BR0115950B1 - método para a centralização de revestimentos de perfuração. - Google Patents

método para a centralização de revestimentos de perfuração. Download PDF

Info

Publication number
BR0115950B1
BR0115950B1 BRPI0115950-0A BR0115950A BR0115950B1 BR 0115950 B1 BR0115950 B1 BR 0115950B1 BR 0115950 A BR0115950 A BR 0115950A BR 0115950 B1 BR0115950 B1 BR 0115950B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
centralizing
molds
coatings
strip
housings
Prior art date
Application number
BRPI0115950-0A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0115950A (pt
Inventor
Angelo Calderoni
Fabrizio Zausa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0115950A publication Critical patent/BR0115950A/pt
Publication of BR0115950B1 publication Critical patent/BR0115950B1/pt

Links

Classifications

    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B17/00Drilling rods or pipes; Flexible drill strings; Kellies; Drill collars; Sucker rods; Cables; Casings; Tubings
    • E21B17/10Wear protectors; Centralising devices, e.g. stabilisers
    • E21B17/1078Stabilisers or centralisers for casing, tubing or drill pipes
    • EFIXED CONSTRUCTIONS
    • E21EARTH OR ROCK DRILLING; MINING
    • E21BEARTH OR ROCK DRILLING; OBTAINING OIL, GAS, WATER, SOLUBLE OR MELTABLE MATERIALS OR A SLURRY OF MINERALS FROM WELLS
    • E21B17/00Drilling rods or pipes; Flexible drill strings; Kellies; Drill collars; Sucker rods; Cables; Casings; Tubings
    • E21B17/10Wear protectors; Centralising devices, e.g. stabilisers
    • E21B17/1042Elastomer protector or centering means

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Geology (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • General Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Environmental & Geological Engineering (AREA)
  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Geochemistry & Mineralogy (AREA)
  • Fluid Mechanics (AREA)
  • Earth Drilling (AREA)
  • Perforating, Stamping-Out Or Severing By Means Other Than Cutting (AREA)
  • Application Of Or Painting With Fluid Materials (AREA)
  • Forging (AREA)
  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
  • Piles And Underground Anchors (AREA)
  • Mounting, Exchange, And Manufacturing Of Dies (AREA)
  • Physical Or Chemical Processes And Apparatus (AREA)
  • Casting Or Compression Moulding Of Plastics Or The Like (AREA)

