BR102012024070B1 - Kit endoprótese convencional + dispositivo endoprótese pulsátil de auxílio à atividade circulatória aplicado em pacientes com quadro de insuficiência cardíaca - Google Patents

Kit endoprótese convencional + dispositivo endoprótese pulsátil de auxílio à atividade circulatória aplicado em pacientes com quadro de insuficiência cardíaca Download PDF

Info

Publication number
BR102012024070B1
BR102012024070B1 BR102012024070-0A BR102012024070A BR102012024070B1 BR 102012024070 B1 BR102012024070 B1 BR 102012024070B1 BR 102012024070 A BR102012024070 A BR 102012024070A BR 102012024070 B1 BR102012024070 B1 BR 102012024070B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
pulsatile
endoprosthesis
stent graft
heart failure
aid
Prior art date
Application number
BR102012024070-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102012024070A2 (pt
Inventor
Guilherme Agreli
Enio Buffolo
Domingo Marcolino Braile
José Honório De Almeida Palma Da Fonseca
Original Assignee
Domingo Marcolino Braile
José Honório De Almeida Palma Da Fonseca
Enio Buffolo
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Domingo Marcolino Braile, José Honório De Almeida Palma Da Fonseca, Enio Buffolo filed Critical Domingo Marcolino Braile
Priority to BR102012024070-0A priority Critical patent/BR102012024070B1/pt
Publication of BR102012024070A2 publication Critical patent/BR102012024070A2/pt
Publication of BR102012024070B1 publication Critical patent/BR102012024070B1/pt

Links

Images

Abstract

kit endoprótese convencional + dispositivo endoprótese pulsátil de auxilio à atividade circulatória aplicado em pacientes com quadro de insuficiência cardíaca. representado por uma solução inventiva na área de medicina, particularmente útil quando do auxilio a atividade circulatória onde o paciente apresenta quadro de insuficiência cardíaca, sendo que para tal foi idealizado um dispositivo endoprotese pulsátil (2), ativada por qualquer sorte de fonte de energia, dispositivo este cujo corpo tubular estrutural (2a) é confeccionado prioritariamente em material provido de efeito de "memória de forma", que garante a dito dispositivo criar um ciclo mecânico formado pela alternância de estado relaxado e estado ativado do dispositivo endoprótese pulsátil (2) que converge no auxilio circulatório de sangue onde no estado relaxado seu corpo tubular estrutural (2a) é flexível, com baixa resistência radial e totalmente deformável pela pressão sanguínea e no estado ativado onde o corpo tubular estrutural (2a) tem sua forma alterada, comprimido radialmente e diminuindo o diâmetro da endoprótese pulsátil (2), garantido um eficaz fluxo sanguíneo na região do conduto (a1) em que é introduzida uma endoprotese convencional (1).

