PT990364E - Processo de transferencia de chamadas entre operadores - Google Patents

Processo de transferencia de chamadas entre operadores Download PDF

Info

Publication number
PT990364E
PT990364E PT99908731T PT99908731T PT990364E PT 990364 E PT990364 E PT 990364E PT 99908731 T PT99908731 T PT 99908731T PT 99908731 T PT99908731 T PT 99908731T PT 990364 E PT990364 E PT 990364E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
mobile network
subscriber
imsi2
international
imsi1
Prior art date
Application number
PT99908731T
Other languages
English (en)
Inventor
Anton Niklaus Stadelmann
Werner Hirzel
Walter Heutschi
Original Assignee
Swisscom Mobile Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Swisscom Mobile Ag filed Critical Swisscom Mobile Ag
Publication of PT990364E publication Critical patent/PT990364E/pt

Links

Classifications

    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W8/00Network data management
    • H04W8/18Processing of user or subscriber data, e.g. subscribed services, user preferences or user profiles; Transfer of user or subscriber data
    • H04W8/183Processing at user equipment or user record carrier
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W8/00Network data management
    • H04W8/02Processing of mobility data, e.g. registration information at HLR [Home Location Register] or VLR [Visitor Location Register]; Transfer of mobility data, e.g. between HLR, VLR or external networks
    • H04W8/04Registration at HLR or HSS [Home Subscriber Server]
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W8/00Network data management
    • H04W8/02Processing of mobility data, e.g. registration information at HLR [Home Location Register] or VLR [Visitor Location Register]; Transfer of mobility data, e.g. between HLR, VLR or external networks
    • H04W8/06Registration at serving network Location Register, VLR or user mobility server
    • HELECTRICITY
    • H04ELECTRIC COMMUNICATION TECHNIQUE
    • H04WWIRELESS COMMUNICATION NETWORKS
    • H04W8/00Network data management
    • H04W8/26Network addressing or numbering for mobility support

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Databases & Information Systems (AREA)
  • Computer Networks & Wireless Communication (AREA)
  • Signal Processing (AREA)
  • Mobile Radio Communication Systems (AREA)
  • Exchange Systems With Centralized Control (AREA)
  • Nitrogen And Oxygen Or Sulfur-Condensed Heterocyclic Ring Systems (AREA)
  • Cephalosporin Compounds (AREA)
  • Transition And Organic Metals Composition Catalysts For Addition Polymerization (AREA)
  • Saccharide Compounds (AREA)
  • Gyroscopes (AREA)
  • Control Of Eletrric Generators (AREA)
  • Optical Integrated Circuits (AREA)
  • Devices For Executing Special Programs (AREA)

