PT99746A - Processo e instalacao para a determinacao de propriedades dinamicas de um apoio amortecedor de vibracoes - Google Patents
Processo e instalacao para a determinacao de propriedades dinamicas de um apoio amortecedor de vibracoes Download PDFInfo
- Publication number
- PT99746A PT99746A PT9974691A PT9974691A PT99746A PT 99746 A PT99746 A PT 99746A PT 9974691 A PT9974691 A PT 9974691A PT 9974691 A PT9974691 A PT 9974691A PT 99746 A PT99746 A PT 99746A
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- point
- sample
- lever
- mass
- support
- Prior art date
Links
Classifications
-
- G—PHYSICS
- G01—MEASURING; TESTING
- G01N—INVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
- G01N3/00—Investigating strength properties of solid materials by application of mechanical stress
-
- G—PHYSICS
- G01—MEASURING; TESTING
- G01N—INVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
- G01N2203/00—Investigating strength properties of solid materials by application of mechanical stress
- G01N2203/02—Details not specific for a particular testing method
- G01N2203/026—Specifications of the specimen
- G01N2203/0288—Springs
Landscapes
- Physics & Mathematics (AREA)
- Health & Medical Sciences (AREA)
- Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
- Chemical & Material Sciences (AREA)
- Analytical Chemistry (AREA)
- Biochemistry (AREA)
- General Health & Medical Sciences (AREA)
- General Physics & Mathematics (AREA)
- Immunology (AREA)
- Pathology (AREA)
- Investigating Strength Of Materials By Application Of Mechanical Stress (AREA)
Description
Descrição refere'nte à patente' de' invenção dé COMPOSITE DAM-PING MATERIAL C.D.M., bélga, industrial é comercial, com Se de e‘m Reutenbeek 9, 3090 Ove-rijse, Bélgica, (inventor: Patrick Carels, résidente na Bélgica), para, "PROCESSO E INSTALAÇÃO PARA A DETERMINAÇÃO DE PROPRIEDADES DINÂMICAS DE UM APOIO AMORTECEDOR DE VIBRAÇÕES"
DESCRIÇÃO A invenção réfe're-se: a um procésso para a determinação das propriedades dinâmicas de um apoio amortecedor de vibrações, segundo o qual sé subméte1 uma amostra representativa deste apoio, por melo dé uma massa, a uma carga dé compres são estática quase pura, corréspondéndo praticamente à carga dé compressão real, a seguir aplica-se' uma força impulsiva a esta massa de modo tal que' na amostra sé géra uma vibração amortecida livre na direcção da référlda carga de compressão, médé-se a frequência própria da referida vibração é converté-sé na frequência própria real da amostra ém exame, a partir da qual po- 1 1
dém deduzir-se as propriedades dinâmicas desejadas desta última éspecialmente a rigidez dinâmica e' o amortecimento interno. »
Na escolha de uma solução técnica válida pa ra o isolamento de vibrações, é e'sse'ncial o conhecimento éxacto dos diversos parâmetros é, espécialmenté, a rigidez dinâmica ou a frequência própria dos diversos elementos. Em cértos casos, a eficácia do amortecimento de uma base inerte diminui de um fac-tor 8 para um factor 3 5i'sto é, uma diferénça de' ce‘rca de 8,5 dB) quando a frequência própria da base' sobre' os amortecedores de vibrações varia dê 6 Hz para 7 Hz.
Esta enorme sensibilidade do resultado às variações na rigidez dinâmica dos apoios éxige, por conseguinte um conhecimento préciso e' fiável.
Excépto nas molas (cuja rigidez dinâmica com base na formação pode ser calculada com precisão), este' parâmetro tem de ser medido para todos os materiais correntes e depois pode ser previsto com fórmulas empíricas.
Existem actualmenté vários métodos para a determinação das earacterísticas e!stát±cas e' dinâmicas dos apoi^ os amortecedores de vibrações e isoladores. E-specialménté para a determinação da rigide'z dinâmica e do ângulo de' amortecimento são utilizados métodos de: vibração forçada. Ne'stes métodos os apoios- são submetidos constante'me'nte a uma força de excitação F(t) e mede-se a resposta r (t). 0’ résultado destas medições é a rigidez dinâmica e' o ângulo de1·'vibração, para uma certa frequência de excitação é uma carga éstática.
