Figura 1; a Figura 3 mostra uma vista explodida da modalidade da Figura 1,- a Figura 4 mostra uma vista em perspectiva de um sistema de fixação de acordo com a invenção; e a Figura 5 mostra uma vista traseira da modalidade da Figura 1.
Um trilho de assoalho 14 mostrado parcialmente, está conectado a uma estrutura de assoalho (não ilustrada) de uma aeronave. O trilho de assoalho é dotado na sua região superior com um grande número de furos 15 que se estende na direção transversal através do trilho de assoalho 14 . Dois furos adjacentes 15 estão a uma distância de aproximadamente 10 mm entre si. A terminação superior do trilho de assoalho 14 é formada por uma parte de trilho continua fechada que tem uma superfície lisa.
O sistema de fixação de acordo com a presente invenção se destina a produzir uma conexão estável entre as pernas de um assento para aeronave e tal trilho de assoalho 14. A
Figura 1 ilustra parte de uma perna traseira 16 e de uma perna dianteira 17 de um assento para aeronave.
De acordo com a ilustração ampliada na figura 4, o sistema de fixação de acordo com a invenção compreende um carro 18. Dois flancos laterais 20, 21 se estendem para baixo a partir de um corpo de carro de orientação horizontal 19. Os flancos laterais 20, 21 determinam um espaço intermediário entre si, correspondendo a largura deste espaço intermediário â parte superior do trilho de assoalho 14. O carro 18 pode assim ser colocado sobe o trilho de assoalho 14 e ser deslocado na direção longitudinal em relação ao trilho de assoalho 14 .
Cada um dos dois flancos laterais 20, 21 é dotado com três furos. Cada furo no flanco lateral 20 está alinhado com um furo no flanco lateral 21, e assim ê formado um total de três pares de furos 22 . O diâmetro dos furos dos pares de furos 2 2 corresponde ao diâmetro dos furos 15 no trilho de assoalho 14. Observando-se na direção longitudinal, a distância entre dois pares adjacentes de furos 22 é duas vezes maior do que a distância entre dois furos adjacentes 15 no trilho de assoalho 14.
Um elemento de ligação 23, que é dotado com um furo 24 na direção transversal, se projeta para fora do corpo de carro 19. Por meio do furo 24 uma perna 16 de um assento para aeronave pode ser conectada ao carro 18. Em relação ao plano central do carro 18, que se estende no centro através de um par central de furos 22, o elemento de ligação 23 está deslocado para a frente, e assim não há nenhuma interseção entre o furo 24 e o plano central . Para se estabilizar o elemento de ligação 23, uma aba 25 se estende do elemento de ligação 23 sobre o plano central até o corpo do carro 19 .
Na modalidade mostrada aqui, é proposta uma peça intermediária 33 para conectar a perna 16 ao elemento de ligação 23 . A peça intermediária 33 engata ao redor do elemento de ligação 2 3 e da perna 16 e é fixada a cada um dos dois por meio de um parafuso respectivo. O sistema de fixação também compreende três cavilhas 26, que estão rigidamente conectadas entre si por meio de uma peça conectora 27, de modo tal, que elas formam um elemento de cavilha 29. O diâmetro das cavilhas 26 corresponde ao diâmetro doa pares de furos 22 de modo tal, que as cavilhas 26 podem ser introduzidas nos pares de furos 22 de um modo deslizante.
Para se produzir a conexão entre o carro 81 e o trilho de assoalho 14, o carro 18 é colocado sobre o trilho de assoalho 14, de modo tal, que cada par de furos 22 esteja alinhado com um furo 15 no trilho de assoalho 14. O elemento de cavilha 29 é então inserido com as cavilhas 26 na frente nos pares de cavilhas 22, até que a peça conectora 27 encoste contra o flanco lateral 21. As cavilhas 26 então se projetam do lado oposto além do flanco lateral 20, de modo tal que sulcos 28 formados na extremidade livre as cavilhas 26 sejam de livre acesso.
Para se imobilizar o elemento de cavilha 29 nesta posição, é prevista uma placa de imobilização 30. A placa de imobilização 30 tem três recessos que correspondem aos sulcos 28. A placa de imobilização 30 é enviada de cima sobre as cavilhas 26, de modo tal que cada cavilha 2 6 é acolhida por meio do seu sulco 28 em cada um dos recessos. A placa de imobilização 30 é travada nesta posição por meio de um parafuso 31.
Para se fixar a perna dianteira 17 do assento para aeronave, é proposto um segundo carro 32 que tem somente um par de furos 22 . Isto basta para absorver as forças que ocorrem na perna dianteira 17.

