BR102012015911A2 - Sistema de porta para um veículo automotor - Google Patents

Sistema de porta para um veículo automotor Download PDF

Info

Publication number
BR102012015911A2
BR102012015911A2 BR102012015911-2A BR102012015911A BR102012015911A2 BR 102012015911 A2 BR102012015911 A2 BR 102012015911A2 BR 102012015911 A BR102012015911 A BR 102012015911A BR 102012015911 A2 BR102012015911 A2 BR 102012015911A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
door
frame
motor vehicle
portal frame
door frame
Prior art date
Application number
BR102012015911-2A
Other languages
English (en)
Other versions
BR102012015911B1 (pt
Inventor
Thomas Elsner
Original Assignee
Man Truck & Bus Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Man Truck & Bus Ag filed Critical Man Truck & Bus Ag
Publication of BR102012015911A2 publication Critical patent/BR102012015911A2/pt
Publication of BR102012015911B1 publication Critical patent/BR102012015911B1/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60JWINDOWS, WINDSCREENS, NON-FIXED ROOFS, DOORS, OR SIMILAR DEVICES FOR VEHICLES; REMOVABLE EXTERNAL PROTECTIVE COVERINGS SPECIALLY ADAPTED FOR VEHICLES
    • B60J5/00Doors
    • B60J5/04Doors arranged at the vehicle sides
    • B60J5/0497Doors arranged at the vehicle sides for load transporting vehicles or public transport, e.g. lorries, trucks, buses
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B60VEHICLES IN GENERAL
    • B60JWINDOWS, WINDSCREENS, NON-FIXED ROOFS, DOORS, OR SIMILAR DEVICES FOR VEHICLES; REMOVABLE EXTERNAL PROTECTIVE COVERINGS SPECIALLY ADAPTED FOR VEHICLES
    • B60J5/00Doors
    • B60J5/04Doors arranged at the vehicle sides
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E06DOORS, WINDOWS, SHUTTERS, OR ROLLER BLINDS IN GENERAL; LADDERS
    • E06BFIXED OR MOVABLE CLOSURES FOR OPENINGS IN BUILDINGS, VEHICLES, FENCES OR LIKE ENCLOSURES IN GENERAL, e.g. DOORS, WINDOWS, BLINDS, GATES
    • E06B5/00Doors, windows, or like closures for special purposes; Border constructions therefor
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E05LOCKS; KEYS; WINDOW OR DOOR FITTINGS; SAFES
    • E05YINDEXING SCHEME ASSOCIATED WITH SUBCLASSES E05D AND E05F, RELATING TO CONSTRUCTION ELEMENTS, ELECTRIC CONTROL, POWER SUPPLY, POWER SIGNAL OR TRANSMISSION, USER INTERFACES, MOUNTING OR COUPLING, DETAILS, ACCESSORIES, AUXILIARY OPERATIONS NOT OTHERWISE PROVIDED FOR, APPLICATION THEREOF
    • E05Y2900/00Application of doors, windows, wings or fittings thereof
    • E05Y2900/50Application of doors, windows, wings or fittings thereof for vehicles
    • E05Y2900/506Application of doors, windows, wings or fittings thereof for vehicles for buses

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Civil Engineering (AREA)
  • Structural Engineering (AREA)
  • Power-Operated Mechanisms For Wings (AREA)
  • Joining Of Corner Units Of Frames Or Wings (AREA)

Abstract

SISTEMA DE PORTA PARA UM VEÍCULO AUTOMOTOR A presente invenção refere-se a um sistema de porta para um vetou lo automotor. O sistema de porta compreende uma moldura de porta (10), que serve como estrutura de suporte para uma porta de veículo automotor para abertura e fechamento de uma abertura de velou lo automotor. A moldura de porta (10) compreende suportes laterais (11) e ao menos um suporte transversal (12) unindo os suportes laterais (11). A moldura de porta (10) é executada plana.

