BR0008849B1 - processo para consertos quentes dos canais de tiragem de aquecimento de uma bateria de fornos alimentados por coque e mecanismo para executar este processo. - Google Patents

processo para consertos quentes dos canais de tiragem de aquecimento de uma bateria de fornos alimentados por coque e mecanismo para executar este processo. Download PDF

Info

Publication number
BR0008849B1
BR0008849B1 BRPI0008849-8A BR0008849A BR0008849B1 BR 0008849 B1 BR0008849 B1 BR 0008849B1 BR 0008849 A BR0008849 A BR 0008849A BR 0008849 B1 BR0008849 B1 BR 0008849B1
Authority
BR
Brazil
Prior art keywords
air
heating
channels
draft
masonry
Prior art date
Application number
BRPI0008849-8A
Other languages
English (en)
Other versions
BR0008849A (pt
Inventor
Werner Hippe
Hans-Juergen Fischer
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed filed Critical
Publication of BR0008849A publication Critical patent/BR0008849A/pt
Publication of BR0008849B1 publication Critical patent/BR0008849B1/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C10PETROLEUM, GAS OR COKE INDUSTRIES; TECHNICAL GASES CONTAINING CARBON MONOXIDE; FUELS; LUBRICANTS; PEAT
    • C10BDESTRUCTIVE DISTILLATION OF CARBONACEOUS MATERIALS FOR PRODUCTION OF GAS, COKE, TAR, OR SIMILAR MATERIALS
    • C10B29/00Other details of coke ovens
    • C10B29/06Preventing or repairing leakages of the brickwork

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Materials Engineering (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Coke Industry (AREA)
  • Air Supply (AREA)
  • Furnace Housings, Linings, Walls, And Ceilings (AREA)
  • Road Paving Machines (AREA)
  • Waste-Gas Treatment And Other Accessory Devices For Furnaces (AREA)
  • Secondary Cells (AREA)