Description

86 834 ΕΡ Ο 990 364/ΡΤ
DESCRIÇÃO “Processo de transferência de chamadas entre operadores” O presente invento refere-se a um processo transferência de chamadas entre operadores e respectivos dispositivos. O invento refere-se, em particular, a um processo transferência de chamadas entre operadores e respectivos dispositivos, os quais se baseiam nas especificações GSM e os quais são um aperfeiçoamento de transferência de chamadas entre operadores internacionais.
Com a denominação de transferência de chamadas entre operadores estende-se uma unidade terminal GSM no exterior da rede terrestre. Mas o invento também pode ser aplicado para o problema de transferência de chamadas entre operadores entre diferentes redes GSM e/ou redes não GSM, por exemplo, a transferência de chamadas entre operadores entre redes que funcionam de acordo com normas diferentes como por exemplo GSM, UMTS, Intelligent Networks (IN) etc.
Com a denominada “transferência de chamadas entre operadores indirecta” um operador de uma rede móvel, isto é, um operador de telemóvel, pode proporcionar aos seus assinantes um serviço de cobertura de superfície, sem que tenha de instalar a rede radiofónica completa na sua área licenciada. Além disso, através da transferência de chamadas entre operadores indirecta pode ser concedido o acesso rápido à transferência de chamadas entre operadores internacionais. O documento de patente WO98/10614, cujo conteúdo é aqui integrado por referência, descreve um processo para uma transferência de chamadas entre operadores indirecta, o qual permite aos assinantes de uma rede móvel pública local (Home Public Land Mobil NetWork HPLMN) de se ligar a uma rede móvel pública visitada (Visited Public Land Mobile Network, VPLMN) sem que haja um acordo transferência de chamadas entre operadores com a rede móvel pública local (HPLMN), em que a ligação é efectuada por meio, por exemplo, de um número de identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI = International Mobil Subscriber Identity) e um número MSISDN (= Mobile Subscriber Integrated Services Digital Network) os quais são disponibilizados por uma rede móvel pública de cooperação (Partner Public Land Mobile Network = PPLMN), a 2 8fi 834
EP 0 990 364/PT qual tem um acordo de transferência de chamadas entre operadores por um lado com a rede móvel pública local (HPLMN) e por outro lado com a rede móvel visitada (VPLMN).
No processo descrito na WO98/10614, cada cartão SIM (SIM = módulo de identidade de assinante) dos assinantes da HPLMN contém dois números IMSI. A cada número IMSI é atribuído um diferente número de chamada (MSISDN). O primeiro número IMSI pertence à área dos números da rede móvel pública local HPLMN, o segundo à área da rede móvel pública de cooperação PPLMN. Para entrar no sistema de uma rede móvel pública visitada (VPLMN-NR, NR = No transferência de chamadas entre operadores), a qual não tem acordo de transferência de chamadas entre operadores com a HPLMN, o assinante pode substituir o primeiro número IMSI (do HPLMN) pelo segundo número IMSI (do PPLMN), sendo por meio disso considerado na rede visitada (VPLMN) como um assinante de rede móvel pública de cooperação (PPLMN).
Como no processo descrito na WO98/10614 a cada IMSI é atribuído um outro, diferente MSISDN, devendo as chamadas com o primeiro MSISDN para o assinante ser transferidas por um mecanismo dispendioso, num denominado disco rotativo UBICOM. Os dados específicos do assinante, por exemplo, a transferência de chamadas, os números adicionais, etc. são, além disso, de forma completamente convencional coordenados em relação ao IMSI e por isso apenas disponíveis numa rede móvel pública local (HPLMN) ou em redes móveis públicas visitadas (VPLMN-WR, WR = com transferência de chamadas entre operadores) com um acordo transferência de chamadas entre operadores com a HPLMN.
No pedido de patente WO 92119078 é descrito um processo para um sistema de telemóvel, de acordo com o qual são memorizados dois IMSI num módulo de identificação de um assinante, sendo ambos coordenados no registo local (Home Location Register, HLR) de uma MSISDN comum e que os quais podem ser, respectivamente, seleccionados pelo assinante, quer através de um posicionamento diferente do módulo de identificação no aparelho móvel quer através das unidades de entrada do aparelho móvel.
Um objectivo do invento é por isso o de proporcionar um processo e um sistema, os quais evitam as desvantagens acima mencionadas.
86 834 ΕΡ Ο 990 364/ΡΤ 3
De acordo com ο presente invento este objectivo é conseguido, em particular, pelas característlcas das reivindicações independentes. Outras formas de execução vantajosas derivam também das reivindicações principais e da descrição.