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "SISTEMA DE PORTA PARA UM VEÍCULO AUTOMOTOR".
A presente invenção refere-se a um sistema de porta conforme o preâmbulo da reivindicação 1.
É sabido que ônibus de distinto uso, como por exemplo, ônibus
municipais, BRT, ônibus interestaduais, ônibus de viagem, etc., apresentam portas com distinta largura de passagem, altura de passagem e configuração de design. Além disso, é sabido que molduras de porta de ônibus são execu- tadas usualmente de suportes laterais e providas de portas (por exemplo, seu revestimento externo, vidros, etc.) com uma inclinação complementar, o que leva a dispendiosa montagem e ajuste (por exemplo, ajuste mecânico das folhas da porta, maçanetas e acionamentos, ajuste pneumático do cilin- dro e ensino elétrico na rede de bordo). Além disso, a produção dos suportes laterais em geral curvados tridimensionalmente e a estrutura de solda para isso necessária são complicadas. O curso da porta pode igualmente estar associado a falhas devido a grandes tolerâncias e a contínuos erros angula- res. Além disso, não é obrigatoriamente necessário que a inclinação da porta e a inclinação do revestimento externo do ônibus sejam idênticas, o que po- de levar a um desfavorável fechamento e a barulho do vento ou a reversão da porta ou ultrapassagem da maçaneta.
Um objetivo da invenção é prover um sistema de porta alternati- vo e/ou melhorado para um veículo automotor.
Esse objetivo pode ser alcançado, especialmente, com as carac- terísticas da reivindicação independente.
Segundo a invenção, é provido um sistema de porta para um
veículo automotor, de preferência veículo utilitário, especialmente ônibus. O sistema de porta compreende uma moldura de porta, que apresenta su- portes laterais se estendendo de preferência paralelos, e ao menos um su- porte transversal unindo os suportes laterais.
Os suportes laterais e o suporte transversal formam a moldura
de porta plana, estendendo-se assim especialmente ao comprido e/ou em um plano reto. A moldura da porta serve, de preferência, como estrutura de su- porte para uma porta de veículo automotor para abertura e fechamento de uma abertura de veículo automotor.
A moldura de porta plana leva, vantajosamente, a uma monta- gem e ajuste simples, possibilita soldagens e vedações fáceis, um bom comportamento de vedação e proporciona, ainda, não obstante possibili- dades plásticas do revestimento exterior da porta do veículo automotor. Além disso, é vantajoso que para molduras de porta de distinto tama- nho/configuração de design possam ser empregados um perfil unitário (por exemplo, perfis extrudados, artigos aos metros), um sistema de ve- dação unitário e interfaces unitárias, por exemplo, entre os suportes for- mando a moldura da porta, mas também entre a moldura da porta e um ou vários dos componentes abaixo detalhadamente explicados, especial- mente a moldura do portal, o sistema de acionamento, a armação de car- caça do veículo automotor, etc. É ainda vantajoso que, devido à configu- ração plana e ao alinhamento, de preferência exclusivamente em ângulo reto, dos suportes longitudinais com relação ao suporte transversal, a moldura da porta pode ser executada sem redundância estática. Além disso, podem ser obtidos vantajosamente efeitos de escala, por números de unidades maiores por uma pluralidade de distintas séries de veículos automotores.
É possível que o sistema de porta apresente uma moldura de portal, que é executada de preferência plana. Semelhantemente à moldura da porta, a moldura de portal pode apresentar suportes laterais e um suporte 25 transversal unindo os suportes laterais. Os suportes laterais e o suporte transversal podem de preferência ser executados complementares à moldu- ra da porta, estendendo-se assim especialmente ao comprido e/ou em um plano reto.
A moldura de portal serve, de preferência, para engaste da aber- tura do veículo e/ou para a fixa montagem ao veículo automotor.
Convenientemente, a moldura da porta é móvel relativamente à moldura de portal, por exemplo, pivotável ou deslocável, especialmente quando a moldura de portal ou em geral o sistema de porta está montado no veículo automotor.
O sistema de porta pode ainda apresentar um sistema de acio- namento para movimentação, especialmente pivotamento ou deslocamento 5 da moldura da porta, com o que convenientemente a abertura do veículo automotor pode ser aberta e fechada por meio da porta do veículo automo- tor. O sistema de acionamento está unido de preferência com a moldura da porta e a moldura do portal e apresenta, de preferência, uma estrutura de fixação, para ser fixado ao veículo automotor.