Description

Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSOPARA CONSERTOS QUENTES DOS CANAIS DE TIRAGEM DE AQUE-CIMENTO DE UMA BATERIA DE FORNOS ALIMENTADOS POR COQUEE MECANISMO PARA EXECUTAR ESTE PROCESSO".
A presente invenção refere-se a um processo e a um mecanis-mo para reparos quentes dos canais de tiragem de aquecimento de umabateria de fornos de coque segundo o preâmbulo da reivindicação 1 ou dareivindicação 6.
Da EP 0 421 174 B1 é conhecido que já durante a construção daalvenaria dos canais de tiragem de aquecimento é feito um aquecimento pormeio de ar aquecido dos segmentos já acabados dos respectivos canais detiragem de aquecimento até uma temperatura de aproximadamente 250°C.O ar é soprado para dentro dos canais de tiragem de aquecimento por meiode um compressor, atravessando uma serpentina de aquecimento, deixandoos mesmos através de uma chaminé na sua respectiva extremidade superiorde alvenaria. O aquecimento do ar necessário para o processo é feito emtroca de calor indireta com as partes quentes da bateria de fornos de coque.Nisto, a serpentina de aquecimento é instalada ou acima da grade de rege-nerador no regenerador do forno de coque ou no leito do forno.
Este processo requer um dispêndio grande de instalação dematerial de tubos e de tubulações. Além disto, precisa ser instalado umcompressor de ar, para pressionar o ar através dos tubos e dos canais detiragem de aquecimento. O dispêndio de processo para o aquecimento doscanais de tiragem de aquecimento recém-construídos, em comparação dotempo de aquecimento necessário curto.
A presente invenção tem a tarefa de melhorar o processo para oaquecimento dos canais de tiragem de aquecimento no sentido de que coma técnica simplificada podem ser obtidas características de aquecimento sa-tisfatórias.
Esta tarefa é solucionada, no que se refere ao processo, com ascaracterísticas da reivindicação 1 e no que se refere ao mecanismo, com areivindicação 6.Os desenvolvimentos posteriores são indicados nas sub-reivindicações.
Segundo a presente invenção, durante a construção dos murosdos canais de tiragem de aquecimento acontece um aquecimento dos seg-mentos já acabados do respectivo canal de tiragem de aquecimento, porexemplo, até uma temperatura de aproximadamente 250°C por meio de arde combustão comum que é pré-aquecido através do regenerador do fornode coque, sendo que os canais de tiragem existentes na bateria de fornos decoque para ar de combustão e gases de escape são utilizados através doregenerador. Para este fim, em caso de fornos com canais de tiragem deaquecimento geminados é construído no percurso do fluxo um mecanismode inversão de ar que acompanha a construção. Este mecanismo de inver-são consiste, por um lado, em placas de cobertura que restringem a quedade argamassa, sujeira e outros materiais durante a construção dos murosdos canais de tiragem de aquecimento, e por outro lado, de pelo menos umtubo de passagem de ar que contorna a parede de união situada entre pelomenos dois canais de tiragem, que na área das suas extremidades de bocaatravessa as placas de cobertura, ligando deste modo os pelo menos doiscanais de tiragem para a passagem do fluido. Em um tubo de passagem dear - de preferência - é instalada uma corrediça para regular a passagem doarde combustão.
Durante a construção do muro, através do regenerador do fornode coque, o ar pré-aquecido é trazido para os segmentos já murados doscanais de tiragem de aquecimento. Este ar é puxado através da parte docanal de tiragem de aquecimento já murada, e através do mecanismo deinversão do ar, para uma parte de canal da tiragem descendente, e nova-mente em direção do regenerador. No regenerador, o ar é puxado atravésdo canal de gás de fumo até a chaminé, escapando então para a atmosfera.
A alimentação com gás de combustão para os canais de tiragemde aquecimento em reparo fica ininterrupta, de modo que através do percur-so do fluxo dos meios de aquecimento (ar e gás) de um canal de tiragem deaquecimento somente o ar de combustão que passa pelo regenerador ab-sorve uma determinada quantidade de calor, redistribuindo este novamentepara os canais de tiragem de aquecimento recém-construídos a seremaquecidos. O ar de combustão é utilizado como meio de transporte do calor.Deste modo é alcançado um aquecimento simples e econômico de energiados muros recém-construídos.
Com o progresso dos trabalhos de construção dos muros, o me-canismo de inversão de ar é paulatinamente colocado mais alto, de modoque as partes recém-muradas do canal de tiragem de aquecimento sãoaquecidas correspondentemente. Nisto, o mecanismo de inversão de ar éexecutado de tal modo que respectivamente podem ser erguidas 4 a 6 ca-madas de muros.
A regulação da passagem do ar de combustão é feita com oselementos de regulação já existentes no forno de coque. Para uma regula-ção exata da passagem de ar de combustão e com isto, da temperatura nossegmentos já acabados dos canais de tiragem de aquecimento a serem re-parados, ocorre, por exemplo, por meio de uma corrediça no mecanismo deinversão de ar. A temperatura é controlada através de pontos de medição detemperatura que são dispostos especialmente abaixo do mecanismo de in-versão de ar.
Os custos para o aquecimento dos canais de tiragem de aque-cimento diminuem graças a este modo de procedimento simples. Isto é, umreparo segundo este processo torna-se consideravelmente mais barato.
Os passos de processo acima mencionados e os passos de pro-cesso e componentes reivindicados e descritos no exemplo de execução, aserem usados segundo a presente invenção, no que se refere as suas con-dições de processo, seu tamanho, forma, seleção de material e concepçãotécnica não são sujeitos a condições excepcionais especiais, de modo queos critérios de seleção conhecidos em cada área de utilização podem serusados sem restrições.
