BR0207567B1 - dispositivo para a alimentação de aves, especialmente aves de engorda, de preferência frangos para assar. - Google Patents

dispositivo para a alimentação de aves, especialmente aves de engorda, de preferência frangos para assar. Download PDF

Info

Publication number
BR0207567B1
BR0207567B1 BRPI0207567-9A BR0207567A BR0207567B1 BR 0207567 B1 BR0207567 B1 BR 0207567B1 BR 0207567 A BR0207567 A BR 0207567A BR 0207567 B1 BR0207567 B1 BR 0207567B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
cylinder
feeder
outer cylinder
feed
inner cylinder
Prior art date
Application number
BRPI0207567-9A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0207567A (pt
Inventor
Roland Busse
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=7710973&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BR0207567(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed filed Critical
Publication of BR0207567A publication Critical patent/BR0207567A/pt
Publication of BR0207567B1 publication Critical patent/BR0207567B1/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; AVICULTURE; APICULTURE; PISCICULTURE; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K39/00Feeding or drinking appliances for poultry or other birds
    • A01K39/01Feeding devices, e.g. chainfeeders
    • A01K39/012Feeding devices, e.g. chainfeeders filling automatically, e.g. by gravity from a reserve
    • A01K39/0125Panfeeding systems; Feeding pans therefor
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A01AGRICULTURE; FORESTRY; ANIMAL HUSBANDRY; HUNTING; TRAPPING; FISHING
    • A01KANIMAL HUSBANDRY; AVICULTURE; APICULTURE; PISCICULTURE; FISHING; REARING OR BREEDING ANIMALS, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; NEW BREEDS OF ANIMALS
    • A01K39/00Feeding or drinking appliances for poultry or other birds
    • A01K39/01Feeding devices, e.g. chainfeeders

