BR102012015283A2 - Composto farmacológico para tratamento e remissão da psoríase ou lesões na pele e seu processo de obtenção - Google Patents

Composto farmacológico para tratamento e remissão da psoríase ou lesões na pele e seu processo de obtenção Download PDF

Info

Publication number
BR102012015283A2
BR102012015283A2 BR102012015283A BR102012015283A BR102012015283A2 BR 102012015283 A2 BR102012015283 A2 BR 102012015283A2 BR 102012015283 A BR102012015283 A BR 102012015283A BR 102012015283 A BR102012015283 A BR 102012015283A BR 102012015283 A2 BR102012015283 A2 BR 102012015283A2
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
psoriasis
treatment
weight
remission
composition
Prior art date
Application number
BR102012015283A
Other languages
English (en)
Inventor
Tiago Garcia Mercurio
Original Assignee
Ricardo Chagas Jacinto
Tiago Garcia Mercurio
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ricardo Chagas Jacinto, Tiago Garcia Mercurio filed Critical Ricardo Chagas Jacinto
Priority to BR102012015283A priority Critical patent/BR102012015283A2/pt
Publication of BR102012015283A2 publication Critical patent/BR102012015283A2/pt

Links

Landscapes

  • Medicinal Preparation (AREA)

Abstract

COMPOSTO FARMACOLÓGICO PARA TRATAMENTO E REMISSÃO DA PSORÍASE OU LESÕES NA PELE E SEU PROCESSO DE OBTENÇÃO. A presente patente requerida revela um processo e uma formulação com composições singulares para tratamento dos sintomas de psoríase associando propilenoglicol de 0,1% até 99,9% em peso; óleos orgânicos e sintéticos 1% até 50,0% em peso; ácidos ceratolíticos de 0,1% até 50% em peso; corticóides esteroidais de 0,1% até 20% em peso; álcool para diluição em quantidade suficiente para a diluição dos componentes; agentes de hidratação orgânicos e sintéticos de 0,02% até 15%; e vitaminas de 0,01% até 8,0% em peso. O composto farmacológico é definido dentro dos preceitos farmacológicos, ou seja, todos os componente são mixados considerando os índices de toxicologia aceitos pelos órgãos reguladores. Não é provido com componentes agressivos para a pele, e sendo um produto tópico é por definição, assim, sem efeitos colaterias.