Aqui, segundo uma primeira técnica, a chama da "técnica de compressão dinâmica", ê éxércida, além dé uma pressão dinâmica, uma força harmónica. 0 sistéma pode' sér opera .do à base da força ou da amplitude'. Os resultados são a rigidez dinâmica e o ângulo dé amortecimento para uma ce'rta fréquência de excitação e uma certa carga éstática.
Segundo uma ségunda técnica, a chamada "téc * nica dé desequilíbrio", um bloco inérté, suportado pelos elémen • ” . tos a examinar, é excitado por uma máquina de desequilíbrio 2
numa certa dirécção e num ce!rto se'nti'do. Fazéndo variar a frequência, por exemplo, dê 1 Hz a 25 Hz é médindo a rêsposta do bloco inerte, no caso dê frequências difêrêntês, podêm éxtrapo-lar-se a rigidez dinâmica e o ângulo dê amortecimento por meio da curva de ressonância.
Outros métodos conhecidos são os métodos de' vibração livre que se baseiam na medição da rêsposta a uma vibração livre de uma cêrta estrutura numa montagem dé amortécé-dor dé vibraçõés. A éstrutura é posta a vibrar por méio de uma força aplicada ou por uma déformação.
Outros métodos conhecidos são os métodos de medição indiréeta. Estas mediçõe's são baséadas no registo local da resposta dé um matérial homogénéo (por éx. sob a pénétração éstática de' uma agulha normalizada) é na extrapolação das carac téristicas lineares do matérial (como por éxémplo os módulos de' élasticidadé E ...). Estés métodos só são aplicáveis nos élémen tos amortecedores dé vibraçõés fabricados com materiais homogéneos com caractéristicas linéarés suficientes é, por conseguinte, não podem ser aplicados nos matériais compósitos e complexos.
Estes ensaios conhecidos são muito dêmora-dos e supõem grandes'investimentos ém aparélhagém dé ensaio. Isto implica que leis empíricas, que1 prédizém as propriedades do material, só podem apoiar um cérto numero dé observações ê, por conseguinte, apréséntam uma grandé incértéza.
Além disso, éstes énsaios só dificilmente podem se‘r introduzidos num sistéma dé controlo de qualidade1 em linha da rigidez dinâmica. 0 custo variáve'1 por médição éféctuada corresponde a várias vézes o preço dé mercado acéitávél para o elemento a controlar, de modo qué um controlo de qualidade1 con tínua do ponto dé vista éconómico é difícil dé justificar. A adaptação, quer da massa inérté quér da compressão às circunstâncias desejadas ném sémpré é simples é é démorada. 3 0 processo segundo a presente invenção tem por objecto principal remediar os inconveniéntés de:ste‘s processos conhecidos.
Trata-se, mais concretaménte', de um processo de medição simples e' dé preço de1 custo baixo, indépéndénte do material, que permite para materiais, tanto compléxos como compósitos de materiais homogénéos (compósitos), medições rápidas, precisas e economicamente justificáveis das propriedades dinâmicas, em especial, da rigidez dinâmica e de amortecimento interno ou ângulo dé amortecimento.
Para isso aplica-sé a chamada carga de compressão e força impulsiva à amostra, através de uma alavanca quase rija que' roda dé um ponto de' apoio fixo é conve'rte-se a frequência própria medida fim da référida vibração na frequência própria real fr da amostra, por me!io da séguinte fórmula: f r
ém que L|i é a soma dos momentos de inércia das massas em torno do ponto de apoio, R a massa total com a qual amostra é carrega da e 1 a distância, entre o ponto de' apoio é o ponto de aplicação da carga de compressão na alavanca no próprio local da amos tra. A invenção também se' refere a uma instalação para a aplicação do processo descrito.