Claims (15)

1. Sistema de fixação para um assento para aeronave, tendo um carro (18) que tem dois flancos laterais (20, 21) CARACTERIZADO pelo fato de que o carro (18) tem uma multiplicidade de pares de furos (22) que se estende de modo alinhado através dos dois flancos laterais (20, 21) e uma cavilha adequada (26) é prevista para cada par de furos (22) .
2. Sistema de fixação, de acordo com a reivindicação 1, CARACTERIZADO pelo fato de que um elemento de imobilização comum (30) é previsto para uma multiplicidade de cavilhas (26) .
3. Sistema de fixação, de acordo com a reivindicação 2, CARACTERIZADO pelo fato de que o elemento de imobilização (30) é uma placa de imobilização que no caso de uma multiplicidade de cavilhas (26) engata em um sulco (28) .
4. Sistema de fixação, de acordo com a reivindicação 2 ou 3, CARACTERIZADO pelo fato de que as cavilhas (26) são dotadas com um detentor (27) e pelo fato de que as cavilhas (26) e o elemento de imobilização (30) são ajustados entre si de modo tal, que o engate do elemento de imobilização (30) é somente possível quando as cavilhas (26) tiverem sido introduzidas no carro (18) até o detentor (27).
5. Sistema de fixação, de acordo com uma das reivindicações 2, 3 ou 4, CARACTERIZADO pelo fato de que um mecanismo de travamento (31) para travar o elemento de imobilização (30) em relação ao carro (18) é previsto.
6. Sistema de fixação, de acordo com a reivindicação 5, CARACTERIZADO pelo fato de que o mecanismo de travamento (31) é formado de modo tal, que o elemento de imobilização (30) é comprimido contra o carro (18) por meio de uma força linear.
7. Sistema de fixação, de acordo com a reivindicação 6, CARACTERIZADO pelo fato de que a força linear é orientada perpendicularmente ao eixo de uma cavilha (26), de preferência perpendicularmente a um plano definido pelas cavilhas (26).
8. Sistema de fixação, de acordo com uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6 ou 7, CARACTERIZADO pelo fato de que uma peça conectora (27) que conecta a multiplicidade de cavilhas (26) entre si é prevista.
9. Sistema de fixação, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 ou 8, CARACTERIZADO pelo fato de que o carro (18) tem um elemento de ligação (23) para ser conectado a uma perna (16) de um assento para aeronave.
10. Sistema de fixação, de acordo com a reivindicação 9, CARACTERIZADO pelo fato de que o elemento de ligação (23) é dotado com um furo (24) que tem uma orientação paralela em relação ao par de furos (22) nos flancos laterais (20, 21).
11. Sistema de fixação, de acordo com a reivindicação 9 ou 10, CARACTERIZADO pelo fato de que o elemento de ligação (23) é disposto descentralizado, observando-se na direção longitudinal do carro (18).
12. Sistema de fixação, de acordo com qualquer uma das reivindicações 9, 10 ou 11, CARACTERIZADO pelo fato de que o elemento de ligação (23) se projeta em relação ao corpo (19) do carro (18) e uma aba (25) que se estende do elemento de ligação (23) até o corpo (19) do carro (18) é previsto.
13. Sistema de fixação, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11 ou 12, CARACTERIZADO pelo fato de que um segundo carro (32) que tem exatamente um par de furos (22) é previsto.
14. Sistema de fixação, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12 ou 13, CARACTERIZADO pelo fato de que o sistema compreende um trilho de assoalho (14) que tem uma multiplicidade de furos (15) na direção transversal, sendo a largura do trilho de assoalho (14) dimensionado de modo tal, que ele pode ser acolhido entre os flancos laterais (20, 21) do carro (18).
15 . Assento para aeronave CARACTERIZADO pelo fato de que é conectado a um trilho do assoalho (14) de uma aeronave por meio de um sistema de fixação, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13 ou 14.
BRBR102013000774-9A 2012-06-29 2013-01-11 Sistema de fixação para um assento para aeronave BR102013000774A2 (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP12174306.6A EP2679497A1 (de) 2012-06-29 2012-06-29 Befestigungssystem für einen Flugzeugsitz