Description

COMPOSTO FARMACOLÓGICO PARA TRATAMENTO E REMISSÃO DA PSORÍASE OU LESÕES NA PELE E SEU PROCESSO DE OBTENÇÃO CAMPO DA INVENÇÃO A presente invenção se refere ao processo de obtenção e formulação de um produto farmacêutico para remissão de psoríase ou lesões cutâneas, sejam inflamatórias e/ou alérgicas; em particular, trata de Formulação de um produto farmacêutico, destinado a área de tratamento dermatológico, com características singulares de um produto tópico de ação cutânea, inovador e eficaz, para tratamento de psoríases, dermatites, eczemas, rash cutâneo, ferimentos, queimaduras, incisões cirúrgicas, urticária, entre outros; A ação da formulação liquida a base de propilenoglicol em alta concentração apresenta uma resposta rápida no controle das inflamações em todas as partes do corpo onde foram aplicadas, mostrando mais eficiência e eficácia que os fármacos atualmente encontrados no mercado para a mesma aplicação.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Na derme pode ser observados sinais de inflamação em toda a derme em pessoas com psoríase em placas. Ocorre uma hipervascularização marcante e um aumento no tamanho das papilas dérmicas. Um infiltrado linfócitico de CD3+ ativado é observado ao redor dos vasos sanguíneos, com células T expressando antígeno associado ao linfócito cutâneo, moléculas coestimuladoras, como o CD2 e moléculas de adesão LFA-1. Ocorre uma agregação de neutrófilos na derme que se estende para a epiderme.
Na epiderme a atividade mitótica dos queratinócitos basais é aumentada em quase 50 vezes, com a migração dos queratinócitos da camada basal para as camadas queratinizadas em apenas 3-5 dias, em comparação com o normal de 28-30 dias. Com a hiperproliferação das células da pele, a epiderme torna-se espessada ou acantótica em sua aparência e é observado um aumento no tamanho das cristas interpapilares. Uma diferenciação anormal do queratinócito é observada em toda a placa psoriática, manifestada pela perda da camada granular. A camada córnea também está espessada, e a retenção de núcleos celulares nesta camada é referida como paraqueratose. Pode ser observada a migração ascendente de neutrófilos e linfócitos para cima a partir da derme para a epiderme acantótica. Os neutrófilos podem formar coleções localizadas conhecidas como microabscessos de Munro. A presença de coleções alternadas de neutrófilos imprensadas entre camadas de estrato córneo paraqueratótico é praticamente patognomônico de psoríase. A psoríase é uma doença de pele comum que afeta, segundo as estimativas, até 3% da população mundial. Durante a década passada, o ponto de vista sobre a patogênese da psoríase mudou dramaticamente. Antes, supunha-se que a hiperproliferação de queratinócitos associada à diferenciação epidérmica anormal fosse a causa primária da psoríase. No entanto, agora se reconhece a hiperplasia epidérmica como uma reação à ativação do sistema imune em regiões focais da pele, o que, por sua vez, é mediada por linfócitos T preferencialmente CD8+ e CD4+, que se acumulam na pele doente. A aplicação de novas terapêuticas biológicas à psoríase está emergindo como uma das áreas mais animadoras em toda a medicina molecular. Isso se coloca em nítido contraste com o desenvolvimento da terapêutica anterior para essa doença, na qual o acaso desempenhava o papel principal na descoberta de agentes. A necessidade de novos tratamentos para a psoríase é enfatizada pela necessidade de desenvolver estratégias em longo prazo, dado o fato de que o tratamento por 40 a 50 anos não é incomum, e pelas toxicidades, que costumam aparecer com o uso prolongado dos tratamentos padronizados. As principais alternativas de tratamento, incluindo retinóides, fotoquimioterapia com psoralenos e ultravioleta A (PUVA), fototerapia com ultravioleta B (UVB), metotrexato e ciclosporina, têm efeitos colaterais bastante conhecidos e característicos. Conseqüentemente, recomenda-se que os pacientes recebam cada modalidade terapêutica por no máximo 1 a 2 anos e depois mudem para outra forma. Pelo uso do tratamento "em rodízio", a toxicidade cumulativa associada a cada tratamento individual é, teoricamente, minimizada, esperando-se que os pacientes possam tolerar o tratamento em longo prazo. No entanto, novos tratamentos biológicos oferecem potencial para usar terapêutica altamente seletiva, que possa minimizar os efeitos colaterais sobre as células fora do sistema imune.
