PT99957B - Maquina para cortar e malhetar - Google Patents

Maquina para cortar e malhetar Download PDF

Info

Publication number
PT99957B
PT99957B PT9995791A PT9995791A PT99957B PT 99957 B PT99957 B PT 99957B PT 9995791 A PT9995791 A PT 9995791A PT 9995791 A PT9995791 A PT 9995791A PT 99957 B PT99957 B PT 99957B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cutting
groove
motor
cutting disc
disc
Prior art date
Application number
PT9995791A
Other languages
English (en)
Other versions
PT99957A (pt
Inventor
Jose Miguel Elejaga
Original Assignee
Alba Maquinaria Const
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Alba Maquinaria Const filed Critical Alba Maquinaria Const
Publication of PT99957A publication Critical patent/PT99957A/pt
Publication of PT99957B publication Critical patent/PT99957B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B27WORKING OR PRESERVING WOOD OR SIMILAR MATERIAL; NAILING OR STAPLING MACHINES IN GENERAL
    • B27BSAWS FOR WOOD OR SIMILAR MATERIAL; COMPONENTS OR ACCESSORIES THEREFOR
    • B27B5/00Sawing machines working with circular or cylindrical saw blades; Components or equipment therefor
    • B27B5/29Details; Component parts; Accessories
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B23MACHINE TOOLS; METAL-WORKING NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23DPLANING; SLOTTING; SHEARING; BROACHING; SAWING; FILING; SCRAPING; LIKE OPERATIONS FOR WORKING METAL BY REMOVING MATERIAL, NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • B23D59/00Accessories specially designed for sawing machines or sawing devices
    • B23D59/02Devices for lubricating or cooling circular saw blades
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B27WORKING OR PRESERVING WOOD OR SIMILAR MATERIAL; NAILING OR STAPLING MACHINES IN GENERAL
    • B27BSAWS FOR WOOD OR SIMILAR MATERIAL; COMPONENTS OR ACCESSORIES THEREFOR
    • B27B5/00Sawing machines working with circular or cylindrical saw blades; Components or equipment therefor
    • B27B5/16Saw benches
    • B27B5/22Saw benches with non-feedable circular saw blade
    • B27B5/24Saw benches with non-feedable circular saw blade the saw blade being adjustable according to depth or angle of cut
    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B28WORKING CEMENT, CLAY, OR STONE
    • B28DWORKING STONE OR STONE-LIKE MATERIALS
    • B28D1/00Working stone or stone-like materials, e.g. brick, concrete or glass, not provided for elsewhere; Machines, devices, tools therefor
    • B28D1/02Working stone or stone-like materials, e.g. brick, concrete or glass, not provided for elsewhere; Machines, devices, tools therefor by sawing
    • B28D1/04Working stone or stone-like materials, e.g. brick, concrete or glass, not provided for elsewhere; Machines, devices, tools therefor by sawing with circular or cylindrical saw-blades or saw-discs
    • B28D1/047Working stone or stone-like materials, e.g. brick, concrete or glass, not provided for elsewhere; Machines, devices, tools therefor by sawing with circular or cylindrical saw-blades or saw-discs with the work mounted on a carriage

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • Wood Science & Technology (AREA)
  • Forests & Forestry (AREA)
  • Mining & Mineral Resources (AREA)
  • Sawing (AREA)
  • Processing Of Stones Or Stones Resemblance Materials (AREA)