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102013000774A2 true BR102013000774A2 (pt) 2015-06-30

Family

ID=46466159

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRBR102013000774-9A BR102013000774A2 (pt) 2012-06-29 2013-01-11 Sistema de fixação para um assento para aeronave

Country Status (2)

Country Link
EP (1) EP2679497A1 (pt)
BR (1) BR102013000774A2 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102017122401A1 (de) * 2017-09-27 2019-03-28 Airbus Operations Gmbh Passagiersitzsystem für ein Transportmittel
DE102018101836B4 (de) 2018-01-26 2023-05-04 Airbus Operations Gmbh Befestigungssystem zum Befestigen von Einbauten in einem Fahrzeug
US11588348B1 (en) * 2022-01-20 2023-02-21 B/E Aerospace, Inc. Aircraft seat power via inductive coupling

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP1316465B2 (de) * 2001-11-28 2014-06-04 C.Rob. Hammerstein GmbH & Co.KG Arretiervorrichtung mit gerillten Sperrstiften
KR100512889B1 (ko) * 2003-05-27 2005-09-07 주식회사 오스템 차량용 시이트이송트랙의 록킹장치
KR100916395B1 (ko) * 2005-10-26 2009-09-07 기아자동차주식회사 차량용 시트 슬라이딩 장치

Also Published As

Publication number Publication date
EP2679497A1 (de) 2014-01-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2820240T3 (es) Conexión entre componentes con diferentes coeficientes de dilatación térmica
BR102013000774A2 (pt) Sistema de fixação para um assento para aeronave
TWI505959B (zh) 能量吸收耦連器
ES2731439T3 (es) Dispositivo de sujeción para la unión desprendible de dos piezas perfiladas
ES2511018T3 (es) Dispositivo de sujeción calibrado
CN107867390B (zh) 用于飞行器机翼的缝翼轨道装置
BRPI0710167A2 (pt) piso de aeronave, utilização desse piso e seção de aeronave munida desse piso
KR960012151B1 (ko) 연결핀
US8348191B2 (en) Fail-safe aircraft engine mounting apparatus
ES2263110T3 (es) Dispositivo de anclaje de un motor bajo un plano de sustentacion de una aeronave.
BR102012016994A2 (pt) Sistema de alinhamento de tubo elástico para alinhar componentes entre si e método para alinhar precisamente componentes de um veículo a motor durante uma operação de acoplamento
BR112013012020A2 (pt) estrutura de engate para acoplamento de vagões
BR112014029052B1 (pt) Conjunto para conectar um assento de aeronave ao piso
ES2422163T3 (es) Perfeccionamientos en la detección de esfuerzo sobre un accionador de mando de vuelo
EP3466610A1 (en) Aircraft assembly locating tool
US9847599B2 (en) Longitudinal, tolerance-mitigating cam-lock fastening system
BR102019025993A2 (pt) Encaixe de trilho para fixar um pedestal de assento de uma aeronave, pedestal de assento, e, conjunto de assentos de aeronave
CN110920900A (zh) 地板紧固组件
US8459600B2 (en) Trestle stabilizing device
US10479471B2 (en) Fuselage skin panel connection system and method for connecting skin panels
ES2779758T3 (es) Vehículo ferroviario, en particular locomotora
BR112012027748B1 (pt) “Conector para conectar elos de corrente ou correntes a âncoras”
ES2917216T3 (es) Dispositivo de unión con separador para enlace de los dos extremos de una cinta transportadora
BR112017014469A2 (pt) conjunto de andaime com guias de alinhamento
CN206954170U (zh) 用于约束件控制模块的支架及支架

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2344 DE 08-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.