Outros detalhes, características e vantagens do objeto da presenteinvenção resultam da descrição seguinte do desenho anexo, onde - a título deexemplo - são mostradas formas de execução preferidas. No desenho mostram:Figura 1 - um corte vertical através de vários pares de canais detiragem de aquecimento geminados, onde são dispostos dois mecanismosde inversão de ar, em apresentação esquematizada.
Figura 2 - um corte vertical através de vários pares de canais detiragem de aquecimento onde é disposta uma segunda execução do meca-nismo de inversão de ar com a qual podem ser aquecidos três canais de ti-ragem de aquecimento, na mesma apresentação como na figura 1.
Figura 3A - uma ampliação do recorte através de um mecanismode inversão de ar segundo a figura 1 (corte ao longo da linha Ill A - Ill A se-gundo a figura 3B).
Figura 3B - o mesmo mecanismo de inversão de ar em vista decima (corte ao longo da linha Ill B - Ill 3B segundo a figura 3A).
A figura 1 mostra um corte através de dois pares de canais detiragem de aquecimento 1 e 2 a serem reparados. Nos pares de canais detiragem de aquecimento 1 e 2 são dispostos respectivamente um mecanis-mo de inversão de ar 3, com tubos de passagem de ar 4 e 4'. Os tubos depassagem de ar 4 e 4', na sua extremidade inferior, são unidos à prova degás com placas de cobertura 17, 17' que separam a parte acabada dos pa-res de canais de tiragem de aquecimento 1 e 2 da parte ainda a ser termina-da. Os tubos de passagem de ar 4' possuem respectivamente uma corrediça5, com a qual pode ser regulada a temperatura desejada de aproximada-mente 250°C abaixo do mecanismo de inversão de ar 3. A temperatura abai-xo do mecanismo de inversão de ar é medida com elementos térmicos 6.
O percurso de corrente do ar de combustão é mostrado comsetas. Segundo a seta 7 (figuras 1 e 2) o ar de combustão entra no canal deleito de regenerador 23, atravessa o regenerador 8 e no plano do queimador9 entra no par de canais de tiragem de aquecimento 1 a ser reparado. O arde combustão atravessa então os tubos de passagem de ar 4 e 4' e entra nopar de canais de tiragem de aquecimento 1 a ser reparado através do planodo queimador 10 para um regenerador vizinho 11 e sai lá, seguindo a seta12, através do canal de leito de regenerador 23, pela chaminé.
A velocidade de fluxo do ar de combustão é determinada pelatiragem da chaminé e também pelo ajuste das guarnições de regulação doforno de coque que não são mostradas na figura 1. Uma outra regulação dapassagem da corrente do ar de combustão é feita com a corrediça 5 do me-canismo de inversão de ar 3.
A figura 2 mostra um corte vertical através de três canais de tira-gem de aquecimento 14, 15e 16a serem novamente murados. Neste caso,o mecanismo de inversão de ar 3 consiste em mais partes. Em uma parteintermediária 13 são encaixados os tubos de passagem de ar 4, 4', e 4".
Neste caso, os tubos de passagem de ar 4" e 4' possuem respectivamenteuma corrediça 5. As referências restantes têm o mesmo significado da figura1. O ar de combustão passa para cima pelo canal de tiragem de aqueci-mento central 14 através do mecanismo de inversão de ar 3, vai distribuindo-se nos canais de tiragem de aquecimento descendentes 15 e 16, passandonovamente pelo regenerador 8 para as respectivas válvulas de gás de esca-pe no forno de coque. Depois da inversão do regenerador, o ar de combus-tão nos canais de tiragem de aquecimento 15 e 16 corre para cima, segundoas setas entre parênteses, é aspirado sobre o canal de tiragem de aqueci-mento 14 e corre através do regenerador 8 para a respectiva válvula de gásde fumo do forno de coque.
Das figuras 3A/B torna-se visível a disposição exata do meca-nismo de inversão de ar 3 nos canais de tiragem de aquecimento a seremreparados que consistem nas paredes de união 19 e nas paredes corrediças24. O mecanismo de inversão de ar consiste nos tubos de passagem de ar 4e 4' que são ligados à prova de gás com as placas de cobertura 17, 17', ostubos de passagem de ar 4 e 4' são encaixados um no outro com suas ex-tremidades horizontais, e com a ajuda de pelo menos um travamento 18 queé disposto na placa de cobertura 17, 17' são retidos respectivamente nasfendas do muro do canal de tiragem de aquecimento. Deste modo, durante otrabalho de construção em alvenaria posterior é possível uma inversão rápi-da do sentido do mecanismo de inversão de ar 3. Os tubos de passagem dear 4 e 4' são executados de tal modo que respectivamente quatro a seis cama-das das paredes de união 19 e das paredes corrediças 24 podem ser colocadas.Para a proteção dos pedreiros contra o calor e para o melhorisolamento do mecanismo de inversão de ar 3, este é enrolado, por exemplo,com lã de isolamento 20. As placas de cobertura 17 também deveriam serrevestidas com lã de isolamento 21 no seu lado inferior. Isto melhora tam-bém a vedação com as paredes de união 19 e as paredes corrediças 24. Apassagem pelo mecanismo de inversão de ar 3 é indicada pelas setas 22, adireção muda de acordo com a inversão do aquecimento da bateria de fornode coque e o período de inversão de aproximadamente 20 minutos.Lista de Referências
1 Par de canais de tiragem de aquecimento 2 Par de canais de tiragem de aquecimento 3 Mecanismo de inversão de ar 4 Tubo de passagem de ar 4' Tubo de passagem de ar 4" Tubo de passagem de ar 5 Corrediça 6 Elemento térmico 7 Seta 8 Regenerador 9 Plano do queimador 10 Plano do queimador 11 Regenerador vizinho 12 Seta 13 Parte intermediária 14 Canal de tiragem de aquecimento 15 Canal de tiragem de aquecimento 16 Canal de tiragem de aquecimento 17 Placa de cobertura 18 Travamento 19 Parede de união 20 Isolamento 21 Isolamento 22 Seta 23 Canal de leito de regenerador 24 Parede corrediça

