BR0108204B1 - composição condicionadora de tecidos, condicionador de enxágüe, e, uso de pelo menos um sal de um ánion inorgánico multivalente ou ánion orgánico multivalente não seqüestrante. - Google Patents

composição condicionadora de tecidos, condicionador de enxágüe, e, uso de pelo menos um sal de um ánion inorgánico multivalente ou ánion orgánico multivalente não seqüestrante. Download PDF

Info

Publication number
BR0108204B1
BR0108204B1 BRPI0108204-3A BR0108204A BR0108204B1 BR 0108204 B1 BR0108204 B1 BR 0108204B1 BR 0108204 A BR0108204 A BR 0108204A BR 0108204 B1 BR0108204 B1 BR 0108204B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
anion
multivalent
salt
tissue
composition according
Prior art date
Application number
BRPI0108204-3A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0108204A (pt
Inventor
David Machin
Laurent Soubiran
Gary Cahill
Shimei Fan
John Francis Hubbard
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=9885177&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=BR0108204(B1) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed filed Critical
Publication of BR0108204A publication Critical patent/BR0108204A/pt
Publication of BR0108204B1 publication Critical patent/BR0108204B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/02Inorganic compounds ; Elemental compounds
    • C11D3/04Water-soluble compounds
    • C11D3/046Salts
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C11ANIMAL OR VEGETABLE OILS, FATS, FATTY SUBSTANCES OR WAXES; FATTY ACIDS THEREFROM; DETERGENTS; CANDLES
    • C11DDETERGENT COMPOSITIONS; USE OF SINGLE SUBSTANCES AS DETERGENTS; SOAP OR SOAP-MAKING; RESIN SOAPS; RECOVERY OF GLYCEROL
    • C11D3/00Other compounding ingredients of detergent compositions covered in group C11D1/00
    • C11D3/0005Other compounding ingredients characterised by their effect
    • C11D3/001Softening compositions
    • C11D3/0015Softening compositions liquid

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Inorganic Chemistry (AREA)
  • Treatments For Attaching Organic Compounds To Fibrous Goods (AREA)
  • Chemical Or Physical Treatment Of Fibers (AREA)
  • Detergent Compositions (AREA)