Esta instalação é caracterizada pélo facto de que apresenta uma alavanca montada num ponto dé apoio fixo, e'm torno do qual roda, formando dois braços de alavanca, cada um dos quais se estende a partir desse ponto, na qual, por um lado, são previstos meios para a fixação amovível dé uma certa massa num destes braços, é, por outro lado, meios para exercer, por intermédio do outro braço de' alavanca, uma carga praticamen te pura numa amostra, montada fixa, dé um apoio a investigar - 4 -
e prevendo-se também um analisador de' vibraçõés- 2 canais ("FFT analyzér") que é ligado, através de' dois acélerómétros, por um lado, ao braço da alavanca ao qual éstá fixada a référida massa quase â mesma distância do ponto de apoio que' o ponto ém que' esta massa se éncontra, e, por outro lado, ém relação à amostra a uma peça fixa da instalação, nas proximidadés desta amostra. OUtras caractéristicas especiais e' vantagens da presente invenção serão vérificadas na descrição séguin té de uma forma de' réalização éspécial do procésso ségundo a presente invenção é dé duas formas dé réalizaçõés éspéciais de' uma instalação para a aplicação deste' procésso; esta descrição € apenas dada a titulo dé éxémplo e' não limita o alcance da in-ve'nção; as référências a séguir utilizadas dizem re'spé±to às figuras juntas. A fig. 1 é uma representação esquemática, numa vista de frente, dé uma priméira forma de réalização da instalação para a détérminação das própriédadés dinâmicas dé um apoio amortecédor de vibrações. A fig. 2 é: uma répreséntação análoga dé uma segunda forma dé realização dé uma instalação análoga ségundo a presente invenção. A fig. 3 é' uma répreséntação gráfica da amplitude ém m/s2 de uma vibração, médida ém função do témpo em segundos. A fig. 4 é' uma répreséntação gráfica análoga da amplitude da mésma vibração ém função da frequência. A fig. 5 é uma représentação simplificada, numa éscala maior, da parte' mais importante' da curva apresentada na fig. 4.
Nas diferentes figuras as mésmas indicações réferem-sé aos mesmos elementos ou éléméntos análogos. 0 processo dé médição ségundo a présénte in vénção pode ser classificado déntro dos procéssos de vibração livre atrás referidos. 5
Mais concrétamenté, éstyé processo consiste em primeiro lugar em submétér uma amostra (1) représentativa de um apoio a investigar ou do conjunto do apoio, por méio dé uma massa, a uma carga. de compressão R estática quase pura, ou se:ja uma. carga de compressão na. qual o mome'nto no próprio local da transmissão de' energia é’ nulo ou se'm desprezável, é qual quase' corresponde1 à carga de' compressão réal, ou séj’a a carga de compressão a qué o apoio será submetido na prática.
Em seguida aplica-se1 sobre' esta massa uma força impulsiva de modo tal que' na amostra (1) se' produz uma ce'rta vibração amortecida livre1, na me'sma dire'cção ém que sé éxércé a carga dé compréssão R na amostra (1). Esta dirécção está indicada nas fig. 1 é 2 péla séta (2).
Por méio dé dois acélérómetros (3) é (4), aparelhos conhécidos, por éxémplo com uma sénsibilidade' dé 100 mV/g, tipo PCB-308B, qué estão ligados a um analisador dé vibra ções dé 2 canais (5) ("FFT- analyzér")·por éx. "Diagnostics PL22", mede-se então a frequência própria fm da reférida vibração. é converte-se na frequência própria réal da amostra (1). Daqui podem ser deduzidas as propriédadés dinâmicas desejadas desta amostra (1), bém como a rigidez dinâmica e' o amortécimen-to interno. A caractéristica do procésso segundo a pre'-sénte invénção é que', por um lado, se1 éxércé a carga dé compres são R e a força impulsiva através dé uma simples alavanca (6) rigida que roda em torno de um ponto, fixo 0, na amostra (1) é, por outro lado, convérte-sé a frequência própria médida fm da vibração provocada na fréquêneia própria réal fr da amostra, por meio da seguinte fórmula: f r f m R |2 6
A instalação que, segundo a invénção, pode' sér utilizada, de uma manéira vantajosa para a aplicação de'sté processo ê constituída, principalmente, por uma alavanca (6) que ê rotativa e montada no ponto dé apoio fixo (0), com dois braços de alavanca (7) é (8) dé comprimentos diférentés, que' podém ésténder-se' a partir déste1 ponto dé apoio (0).
No braço de alavanca mais comprido (7), a massa (M) podé ser fixada dé manéira amovivel a uma distância L regulável, do ponto dé apoio (0), énquanto qué por intérmédio do braço dé alavanca (8) pode éxércér-se no ponto F uma carga dé compréssão R quase' pura, na amostra (1) que sé éncontra montada dé manéira fixa.