Consequentemente, pode ser possível melhorar o índice terapêutico para o tratamento em longo prazo de pacientes com psoríase. Os Pontos Críticos no Tratamento de Psoríase são a longevidade dos tratamentos de psoríase, acumulo de toxidade pela rotatividade de fármacos, “efeito rebote” tempo de retorno da ação dos linfócitos T e volta das inflamações cutâneas para inicio de resultados. Outros pontos críticos são o alto custo de alguns fármacos que gera dificuldade para o tratamento e a oleosidade na aplicação levando a um baixo conforto ao paciente e até mesmo efeitos colaterais.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO A patente norte americana US2011183011 (A1), COMPOSIÇÃO E MÉTODO PARA TRATAMENTO TÓPICO DE LESÕES DE PELE descreve uma composição contendo uma elevada concentração de propineloglicol - PG inesperadamente capaz de matar rapidamente a outras bactérias, fungos, e / ou vírus in vitro que é indicativo do seu potencial de alta eficácia no tratamento de infecção variada de pele. A invenção aqui divulgada diz respeito a uma composição e método eficaz para o tratamento tópico de lesões cutâneas inflamatórias em mamíferos, compreendendo de uma alta concentração de propileno glicol por si só, ou em combinação com um adstringente. A PG em elevadas concentrações pode ser considerado como um extremamente eficaz, seguro, tópica, microbicida, universal.
Outra patente norte americana, a US2011217248 (A1) - COMPOSIÇÃO TÓPICA descreve composições tópicas para ação interna no paciente com alguma desordem inflamatória local. A composição da presente invenção compreende um fármaco e um sistema solvente, que está presente numa quantidade suficiente para solubilizar o fármaco, o sistema solvente é um sistema de alcanol baixo, e a composição é uma composição de fase única. Exemplares sistemas de solventes são aqueles para os quais um dos pelo menos dois álcoois solvente é o polietileno glicol, glicerina, butileno glicol, dipropileno glicol, propileno glicol, etanol, isopropanol, ou um derivado. A indicação da pomada para tratamento local pseudofolliculitis barbae, dermatite, psoríase, feridas, ou queimaduras solares. A patente chinesa CN102114166 (A) - POMADA MEDICINAL CHINESA E MÉTODO DE FABRICAÇÃO DO MESMO descreve um creme medicinal e um método de fabricação da mesma. A pomada chinesa é preparada a partir da cera de abelha natural, álcool gordo superior, glicerina, albolene, óleo de semente de girassol, azona, trietanolamina, propilenoglicol, o extrato de medicina tradicional chinesa, cânfora, borneol, um conservante e etanol anidro. A pomada chinês medicinal pode clinicamente e rapidamente atingir os efeitos da remoção de caspa, humedecendo secura, parando comichão, reduzir a inflamação, o alívio da dor e outros semelhantes, radicalmente reparar danos genes imunes de pele, tratar tanto manifestação e causa de doença, e pode eficazmente tratamento de doenças de pele como psoríase, neurodermatite, ictiose, eczema, onicomicoses, urticária, manuum capitis, tinea pedis, tinea corporis, tinea cruris, tinea versicolor, sarna, pruritusgenitalium, obstinado prurido cutâneo semelhante.
A patente WO2010094806 (A2) - A FORMULAÇÃO TÓPICA DE PROPIONATO BAIXO NÍVEL CLOBETASOL PARA TRATAR DISTÚRBIOS DA PELE E MEMBRANAS MUCOSAS descreve uma formulação tópica com uma elevada estabilidade química, por exemplo, de uma dose baixa de clobetasol propionato, adequado para o tratamento tópico da pele e das membranas mucosas condições associadas com desordens incluindo psoríase, eczema, e outras formas de dermatite e também tópica utilização associado com ele boca, como líquen plano. A formulação inclui um veículo aquoso de base de propileno glicol como agente de solvente e da humidade de retenção, e macrogol glicerol-hidroxiestearato como um emulsionante não iónico, sendo capaz de manter as concentrações surpreendentemente baixos de clobetasol. O veículo contém concentrações de cerca de 0,005% a cerca de 0,05% em peso de 17-propionato de clobetasol, mais preferivelmente cerca de 0,02 a 0,025%, ainda mais preferencialmente 0,025% em peso de 17-propionato de clobetasol. A formulação tem uma boa estabilidade química, resultando em uma longa durabilidade. A patente CN101288643 (A) - COMPOSIÇÃO DE GEL CONTENDO TACROLIMO E O SEU MÉTODO DE PREPARAÇÃO E DE APLICAÇÃO MEDICINAL invenção refere-se a uma composição de gel contendo tacrolimus ingredientes de uma matriz, que contém uma ou mais de polietilenoglicol líquido , glicerina e