Description

CAMPO DE APLICAÇÃO
A presente patente de invenção de título em epígrafe e objeto de descrição e reivindicação nesta cártula trata de uma solução inventiva no campo de aplicação ditado pela área da medicina, encontrando destacada utilidade quando do auxilio a atividade circulatória, minimizando o quadro de insuficiência cardíaca de um paciente.
DEMANDA DO INVENTO
Tendo em vista pacientes que apresentam quadro de insuficiência cardíaca, o inventor identificou a necessidade explicita pertinente a apresentar uma solução cuja função reside em prover a eficaz e mandatária circulação sanguínea na região do conduto onde ocorre comprometimento da circulação sanguínea.
Considerando ainda o fato relevante de que a quando da existência de insuficiência cardíaca implica em quadro geral onde os pacientes apresentam saúde debilitada, foi identificada uma necessidade de que a solução garanta uma correta circulação sanguínea sem que para tal leve o paciente à fadiga física, especificamente fadiga cardíaca.
REQUISITOS DO INVENTO
Em consonância com a demanda do invento o requerente idealizou um inédito “kit endoprótese convencional + dispositivo endoprótese pulsátil de auxilio à atividade circulatória aplicado em pacientes com quadro de insuficiência cardíaca” provido de novidade associada de atividade inventiva, onde tal kit garante a consolidação de um rico e adequado fluxo sanguíneo na região do conduto do corpo humano (ou de animais), especialmente em artérias, artérias carótidas, coronáriae ilíacas, por exemplo, eliminando assim o problema de insuficiência cardíaca.
O inventor ressalta que a utilização do inédito kit de auxilio a atividade circulatória não decorre de maneira óbvia ou evidente de outras soluções conhecidas no estado da técnica para o tratamento de quadros de insuficiência cardíaca, solução convencional esta que será objeto de entendimento no próximo tópico desta cártula.
Em derradeiro o “invento" é provido de aplicabilidade industrial, sendo economicamente viável e, portanto, atendendo ao rigor dos requisitos de patenteabilidade, notadamente como patente de invenção, conforme disposto nos ditames dos artigos 8o e 13 0 da Lei 9.279.
FUNDAMENTOS DA TÉCNICA
A fim de propiciar veracidade ao contexto explicitado no quadro introdutório será apresentada uma breve explanação sobre o estado da técnica para dispositivos do tipo endoprótese, bem como soluções convencionais para o tratamento de pacientes com quadro de insuficiência cardíaca, onde será possível a um técnico que milita na área médica, especialmente no campo de doenças de natureza cardíaca, reconhecer seus aspectos limitantes, para em momento posterior discorrer sobre as vantagens agregadas com a introdução do inédito “kit endoprótese convencional + dispositivo endoprótese pulsátil". a. Do sistema circulatório do corpo humano: é formado por uma pluralidade de condutos, dos quais encontram destaque artérias, artérias carótidas, coronáriae ilíacas, sendo que na literatura médica pode ser verificado em completo os diferentes tipos, denominações e funcionalidades desse citados duetos, não sendo objetivo do presente texto esgotar o endimento desse assunto, mas meramente citá-lo para que o leitor possa entender o campo de aplicação do presente invento. b. Condição funcional - sistema circulatório: para que um indivíduo apresente condição de saúde estável, especificiamente de seu sistema circulátorio sanguíneo é mandatária uma condição funcional de total eficiência do fluxo sanguíneo em todos do condutos (artérias, artérias carótidas, coronáriae ilíacas, dentre outras).
Desta feita sempre que ocorre algum tipo de de comprometimento funcional de ao menos um desses condutos citados, o indivíduo passa a sofrer um decréscimo de saúde, e convenciona-se falar no meio médico que o indivíduo, agora paciente, passa a sofrer com algum grau de insuficiência cardíaca. c. Tratamento da insuficiência cardíaca: o alivio dos sintomas da insuficiência cardíaca exige tratamento clínico com uso de diuréticos e em casos mais graves médicos lançam mão de tratamento cirúrgico, notadamente com a implantação temporária de dispositivos de auxilio circulatório que exigem a internação dos pacientes, onde a técnica cirúrgica convencional pede um procedimento onde é utilizado o dispositivo tecnicamente denominado de “balão intra-aórtico”, especificamente para o caso do citado conduto ser uma aorta. d. Problema do “balão intra-aórtico: o uso do dispositivo balão intra-aórtico exige que o paciente seja mantido imobilizado no leito, por longo período de tempo e por consequência exige que este paciente esteja internado.
PROPOSTA DO INVENTO
De acordo com o quanto evidenciado no tópico de fundamentos da técnica, o inventor direcionou o desenvolvimento de uma nova solução em dispositivo de auxilio circulatório, que elimine o problema decorrente da utilização do “balão intra-aórtico”.
