PT99291B - Tala ortopedica de correccao - Google Patents

Tala ortopedica de correccao Download PDF

Info

Publication number
PT99291B
PT99291B PT99291A PT9929191A PT99291B PT 99291 B PT99291 B PT 99291B PT 99291 A PT99291 A PT 99291A PT 9929191 A PT9929191 A PT 9929191A PT 99291 B PT99291 B PT 99291B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
correction
spring
orthopedic
soles
splint according
Prior art date
Application number
PT99291A
Other languages
English (en)
Other versions
PT99291A (pt
Inventor
Jan Prahl
Original Assignee
Ipos Gmbh & Co Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Ipos Gmbh & Co Kg filed Critical Ipos Gmbh & Co Kg
Publication of PT99291A publication Critical patent/PT99291A/pt
Publication of PT99291B publication Critical patent/PT99291B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F5/00Orthopaedic methods or devices for non-surgical treatment of bones or joints; Nursing devices; Anti-rape devices
    • A61F5/01Orthopaedic devices, e.g. splints, casts or braces
    • A61F5/0102Orthopaedic devices, e.g. splints, casts or braces specially adapted for correcting deformities of the limbs or for supporting them; Ortheses, e.g. with articulations
    • A61F5/0127Orthopaedic devices, e.g. splints, casts or braces specially adapted for correcting deformities of the limbs or for supporting them; Ortheses, e.g. with articulations for the feet

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Vascular Medicine (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Orthopedic Medicine & Surgery (AREA)
  • Nursing (AREA)
  • Orthopedics, Nursing, And Contraception (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)
  • Dental Preparations (AREA)
  • Prostheses (AREA)
  • Medicines Containing Material From Animals Or Micro-Organisms (AREA)
  • Dowels (AREA)