propileno glicol , o conteúdo dos tacrolimo no gel é 0,01 por cento a 0,5 por cento, e a razão em peso dos tacrolimo a um ou mais do polietilenoglicol líquido e glicerina. A invenção diz ainda respeito a um método de preparação da composição de gel do tacrolimus e da aplicação da composição de gel na preparação de medicamentos para o tratamento de dermatite tópica, vitiligo, psoríase, neurodermatite intratável, lúpus eritematoso, alopecia areata e outras doenças. A patente europeia EP1867322 (A1) - COMPOSIÇÃO TÓPICA PARA O TRATAMENTO DE PSORÍASE descreve uma nova composição farmacêutica de uso tópico para o tratamento da psoríase feita a partir de ureia (entre 3 e 9% w / w), ácido salicílico (entre 1 e 9% w / w), dipropionato de betametasona (entre 0,1 e 0,9% w / w), propilenoglicol (entre 1 e 9% w / w), Span-80 (entre 3 e 12% w / w), vaselina (entre 6 e 19% w / w), miristato de isopropilo (entre 2 e 10% w / w), almíscar óleo de rosa (cerca de 2 a 3 gotas) e água, que combina as queratoiíticos, anti-inflamatórios, anti-sépticas, emolientes, hidratantes e efeitos regenerativa de todos os seus ingredientes, completamente aumentando a sua efeitos benéficos sobre a psoríase. A patente US2004225140 (A1) - COMPOSIÇÃO FARMACÊUTICA PARA O TRATAMENTO DA PSORÍASE E OUTRAS DOENÇAS DE PELE refere-se a uma composição farmacêutica para o tratamento da psoríase e outras doenças de pele. A composição da invenção compreende 17 - clobetasol propionato e um derivado de hidroxilo de fórmula progesterona Tendo (I) em que: R6 represente H ou metilo; R11 denota H ou hidroxilo; e R17 denota H ou hidroxilo, mas R11 e R17 não pode ser H simultaneamente. De preferência, a referida composição é administrada como uma loção com: 0,05-2 17% - clobetasol propionato; 0,3-1% de (I); um solvente seleccionado de entre etanol, isopropanot e suas misturas; 40% co-solvente seleccionado de entre propileno glicol, misturas de glicerina, sorbitol e desse facto, e 20% de água. No loção ideal, o solvente é o etanol e os co-solventes são aproximadamente: 35% de propileno glicol, glicerina a 5% e 20% de água. A invenção proporciona as seguintes vantagens: maior intervalo entre as recidivas locais e menos efeitos secundários. Além disso, a composição da invenção pode ser usada para o tratamento de psoríase. BRPI0608334 (A2) - USO DE UMA FORMULAÇÃO SPRAY CLOBETASOL PARA TRATAMENTO DE PSORÍASE descreve um método para o tratamento da psoríase, por pulverização sobre a pele com psoríase diariamente durante pelo menos 4 semanas uma composição farmacêutica contendo uma quantidade eficaz de propionato de clobetasol. Uma composição farmacêutica preferida, contendo propionato de clobetasol, álcool etílico, miristato de isopropilo, e agente tensioactivo aniónico.
Visando oferecer alternativas e técnicas adequadas para o tratamento de psoríases, bem como outras lesões cutâneas; A invenção requerida como privilégio traz como acréscimo ao estado da técnica a penetração do princípio ativo muito mais eficiente que o do estado da técnica tem mostrado para psoríase e outras afecções da pele. A aplicação do fármaco reduz o tempo de desinflamação comparado aos fármacos do mercado. Os efeitos rebotes, retornos das inflamações, são bem mais longevos comparados aos fármacos do mercado.
OBJETIVO DA INVENÇÃO A invenção requerida como privilégio traz como acréscimo ao estado da técnica a penetração do princípio ativo para camadas mais profundas promovendo muito mais eficiente que o do estado da técnica tem mostrado para psoríase e outras afecções da pele, e que proporciona uma hidratação muito mais eficiente. A aplicação do fármaco apresenta uma redução no tempo de desinflamação comparada aos fármacos do mercado. Os efeitos rebotes, retornos das inflamações, são bem mais tardios em comparação entre os fármacos existentes no mercado. O produto oferece efeito rebote (retorno do problema) com menor área de acometimento e maior tempo de retorno da doença.