É possível que a moldura da porta, a moldura do portal e opcio-
nalmente o sistema de acionamento formem uma unidade de módu- los/construção em caixa especialmente pré-montada, que é montável pré- montada no veículo automotor, por exemplo, em uma armação de carcaça do veículo automotor.
Além disso, o sistema de porta pode, por exemplo, apresentar
dois elementos de vedação separados para a vedação entre a moldura da porta e a moldura do portal.
É possível que um dos elementos de vedação seja móvel relati- vamente ao outro dos elementos de vedação. De preferência, um dos ele- 20 mentos de vedação está fixado na moldura do portal, por exemplo, para ve- dar livremente contra a moldura da porta. Especialmente um dos elementos de vedação está fixado à moldura da porta e ser móvel juntamente com a moldura da porta e um outro dos elementos de vedação está fixado à moldu- ra do portal e permanece na moldura do portal, quando a moldura da porta é 25 movida.
É possível que os elementos de vedação se estendam paralela- mente entre si e/ou estejam dispostos vizinhos entre si, por exemplo, quando a porta do veículo automotor fecha a abertura do veículo automotor e/ou no primeiro estado a seguir descrito, em que a moldura do portal ou em geral o sistema de porta ainda não está montado no veículo automotor.
É possível que o sistema de porta apresente ao menos um ele- mento de segurança, que em um primeiro estado, em que a moldura do por- tal ainda não está fixada ao veículo automotor ou em geral o sistema de por- ta ainda não está montado no veículo automotor, é impedido um movimento indesejado (por exemplo, um pivotamento ou deslocamento) da moldura da porta relativamente à moldura do portal e assim, vantajosamente, provida uma segurança de transporte ou posição para a moldura da porta.
Além disso é possível que o elemento de segurança em um se- gundo estado permita um movimento (por exemplo, um pivotamento ou des- locamento) da moldura da porta relativamente à moldura do portal e sirva para fixar a moldura do portal ao veículo automotor. O segundo estado é 10 especialmente um estado, em que a moldura do portal está fixada ao veículo automotor ou em geral o sistema de porta está montado no veículo automo- tor.
O elemento de segurança serve, portanto, de preferência, de um lado, como segurança de transporte ou de posição para a moldura da porta e, de outro lado, para fixar o sistema de porta, especialmente a moldura do portal, ao veículo automotor.
De preferência, o elemento de segurança se estende no primeiro estado da moldura da porta à moldura do portal, para assim impedir um mo- vimento da moldura da porta relativamente à moldura do portal, e de prefe- rência no segundo estado está solto da moldura da porta, para assim permi- tir um movimento da moldura da porta relativamente à moldura do portal.
A moldura da porta, especialmente ao menos um de seus supor- tes laterais e/ou seu suporte transversal, pode por exemplo, apresentar uma abertura de acesso, pela qual o elemento de segurança é ativável por meio de uma ferramenta.
O elemento de segurança é de preferência um parafuso, mas também pode ser executado como outro mecanismo de segurança apropria- do. A moldura de portal pode por exemplo, compreender uma porca de aper- to, de modo que, quando da ativação do parafuso o parafuso se solta da 30 moldura da porta e é movido para dentro de uma armação de carcaça do veículo automotor.
É possível que a moldura do portal sirva para alojamento da moldura da porta, especialmente que a moldura da porta fique posicionada dentro da moldura do portal, quando a porta do veículo automotor fecha a abertura do veículo automotor e/ou a moldura do portal ou em geral o siste- ma de porta ainda não está montado no veículo automotor.
De preferência, um elemento de revestimento externo e opcio-
nalmente outros componentes usuais estão dispostos na moidura da porta, para convenientemente configurar a porta do veículo, podendo o elemento de revestimento externo apresentar uma inclinação ou ser executado ao menos essencialmente sem inclinação.
A moldura do portal é executada especialmente para ser fixada
no veículo automotor, especialmente na armação da carcaça do veículo au- tomotor, de modo estacionário ou não móvel, enquanto que a moldura da porta é convenientemente móvel relativamente à moldura do portal, especi- almente pivotável ou deslocável, quando a moldura do portal está fixada ao 15 veículo automotor ou em geral o sistema de porta está montado no veículo automotor.