Description

"MÉTODO PARA A CENTRALIZAÇÃO DE REVESTIMENTOS DE PERFURAÇÃO".
CAMPO DA INVENÇÃO
A presente invenção se refere a um método para a centralização de revestimentos (ou camisas) de perfuração a serem utilizados em aplicações de perfil deficiente (inadequado), que compreende substancialmente a aplicação de tiras de material cerâmico nas paredes externas do revestimento.
FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO
Durante a perfuração de poços de petróleo, operações de revestimento do furo são efetuadas, as quais compreendem o posicionamento de revestimentos específicos em intervalos pré-estabelecidos com relação à profundidade alcançada e às características das formações penetradas.
Na realização do revestimento, a fim de se garantir um abaixamento fácil dos revestimentos dentro do poço, é geralmente necessário se garantir que a diferença entre o diâmetro externo do revestimento e o diâmetro do furo (espaço) seja mantida em valores suficientemente altos.
Durante a perfuração, de acordo com a tecnologia convencional, o espaço entre o revestimento e o furo pode variar de valores de aproximadamente 15 a 16 cm para a fase de superfície e/ou fases intermediárias, até valores próximos de 2,54 cm para fases mais profundas (por exemplo: um furo de 66 cm para um tubo condutor de 50 cm; um furo de 44,45 cm para um revestimento de 35 cm; um furo de 32 cm para um revestimento de 25 cm; um furo de 22 cm para um revestimento de 18 cm).
A necessidade de se adotar altos valores de espaço é relativa à alta rigidez dos tubos com um maior diâmetro/espessura e à impossibilidade de perfuração perfeita de furos verticais e/ou com curvatura controlada. Apouca flexibilidade, de fato, dos tubos-juntamente com um determinado grau de irregularidade do furo (desvios, tortuosidade e/ou aperto), pode tornar o abaixamento dos revestimentos dentro do poço um problema, sobretudo durante as fases de superfície e/ou intermediária.
A patente US 4.088.185 mostra o uso de um "raspador" feito de material plástico, tendo uma ou mais lâminas, formado ao redor do tubo a ser centralizado, que nada mais é do que um centralizador tradicional, ou seja, um centralizador padrão, no qual forros moldados na forma tubular são usados, e colocados em torno de uma coluna de perfuração.
A necessidade, de acordo com a tecnologia convencional, de se efetuar furos com um diâmetro muito maior com relação ao do revestimento, que garanta seu abaixamento para o fundo do poço durante as fases de superfície e intermediária, causa a formação de uma quantidade considerável de produtos de despejo e um tempo de permanência longo da instalação em terra, com tempos de perfuração longos, e, conseqüentemente, altos custos.
A requerente é detentora do pedido de patente co-pendente italiano MI 2000A 000007 de 01.5.2000, que se refere a um método aperfeiçoado de perfuração de poços de petróleo e ao posicionamento simultâneo de revestimentos específicos, que se caracteriza pela manutenção de um espaço mais ou menos constante para a profundidade desejada do poço, que consiste na realização da perfuração da seção de interesse do poço, mantendo um alto grau de regularidade do furo pelo uso de equipamentos automáticos para controlar a verticalidade e/ou a curvatura.
Esse método de perfuração permite, com o mesmo diâmetro do revestimento, que as dimensões da parte superior do poço (revestimentos de superfície e intermediário) sejam reduzidas. Isso permite uma redução substancial nos materiais (lama, cimento e aço) e conseqüentemente na produção de produtos de despejo. Essa técnica também evita a necessidade de se produzir furos com um diâmetro que é muito grande com relação aos revestimentos a serem posicionados, o que geralmente implica na possibilidade de se efetuar furos com um diâmetro menor com relação à técnica convencional. Tudo isso tem uma influência positiva na taxa de avanço da ponta de talhadeira e, portanto, permite uma redução nos tempos de produção dos furos com uma conseqüente diminuição nos custos. A técnica de acordo com a dita invenção também permite uma economia significativa a ser obtida nos custos de operação, visto que a verticalidade e/ou a curvatura regular do poço facilita todo o trabalho e as operações de intervenção do poço.
Esse método compreende uma técnica de perfuração e revestimento que permite o posicionamento dos revestimentos, a operação com um espaço que é mais ou menos constante em valores de cerca de 3 a 4 cm para a profundidade total do poço desejada. O fato de se operar com um espaço reduzido permite, com o mesmo número de revestimentos e o mesmo diâmetro de extremidade do revestimento, que as dimensões da parte superior do poço sejam significativamente reduzidas.
Essa solução é particularmente adequada para aplicações em poços profundos, verticais ou fora de linha, e também na presença de formações com uma baixa capacidade de perfuração e/ou dificuldade no controle de trajetória. Nesses casos, com a adoção da técnica descrita, uma economia considerável de tempo e de custos de perfuração é obtida.
No método de perfuração mencionado acima, como geralmente em todas as aplicações para um perfil deficiente, a centralização dos revestimentos, quando efetuada com procedimentos tradicionais, é altamente crítica.
Essa questão crítica se deve à falta de espaço físico necessário para a instalação mecânica de sistemas de centralização (espaços reduzidos correspondendo à fragilidade mecânica).
A medida em que a inclinação do furo aumenta, aumenta também a questão crítica devido à interferência da relação maior entre parede de revestimento/furo, e é obviamente maior nas seções de furo com a presença de um ângulo abrupto mais ou menos intenso.
A ausência de centralização do revestimento, no entanto, apresenta as seguintes desvantagens:
1) Aumento do fator de atrito, com um aumento no desgaste do revestimento e uma diminuição, conseqüente, de suas propriedades de resistência;
2) Aumento dos riscos de calçamento do revestimento com o risco de não ser bem sucedido no abaixamento correto do revestimento até o fundo;
3) Desequilíbrio da área de passagem do fluxo; e
4) Redução da qualidade da operação de formação de cimentos pela canalização do cimento durante o deslocamento.
Para perfis de poços convencionais (padrão), esses problemas são drasticamente reduzidos pela centralização do revestimento.
A centralização é, de fato, obtida pela inserção ao longo da superfície externa do revestimento, de várias lâminas metálicas elásticas (similares a molas laminadas), com um diâmetro estendido comparável com o do furo, capaz de manter o revestimento a uma distância da parede e centralizar uniformemente com relação ao eixo do furo;
Essa solução não pode, no entanto, ser aplicada no caso de perfis deficientes (inadequados) como:
(a) Todos os centralizadores padrão existentes no mercado possuem um corpo de suporte de lâmina e um colar batente para fixar os mesmos ao tubo; isso aumenta o volume geral que exclui sua aplicação para sistemas com espaços de diâmetro reduzido; e
(b) Os centralizadores para aplicações particulares, tais como, por exemplo, centralizadores intra-revestimento, modificam drasticamente a rigidez total do revestimento, que vice-versa deve ser capaz de manter uma boa elasticidade (flexibilidade) para permitir a geometria do furo ao máximo.
SUMÁRIO DA INVENÇÃO
Verificou-se, de acordo com o objetivo da presente invenção, que é possível se superar todas as desvantagens conhecidas no estado da técnica efetuando-se a centralização dos revestimentos de perfuração por meio de aplicações de tiras de material cerâmico nas paredes externas dos revestimentos.
O objeto da presente invenção, portanto, se refere a um método para a centralização de um revestimento para aplicações do tipo de perfil deficiente (inadequado), tanto vertical quanto desalinhado, que compreende as seguintes operações:
(i) a aplicação na seção de revestimento em questão de uma tira aderente equipada com um ou mais alojamentos e um fecho de alavanca de ajuste rápido;
(ii) a inserção de moldes adequados nos alojamentos nos quais a tira é equipada;
(iii) a injeção dentro dos moldes de um material plástico caracterizado por uma alta resistência mecânica, um alto grau de aderência de superfície e resistência à abrasão por fricção, e também elasticidade no local, superior à elasticidade dos revestimentos;
(iv) a remoção da tira aderente quando o endurecimento do material plástico no formato do molde tiver sido completado.
BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO
Uma visualização mais completa da presente invenção e muitas das vantagens alcançadas da mesma serão facilmente obtidas quando se compreende melhor a seguinte descrição detalhada juntamente com os desenhos em anexo, em que:
A Figura IA ilustra uma vista lateral de uma realização da presente invenção;
A Figura IB ilustra uma vista em planta de uma realização da presente invenção;
A Figura 2A ilustra uma vista de uma realização da presente invenção envolvendo uma tubulação;
A Figura 2B é uma vista lateral ampliada de uma realização de um fecho de alavanca de ajuste rápido;
A Figura 2C é uma vista em planta ampliada de uma realização de um fecho de alavanca de ajuste rápido;
A Figura 3 A é uma vista lateral ampliada de uma realização de uma alavanca ajustável do fecho de alavanca de ajuste rápido;
A Figura 3 B é uma vista em planta ampliada de uma realização de uma alavanca ajustável do fecho de alavanca de ajuste rápido;
A Figura 3 C é uma vista lateral ampliada de uma realização de um gancho de fecho de alavanca de ajuste rápido; e
A Figura 3D é uma vista em planta de uma realização de um gancho do fecho de alavanca de ajuste rápido.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Uma vantagem importante do método descrito acima é a possibilidade de ser efetuado diretamente no local, obtendo assim centralizadores cujo formato, dimensão, número e posição podem ser estabelecidos de antemão, com relação às exigências operacionais. A posição, o comprimento e a espessura com os quais os centralizadores devem ser produzidos podem, de fato, ser calculados e determinados de antemão, com relação ao diâmetro do revestimento, ao comprimento e ao ângulo de inclinação da seção de furo ao longo da qual o revestimento deve ser abaixado.
Uma vez que as características do projeto tenham sido definidas, os tubos são j ateados com ar para se obter uma superfície capaz de garantir uma aderência correta à resina. Na extremidade da fase de jateamento, cada tubo (7) é equipado com uma tira aderente (1) específica, obtida utilizando-se uma placa transparente feita de material plástico com uma alta resistência (figuras IAe 1B), possuindo um fecho de alavanca (2) de ajuste rápido, incluindo uma alavanca (2) e um gancho (5); e aberturas (6), capazes de alojarem os moldes (3) de fundição: as figuras 2A-2C ilustram um exemplo no qual a partir de um mínimo de um até um máximo de três moldes de fundição podem estar presentes.
Cada molde (3) possui um furo (4) de injeção específico, através do qual o composto de resina, obtido por meio de um sistema de mistura adequado entre a resina e um endurecedor, é despejado.
O sistema de molde de tira adesiva obtido dessa forma permite, por um lado, que os centralizadores sejam posicionados corretamente e distanciados, tanto radial quanto axialmente, ao longo do tubo; e por outro lado garante o formato regular dos centralizadores, mantendo os mesmos corretamente na posição até que a reação do aglutinante do sistema de catalisador/resina tenha ocorrido. Uma vez que o tempo de aglutinação necessário para o endurecimento dos centralizadores tenha terminado, é possível remover a tira adesiva e os formatadores de fundição de matriz relativos.
Com referência às figuras anexadas à presente invenção, as quais têm a finalidade única de ilustrar o objeto de acordo com a presente invenção, as figuras 1A e IB representam um detalhe da placa transparente de material plástico, nas quais 2 e 5 representam parafusos embutidos formando o fecho rápido a ser utilizado quando a placa é enrolada em torno do revestimento, e onde as aberturas 6 que recebem os alojamentos para a inserção dos moldes (3), que podem ser observados.
As figuras 2A-2C, por sua vez, ilustram a mesma placa indicando os fechos de alavanca de ajuste rápido, na figura 2B, e onde existe um detalhe do mesmo fecho, na figura 2C.
O dito fecho é representado também nas figuras 3A-3D, nas quais estão representados os desenhos do mesmo, para uma modalidade do fecho de alavanca (2) em aço zincado, e as figuras 3C e 3D representam um desenho do gancho (5) para o fecho de alavanca (2) ajustável.
Confirmando a validade do que é especificado acima com relação ao método para a centralização das etapas de fundição e operação compreendidas aqui, seria bom ressaltar mais uma vez que existem dois elementos que caracterizam basicamente o dito método: um composto de resinas, caracterizado por uma alta resistência mecânica, um alto grau de aderência à superfície e uma resistência à abrasão por fricção e, finalmente, a elasticidade no local superior à elasticidade dos revestimentos, e a produção, também diretamente no local, de centralizadores, com a possibilidade de variar de acordo com o formato, a dimensão, o número, e a posição dos mesmos, com relação às exigências de operação.
O material resinoso possui naturalmente uma função primária; qualquer material conhecido pode ser adequado para a finalidade, desde que seja caracterizado pelas qualidades adequadas: como um exemplo, resinas epóxi de alta resistência podem ser mencionadas.