Como um dos grandes desafios para o tratamento da psoríase são os efeitos rebotes, ou seja, depois do uso dos tratamentos convencionais a doença se reinstala em pouco tempo e em algumas vezes gerando áreas maiores que anteriormente ao tratamento, qualquer que seja ele. O novo produto farmacológico atua desativando as células produtoras de mediadores químicos de inflamação com mais eficiência, com isso o efeito rebote aparecem em áreas pequenas com relação as grandes áreas inflamadas inicialmente tratada, cada vez mais minimizado em áreas diminutas que, com a reaplicação da loção leva a eliminação total das áreas inflamadas. Essa ação do fármaco foi desenvolvida buscando mixar os compostos nos padrões de toxicidade para uso tópico e para reduzir os padrões que oferecem efeitos rebote acentuados como, por exemplo, medicamentos de uso sistêmico (comprimidos, injeções e etc.). O intuído do desenvolvimento de um novo produto que atenda ponto a ponto a maioria dos problemas encontrados por usuários de fármacos para remissão de psoríase encontrada no mercado atual. A formulação farmacêutica (solução para psoríase) apresentada neste relatório descreve um composto químico baseado em dez anos de pesquisa e experiência do farmacêutico inventor, que conhece a formulação e a eficácia dos produtos. O tempo necessário para a ação dos medicamentos nesse tipo de tratamento propôs o maior objetivo do desenvolvimento desse composto farmacológico. A pesquisa realizada verificou que não havia um produto no mercado que cobrisse a lacuna e resolver o problema da psoríase com eficiência farmacológica e rapidez.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Considerando que cada um dos componentes moleculares são isolados e a identificação estrutural já estão definidas quimicamente, não necessitamos de testes químicos para definição estrutural. A patente requerida como privilégio de invenção apresenta uma nova composição farmacológica combinada para ser utilizada como formulação específica para o tratamento de psoríase e utiliza o propilenoglicol para aumentar a eficácia de ação local dos fármacos em camadas profundas da pele. Dessa forma é possível observar com auxilio das figuras seguintes a ação profunda e a remissão das lesões na pele como por exemplo a psoríase. A composição em combinação do propilenoglicol em altas concentrações entre faixas de 0,01% à 99,9% inova o tratamento dos sintomas com maior eficiência. A identificação do Veículo Base para os princípios ativos escolhidos para psoríase, no caso o propilenoglicol aumenta a eficácia do fármaco e reduz o tempo de remissão das inflamações pequenas ou grandes. Aumento expressivo do tempo para o efeito rebote prolonga os benefícios terapêuticos dos fármacos utilizados.
Em outras formulações o propilenoglicol é usado como aditivo farmacotécnico com concentrações de até 99,9% em peso, onde é um dos componentes essenciais para que o fármaco possa alcançar os resultados expressivos ampliando o resultado de eficiência do estado da técnica com nossa formulação.
BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Para se obter uma total e completa visualização de como o novo composto farmacológico que realiza o tratamento dos sintomas da psoríase em camadas superficiais e internas da pele é composto por corticoide esteroidal, propilenoglicol e ácido salicílico, ora em questão é objeto de patente de invenção, acompanham os desenhos aos quais se fazem referências conforme segue abaixo: - A Figura 01 apresenta uma ilustração da ação profunda do composto farmacológico. - A Figura 02 apresenta o acometimento de várias áreas do corpo, bem como uma imagem real da ferida. - A Figura 03 apresenta a eliminação dos sintomas da psoríase, bem como uma imagem da remissão das feridas. - A Figura 04 ilustra o fluxograma do processo de obtenção da composição farmacológica.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO A loção farmacológica requerida como patente se caracteriza por uma composição definida dentro dos preceitos farmacológicos, ou seja, todos os componentes são mixados considerando os índices de toxicologia aceitos pelos órgãos reguladores. Não é provido com componentes agressivos para a pele, e sendo um produto tópico é por definição, assim, sem efeitos colaterais. Depois de anos de estudos e pesquisa o desenvolvimento do novo composto farmacológico cria uma situação que se mostra uma inovação tecnológica utilizando um veículo que pode carrear princípios ativos mais eficientes ou combinações farmacológicas. A patente requerida uma formulação com composições singulares para tratamento dos sintomas de psoríase associando propilenoglicol, corticoide esteroidal e ácido salicílico e objetivo de tratamento em camadas mais internas da pele. A invenção requerida como privilégio de invenção consiste em uma solução líquida, que nela contém corticoide esteroidal, propilenoglicol e acido salicílico, sendo o propilenoglicol o agente carreador para