Claims (9)

1. Processo para o reparo quente dos canais de tiragem deaquecimento, operados em pares ou em grupos, de uma bateria de fornosde coque, no qual já durante o levantamento do muro dos canais de tiragemde aquecimento ocorre um aquecimento dos segmentos já acabados do res-pectivo canal de tiragem de aquecimento por meio de gás aquecido, caracte-rizado pelo fato de que como gás aquecido é utilizado o ar normalmente pre-visto na operação de coqueificação para a combustão em canais de tiragemde aquecimento, e de que este ar é conduzido através dos caminhos de flu-xo previstos na bateria de fornos de coque para o ar de combustão e o gásde escape, inclusive através do regenerador, sendo aquecido, e em seguida,é conduzido através dos canais de tiragem de aquecimento a serem repara-dos, sendo que a parte já construída em alvenaria do canal de tiragem deaquecimento é separada da parte ainda a ser construída em alvenaria docanal de tiragem de aquecimento por meio de um mecanismo de inversão de ar.
2. Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelofato de que a posição do mecanismo de inversão de ar é paulatinamentedeslocada para cima com o progresso dos trabalhos de alvenaria.
3. Processo de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracteriza-do pelo fato de que a regulação da passagem do ar de combustão ocorre nomecanismo de inversão de ar.
4. Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelofato de que a regulação da passagem do ar de combustão é feito por umacorrediça.
5. Processo de acordo com uma das reivindicações 1 até 4, ca-racterizado pelo fato de que o controle da temperatura na área do mecanis-mo de inversão de ar ocorre por pelo menos um ponto de medição de tem-peratura.
6. Mecanismo para a execução do processo como definido nasreivindicações 1 até 5, consistindo em um mecanismo de inversão de ar (3)com tubos de passagem de ar (4, 4', 4") que são respectivamente unidoscom uma placa de cobertura (17) que separa as partes já construídas emalvenaria de pelo menos dois canais de tiragem de aquecimento, operadosaos pares ou em grupos, das partes ainda a serem construídas em alvenaria.
7. Mecanismo de acordo com a reivindicação 6, caracterizadopelo fato de que o mecanismo de inversão de ar (3) possui uma corrediça (5)para a regulação da quantidade de ar.
8. Mecanismo de acordo com a reivindicação 6 ou 7, caracteri-zado por pelo menos um ponto de medição de temperatura para o controleda temperatura na área do mecanismo de inversão de ar.
9. Mecanismo de acordo com uma das reivindicações 6 até 8,caracterizado pelo fato de que o mecanismo de inversão de ar (3) possuiuma parte intermediária (13) que é ligada com os tubos de passagem de ar(4, 4', 4").
BRPI0008849-8A 1999-03-09 2000-03-08 processo para consertos quentes dos canais de tiragem de aquecimento de uma bateria de fornos alimentados por coque e mecanismo para executar este processo. BR0008849B1 (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE19910300.3 1999-03-09
DE19910300A DE19910300C1 (de) 1999-03-09 1999-03-09 Verfahren zur Heißreparatur der Heizzüge einer Koksofenbatterie und Vorrichtung zum Durchführen dieses Verfahrens
PCT/EP2000/001998 WO2000053694A1 (de) 1999-03-09 2000-03-08 Verfahren zur heissreparatur der heizzüge einer koksofenbatterie und vorrichtung zum durchführen dieses verfahrens