Depois fixa-se um dos référidos acéléróme-tros (3) na alavanca 6, à mésma distância L do ponto dé apoio (0) qué a massa (M). 0 outro acélérómétro (4) éncontra-s, ém rélação à amostra (1), numa péça fixa da instalação qué éstá em contacto fixo é íntimo com a amostra (1). Vérificou-sé qué sé obtém résultados préci-sos e reproduzíveis quando a distância (a) entre o ponto dé apoio (0) e o ponto dé fixação (A) da massa (M) no braço dé ala vanca (7) é1, pelo ménos, duas vézés maior do qué a distância (b) entre1 o ponto dé apoio (0) é o ponto (F) no braço dé alavan ca (8) a partir do qual é exercida a carga dé compressão na amostra (1).
Neste’ ponto (F) éstá fixada uma placa dé compréssão (9), indéformávél, qué roda em torno de um éixo paralelo ao éixo em torno do qual a alavanca (6) montada no referido ponto dé apoio fixo. Além disso, o éixo dé rotação da placa dé compréssão 9 éncontra-sé num plano simétrico perpendicular ao plano dé pressão désta placa dé compréssão (9). A uma distância régulávél da placa dé compressão (9), de' preférência dépéndénté da espessura da amostra, éstá previsto um plano dé apoio 10 indéformávél. 7
Assim, e!ntre' e'sté último e' a placa de compressão (9) forma-se' um e'spaço (11) no qual a amostra (1) pode' se'r subme'tida à carga de compressão (H) sob a acção da placa de compressão (9).
Na forma de1 realização da instalação segundo a fi'g. 1 o ponto (A) onde' a massa M pode' se'r fixada e’ncontra -se' na alavanca e o ponto F a prtir do qual a alavanca transmite a carga de' compre’ssão R na amostra (1), do me'smo lado e'm relação ao ponto de apoio (0).
Na forma de re!alização da instalação segundo a fig. 2 o ponto de apoio (0) encontra-se' e'ntre' o ponto A onde' a massa M pode1 ser fixada na alavanca e o ponto a partir do qual a alavanca transmite1 a carga de' compressão R à amostra 1. A forma de' re'alização se'gundo a fig. 1, e'm ge'ral, parece se'r mais adequada para se‘ e'xercere'm cargas de' com pressão R reiativamente' grande's do que' a forma de' realização se'gundo a fig. 2.
Na tabe'la a seguir é' dado o significado dos diferentes simbolos nas fórmulas que1 figuram nesta descrição.
Tabe'la
Massa (Kg)
M = massa do apoio P = massa centrada à volta do ponto de e'quilibrio F (placa de‘ assentamento do apoio e chumace'iras) (M)cb= massa do braço da alavanca por unidade' de' comprimento (Kg/m) M = massa inerte que' pode' se'r simplesmente substituída
Ma =massa conce’ntrada e'm A, isto é', o ponto de suspe'nsão da massa inerte' 8
dimensões, (m) H = altura livre original do apoio H = altura do apoio sém carga a, b = comprimento das parte's da alavanca
I = distância entre' os pontos de équilíbrio 0 é F L = distância e'ntré o ponto de suspénsão da massa inerte e o ponto de equilíbrio 0.
Propriedades mecânicas: K = rigidez dinâmica do apoio (N/m)
P
Ki = rigidez estática do apoio (N/m) P · (El^= rigide'z caractérística da alavanca (Nm2)
Respostas : f = frequência própria (Hz) f^ = frequência própria real do apoio (Hz) Õ = ângulo de' pêrda η = (factor de perda) ’ζ - V} (percentagem critica de amortecimento)
2~
As massas ê dimensõês indicadas nesta tabela, por uma questão de clareza, estão novamente indicadas nas fig. 3 e 4. A partir destas figuras ve‘ri'fica-se' quê, quando o braço de alavanca (7) é carrêgado com uma massa M, a carga de compressão R exércida na amostra (1) pode ser calculada pela sêguinte fórmula: fi
- 1_ I
[- (b -a2 ) m e'b 1 9 >
Se sé quiser, também é' possível de'terminar, por méio da instalação segundo a présénté invénção, além das propriedades dinâmicas de uma amostra (1), cértas propriedades éstáticas.