Description

"COMPOSIÇÃO CONDICIONADORA DE TECIDOS, CONDICIONADORDE ENXÁGÜE, E5 USO DE PELO MENOS UM SAL DE UM ÂNIONINORGÂNICO MULTIVALENTE OU ÂNION ORGÂNICOMULTIVALENTE NÃO SEQÜESTRANTE".
Campo Técnico
A presente invenção refere-se a composições condicionadorasde tecidos. Particularmente, a presente invenção refere-se a composiçõescondicionadoras de tecidos com melhoradas características de estabilidade daviscosidade e melhorada aparência.
Antecedentes e Técnica Anterior
Os condicionadores de tecidos são comumente usados paradepositar um composto amaciante sobre um tecido. Tipicamente, estascomposições contém um agente amaciante de tecido de amônio quaternárioinsolúvel em água disperso em água em um nível de agente amaciante de até7%, em peso, neste caso as composições são consideradas diluídas, ou emníveis de 7% a 50%, em peso, neste caso as composições são consideradasconcentrados.
Um dos problemas associados com as composições amaciantesde tecidos é a instabilidade física destas composições quando armazenadas. Ainstabilidade física se manifesta como um espessamento na armazenagem dascomposições em um nível onde a composição não pode mais ser despejada epode mesmo levar à formação de um gel que não pode ser redisperso. Esteproblema é acentuado por ter uma composição concentrada e por armazenagemem temperaturas baixas ou altas. Com composições concentradascompreendendo compostos de amônio quaternário ligados a ésterbiodegradáveis, o problema da instabilidade física é mais agudo do que comcompostos de amônio quaternário tradicionais que não podem ter quaisquerligações éster.
Os condicionadores de tecido diluídos convencionais contêmum tensoativo catiônico como o agente amaciante e, com freqüência, contémum eletrólito como cloreto de cálcio para manter a formação em uma condiçãodespejável. No entanto, a formação de um produto concentrado estável não étão facilmente obtida. As características de viscosidade, capacidade de despejare capacidade de fluxo de condicionadores de tecido convencionais não sãomantidas se o nível de ativo amaciante catiônico exceder 8 %, em peso, dacomposição, mesmo na presença de cloreto de cálcio. Em tais sistemasconcentrados, a separação de fase ou geleificação ocorre quando o nível deagente amaciante catiônico excede 8 %, em peso.
Os condicionadores de enxágüe concentrados e estabilidadefísica em armazenagem em uma faixa de temperaturas são, no entanto,desejáveis.
No passado, estabilidade física do enxágüe aumentada dascomposições amaciantes de tecido tinha sido melhorada pela adição de agentesde controle de viscosidade ou agentes anti-geleifícação. Por exemplo, em EP13780 (Procter & Gamble), os agentes de controle de viscosidade sãoadicionados em certas composições concentradas. Os agentes podem incluirálcoois graxos C10-C18. O pedido de patente europeu EP-A 0637625 (Procter &Gamble) inclui, pelo menos, 10 %, em peso, de uma mistura de ácidosaromáticos, especialmente ácido benzóico e ácido salicílico, para estabilizaramaciantes de tecidos concentrados.
Patente indiana número 181477 descreve que a estabilidadefísica de composições condicionadoras de tecidos pode ser obtida por uso deum sistema bi-eletrólito que compreende ácido hidróxi carboxílicopreferivelmente um ácido hidróxi carboxílico aromático, e um haleto de metalalcalino ou alcalino terroso.
WO 96/21714 descreve um processo para enxaguar tecidostingidos ou brancos em uma composição de enxágüe de tecidoscompreendendo um agente quelatante, que pode ser um agente seqüestrantepara íons de metal pesado. No entanto, verificou-se que grandes quantidades deagente seqüestrante podem levar a instabilidade em composiçõescondicionadoras de enxágüe.
A presente invenção especifica prover composiçõescondicionadoras de tecidos com melhoradas características de estabilidade daviscosidade e aparência sem ter recurso a aditivos complexos ou caros.
Os presentes inventores descobriram que eletrólitoscompreendendo ânions orgânicos não seqüestrantes ou inorgânicos,multivalentes, são particularmente efetivos para melhorar a estabilidade àarmazenagem, particularmente em baixa temperatura.
Definição da Invenção
De acordo com um primeiro aspecto, a presente invenção provêuma composição condicionadora de tecidos compreendendo um compostoamaciante de tecidos catiônico disperso em água, a água tendo dissolvida namesma pelo menos um sal de um ânion inorgânico multivalente ou um ânionorgânico não seqüestrante multivalente.
Hm outro aspecto, da presente invenção provê o uso de, pelomenos, um sal de um ânion inorgânico multivalente ou um ânion orgânicomultivalente não seqüestrante, para melhorar as características de estabilidadeda viscosidade em uma composição condicionadora de enxágüecompreendendo um composto amaciante de tecidos catiônico em água.
Em um outro aspecto, a presente invenção provê umcondicionador de enxágüe compreendendo a composição condicionadora detecidos da invenção.
DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO
Sal de ânion multivalente
Preferivelmente, o ânion multivalente é divalente, Sulfato éparticularmente preferido. O contra-íon é preferivelmente um metal alcalinoterroso, amônio ou metal alcalino. Preferivelmente, compreende um cátion demetal alcalino ou amônio. Tipicamente preferidos são sais de sódio, potássioou amônio. Pode-se ter mais de um sal de um ânion multivalente presente, eeles podem diferir na escolha do ânion, cátion ou ambos. Sulfato de sódio éparticularmente preferido.
Os sais de ânions orgânicos seqüestrantes, como dissuccinatode etileno diamina não são apropriados.
A quantidade total de sal de ânion multivalente está, de modoapropriado, na faixa de 0,1 - 2,0, mais preferivelmente 0,2-1,5, maispreferivelmente 0,2-1,2 %, em peso.
É essencial que o sal do ânion multivalente sejasubstancialmente solúvel em água. Preferivelmente, o sal do ânion multivalentetem uma solubilidade em excesso de 1 grama por litro, preferivelmente emexcesso de 25 gramas por litro.
Sal de ânions univalentes
Os presentes inventores descobriram ainda que composiçõescontendo sais de ânions multivalentes podem, sob algumas circunstâncias, teruma aparência particulada semelhante a gesso.
É desejável, apesar de não essencial para a presente invenção,que as composições condicionadoras de tecidos tenham uma aparênciaatraente.