Landscapes

  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental Sciences (AREA)
  • Birds (AREA)
  • Animal Husbandry (AREA)
  • Biodiversity & Conservation Biology (AREA)
  • Feeding And Watering For Cattle Raising And Animal Husbandry (AREA)
  • Fodder In General (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "DISPOSITIVOPARA A ALIMENTAÇÃO DE AVES, ESPECIALMENTE AVES DE EN-GORDA, DE PREFERÊNCIA FRANGOS PARA ASSAR".
A presente invenção refere-se a um dispositivo para a alimenta-ção de aves mantidas correndo livremente em um galpão, especialmenteaves de engorda, de preferência frangos para assar, com ao menos um tubotransportador de ração retido levantável e abaixável acima do piso do gal-pão, que tem uma série de aberturas de derivação, das quais cada uma estáassociada a um equipamento de comedouro pendente do tubo transporta-dor, que apresenta um tubo de descida partindo da abertura de derivação eum comedouro, que se encontra sob o tubo de descida, com cúpula de co-medouro formada de barras de grade se estendendo à maneira de raios,sendo que o tubo de descida consiste em um cilindro interno partindo daabertura de derivação bem como em um cilindro externo envolvendo o cilin-dro interno, no qual o comedouro pende por meio das barras de grade desua cúpula de comedouro de tal maneira que assenta, com o tubo transpor-tador de ração rebaixado, especialmente assenta sobre o piso do galpão,sendo que o cilindro externo é guiado no cilindro interno de modo giratóriobem como levantável e abaixável e está previsto ao menos um batente decurso limitando o trajeto de levantamento e abaixamento.
Um dispositivo do gênero anteriormente descrito está descrito naEPO 105 571 B1.
No dispositivo conhecido, o assentamento do comedouro com otubo de alimentação abaixado é aproveitado para liberar outras aberturas notubo de descida. Por conseguinte, em correspondência à respectiva posiçãodas aberturas com relação ao comedouro, distintos cones de vazão ou altu-ras de vazão podem ser associados à ração que chega ao comedouro pelotubo de descida. Para por exemplo se proporcionar melhores condições dealimentação aos pintinhos, é necessária uma maior altura de vazão e por-tanto um maior nível de ração no comedouro, o que é obtido pela liberaçãode outras aberturas no tubo de descida com o dispositivo conhecido. Emcorrespondência ao crescimento dos pintinhos, o nível de ração no come-douro pode também contudo ser novamente ajustado mais baixo, porqueafinal animais em crescimento e portanto se tornando maiores também po-dem atingir regiões posicionadas mais fundo no comedouro para tomada daração, sem problemas, do que pintinhos.
Dispositivos instalados em um galpão devem ser de manutençãotão reduzida quanto possível. Por isso, se almeja um avanço tão uniformequanto possível e ainda isento de panes da ração em dosagem respectiva-mente predeterminada para cada comedouro individual. No dispositivo co-nhecido, contudo, podem ocorrer panes devido ao fato de que as saídas deração do tubo de descida para o comedouro se efetuam irregularmente, porexemplo, devido ao fato de que correspondentes aberturas de saída na árealateral do tubo de descida podem se fechar. Esse é especialmente o casocom ração tendente à formação de grumos, por exemplo em ração com piorcomportamento de fluência.
Além disso, o tubo externo pode girar relativamente ao tubo in-terno, com o que é reduzida a seção transversal de uma abertura de saídaadicional no tubo de descida, porque uma abertura no cilindro externo quan-do da rotação não mais ou apenas parcialmente coincide com a aberturaassociada no cilindro interno.
Comedouros devem ser limpos a intervalos regulares. Isso éfeito mediante borrifação com água, em geral após um período de engorda,antes de o galpão ser ocupado com novos pintinhos. Durante a borrifação évantajoso que o comedouro possa girar em torno do eixo longitudinal do tubode descida partindo do tubo de alimentação, porque então praticamente to-das as regiões internas do comedouro, a partir de um lado, atravessam ojato de água forte dirigido para dentro do comedouro. Embora a possibilida-de de rotação do comedouro sobre o cilindro interno do tubo de descida sejavantajosa para a limpeza, ela é contudo desvantajosa para se manter livresas aberturas adicionais no tubo de descida, pelos motivos anteriormentedescritos. Uma outra desvantagem da livre rotatividade do comedouro deveser vista no fato de que uma distância previamente ajustada entre o come-douro e a extremidade livre do tubo de descida, da qual depende o nível deração respectivamente desejado no comedouro, pode ser inadvertidamentealterada pelo movimento de rotação durante a limpeza.
A invenção tem por objetivo evitar essas desvantagens em umdispositivo para alimentação de aves, como aqui descrito no início.
Esse objetivo é alcançado pelas características da reivindicação1. Outras configurações vantajosas se depreendem das reivindicações 2 a 19.
No dispositivo de acordo com a invenção, tanto o cilindro externocomo também o cilindro interno consistem respectivamente em segmentosde cilindro mutuamente vizinhos, coaxiais entre si, sendo que regiões deborda frontal dos segmentos de cilindro voltadas uma para a outra estão li-gadas entre si por meio de órgãos de ponte, que vencem em ponte uma re-gião de tenda, que corresponde à distância entre os segmentos de cilindro.
Verificou-se que, durante um período de engorda com um nívelinicial de ração para pintinhos e um outro nível de ração para frangos paraassar, enfim portanto com apenas duas posições de nível da ração no co-medouro podem ser obtidos resultados de engorda suficientes, de modo quecom uma subdivisão do cilindro interno e do cilindro externo em respectiva-mente dois segmentos de cilindros se tem uma construção simples, que ope-ra com suficiente segurança operacional.
A região de fenda entre dois segmentos de cilindro do cilindrointerno ou do cilindro externo forma uma abertura adicional presente aquitambém como assim chamada "janela de 360o" para a saída de ração para ocomedouro, que existe ao lado da extremidade inferior livre do tubo de des-cida formado do cilindro interno e do cilindro externo. Cada região de fendaentre os segmentos de cilindro forma uma abertura de livre circulação, que éinterrompida apenas pelos órgãos em ponte. No entanto, sem que se tenhade arcar com perdas de resistência e estabilidade, estas podem ser manti-das tão finas em seu plano situado na direção de escoamento da ração, quesua espessura e portanto sua seção transversal mal reduzem de maneiranotável a largura livre de abertura da janela de 360° formada. Por isso,mesmo com as mais favoráveis condições, raramente podem ocorrer forma-ções em ponte e entupimentos na região das aberturas adicionais, presentecomo janela de 360° circulante, na área lateral do tubo de descida ou deseus cilindros.
Quando da ativação do equipamento de transporte instalado notubo transportador de ração, por exemplo uma correia de arraste ou umaespiral, no dispositivo configurado de acordo com a invenção é garantidoque cada comedouro seja também seguramente cheio com ração até ao ní-vel de ração pré-ajustado. Raramente ainda acontece que comedouros indi-viduais fiquem vazios especialmente no estágio inicial crítico do período deengorda para pintinhos ainda bem pequenos devido a entupimentos na regi-ão das aberturas adicionais no tubo de descida.
O tubo de descida de ração usualmente se estendendo vertical-mente e portanto paralelamente ao piso do galpão pode ser movido na verti-cal, por exemplo por meio de tração a cabo centralmente ativável. No dispo-sitivo conhecido essa ativação permite que o comedouro possa ser levado aposições, em que ou fica assentado sobre o piso do galpão ou erguido domesmo. Assim como no dispositivo conhecido, também no dispositivo deacordo com a invenção o assentamento do comedouro sobre o piso do gal-pão é aproveitado para deslocar o cilindro externo verticalmente ao cilindrointerno e, por esse trajeto de deslocamento, abrir no tubo de descida umaabertura de entrega de ração adicional, a saber, a janela circulando a 360°.Como esse modo de atuação comparável ao estado atual da técnica, se-gundo uma outra configuração porém se consegue que o segmento de cilin-dro do lado extremo recubra a região de fenda entre os segmentos de cilin-dro do cilindro externo, quando o cilindro externo é movido por meio de umasuspensão do tubo transportador de ração para uma posição rebaixada rela-tivamente ao cilindro interno, na qual os batentes de levantamento dos cilin-dros interno e externo se encontram em encosto mútuo. Pode-se verificarque a execução da janela de 360 0 tem a vantagem de que mesmo na posi-ção assentada, em que a janeira está liberada, uma possível rotação queocorra do comedouro relativamente ao cilindro interno do tubo de descidanão tem quaisquer efeitos negativos sobre o escoamento de ração pela ja-nela de 360?.
Para impedir que o tubo externo com o comedouro caia do cilin-dro interno quando o tubo transportador de ração é levantado, está previstoao menos um batente de curso. No dispositivo de acordo com a invenção, daformação do batente de curso do cilindro externo participa um recesso desua área interna de cilindro, bem como ao menos um ressalto de apoio parao recesso radialmente saliente do cilindro interno. Sendo levantado o cilindrointerno, na medida em que o tubo transportador de ração é levado a umadistância maior do piso do galpão, o cilindro interno desliza inicialmente nocilindro externo até que o ressalto de apoio saliente do cilindro interno esbar-re no degrau formado pelo recesso no cilindro externo, de modo que, quan-do de ulterior levantamento do cilindro interno, o cilindro externo e, assim, ocomedouro com ele ligado podem ser conjuntamente arrastados. Nessa po-sição as partes do cilindro interno e do cilindro externo que participam naformação dos batentes de curso se encontram em encosto mútuo, e o seg-mento de cilindro extremo do cilindro interno recobre a região de fenda entreos segmentos de cilindro do cilindro externo. A abertura adicional no tubo dedescida de ração, a "janela de 360o", está fechada.