Description

MEMÓRIÃ DESCRITIVA presente invento refere-se a uma tala ortopédica de correcção para a correcção da adução da parte anterior do pé e do metatarso, rodeando a meia sola anterior a porção de pé deformada, pelo menos, lateralmente e uma meia sola posterior, meias solas que são flexível e rotativamente interligadas através de um plano vertical em relação à meia sola, definido por meio de um pino de articulação, e as quais estão munidas com uma mola, cuja elasticidade actua para forçar na direcção lateral sobre a meia sola anterior.
A dita tala de correcção, que é também indicada como uma tala de adução do pé é empregue especialmente para o tratamento de pés adutos tanto congénitos como adquiridos, em crianças. Num estágio de tratamento precoce, sucede frequentemente, trazer-se o pé para a posição normal, apenas por meio das ditas talas. No caso de deformações sérias ou em estágios de tratamento tardios é possível fazer também uso da tala de pé aduto após uma operação do pé de uma maneira de suporte. Se a adução da parte anterior do pé é parte de uma deformação de pé torto que, inter alia é acompanhada com uma inclinação do osso do calcanhar a tala de correcção tem de ser ligada a um meio de guia da barriga da perna e a um meio de fixação da flexão do joelho para tornar o tratamento do pé torto possível, de uma maneira prometedora. No entanto, não existe diferença fundamental em relação à construção da tala de correcção. A deformação do pé que é acessível ao tratamento com a dita tala de correcção, pode consistir na deformação do primeiro raio que se desvia para o meio enquanto que os outros quatro raios prosseguem normalmente, ou num desvio médio de todos os cinco ossos metatársicos, o típico pé aduto.
Nas talas de correcção conhecidas, de acordo com o estado da arte como são descritas inter alia na EP 0 027 762, o pino de articulação está localizado no lado do meio invólucro médio, enquanto que no lado oposto uma mola em espiral actua nas duas meias solas, de um tal modo que as porções de pé, que se desviam para o meio, são lateralmente pressionadas. Resultam daí as
277
I.91338-11-2611 ΙΙΙ/ΚΟ
-3seguintes desvantagens. Como já mencionado atrás as talas de pés adutos são empregues frequentemente em crianças cujos ossos do pé estão ainda no estágio de crescimento. Devido à disposição de pino de articulação no lado médio este lado está inevitavelmente sujeito a uma forte compressão. Dependendo da tensão da mola em espiral, o dedo grande é fortemente comprimido. Aumentando do meio para o lado, é realizada uma forte compressão do tarso.
É por esta razão que o objéctivo do presente invento é melhorar a tala de correcção descrita no início, de um tal modo que, com uma tala redesenhada, existe na parte lateral uma compressão reduzida.
Antecedentes do invento
Este problema técnico é resolvido pela tala ortopédica de correcção descrita na reivindicação 1, cuja configuração característica de acordo com o invento consiste em que a articulação é disposta no bordo externo das duas meias solas, portanto lateralmente, e em que a mola usada é uma mola de pressão que carrega compressivamente as meias solas relativamente entre si no lado médio.
Deslocando a junta rotativa para a parte lateral, esta parte é significativamente aliviada da compressão que, de acordo com o estado da arte, existia nas construções conhecidas até agora. Os ossos do tarso num grande grau permanecem aliviados. Ao mesmo tempo a posição do ponto de rotação na parte lateral tem um efeito de reforço exterior no pé. Desenvolvimentos adicionais do invento são descritos nas reivindicações subordinadas 2 a 8.
Assim, o pino de articulação está, de preferência, localizado no nível em que o côndilo do quinto osso do tarso se articula. Uma aplicação óptima da pressão na parte anterior do pé é por isto assegurada.
Com a finalidade de simplificar a construção, as duas meias solas, são cada uma delas munidas na sua parte exterior com uma
277
I.91338-11-2611 ΙΙΙ/ΚΟ extensão, caso em que as extensões se sobrepõem entre si e são penetradas pelo eixo de articulação. Adicionalmente, de preferência, a uma certa distância do pino de articulação na direcção do bordo interior, em cada uma das duas meias solas, podem ser encontrados pontos de articulação preparados para a mola de pressão, os quais estão localizados, em particular, dentro da zona do bordo interior da meia sola. É possível, no entanto, serem preparados mais do que dois pontos de articulação, por exemplo, para deslocar a mola por razões de construção do lado médio para o centro. No entanto, ao fazer isto, deve-se ter em conta que o braço de alavanca é encurtado de uma maneira correspondente.
Em princípio, não existe restrição em relação ao tipo de mola utilizado. No entanto, num desenvolvimento adicional do invento, é feito uso de uma mola em espiral, cujas pernas, na extremidade, assentam essencialmente paralelas ao bordo exterior da meia sola.
De acordo com uma concretização adicional do invento as meias solas estão, em cada caso, munidas com uma secção angular de material não resiliente, estando as secções angulares, em cada caso, retidas rotativamente na extremidade do pino de articulação, e estando as suas extremidades livres localizadas na direcção do bordo interior, e alcançando até ao mesmo. Estas secções angulares que podem, por exemplo ser compostas de metal, possuem em cada caso pontos de articulação preparados para a mola de pressão. Este tipo de construção tem a vantagem que, especialmente, as zonas de assentamento do invólucro em forma de pé das meias solas podem ser compostas de um material capaz de se adaptar á forma do pé sob pressão.
De acordo com uma concretização adicional do invento, prevê-se que a tala de correcção seja construída com a forma de uma porção de sapato ou bota como está descrito, em princípio, na EP 0 027 762.
277
I.91338-11-2611 ΙΙΙ/Κο
-5Breve descrição dos desenhos
Estão representados exemplos de concretização do invento nos desenhos, nos quais:
as figuras 1 e 2 mostram cada uma delas, em principio, representações de talas de correcção com diferentes molas de pressão.
Descrição detalhada da concretização preferida
A tala de correcção compreende uma meia sola anterior 10 e uma meia sola posterior 11, as quais estão interligadas com o auxílio de uma união rotativa 12. A união rotativa 12 compreende um pino de articulação 13, o qual penetra, respectivamente, nas extensões mutuamente sobrepostas das meias solas anterior e posterior. Estas extensões fazem parte das respectivas secções angulares 14 e 15 com pontos de articulação preparados 16 para uma mola de pressão 17 (figura 1) ou 18 (figura 2).
invento compreende a disposição construtiva do ponto de articulação, que está localizado no bordo exterior, a parte lateral, das meias solas 10 e 11. No estado não carregado, as meias solas assumem a posição representada com linhas cheias. Quando sujeitas a uma carga, as molas de pressão 17 ou 18, respectivamente, a meia sola anterior roda de um ângulo a para o lado, pelo que é exercida uma pressão pertinente na parte anterior do pé.
Na concretização de acordo com a figura 1, a mola de pressão alongada 17 assenta sensivelmente paralela à zona do bordo interior das meias solas 10 e 11 e dentro da mesma, enquanto que a mola de pressão 17 fica, em cada caso, segura na extremidades livres das secções angulares 14 e 15.
Na concretização de acordo com a figura 2, a mola de pressão 18 é feita de uma mola em espiral, cujas extremidades resilientes livres 18a e 18b actuam nos lados das secções angulares 14 e 15, dentro da zona lateral. A parte remanescente da mola de pressão
277
I.91338-11-2611
ΙΙΙ/ΚΟ -6-
está disposta medianamente em torno do pino de articulação 13.
Como um resultado de uma comparação entre o contorno da meia sola anterior desenhada em linhas cheias e o contorno rodado mostrado nas linhas a tracejado, quando as molas 17 e 18 exercem pressão, a meia sola anterior é puxada para a frente, pelo que o pé é mais ou menos puxado no sentido do comprimento e a correcção da posição de adução é encorajada num grau significativo.

