WO2012037632A1 - Configuração construtiva aplicada em estojo para guardar revólver - Google Patents

Configuração construtiva aplicada em estojo para guardar revólver Download PDF

Info

Publication number
WO2012037632A1
WO2012037632A1 PCT/BR2011/000357 BR2011000357W WO2012037632A1 WO 2012037632 A1 WO2012037632 A1 WO 2012037632A1 BR 2011000357 W BR2011000357 W BR 2011000357W WO 2012037632 A1 WO2012037632 A1 WO 2012037632A1
Authority
WO
WIPO (PCT)
Prior art keywords
case
latch
key
lock
revolvers
Prior art date
Application number
PCT/BR2011/000357
Other languages
English (en)
French (fr)
Inventor
Vladimir Alfredo De Souza
Original Assignee
Orcali Serviços De Segurança Ltda
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Orcali Serviços De Segurança Ltda filed Critical Orcali Serviços De Segurança Ltda
Publication of WO2012037632A1 publication Critical patent/WO2012037632A1/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F41WEAPONS
    • F41CSMALLARMS, e.g. PISTOLS, RIFLES; ACCESSORIES THEREFOR
    • F41C33/00Means for wearing or carrying smallarms
    • F41C33/06Containers for carrying smallarms, e.g. safety boxes, gun cases

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Closures For Containers (AREA)
  • Lock And Its Accessories (AREA)

Abstract

Configuração construtiva aplicada em estojo para guardar revólver, descreve o presente relatório de pedido de patente uma configuração aplicada no estojo, que consiste numa caixa metálica, que pode ser fixada ou embutida na parede, com uma tampa (11) para acessar o seu interior. Internamente possui disposição construtiva para alojar dois revolveres e um trinco (13) central, que gira, prendendo ou desprendendo os revolveres, guardado internamente ao dito estojo. A chave (121) que abre o estojo é diferente da chave (132) que destrava o trinco (13) para liberação de cada um dos revolveres.