Cada ressalto de apoio para o recesso pode ser uma saliênciaqualquer disposta no cilindro interno. De preferência, cada ressalto de apoiopara o recesso é uma parte de uma saliência radial do cilindro interno se-melhante a flange de colar.
Para que os órgãos de ponte, que ligam os segmentos de cilin-dro, não reduzam essencialmente, portanto apenas de maneira não signifi-cativa, a área de abertura livre da "janela de 360o", e para, não obstante, seligar entre si os segmentos de cilindro de maneira suficientemente estável efirme, para os órgãos de ponte é selecionada uma configuração e forma deseção transversal especial. Cada órgão de ponte é um filete plano, cujo pla-no de área de filete se estende radialmente ao eixo do respectivo cilindrointerno ou externo. O número dos filetes planos pode ser variado. Quatrofiletes planos para o cilindro interno e sete filetes planos para o cilindro ex-terno se comprovaram. De modo especialmente vantajoso, os órgãos deponte do cilindro externo presentes como filete plano apresentam a forma depás ou aletas se salientando radialmente pela periferia do cilindro externopara dentro do comedouro. As aletas no cilindro externo controlam e man-têm a uniforme distribuição de ração no comedouro, mesmo que todo o co-medouro venha a oscilar ou pendular em torno do tubo transportador e im-pedir ademais o excessivo arranhar e bicar dos animais na ração e, portanto,as perdas de ração assim resultantes.
A ração deve ser dispensada e distribuída tão uniformementequanto possível do tubo de descida. Um transbordamento da ração do co-medouro devido a um nível de ração demasiado alto deve ser evitado tantoquanto um nível de ração demasiado baixo, que dificulte a alimentação dosanimais. Para a correta dosagem da ração no comedouro, como já mencio-nado, são decisivas a formação e especialmente também a manutenção deum cone de vazão predeterminado no comedouro, sendo que o cone de va-zão por sua vez pode ser influenciado pela distância entre aberturas de saí-da de ração existentes no tubo de descida e o comedouro. A distância docomedouro da extremidade livre inferior do tubo de descida ou da "janela de360o" tem assim influência essencialmente sobre o nível de ração no come-douro; e, por sua vez, do nível de ração depende se a tomada de ração pe-los animais decorre de maneira ótima. Uma possibilidade de ajuste ou alte-ração da distância entre o comedouro e a extremidade livre inferior ou entreo comedouro e a "janela de 360o" do tubo de descida é vantajosa e, no dis-positivo de acordo com a invenção, é construtivamente realizada pelo fato deque a área externa de um segmento de cilindro superior do cilindro externo éexecutada como fuso de rosca, e sendo que as extremidades livres das bar-ras de grade da cúpula de comedouro estão conectadas a um anel de para-fuso, que está aparafusado na região do cilindro externo executada comofuso de rosca.
De preferência, o passo do fuso de rosca é de tal maneira sele-cionado que já com rotação ou movimento angular relativamente pequenodo comedouro observa-se uma variação nitidamente notável da distânciaentre comedouro e o tubo transportador de ração, do qual deriva o tubo dedescida com suas aberturas.
Como anteriormente descrito, os comedouros começam a girarem torno de um eixo em altura quando de uma limpeza sob um jato de água.Essa rotação é até mesmo desejável. O movimento de rotação, no entanto,tem a desvantagem de que com isso o nível de ração ajustado pode serinadvertidamente alterado. Após uma limpeza, todos os comedouros da linhade alimentação em um galpão deveriam ser novamente ajustados, o queestá associado a considerável dispêndio de trabalho.
O indesejável deslocamento ou torção automática dos comedou-ros é impedido no dispositivo de acordo com a invenção pelo fato de queapresenta ao menos um batente de rotação impedindo, ao menos no entantolimitando, o trajeto de rotação do cilindro externo relativamente o cilindro in-terno.
A formação e a disposição são de tal maneira então que cadabatente de rotação apresenta ao menos uma elevação disposta em uma re-gião predeterminada da área externa do cilindro interno bem como ao menosum arrasto que se encontra na área interna do cilindro externo, ou saliência,em cujo trajeto de rotação em torno do cilindro interno se projeta a elevaçãoquando da rotação do cilindro externo. Girando o comedouro e, assim, o ci-lindro externo, do qual pende o comedouro, relativamente ao cilindro interno,o mais tardar após percorrido um trajeto de rotação predeterminado, a sali-ência esbarra na elevação e bloqueia uma rotação ulterior.
De modo especialmente vantajoso, é a região predeterminadada área externa do cilindro interno que é provida da elevação para o batentede rotação, sua parte de topo superior, que por meio do diâmetro de cilindroreduzido está rebaixada relativamente à parte restante do cilindro interno. Ocomedouro ou seu cilindro externo assim só pode girar livremente em tornodo cilindro interno naquela posição, em que pende no cilindro interno atravésdos batentes de curso entre cilindro externo e interno. Na posição superior,portanto em uma posição rebaixada do tubo transportador de ração e, por-tanto, também do cilindro interno, em que o comedouro assenta e assim seucilindro externo está levantado relativamente ao cilindro interno, a saliênciase encontra pelo contrário na região ativa da elevação presente na parte detopo superior do cilindro interno, que se salienta no trajeto de rotação da sa-liência no cilindro externo. O cilindro externo e, com ele, o comedouro sãoassim giráveis na posição superior apenas até que o movimento de rotaçãoseja parado pelo batente de rotação.
O dispositivo de acordo com a invenção se destaca também ain-da pelo fato de que a torção automática, descontrolada e portanto indesejá-vel do anel de parafuso relativamente ao cilindro externo, com a conseqüên-cia de uma alteração do nível de ração no comedouro, é impedida pelo fatode que o cilindro externo em sua região executada como fuso de rosca apre-senta ao menos um ressalto de encaixe elástico como mola, de preferênciaelástico como mola em direção radial, que é encaixável com travamento de-vido à forma com reentrâncias, que o anel de parafuso apresenta em suaárea periférica interna.
No dispositivo de acordo com a invenção é de significado inven-tivo especial que o batente de rotação em ligação com as regiões do cilindrointerno rebaixadas relativamente ao diâmetro sirva para bloquear o ajusteanteriormente descrito do nível de ração eventualmente contra ativaçãoinadvertida por meio dos ressaltos de encaixe na posição pendente oueventualmente o libere na posição levantada do comedouro. Isso é obtidopelo fato de que os ressaltos de encaixe e as reentrâncias são providos deflancos de ataque alinhados obliquamente ao movimento de rotação em tor-no do eixo em altura.
Como os ressaltos de encaixe e as reentrâncias são providos deflancos de ataque alinhados obliquamente ao movimento de rotação, comcorrespondente aplicação de força durante a torção os ressaltos de encaixeelásticos como mola são defletidos e desviados das reentrâncias de umamaneira semelhante a uma propulsão de carne. Após a deflexão dos res-saltos de encaixe das reentrâncias, o anel de parafuso pode ser ulterior-mente girado sobre a rosca do cilindro externo, sendo que a posição de nívelde ração predeterminando o nível de ração se altera como anteriormentedescrito. Tão logo os ressaltos de encaixe tenham atingido uma reentrânciavizinha, encaixam de novo nessa reentrância ou se pode girar ainda maisadiante o anel de parafuso, com repetição da deflexão.
Mas isso é possível com especial vantagem apenas na posiçãosuperior do cilindro externo relativamente ao cilindro interno, porque devido àárea externa rebaixada do cilindro interno com diâmetro de cilindro reduzidohá suficiente espaço por trás dos ressaltos de encaixe, para dentro do qualpodem ser movidos quando da rotação e levantamento das reentrâncias. Naposição pendente inferior, a área externa do cilindro interno, devido a seudiâmetro externo ali aumentado, se apóia por trás contra os ressaltos de en-caixe, de modo que não é possível uma liberação das posições de nível deração ajustadas ou um levantamento das reentrâncias mesmo com máximodispêndio de força.
Como quando da limpeza toda a linha de alimentação com otubo alimentador é levantada e, por conseguinte, então apenas se tem a po-sição pendente do cilindro externo, nessa posição pendente do cilindro ex-terno é garantido automaticamente um travamento das posições de nível deração previamente ajustadas e, portanto, não é possível uma alteração inad-vertida das posições de nível de ração. Todavia, o comedouro, para efeito delimpeza, na posição pendente do cilindro externo, pode girar livremente so-bre o cilindro interno.
Só na posição levantada do comedouro e do cilindro externocom ele ligado é possível uma alteração das posições de nível de ração me-diante rotação do anel de parafuso sobre a parte de fuso de rosca do cilindroexterno, porque apenas nessa posição é que os ressaltos de encaixe podemser defletidos das reentrâncias do anel de parafuso com auxílio dos batentesde rotação atuando à semelhança de um arraste.