Os presentes inventores ainda descobriram que umacomposição condicionadora de tecidos contendo sais de ânions orgânicos nãoseqüestrante ou inorgânicos multivalentes tem uma aparência atraente nãosemelhante a gesso, se um sal de um ânion univalente estiver adicionalmentepresente. De modo surpreendente, um efeito sinergístico é obtido, pelo que seobtém uma aparência atraente enquanto mantendo boa estabilidade.
Prefere-se que o sal do ânion univalente compreenda um sal demetal alcalino ou metal alcalino-terroso. Prefere-se particularmente que ocátion seja sódio, potássio ou amônio. O ânion univalente pode ser qualquerânion univalente apropriado. Preferivelmente, ele é um ânion inorgânico, epreferivelmente um haleto, mais preferivelmente cloreto. Pode-se ter mais deum sal de um ânion univalente presente. Eles podem diferir na escolha deânion, cátion ou ambos. São particularmente preferidos o cloreto de cálcio,cloreto de sódio, haleto de amônio, haletos de terra rara, como cloreto delantânio, e sais de metal alcalino de ácidos orgânicos como acetato de sódio ebenzoato de sódio.
Uma combinação particularmente preferida compreende umamistura de sulfato de sódio com um eletrólito selecionado dentre o grupoconsistindo de cloreto de sódio, cloreto de cálcio, cloreto de potássio e cloreto de amônio.
A quantidade total de sal de ânion univalente está, de modoapropriado, na faixa de 0,05-2,0%, mais preferivelmente 0,1-1,5% maispreferivelmente 0,2-1,0 %, em peso, com base no peso total da composição.
Preferivelmente, o peso total de sais de ânions univalentes emultivalentes está na faixa de 0,5- 3,0%, mais preferivelmente 1,0-2,0%, maispreferivelmente 1,0-1,5 %, em peso, com base no peso total da composição.
A relação em peso de sal de ânion univalente para sal de ânionmultivalente está, de modo apropriado, na faixa de 10:1 a 1:10, maispreferivelmente 5:1 a 1:5, mais preferivelmente 3:1 a 1:3.
Preferivelmente, o peso total de sais de ânions univalentes emultivalentes está na faixa de 0,5 - 3,0%, mais preferivelmente 1,0 - 2,0%,mais preferivelmente 1,0 -1,5%.
A relação em peso de sal de ânion univalente para sal de ânionmultivalente está de modo apropriado na faixa de 10:1 a 1:10, maispreferivelmente 5:1 a 1:5, mais preferivelmente 3:1 a 1:3.
O sal de ânion univalente deve ser substancialmente solúvel emágua. Preferivelmente, ele tem uma solubilidade em excesso de 1 grama porlitro, mais preferivelmente em excesso de 20 gramas por litro.Sem desejar se limitar por teorias, acredita-se que oespessamento na armazenagem ocorre particularmente em baixa temperaturacom composições condicionadoras com base em formulações compreendendocompostos amaciantes de amônio quaternário ligados a éster, e isto é devido àformação de um sólido hidratado. Acredita-se que sulfato de sódio e outros saisde ânions orgânicos não seqüestrante ou inorgânicos multivalentes evitem aformação de sólido hidratado por interação com contra-íon de composto deamônio quaternário.
Composto amaciante de tecidos
No primeiro caso, qualquer composto amaciante de tecidosapropriado é apropriado para uso com a presente invenção, particularmentecompostos amaciantes não iônicos e compostos amaciantes catiônicos.
Prefere-se se o composto amaciante de tecidos seja catiônicoem natureza. Preferivelmente, o composto amaciante de tecidos catiônico 'dainvenção é um material de amônio quaternário. Preferivelmente, o material deamônio quaternário tem duas cadeias longas alquila ou alquenila, com umcomprimento de cadeia médio maior que C14, mais preferivelmente cada cadeiatem um comprimento de cadeia média maior que Cj 6, mais preferivelmentepelo menos 50% de cada grupo alquila ou alquenila de cadeia longa tem umcomprimento de cadeia de Cig.
Prefere-se que os grupos alquila ou alquenila de cadeia longado composto amaciante de tecidos sejam predominantemente lineares.
As composições amaciantes de tecidos catiônicas usadas nainvenção são compostos que provêem excelentes características amaciantes,caracterizados por uma temperatura de transição de Lp para La de fusão decadeia maior do que 25 °C, preferivelmente maior que 35 °C, maispreferivelmente maior que 45 °C. Esta transição LP para La pode ser medidapor calorimetria de varredura diferencial (DSC) como definida por "Handbookof Lipid Bilayers, D. Marsh, CRC Press, Boca Raton Florida, 1990 (páginas137 e 337).
Prefere-se se o composto amaciante for substancialmenteinsolúvel em água. Os compostos amaciantes de tecidos substancialmenteinsolúveis no contexto desta invenção são definidos como compostosamaciantes de tecidos tendo uma solubilidade menor que IxlO'3 %, em peso,em água desmineralizada a 20°C, preferivelmente os compostos amaciantes detecidos tem uma solubilidade menor que IxlO"4 %, em peso, maispreferivelmente os compostos amaciantes de tecidos tem uma solubilidade a 20°C em água desmineralizada de IxlO"6 a IxlO"8 %, em peso.
Prefere-se especialmente se o composto amaciante de tecidosfor um material de amônio quaternário insolúvel em água que compreende umcomposto tendo dois grupos alquila ou alquenila C12-18, conectados à moléculavia pelo menos uma ligação éster. Prefere-se mais se o material de amônioquaternário tiver duas ligações éster presentes. O material de amônioquaternário ligado a éster especialmente preferido para uso na invenção podeser representado pela fórmula:
<formula>formula see original document page 8</formula>
em que cada grupo R1 é independentemente selecionado dentre gruposalquila Cm, hidróxialquila ou alquenila C2-4, e em que cada grupo R2 éindependentemente selecionado dentre grupos alquenila ou alquila C8-C2S; Té
-O-C- ou -C-O-;
X" é qualquer ânion apropriado incluindo haleto, acetato e íons alcossulfatoinferior e η é 0 ou um número inteiro de 1-5.
Os materiais especialmente preferidos dentro desta fórmula sãoésteres de di-alquenila de metil sulfato de trietanol amônio e cloreto de N-N-di-(seboilóxi etila) Ν,Ν-dimetilamônio. Os Exemplos comerciais de compostosnesta fórmula incluem Tetranil AHT-I (éster oléico di-endurecido de metilsulfato de amônio trietanol 80% ativo), AO-I (éster di-oléico de metil sulfatode trietanol amônio 90% ativo), L5/90 (éster de palma de metil sulfato detrietanol amônio 90% ativo (suprido pela Kao Corporation) e Rewoquat WE15(produtos da reação de ácido graxo insaturado C10-C20 e Ciô-Cis comtrietanolamina dimetil sulfato quaternizado 90% ativo), ex Witco Corporation.