Description

CONFIGURAÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM ESTOJO PARA GUARDAR REVÓLVER
O presente relatório de pedido de patente descreve uma configuração construtiva aplicada em estojo, tipo cofre, para guardar revólver.
No estado da técnica já existe inúmeros equipamentos com finalidade de guardar armas de fogo. Os documentos de patentes US6405861, US5236086, US7143913, US4309065, US5111755, US5168994, US4936038, descrevem configuração construtiva de estojos, para guardar revolveres e pistolas. Cada qual com suas peculiaridades construtivas e funcionais.
O estojo em questão, objeto do presente pedido de patente foi desenvolvido para atender uma necessidade de empresas privadas que utilizam serviços de profissionais de segurança. Estes profissionais portam armas do tipo revólver, porém só podem usar a arma no local de trabalho e durante horário de expediente; não é permitido que estes profissionais de segurança circulem armados no seio da sociedade. Desta forma o profissional deixa o revolver na empresa onde trabalha, no interior de um cofre, por exemplo, ou em algum armário menos seguro; outra situação refere-se ao caso em que o profissional, por motivos alheios, não guarda a arma junto à empresa e a leva consigo para casa. Em ambas as situações existem grandes riscos de ocorrerem problemas graves em relação à utilização da arma. Normalmente a empresa não se responsabiliza pela arma que o profissional deixar no cofre ou em armários; Há o risco de outro funcionário da empresa ter acesso ao cofre e também terá acesso à arma; da mesma forma se estiver guardada em armários, há o risco da arma ficar vulnerável ao manuseio indevido por outras pessoas. Normalmente há uma grande resistência por parte da empresa em se deixar a arma na empresa, uma vez que esta não se responsabiliza pela arma e muito menos por sua guarda, pois a arma é ferramenta de trabalho do profissional de segurança. Na maioria das vezes os profissionais armados pertencem a empresas terceirizadas dificultando a ingerência da administração da empresa que está sendo protegida. Na outra situação em que o profissional de segurança leva o revolver para casa, há problemas relacionados com a segurança do profissional que pode ser abordado por pessoas mal intencionadas a fim de roubarem a sua arma; ainda há a possibilidade de a arma ficar em locais poucos seguros na casa do profissional, acessível por outras pessoas, ou filhos, ou crianças. Ainda há outro problema relacionado ao uso indevido da arma pelo próprio profissional, que por motivo de garantir maior rendimento financeiro, ou questões diversas, opta por realizar algum tipo de trabalho noturno de segurança em boates ou bares, ou outro tipo de serviço, fazendo uso particular e indevido do revolver.
Com o intuito de solucionar tais problemas, este relatório descreve um estojo, tipo cofre, para guardar a arma. O estojo fica localizado na empresa onde o profissional trabalha. O profissional sai da empresa, para sua casa, já desarmado e mais tranquilo com relação a sua ferramenta de trabalho. A liberação da arma que está guardada no interior do estojo depende de duas chaves. Uma das chaves, a do estojo, fica sob responsabilidade da empresa. Todavia o dito estojo possui internamente um dispositivo de travamento que prende a arma no interior do estojo. O dispositivo de travamento libera a arma com auxílio de outra chave que fica em poder do profissional de segurança. O estojo, mesmo aberto, não permite o acesso ao manuseio da arma. Desta forma a chave para abrir o estojo fica sob responsabilidade da empresa e a chave para liberar a trava que prende a arma fica sob responsabilidade do profissional de segurança. Assim o profissional de segurança não tem acesso à arma sem autorização do funcionário representante da empresa, responsável pela abertura do estojo. Por outro lado, o funcionário representante da empresa pode até abrir o estojo, mas não terá acesso ao manuseio da arma, por não ter a chave para liberar a trava que prende a arma guardada dentro do estojo.
A configuração aplicada no estojo, objeto do presente pedido de patente, consiste numa caixa metálica com tampa para acessar o seu interior. Internamente possui disposição construtiva para alojar dois revolveres e um trinco central que prende os revolveres guardado internamente ao dito estojo. A chave que abre o estojo é diferente da chave que destrava cada um dos revolveres. Esta disposição construtiva garante inúmeras vantagens, tais como evitar que o profissional leve a arma para casa; evitar que a arma seja acessada dentro da empresa por pessoas que não tem autorização para usá-las; proporciona proteção ao revólver em relação ao seu acesso; permite a guarda da arma somente com seu tambor aberto, que além de propiciar uma maior segurança, também servirá para que o profissional verifique sempre o perfeito funcionamento do mecanismo da arma. O estojo possui ainda um local para armazenamento das munições.
A descrição que se segue e as figuras associadas, dados a título de exemplo e ilustração, farão compreender melhor o objeto do presente pedido de patente.
A figura 1 é uma vista isométrica o estojo(1) fechado, objeto do presente pedido de patente e mostra a tampa(11) e a fechadura(12).
A figura 2 é uma vista superior do estojo(1) fechado, mostrando em linhas tracejadas sua configuração construtiva interna; mostra a tampa(11), a fechadura(12), o trinco(13) e os suportes superior(14) e inferior(15), metálicos. Mostra ainda a fechadura(131) do trinco(13).
A figura 3 é uma vista superior, o estojo(1) aberto com o trinco(13) que prende os revólveres, na posição fechado. Mostra a chave(132) encaixada na fechadura(131 ) do trinco(13).
A figura 4 mostra, em vista superior, o estojo(1) aberto com o trinco(13) que prende os revólveres, na posição aberto. Mostra a chave(132) encaixada na fechadura(131) do trinco(13).
A figura 5 mostra uma vista isométrica do estojo aberto.