Claims (3)

1. Método para a centralização de revestimentos de perfuração para aplicações do tipo de perfil deficiente ou inadequado, vertical ou fora de linha, caracterizado pelo fato de que compreende as seguintes operações: (i) a aplicação, na seção de revestimento, de uma tira aderente (1) equipada com um ou mais alojamentos de molde (3) e fecho de alavanca (2) ajustável rápido; (ii) a inserção dos moldes adequados nos alojamentos dos quais a tira (1) é equipada; e (iii) a injeção nos moldes de material plástico, que têm uma alta resistência mecânica, um alto grau de aderência à superfície e resistência à abrasão por fricção, e também elasticidade no local, superior à elasticidade dos revestimentos; e (iv) a remoção da tira aderente (1) uma vez que o endurecimento do material plástico na forma do molde tenha sido completado.
2. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de que a tira aderente (1) contém um máximo de três alojamentos.
3. Método de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato do material plástico injetado nos moldes (3) ser, preferivelmente, uma resina de epóxi.
BRPI0115950-0A 2000-12-15 2001-11-15 método para a centralização de revestimentos de perfuração. BR0115950B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ITMI2000A002713 2000-12-15
IT2000MI002713A IT1319550B1 (it) 2000-12-15 2000-12-15 Metodo per la centralizzazione delle colonne per applicazioni leanprofile
PCT/EP2001/013459 WO2002048501A1 (en) 2000-12-15 2001-11-15 Method for centralising a tight fitting casing in a borehole

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0115950A BR0115950A (pt) 2003-09-16
BR0115950B1 true BR0115950B1 (pt) 2012-02-22

Family

ID=11446238

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0115950-0A BR0115950B1 (pt) 2000-12-15 2001-11-15 método para a centralização de revestimentos de perfuração.