Publications (2)

Publication Number Publication Date
BR0008849A BR0008849A (pt) 2001-12-26
BR0008849B1 true BR0008849B1 (pt) 2010-11-30

Family

ID=7900224

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
BRPI0008849-8A BR0008849B1 (pt) 1999-03-09 2000-03-08 processo para consertos quentes dos canais de tiragem de aquecimento de uma bateria de fornos alimentados por coque e mecanismo para executar este processo.

Country Status (15)

Country Link
US (1) US7037409B1 (pt)
EP (1) EP1165722B1 (pt)
JP (1) JP3939926B2 (pt)
CN (1) CN1120213C (pt)
AR (1) AR022846A1 (pt)
AT (1) ATE266077T1 (pt)
AU (1) AU3165400A (pt)
BR (1) BR0008849B1 (pt)
CA (1) CA2362455C (pt)
DE (2) DE19910300C1 (pt)
ES (1) ES2219317T3 (pt)
MX (1) MXPA01008984A (pt)
PT (1) PT1165722E (pt)
TW (1) TW491887B (pt)
WO (1) WO2000053694A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
CN1898359B (zh) * 2005-02-28 2011-08-10 关西热化学株式会社 焦炭炉的修补装置
BRPI1009144A2 (pt) * 2009-03-11 2016-03-08 Nippon Steel Corp sistema e método de gerenciamento de inspeção e reparo de carcaça de forno de coque
GB0913644D0 (en) 2009-08-05 2009-09-16 Palox Offshore S A L Compositions for preparing emulsions
CN101659871B (zh) * 2009-09-18 2013-01-02 山西兴高能源股份有限公司 一种清洁型热回收焦炉总集气管的维修方法
WO2012128654A1 (ru) * 2011-03-24 2012-09-27 Закрытое Акционерное Общество "Огнеупоркокссервис" (Зао "Okoc") Способ разогрева огнеупорной кладки коксовой батареи
RU2509795C1 (ru) * 2012-07-24 2014-03-20 Закрытое акционерное общество "ОГНЕУПОРКОКССЕРВИС" (ЗАО "ОКОС") Способ разогрева огнеупорной кладки коксовой батареи
CN104357067B (zh) * 2014-10-14 2016-09-07 辽宁中弘信冶金技术有限公司 焦炉维修方法
CN109135773B (zh) * 2018-08-24 2021-08-13 中国一冶集团有限公司 焦炉局部热修模块化绝热罩
CN110408412A (zh) * 2019-08-23 2019-11-05 华泰永创(北京)科技股份有限公司 一种空气预热式热回收焦炉