Com base nas figuras supracitadas, o estojo(1) para guardar revolver apresenta configuração construtiva distinta e que confere diferenças em relação à disposição da arma e a forma de se ter acesso a arma nele guardada. O estojo(1) comporta armas de pequeno porte, do tipo revólver. Embora o estojo(1) representado nas figuras comporte até dois revólveres, a idéia inventiva se aplica para uma pluralidade de revolveres. O estojo(1) é compreendido por uma caixa na forma geométrica de um paralelepípedo com cantos arredondados, com uma tampa(11) disposta numa de suas faces de maior área. A tampa(11) é articulável ao estojo(1) por meio de dobradiças(111) e é através da abertura da tampa(11) que se tem acesso ao interior do estojo(1). Preferencialmente é na superfície interna da tampa(11) que é disposto um porta bolas, para guardar as munições do revólver que será guardado. A tampa(11) possui fechadura(12), preferencialmente de chave(121) tetra. Internamente o estojo(1) possui um trinco(13) disposto no centro do dito estojo(1), rotulado na parede interna oposta à tampa(11). Possui um suporte superior(14) e um suporte inferior(15) metálicos. Cada um dos suportes(14 e 15) é constituído por duas pequenas paredes metálicas(141 e 142; 151 e 152) fixadas na parede oposta à tampa(11) e dispostas paralelas entre si, de modo a formar um corredor longitudinal(143 e 153) em relação ao comprimento do estojo(1). O suporte inferior(15) fixa uma das armas, enquanto que o suporte superior(14) fixa uma segunda arma na posição simétrica. Os suportes(14 e 15) servem para sustentar as armas junto à parede. Cada um dos revolveres é encaixado em cada um dos suportes(14 e 15) com o tambor aberto, de modo que a vareta do extrator de cada um dos revólveres se encaixem no corredor longitudinal(143 ou 153), de cada um dos suportes(14 ou 15). Os revolveres ficam dispostos longitudinalmente com os canos posicionados paralelos entre si. O trinco(13) possui forma de uma barra, que gira tipo tramela, com uma fechadura(131) disposta no seu centro. A fechadura(131) do trinco(13), possui uma chave(132) própria, diferente da chave(121) da fechadura(12) que abre a tampa(11). O trinco(13) está aberto, quando a barra está alinhada longitudinalmente com o cano do revolver; está travado quando a barra está posicionada transversal em relação ao cano do revolver. A fechadura(131) do trinco(13) é modificada de modo que ao inserir sua chave(132) libera o trinco(13) e ao retirar a chave(132) trava o trinco(13); e a chave(132) só entra e sai da fechadura(131) com o trinco(13) na condição fechado. O trinco(13) possui um pino(133) em cada uma de suas extremidades cuja função é de dar apoio para girar o trinco(13). A abertura do trinco(13) dá acesso à liberação das armas guardadas presas nos suportes(14 e 15).
O estojo(1) possui a tampa(11) com a fechadura(12) que é aberta com sua respectiva chave(121), dando acesso ao interior do dito estojo(1). Entretanto o simples fato de abrir o estojo(1) e ter acesso ao interior do dito estojo(1) não permite o acesso e manuseio das armas nele guardadas. As armas estão trancadas pelo trinco(13) que possui fechadura(131) distinta e que é aberta com a chave(132) correspondente. Com esta configuração, a pessoa que tem a chave(121) da fechadura(12) do estojo(1) pode abrir o estojo(1) mas não terá acesso ao manuseio das armas; para acessar as armas necessita da chave(132) da fechadura(131) do trinco(13). Da mesma forma, a pessoa que tem a chave(132) da fechadura(131) do trinco(13) que tem acesso ao manuseio da arma, pode não ter acesso ao interior do estojo(1) se este não tiver a chave(121) da fechadura(12) que abre a tampa(11) do estojo(1).
O estojo(1), preferencialmente, possui quatro furos(16) localizados na parte de trás, lado oposto à tampa(11), para que o dito estojo(1) seja fixado por meio de parafusos nos locais onde será utilizado. Utiliza-se parafuso de cabeça lisa e a porca posicionada no interior da caixa. O acesso a esses parafusos só se dará caso o estojo(1) estiver aberto e vazio, impedindo assim que o estojo(1) seja retirado do local com as armas guardadas em seu interior.
Esta configuração construtiva do estojo(1) para guardar revólver, é muito útil para instituições que possuem profissionais da segurança que trabalham armados durante o expediente, e que deixam a arma no ambiente de trabalho. Neste caso, a chave(121) da fechadura(12) do estojo(1), poderia ficar na responsabilidade de algum profissional da instituição ou empresa, que teria acesso ao interior do estojo(1) mas não teria acesso ao manuseio da arma; e a chave(132) da fechadura(131) do trinco(13) poderia ficar na responsabilidade do profissional da segurança, que teria acesso ao manuseio da arma, por meio da abertura do trinco(13), mas só poderá acessar a arma após a abertura da tampa(11) do estojo(1), cuja chave(121) está sobre responsabilidade da empresa protegida. Esta configuração é importante para empresas que necessitam deste tipo de serviços, uma vez que um de seus profissionais responsáveis que controlarão o acesso à arma, não poderá manuseá-la, pois esta estará presa pelo trinco(13). Por outro lado, o profissional de segurança só terá acesso a arma após a liberação da tampa(11); a liberação é feita por um profissional responsável dentro da empresa.
Para guardar cada um dos revólveres no interior do estojo(1), este deve ter seu tambor aberto e descarregado. O revolver é então engatado no interior do estojo(1) por meio da fixação da vareta do extrator entre paredes(141 e 142; 151 e 152) de cada um dos suportes(14 e 15) metálicos. Após a fixação do revólver num dos suportes(14 e 15) gira-se o trinco(13) na posição travado e retira-se a chave(132) da fechadura(131) do trinco(13). A fechadura(131) utilizada possui recurso técnico para que a chave(132) do trinco(13) só saia da sua fechadura(131), com o trinco(13) na posição fechado. Após fechar o trinco(13), a chave(132) é retirada e então a tampa(11) pode ser fechada e travada com sua respectiva chave(121). Para ter acesso ao revólver, deve-se abrir a fechadura(12) da tampa(11) com sua respectiva chave(121) e em seguida abrir o trinco(13) inserindo na fechadura(131) a sua respectiva chave(132), destravando o trinco(13) e permitindo a retirada do revólver do estojo.

