Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "COMPOSI- ÇÃO PESTICIDA".
Esta invenção refere-se a composições pesticidas que contêm acetamiprida.
NaFR 2784011 são descritas misturas de piretróides com um inseticida de cloronicotinila, tais como imidacloprida, acetamiprida ou nitenpiramo. O único piretróide especificamente apresentado é cipermetrina. US-A 5.880.142 descreve misturas de inseticidas de cloronicotinila e pire- tróides para controle de cupim e descreve uma mistura de acetamiprida e ciflutrina.
Verificou-se agora que uma mistura de um outro piretróide, del- tametrina, com acetamiprida apresenta propriedades vantajosas sobre os componentes individuais e que sinergismo é freqüentemente demonstrado.
Conseqüentemente, a presente invenção proporciona uma com- posição pesticida que compreende
a) deltametrina e
b) acetamiprida
Deltametrina é o nome comum para (S)-a-ciano-3-fenoxibenzil (1 R,3R)-3-(2,2-dibromovinil)-2,2-dimetilciclopropanocarboxilato e acetamipri- da é o nome comum para E-N1-[(6-cloro-3-piridilmetil)]-N2-ciano-N1-metilace- tamidina.
As razões da deltametrina para acetamiprida variam em uma ampla faixa, mas situam-se usualmente na faixa de 5:1 a 1:10, especial- mente de 1:1 a 1:5.
Além disso, outros pesticidas poderão ser empregados em con- junto com os ingredientes ativos descritos acima, contanto que eles não afetem adversamente a interação entre os componentes a) e b). Por exem- plo, é às vezes útil incluir inseticidas ou acaricidas adicionais para estender a faixa de atividade a fim de controlar um espectro de pragas mais amplo.
A combinação é também útil na superação de sensibilidade re- duzida por uma praga a qualquer dos componentes individuais.
As composições da invenção são ativas contra uma ampla faixa de pragas, especialmente pragas sugadoras tais como Thrips spp., por exemplo Ttabaci e T pai mi, Homoptera, incluindo pulgões tal como Megoura viciae, e "plant hoppers", tais como Nilaparvata Iugens e Nephotettix cincti- ceps, mosca branca, tais como Trialeurodes vaporariorum e Bemisia tabaci, e Psylla spp., Heteroptera, por exemplo percevejos tais como Cimex Iectula- rius e capsídeos, Lepidoptera, incluindo Spodoptera spp., por exemplo S.littoratis, Heliothis spp., por exemplo, H. armigera e H. viriscens, e Pieris brassicae-, Diptera, incluindo Musca domestica, Ceratitis capitata, Erioischia brassieae, Lueilia serieata e Aedes aegypti; Coleoptera, incluindo Phaedon eoehleariae, Anthonomus grandis e lagartas da raiz do milho (Diabrotiea spp., por exemplo D. undeeimpunetata)·, Orthoptera, incluindo baratas, tal como Blattella germânica; carrapatos, por exemplo Boophilus microplus; pi- olhos, incluindo Damalinia bovis e Linognathus vitulr, bem como ácaros raja- dos (spider mites) tais como Tetranychus urtieae e Panonyehus ulmi.
As composições da invenção poderão ser empregadas em mui- tas formas e são muitas vezes mais convenientemente preparadas em forma aquosa imediatamente antes de uso. Um método de preparação dessa com- posição é referido como "mistura em tanque" em que os ingredientes em sua forma comercialmente disponível são misturados juntamente pelo usuário em uma quantidade de água.
Além da mistura em tanque imediatamente antes de uso, as composições que contêm deltametrina e acetamiprida poderão ser formula- das em uma composição primária mais concentrada que é diluída com água ou outro diluente antes de uso. Tais composições poderão compreender um agente de superfície ativa além dos ingredientes ativos, e exemplos dessas composições são como seguem.
Elas podem ser uma solução dispersível que compreende os ingredientes ativos dissolvidos em um solvente miscível em água com a adi- ção de um agente de dispersão. Alternativamente, elas podem compreender os ingredientes na forma de um pó finamente moído em associação com um agente de dispersão e intimamente misturadas com água para fornecer uma pasta ou creme que pode se desejado ser adicionada a uma emulsão de óleo em água para fornecer uma dispersão de ingredientes ativos em uma emulsão aquosa em óleo.