Country Status (8)

Country Link
US (5) US7195730B2 (pt)
AU (2) AU2187402A (pt)
BR (1) BR0115950B1 (pt)
GB (1) GB2388390B (pt)
IT (1) IT1319550B1 (pt)
NO (2) NO328867B1 (pt)
TW (1) TW583380B (pt)
WO (1) WO2002048501A1 (pt)

Families Citing this family (41)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
IT1319550B1 (it) * 2000-12-15 2003-10-20 Eni Spa Metodo per la centralizzazione delle colonne per applicazioni leanprofile
US20050224123A1 (en) * 2002-08-12 2005-10-13 Baynham Richard R Integral centraliser
GB2406591B (en) * 2003-09-17 2006-11-08 Karl Schmidt Centraliser formed from composite material for drill or production strings
EP2086762A2 (en) * 2006-10-20 2009-08-12 Halliburton Energy Services, Inc. Swellable packer construction for continuous or segmented tubing
CA2765193C (en) 2007-02-06 2014-04-08 Halliburton Energy Services, Inc. Swellable packer with enhanced sealing capability
US8119047B2 (en) * 2007-03-06 2012-02-21 Wwt International, Inc. In-situ method of forming a non-rotating drill pipe protector assembly
US9822631B2 (en) 2007-04-02 2017-11-21 Halliburton Energy Services, Inc. Monitoring downhole parameters using MEMS
US8316936B2 (en) 2007-04-02 2012-11-27 Halliburton Energy Services Inc. Use of micro-electro-mechanical systems (MEMS) in well treatments
US8302686B2 (en) 2007-04-02 2012-11-06 Halliburton Energy Services Inc. Use of micro-electro-mechanical systems (MEMS) in well treatments
US8162050B2 (en) * 2007-04-02 2012-04-24 Halliburton Energy Services Inc. Use of micro-electro-mechanical systems (MEMS) in well treatments
US9494032B2 (en) 2007-04-02 2016-11-15 Halliburton Energy Services, Inc. Methods and apparatus for evaluating downhole conditions with RFID MEMS sensors
US10358914B2 (en) 2007-04-02 2019-07-23 Halliburton Energy Services, Inc. Methods and systems for detecting RFID tags in a borehole environment
US8297352B2 (en) 2007-04-02 2012-10-30 Halliburton Energy Services, Inc. Use of micro-electro-mechanical systems (MEMS) in well treatments
US9732584B2 (en) 2007-04-02 2017-08-15 Halliburton Energy Services, Inc. Use of micro-electro-mechanical systems (MEMS) in well treatments
US9194207B2 (en) 2007-04-02 2015-11-24 Halliburton Energy Services, Inc. Surface wellbore operating equipment utilizing MEMS sensors
US9879519B2 (en) 2007-04-02 2018-01-30 Halliburton Energy Services, Inc. Methods and apparatus for evaluating downhole conditions through fluid sensing
US8297353B2 (en) 2007-04-02 2012-10-30 Halliburton Energy Services, Inc. Use of micro-electro-mechanical systems (MEMS) in well treatments
US9200500B2 (en) 2007-04-02 2015-12-01 Halliburton Energy Services, Inc. Use of sensors coated with elastomer for subterranean operations
US8291975B2 (en) 2007-04-02 2012-10-23 Halliburton Energy Services Inc. Use of micro-electro-mechanical systems (MEMS) in well treatments
US8342242B2 (en) 2007-04-02 2013-01-01 Halliburton Energy Services, Inc. Use of micro-electro-mechanical systems MEMS in well treatments
US7857078B2 (en) * 2007-05-29 2010-12-28 Baker Hughes Incorporated Cutting tools and methods of making the same
US8555961B2 (en) * 2008-01-07 2013-10-15 Halliburton Energy Services, Inc. Swellable packer with composite material end rings
WO2009132301A1 (en) * 2008-04-24 2009-10-29 Western Well Tool, Inc. Rotating drill pipe protector attachment and fastener assembly
GB0815572D0 (en) * 2008-08-27 2008-10-01 Advanced Oilfield Composities Composite tubular product
WO2010118186A2 (en) 2009-04-07 2010-10-14 Frank's International, Inc. Friction reducing wear band and method of coupling a wear band to a tubular
GB2487443B (en) * 2009-11-13 2014-05-07 Wwt North America Holdings Inc Open hole non-rotating sleeve and assembly
NO334036B1 (no) * 2010-08-06 2013-11-25 Roxar Flow Measurement As Klemme
US8505624B2 (en) 2010-12-09 2013-08-13 Halliburton Energy Services, Inc. Integral pull-through centralizer
US8678096B2 (en) 2011-01-25 2014-03-25 Halliburton Energy Services, Inc. Composite bow centralizer
US8833446B2 (en) 2011-01-25 2014-09-16 Halliburton Energy Services, Inc. Composite bow centralizer
US8573296B2 (en) 2011-04-25 2013-11-05 Halliburton Energy Services, Inc. Limit collar
US9074430B2 (en) 2011-09-20 2015-07-07 Halliburton Energy Services, Inc. Composite limit collar
US8998551B2 (en) * 2011-10-06 2015-04-07 Smith International, Inc. Tubular positioning system
US9038738B2 (en) 2012-03-09 2015-05-26 Halliburton Energy Services, Inc. Composite centralizer with expandable elements
US8960278B2 (en) 2012-06-04 2015-02-24 Halliburton Energy Services, Inc. Pull through centralizer
US8991487B2 (en) 2012-06-04 2015-03-31 Halliburton Energy Services, Inc. Pull through centralizer
WO2014189766A2 (en) 2013-05-21 2014-11-27 Halliburton Energy Services, Inc. Syntactic foam frac ball and methods of using same
US9920585B2 (en) 2013-05-21 2018-03-20 Halliburton Energy Services, Inc. Syntactic foam frac ball and methods of using same
US10960588B2 (en) 2016-06-08 2021-03-30 Bayou Holdco, Inc. System and method for applying moldable material to a pipe
US10357907B2 (en) 2016-06-08 2019-07-23 Bayou Holdco, Inc. System and method for applying moldable material to a pipe by injecting moldable material from a movable support
BR102021020959A2 (pt) 2020-10-20 2022-05-17 The Bayou Companies, Llc Sistema de moldagem transportável para a formação de isolamento em tubulações longas e métodos relacionados