Cabe mencionar ainda que a moldura da porta (por exemplo, os suportes laterais e/ou o suporte transversal da moldura da porta) e/ou a mol- dura do portal (especialmente os suportes laterais e/ou o suporte transversal da moldura do portal) é executada de preferência de perfis ocos.
A invenção refere-se também a um veículo automotor, de prefe- rência, veículo utilitário, especialmente ônibus, apresentando um sistema de porta como aqui descrito.
O veículo automotor pode por exemplo, apresentar uma arma- ção de carcaça de preferência plana, que aloja a moldura do portal e/ou está fixada à moldura do portal.
Cabe mencionar que o veículo automotor é de preferência um veículo utilitário (por exemplo, caminhão, máquina de construção, vassoura mecânica, furgão, veículo especial, etc.), especialmente um ônibus.
As características e formas de execução acima podem ser com-
binadas à vontade entre si. Outras execuções vantajosas da invenção estão descritas nas sub-reivindicações ou se depreendem da descrição a seguir de exemplos de execução preferidos da invenção em combinação com as figu- ras em apenso.
Figura 1 mostra uma vista em perspectiva de um sistema de por- ta conforme uma forma de execução da invenção,
figura 2 mostra uma vista isométrica do sistema de porta segun-
do a figura 1,
figura 3 mostra uma vista lateral do sistema de porta segundo as figuras 1 e 2,
figura 4 mostra uma seção transversal ao longo da linha A-A da
figura 3,
figura 5 mostra um sistema de porta segundo uma forma de e- xecução da invenção, que ainda não está montado em um veículo automo- tor,
figura 6 mostra o sistema de porta segundo a figura 5, que está montado no veículo automotor,
figura 7 mostra uma seção transversal de um sistema de porta com um elemento de revestimento externo segundo uma forma de execução da invenção, e
figura 8 mostra uma seção transversal do sistema de porta se- gundo a figura 7, mas com outro elemento de revestimento externo.
As formas de execução mostradas nas figuras conferem coinci- dem parcialmente, sendo partes semelhantes ou idênticas providas das mesmas referências, e para sua explicação se remete também à descrição de uma ou várias das outras formas de execução para evitar repetições.
A figura 1 mostra uma vista em perspectiva de um sistema de
porta 1 para um veículo automotor em forma de um ônibus segundo uma forma de execução da invenção, enquanto que a figura 2 mostra uma vista isométrica do sistema de porta 1 e a figura 3 uma vista lateral do sistema de porta 1. Com referência às figuras 1 a 3, o sistema de porta 1 compreende 30 uma moldura de porta 10, que serve como estrutura de suporte para uma porta de ônibus para abertura e fechamento de uma abertura de porta de ônibus. A moldura de porta 10 compreende dois suportes laterais 11 e um suporte transversa! 12 unindo os suportes laterais 11. Os suportes laterais
11 e o suporte transversal 12 se estendem em um plano reto, com o que, por conseguinte, a moldura de porta 10 é executada plana. Na moldura de porta 10 está disposto um elemento de revestimento externo por exemplo, em 5 forma de uma placa S.
Além disso, o sistema de porta 1 compreende uma moldura de portal 20, que é executada complementar à moldura de porta 10 e apresenta dois suportes laterais 21 e um suporte transversal 22 unindo os suportes laterais 21. Os suportes laterais 21 e o suporte transversal 22 se estendem 10 em um plano reto, com o que por conseguinte a moldura de portal 20 é exe- cutada plana. A moldura de portal 20 serve para engaste da abertura da por- ta do ônibus e para montagem fixa ao ônibus. A moldura de porta 10 é des- locável ou pivotáve! relativamente à moldura de portal 20, quando o sistema de porta 1 está montado no ônibus.
Além disso, o sistema de porta 1 compreende um sistema de a-
cionamento 30 para movimentação (por exemplo, deslocamento ou pivota- mento) da moldura de porta 10, com o que a abertura da porta do ônibus pode ser aberta e fechada pela porta de ônibus e pelo fato a moldura de por- ta 10 está unida com a moldura de portal 20. O sistema de acionamento 30 apresenta uma estrutura de fixação 31, para ser fixada ao ônibus.
A moldura de porta 10, a moldura de portal 20 e o sistema de a- cionamento 30 formam uma unidade modular, que é fixável pré-montada ao ônibus, especialmente a uma estrutura de carcaça do ônibus.