Claims (8)

  1. REIVINDICÃCÕES
    1 - Tala ortopédica de correcção, para corrigir a adução da parte anterior do pé e do metatarso, com uma meia sola anterior que envolve, pelo menos, lateralmente a porção deformada do pé e uma meia sola posterior (10, 11), que estão interligadas, flexível e rotativamente, através de um plano vertical relativamente ao plano da meia sola, definido por meio de um pino de articulação (13) e que estão munidas com uma mola (17), cuja força elástica actua na direcção lateral, na meia sola anterior (10), caracterizada por o pino de articulação (13) estar disposto no bordo exterior das duas meias solas (10, 11) e a mola ser uma mola de pressão (17), com a ajuda da qual as meias solas (10, 11) são carregadas por pressão uma em relação à outra no lado médio.
  2. 2 - Tala ortopédica de correcção de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o pino de articulação (13) estar localizado ao nível da articulação do côndilo do quinto osso metatársico.
  3. 3 - Tala ortopédica de correcção de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada por as duas meias solas (10, 11), em cada caso, no seu exterior, terem um prolongamento, sobrepondo-se os ditos prolongamentos entre si e sendo penetrados pelo pino de articulação (13).
  4. 4 - Tala ortopédica de correcção de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizada por a uma distância do pino de articulação (13), na direcção do bordo interior, cada uma das duas meias solas (10, 11) ter, pelo menos, um ponto de articulação (16) preparado para a mola de pressão (17, 18).
  5. 5 - Tala ortopédica de correcção de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por os pontos de articulação (16) estarem localizados dentro da zona do bordo interior das meias solas (10, 11).
  6. 6 - Tala ortopédica de correcção de acordo com qualquer das
    73 277
    I.91338-11-2611 ΙΙΙ/ΚΟ
    8reivindicações 1 a 3, caracterizada por a mola ser uma mola em espiral (18) disposta em torno do pino de articulação, cujas pernas (18a, 18b), nas suas extremidades, estão localizadas essencialmente paralelas ao bordo exterior das meias solas (10, 11).
  7. 7 - Tala ortopédica de correcção de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 6, caracterizada por as meias solas (10, 11) estarem, em cada caso, munidas com uma secção angular (14, 15) de material não resiliente que, em cada caso, nas suas extremidades estão retidas rotativamente pelo pino de articulação (13), e cujas extremidade livre assentam, na direcção do bordo interior, e alcançam tal longe como o mesmo bordo, enquanto que estas secções angulares (14, 15), em cada caso, estão munidas com pontos de articulação (16) preparados para a mola de pressão (17, 18).
  8. 8 - Tala ortopédica de correcção de acordo com qualquer das reivindicações 1 a 7, caracterizada por a mesma ser construída com a forma de um sapato ou de uma porção de bota.
PT99291A 1991-09-24 1991-10-21 Tala ortopedica de correccao PT99291B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
EP91116200A EP0533969B1 (de) 1991-09-24 1991-09-24 Orthopädische Redressionsschiene

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT99291A PT99291A (pt) 1994-01-31
PT99291B true PT99291B (pt) 1999-02-26

Family

ID=8207185

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99291A PT99291B (pt) 1991-09-24 1991-10-21 Tala ortopedica de correccao

Country Status (14)

Country Link
US (1) US5348532A (pt)
EP (1) EP0533969B1 (pt)
AT (1) ATE108636T1 (pt)
CA (1) CA2054394C (pt)
DE (1) DE59102279D1 (pt)
DK (1) DK0533969T3 (pt)
ES (1) ES2056545T3 (pt)
FI (1) FI914904A (pt)
HU (1) HU214612B (pt)
IE (1) IE72510B1 (pt)
IS (1) IS3772A7 (pt)
NO (1) NO178323C (pt)
PT (1) PT99291B (pt)
SK (1) SK319391A3 (pt)