Um segundo tipo preferido de material de amônio quaternáriopode ser representado pela fórmula
<formula>formula see original document page 9</formula>
em que R , R25X- , η e T são como definidos acima.
Os materiais preferidos desta classe como cloreto de 1,2 bis[seboilóxi endurecido] -3- trimetilamônio propano e seu método de preparaçãosão, por exemplo, descritos em US 4 137 180 (Lever Brothers).
Preferivelmente, estes materiais compreendem quantidades pequenas demonoéster correspondente como descrito em US 4 137 180, por exemplocloreto de 1- seboilóxi-2-hidróxi endurecido - trimetilamônio propano.
É vantajoso por razoes ambientais que o material de amônioquaternário seja biologicamente degradável.
O agente amaciante de tecidos também pode ser poliol ésterquats (PEQs) como descrito em EP 0638 639 (Akzo).
Verifica-se que a presente invenção é particularmente efetivapara dispersões lipossômicas dos componentes amaciantes de tecidos acimamencionados. Também é particularmente efetiva para dispersões contendosistemas amaciantes insaturados.
Se o composto de amônio quaternário compreender cadeiashidrocarbila formadas a partir de ácidos graxos e ou compostos de acila graxos,que são insaturados ou pelo menos parcialmente insaturados (por exemploonde o ácido graxo parental ou composto de acila graxo do qual o composto deamônio quaternário é formado tem um índice de iodo de 5 a 140,preferivelmente 5 a 100, mais preferivelmente 5 a 60, por exemplo 5 a 40),então a relação em peso de isômero eis: trans no composto ácido graxo ou acilagraxo é maior que 20:80, preferivelmente maior que 30:70, maispreferivelmente maior que 40:60, por exemplo 70:30 ou mais. Acredita-se quemaiores relações de isômero eis para trans dão as composições compreendendoo composto de amônio quaternário com uma melhor estabilidade em baixatemperatura e mínima formação de odor.
Os compostos de acila e ácidos graxos saturados e insaturadospodem ser misturados juntos em quantidades variadas para prover umcomposto tendo o desejado índice de iodo.
Alternativamente, os compostos de acila ou ácidos graxospodem ser hidrogenados para obter índices de iodo inferiores.
Como evidente, as relações em peso de isômero eis: transpodem ser controladas durante a hidrogenação por métodos conhecidos na artecomo por misturação ótima, usando catalisadores específicos e provendo umaalta disponibilidade de H2.pH da composição
As composições da invenção tem, preferivelmente, um pH depelo menos 1,5 e/ou menos que 5, mais preferivelmente pelo menos 2,5 e/oumenos que 4.
Agentes estabilizantes adicionais
As composições da presente invenção podem conter agentesestabilizantes adicionais opcionais.
As composições da invenção podem também conterestabilizadores não iônicos. Os estabilizadores não iônicos apropriados quepodem ser usados incluem os produtos de condensação de álcoois linearesprimários C8-C22, com 10 a 25 moles de óxido de etileno. O uso de menos que10 moles de óxido de etileno, especialmente quando a cadeia alquila está nafaixa de sebo, leva a uma toxicidade aquática inaceitavelmente elevada. Osestabilizadores não iônicos particularmente preferidos incluem Genapol Τ-Ι 10, Genapol T-150, Genapol T-200, Genapol C-200, Genapol C-100,Genapol C-150 todos ex Hoechst, Lutensol AT18 ex BASF, ou álcoois graxospor exemplo Laurex CS, ex Albright e Wilson ou Adol 340 ex Sherex (todasmarcas comerciais). Preferivelmente, o estabilizador não iônico tem um valorHLB de 10 a 20, mais preferivelmente 12 a 20. Preferivelmente, o nível deestabilizador não iônico está na faixa de 0,1 a 10 %, em peso, maispreferivelmente de 0,5 a 5 %, em peso, mais preferivelmente de 1 a 4 %, empeso, com base no peso total da composição.
Em uma forma de realização preferida, as composiçõescondicionadoras de tecidos de acordo com a presente invenção aindacompreendem um ácido graxo Cg-C24 insaturado como um estabilizador deviscosidade adicional, em que a relação em peso de material de amônioquaternário para ácido graxo insaturado é maior que 10:1, preferivelmentemaior que 12:1. Isto é ainda descrito no pedido co-pendente dos requerentesGB 0002877.9. O ácido graxo insaturado pode ser adicionado em associaçãocom outros materiais, por exemplo ácido graxo saturado. O ácido graxoinsaturado preferivelmente representa 10-50 %, em peso, mais preferivelmente15-30% em peso do ácido graxo livre. O nível total de ácido graxo insaturadona composição está de modo apropriado na faixa de 0,1- 1,5%, maispreferivelmente 0,15- 1,0%, mais preferivelmente 0,2- 0,8 %, em peso, combase no peso total da composição. Estas medidas não incluem ácido graxoinsaturado que se origina através de uma dissociação de compostos amaciantesde tecidos fabricados com ácidos graxos insaturados.
Aeente de controle de viscosidade adicional
Se o produto for um líquido, pode ser vantajoso se um agentede controle de viscosidade estiver presente. Qualquer agente de controle deviscosidade usado com condicionadores de enxágüe é apropriado para uso coma presente invenção, por exemplo polímeros biológicos como goma de xântano(Kelco ex Kelsan e Rhodopol ex Rhodia), goma guar (Jaguar ex Rhodia),amidos e éteres de celulose. Os polímeros sintéticos são agentes de controle deviscosidade utilizáveis como ácido poliacrílico, poli vinil pirrolidona,polietileno, carbômeros, poliacrilamidas reticuladas, como Acosol 880/ 882polietileno e polietileno glicóis.
Outros ingredientes
A composição também pode conter coativos como ácidosgraxos, por exemplo ácidos alquil ou alquenil monocarboxílicos Cg-C2^ ouácidos carboxílicos poliméricos. Preferivelmente, os co-ativos de ácido graxoinsaturados são usados.
O nível de material de ácido graxo é preferivelmente maior que0,1 %, em peso,, mais preferivelmente maior que 0,2 %, em peso, com base nopeso total da composição. São especialmente preferidos os concentradoscompreendendo de 0,5 a 20 %, em peso, de ácido graxo, mais preferivelmente1 a 10 %, em peso. A relação em peso de composto amaciante de tecidos paramaterial de ácido graxo é preferivelmente de 10:1 a 1:10.
A composição também pode conter um ou mais ingredientesopcionais, selecionados dentre solventes não aquosos, agentes de tampão depH, perfumes, veículos de perfumes, colorantes, hidrótropos, agentes anti-espumantes, agentes poliméricos ou outros espessantes, opacificadores, eagentes anti-corrosão.