Para alteração da posição de nível de ração ajustado, a unidadeconsistindo de prato de alimentação, cúpula e cilindro externo deve assimser primeiramente levantada. Em seguida, essa unidade pode ser torcida emtorno do eixo em altura na direção de rotação da variação desejada do nívelde ração até que arrastes no cilindro externo presentes em forma de saliên-cias tenham atingido as elevações no cilindro interno, e o cilindro externoesteja seguro contra uma ulterior rotação. Com a continuação do movimentode rotação, com crescente aplicação de força, os ressaltos de encaixe libe-ram as posições de nível de ração, para poderem se encaixar de novo napróxima posição de nível de ração, depois de um trajeto de rotação prede-terminado.
Para melhorar o efeito de limpeza e para facilitar os trabalhos delimpeza, segundo uma outra configuração, no dispositivo de acordo com ainvenção, serve a medida segundo a qual o comedouro apresenta um pratode alimentação, que apresenta na região de sua borda de prato órgãos deligação para ligação com a cúpula de comedouro. Os órgãos de ligação po-dem apresentar uma articulação de dobrar e ao menos um elemento de tra-vamento ou retenção. Em lugar de uma ligação com a cúpula de comedouro,o prato de alimentação pode ser formado na região de sua borda de pratotambém de dois segmentos de borda de prato, dos quais um está conectadoàs barras de grade da cúpula de comedouro, e que estão ligados entre si pormeio de ao menos uma articulação de dobrar e ao menos um elemento detravamento ou retenção, por exemplo grampos. De especial vantagem, éuma articulação desenganchável, de modo que um prato de alimentaçãopoderia eventualmente ser trocado.
O prato de alimentação é executado em forma de cone no meio,de modo que da unidade formando o tubo de descida, consistindo em cilin-dro interno e cilindro externo, ração caindo dentro do prato de alimentaçãopode escorregar para fora.
Para melhorar a tomada de ração pelos animais, uma área ane-lar do prato de alimentação, que se estende em torno do centro de prato quese encontra sob o tubo de descida, está subdividida em seções de alimenta-ção. Cada seção de alimentação consiste em ao menos uma bolsa, umcampo ou semelhante por deformação delimitada por rebaixo ou elevação.
De modo especialmente vantajoso, o números das seções dealimentação é igual a um múltiplo do número dos órgãos de ponte do cilindroexterno executados como pás ou aletas.
Sendo por exemplo sete reentrâncias dispostas distribuídas pelaperiferia interna do anel de parafuso, então com isso se determinam seteposições de nível de ração, que podem ser ajustadas por torção do anel deparafuso relativamente ao cilindro externo. O próprio cilindro externo apre-senta em sua região de rosca ao menos um ressalto de encaixe, de prefe-rência dois, que assentam de tal modo na periferia do cilindro externo quepodem encaixar simultaneamente em reentrâncias do anel de parafuso res-pectivamente associadas. Com sete posições possíveis de nível de ração éconveniente dispor também sete órgãos de ponte na periferia do cilindro ex-terno e executá-los como pás ou aletas, para que controlem e mantenham auniforme distribuição de ração no prato de alimentação. No caso do prato dealimentação subdividido em 14 seções, então respectivamente dois camposou bolsas do prato de alimentação se encontram entre dois órgãos de pontedo cilindro externo presentes como aletas ou pás, de modo que, de um lado,é fácil aos animais tomar a ração e, de outro lado, é difícil aos animais ciscá-la para fora do comedouro. Graças às sete posições de nível de ração sele-cionadas na ligação de rosca entre cilindro externo e anel de parafuso e gra-ças à ligação de dobradiça entre prato de alimentação e cúpula de comedou-ro, as sete pás ou aletas podem ser feitas nitidamente coincidir com relaçãoaos-campos ou bolsas do prato de alimentação.
Um exemplo de execução da invenção, do qual se depreendemoutras características inventivas, está representado no desenho. Mostram:
Figura 1 - uma vista do equipamento de comedouro pendente notubo transportador de ração de um dispositivo para a alimentação de frangospara assar,
Figura 2 - uma vista de um cilindro externo,
Figura 3 - uma vista lateral do cilindro externo segundo a figura 2em um semicorte,
Figura 4 - uma vista do cilindro interno, com adaptador tubularsuperior para a fixação ao tubo transportador de ração sem parte superior defecho,
Figura 5 - uma vista lateral do cilindro interno em um semicorte,
Figura 6 - uma vista lateral do dispositivo de acordo com a figura1 em um semicorte com tubo transportador de ração levantado, de modoque o comedouro pende livremente acima do piso de um galpão,
Figura 7 - a unidade de um tubo de descida, consistindo em ci-lindro interno e cilindro externo guiado sobre o mesmo, em corte ao longo dalinha Vll-Vll na figura 6,
Figura 8 - uma vista lateral do dispositivo com tubo transportadorde ração rebaixado, de modo que o comedouro está assentado sobre o pisodo galpão,
Figura 9 - um corte pelo tubo de descida do dispositivo, formadode cilindro interno e cilindro externo, segundo a figura 8 em corte ao longoda linha IX-IX na figura 8, e
Figura 10 - uma vista de um comedouro, em que foram elimina-das as cúpulas de comedouro para ilustração de seu prato de alimentação.
O dispositivo para a alimentação de aves de engorda mantidassoltas em um galpão, especialmente frangos para assar, consiste em aomenos em um tubo transportador de ração 1 mantido levantável e abaixávelacima do piso do galpão, o qual se estende por todo o comprimento do gal-pão e com uma espiral de transporte que nele se encontra ou um cabo oucorrente com discos transportadores transporta ração vazável para distintosequipamentos de comedouro 2 pendentes no tubo transportador de ração 1.As partes anteriormente descritas podem ser designadas também como li-nha de alimentação em sua totalidade.
Na figura 1 está representada apenas uma parte do tubo trans-portador de ração 1 com um equipamento de comedouro 2 pendente domesmo na região de uma abertura de derivação no tubo transportador deração 1. O equipamento de comedouro 2 abrange um tubo de descida 3 par-tindo da abertura de derivação aqui não mais visível e um comedouro 4, quese encontra sob o tubo de descida 3, com cúpula de comedouro 6 formadade barras de grande 5 se estendendo à maneira de raios. O tubo de descida3 consiste em um cilindro interno 7 partindo da abertura de derivação aquinão visível bem como em um cilindro externo 8 encerrando o cilindro interno7, no qual o comedouro 4 pende por meio das barras de grade 5 de sua cú-pula de comedouro 6 de tal maneira que, com o tubo transportador de ração
1 rebaixado, assenta, especialmente assenta sobre o piso 34 do galpão aquinão mais representado. O cilindro externo 8 está guiado giratório bem comolevantável e abaixável no cilindro interno 7, sendo que está previsto ao me-nos um batente de curso limitando o trajeto de levantamento e de abaixa-mento, que a seguir é descrito ainda mais detalhadamente.
A figura 2 mostra uma vista do cilindro externo 8.
Na figura 3 está representada em um semicorte uma vista lateraldo cilindro externo 8 segundo a figura 2.
A seguir serão mais pormenorizadamente explicadas as figuras2 e 3:
O cilindro externo 8 consiste em segmentos de cilindro 8' e 8"mutuamente vizinhos e coaxiais entre si. Os segmentos de cilindro 8' e 8"estão ligados entre si por meio de órgãos de ponte 9, dos quais cada um éexecutado como pá ou como aleta 10 se salientando para dentro do come-douro 4 pela periferia do cilindro externo 8. Os órgãos de ponte 9 vencemem ponte a região de fenda 11, que corresponde à distância entre os seg-mentos de cilindro 8' e 8" do cilindro externo 8. A área interna de cilindro 12do cilindro externo 8, ou aqui de seu segmento de cilindro 8' superior, apre-senta um recesso 13, que é parte de um batente de curso 14. A área externado segmento de cilindro 8' superior do cilindro externo 8 é executada na re-gião extrema superior como fuso de rosca 15, o qual tem passos de rosca 16.
O cilindro externo consiste em plástico apropriado, de modo queos passos de rosca 16 e portanto o fuso de rosca 15 podem ser moldadossem problemas quando da fabricação do cilindro externo 8.
Como mostra também a figura 1, as extremidades livres das bar-ras de grade 5 da cúpula de comedouro 6 estão conectadas a um anel deparafuso 17, que é aparafusável na região executada como fuso de rosca 15do segmento de cilindro 8' do cilindro externo 8.
Quando da rotação do comedouro 4, relativamente ao cilindroexterno 8, o fuso de rosca 15 produz um deslocamento do comedouro 4 emaltura relativamente à extremidade inferior do segmento de cilindro 8" comas aletas 10 do cilindro externo 8.
As figuras 2 e 3 mostram ainda que um batente de rotação limi-tando o trajeto de rotação do cilindro externo 8 relativamente ao cilindro in-terno 7 apresenta aqui um arraste 19 que se encontra na área interna 18 docilindro externa, em cujo trajeto de rotação executado quando da rotação docilindro externo 8 em torno do cilindro interno 7 se projeta a elevação 21 dis-posta na área externa 20 do cilindro interno 7.
A figura 4 mostra uma vista do cilindro interno 7, que consisteem segmentos de cilindro T e 7", sendo que a região de fenda aberta entreos segmentos de cilindro T e 7" novamente é vencida em ponte por órgãosde ponte 23 em forma de filete plano. Na figura 4 se pode ver a parte do ba-tente de curso 14, que é executada no cilindro interno 7 como ao menos umressalto de apoio 24 radialmente saliente do cilindro interno 7 para o recesso13 no cilindro externo 8.
A figura 4 ilustra que cada ressalto de apoio 24 para o recesso13 é parte de uma saliência radial 25 do cilindro interno 7 semelhante a flan-ge de colar. A figura 4 mostra além disso que a área externa 20 do cilindrointerno 7 na região superior, e portanto na região de sua parte de topo, estárebaixada por meio de diâmetro de cilindro reduzido relativamente a demaisparte do segmento de cilindro T do cilindro interno 7. O estágio de rebaixa-mento é designado com 26.