As figuras 1 a 3 mostram o sistema de porta 1 em um estado an- tes da montagem no ônibus e/ou em um estado para fechamento de uma abertura de porta de ônibus não mostrada.
A figura 4 mostra uma seção transversal ao longo da linha A-A da figura 3. Entre a moldura de porta 10 e a moldura de portal 20 estão dis- postos dois elementos de vedação 40, 41 separados para vedação entre a 30 moldura de porta 10 e a moldura de portal 20. O elemento de vedação 41 está fixado à moldura de porta 10 e é móvel juntamente com a moldura de porta 10, por exemplo, quando a porta do ônibus é aberta, e o elemento de vedação 40 está fixado à moldura de portal 20 e permanece na moldura de portal 20, quando a moldura de porta 10 é movida. O elemento de vedação 41 é assim deslocável relativamente ao elemento de vedação 40.
A figura 5 mostra um sistema de porta 1, que pode ser executa- 5 do como foi descrito por exemplo, com referência às figuras 1 a 4. O sistema de porta 1 compreende vários elementos de segurança 50, dos quais se po- de ver um na figura 5. A figura 5 mostra o elemento de segurança 50 em um primeiro estado, em que a moldura de porta! 20 ou em geral o sistema de porta 1 ainda não está montado no ônibus. No primeiro estado, o elemento 10 de segurança 50 impede um deslocamento ou pivotamento indesejado da moldura de porta 10 relativamente à moldura de portal 20 e provê assim uma segurança de transporte ou posição.
A figura 6 mostra um elemento de segurança segundo a figura 5 em um segundo estado. No segundo estado, a moldura de portal 20 ou em geral o sistema de porta 1 está montado no ônibus e assim em um estado operacional. No segundo estado, o elemento de segurança 50 permite um deslocamento ou pivotamento da moldura de porta 10 relativamente à mol- dura de portal 20 e serve para fixar a moldura de portal 20 ou em geral o sistema de porta ao ônibus, especialmente a uma armação de carcaça 100 do ônibus. O suporte lateral 11 apresenta uma abertura de acesso, pela qual o elemento de segurança 50 é ativável por meio de uma ferramenta, o que está indicado esquematicamente pela seta na figura 5. O elemento de segu- rança 50 é executado como parafuso. A moldura de portal 20 compreende uma porca de aperto 51, de modo que, quando de ativação do parafuso 50, o parafuso 50 é liberado da moldura de porá 10 e movimento para a estrutu- ra de carcaça 100.
Como se pode ver nas figuras 5 e 6, o elemento de segurança 50 e com isso a moldura de portal 20 ou em geral o sistema de porta 1 está fixado à estrutura de carcaça 100 do ônibus. Como resulta, ainda, das figu- 30 ras 5 e 6, o elemento de segurança 50 se estende no primeiro estado da moldura de porta para dentro da moldura de portal 20 e, no segundo estado, se solta da moldura de porta 10. A referência 101 caracteriza um vidro de janela do ônibus, que está unida por meio de um elemento de união 103 (por exemplo, uma costura de cola, colagem de vidro, etc.) com a estrutura de carcaça 100.
A figura 7 mostra uma seção transversal por um sistema de por- 5 ta com um elemento de revestimento externo 60, que está unido por exem- plo, por meio de um elemento amortecedor 70 (por exemplo, espuma) e/ou um elemento de acoplamento 71 com a moldura de porta 10. O eiemento de revestimento externo 60 está executado estreito e pode apresentar uma in- clinação ou estar isento de inclinação.
A figura 8 mostra um sistema de porta idêntico ao da figura 7,
mas com outro elemento de revestimento externo 60’ (por exemplo, de altura distinta, de largura distinta, distinta configuração de design, etc.). O elemento de revestimento externo 60’ da figura 8 é especialmente claramente mais largo do que o elemento de revestimento externo 60 da figura 7 e, não obs- 15 tante, um sistema de porta idêntico pode ser empregado. Por conseguinte, o elemento de revestimento externo 60’ identicamente à figura 7 pode ser uni- do por meio de um elemento amortecedor 70 e/ou um elemento de acopla- mento 71 com a moldura de porta 10 e, assim, apesar de distintos elementos de revestimento externo 60, 60’ pode haver uma montagem e ajuste idênti- 20 cos.
A invenção não está restrita às formas de execução preferidas anteriormente descritas. Pelo contrário, é possível uma pluralidade de vari- antes e modificações, que fazem uso igualmente da ideia inventiva e, por isso, incidem na faixa de proteção. A invenção reivindica especialmente 25 também proteção para o objeto das distintas sub-reivindicações independen- temente do objeto das reivindicações em referência.