Prefere-se se as composições da invenção não contiveremcompostos β- sitoesterol alcoxilados.
A composição da presente invenção opcionalmente inclui umagente de tratamento de tecidos adicional, como agentes de controle de insetos,agentes para higiene ou compostos usados para evitar o esmaecimento detecidos coloridos. Os agentes de tratamento de tecidos apropriados sãodescritos em WO 97/44424.
Processamento
As composições de acordo com a presente invenção podem serproduzidas por qualquer método apropriado. Preferivelmente, as composiçõessão produzidas por um processo de fusão. No processo de fusão, um compostoamaciante de tecido catiônico é fundido e misturado com ingredientesadicionais opcionais como ácido graxo e tensoativo estabilizante, se requerido.
Uma mistura homogênea é produzida.
Separadamente, uma solução aquosa de componentes solúveisem água (eletrólito, por exemplo) é preparada em temperaturas elevadas(apropriadamente na faixa de 50-100 °C, preferivelmente 60-85 °C). A misturade ativos em fusão é adicionada lentamente para a solução aquosa comagitação, preferivelmente com cisalhamento longitudinal adicional geradousando um circuito de reciclagem. Após alguns minutos, perfume (serequerido) é adicionado lentamente e a mistura é agitada lentamente paraassegurar completa misturação. Finalmente, a composição é resfriada emtemperatura ambiente com agitação contínua. Este processo pode sermodificado de vários modos.
1. O tensoativo estabilizante pode ser adicionado diretamente àsolução aquosa. Preferivelmente, isto ocorre após todos os componentes teremsido misturados, enquanto a composição está resinando. Perfume pode serincluído neste estágio como uma emulsão.
2. Eletrólito pode ser adicionado seqüencialmente (em porquatro porções) ao mesmo tempo que o ativo em fusão é adicionado à soluçãoaquosa.
A presente invenção será ainda descrita a título de exemplosomente com referência aos seguintes exemplos não limitativos.
Exemplos
As composições condicionadoras de tecidos são produzidaspelo seguinte processo. O amaciante catiônico, ácido graxo e tensoativoestabilizante (se presente) são fundidos juntos para formar uma co-fusão. A co-fusão é agitada para assegurar homogeneidade. Separadamente, uma soluçãoaquosa de eletrólito e polietileno glicol, se presente, a uma temperatura na faixade 60-85°C é preparada. A co-fusão é lentamente adicionada à solução aquosacom agitação. Após alguns minutos, perfume é adicionado lentamente e amistura é ainda agitada para assegurar completa misturação. A composiçãoresultante é resinada em temperatura ambiente com agitação constante.
As características de estabilidade da viscosidade das dispersõesresultantes são medidas por medida da viscosidade após vários períodos dearmazenagem e várias temperaturas.
A viscosidade é medida usando um copo Haake VT 501 (marcaregistrada) e sistema "bob".
Composições testadas
Exemplo 1
19,4% DEEDMAC10,67% ácido graxo 516620,9% perfume0,2% Genapol C20030,74% sulfato de sódio0,74% cloreto de sódio1% PEG 15004água e outros até 100%
Exemplo 2
14,5% DEEDMAC10,5% ácido graxo 516620,3% Genapol C20030,5% sulfato de sódio0,5% cloreto de sódio1% PEG 15004
0,9% perfume
água e outros até 100%
Exemplo 3
15,2% DEEDMAC10,13% ácido graxo 516620,9% perfume0,5% Genapol C20030,6% cloreto de sódio0,6% sulfato de sódioágua e outros até 100%
Exemplo 4
14,6% DEEDMAC 10,37% Pristerine 491650,2% Genapol C20030,9% perfume1,0% sulfato de sódio0,2% cloreto de sódioágua e outros até 100%
Exemplo 5
14,9% DEEDMAC1
0,37% Estearina de etapa úmida6
0,25% Genapol C2003
1,0% perfume
0,2% sulfato de sódio1,0% cloreto de sódioágua e outros até 100%
Exemplo 6
14,9% DEEDMAC10,37% Estearina de etapa úmida0,25% Genapol C20031,0% perfume0,8% sulfato de sódio0,4% cloreto de sódioágua e outros até 100%
Exemplo 7
14,9% DEEDMAC1
0,37% Estearina de etapa úmida
0,25% Genapol C2003
1,0% perfume
0,6% sulfato de sódio
0,6% cloreto de sódio
água e outros até 100%
Exemplo 8
15% HEQ70,9% perfume0,5% sulfato de sódio0,6% cloreto de sódioágua e outros até 100%
Exemplo 9
15% HEQ71% perfume1% sulfato de sódio0,2% cloreto de sódioágua e outros até 100%
Exemplo 10
16% HEQ70,9% perfume0,7% cloreto de sódio0,2% sulfato de sódioágua e outros
Exemplo 11
10% HEQ70,8% perfume0,7% cloreto de sódio0,1% sulfato de sódioágua e outros
Exemplo 12
15% HEQ70,9% perfume0,8% sulfato de sódioágua e outrosExemplo comparativo A
14,9% DEEMAC1
0,37% estearina de etapa úmida6
0.25. Genapol C20031,0% perfume
1,2% cloreto de cálcioágua e outros até 100%
Todas as quantidades são expressas em partes ou porcentagemem peso, com base no peso total da composição, salvo indicado em contrário.
Notas
1. DEEDMAC é cloreto de di [ 2- ( seboilóxi endurecido etil]dimetilamônio. A matéria prima é suprida como composto de amônioquaternário, ácido graxo de sebo endurecido e isopropanol em uma relação empeso de 83:2:15. A porcentagem dada inclui o ácido graxo associado.
2. Ácido graxo 5166 é ácido graxo de seco insaturado a 21%,ex Unichema.
3. Genapol C200 é álcool de coco etoxilado com 20 mols deóxido de etileno, ex Hoechst.
4. PEG 1500 é poli(etileno) glicol de peso molecular médio 1500.
5. Pristerine 4916 é ácido graxo de sebo endurecido, exUnichema.
6. Estearina de etapa úmida é 19% de ácidos graxo de seboinsaturado, ex Unichema.
7. HEQ é 2,3- diacilóxipropano cloreto de trimetil amônio exClariant.
Resultados
Todos os Exemplos de acordo com a presente invenção temuma aparência leitosa atraente e não semelhante a gesso.
<table>table see original document page 18</column></row><table>
Pode-se notar que composições 6, 7, 8 e Exemplo comparativo
A tem viscosidades muito similares após armazenagem de uma semana atemperatura ambiente.
Exemplos 6 e 9 não mostram substancialmente aumento naviscosidade quando de armazenagem a 37°C durante 5 semanas. Exemplos 7, 8,10,11 e 12 produzem um aumento pequeno na viscosidade em armazenagem a 37°C durante 5 semanas. O Exemplo comparativo A produz um grande aumento naviscosidade indicando baixa estabilidade da viscosidade.
O efeito em viscosidade em armazenagem a 0°C durante 5semanas é ainda mais pronunciado. O Exemplo comparativo A produz umsevero aumento na viscosidade.