reação profunda dos agentes farmacoiógicos como o clobetasol (corticoide esteroidal) e o ácido salicílico como porta de entrada do fármaco e agente antisséptico no tratamento. O ácido salicílico em contrações 0,1% até 50% no peso é considerado o aditivo chave para cuidados e tratamento da pele durante a aplicação e a sua utilização direta impede o fechamento dos poros facilitando a ação profunda de corticoides esteroidais, no caso o clobetasol, e do propilenoglicol que apresenta efeito de hidratação de maior potência. O composto da patente requerida como privilégio de invenção apresenta uma nova formulação combinada sinergicamente para o tratamento de psoríase e utiliza corticoide esteroidal na proporção de 0,01% até 20% em peso da composição, como exemplo o clobetasol como princípio ativo para o tratamento específico de psoríase. Esse tratamento não apresenta cura definitiva da psoríase, mas por se tratar de uma doença de manifestação cutânea proporciona o tratamento em camadas internas prolongam o tempo de aplicação com eliminação dos sintomas. O propilenoglicol é usado como aditivo farmacotécnico com concentrações até 99,9% em peso onde que, é um dos componentes essenciais para que se possa alcançar os resultados expressivos ampliando o resultado de eficiência do estado da técnica com nossa formulação.
Todos os padrões de inflamação ou outros problemas de pele poderão ter ação melhorada utilizando da nova formulação em percentuais de ação e penetração de princípios ativos específicos. Os testes científicos laboratoriais determinarão para cada doença, sua especificidade e sua eficácia característica, como por exemplo, dermatites, eczemas, rash cutâneo, ferimentos, queimaduras, incisões cirúrgicas, urticária entre outras. O processo para obtenção do composto farmacológico inicia-se com a definição da formulação. Essa formulação define a porcentagem em peso de cada componente, sendo que, os componentes podem variar da seguinte forma: - propilenoglicol 0,1% até 99,9% em peso, preferencialmente em alta concentração; - óleos orgânicos e sintéticos 1% até 50,0% em peso; - ácidos ceratolíticos de 0,1% até 50% em peso, preferencialmente o ácido salicílico; - corticóides esteroidais de 0,1% até 20% em peso, preferencialmente o clobetasol; - álcool para diluição em quantidade suficiente para a diluição dos componentes; - agentes de hidratação orgânicos e sintéticos de 0,02% até 15%; - vitaminas de 0,01% até 8,0% em peso, preferencialmente vitaminas com características oleosas;
Após a definição dos pesos de cada componente da formulação inicia-se a separação e pesagem dos componentes. Após a pesagem é realizado a diluição do corticoide esteroidal e dos ácidos ceratolíticos no álcool em quantidade suficiente e em seguida essa composição é colocada em agitação até que ocorra homogenização da mistura.
Após a agitação é realizada a adição de adstringentes orgânicos e/ou sintéticos, vitaminas com características oleosas, óleos sintéticos e/ou orgânicos e agentes de hidratação sintéticos e/ou orgânicos e novamente é colocada sobre agitação até que ocorra a homogeneização da mistura. Esses componentes podem ou não estarem presentes, pois a eficácia restrita da composição farmacológica para tratamento de psoríase não é interferida pela ação desses fármacos utilizados na composição, sendo esses componentes realizam apenas a hidratação da pele. A composição farmacológica por se tratar de uma composição hidrofóbica tem ação lipossomática dos fármacos, corticóides esteroidal, óleos orgânicos e/ou sintético, agentes de hidratação orgânicos e sintéticos, e vitaminas em geral. O uso da composição lipossomal, como sistemas de liberação lenta de medicamentos, é viável clinicamente por serem tipicamente feitos de moléculas lipídicas de origem natural, biodegradável e não tóxica. Os lipossomas protegem a composição farmacológica a base de propilenoglicol de degradação enzimática, possibilita o aumento da concentração da droga no sítio alvo da lesão permitindo um possível direcionamento para sítios específicos de células ou órgãos.
Após obter uma mistura homogênea dos componentes da composição é realizada a adição de propilenoglicol em concentração específica para objetivo do tratamento, preferencialmente acima de 50%, mais preferencialmente em alta concentração para máxima eficiência da composição farmacológica e novamente colocar a mistura sobre agitação até a obtenção da nova composição farmacológica.