Families Citing this family (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
EP0983756B1 (de) * 1998-07-20 2003-04-02 Oehler, Claus, Dr. Sichelfuss-Korrekturschiene
US6409695B1 (en) * 1999-07-27 2002-06-25 John D. Connelly Ankle-foot orthotic
FR2999417B1 (fr) * 2012-12-14 2015-02-06 Benoit Causse Dispositif orthopedique pour un membre inferieur humain et chaussure equipee d'un tel dispositif
JP2020156790A (ja) * 2019-03-27 2020-10-01 美津濃株式会社 ソール構造およびそれを備えたシューズ
CN111920650B (zh) * 2020-09-28 2021-01-08 上海傅利叶智能科技有限公司 一种旋转缓冲助力机构和外骨骼踝关节缓冲助力装置

Family Cites Families (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1572A (en) * 1840-04-30 Apparatus forx t thex t treatment of cilub-foot
US1491500A (en) * 1923-01-26 1924-04-22 Wambaugh Martin Arch supporter
US1484165A (en) * 1923-02-13 1924-02-19 Lorraine Q Wilson Arch-supporting insole
US1804549A (en) * 1928-11-08 1931-05-12 Temler Friedrich Arch support for shoes
US2269815A (en) * 1939-01-11 1942-01-13 Harry Scheinberg Shoe
US2663294A (en) * 1952-01-05 1953-12-22 John R Harrison Drop foot brace
US2849808A (en) * 1955-09-27 1958-09-02 Coplans Carl Waddington Foot-supporting and corrective devices
US2967360A (en) * 1960-02-23 1961-01-10 Paul E Rice Orthopedic shoe
US3424166A (en) * 1967-04-03 1969-01-28 Lyle P Gibbons Corrective shoe with angular clamped adjustment
FR2467560A1 (fr) * 1979-10-18 1981-04-30 Mayzaud Maurice Ets Bottillon anti-adductus articule
DE3113820A1 (de) * 1980-05-22 1982-02-18 Alfred Dr.med. 8500 Nürnberg Dieterich "orthopaedisches schuhwerk oder schuhwerkteile"
US4434792A (en) * 1982-03-19 1984-03-06 Rosenberg Steven L Adjustable abduction device for treatment of metatarsus adductus
US4538599A (en) * 1983-11-07 1985-09-03 Peer Lindemann Orthosis device for congenital metatarsus
DE3543642A1 (de) * 1985-12-11 1987-06-19 Nicolai Gmbh & Co Kg Fussgelenkschale
DE9107481U1 (de) * 1990-12-20 1991-08-08 Ostfolk, Rudi, 6791 Dittweiler Orthopädische Redressions-Schiene zur Therapie der Vorfußadduktion

Also Published As

Publication number Publication date
PT99291A (pt) 1994-01-31
NO178323B (no) 1995-11-27
NO914109D0 (no) 1991-10-18
ES2056545T3 (es) 1994-10-01
DK0533969T3 (da) 1994-09-12
NO178323C (no) 1996-03-06
SK319391A3 (en) 1994-06-08
EP0533969A1 (de) 1993-03-31
IE72510B1 (en) 1997-04-23
ATE108636T1 (de) 1994-08-15
FI914904A0 (fi) 1991-10-17
HU214612B (hu) 1998-04-28
IS3772A7 (is) 1993-03-25
HU913288D0 (en) 1992-01-28
DE59102279D1 (de) 1994-08-25
NO914109L (no) 1993-03-25
IE913700A1 (en) 1993-03-24
CA2054394A1 (en) 1993-03-25
FI914904A (fi) 1993-03-25
EP0533969B1 (de) 1994-07-20
US5348532A (en) 1994-09-20
CA2054394C (en) 1997-01-21
HU59300A (pt) 1992-05-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US10477917B2 (en) Energy return orthotic systems
US10888447B2 (en) Energy return orthotic systems
US9066559B2 (en) Bi-layer orthotic and tri-layer energy return system
Koutsogiannis Treatment of mobile flat foot by displacement osteotomy of the calcaneus
Menelaus Talectomy for equinovarus deformity in arthrogryposis and spina bifida
AU2017412260B2 (en) Energy return orthotic systems
EP0154737A1 (en) Segmented triplanar orthopedic appliance
AU2013323365B2 (en) Energy return system
PT99291B (pt) Tala ortopedica de correccao
US20110035967A1 (en) Orthopedic shoe
Paley et al. Ankle and foot considerations
US1587496A (en) Shoe last
US29225A (en) Improved shoe-maker s last
US2151720A (en) Orthopedic footwear with footsupporting plate
Regnauld et al. Painful Syndromes of the Forefoot
Cbang et al. A Critical Look At Surgical Options

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930708

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19981104

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20030531