A figura 2 mostra ainda que para segurança contra torção daunidade de construção consistindo do anel de parafuso 17 (figura 1) com acúpula de comedouro 6 e o comedouro 4, em cada cilindro externo 8 em suaregião executada como fuso de rosca 15 estão previstos dois ressaltos deencaixe 27 elásticos como mola. Cada ressalto de encaixe 27 está ligadocom o cilindro externo 8 por meio de uma tala 28 elástica como mola. A de-formação é de tal maneira realizada que as talas 28 são partes de parede docilindro externo formadas por entalhes, que com pressão radial podem apre-sentar molejo de fora para dentro e ser elasticamente movidas de volta àposição inicial, quando a pressão cede. Na posição inicial sem pressão, astalas 28 se alinham de novo com a parede do cilindro externo 8.
A figura 5 mostra uma vista lateral do cilindro interno, sendo quea metade da direita do cilindro interno está desenhada em corte longitudinal.Componentes iguais são designados com iguais números de referência.
A figura 4 mostra também especialmente que o cilindro interno 7em sua extremidade livre superior participa da formação de um adaptadortubular, na medida em que uma metade de comedouro 29 do adaptador tu-bular está amoldada ao cilindro interno 7. Mediante aplicação de uma partesuperior 30, que é visível na figura 1, essa metade de comedouro pode sercomplementada para o adaptador tubular, que encerra o tubo de alimenta-ção 1 na região de uma abertura de derivação não mais representada de talmaneira que a abertura de derivação se alinha com a abertura de descida 31na parte de comedouro 29 superior do cilindro interno 7. Ração saindo dotubo transportador de ração passa pela abertura de derivação e pela abertu-ra de descida 31 para dentro do cilindro interno e pode cair para dentro docomedouro pela região de fenda 22 ou pela abertura de descida 32. A aber-tura de descida 32 inferior é delimitada pelas bordas 33 inferiores do seg-mento de cilindro 7".
A figura 6 mostra, em uma vista lateral, um equipamento de co-medouro 2 pendente em um tubo transportador de ração 1, sendo que o ladodireito é desenhado em corte. Componentes iguais estão designados comnúmeros de referência iguais.
A figura 6 mostra que o cilindro interno 7 é executado de tal ma-neira que seu segmento de cilindro 7" do lado extremo recobre a região defenda 11 entre os segmentos de cilindro 8 e 8" do cilindro externo 8, quandoo cilindro externo 8 é movido, por meio de uma elevação do tubo transporta-dor de ração 1, para uma posição rebaixada relativamente ao cilindro interno7, na qual as partes formando o batente de curso 14 se encontram em en-costo mútuo. Nesse exemplo de execução, na figura 6 se pode ver que ocilindro externo 8 assenta com a área de degrau formada por seu recesso 13no segmento de cilindro 8' sobre o ressalto de apoio 24 da saliência radial 25do cilindro interno 7. Ração entrando no cilindro interno 7 a partir do tubotransportador de ração está aqui representada pontilhada e flui para dentrodo comedouro 4, sendo que escorre da abertura de descida 32 inferior docilindro interno 7 para dentro do segmento de cilindro 8" do cilindro externo 8e dali diretamente para dentro do comedouro 4. A ração recobre o fundo,moldado em forma de cone, do comedouro 4 igualmente fabricado de plásti-co em uma vazão plano, como se pode ver aqui. Ave correndo no piso 34 deum galpão pode alcançar a ração que se encontra no fundo do comedouro 4.
A altura do cone de vazão de ração acima do fundo do come-douro 4 é ajustável. Para a regulagem do nível de ração, ou para o ajuste daassim chamada posição de nível de ração, o anel de parafuso 17, ao qualestão conectadas as barras de grade 5 da cúpula de comedouro 6, são gira-das em torno de um eixo em altura. Dependendo do trajeto de rotação e dainclinação dos passos de rosca 16, a posição do comedouro se desloca re-lativamente à borda de saída 35 inferior da extremidade livre inferior dosegmento de cilindro externo 8".
A figura 7 é uma vista em corte ao longo da linha Vll-Vll na figu-ra 6. Componentes iguais estão designados com números de referênciaiguais. A figura 7 mostra que o cilindro interno 7, cujo segmento de cilindro Té aqui visível, está abrangido pelo cilindro externo 8, ou por seu segmentode cilindro 8' aqui visível. Assim, na posição aqui representada, o cilindroexterno é livremente giratório em torno do cilindro interno 7. Na figura 7, po-dem ser vistos os arrastes 19 dispostos na área interna do cilindro externo 8.
O anel de parafuso 17 apresenta em sua área periférica interna36 reentrâncias 37. Com as reentrâncias 37 são encaixáveis ressaltos deencaixe 27, que assentam nas talas 28 elásticas como borracha, de modoque o anel de parafuso 17 não pode ser torcido relativamente ao cilindroexterno 8 com os ressaltos de encaixe 27 encaixados nas reentrâncias 37. Onível de ração uma vez ajustado pode ser mantido. Com a incidência de for-ças de rotação no comedouro ou por meio de sua cúpula de comedouro noanel de parafuso 17, a unidade consistindo em cilindro externo 8, anel deparafuso 17, cúpula de comedouro 6 e comedouro 4 gira apenas relativa-mente ao cilindro interno 7. O cilindro interno 7 não pode girar conjunta-mente devido a seu enganchamento no tubo transportador de ração 1.
A figura 8 mostra uma vista lateral em correspondência à figura6, sendo que novamente está representada em corte a metade da direita. Otubo transportador de ração está rebaixado na posição mostrada na figura 8,de modo que se estende a menor distância pelo piso 34 do galpão. O come-douro 4 assenta sobre o piso 34 do galpão na posição mostrada na figura 8,com o que a unidade formada de cilindro externo com cúpula de comedouro6 e comedouro 4 está levantada relativamente ao tubo interno 7. Nessa po-sição, o recesso 13 formando o batente de curso 14 e o ressalto de apoio 24do cilindro interno 7 não mais se encontram em encosto mútuo. O cilindroexterno 8 com seus segmentos de cilindro 8' e 8" está portanto em tal medi-da levantado relativamente ao cilindro interno que a região de fenda 11 entreos segmentos de cilindro 8' e 8" do cilindro externo 8 coincide com a regiãode fenda 22 entre os segmentos de cilindro 7' e 7" do cilindro interno 7. Pe-Ias regiões de fenda 11 e 22 abertas, mutuamente coincidentes, que formamuma "janela de 360o", adicionalmente à abertura de descida 32 inferior, aração pode passar para o comedouro 4, como aqui representado em linhapontilhada. O nível de ração é essencialmente mais alto no comedouro 4, demodo que mesmo animais jovens, por exemplo pintinhos, podem alcançarpela borda do comedouro 4 a ração agora posicionada mais alto no come-douro 4.
Na figura 8 está também indicado que a região superior do seg-mento de cilindro 8' do cilindro externo 8, que é provido de passos de rosca16, sobre os quais o anel de parafuso 17 está aparafusado, agora está emtal medida levantada que os arrastos 19 aqui não visíveis podem ser levadosa uma ligação operacional com uma elevação 21 ou 21' do cilindro interno 7.
A figura 9 mostra novamente um corte no plano IX - IX na figura8. Componentes iguais estão designados com números de referência iguais.
Na figura 9 se pode ver que as elevações 21 e 21' podem esbar-rar na área externa 20 do segmento de cilindro T do cilindro interno 7 nosarrastes 19, que se salientam da área interna 18 do segmento de cilindro 8'do cilindro externo 8. Os arrastes 19 do cilindro interno 7 fixo impedem umarotação ulterior do cilindro externo 8 além da posição da elevação 21 e 21'.O cilindro externo 8 pode portanto ser girado respectivamente apenas em180 º e, depois, a ulterior rotação é parada pela elevação 21 ou 21'. Sendo ocilindro externo não obstante ulteriormente girado, por exemplo para a regu-Iagem do nível de ração com auxílio da rosca no cilindro externo e com auxí-lio do anel de parafuso 17, os ressaltos de encaixe 27, graças a seus flancosinclinados 38, são pressionados para fora das reentrâncias 37 no anel deparafuso igualmente dispondo de arestas inclinadas 39. Os ressaltos de en-caixe 27 são então defletidos radialmente para dentro, a saber contra a forçaelástica de reajuste das talas 28. Com correspondente rotação ulterior parauma próxima posição de ração, que aqui está indicada por números no anelde parafuso, os ressaltos de encaixe 27 podem novamente encaixar em umareentrância 37 próxima, como está representado na figura 7.
A figura 10 mostra a vista de um equipamento de comedouro,cuja cúpula de comedouro foi deixada de lado para ilustração da configura-ção interior do comedouro 4. Componentes iguais estão designados comnúmeros de referência iguais.
A figura 10 ilustra especialmente que o comedouro 4 apresentaum prato de alimentação, que apresenta na região de sua borda de prato 40órgãos de ligação 41 e 42 para a ligação com a cúpula de comedouro 6 aquinão visível. Os órgãos de ligação 41 e 42 abrangem uma articulação de do-brar 43 e ao menos um elemento de travamento ou retenção 44. Uma áreaanelar do prato de alimentação, que se estende em torno do centro de pratoque se encontra sob o tubo de descida 3, está subdividida em seções dealimentação, sendo que cada seção de alimentação consiste em ao menosuma bolsa, um campo ou semelhante por deformação 45 limitada por rebai-xo ou elevação. O número das seções de alimentação é igual a um múltiplodo número dos órgãos de ponte 9, executados como pás ou aletas 10, docilindro externo 8, do qual são visíveis aqui os segmentos de cilindro 8' e 8",com a região de fenda 11 que se encontra entre os mesmos.