Claims (6)

1 - Composto farmacológico para tratamento e remissão da psoríase ou lesões na pele é caracterizado por ser provido de uma composição de formulação variada, cuja a porcentagem em peso de cada componente pode variar da seguinte forma: - propilenoglicol 0,1% até 99,9% em peso, preferencialmente em alta concentração. - óleos orgânicos e sintéticos 1% até 50,0% em peso; - ácidos ceratolíticos de 0,1% até 50% em peso, preferencialmente o ácido salicílico; - corticóides esteroidais de 0,1% até 20% em peso, preferencialmente o clobetasol; - álcool para diluição em quantidade suficiente para a diluição dos componentes; - agentes de hidratação orgânicos e sintéticos de 0,02% até 15%; - vitaminas de 0,01% até 8,0% em peso, preferencialmente vitaminas com características oleosas.
2 - Composto farmacológico para tratamento e remissão da psoríase ou lesões na pele de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado por ter uma composição farmacológica com alta concentração de propilenoglicol, preferencialmente acima de 50%.
3 - Composto farmacológico para tratamento e remissão da psoríase ou lesões na pele de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado pelo propilenoglicol ser associado a corticóides esteroidais e ácidos ceratolíticos.
4 - Composto farmacológico para tratamento e remissão da psoríase ou lesões na pele de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado por apresentar em sua composição adição de agentes de hidratação orgânicos e sintéticos, vitaminas, preferencialmente vitaminas com características oleosas e/ou adstringentes para aumentar a eficiência na hidratação da pele durante o tratamento.
5 - Composto farmacológico para tratamento e remissão da psoríase ou lesões na pele, de acordo com a reivindicação 1, é caracterizado por apresentar ação lipossomática.
6 — Processo de obtenção do composto farmacológico para tratamento e remissão da psoríase ou lesões na pele é caracterizado por compreender as seguintes etapas, considerando as composições e componentes descritos na reivindicação 1: - inicia-se a separação e pesagem dos componentes; - diluição do corticoide esteroidal e dos ácidos ceratolíticos no álcool em quantidade suficiente - em seguida essa composição é colocada em agitação até que ocorra homogenização da mistura; adição de adstringentes orgânicos e/ou sintéticos, vitaminas com características oleosas, óleos sintéticos e/ou orgânicos e agentes de hidratação sintéticos e/ou orgânicos e novamente é colocada sobre agitação até que ocorra a homogeneização da mistura; e, - após obter uma mistura homogênea dos componentes da composição é realizada a adição de propilenoglicol em concentração específica para objetivo do tratamento, preferencialmente acima de 50%, mais preferencialmente em alta concentração para máxima eficiência da composição farmacológica e novamente colocar a mistura sobre agitação até a obtenção da nova composição farmacológica.
BR102012015283A 2012-06-20 2012-06-20 Composto farmacológico para tratamento e remissão da psoríase ou lesões na pele e seu processo de obtenção BR102012015283A2 (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012015283A BR102012015283A2 (pt) 2012-06-20 2012-06-20 Composto farmacológico para tratamento e remissão da psoríase ou lesões na pele e seu processo de obtenção