Description

A presente invenção refere-se a máquinas para cortar e málhetar para materiais de construção, pavimentos de terraço, ladrilhos, material cerâmico, material de pedra, etc.
São conhecidas máquinas deste tipo, que compreendem um motor acoplado a uma cabeça e a um disco de corte, que constitui um conjunto que fica fixo e elevado sobre uma mesa de trabalho. Na mesa de trabalho é colocado um carro que recebe as peças a trabalhar de modo que, ao deslocar o carro sobre guias, a peça é cortada pela máquina por meio do disco de corte.
Nas máquinas conhecidas do tipo descrito existem alguns inconvenientes. 0 centro fictício de rotação da cabeça costuma ficar situado acima, numa posição elevada, de modo que ao efectuar-se a rotação da cabeça, o disco de corte de_s loca-se fora da posição de corte primitiva. Este deslocamento da linha de corte primitiva, obrigava a deslocar o material para outra posição, no caso de se pretender fazer um segundo corte com um ângulo diferente do anterior, por exemplo no caso de um corte de malhete.
Quando se ajustava a rotação da cabeça e do disco p_a
ra os cortes clássicos a 0° e a 45°, havia a necessidade de realizar um deslocamento do material a cortar para passar de um ângulo de corte para o outro.
Além disso, em certas ocasiões, o referido deslocamento equj^ valia a uma mudança de face de corte no material a trabalhar, o que, no caso de peças esmaltadas, complica os problemas, já que o corte lógico dessas peças deve efectuar-se sempre pela face esmaltada.
Por outro lado, nestas máquinas convencionais, o car ro costuma estar dotado, pelas razões expostas, com duas ranhuras, uma vertical e outra segundo um ângulo de 45°, para os cortes de malhete, separada da anterior.
Outro inconveniente muito comum é a dificuldade de adaptar a máquina a diâmetros diferentes do disco de corte. Estes diâmetros devem ser dois, de 300 e 350 mm, de modo que para mudar de um para o outro, é necessário elevar ou baixar a cabeça de cerca de 25 mm.
Mais modernamente, conhecem-se máquinas para cortar e malhetar, com base numa cabeça disposta numa extremidade longitudinal da máquina que permitema rotação da cabeça com o disco sem uma variação substancial da linha de corte. No entanto, estas máquinas limitavam o percurso livre do carreto porta-peças e apresentavam também muitas dificuldades, na altura de efectuar a mudança dos discos.
Um objecto básico da presente invenção consiste na eliminação de todos os inconvenientes apontados anteriormen-
- F
te.
Um segundo objecto da presente invenção consiste numa disposição original da cabeça que compreende o motor e o dis; co de corte, que deixa completamente livre o espaço da mesa para a passagem da mesa porta-peças.
Um terceiro objecto da presente invenção consiste no facto de se conseguir, de forma muito simples, que a linha de corte seja constante com qualquer ângulo com que é aplic_a do o disco de corte.
Um quarto objecto da presente invenção consiste na substituição fácil dos discos de corte para os diâmetros usuais de 350 e 300 mm, e a adaptação automática da cabeça.
Um quinto objecto da presente invenção consiste na disposição de um mecanismo eficaz e simples, que inclui o motor, o disco de corte e a tampa do mesmo, tudo montado num suporte provido de asas.
Um sexto e último objecto da presente invenção consiste na adaptação de um habitáculo especial no fundo da mesa por onde circula o carro porta-peças, que evita a passagem dos resíduos provenientes do corte para a bomba de lubflficação da máquina.
A máquina para cortar-malhetar segundo a presente ijn venção é constituída por uma mesa com pernas de apoio, que proporciona uma superfície horizontal na qual se situam carris pelos quais se deslocam as rodas de um carreto. Este car. reto estácprovido de uma única ranhura para a passagem do
disco de corte que tem a seu cargo cortar as peças a bordo do carreto, sendo actuado manualmente juntamente com a peça que suporta para passar a referida peça por baixo da cabeça.
Q fundo da mesa, tal como sucede nas máquinas conhecidas, está ocupado por uma certa quantidade dê água lubrificante, numa éspécie de tina, situando-se nesse banho uma bomba que projecta água para o disco de corte, durante o trabalho.
Normalmente, este tipo de bombas deve recolher também os resíduos procedentes do corte, de modo que pode ficar ob£ truída. Para evitar este risco, coloca-se num dos lados da tina uma peça de secção em U, soldando-se nesse lado, consti. tuindo um compartimento fechado a que a ãgua que transborda da tina tem acesso, logicamente sem resíduos do corte.
Um dos lados da peça em U está provido de uma cavid_a de na qual se aloja a bomba, com o seu lado de aspiração para o interior do compartimeiíito. Deste modo, a água aspirada pela bomba para a lubrificação é limpa não ficando portanto a bomba obstruída durante o funcionamento e podendo realizar a refrigeração do disco de corte perfeitamente.
De um lado da mesa da máquina e do exterior da mesma, fixa-se um pilar, relacionado pela sua parte superior com um braço horizontal OU suporte , feito coiu base num tubo de secção quadrada, servindo esse suporte de base para o suporte do motor, o motor, o disco de corte e a protecção deste. Para isso, o suporte que está no cimo do pilar está provido num dos seus lados com uma ranhura , -5de componente circular, perfeitamente centrada relativamente a um eixo vertical.
A peça de suporte do motor é um tabuleiro em cuja b_a se se fixa o motor. Este tabuleiro tem paredes salientes, que estão dotadas de pelo menos uma abertura ampla para introduzir a mão do operário no manejo do conjunto.
tabuleiro é de planta rectangulare o motor ocupa a parte inferior do mesmo numa direcção paralela ao suporte. Um dos lados do tabuleiro fica paralelo ao plano de suporte no qual se faz a ranhura de componente circular, estando nesse lado o tabuleiro provido dfr uma saia ampla, dirigida para baixo e que fica apoiada no suporte.