Claims (11)

1. Composição condicionadora de tecidos, caracterizada pelofato de compreender um composto amaciante de tecidos catiônico disperso emágua, a água tendo dissolvida na mesma pelo menos um sal de um ânioninorgânico multivalente ou um ânion multivalente orgânico não sequestrante.
2. Composição condicionadora de tecidos, de acordo com areivindicação 1, caracterizada pelo fato de que o sal de ânion multi valente áum sal de metal alcalino ou metal alcalino-terroso.
3. Composição condicionadora de tecidos, de acordo com areivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que o ânion multivalente édivalente.
4. Composição condicionadora de tecidos, de acordo comqualquer uma das reivindicações de 1 a 3, caracterizada pelo fato de que oânion multivalente é um ânion inorgânico.
5. Composição condicionadora de tecidos, de acordo comqualquer uma das reivindicações de 1 a 4, caracterizada pelo fato de que aquantidade total de sal de ânion multivalente está na faixa de 0,1 a 2,0%, empeso, com base no peso total da composição.
6. Composição condicionadora de tecidos, de acordo comqualquer uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizada pelo fato de aindacompreender pelo menos um sal de um ânion univalente.
7. Composição condicionadora de tecidos, de acordo com areivindicação 6, caracterizada pelo fato de que o ânion univalente é um haleto.
8. Composição condicionadora de tecidos, de acordo com areivindicação 6 ou 7, caracterizada pelo fato de que a quantidade total de salde ânion univalente está na faixa de 0,05 -2,0%, em peso, com base no pesototal da composição.
9. Composição condicionadora de tecidos, de acordo comqualquer uma das reivindicações de 1 a 8, caracterizada pelo fato de que ocomposto amaciante de tecidos é um material de amônio quaternário quecompreende um composto tendo dois grupos alquila ou alquenila Ci2-i8,conectados à molécula via pelo menos uma ligação éster.
10. Condicionador de enxágue, caracterizado pelo fato decompreender a composição condicionadora de tecidos como definida emqualquer uma das reivindicações de 1 a 9.
11. Uso de pelo menos um sal de um ânion inorgânicomultivalente ou ânion orgânico multivalente não sequestrante, caracterizadopelo fato de ser para melhorar as características de estabilidade da viscosidadede uma composição condicionadora de enxágue compreendendo um compostoamaciante de tecidos catiônico disperso em água.
BRPI0108204-3A 2000-02-08 2001-01-22 composição condicionadora de tecidos, condicionador de enxágüe, e, uso de pelo menos um sal de um ánion inorgánico multivalente ou ánion orgánico multivalente não seqüestrante. BR0108204B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GBGB0002876.1A GB0002876D0 (en) 2000-02-08 2000-02-08 Fabric conditioning composition
GB0002876.1 2000-02-08
PCT/EP2001/000639 WO2001059052A1 (en) 2000-02-08 2001-01-22 Fabric conditioning compositions