A principal vantagem é que com o uso deste inédito dispositivo pulsátil o paciente não mais necessita esteja internado e uma vez implantado não há limitações para o paciente e consequentemente esse mesmo paciente pode apresentar melhora significativa em seu quadro de insuficiência cardíaca, mesmo que apresente saúde já em estado adiantado de debilidade. a. Paradigma do invento: nas últimas décadas a medicina passou a contar com uma série de progressos no sentido de solver o problema de obstução de contutos de pacientes, onde atualmente a solução de maior destaque nesse tipo de abordagem, responde pelo nome técnico de dispositivo endoprotrese.
O conceito de dispositivo endoprótese, que na medicina é mais conhecida por dispositivo “stent”, trata de uma endoprótese do tipo “expansível”, caracterizada por ser composta de um tubo (geralmente de metal, pricipalmente nitinol e aço), onde este tubo é realizado com uma pluralidade de abertruras, tal como uma grade.
Assim endoproteses desta natureza atuam de forma a impedir ou prevenir diminuições significativas no diâmetro de vasos ou condutos pertencentes aos mais variados sistemas do corpo animal, de tal sorte que trazem o benefício de aliviar o fluxo sanguíneo na região originalmente obstruída do conduto com consequente manutenção do aporte adequado e necessário de oxigênio.
Característica distintiva:
O ineditismo na proposta do presente invento reside no primeiro fato relevante de que o dispositivo para auxilio de fluxo sanguíneo e consequente alivio da insuficiência cardíaca faz uso de uma endoprótese, notadamente uma endoprotrse convencional, até então somente utilizada no tratamento de doenças da aorta por exemplo.
No entanto, a endoprótese convencional de forma isolada não garante o estimulo necessário ao conduto, tal como uma aorta, para garantir o auxílio circulatório onde para tornar factível tal condição a esta endoprótese convencional é acoplado um também inédito dispositivo endoprótese pulsátil, o mesmo foi idealizado a partir de uma endoprótese tubular do tipo stent-graft cuja função principal reside em prover movimento de pulso, provocando assim o auxilio circulatório, sendo que para tal este inédito dispositivo deve realizar movimentos de contração estimulada, preferencialmente pela ação de impulsos elétricos sincronizados com a frequência cardíaca do paciente.
Por sua vez, para que tais movimentos de contração estimulada sejam factíveis, atendendo assim ao requisito de aplicação industrial, o inventor definiu como paradigma de desenvolvimento do novo dispositivo pulsátil, sua confecção com material especial, notadamente material provido de característica de "memória de forma”, ou seja, trata-se de um material que quando submetido à ação de deformação qualquer, quando cessada dita ação, ele retorna a sua forma original.
DESCRIÇÃO DAS FIGURAS
A complementar a presente descrição do relatório descritivo de modo a obter uma melhor compreensão das características da presente patente de invenção, acompanha esta, em anexo, conjunto desenhos que reproduzem uma forma de realização preferida para o dispositivo pulsátil onde:
A Figura .1a é uma representação em vista ilustrativa do kit formado por uma endoprótese convencional + dispositivo endoprótese pulsátil, conjunto esse aplicado em conduto do corpo humano, por exemplo do sistema cardíaco, tal como uma aorta, evidenciando a introdução do inédito dispositivo endoprótese pulsátil objeto de reivindicação;
A Figura .1b é uma representação em vista ilustrativa de corte longitudinal do kit formado por uma endoprótese convencional + dispositivo endoprótese pulsátil, conjunto esse aplicado em conduto, por exemplo do sistema cardíaco, tal como uma aorta, evidenciando a introdução do inédito kit dispositivo endoprótese pulsátil objeto de reivindicação;
A Figura .2a é uma representação em vista ilustrativa das peças endoprótese convencional + dispositivo endoprótese pulsátil, objeto de reivindicação;
A Figura ,2b é uma representação em vista ilustrativa do kit montado endoprótese convencional + dispositivo endoprótese pulsátil, objeto de reivindicação;
A Figura ,3a é uma representação em vista longitudinal da peça dispositivo endoprótese pulsátil objeto de reivindicação, em condição “relaxada” ou seja com ausência de pulso à ela agregado;
A Figura ,3b é uma representação em vista por “A” da peça dispositivo endoprótese pulsátil objeto de reivindicação, em condição “relaxada” ou seja com ausência de pulso à ela agregado;;
A Figura .3c é uma representação em vista longitudinal da peça dispositivo endoprótese pulsátil objeto de reivindicação, em condição “ativada”, notadamente de movimento de contração do pulso à ela agregado; e
A Figura .3d é uma representação em vista por “A” da peça dispositivo endoprótese pulsátil objeto de reivindicação, em condição “ativada”, notadamente de movimento de contração do pulso à ela agregado.
DESCRIÇÃO DETALHADA