Assim, a rigidez estática da amostra (1) pode1 ser détérminada da seguinte manéira: κ - -8—
pS ΗΓ- H o
Para a determinação das propriedades dinâmicas da amostra (1) dévém sér tomados ém consideração os métodos dé cálculo e médição expostos. Pélo cálculo do équilíbrio dinâmico em rela ção ao ponto de apoio (0) - téndo ém conta a grande' rigidez da alavanca ém relação à rigidéz dinâmica da amostra a medir é qué não há qualquer.amortecimento no procésso - a equação do movimento pode se'r descrita ém função do ângulo de' deformação ém torno dé 0, como se segue1:
( Σ. μ) em que y = deslocamento angular ém torno do ponto de apoio 0 e __ m 3 2_μ = (M + N0L1 + (M + Mf) + P (a3 + b ) a frequência dé ressonância do sistema completo é’: f = m 10 1 n a partir desta última fórmula pode sór ddtêrminada a rigidez dinâmica da amostra a e'xaminar. A medição de1 fm faz-se1 por meio de' registadores de vibraç.õe's; a vibração livre' do sistema depois da aplicação de uma força impulsiva é! convertida por me!Ío de1 um "FFT-analysér" para o dominio da fre'quência. 0 primeiro pico no espectro dá fm (ver figura 4). A verdadeira frequência própria do eléme'nto a examinar, carregado com uma carga estática R é' dada pela fórmula: r
f
Isso dá em função dos parâme'tros do sistema:
Na aplicação do processo segundo a pre'se'nte invenção pode proceder-se’ da seguinte1 mane‘ira.
Coloca-se a amostra (1) no espaço (11) entre a placa de compressão (9) e' o plano de‘ apoio (10), de modo a ficar centrada e'm re'lação ao ponto de' articulação F da placa de compréssão (9), A sêguir é' regulado a analisador de' vibrações ("FFT-analyzer") segundo a chamada janela "Hanning" e‘ cha-com a sensibilidade mais ade!quada e'm relação à faixa de frêquên cias. 11
A medição e e'fe'ctuada por meio dé uma inter polação linear do espectro, com o disparador ("tri'gge'r") desligado.
Calcula-se' depois a carga de: compressão R desejada sobre' a amostra por mbio da fórmula (4), o que' permite1 determinar L e' M. Suspe'nde'-se a massa M ade'quada no braço de1’ alavanca (7), à distância combinada.
Para efectuar a medição, aplica-se' uma força impulsiva, com um marte'lo, na extremidade1 livre' do braço de1 alavanca (7). A médição dire'cta do sinal no dominio do tempo, como se1 apresenta na fig. 3, é1 conve'rtida, com a ajuda do "FFT-analyser" (5) no dominio da frequência, como se1 apresenta na fig. 4. Esta medição ê repetida várias vézés e' faz-se' a interpolação linear para limitar a ince'rteza da me'dição. Na fig. 4, pode ler-se' o valor medido fm, que1 corre'sponde' à fre'quência da amplitude máxima.
Por meio. da fórmula (11) e' do válor medido fm calcula-se a frequência própria róal fr da amostra (1) a exa minar. Esta fre'quência própria re:al e1 a carga de compressão R permitem determinar, por me;io da fórmula (10), a rigidez dinâmica da amostra.
0 proce;sso foi controlado quanto à sua e‘xa£ tidão, utilizando, uma mola de aço como apoio; desta mola pode1 calcular-se' teoricamente quase' exactamehte' a rigidez dinâmica e a frequência própria dai resultante. Os valore's calculados e' medidos deste apoio são praticamente os me'smos.
Se se1 considerar que‘, na instalação para a determinação destas propriedades dinâmicas, o amorte'cimento nos pontos de articulação ê minimo, a pe'rcentage'm critica de' amorte cimento pode1 se'r de'terminada pela seguinte fórmula:
1
12 2
em que fm é a fre‘quência de' ressonância (para a amplitude1 A max.) e' fl e' f2 são as frequências correspondentes para a ampli tudê A max {í (ve'r fig. 5). Téndo em conta que' na fórmula (11) o factor de conve'rsão ê independe'nte' da frequência própria me!dida, para a de'têrmi‘nação do factor de1 amortecimento critico, as frequências medidas podem se'r ime'diatame'nte' utilizadas.
Indica-se1 ainda que' a pre'cisão dos resultados depe'nde da rigide'z de' flexão do braço de' alavanca curto 4, de' modo que' se dá preferência a uma rigidez de' flexão que se'ja, pelo me'nos, 100 ve'ze's maior do que' a rigide'z dinâmica da amostra a me'dir.