Claims (19)

1. Dispositivo para a alimentação de aves mantidas correndolivremente em um galpão, especialmente aves de engorda, de preferênciafrangos para assar, com ao menos um tubo transportador de ração retidolevantável e abaixável acima do piso do galpão, que tem uma série deaberturas de derivação, das quais cada uma está associada a um equipa-mento de comedouro pendente do tubo transportador, que apresenta umtubo de descida partindo da ̀abertura de derivação e um comedouro, que seencontra sob o tubo de descida, com cúpula de comedouro formada de bar-ras de grade se estendendo à maneira de raios, sendo que o tubo de desci-da consiste em um cilindro interno partindo da abertura de derivação bemcomo em um cilindro externo envolvendo o cilindro interno, no qual o come-douro pende por meio das barras de grade de sua cúpula de comedouro detal maneira que assenta, com o tubo transportador de ração rebaixado, es-pecialmente assenta sobre o piso do galpão, sendo que o cilindro externo éguiado no cilindro interno de modo giratório bem como levantável e abaixá-vel e está previsto ao menos um batente de curso limitando o trajeto de le-vantamento e abaixamento, caracterizado pelo fato de que apresenta aomenos um batente de rotação limitando o trajeto de rotação do cilindro ex-terno (8) relativamente ao cilindro interno (7).
2. Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizadopelo fato de que cada batente de rotação apresenta ao menos uma elevação(21, 21') disposta em uma região predeterminada da área externa (20) docilindro interno (7), bem como ao menos um arraste (19) que se encontra naárea interna (18) do cilindro externo (8), em cujo trajeto de rotação executa-do quando da rotação do cilindro externo (8) em torno do cilindro interno (7)se projeta a elevação (21, 21').
3. Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizadopelo fato de que a região predeterminada da área externa (20) do cilindrointerno (7) é sua parte de topo superior, que está rebaixada por meio dediâmetro de cilindro reduzido relativamente a demais parte do cilindro interno(7).
4. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações preceden-tes, caracterizado pelo fato de que a área externa (20) de um segmento decilindro superior do cilindro externo (8) é executada como fuso de rosca (15),e sendo que as extremidades livres das barras de grade (5) da cúpula decomedouro (6) estão conectadas a um anel de parafuso (17), que está apa-rafusado na região do cilindro externo (8) executada como fuso de rosca (15).
5. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 e 4, ca-racterizado pelo fato de que o cilindro externo (8) apresenta em sua regiãoexecutada como fuso de rosca (15) ao menos um ressalto de encaixe (27)elástico como mola.
6. Dispositivo de acordo com a reivindicação 5, caracterizadopelo fato de que cada ressalto de encaixe (27) é executado como ressalto deencaixe (27) elástico como mola em direção radial.
7. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 a 6, ca-racterizado pelo fato de que o anel de parafuso (17) da cúpula de comedou-ro (6) apresenta em sua área periférica interna (36) reentrâncias (37), comas quais os ressaltos de encaixe (27) são encaixáveis com travamento devi-do à forma.
8. Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caracterizadopelo fato de que os ressaltos de encaixe (27) e as reentrâncias (37) apre-sentam flancos de ataque (38, 39) alinhados obliquamente à direção de ro-tação.
9. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 1 a 8, ca-racterizado pelo fato de que o cilindro externo (8) e o cilindro interno (7) con-sistem respectivamente em segmentos de cilindro (8', 8", 7', 7") mutuamentevizinhos, coaxiais entre si, sendo que regiões de borda frontal dos segmen-tos de cilindro (8', 8", 7', 7") voltadas uma para a outra estão ligadas entre sipor meio de órgãos de ponte (9), que vencem em ponte uma região de fenda(11, 22), que corresponde à distância entre os segmentos de cilindro (8', 8",-7', 7").
10. Dispositivo de acordo com a reivindicação 9, caracterizadopelo fato de que o cilindro interno (7) está de tal maneira executado que seusegmento de cilindro (7") do lado extremo recobre a região de fenda (11, 22)entre os segmentos de cilindro (8', 8") do cilindro externo (8), quando o cilin-dro externo (8) por meio de um levantamento do tubo transportador de ração(1) está movido para uma posição rebaixada com relação ao cilindro interno(7), em que os batentes de curso (14) do cilindro interno (7) e do cilindro ex-terno (8) se encontram em encosto mútuo.
11. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 9 e 10,caracterizado pelo fato de que o batente de curso (14) consiste em um re-cesso (13) da área interna de cilindro (12) do cilindro externo (8) e ao menosum ressalto de apoio (24) radialmente saliente do cilindro interno (7) para orecesso (13).
12. Dispositivo de acordo com a reivindicação 11, caracterizadopelo fato de que cada ressalto de apoio (24) para o recesso (13) é parte deuma saliência radial (25) do cilindro interno (7) semelhante a flange de colar.
13. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 9 a 12,caracterizado pelo fato de que cada órgão de ponte (9) é um filete plano,cujo plano de área de filete está alinhado radialmente ao eixo do respectivocilindro interno (7) ou cilindro externo (8).
14. Dispositivo de acordo com a reivindicação 13, caracterizadopelo fato de que os órgãos de ponte (9), presentes como filete plano, do ci-lindro externo (8) apresentam a forma de pás ou aletas (10) se salientandoradialmente pela periferia do cilindro externo (8) para dentro do comedouro(4).
15. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações prece-dentes, caracterizado pelo fato de que o comedouro (4) apresenta um pratode alimentação, que apresenta na região de sua borda de prato (40) órgãosde ligação (41, 42) para ligação com a cúpula de comedouro (6).
16. Dispositivo de acordo com a reivindicação 15, caracterizadopelo fato de que os órgãos de ligação (41, 42) apresentam uma articulaçãode dobrar (43) e ao menos um elemento de travamento ou retenção (44).
17. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 15 e 16,caracterizado pelo fato de que uma área anelar do prato de alimentação, quese estende em torno do centro do prato que se encontra sob o tubo de des-cida (3), está subdividida em seções de alimentação.
18. Dispositivo de acordo com a reivindicação 17, caracterizadopelo fato de que cada seção de alimentação consiste em ao menos uma bol-sa, um campo ou deformação (45) semelhante delimitada por rebaixamentoou elevação (21, 21').
19. Dispositivo de acordo com uma das reivindicações 17 e 18,caracterizado pelo fato de que o número das seções de alimentação é iguala um múltiplo do número dos órgãos de ponte (9) do cilindro externo (8) exe-cutados como pás ou aletas (10).
BRPI0207567-9A 2001-12-24 2002-12-06 dispositivo para a alimentação de aves, especialmente aves de engorda, de preferência frangos para assar. BR0207567B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE10164122.2 2001-12-24
DE10164122A DE10164122C1 (de) 2001-12-24 2001-12-24 Vorrichtung für die Fütterung von Geflügel, insbesondere Mastgeflügel, vorzugsweise Broiler
PCT/DE2002/004475 WO2003055299A1 (de) 2001-12-24 2002-12-06 Vorrichtung für die fütterung von geflügel, insbesondere mastgeflügel, vorzugsweise broiler