A seguinte descrição detalhada deve ser lida e interpretada com referência aos desenhos apresentados, representando uma forma de realização preferida para o inédito “kit montado endoprótese convencional + dispositivo endoprótese pulsátil”, não sendo intencionado a limitar o escopo do invento, este sim limitado apenas ao explicitado no quadro rei- vindicatório.
Tal como evidenciado através das figuras 1a e 1b respectivamente, de forma exemplificada do sistema cardíaco (A), onde em um determinado segmento (B) de um conduto (a1) do corpo humano, tal como aorta, é aplicado o kit compreendido por uma endoprótese convencional (1) cujo interior recebe uma peça dispositivo endoprótese pulsátil (2), cujas estruturas passam a ser descritas em detalhamento nos parágrafos subsequentes: a. Endoprótese convencional (1): tem por função primária “prover sustentação” à parede do conduto (a1), sendo que seu conceito construtivo é balizado em uma estrutura tubular metálica autoexpansi- vel (1a), notadamente uma “malha tubular” sendo confeccionada em material especial, tal como NiTi, Cr-Co ou ainda aço inoxidável, material este caracterizado por conferir a essa peça alta resistência radial, sendo que em complemento esta peça é revestida de um membrana (1b), caracterizada por ser de baixa permeabilidade, confeccionada por exemplo em ePTFE, PTFE ou ainda em poliéster, tal como evidenciado em detalhamento nas figuras 2a e 2b respectivamente. b. Dispositivo endoprótese pulsátil (2): tem por objetivo principal “prover auxilio a circulação sanguínea”, onde para desempenhar tal atributo, esta peça apresenta conceito construtivo balizado em uma estrutura tubular metálica autoexpansivel (2a), notadamente uma malha tubular, estrutura essa confeccionada em material provido de característica de “memória de forma”, podendo ser material de natureza metálica ou polimérica, onde tal estrutura é revestida com membrana impermeável (2b), esta por sua vez confeccionada em material do tipo “ePTFE” ou “PTFE”.
A estrutura metálica autoexpansivel (2a) tem por função principal prover "movimento pulsátil”, notadamente de contração e, em consonância com a característica do fluxo sanguíneo na região cardíaca onde é aplicado o kit endoprótese convencional + dispositivo endoprótese pulsátil.
Em derradeiro a ativação da endoprótese pulsátil (2) pode ser provocada por várias formas, tal como: calor, corrente elétrica ou campos magnéticos. Para os casos onde a ativação será iniciada por corrente elétrica, um elemento conector (2c) deve ser incluído no corpo tubular estrutural (2a) do dispositivo endoprótese pulsátil (2), para que seja ligado via cabo (2d) ao sistema de controle de frequência (2e) e baterias (2f), para fornecer a energia elétrica necessária. c. Conceito operacional: especificamente o dispositivo endoprótese pulsátil (2) pode apresentar dois estados, a saber: c.1 Estado relaxado: onde a estrutura da endoprótese pulsátil (2) tem seu corpo tubular estrutural (2a) em estado físico altamente flexível, com baixa resistência radial e totalmente deformável pela pressão sanguínea, sendo que tal condição é evidenciada nas figuras 3a e 3b. c.2 Estado ativado: onde o corpo tubular estrutural (2a) tem sua forma alterada, de tal sorte que o mesmo passa a ser comprimido radialmente e diminuindo o diâmetro da endoprótese pulsátil (2), sendo que tal condição é evidenciada nas figuras 3a e 3b.
Em derradeiro o ciclo formado por condição de alternância “relaxado-ativado” provocará o deslocamento do fluxo de sangue na região compreendida pelo conjunto endoprótese convencional (1) + dispositivo endoprótese pulsátil (2), provocando o efeito de auxilio circulatório.
A escolha da forma de realização preferida do invento objeto de reivindicação nesta cártula, descrita neste tópico de detalhamento é fornecida apenas a título de exemplo. Alterações, modificações e variações podem ser realizadas para outras quaisquer formas de realização do “kit montado endoprótese convencional + dispositivo endoprótese pulsátil," por a- queles com habilidade na arte sem, no entanto divergir do objetivo revelado no pleito da presente patente, o qual é exclusivamente definido pelas reivindicações anexas.
Dentro desse contexto o inventor entende ser relevante explicitar o fato de que o corpo tubular estrutural (2a) do dispositivo endoprótese pulsátil (2) pode ser confeccionado em qualquer tipo de material provido de efeito “memória de forma” tais como ligas metálicas e polímeros que possuem esta propriedade.
Em derradeiro também é possível alterar a forma como o material será ativado, variando entre energias elétrica, magnética ou temperatura.
Verifica-se pelo que foi descrito e ilustrado que o ‘KIT ENDOPRÓTESE CONVENCIONAL + DISPOSITIVO ENDOPRÓTESE PULSÁTIL DE AUXILIO À ATIVIDADE CIRCULATÓRIA APLICADO EM PACIENTES COM QUADRO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA” ora reivindicado se enquadra às normas que regem a patente de invenção à luz da Lei de Propriedade Industrial, merecendo pelo que foi exposto e como consequência, o respectivo privilégio.