EXEMPLO
Efectuou-se' uma me'dição num mate'rial compósito conhecido e’m si como amorte'ce'dor de' vibraçõe's, o qual foi fabricado segundo a te'cnologia dos materiais compósitos conhecida e'm si, com base' e'm dois compone'nte's, 70% de' um mate'rial de molde e 30% de material de1 e'nchime'nto, cujo material de' molde' é' constituído por elastómêro que no comércio é; conhécido com a désignação de "Hypalon" da Dupont de' Ne'mours, com uma dureza Shore de' cerca de' 35 A, e1 o material de1 e'nchime'nto de granulados de' cortiça calibrados (granulornetria: 0,7 -1,2 mm), os quais são colocados sob pre'ssão. a) me'dições dimensões da carga: 54x55x55 mm carga : 5 Kg por 1,00 m H =55 mm o H = 47 mm fm = 3.675 Hz 0 sinal, no domínio do tempo, de'sta me'di(ção e o sinal, no domínio da frequência relacionado (de acordo com • o FFT- analyze:r) estão indicados na fig. 4. 0 pico e'ncontra-se' • em 3.675 Hz. 13 b) cálculos
Carga sobre' o apoio : R = 667 N (Fórmula 4) rigidez dinâmica real : Kp = 348441 N/mm (Form. 9) frequência própria réal : f = 11,40 Hz (Form. 10, 11) rigidez estática real : 83397 fí/m (Form. 5) A invenção não sé limita, de1 modo ne'nhum, às realizações aqui descritas do proce'sso para a dête'rminação das propriédade's dinâmicas dê apoios amortêcêdorês de' vibrações e' das instalaçõés aprêsêntadas nas figuras para a aplicação dês te' procêsso, mas podêndo sim, dêntro do âmbito da invênção, sêr consideradas várias modificaçõês, êntre' outras, no quê diz respeito à ordem das mêdiçõês rêalizadas ê à construção da instalação.
Alêm disso, o procêsso também pode' sêr apli cado de uma maneira muito simplés para a dêtérminação dê pro-priedadês éstáticas dê apoios amortêcêdorês dê vibraçõês. 14
Claims (1)
- REIVINDICAÇÕES _ lã _ Procésso para a determinação das propriedades dinâmicas de' um amortecedor de’ vibrações, se:gundo o qual uma amostra representativa (1) deste1 apoio e submetida, por me'io de‘ uma massa, a uma carga de compressão (R) estática quase1 pura, correspondendo praticamente' à carga de1 compre'ssão re‘al, e'm seguida aplica-se1 um impulso de' força sobre' e'sta massa de' uma tal maneira que' na amostra (1) se1 produz uma vibração amortecida livre' se'gundo a dire'cção da referida carga; mede-se1 a fre!quênci(a própria (fm) da dita vibração e converte-se' na frequência própria re'al (f r) da amostra a examinar, da qual podem então ser de'duzi'das as dese'jadas propriedades dinâmicas desta última e', espe'cialme'nte, a rigide'z dinâmica e1 o amortecimento interno, caracterizado por se' aplicar à amostra a referida carga de' compre!ssão (R) e' o impulso de1 força através de1 uma alavan ca (6) praticamente' rigida que1 roda e'm torno de! um ponto de' apoio fixo (0) e‘ converter-se1 a fre'quê‘ncia própria me!dida (f m) da referida vibração na frequência própria re'al (fr) da amostra por meio da seguinte' fórmula: f - f r m \ Rfl na qual μ re!prese'nta a soma dos momentos de- inércia relativos ao ponto de apoio 0, Ra massa total com que' a amostra é‘ carregada ela distância entre' o ponto de apoio 0 é o ponto de' aplicação (F) da carga de' compre'ssão (R) na alavanca (6) no pró prio local da amostra. 15 - 2® - Processo de' acordo com a reivindicação 1, caractérizado por sé regular a référida carga dé compréssão (R) variando a distância éntré o ponto dé apoio (0) e' o ponto dé aplicação (A) da référida massa (M). - 3^ - Instalação para a aplicação do procésso dé acordo com qualquér das réivindicaçõés 1 ou 2, caracte'rizada por apre'se'ntar uma alavanca (6) que1 roda ém torno do ponto dé apoio fixo (0), com dois braços dé alavanca (3) é (4), qué se' ésténdém a partir désté ponto dé apoio fixo (0), na qual, por um lado, são previstos méios para a fixação dé uma cérta massa (M) desmontávél