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0207567A BR0207567A (pt) 2004-09-14
BR0207567B1 true BR0207567B1 (pt) 2010-12-28

Family

ID=7710973

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0207567-9A BR0207567B1 (pt) 2001-12-24 2002-12-06 dispositivo para a alimentação de aves, especialmente aves de engorda, de preferência frangos para assar.

Country Status (9)

Country Link
US (1) US7552697B2 (pt)
EP (1) EP1458232B2 (pt)
CN (1) CN1214709C (pt)
AT (1) ATE293356T1 (pt)
BR (1) BR0207567B1 (pt)
DE (2) DE10164122C1 (pt)
ES (1) ES2239271T5 (pt)
RU (1) RU2282983C2 (pt)
WO (1) WO2003055299A1 (pt)

Families Citing this family (38)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7107932B2 (en) 2002-06-26 2006-09-19 Ctb Ip, Inc. Poultry feeder
BRPI0520395A2 (pt) * 2005-05-24 2009-05-05 Harish Rajaram Garware panela de ração singular com grelha automática para a alimentação de pintinhos
US7587990B2 (en) 2005-10-11 2009-09-15 Ctb, Inc. Pan breeder feeder
US20080202435A1 (en) * 2007-02-27 2008-08-28 David Nowacek Ground based wildlife feeder
DE202007003455U1 (de) * 2007-03-06 2007-05-16 Big Dutchman International Gmbh Käfiganordnung für Geflügel, vorzugsweise für Masthähnchen (Broiler)
WO2008131198A1 (en) * 2007-04-19 2008-10-30 The Gsi Group, Inc. Poultry feeder
NL2001700C2 (en) * 2008-06-19 2009-12-22 Roxell Nv Feeding device for poultry having non-sharp-edged circumferentially closed bars or other parts delimiting feed opening between the bars.
ES2372139B1 (es) * 2009-06-25 2012-11-23 Zucami, S.L. Comedero de aves.
US8555812B2 (en) 2009-09-18 2013-10-15 David Nowacek Remote monitoring system for ground-based game feeder, varmint guard, tray and skirt assembly and quail feeder
MY164301A (en) * 2009-10-14 2017-12-15 Ptn Ltd A poultry feeder
ES2399737B1 (es) * 2010-07-02 2014-02-25 Zucami S.L. Comedero para aves
US9382070B2 (en) 2012-10-24 2016-07-05 Big Dutchman International Gmbh Conveyor and method to convey animal products in an agricultural business
CN102972328B (zh) * 2012-12-04 2014-09-03 昆明理工大学 一种自动喂鱼器
NL2010765C2 (en) 2013-05-07 2014-11-10 Roxell Bvba Poultry feed distribution system with feeding devices having rotatable attachment parts with drop tubes hingedly connected thereto.
DE202013104157U1 (de) * 2013-09-12 2013-09-20 Fienhage Poultry-Solutions Gmbh Geflügelfutterschale
DE202013010980U1 (de) 2013-12-12 2015-03-16 Big Dutchman International Gmbh Kontrollfutterschale und Fütterungsanordnung für die Geflügelhaltung
US20170258053A1 (en) 2014-05-15 2017-09-14 The Gsi Group, Llc Poultry feeder
MX365085B (es) * 2014-07-28 2019-04-30 Javier Septien Prieto Francisco Comedero para aves.
DE202014007282U1 (de) 2014-09-12 2015-12-16 Big Dutchman International Gmbh Dosiervorrichtung
US9392772B2 (en) * 2014-10-01 2016-07-19 Valco Companies, Inc. Poultry feeder storage system
US9591833B1 (en) 2014-10-10 2017-03-14 Southwest Agri-Plastics, Inc. Storage system for chicken feeders
USD786511S1 (en) * 2015-08-26 2017-05-09 Francisco Javier Septien Prieto Shutter for a bird feeder
BR112018013295B1 (pt) * 2015-12-30 2021-11-16 The Gsi Group Llc Alimentador de aves
ITUA20161990A1 (it) * 2016-03-24 2017-09-24 Giordano Poultry Plast Mangiatoia per avicoltura
DE202016105370U1 (de) 2016-09-27 2018-01-02 Big Dutchman International Gmbh Fütterungsvorrichtung für Geflügeltiere
RU2726064C1 (ru) * 2017-03-14 2020-07-08 СиТиБи Инк. Лотковое устройство подачи корма для бройлеров
WO2019021038A1 (en) * 2017-07-27 2019-01-31 Hung, Shu-Mei UNIFORM POULTRY FEED SYSTEM
WO2019084944A1 (zh) * 2017-11-06 2019-05-09 陈响 一种新型养猪栏
CN108112397A (zh) * 2018-02-05 2018-06-05 上海应用技术大学 自带植物灯的培养装置
IT201800006493A1 (it) * 2018-06-20 2019-12-20 Mangiatoia per l'allevamento di animali con regolazione migliorata del livello di mangime
CN108812362B (zh) * 2018-07-12 2021-11-23 乐山傲农康瑞牧业有限公司 跑山猪猪舍
CN109937898B (zh) * 2018-12-29 2022-05-10 香港民生大数据有限公司 喂食设备
USD952265S1 (en) * 2019-07-11 2022-05-17 Francisco Javier Septien Prieto Industrial food dispenser model for animals
CN112470966B (zh) * 2020-06-04 2022-11-25 丰疆智能科技股份有限公司 用于养殖场的自动供料系统和自动供料方法
CN112352706B (zh) * 2020-11-02 2021-12-28 山东恒基农牧机械有限公司 一种养殖用饲料分料装置
RU203190U1 (ru) * 2020-12-03 2021-03-25 Тимофей Александрович Кондренков Кормушка для кур
CN112841057B (zh) * 2021-01-08 2022-12-30 安义县利邦绿色农业有限公司 一种养殖喂料装置
CN113875673B (zh) * 2021-11-19 2023-04-07 苏州市阳澄湖现代农业发展有限公司 一种虾蟹养殖用饲料定量不定点投喂一体机及使用方法