Claims (5)

1a)“KIT ENDOPRÓTESE CONVENCIONAL + DISPOSITIVO ENDOPRÓTESE PULSÁTIL DE AUXILIO À ATIVIDADE CIRCULATÓRIA APLICADO EM PACIENTES COM QUADRO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA” onde no sistema cardíaco (A), para suprir problema de insuficiência cardíaca de um ou mais de seus condutos (a1), tal como aorta, é aplicado um kit caracterizado por uma endoprótese convencional (1) composta por uma estrutura tubular metálica au- toexpansivel (1a), confeccionada em NiTi, Cr-Co ou ainda aço inoxidável, estrutura esta revestida por uma membrana (1b) de baixa permeabilidade, confeccionada em “ePTFE”, “PTFE” ou ainda em poliéster, associada a um dispositivo endoprótese pulsátil (2) composto por uma estrutura tubular metálica autoex- pansível (2a) confeccionada em material provido de efeito de “memória de forma”, sendo esta vestida por uma membrana impermeável (2b), confeccionada em material do tipo “ePTFE” ou “PTFE”, onde para sua ativação por meio de corrente elétrica ao corpo tubular estrutural (2a) é plugado um elemento conector (2c) ao qual é ligado via cabo (2d) ao sistema de controle de frequência (2e) e baterias (2f);
2a)“KIT ENDOPRÓTESE CONVENCIONAL + DISPOSITIVO ENDOPRÓTESE PULSÁTIL DE AUXILIO À ATIVIDADE CIRCULATÓRIA APLICADO EM PACIENTES COM QUADRO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA” de acordo com a reivindicação 1, onde a estrutura tubular metálica autoexpansível (2a) é caracterizada por ser confeccionada em aço inoxidável;
3a)“KIT ENDOPRÓTESE CONVENCIONAL + DISPOSITIVO ENDOPRÓTESE PULSÁTIL DE AUXILIO À ATIVIDADE CIRCULATÓRIA APLICADO EM PACIENTES COM QUADRO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA” de acordo com a reivindicação 1, onde a estrutura tubular metálica autoexpansível (2a) é caracterizada por ser confeccionada em NiTi,
4a)“KIT ENDOPRÓTESE CONVENCIONAL + DISPOSITIVO ENDOPRÓTESE PULSÁTIL DE AUXILIO À ATIVIDADE CIRCULATÓRIA APLICADO EM PACIENTES COM QUADRO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA” de acordo com a reivindicação 1, onde a estrutura tubular metálica autoexpansivel (2a) é caracterizada por ser confeccionada em Cr-Co, e
5a)“KIT ENDOPRÓTESE CONVENCIONAL + DISPOSITIVO ENDOPRÓTESE 5 PULSÁTIL DE AUXILIO À ATIVIDADE CIRCULATÓRIA APLICADO EM PA CIENTES COM QUADRO DE INSUFICIÊNCIA CARDÍACA” de acordo com a reivindicação 1, onde o ciclo formado pela alternância “relaxado-ativado” do dispositivo endoprótese pulsátil (2) que converge no auxilio circulatório de sangue é caracterizado pelo estado relaxado onde seu corpo tubular estrutural (2a) io é flexível, com baixa resistência radial e totalmente deformável pela pressão sanguínea e pelo estado ativado onde o corpo tubular estrutural (2a) tem sua forma alterada, comprimido radialmente e diminuindo o diâmetro da endoprótese pulsátil (2).
BR102012024070-0A 2012-09-24 2012-09-24 Kit endoprótese convencional + dispositivo endoprótese pulsátil de auxílio à atividade circulatória aplicado em pacientes com quadro de insuficiência cardíaca BR102012024070B1 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012024070-0A BR102012024070B1 (pt) 2012-09-24 2012-09-24 Kit endoprótese convencional + dispositivo endoprótese pulsátil de auxílio à atividade circulatória aplicado em pacientes com quadro de insuficiência cardíaca