num déstés braços (3) é, por outro lado,méios para éxércér por méio do outro braço dé alavanca (4) uma carga dé compressão (R) praticaménte' pura numa amostra (1), montada dé maneira fixa, dé um apoio a invéstigar é, na qual ainda éstá previsto um analisador dé vibraçõés dé 2 canais (5) ("FFT ana-lyser") qué, através dé dois acélérómétros, éstá ligado, por um lado, ao braço dé alavanca (3) no qual a référida massa (M) éstá fixa, praticamenté à mesma distância do ponto de1 apoio (0) qué o ponto (A) onde' ésta massa (M) sé éncontra, e', por outro lado, a uma peça fixa (9) da instalação ém rélação à amostra (1), nas proximidades désta amostra. - 4» - Instalação de acordo com a réivindicação 3, caracterizada por o braço dé alavanca (3) provido com os méios para a. fixação desmontávél da référida massa (M) sér mais comprido do qué o outro braço dé alavanca (4) é, dé préférêbcia, igual, pélo ménos, a duas vézés o outro braço da alavanca (4). - 5» - Instalação dé acordo com qualquér das réivindicaçõés 3 ou 4, caraetérizada por o ponto dé apoio (0) sé éncontrar éntré. o ponto (A) onde' a massa (M) pode sér fixada na 16alavanca (6), e o ponto a partir do qual a alavanca (6) transmite a carga de' compressão (R) à amostra (1) do apoio a ensaiar. - 6a -Instalação de acordo com qualquér das reivindicações 3 ou 4, caracte'rizada por o ponto (A) onde' a massa (M) pode se'r fixa na alavanca (6) e' o ponto a partir do qual a alavanca (6) transmite' a référida carga (R) à amostra (1) do apoio a e'xaminar se1 éncontrarém do me'smo lado da alavanca (6) e'm relação ao ponto de' apoio (0). - 7* - Instalação de acordo com qualquér das reivindicações 3 a 6, caractérizada por os référidos méios que* pér mi1 tem éxercér por meio do outro braço de1 alavanca (4) uma carga quase pura na amostra (1) do apoio a examinar, apresentarem uma placa dé compréssão (9) quase1 indéformávél, que' éstá ligada à alavanca (6) qué roda ém torno dé um eixo paralélo ao éixo montado no reférido ponto dé apoio fixo (0) ém torno do qual a ala vanca (6) roda, éncontrando-sé ésté éixo (F) num plano dé simé-tria perpendicular ao plano dé préssão desta placa dé compréssão . (9). - 8» - Instalação de acordo com a reivindicação 7, caractérizada por éstar prévisto um plano de‘ apoio (10) quase’ indéf ormávél, dé préférencia a uma distância réguláve'1 do plano dé préssão da placa de1 compréssão (9) é por éntré o plano de apoio é o plano dé préssão estar previsto um éspaço (11) onde a amostra (1) de apoio a ensaiar podé sér submétida à referida carga de compréssão (R) sob- a acção désta placa dé compréssão (9).17 - - 9* - » ' Instalação de5 acordo com qualquer das reivindicações 3 a 8, caracte'rizada por se'rem preVistos meios para suspender a refe'rida massa (M) de'smontáve'l· na alavanca (6). A requerente reivindica a prioridade' do pedido de patente be‘lga, apre'sentado e'm 11 de' De'ze'mbro de* 1990, sob o n2. 09001173.Lisboa, 10 de' Dezembro de' 199118
Applications Claiming Priority (1)
Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
---|---|---|---|
BE9001173A BE1004103A3 (nl) | 1990-12-11 | 1990-12-11 | Methode en inrichting voor het bepalen van dynamische eigenschappen van een trillingsdempende steun. |
Publications (1)
Publication Number | Publication Date |
---|---|
PT99746A true PT99746A (pt) | 1993-11-30 |
Family
ID=3885053
Family Applications (1)
Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
---|---|---|---|
PT9974691A PT99746A (pt) | 1990-12-11 | 1991-12-10 | Processo e instalacao para a determinacao de propriedades dinamicas de um apoio amortecedor de vibracoes |
Country Status (3)
Country | Link |
---|---|
BE (1) | BE1004103A3 (pt) |
PT (1) | PT99746A (pt) |
WO (1) | WO1992010735A1 (pt) |