Claims (13)

1. Sistema de porta para um veículo automotor, de preferência veículo utilitário, especialmente ônibus, com: uma moldura de porta (10), que serve como estrutura de suporte para uma porta de veículo automotor para abertura e fechamento de uma abertura de veículo automotor, sendo que a moldura de porta (10) apresenta suportes laterais (11) e ao menos um su- porte transversa! (12) unindo os suportes laterais (11), caracterizado pelo fato de que a moldura de porta (10) é executada plana.
2. Sistema de porta de acordo com a reivindicação 1, caracteri- zado por uma moidura de portai (20) plana, que serve para engaste da aber- tura de veículo automotor e é executada para a montagem no veículo auto- motor, e a moldura de porta (10) é móvel relativamente à moldura de portal (20), quando a moldura de portal (20) está montada no veículo automotor.
3. Sistema de porta de acordo com a reivindicação 2, caracteri- zado por um sistema de acionamento (30), pelo qual a moidura de porta (10) está unida com a moldura de portal (20) e serve para a movimentação da moldura de porta (10) relativamente à moldura de portal (20) e apresenta de preferência uma estrutura de fixação (31), para ser fixada ao veículo auto- motor.
4. Sistema de porta de acordo com a reivindicação 2 ou 3, carac- terizado pelo fato de que a moldura de porta (10), a moldura de portal (20) e de preferência o sistema de acionamento (30) formam uma unidade de mó- dulo, que é montáveí pré-montada no veículo automotor.
5. Sistema de porta de acordo com uma das reivindicações 2 a 4, caracterizado por dois elementos de vedação (40, 41) separados para vedação entre a moldura de porta (10) e a moldura de portal (20), sendo que de preferência um dos elementos de vedação (40) está fixado à moldura de portal (20) e o outro dos elementos de vedação (41) está fixado à moldura de porta (10).
6. Sistema de porta de acordo com a reivindicação 5, caracteri- zado pelo fato de que um dos elementos de vedação (41) está fixado à mol- dura de porta (10) e é móveí juntamente com a moldura de porta (10) e o outro elemento de vedação (40) está fixado à moldura de portal (20) e per- manece na moldura de portal (20), quando a moldura de porta (10) é movi- da.
7. Sistema de porta de acordo com a reivindicação 5 ou 6, carac- terizado pelo fato de que os elementos de vedação (40, 41) se estendem paralelamente entre si e/ou estão dispostos vizinhos um do outro, quando a porta do veículo automotor fecha a abertura do veículo automotor.
8. Sistema de porta de acordo com uma das reivindicações 2 a7, caracterizado por ao menos um elemento de segurança (50), que em um primeiro estado, em que a moldura de portai (20) não está montada no veí- culo automotor, impede um movimento da moldura de porta (10) relativa- mente à moidura de portal (20), e em um segundo estado permite um movi- mento da moldura de porta (10) relativamente à moldura de portal (20) e serve para fixar a moldura de portal (20) ao veículo automotor.
9. Sistema de porta de acordo com a reivindicação 8, caracteri- zado pelo fato de que o elemento de segurança (50) no primeiro estado se estende da moidura de porta (10) para a moldura de portal (20) e, no segun- do estado, está solto da moldura de porta (10) e se estende da moldura de portal (20), para ser fixado ao veículo automotor.
10. Sistema de porta de acordo com uma das reivindicações 8 ou 9, caracterizado pelo fato de que ao menos um suporte lateral (11) e/ou o suporte transversal (12) da moldura de porta (10) apresenta uma abertura de acesso, pela qual o elemento de segurança (50) é ativável por meio de uma ferramenta.
11. Sistema de porta de acordo com uma das reivindicações precedentes, caracterizado pelo fato de que a moldura de portal (20) serve para alojamento da moldura de porta (10), quando a porta do veículo auto- motor fecha a abertura do veículo automotor e/ou em um estado em que o sistema de porta ainda não está montado no veículo automotor.
12. Veículo automotor, de preferência veículo utilitário, especi- almente ônibus, caracterizado por um sistema de porta de acordo com uma das reivindicações precedentes.
13. Veiculo automotor de acordo com a reivindicação 12, carac- terizado por uma estrutura de carcaça (100), na qual está fixada a moldura de portal (20) e que aloja de preferência a moldura de portal (20).
BR102012015911-2A 2011-06-28 2012-06-27 sistema de porta para um veículo automotor BR102012015911B1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE102011105902.8 2011-06-28
DE102011105902A DE102011105902A1 (de) 2011-06-28 2011-06-28 Türsystem für ein Kraftfahrzeug

