BR102012027471A2 - Disposição construtiva facilitadora de abertura e fechamento, aplicada em tampa plástica com rosca para garrafas em geral - Google Patents

Disposição construtiva facilitadora de abertura e fechamento, aplicada em tampa plástica com rosca para garrafas em geral Download PDF

Info

Publication number
BR102012027471A2
BR102012027471A2 BR102012027471A BR102012027471A BR102012027471A2 BR 102012027471 A2 BR102012027471 A2 BR 102012027471A2 BR 102012027471 A BR102012027471 A BR 102012027471A BR 102012027471 A BR102012027471 A BR 102012027471A BR 102012027471 A2 BR102012027471 A2 BR 102012027471A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
opening
plastic
bottles
closing
general
Prior art date
Application number
BR102012027471A
Other languages
English (en)
Inventor
Hugo Salvador De Filho Oliveira
Original Assignee
Hugo Salvador De Filho Oliveira
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Hugo Salvador De Filho Oliveira filed Critical Hugo Salvador De Filho Oliveira
Priority to BR102012027471A priority Critical patent/BR102012027471A2/pt
Publication of BR102012027471A2 publication Critical patent/BR102012027471A2/pt

Links

Landscapes

  • Closures For Containers (AREA)

Abstract

DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA FACILITADORA DE ABERTURA E FECHAMENTO, APLICADA EM TAMPA PLÁSTICA COM ROSCA PARA GARRAFA EM GERAL. Tratou a presente solicitação de patente de invenção a uma nova disposição construtiva em tampa com rosca, para garrafa dotados de gargalo, mais especificadamente para ser utilizado em garrafas de vidro ou PET de bebidas em geral. No qual é formado pela incorporação de unidades de ressaltos elevados dispostos nas laterais da parede externa da tampa.