Um concentrado emulsificável compreende o ingrediente ativo dissolvido em um solvente imiscível em água que é formado em uma emul- são com água na presença de um agente de emulsificação. Um sólido granulado compreende os ingredientes ativos associ- ados com diluentes em pó tal como caulim, cuja mistura é granulada através de métodos conhecidos. Alternativamente, ele compreende os ingredientes ativos adsorvidos ou adsorvidos em um diluente pré-granulado, por exemplo greda de pisoeiro, atapulgita ou grão de calcário.
Um pó dispersível ou umectável usualmente compreende os in- gredientes ativos em mistura com um tensoativo adequado e um diluente em pó inerte tal como caulim.
Um outro concentrado adequado é um concentrado em suspen- são escoável que é formado através de moagem dos ingredientes ativos com água, um agente de umectação e um agente de suspensão.
Em algumas circunstâncias poderá ser desejável combinar dois tipos de formulação, por exemplo, um dos componentes está presente em um concentrado emulsificável e o segundo componente está disperso como pó nesse concentrado.
O concentrado dos ingredientes ativos (quando usado como os únicos componentes ativos) em uma composição para aplicação direta à cultura através de métodos convencionais de aplicação no solo situa-se preferencialmente na faixa de 0,001 a 10 por cento em peso da composição, especialmente de 0,005 a 5 por cento em peso, mas composições mais con- centradas que contêm até 40 por cento poderão ser desejáveis no caso de pulverizações aéreas.
A invenção inclui desse modo um método para controlar uma praga, especialmente uma praga artrópode, por exemplo uma praga de in- seto ou uma praga Acarína, método este que compreende aplicar à praga ou em seu local deltametrina e acetamiprida juntamente ou em seqüência.
Adicionalmente, é proporcionado o uso de uma mistura que compreende deltametrina e acetamiprida para controle de pragas.
As descrições no pedido de patente europeu N5 00121924.5, a partir do qual este pedido reivindica prioridade, e no resumo que acompanha este pedido são incorporadas como referência nesta invenção.
A invenção é ilustrada no exemplo seguinte, o qual descreve experimentos em que um efeito sinérgico foi observado. A concentração de- sejada dos ingredientes ativos foi alcançada através de diluição, com água, de 25% em volume do concentrado de deltametrina emulsificável comerci- almente disponível e de 20% em peso de pó de acetamiprida solúvel em água, cada um dos quais continha tensoativos convencionais.
Exemplo
Duas plantas de duas semanas de idade de feijão verde (Pha- seolus vulgaris) foram infestadas com mosca branca adulta( Trialeurodes vaporariorum) para oviposição em uma câmara fechada. Após 48 horas, as adultas foram sopradas das plantas de modo que apenas os ovos permane- cessem na superfície das folhas. As plantas foram colocadas em uma estufa por 7 dias para completar o desenvolvimento dos ovos até o estágio Iarval L .1/2. As plantas foram em seguida pulverizadas com os compostos individu- ais e misturas dos dois, manualmente com uma pistola de pulverização, até ser obtida cobertura completa das superfícies das plantas com o líquido de pulverização. As plantas foram então colocadas na estufa por 10 dias adici- onais. Duas réplicas de cada teste foram realizadas. A mortalidade das nin- fas de Trialeurodes vaporariorum foi estimada 10 dias após aplicação e a média das duas réplicas calculada.
Para indicar a existência de sinergismo entre os componentes ativos, os resultados foram tratados da maneira descrita por Colby S.R., " Calculating Synergistic and Antagonistic Responses of Herbicide Combina- tions" in Weeds 1967 15, 20-22). Nesse método o controle percentual "espe- rado", E, da combinação é dado pela equação.
XY
E = X+Y -
100
em que X = a porcentagem de controle com a substância A sob uma dada taxa (p), Y = a porcentagem de controle com a substância B sob uma dada taxa (q), e E = controle esperado por A + B sob uma taxa ρ + q. Se o controle observado da mistura é maior que E1 os resultados indicam sinergismo.
Os resultados foram como seguem:
<table>table see original document page 6</column></row><table> <table>table see original document page 7</column></row><table>
O LC5O em ppm das misturas foi calculado e comparado com o LC5O esperado das modalidades esperadas de acordo com Colby. Os resultados foram como seguem:
<table>table see original document page 7</column></row><table>