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR102012015911A2 true BR102012015911A2 (pt) 2014-05-20
BR102012015911B1 BR102012015911B1 (pt) 2020-06-30

Family

ID=45571351

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012015911-2A BR102012015911B1 (pt) 2011-06-28 2012-06-27 sistema de porta para um veículo automotor

Country Status (5)

Country Link
EP (1) EP2540542B1 (pt)
CN (1) CN102848892B (pt)
BR (1) BR102012015911B1 (pt)
DE (1) DE102011105902A1 (pt)
RU (1) RU2602872C2 (pt)

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE3148035A1 (de) * 1981-12-04 1983-06-09 Kiekert GmbH & Co KG, 5628 Heiligenhaus Tueranlage fuer fahrzeuge, insbesondere omnibusfahrzeuge
DE9113848U1 (pt) * 1991-11-07 1992-01-02 Su, Chin-Sheng, Tao-Yuan City, Taoyuan, Tw
DE19704811C1 (de) * 1997-02-08 1998-10-01 Webasto Tuersysteme Gmbh Fahrzeugtür
CN2487585Y (zh) * 2001-06-08 2002-04-24 厦门塞尔福汽车有限公司 新型车门骨架
US20030005641A1 (en) * 2001-07-09 2003-01-09 Eakes Marshall S. Door support system and method
FR2839697B1 (fr) * 2002-05-14 2004-10-22 Dening Systeme de montage d'un ouvrant sur une structure de vehicule automobile
UA56959C2 (en) * 2003-01-27 2005-07-15 Branch Entpr Festo Proizv Door mechanism of a vehicle
US7143546B2 (en) * 2003-12-05 2006-12-05 Westinghouse Air Brake Technologies Corporation Sealing arrangement for a transit vehicle
RU2326771C1 (ru) * 2006-11-15 2008-06-20 Федеральное государственное унитарное предприятие "Центральный ордена Трудового Красного Знамени научно-исследовательский автомобильный и автомоторный институт "НАМИ" Рама двери кабины колесного транспортного средства
RU62356U1 (ru) * 2006-11-20 2007-04-10 Федеральное государственное унитарное предприятие "Центральный ордена Трудового Красного Знамени научно-исследовательский автомобильный и автомоторный институт "НАМИ" Трубчатая рама двери кабины колесной машины
DE202007008782U1 (de) * 2007-06-22 2008-10-30 Gebr. Bode Gmbh & Co. Kg Ein- oder mehrflügelige Fahrgasttür für ein Fahrzeug des öffentlichen Personenverkehrs