Description

“DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA FACILITADORA DE ABERTURA E FECHAMENTO, APLICADA EM TAMPA PLÁSTICA COM ROSCA PARA GARRAFAS EM GERAL”.
Refere-se a presente solicitação de patente de invenção a 5 uma nova disposição construtiva aplicada em tampa com rosca, para garrafa dotados de gargalo, mais especificadamente para ser utilizado em garrafas de vidro ou PET de bebidas em geral, como refrigerantes, sucos, energéticos, bebidas alcoólicas em geral, e até mesmo para garrafas que contém produtos líquidos de limpeza em geral. No qual apresenta uma ou mais abas laterais 10 montadas verticalmente, que tem a função de facilitar a pega dos dedos no momento da abertura e fechamento da garrafa, impedindo que os dedos escorreguem.
A produção da tampa ficará a cargo das indústrias plásticas de tampas, tampinhas de garrafas ou vedações de engate, como elementos dispostos de forma a se encaixarem na periferia externa de um gargalo ou de uma parede, delimitando um orifício de despejo ou uma abertura de descarga.
A tampa poderá ser fabricada com ou sem lacre ou linhas de pequena resistência, tiras, presilhas de rasgar ou dispositivos similares de abrir ou remover. Bem como ser projetada para garrafas que utilizam tampas de pressão de matéria plástica, de tal forma todas tem a finalidade de facilitar a formação de aberturas para despejar o líquido contido dentro das mesmas.
As garrafas para bebidas em geral são fechadas por mecanismo de rosca, que geralmente dispõem de um sistema de fechamento compreendido por gargalo e uma tampa roscada combinadas ou não, a um lacre que tem menor dimensão, que após rompido fica retido no gargalo. Porém estas tampas trazem um inconveniente no momento de sua abertura, geralmente as mesmas facilitam que os dedos escorreguem durante o giro de abertura, dificultando a retirada da tampa.
A dificuldade para desenroscar se agrava, quando a tampa esta molhada ou oleosa, neste caso o atrito necessário para realizar o giro da tampa é comprometido dificultando a abertura.
Este problema se agrava quando o líquido contido dentro da garrafa deixa de ser apenas uma bebida, e passa a ser um produto químico. Neste caso a possibilidade de acidentes causados pelo derramamento aci10 dental do líquido, em decorrência da força aplicada pela pessoa no momento da abertura, devido à dificuldade ergométrica da tampa para a pega dos dedos, levou o autor estudar e desenvolver uma solução para este problema.
Esta dificuldade é observada no documento BRMU8903050U2 que descreve uma configuração aplicada a gargalo e tampa de 15 fechamento por rosca para garrafas de bebidas. Porém não prevê nenhum aperfeiçoamento que impeça que os dedos escorreguem durante o giro de abertura ou fechamento da tampa. Outros modelos também apresentam o mesmo problema, resolvem problemas de vedação, dosagem, mas se esquecem da parte externa, que facilita o giro de abertura e fechamento pelo usuário. Como 20 também observado no documento BRPI0713021A2 que descreve um dispositivo de abertura para recipiente de embalagem com tampa de rosca. E no documento BRMU8800260U2 que descreve uma disposição construtiva introduzida em tampa do gargalo, contra vazamento do conteúdo.
O autor buscando solucionar os problemas apresentados elaborou e desenvolveu uma nova disposição construtiva facilitadora de abertura, que consiste em um ou mais ressaltos elevados verticais, projetado na lateral da tampa. A fim de impedir que os dedos escorreguem quando a tampa é girada para sua abertura, e posterior fechamento da mesma, ao girar a tampa na direção inversa.
A tampa por ser fabricada em material plástico em um só corpo monobloco, foi desenvolvida para ser utilizado com muita simplicidade e 5 praticidade, e exaustivamente testada e aprimorado, para ter sua funcionalidade prática testada e comprovada. Bem como ser produzida com baixo custo de produção e em escala industrial. Podendo esta sofrer variações na quantidade, comprimento, formato e largura dos ressaltos, a ser definido em sua comercialização. Levando sempre em consideração o diâmetro da tampa, economia na 10 produção da tampa.
Os ressaltos aplicados em uma tampa plástica de garrafa PET ou similar é dotada de características únicas, que possibilita as pessoas abrirem as tampas das garrafas com muita facilidade e segurança.
Quanto à segurança pode-se afirmar que no caso de pro15 dutos químicos de limpeza como amaciantes e similares, deixam as tampas escorregadias externamente. Esta dificuldade se aumenta quando as garrafas/frascos tem que ser aberto por pessoas com pouca força nos dedos e na mão. Neste caso a tampa se apresenta como a solução mais indicada para esta garrafa.
Ou seja, os ressalto aplicado na tampa funciona perfeita
mente como um facilitador no momento da abertura e fechamento das garrafas, tanto para pessoas com força nos dedos e nas mãos, quanto para pessoa com dificuldade em aplicar pressão necessária para prender a tampa nos dedos e realizar o seu giro de abertura e fechamento. Fato este muito comum e 25 observado na técnica atual, seja nos lares ou em restaurantes e lanchonetes, onde as pessoas acabam solicitando a ajuda de terceiros para abrirem as garrafas, seja de água, refrigerante, bebidas alcoólicas ou produtos de limpeza acondicionados em garrafas com gargalo. As figuras em anexo mostram claramente o invento que conjuntamente com as referências numéricas, detalhadas a seguir, faz-se entender mais facilmente. Salientando que os modelos de tampa e a quantidade de ressaltos pode variar conforme a necessidade em sua comercialização A figura 1 apresenta uma vista em perspectiva inferior de
um modelo de tampa com rosca, no qual recebe incorporado a seu corpo plástico monobloco os ressalto elevado, objeto da presente invenção.
As figuras 2, 3 e 4 apresentam uma vista em perspectiva superior de um modelo de tampa com rosca, no qual recebe incorporado a seu corpo plástico monobloco os ressalto elevado.
A figura 5 apresenta uma vista de um modelo de tampa com rosca mais estreito, no qual recebe incorporado a seu corpo plástico monobloco duas unidades de ressalto elevado.
A figura 6 apresenta uma vista de um modelo de tampa de com rosca maior diâmetro e estreita, no qual recebe incorporado a seu corpo plástico monobloco quatro unidades de ressalto elevado.
A figura 7 apresenta uma vista de um modelo de tampa de com rosca, no qual recebe incorporado a seu corpo plástico monobloco duas unidades de ressalto mais estendido para fora de seu centro.
A figura 8 apresenta uma vista de um modelo de tampa de
com rosca, no qual recebe incorporado a seu corpo plástico monobloco uma unidade de ressalto mais estendido para fora de seu centro.
As figuras 9 e 10 apresenta uma variação do ressalto elevado (8) com um furo passante longitudinal.
A figura 11 apresenta uma variação do ressalto elevado (8)
de menor comprimento aplicado na parede externa (7).
Em conformidade com os desenhos em anexo, o presente requerimento é compreendido por uma tampa plástica (1) de formato cilíndrico, fabricado preferencialmente em material plástico, configurado por um topo (2) plano e circular, circundado por uma parede interna (4) formada por uma face interna (5) provida de rosca (6), no qual é caracterizada por a parede externa (7) receber um ressalto elevado (8) vertical, que se projeta perpendicularmente 5 para fora do centro (3) do topo (2), distribuído de forma idêntica e simetricamente distanciados entre si, em toda a circunferência lateral (9).
O ressalto elevado (8) se inicia na borda (10) e se estende longitudinalmente e verticalmente até o topo (2).
O ressalto elevado (8) pode apresentar uma variação em sua largura e formato, porém sempre apresentado na circunferência lateral (9) da parede externa (7).
O ressalto elevado (8) pode apresentar um furo (11) pássante longitudinal, projetado para reduzir a utilização de material-prima utilizada na fabricação da referida tampa plástica (1).
A tampa plástica (1) será fabricada preferencialmente com
duas unidades de ressalto elevado (8) (figuras 1 a 4), posicionados paralelamente entre si. Ou podendo ser aplicado apenas uma unidade de ressalto elevado (8) (figura 8).
Também poderá apresentar uma variante para as tampas com maior diâmetro, com quatro unidades de ressalto elevado (8) (figura 6).
O comprimento do ressalto elevado (8) ira variar conforme a altura da tampa com exemplificado nas (figuras 5, 7 e 8).
O ressalto elevado (8) é incorporado ao corpo da tampa (1) formando uma única peça inseparável.
O ressalto elevado (8) pode apresentar uma variação de
menor comprimento na parede externa (7) (figura 11).
Tratou a presente solicitação de invenção a uma disposição construtiva facilitadora de abertura e fechamento, aplicada em tampa piástica com rosca para garrafas em geral. Projetada para atender as exigências de funcionalidade, resistência mecânica, robustez e durabilidade. Envolvendose de todos os requisitos de segurança necessários que sua utilização exige, combinando modificações de elementos conhecidos em forma e disposição inovadora.