Families Citing this family (1)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
CN111272586B (zh) * | 2020-02-22 | 2021-10-08 | 江苏东南特种技术工程有限公司 | 一种通过激发振动力检测既有建筑结构竖向荷载的方法 |
Family Cites Families (4)
Publication number | Priority date | Publication date | Assignee | Title |
---|---|---|---|---|
DE478225C (de) * | 1925-10-21 | 1929-06-26 | Carl Schenck G M B H | Federpruefmaschine |
US3232102A (en) * | 1962-10-17 | 1966-02-01 | Gen Motors Corp | Apparatus for determining the charac-teristics of biasing devices |
US3618381A (en) * | 1969-11-24 | 1971-11-09 | Richard E Beger | Spring tester |
SU1446512A1 (ru) * | 1987-04-24 | 1988-12-23 | Центральный Научно-Исследовательский Институт Строительных Конструкций Им.В.А.Кучеренко | Способ исследовани виброизол тора |
-
1990
- 1990-12-11 BE BE9001173A patent/BE1004103A3/nl not_active IP Right Cessation
-
1991
- 1991-11-29 WO PCT/BE1991/000085 patent/WO1992010735A1/en active Application Filing
- 1991-12-10 PT PT9974691A patent/PT99746A/pt not_active Application Discontinuation
Also Published As
Publication number | Publication date |
---|---|
BE1004103A3 (nl) | 1992-09-22 |
WO1992010735A1 (en) | 1992-06-25 |
Similar Documents
Publication | Publication Date | Title |
---|---|---|
RU2596239C1 (ru) | Способ виброакустических испытаний образцов и моделей | |
Ismail et al. | An investigation into the vibration analysis of a plate with a surface crack of variable angular orientation | |
RU2558679C1 (ru) | Стенд для виброакустических испытаний образцов и моделей | |
RU2603787C1 (ru) | Стенд для виброакустических испытаний образцов и моделей | |
Zhang et al. | A frequency shift curve based damage detection method for cylindrical shell structures | |
RU2625639C1 (ru) | Стенд для испытаний на ударные воздействия | |
Gibert et al. | Modal tests and analysis of a radial impeller at rest: influence of surrounding air on damping | |
Peng et al. | A more accurate dynamic model for dual-side excitation large vibrating screens | |
US3871210A (en) | Vibration testing apparatus with preload control | |
US5672829A (en) | Calculating damping for belts | |
Giovagnoni | On the direct measurement of the dynamic Poisson's ratio | |
Neild et al. | A discrete model of a vibrating beam using a time-stepping approach | |
PT99746A (pt) | Processo e instalacao para a determinacao de propriedades dinamicas de um apoio amortecedor de vibracoes | |
Chandravanshi et al. | Experimental modal analysis of the vibratory feeder and its structural elements | |
Unnikrishnan et al. | Dynamic testing of a pre-stretched flexible tube for identifying the factors affecting modal parameter estimation | |
US6609428B2 (en) | Nonresonant technique for estimation of the mechanical properties of viscoelastic materials | |
RU2659984C1 (ru) | Стенд для виброакустических испытаний образцов и моделей | |
Ahmadian et al. | Boundary condition identification of a plate on elastic support | |
RU2653554C1 (ru) | Способ виброакустических испытаний образцов и моделей | |
Beatriz et al. | Electrostatically actuated MEMS circular plate resonators: frequency response of superharmonic resonance of third order | |
RU2628450C1 (ru) | Стенд для испытаний на высокоинтенсивные ударные воздействия приборов и оборудования | |
RU2775360C1 (ru) | Способ экспериментального определения динамических характеристик гибких протяженных конструкций | |
Li et al. | Precise Measurement of Natural Frequencies and Mode Shapes of Cantilever Thin Cylindrical Shell | |
Liravi et al. | Comparative study of experimental assessment methodologies for the dynamic characterization of elastic elements | |
US3130576A (en) | Means for dynamic analysis of unbalance |
Legal Events
Date | Code | Title | Description |
---|---|---|---|
FC3A | Refusal |
Effective date: 19981110 |