Claims

REIVINDICAÇÕES
1. "CONFIGURAÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM ESTOJO PARA GUARDAR REVÓLVER", compreendido por um estojo(1) com tampa(11) disposta num de seus lados de maior área, que possui uma fechadura(12) que é aberta com uma chave(121), caracterizado pelo fato do estojo(1) possuir internamente um trinco(13) de formato retangular, com um pino(133) engastado em cada uma de suas extremidades e o dito trinco(13) estar posicionado no centro da parede oposta à tampa(11) e o trinco(13) possuir fechadura(131) modificada disposta no centro do dito trinco(13) e que é aberta com uma chave(132) e o dito trinco(13) realizar um giro de 90° ou -90°, em relação a sua posição inicial, fechada, na horizontal; e pelo estojo(1) possuir um suporte superior(14) metálico na região superior e um suporte inferior(15) na região inferior da mesma parede no interior do dito estojo(1) para posicionamento dos revólveres a serem guardados.
2. "CONFIGURAÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM ESTOJO PARA GUARDAR REVÓLVER", de acordo com reivindicação 1 , caracterizado pela modificação do trinco(13) ser configurada de modo que ao inserir sua chave(132) destrava o trinco(13) e ao retirar a chave(132) trava o trinco(13); e pela chave(132) só entrar e sair da fechadura(131) com o trinco(13) na sua condição fechada, na horizontal;
3. "CONFIGURAÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM ESTOJO PARA GUARDAR REVÓLVER", de acordo com reivindicação 1 , caracterizado pelos suporte superior(14) e suporte inferior(15) serem constituídos por duas pequenas paredes metálicas(141 e 142; 151 e 152), fixadas na parede oposta à tampa(11) e dispostas de modo a formar um corredor(143 e 153) longitudinal em relação ao comprimento do estojo(1); e pelo ditos suportes(14 e 15) receberem cada um dos revolveres com o seu tambor aberto sendo os ditos revolveres fixados ao suporte encaixando a vareta do extrator de cada revolver, em cada um dos corredores(1 3 ou 153) longitudinais formados pelas paredes(141 e 142; 151 e 152) de cada um dos suportes(14 e 15).
4. "CONFIGURAÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM ESTOJO PARA GUARDAR REVÓLVER", de acordo com reivindicação 1 , caracterizado pelo estojo(1), possuir quatro furos(16) localizados na parte de trás, lado oposto à tampa(11), e o dito estojo(1) ser fixado por meio de parafusos de cabeça lisa e a porca posicionada no interior da caixa.
PCT/BR2011/000357 2010-09-23 2011-09-19 Configuração construtiva aplicada em estojo para guardar revólver WO2012037632A1 (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
BRPI1003339 BRPI1003339A2 (pt) 2010-09-23 2010-09-23 configuração construtiva aplicada em estojo para guardar revólver
BRPI1003339-4 2010-09-23