Family Cites Families (54)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR1129736A (fr) 1955-08-08 1957-01-24 Bernard & Cie Appareil pour la nourriture des volailles
US2842096A (en) 1955-08-23 1958-07-08 Gilbert L Bradfield Portable selective type hopper and trough feeder
US2808029A (en) 1956-11-30 1957-10-01 Petrus J Geerlings Hog feeder
US2884899A (en) 1957-04-25 1959-05-05 Jackes Evans Mfg Company Feeding device for poultry
US3102511A (en) 1961-12-13 1963-09-03 Fmc Corp Animal feeder
DE1181482B (de) 1963-11-08 1964-11-12 P Lecieux & Cie S A R L Ets Vorrichtung zur automatischen Beschickung von Futtertellern
US3215252A (en) 1964-02-10 1965-11-02 Deere & Co Material conveying and distributing device
US3388690A (en) * 1965-10-22 1968-06-18 Chore Time Equipment Poultry feeder system and pan assembly therefor
US3511215A (en) 1967-12-26 1970-05-12 Chore Time Equipment Poultry feeder
US3811412A (en) * 1970-09-22 1974-05-21 Chore Time Equipment Poultry feeder
US3911868A (en) 1973-07-12 1975-10-14 Chore Time Equipment Poultry feeder
US4070990A (en) 1976-02-02 1978-01-31 Chore-Time Equipment Inc. Feeder pan assembly
US4216742A (en) 1978-06-15 1980-08-12 A. R. Wood Manufacturing Company Multi-tiered cage and feed device
FR2483652A1 (fr) 1980-05-29 1981-12-04 Quemper Martial Dispositif de reglage de la position axiale d'un manchon sur un support
IT8064275V0 (it) 1980-07-29 1980-07-29 Ska Spa Mangiatoia con regolazione di livello del mangime, per fuoriuscita inferiore.
US4348988A (en) * 1981-01-05 1982-09-14 Cyclone International, Inc. Poultry feeder with infinite adjustment
US4401057A (en) * 1981-10-05 1983-08-30 Chore-Time Equipment, Inc. Hog feeder
US4476811A (en) * 1982-09-30 1984-10-16 Chore-Time Equipment, Inc. Adjustable feeder with brood gate
IT1175175B (it) * 1983-07-13 1987-07-01 Ska Spa Mangiatoia con regolazione di livello del mangime per volatili d'allevamento, in particolare per tacchini
US4527513A (en) * 1983-11-21 1985-07-09 Ctb, Inc. Poultry waterer
US4676197A (en) * 1985-10-11 1987-06-30 Ctb, Inc. Feeder for hogs and like animals
ES2010080A6 (es) * 1989-01-13 1989-10-16 Tigsa Comedero para aves.
US4995343A (en) * 1989-01-26 1991-02-26 Ctb, Inc. Feeder apparatus
NL8902461A (nl) * 1989-10-04 1991-05-01 Roxell Nv Instelbare voederinrichting voor pluimvee.
US5097797A (en) * 1989-10-23 1992-03-24 Intraco, Inc. Poultry feeder
IT1239319B (it) 1990-04-11 1993-10-19 Ska Mangiatoia con regolazione di livello del mangime.
US5101766A (en) * 1990-05-30 1992-04-07 Runion Derwood L Feeder pan
US5092274A (en) * 1990-10-30 1992-03-03 Ctb, Inc. Poultry feeder
US5275131A (en) 1992-01-14 1994-01-04 North Carolina State University Male only grill for poultry feeding
EP0665711B1 (en) * 1992-10-05 1998-04-08 Roxell N.V. Poultry feeding device
WO1994013130A2 (en) 1992-12-15 1994-06-23 Grain Systems, Inc. Poultry feeder
US5311839A (en) * 1992-12-15 1994-05-17 Grain Systems, Inc. Poultry feeder
NL9300921A (nl) * 1993-05-28 1994-12-16 Roxell Nv Voederinrichting voor gevogelte.
US5406907A (en) * 1993-11-24 1995-04-18 Big Dutchman Inc. Controlled pan feeder system for poultry
EP0988787B8 (fr) 1993-12-17 2018-10-31 Nicolas Le Roy Dispositif d'alimentation d'animaux tels que des volailles
US5435267A (en) 1993-12-22 1995-07-25 Westland Plastics, Ltd. Livestock feeder
AUPN069895A0 (en) * 1995-01-23 1995-02-16 F & M Horwood Nominees Pty Ltd A male fowl feeder
US5778821A (en) * 1995-01-23 1998-07-14 F&M Horwood Nominees Pty. Ltd. Restricted flow poultry feeder
US5603285A (en) 1995-01-27 1997-02-18 Crystal Spring Colony Farms Ltd. Adjustable shelf feeder for animals to accommodate growth
NL1003490C2 (nl) * 1996-07-03 1998-01-07 Roxell Nv Voederinrichting voor gevogelte.
NL1004149C2 (nl) 1996-09-30 1998-03-31 Roxell Nv Voederinstallatie, en klep bestemd voor gebruik in een dergelijke installatie.
US5794562A (en) * 1997-01-21 1998-08-18 Big Dutchman, Inc. Poultry breeder pan feeding system and pan feeder assembly therefor
US6050220A (en) * 1997-05-23 2000-04-18 Pax Steel Products, Inc. Poultry feeder with adjustable feed level control
US5967083A (en) 1997-07-22 1999-10-19 Crystal Spring Colony Farm Ltd. Adjustable feeder for animals
US5875733A (en) * 1997-07-25 1999-03-02 Chen; Ai-Mei Feeding device for poultry
US5927232A (en) * 1997-08-22 1999-07-27 Gsi Group, Inc. Poultry feeder
ES2149666B1 (es) 1997-10-15 2001-06-01 Guardia Gener Romeu Dosificador para pienso.
US6173676B1 (en) * 1997-11-03 2001-01-16 Ctb, Inc. Adjustable poultry feeder assembly
US5941193A (en) 1997-11-03 1999-08-24 Ctb, Inc. Adjustable poultry feeder assembly
US5957083A (en) 1998-01-15 1999-09-28 Almin Enterprise Co., Ltd. Poultry feeder
AU2001234487A1 (en) * 2000-01-19 2001-07-31 The Gsi Group, Inc. Poultry feeder
WO2001056374A1 (en) * 2000-02-02 2001-08-09 Corti Zootecnici S.R.L. Feed box for breeding poultry
IT1317244B1 (it) * 2000-04-13 2003-05-27 Falcon S R L Struttura di mangiatoia automatica per avicoli
US6655317B1 (en) * 2002-10-31 2003-12-02 Val Products, Inc. Adjustable poultry feeder

Also Published As

Publication number Publication date
ATE293356T1 (de) 2005-05-15
RU2282983C2 (ru) 2006-09-10
EP1458232B2 (de) 2009-01-21
CN1214709C (zh) 2005-08-17
EP1458232B1 (de) 2005-04-20
CN1503622A (zh) 2004-06-09
RU2004122697A (ru) 2005-05-20
DE10164122C1 (de) 2003-05-15
ES2239271T5 (es) 2009-06-05
DE50202872D1 (de) 2005-05-25
WO2003055299A1 (de) 2003-07-10
US7552697B2 (en) 2009-06-30
ES2239271T3 (es) 2005-09-16
EP1458232A1 (de) 2004-09-22
BR0207567A (pt) 2004-09-14
US20050072365A1 (en) 2005-04-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0207567B1 (pt) dispositivo para a alimentação de aves, especialmente aves de engorda, de preferência frangos para assar.
ES2242898T3 (es) Dispositivo para la alimentacion de aves de corral, en especial de aves de engorde, de preferencia pollos.
EP0421553B1 (en) Adjustable feeding device for poultry
EP0665711B1 (en) Poultry feeding device
EP0673196B1 (en) Poultry feeder
US5794562A (en) Poultry breeder pan feeding system and pan feeder assembly therefor
US7647888B2 (en) Poultry feeder
US6470826B2 (en) Poultry feeder
US6173676B1 (en) Adjustable poultry feeder assembly
US20170258053A1 (en) Poultry feeder
US8091507B2 (en) Pan breeder feeder having fill ports providing outwardly and downwardly angled feed delivering surface
US7584716B2 (en) Pan breeder feeder
US7581512B2 (en) Pan breeder feeder
WO2016077485A1 (en) Poultry feeder

Legal Events

Date Code Title Description
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 06/12/2002, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.