Family Cites Families (22)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US467881A (en) * 1892-01-26 Henry w
US2286716A (en) 1941-03-05 1942-06-16 Ernest J Clark Mold for sub stabilizers
US2832996A (en) * 1953-06-23 1958-05-06 Henrite Products Corp Mold for multiple production of vibration dampening mountings
US2855643A (en) * 1955-02-11 1958-10-14 Foster Wheeler Corp Apparatus for molding extensions to tubing
US3049382A (en) * 1960-12-20 1962-08-14 Liberty Mfg Company Of Texas Anti-friction sucker rod coupling
US3251919A (en) * 1961-01-30 1966-05-17 Liberty Mfg Company Of Texas Method of providing paraffin scrapers on sucker rods
US3718309A (en) * 1970-11-05 1973-02-27 Price Co H Pipe coating mold
US3948575A (en) * 1974-10-24 1976-04-06 Rosser Eugene P Drill pipe and drill collar containing molded casing protector and method of protecting casing therewith
US4088185A (en) * 1974-12-13 1978-05-09 J. M. Huber Corporation Molded plastic paraffin scrapers and centralizers
US4423981A (en) * 1981-07-22 1984-01-03 Santa Fe International Corporation Concrete lining of drilled shaft
US5095981A (en) * 1986-10-30 1992-03-17 Mikolajczyk Raymond F Casing centralizer
GB2282615A (en) * 1993-10-09 1995-04-12 Uwg Ltd Casing centraliser
US5613556A (en) 1995-08-14 1997-03-25 T. Mcclung-D. Sable Partnership Rod guide and method of an apparatus for installing it on the shank of a rod
GB2304753A (en) * 1995-08-24 1997-03-26 Weatherford Lamb Method for securing a well tool to a tubular and well tool adapted for said method
GB9703608D0 (en) * 1997-02-21 1997-04-09 Downhole Products Plc Casing centraliser
US5908072A (en) * 1997-05-02 1999-06-01 Frank's International, Inc. Non-metallic centralizer for casing
ES2143378B1 (es) * 1997-10-03 2000-12-01 Sener Ing & Sist Procedimiento y aparato para la caracterizacion de sprays compuestos por particulas esfericas.
US5842518A (en) * 1997-10-14 1998-12-01 Soybel; Joshua Richard Method for drilling a well in unconsolidated and/or abnormally pressured formations
GB9724194D0 (en) * 1997-11-15 1998-01-14 Brunel Oilfield Serv Uk Ltd Improvements in or relating to downhole tools
US6065537A (en) * 1998-02-13 2000-05-23 Flow Control Equipment, Inc. Rod guide with both high erodible wear volume and by-pass area
IT1319550B1 (it) * 2000-12-15 2003-10-20 Eni Spa Metodo per la centralizzazione delle colonne per applicazioni leanprofile
US20050224123A1 (en) * 2002-08-12 2005-10-13 Baynham Richard R Integral centraliser