Also Published As

Publication number Publication date
CN102848892B (zh) 2016-12-07
EP2540542A2 (de) 2013-01-02
DE102011105902A1 (de) 2013-01-03
RU2602872C2 (ru) 2016-11-20
EP2540542A3 (de) 2015-11-11
EP2540542B1 (de) 2017-04-19
BR102012015911B1 (pt) 2020-06-30
RU2012126886A (ru) 2014-01-10
CN102848892A (zh) 2013-01-02

Similar Documents

Publication Publication Date Title
DK2829679T3 (en) Fittings for pressing a sliding frame against a fixed frame
EP3322871B1 (en) Hinge
BR112015031816A2 (pt) dobradiça desacelerada para móveis
ES2318760T3 (es) Soporte trasero para vehiculo automovil, modulo trasero, procedimiento de fijacion de tal modulo.
ES2293147T3 (es) Puerta de corredera giratoria, especialmente puerta de pasajeros para vehiculos del transporte publico de cercanias de personas.
CN109153390B (zh) 用于改进门板密封的锁定机构
EP2419589B1 (en) Hinge of a roof window pivot sash and a unit for fastening the hinge to the frame, in particular of a roof window sash
CN102449256B (zh) 用于机动车辆的倾斜元件的驱动设备
ES2538355T3 (es) Puerta de corredera pivotante para vehículos, en particular puerta de pasajeros para vehículos del transporte público de personas
BRPI0614789A2 (pt) fecho para o travamento multiponto, de portas ou partes de paredes em caixas ou armários
ES2949652T3 (es) Disposición de herraje para una ventana corrediza o una puerta corrediza
BR102012015911A2 (pt) Sistema de porta para um veículo automotor
US11629546B2 (en) Movement system for a closure structure with folding movement
JP6653397B2 (ja) ドア構造
CN111206842B (zh) 车辆翻板运动机构
ES2333590T5 (es) Mecanismo de engranaje, en particular mecanismo de engranaje empotrado para una ventana o similar
EP3480398B1 (en) Connection system for the removable connection of an accessory for windows or doors
ES2419182B1 (es) Gato sobre carretilla para el montaje de batientes en marcos de puertas y ventanas
ES2774550T3 (es) Disposición para abrir, cerrar y bloquear lamas de una construcción de lamas
ES2409335T3 (es) Pieza de bisagra para una bisagra de puertas, ventanas y similares
ES2391652T3 (es) Bisagra para puertas, ventanas o similares
KR101357406B1 (ko) 자동차용 도어 힌지 마운팅부 정렬확인 게이지
EA038858B1 (ru) Дверь в задней стенке кузовов грузовых автомобилей или прицепов грузовых автомобилей
PL196241B1 (pl) Zawias dla drzwi, okien i temu podobnych
IT201900003557A1 (it) Maniglia a cariglione per infissi

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of an application: publication of a patent application or of a certificate of addition of invention
B06F Objections, documents and/or translations needed after an examination request according art. 34 industrial property law
B06U Preliminary requirement: requests with searches performed by other patent offices: suspension of the patent application procedure
B09A Decision: intention to grant
B16A Patent or certificate of addition of invention granted

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 27/06/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.