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0108204A BR0108204A (pt) 2003-03-05
BR0108204B1 true BR0108204B1 (pt) 2010-12-28

Family

ID=9885177

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0108204-3A BR0108204B1 (pt) 2000-02-08 2001-01-22 composição condicionadora de tecidos, condicionador de enxágüe, e, uso de pelo menos um sal de um ánion inorgánico multivalente ou ánion orgánico multivalente não seqüestrante.

Country Status (12)

Country Link
US (1) US20030166486A1 (pt)
EP (1) EP1254203B2 (pt)
AR (1) AR027384A1 (pt)
AT (1) ATE296871T1 (pt)
AU (1) AU2001237326A1 (pt)
BR (1) BR0108204B1 (pt)
CA (1) CA2399441C (pt)
DE (1) DE60111186T3 (pt)
ES (1) ES2240421T5 (pt)
GB (1) GB0002876D0 (pt)
HU (1) HUP0204374A3 (pt)
WO (1) WO2001059052A1 (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CA2609058A1 (en) 2005-05-18 2006-11-23 Stepan Company Low solids, high viscosity fabric softener compositions and process for making the same
US20180079993A1 (en) * 2015-02-27 2018-03-22 Rhodia Operations Composition comprising a quaternary ammonium compound, a cationic polysaccharide and a nonionic polymer
EP4019616A1 (en) 2020-12-24 2022-06-29 Kao Corporation, S.A. Quaternary ester ammonium compound compositions