A saia ou aba tem dois pares de furos separados de cerca de 25 mm, na vertical. Cada par de furos, tanto os superiores como os inferiores, fica em correspondência com a ranhura circular do suporte e recebe parafusos-guia que atra vessam a ranhura e, nas extremidades do lado interior do suporte, estão relacionados por meio de um anel-alfeça.
Os pares de furos superiores e inferiores da aba do suporte do motor estão dispostos segundo uma componente circular de raio igual ao da ranhura do suporte.
centro fictício, tanto da ranhura circular do suporte como o das componentes circulares dos furos do suporte do motor, quer dos superiores, quer dos inferiores, encontra-se no mesmo plano que a face do disco de corte e junto da periferia de corte.
suporte do motor pode situar-se na ranhura circular através dos furos superiores da aba ou através dos furos inferiores da mesma. Desse modo, pode montar-se um disco de corte de 350 mm ou um disco de corte de 300 mm, respectivamente .
Dos furos da aba do suporte do motor, actuando o motor horizontal com o disco de corte perpendicular ao carro, os dois de um lado correspondem à vertical do disco e os outros dois ficam próximos da extremidade da ranhura do suporte. Quando se roda o suporte do motor, inverte-se a posição, de modo que o disco de corte adopta uma posição angular a 4EP relativamente ao carro da máquina.
A ranhura circular do suporte abrange um ângulo apro ximado ligeiramente superior a 90°, de modo que desde o seu centro a cada uma das extremidades o ângulo é ligeiramente superior a 45°. Conforme a rotação do suporte do motor sobre o suporte, o disco ficará a formar um ângulo de 45° de cada lado da vertical.
Para facilitar o posicionamento correcto do disco de corte nessas duas posições possíveis, colocam-se em cada extremidade do suporte esbarros reguladores nos quais se apoia o anel-alfeça atrás citado.
tabuleiro que constitui o suporte do motor tem numa das suas paredes laterais recortes ou entalhes destinados a receber a protecção do disco de corte através de parafusos que se fixam por meio de porcas de orelhas.
-7?!
Estes e outros pormenores da presente invenção serão notados com mais pormenor nos desenhos anexos, cujas figuras representam, sem carácter limitativo:
- A fig. 1, uma vista de frente da máquina mostrando o disco de corte na posição vertical;
- A fig. 2, outra vista de frente com o disco de co_r te deslocado de 45° da vertical;
- A fig. 3, uma vista lateral da máquina;
- A fig. 4, uma perspectiva do suporte do motor; e
- A fig. 5, uma perspectiva da peça em U para a colo cação da bomba.
De acordo com a fig. 1, pode ver-se a máquina para cortar e malhetar, com a mesa (2) montada em pernas de supor^ te, sem número de referência, saindo da referida mesa o pilar (1) que termina no suporte (3) que fica situado transversalmente em relação à mesa (2). Sobre a mesa (2) fica situado o carro (21) que recebe as peças a cortar com rodas que rodam sobre guias.
Do fundo da mesa (2), em forma de tina, destaca-se a peça em U (18) (fig. 5), encostada a uma parede lateral, for mando um compartimento. A peça (18) está dotada de uma ranhu ra semicircular (19) na qual se acomoda a bomba (17) de modo qué a sua zona de aspiração (23) fica do lado do compartimento, ao qual chega água limpa que transborda da tina.
Sobre o suporte (3) pode ver-se a ranhura (4) de com ponente circular, e o suporte do motor (8) e o motor (22),
montado na face inferior do suporte. 0 disco de corte (6) es_ tá ligado à saída do motor (22) e uma peça de protecção (14) cobre o disco, fixada por porcas (13) no suporte (8) do motor. Este suporte (8) do motor está provido de uma parede (12) na qual se fez uma abertura (11) para a manipulação do conjunto.
Nesta mesma fig. 1 vêem-se os esbarros (16) para o anel-alfeça (15) com os parafusos (10) com os quais é fixada, representando (6) a face do disco e (7) a periferia de corte do referido disco (6).
Na fig. 2, pode ver-se o suporte do motor rodado de 45° para a esquerda, com a bomba (17-23) na base da tina e o carro (21). Vê-se a posição do disco de corte, as porcas de orelhas (13) de fixação da protecção do referido disco, bem como a ranhura circular (4) e o esbarro da direita (16) pa-
ra o anel-alfeça, o motor (22) e a face lateral (12) do supor
te do motor.
Na fig. 3 vê-se a peça em U (18) da tina, bem como o
carro (21) sobre a mesa. Esta vista lateral permite ver a
disposição lateral do pilar (1) e o suporte transversal montado no mesmo. No interior deste suporte vê-se o anel-alfeça (15), bem como os parafusos (10) que ligam o referido anel-alfeça (15) à aba (20) do suporte do motor e os esbarros de regulação (16) que contactam com o referido anel-alfeça.
Para a mudança do disco, em primeiro lugar desapertam-se os parafusos (10) e eleva-se ou baixa-se o suporte do motor para situar os furos superiores ou inferiores sobre
9a ranhura circular (4). Se a fixação for feita nos furos superiores da aba (9), o disco corresponderá ao diâmetro de 350 mm e, se se efectuar nos furos inferiores, o disco corresponderá ao diâmetro de 300 mm.
Na fig. 3 vê-se também a protecção (14) do disco (6) e a sua posição relativa ao suporte (8) do motor.
Na fig. 4, o suporte (8) do motor aparecerepresenta do em perspectiva, vendo-se os recortes (13'), que recebem os parafusos e as porcas de orelhas (13) que fixam o suporte (8) à protecção (14). Estão também representadas as aberturas (11) para o manuseamento do conjunto do motor, do suporte do motor, do disco e da protecção, bem como a aba (20) com os pares de furos (9) através dos quais passam:os parafusos (10) para ligar o suporte (8) do motor ao anel-alfeça (15), passando pela ranhura (4) do suporte (3).
A peça em U (18) que está ilustrada na fig. 5 mostra a ranhura semicircular (19), na qual assenta a bomba (17) por meio de um colo dianteiro da mesma, por trás da sua zona de aspiração (23).