Family Cites Families (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE2551197A1 (de) 1975-11-14 1977-05-18 Krupp Koppers Gmbh Verfahren und einrichtung zum aufheizen von erneuerten oder reparierten heizwaenden einer koksofenbatterie
US4268360A (en) 1980-03-03 1981-05-19 Koritsu Machine Industrial Limited Temporary heat-proof apparatus for use in repairing coke ovens
DE3933364A1 (de) * 1989-10-06 1991-04-18 Krupp Koppers Gmbh Verfahren und vorrichtung zur heissreparatur der heizzuege einer koksofenbatterie

Also Published As

Publication number Publication date
ES2219317T3 (es) 2004-12-01
DE19910300C1 (de) 2000-09-07
AU3165400A (en) 2000-09-28
BR0008849A (pt) 2001-12-26
CA2362455C (en) 2008-07-29
TW491887B (en) 2002-06-21
JP2002538285A (ja) 2002-11-12
ATE266077T1 (de) 2004-05-15
CN1120213C (zh) 2003-09-03
DE50006336D1 (de) 2004-06-09
CA2362455A1 (en) 2000-09-14
AR022846A1 (es) 2002-09-04
EP1165722A1 (de) 2002-01-02
WO2000053694A9 (de) 2002-09-12
JP3939926B2 (ja) 2007-07-04
MXPA01008984A (es) 2002-10-23
US7037409B1 (en) 2006-05-02
CN1343242A (zh) 2002-04-03
WO2000053694A1 (de) 2000-09-14
EP1165722B1 (de) 2004-05-06
PT1165722E (pt) 2004-09-30

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US20120312513A1 (en) Hot fluid production device including a condensing heat exchanger
BR0008849B1 (pt) processo para consertos quentes dos canais de tiragem de aquecimento de uma bateria de fornos alimentados por coque e mecanismo para executar este processo.
ITPD20010259A1 (it) Struttura di scambiatore di calore per forni a circolazione forzata di aria, particolarmente per la cottura di vivande.
JP5308230B2 (ja) 多管式熱交換器
CZ283100B6 (cs) Výměník tepla
US4177861A (en) Recuperator structure
US2750159A (en) Metallic recuperator
US5191930A (en) Heat regenerator
CA1138277A (en) Multi-zone boiler for firing with solid and liquid fuel
KR20180007984A (ko) 열교환기의 연소열 손실 방지 구조
JPS6025704B2 (ja) 空気加熱装置
EP0027669B1 (en) Heat-recovery device for open hearth
JP4544512B2 (ja) 給湯機
US1737189A (en) Heat exchanger
JPS62206316A (ja) 煙道ガスの温度を調節する装置
SU992918A1 (ru) Конвективный воздухоподогреватель
JPS6118039Y2 (pt)
GB997846A (en) Improvements in or relating to refractory heat exchangers
JPS60240994A (ja) 伝熱式熱交換器
JP4716011B2 (ja) 温水機器
US20230272942A1 (en) Heat exchanger and water heater equipped with the same
US1746982A (en) Air heater
GB2056040A (en) Furnace regenerator system
DK152078B (da) Ovn til fremstilling af varm luft
JPS5837949Y2 (ja) 竪型熱処理炉

Legal Events

Date Code Title Description
B25A Requested transfer of rights approved

Owner name: UHDE GMBH (DE)

Free format text: TRANSFERIDO DE: THYSSEN KRUPP ENCOKE GMBH

B09A Decision: intention to grant [chapter 9.1 patent gazette]
B16A Patent or certificate of addition of invention granted [chapter 16.1 patent gazette]

Free format text: PRAZO DE VALIDADE: 10 (DEZ) ANOS CONTADOS A PARTIR DE 30/11/2010, OBSERVADAS AS CONDICOES LEGAIS.

B21F Lapse acc. art. 78, item iv - on non-payment of the annual fees in time

Free format text: REFERENTE A 17A ANUIDADE.

B24J Lapse because of non-payment of annual fees (definitively: art 78 iv lpi, resolution 113/2013 art. 12)