Claims (8)

1. “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA FACILITADORA DE ABERTURA E FECHAMENTO, APLICADA EM TAMPA PLÁSTICA COM ROSCA PARA GARRAFAS EM GERAL”, compreendido por uma tampa plástica (1) de formato cilíndrico, fabricado preferencialmente em material plástico, configurado por um topo (2) plano e circular, circundado por uma parede interna (4) formada por uma face interna (5) provida de rosca (6), no qual é caracterizada por a parede externa (7) receber um ressalto elevado (8) vertical, que se projeta perpendicularmente para fora do centro (3), distribuído de forma idêntica e simetricamente distanciados entre si, em toda a circunferência lateral (9).
2. “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA FACILITADORA DE ABERTURA E FECHAMENTO, APLICADA EM TAMPA PLÁSTICA COM ROSCA PARA GARRAFAS EM GERAL”, de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato do ressalto elevado (8) apresentar um furo (11) passante longitudinal.
3. “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA FACILITADORA DE ABERTURA E FECHAMENTO, APLICADA EM TAMPA PLÁSTICA COM ROSCA PARA GARRAFAS EM GERAL”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do ressalto elevado (8) se iniciar na borda (10) e se estende longitudinalmente e verticalmente até o topo (2).
4. “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA FACILITADORA DE ABERTURA E FECHAMENTO, APLICADA EM TAMPA PLÁSTICA COM ROSCA PARA GARRAFAS EM GERAL”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do ressalto elevado (8) na circunferência lateral (9) da parede externa (7), apresentar uma variação em sua largura, formato e comprimento.
5. “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA FACILITADORA DE ABERTURA E FECHAMENTO, APLICADA EM TAMPA PLÁSTICA COM ROSCA PARA GARRAFAS EM GERAL”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da tampa plástica (1) ser fabricada preferencialmente com duas unidades de ressalto elevado (8) posicionados paralelamente entre si.
6. “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA FACILITADORA DE ABERTURA E FECHAMENTO, APLICADA EM TAMPA PLÁSTICA COM ROSCA PARA GARRAFAS EM GERAL”, de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato do ressalto elevado (8) apresentar uma variação de menor comprimento.
7. “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA FACILITADORA DE ABERTURA E FECHAMENTO, APLICADA EM TAMPA PLÁSTICA COM ROSCA PARA GARRAFAS EM GERAL”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da tampa plástica (1) ser fabricado com uma, duas ou quatro unidades de ressalto elevado (8).
8. “DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA FACILITADORA DE ABERTURA E FECHAMENTO, APLICADA EM TAMPA PLÁSTICA COM ROSCA PARA GARRAFAS EM GERAL”, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato da tampa plástica (1) e o(s) ressalto elevado (8) formar um corpo monobloco inseparável.
BR102012027471A 2012-10-26 2012-10-26 Disposição construtiva facilitadora de abertura e fechamento, aplicada em tampa plástica com rosca para garrafas em geral BR102012027471A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012027471A BR102012027471A2 (pt) 2012-10-26 2012-10-26 Disposição construtiva facilitadora de abertura e fechamento, aplicada em tampa plástica com rosca para garrafas em geral