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1.- Máquina para cortar e malhetar. do tipo que possui uma cabeça provida de um .motor que actua num disco de corte, e um > ·· carro que pode, deslocar-se sobre uma mesa de um chassis no qual se situam as peças a cortar. quando se desloca o carro para o re| ferido disco de corte, caracterizada essencialmente por a referida cabeça ser constituída por um pilar em forma de L que se situa de um dos lados extremos da mesa, com um braço vertical (1) e ou tro horizontal (3) elevado, em·posição perpendicular ã direcção do carro, formando-se na face dianteira deste braço horizontal uma ranhura (4) em forma de sector circular na qual se alojam, com possibilidade de se deslocar em translação ao longo da ranhura, parafusos de guia (10) que estão ligados a uma aba ou face
    11traseira (20) de uma peça (8) que suporta o motor e o disco de corte, sendo o centro imaginário.ou teórico da referida ranhura (4) coincidente.com a face do disco de corte e estando situa dona proximidade . da sua periferia de corte, incluindo a face traseira da peça de suporte pelo menos, dois furos (9) para a passagem dos referidos, parafusos de guia pela ranhura do pilar e até à parte traseira do mesmo.
  2. 2.- Máquina para cortar e malhetar de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a face traseira da peça de suporte incluir dois pares de furos (9) a alturas diferentes, coincidentes com o sector circular da ranhura..,.
  3. 3. - Máquina para cortar e malhetar de acordo com areivindicação 1, caracterizada ..por o suporte do motor (8) e do disco de.corte incluir também.uma parte plana na qual se acomoda o motor na face inferior, da. mesma, duas aberturas em forma de asas (11), e uma face, lateral do lado do disco provida de recortes rasgados (13') nos quais se acomoda o protector do disco de corte (14), fixado, por parafusos.
  4. 4. - Máquina para cortar e malhetar de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por os parafusos de guia (10), que ligados na face traseira do suporte atravessam a ranhura cir
    -12/ cular do pilar, estarem, relacionados com um anel-alfeça (15) provida de dois furos .para a passagem dos referidos parafusos de guia e disposta por.; trás da face do pilar na. qual está aber ta uma ranhura circular, situando-se também nesta zona traseira do pilar batentes respectivos (16) com os quais contacta o anel-alfeça.
  5. 5.- Máquina para cortar e malhetar. do tipo que- compreende uma cabeça dotada com um motor que actua num disco de corte e um carro susceptível. de. ser. deslocado sobre uma mesa de um chassis., na qual. se. situam as peças, a cortar, quando se desloca o carro até.ao referido disco.de corte,, caracterizada por se dispor numa extremidade da. mesa. uma peça em U (18) soldada pela zona da sua abertura .na'face, interior, da mesa-.e pelo seu flanco ã base da.mesa, estando, aberta..num lado da .peça em. 0 um recorte semicircular. (19) no qual é suportada e fixada uma.bomba submersível para refrigeração do disco de corte,, que aspira água do in terior do deposito, assim constituído.
    Lisboa, 30 de Dezembro de 1991 O Agente OFicial da Propriedade Industrial
PT9995791A 1991-01-02 1991-12-30 Maquina para cortar e malhetar PT99957B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES9100004A ES2027566A6 (es) 1991-01-02 1991-01-02 Cortadora ingleteadora.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT99957A PT99957A (pt) 1994-02-28
PT99957B true PT99957B (pt) 1999-02-26