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012024070-0A BR102012024070B1 (pt) 2012-09-24 2012-09-24 Kit endoprótese convencional + dispositivo endoprótese pulsátil de auxílio à atividade circulatória aplicado em pacientes com quadro de insuficiência cardíaca

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102012024070A2 BR102012024070A2 (pt) 2014-06-17
BR102012024070B1 true BR102012024070B1 (pt) 2021-08-03

Family

ID=50932689

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012024070-0A BR102012024070B1 (pt) 2012-09-24 2012-09-24 Kit endoprótese convencional + dispositivo endoprótese pulsátil de auxílio à atividade circulatória aplicado em pacientes com quadro de insuficiência cardíaca

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102012024070B1 (pt)

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11602627B2 (en) 2018-03-20 2023-03-14 Second Heart Assist, Inc. Circulatory assist pump

Cited By (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US11602627B2 (en) 2018-03-20 2023-03-14 Second Heart Assist, Inc. Circulatory assist pump

Also Published As

Publication number Publication date
BR102012024070A2 (pt) 2014-06-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10010402B2 (en) Thoracic aortic covered stent
BR112015021889B1 (pt) Dispositivo implantável, conduto valvulado, método para fabricar um conduto valvulado e método para substituir um primeiro conduto valvulado
BR112012020614B1 (pt) Sistema para persistentemente aumentar o diâmetro geral e o diâmetro de lúmen de uma veia periféria
CA2927803C (en) Vascular access system with reinforcement member
BR102012024070B1 (pt) Kit endoprótese convencional + dispositivo endoprótese pulsátil de auxílio à atividade circulatória aplicado em pacientes com quadro de insuficiência cardíaca
Georgakarakos et al. The Bolton Treo endograft for treatment of abdominal aortic aneurysms: just another trimodular platform?
WO2017040366A1 (en) Arteriovenous fistula implant effective for inducing laminar blood flow
Koerfer et al. Paving the way for destination therapy of end-stage biventricular heart failure: the ReinHeart total artificial heart concept
JP2021530325A (ja) 流れ低減ステントグラフト
Brambilla et al. Stents in Congenital Heart Disease: State of the Art and Future Scenarios
Zink et al. Spontaneous isolated abdominal aortic dissection involving the celiac, superior mesenteric, inferior mesenteric, right renal, left iliac, and right superficial femoral arteries
Arabia et al. Cost analysis of the Novacor left ventricular assist system as an outpatient bridge to heart transplantation
RU2623312C1 (ru) Стент для профилактики постоперационных рубцовых стриктур желчных протоков
Adamo et al. Renal failure after trans-catheter aortic valve implantation
Qiao et al. Hybrid reconstruction of the aortic arch using a double-branched stent-graft in a canine model
RU2764189C1 (ru) Стент-графт для лечения аневризм и расслоения аорты
Porkhanov et al. Robot-Assisted Thoracofemoral Bifurcation Bypass
Zhu et al. Graft Type and Routing for Repair of Aortoesophageal Fistula
Hommersen Design of a temporary mechanical circulatory support device
Obagi et al. Type B Aotic Dissection Identified Following Cardiac Ablation Procedure
Chi et al. Double Chimney Technique Using Interwoven Self-Expanding Nitinol Stents to Treat Recurrent Nonmalignant Thoracic Central Vein In-Stent Restenosis
Weiss My wife’s turn in the ICU
CN203089454U (zh) 血管支架
Magoon et al. Letter to the Editor Regarding:" Blood Transfusion and Acute Kidney Injury After Total Aortic Arch Replacement for Acute Stanford Type A Aortic Dissection" by Li et al., Heart Lung Circ. 2022; 31 (1): 136-43
Bai et al. Successful surgical treatment of descending aorta interruption in a 29-year-old woman with acute paraplegia and subarachnoid hemorrhage: a case report

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according [chapter 6.6 patent gazette]
B06V Preliminary requirement: patent application procedure suspended [chapter 6.22 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 24/09/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.