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BR102012015283A BR102012015283A2 (pt) 2012-06-20 2012-06-20 Composto farmacológico para tratamento e remissão da psoríase ou lesões na pele e seu processo de obtenção

Publications (1)

Publication Number Publication Date
BR102012015283A2 true BR102012015283A2 (pt) 2014-12-02

Family

ID=52003131

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BR102012015283A BR102012015283A2 (pt) 2012-06-20 2012-06-20 Composto farmacológico para tratamento e remissão da psoríase ou lesões na pele e seu processo de obtenção

Country Status (1)

Country Link
BR (1) BR102012015283A2 (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP5968865B2 (ja) 局所コエンザイムq10製剤、及び疼痛、疲労、並びに創傷の治療
US5639740A (en) Topical moisturizing composition and method
BRPI0512583B1 (pt) composições e métodos de produção das mesmas, de liberação de agente ativo para e através do tecido da epiderme de pessoa ou animal e de tratamento de paciente que sofre de onicomicose, de psoríase de unha e de infecções
BRPI0616520A2 (pt) emulsão de tipo óleo-em-água, processo de preparação de uma emulsão e seu uso
PT1079804E (pt) Composições farmacêuticas que compreendem um tensioactivo anfotérico, um álcool cetílico polipropoxilado e uma droga polar
US20130059021A1 (en) Perfluoro(n-butylcyclohexane) compositions and uses thereof
CN104146957A (zh) 亚微乳抗真菌药物喷雾剂制剂
JP2022546928A (ja) カンナビジオールを含む局所製剤、組成物の調製方法およびその使用
JP2019524774A (ja) 炎症性皮膚疾患及び皮膚病変を処置するための酸素化コレステロール硫酸(ocs)の使用
JP2024016022A (ja) 皮膚炎および炎症性皮膚状態のためのカンナビノイド投薬レジメン
JP5732471B2 (ja) 溶媒混合物およびビタミンd誘導体から成る医薬品組成物または類似体
MX2015002922A (es) Composicion para tratar la psoriasis.
WO2013050959A1 (en) Composition for the treatment of skin lesions
CA3144250A1 (en) Transdermal formulations
Tambe et al. Topical lipid nanocarriers for management of psoriasis-an overview
CN108283620A (zh) 一种磷酸二酯酶-4抑制剂的局部药物组合物及其制备方法
BR102012009350A2 (pt) Composição farmacêutica tópica, processo de produção da composição farmacêutica tópica, uso da composição farmacêutica tópica e método de tratamento tópico de psoriase, dermatite atópia ou eczema crônicos
ES2880437T3 (es) Nuevas composiciones tópicas que comprenden ácido úsnico y su uso terapéutico
PT2011504E (pt) Agente dermatológico para o tratamento e/ou de cuidados da pele nos casos de dermatite atópica
AU2004262934A1 (en) Topical composition comprising terbinafine and hydrocortisone
BR102012015283A2 (pt) Composto farmacológico para tratamento e remissão da psoríase ou lesões na pele e seu processo de obtenção
WO1998042348A1 (en) Topical moisturizing composition and method
JP2007332055A (ja) 皮膚外用剤
WO2019175902A1 (en) A topical preparation for various skin ailments
RU2295958C1 (ru) Фармацевтический состав для лечения грибковых заболеваний и способ его получения

Legal Events

Date Code Title Description
B03A Publication of a patent application or of a certificate of addition of invention [chapter 3.1 patent gazette]
B11A Dismissal acc. art.33 of ipl - examination not requested within 36 months of filing
B04C Request for examination: application reinstated [chapter 4.3 patent gazette]
B08F Application dismissed because of non-payment of annual fees [chapter 8.6 patent gazette]
B08K Patent lapsed as no evidence of payment of the annual fee has been furnished to inpi [chapter 8.11 patent gazette]