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012027471A BR102012027471A2 (pt) 2012-10-26 2012-10-26 Disposição construtiva facilitadora de abertura e fechamento, aplicada em tampa plástica com rosca para garrafas em geral

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012027471A2 true BR102012027471A2 (pt) 2014-09-23

Family

ID=51564876

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012027471A BR102012027471A2 (pt) 2012-10-26 2012-10-26 Disposição construtiva facilitadora de abertura e fechamento, aplicada em tampa plástica com rosca para garrafas em geral

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102012027471A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2564494T3 (es) Grifo de seguridad para envases contenedores de líquidos
JP2013147284A (ja) 容量可変容器
WO2016094977A1 (pt) Disposição construtiva introduzida em lacre para embalagens de bebidas
BRPI0505629A (pt) tampão não recarregável para garrafas de bebida
JP2008030773A (ja) 蓋と容器
BR102012027471A2 (pt) Disposição construtiva facilitadora de abertura e fechamento, aplicada em tampa plástica com rosca para garrafas em geral
ES2395301B1 (es) Envase de bebida con tapa estanca
US2075776A (en) Container
ES1078137U (es) Tapón con regulación de caudal
ES1062066U (es) Envase de bebida con tapa.
JP2003226343A (ja) キャップ
JP3087907U (ja) キャップ
US3255910A (en) Closure
RU70649U1 (ru) Бутылка
KR20210055959A (ko) 개봉 시 입에 닿는 부분이 돌출되는 캔 음료수 용기
JP3959539B2 (ja) 滑り止め部を設けたネジ蓋体
KR20140085847A (ko) 눌러서 여는 뚜껑의 돌려서 짜내는 잔량 확인가능 연고 용기
KR200365735Y1 (ko) 음료수 병마개
WO2022262290A1 (zh) 漱口水包装瓶
CN202414317U (zh) 一种内胆外套式容器
BR202019002623U2 (pt) Garrafa bipartida
BR102017022450A2 (pt) Aperfeiçoamento introduzido em tampa disk-top.
TWM569319U (zh) Improvement of container sealing structure
BRMU8802809U2 (pt) conjunto de batoque e gargalo de recipiente
BRMU8503591Y1 (pt) Tampa de recipientes em forma de saca-rolha

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B08F Application fees: dismissal - article 86 of industrial property law

Free format text: REFERENTE A 3A ANUIDADE.

B08K Lapse as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi (acc. art. 87)

Free format text: EM VIRTUDE DO ARQUIVAMENTO PUBLICADO NA RPI 2343 DE 01-12-2015 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDO O ARQUIVAMENTO DO PEDIDO DE PATENTE, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.