Publications (1)

Publication Number Publication Date
WO2012037632A1 true WO2012037632A1 (pt) 2012-03-29

Family

ID=45873327

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PCT/BR2011/000357 WO2012037632A1 (pt) 2010-09-23 2011-09-19 Configuração construtiva aplicada em estojo para guardar revólver

Country Status (2)

Country Link
BR (1) BRPI1003339A2 (pt)
WO (1) WO2012037632A1 (pt)

Citations (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5048682A (en) * 1990-05-24 1991-09-17 Taylor Gene D Security cases for hand guns
US5172575A (en) * 1991-09-11 1992-12-22 Fisher Thomas I Gun box latching mechanism
US5375440A (en) * 1993-08-19 1994-12-27 Patterson; Scott D. Lockable storage case for a handgun
US6082601A (en) * 1998-07-24 2000-07-04 Standish; Thomas H. Gun storage device
FR2932967A1 (fr) * 2008-06-26 2010-01-01 Mdl Dispositif de stockage d'arme(s) a feu

Patent Citations (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5048682A (en) * 1990-05-24 1991-09-17 Taylor Gene D Security cases for hand guns
US5172575A (en) * 1991-09-11 1992-12-22 Fisher Thomas I Gun box latching mechanism
US5375440A (en) * 1993-08-19 1994-12-27 Patterson; Scott D. Lockable storage case for a handgun
US6082601A (en) * 1998-07-24 2000-07-04 Standish; Thomas H. Gun storage device
FR2932967A1 (fr) * 2008-06-26 2010-01-01 Mdl Dispositif de stockage d'arme(s) a feu

Also Published As

Publication number Publication date
BRPI1003339A2 (pt) 2013-01-01

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6843081B1 (en) Secure firearm holder
US8826704B1 (en) Rapid-access weapon safe
US6427497B1 (en) Wall-mounted locking system for firearms
US20150366343A1 (en) Firearm Safe
US4539828A (en) Security lock box with removable key plug
US20180238650A1 (en) System and method for locking and securing a firearm
US20200054129A1 (en) Handgun security display rack
WO2012034196A1 (pt) Metodologia para utilização de cofre de concreto híbrido e fixação através de ancoragem de equipamentos bancários
US10750860B1 (en) Toy gun safe
US2593402A (en) Gunrack
WO2012037632A1 (pt) Configuração construtiva aplicada em estojo para guardar revólver
US3508423A (en) Locker handle access control lock
US1060018A (en) Safe-deposit box.
NO169559B (no) Systemer med micellestruktur, samt fremgangsmaate for forsterket oljeutvinning
US20210244191A1 (en) Combination Outdoor Furniture and Locking Package Storage and Ice Chest
DE102005052114A1 (de) Schlüsselbox
ES2214889T3 (es) Sistema de caja fuerte.
FI63816C (fi) Foervaringsfack foer uppbevaring av personliga vaerdesaker
DE202006006702U1 (de) Schließfach mit innenliegender Energieversorgung zur Aufbewahrung elektronischer Kleingeräte
BR202019019647U2 (pt) Disposição construtiva introduzida em cofre de tesouraria com portas múltiplas sem concreto, com reforço interno e entintamento individualizado
CN210696692U (zh) 一种多层分隔枪弹放置柜
GB2407619A (en) Portable safe
CN215304001U (zh) 具有安全存储功能的数据挖掘分析资料保管数据柜
US20220341206A1 (en) Bookshelf Saferoom
US3844147A (en) Combination lock

Legal Events

Date Code Title Description
121 Ep: the epo has been informed by wipo that ep was designated in this application

Ref document number: 11826235

Country of ref document: EP

Kind code of ref document: A1

NENP Non-entry into the national phase

Ref country code: DE

32PN Ep: public notification in the ep bulletin as address of the adressee cannot be established

Free format text: NOTING OF LOSS OF RIGHTS PURSUANT TO RULE 112(1) EPC (EPO FORM 1205N DATED 31/05/2013)

122 Ep: pct application non-entry in european phase

Ref document number: 11826235

Country of ref document: EP

Kind code of ref document: A1