Also Published As

Publication number Publication date
NO20093490L (no) 2003-06-12
US20140034295A1 (en) 2014-02-06
BR0115950A (pt) 2003-09-16
US20040094308A1 (en) 2004-05-20
US20070131414A1 (en) 2007-06-14
NO328867B1 (no) 2010-06-07
US20140345854A1 (en) 2014-11-27
NO20032681D0 (no) 2003-06-12
US20120285679A1 (en) 2012-11-15
WO2002048501A1 (en) 2002-06-20
NO333798B1 (no) 2013-09-16
ITMI20002713A1 (it) 2002-06-15
GB2388390A (en) 2003-11-12
NO20032681L (no) 2003-06-12
AU2187402A (en) 2002-06-24
TW583380B (en) 2004-04-11
US7195730B2 (en) 2007-03-27
GB2388390B (en) 2004-12-01
GB0313067D0 (en) 2003-07-09
IT1319550B1 (it) 2003-10-20
AU2002221874B2 (en) 2005-08-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
BR0115950B1 (pt) método para a centralização de revestimentos de perfuração.
AU2002221874A1 (en) Method for centralising a tight fitting casing in a borehole
US5937948A (en) Extruded casing centralizer
US6666267B1 (en) Downhole tools
AU2010319948B2 (en) Open hole non-rotating sleeve and assembly
CA1235110A (en) Method and system of drilling deviated wellbores
CA2588135A1 (en) Methods and apparatus for drilling, completing and configuring u-tube boreholes
GB2503203A (en) Wellbore lining using a directional nozzle
NO347141B1 (en) Method and System using directional casing-while-drilling
NO20161427A1 (en) Bottom hole assembly with wearable stabilizer pad for directional steering
GB2171436A (en) Casing centralizer
WO2002004781A1 (en) Nonconductive centralizer
US3961674A (en) Directional drilling system
CA1131209A (en) Wellbore drilling technique using eccentric tool joints to mitigate pressure-differential sticking
AU2005234688B2 (en) A centraliser and a system for centralising a tight fitting casing in a borehole
US11530582B2 (en) Casing strings and related methods of deployment in horizontal wells
BR112019016032A2 (pt) Revestimento para dedão
RU2233962C2 (ru) Наддолотный центратор-стабилизатор для бурения забойным двигателем
CN108755756A (zh) 抑制综合管廊混凝土干缩裂缝扩散的方法
WO2013155610A1 (en) Segmented mould for cylindrical articles

Legal Events

Date Code Title Description
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B07A Application suspended after technical examination (opinion) [chapter 7.1 patent gazette]
B09B Patent application refused [chapter 9.2 patent gazette]

Free format text: INDEFIRO O PEDIDO DE ACORDO COM O(S) ARTIGO(S) DA LPI

B12B Appeal against refusal [chapter 12.2 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/02/2012, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21A Patent or certificate of addition expired [chapter 21.1 patent gazette]

Free format text: PATENTE EXTINTA EM 22.02.2022