Family Cites Families (13)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3033704A (en) * 1959-05-19 1962-05-08 Armour & Co Rendering fabric anti-static, soft, and microorganisms resistant
DE2905881A1 (de) 1979-02-16 1980-08-28 Dalli Werke Maeurer & Wirtz Konzentriertes waesche-weichspuelmittel
BR8305694A (pt) * 1982-10-21 1984-07-10 Unilever Nv Processo para condicionamento de panos nos estagios de enxaguamento e composicao condicionadora liquida de panos
DE3588115T3 (de) * 1984-05-16 2003-03-27 Stepan Europe, Voreppe Konzentrierte Weichmacherzusammensetzungen auf der Basis von quaternären ammoniumhaltigen kationischen oberflächenaktiven Verbindungen
GB8711059D0 (en) * 1987-05-11 1987-06-17 Unilever Plc Detergent liquid
GB8719083D0 (en) * 1987-08-12 1987-09-16 Albright & Wilson Fabric conditioners
EP0659207B1 (de) * 1992-09-11 1999-03-24 Henkel Kommanditgesellschaft auf Aktien Verwendung von detergensgemischen
CN1083007C (zh) * 1994-07-19 2002-04-17 普罗格特-甘布尔公司 洗衣和清洗组合物用的香料
IL116638A0 (en) * 1995-01-12 1996-05-14 Procter & Gamble Method and compositions for laundering fabrics
US5696070A (en) 1995-02-24 1997-12-09 Kao Corporation Quarternary ammonium salt, method for production thereof, and softener composition using salt
NZ286025A (en) * 1995-03-01 1997-04-24 Colgate Palmolive Co Laundry detergent concentrates; contains nonionic surfactant and water insoluble oil with a hydrophilic polar group, converts to liquid crystal phase dispersion on dilution
US6022844A (en) * 1996-03-05 2000-02-08 The Procter & Gamble Company Cationic detergent compounds
ZA991635B (en) * 1998-03-02 1999-09-02 Procter & Gamble Concentrated, stable, translucent or clear, fabric softening compositions.

Also Published As

Publication number Publication date
DE60111186T3 (de) 2011-06-22
ATE296871T1 (de) 2005-06-15
DE60111186D1 (de) 2005-07-07
WO2001059052A1 (en) 2001-08-16
AU2001237326A1 (en) 2001-08-20
CA2399441C (en) 2011-03-22
AR027384A1 (es) 2003-03-26
ES2240421T5 (es) 2011-04-27
EP1254203A1 (en) 2002-11-06
GB0002876D0 (en) 2000-03-29
EP1254203B1 (en) 2005-06-01
HUP0204374A3 (en) 2005-05-30
DE60111186T2 (de) 2005-11-10
US20030166486A1 (en) 2003-09-04
EP1254203B2 (en) 2010-12-22
CA2399441A1 (en) 2001-08-16
HUP0204374A2 (hu) 2003-04-28
ES2240421T3 (es) 2005-10-16
BR0108204A (pt) 2003-03-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CA2021010C (en) Fabric softening composition
EP0013780A1 (en) Concentrated fabric softening composition
ES2281406T3 (es) Composiciones para el acondicionamiento de tejidos.
JP2009542924A (ja) 濃厚なエステルクアット組成物
EP0086105B1 (en) Fabric softening composition
ES2223872T3 (es) Procedimiento para preparar una composicion acondicionadora de tejidos.
ES2212008T3 (es) Composicion suavizante de tejidos.
KR930004514B1 (ko) 직물 연화제(軟化劑)조성물
EP0086106B1 (en) Fabric softening composition
JP2009542923A (ja) 液体柔軟剤組成物
BRPI0519819B1 (pt) composição aquosa de amaciamento de tecidos
EP0125031B1 (en) Liquid fabric-softening composition
EP1560905B2 (en) Fabric softening composition containing esterquat with specific ester distribution and sequestrant
JPH08505905A (ja) 繊維製品柔軟化組成物
BR0111604B1 (pt) composiÇço aquosa para amaciamento de tecidos, e, processo para a produÇço da mesma.
BR0108204B1 (pt) composição condicionadora de tecidos, condicionador de enxágüe, e, uso de pelo menos um sal de um ánion inorgánico multivalente ou ánion orgánico multivalente não seqüestrante.
JPH05195434A (ja) 織物柔軟化剤
EP1175485B1 (en) Concentrated perfume compositions and manufacture of fabric softening compositions therefrom
EP0086104B1 (en) Method of softening fabrics
CA1192003A (en) Fabric softening composition

Legal Events

Date Code Title Description
B06A Patent application procedure suspended [chapter 6.1 patent gazette]
B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 20 (VINTE) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 22/01/2001, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 18A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)

Free format text: EM VIRTUDE DA EXTINCAO PUBLICADA NA RPI 2498 DE 21-11-2018 E CONSIDERANDO AUSENCIA DE MANIFESTACAO DENTRO DOS PRAZOS LEGAIS, INFORMO QUE CABE SER MANTIDA A EXTINCAO DA PATENTE E SEUS CERTIFICADOS, CONFORME O DISPOSTO NO ARTIGO 12, DA RESOLUCAO 113/2013.