Family

ID=8270637

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9995791A PT99957B (pt) 1991-01-02 1991-12-30 Maquina para cortar e malhetar

Country Status (4)

Country Link
EP (1) EP0494039B1 (pt)
DE (1) DE69111044T2 (pt)
ES (2) ES2027566A6 (pt)
PT (1) PT99957B (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE102010014088B4 (de) 2010-04-06 2023-03-30 Langenstein & Schemann Gmbh Vorrichtung und Verfahren zur Herstellung von Sonderformaten von Mauersteinen oder Mauersteinformlingen bzw. Mauersteinverbänden
CN104493983B (zh) * 2014-10-28 2016-06-15 芜湖赛德交通设备有限公司 一种自适应防护型切割机
CN108908429B (zh) * 2018-06-15 2020-05-15 浙江虹腾新材料有限公司 一种用于碳纤维复合膜生产的切割机构
US11433464B2 (en) 2018-08-28 2022-09-06 Techtronic Power Tools Technology Limited Tile saw
CN112720663A (zh) * 2020-12-14 2021-04-30 湖州盛行信息技术有限公司 一种基于总成开关的新材料板材调节式切割装置

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1807216A (en) * 1930-03-26 1931-05-26 Roy E Johnson Machine for sawing material at various angles
US3807095A (en) * 1972-03-13 1974-04-30 A Harding Rock saw
US4428159A (en) * 1981-07-29 1984-01-31 Sigetich John D Portable, direct drive abrasive saw
FR2560109A1 (fr) * 1984-02-28 1985-08-30 Mecanique Generale Machine a couper des materiaux de construction

Also Published As

Publication number Publication date
EP0494039A2 (en) 1992-07-08
EP0494039B1 (en) 1995-07-05
ES2076500T3 (es) 1995-11-01
EP0494039A3 (en) 1992-09-09
PT99957A (pt) 1994-02-28
DE69111044T2 (de) 1996-04-11
ES2027566A6 (es) 1992-06-01
DE69111044D1 (de) 1995-08-10

Similar Documents

Publication Publication Date Title
AU633690B2 (en) Improved portable circular saw
ES2191582T5 (es) Maquina-herramienta con proteccion de espacio de trabajo.
DE60226260T2 (de) Werkzeugmaschine
US4768902A (en) Machine tool
US20080178479A1 (en) Machine tool
US5845688A (en) Router with dust suction hood
US4596060A (en) Worktable
PT99957B (pt) Maquina para cortar e malhetar
US4700452A (en) Tool magazine
US4677718A (en) Safety hood for palette change-over devices of machine tools
US3965787A (en) Retractable blade guard
US20070087665A1 (en) Grinding machine
GB2441638A (en) Protective Hood of a hand held machine tool
CN109909757B (zh) 机床
US7338350B2 (en) Combination router-end mill cutter tool, edger with combination tool, and method of edging eyeglass lenses
US7571526B2 (en) Multi-blade router tool, edger with multi-blade router tool, and method of edging eyeglass lenses
JP2001252837A (ja) ユニバーサル工作機械
US4043701A (en) Safety shield assembly
US4294148A (en) Guards for circular saw blades of circular sawing machines
JPH0351546B2 (pt)
US1697873A (en) Material-working machine
KR20010089114A (ko) 목재 밀링 머신용 보호 후드
US4908991A (en) Grinding machines
US2536627A (en) Woodworking machine blade guard
CN107614220B (zh) 刳刨机装置的改进

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19931029

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19981119

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20040531