Este objectivo é, em particular, conseguido pelo invento, o qual por meio do processo de acordo com o invento, permite a um assinante de uma rede móvel pública local (Home Public Land Mobil Network, HPLMN) ligar-se a uma rede móvel pública visitada (Visited Public Land Mobile Network, VPLMN) sem acordo transferência de chamadas entre operadores com a rede móvel pública local (HPLMN), quando o assinante recebe um módulo de identificação com uma primeira identificação internacional de assinante de rede móvel (International Mobil Subscriber Indentity, IMSI) da série de números da rede móvel pública local (HPLMN) e com uma segunda identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI) da série de números de uma rede móvel pública de cooperação (Partner Public Land Mobile Network, PPLMN), dispondo a rede móvel pública de cooperação (PPLMN) de acordos transferência de chamadas entre operadores adicionais, sendo atribuídas a ambas as identificações internacionais de assinante de rede móvel (IMSI) um número de chamada comum (Mobil Subscriber Integrated Services Digital Network, MSISDN). De acordo com o invento, além disso (de acordo com a variante a1) a primeira identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI) - da série de números da rede móvel pública local (HPLMN) - é registada no registo local (Home location Register, HLR) desta rede móvel pública local e a segunda identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI) -da série de números da rede móvel pública de cooperação (PPLMN) - é convertida a partir da primeira identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI). A atribuição de um número de chamada comum (MSISDN) para as diferentes identificações internacionais de assinante de rede móvel (IMSI) tem a vantagem particular de um assinante poder ser contactado através deste único número de chamada (MSISDN), mesmo se ele estiver registado com diferentes identificações internacionais de assinante de rede móvel (IMSI) na sua rede móvel pública local (HPLMN), respectivamente, numa rede pública móvel visitada (VPLMN). A atribuição de duas (ou várias) identificações internacionais de assinante de rede móvel (IMSI) a um assinante, uma da série de números da rede móvel pública local (HPLMN) e uma da série de números da rede móvel pública de cooperação (PPLMN), tem, além disso, a vantagem, do assinante não estar dependente dos acordos transferência de chamadas entre operadores do operador da rede móvel
86 834
EP 0 990 364/PT 4 pública de cooperação (PPLMN), mas que ele adicionalmente possa beneficiar também de acordos transferência de chamadas entre os operadores do assinante de rede móvel (IMSI) eventualmente estipulados mais tarde pelo seu operador da rede móvel pública local. Como inicialmente já se tem mencionado, o invento refere-se às redes móveis de acordo com a norma GSM, mas também pode ser utilizado em outras redes móveis, por exemplo as redes móveis UMTS (UMTS = Universal Mobile Telephone System), ou particularmente também para o transferência de chamadas entre operadores entre diferentes redes GSM e/ou não GSM.
Numa segunda variante de execução preferida, o módulo de identificação activa a segunda identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI) da série de números de uma rede móvel pública de cooperação (PPLMN), quando com a primeira identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI) da série de números de uma rede móvel pública local (HPLMN) não seja possível entrar numa rede. A activação de uma identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI) alternativa pode ser iniciada, em diferentes variantes de execução, as quais podem ser realizadas como variantes em conjunto dependentes da situação ou como variantes separadas, automaticamente ou pelo assinante, por exemplo, por meio de unidades de entrada da sua unidade terminal.
De preferência, para. pelo menos, certas das, pelo menos, duas identificações internacionais de assinante de rede móvel (IMSI), ligadas ao mesmo número de chamada (MSISDN) são emitidas facturas separadas para o assinante, enquanto que para pelo menos certas outras das, pelo menos duas, identificações internacionais de assinante de rede móvel (IMSI) ligadas ao mesmo número de chamada (MSISDN) é emitida uma factura comum para o assinante. Esta facturação específica da situação tem a vantagem de que a mesma é muito flexível e que conforme a utilização, e não apenas relacionado com “transferência de chamadas entre operadores indirecta”, para um assinante, poderem ser elaboradas facturas separadas para diferentes fins de utilização, em que a respectiva identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI), correspondente ao fim e à facturação, é activada, por exemplo, identificações internacionais de assinante de rede móvel (IMSI) diferentes para a utilização em serviço e uso particular. 5 86 834 ΕΡ Ο 990 364/ΡΤ A seguir é descrita uma execução do presente invento com base num exemplo. O exemplo de execução está representado nas seguintes figuras anexas, em que: a FIG. 1 mostra um diagrama sinóptico, o qual representa de forma esquemática as relações de sinalização, quando do registo, de acordo com a variante a1), na qual uma identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI) ligada a um número de chamada (MSISDN) é registada no registo local (HLR); a FIG. 2 mostra um diagrama sinóptico, o qual representa de forma esquemática as relações de sinalização, quando do registo de acordo com uma possível variante a2), na qual as duas identificações internacionais de assinante de rede móvel (IMSI) ligadas a um número de chamada comum (MSISDN) estão registadas no registo local (HLR); a FIG. 3 mostra um diagrama sinóptico, o qual representa de forma esquemática as relações de sinalização, quando de uma ligação a ser terminada de acordo com a variante a1), na quai uma identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI) ligada a um número de chamada (MSISDN) está registada no registo local (HLR); a FIG. 4 mostra um diagrama sinóptico, o qual representa de forma esquemática as relações de sinalização, quando de uma ligação a ser terminada de acordo com a variante a2), na qual duas identificações internacionais de assinante de rede móvel (IMSI) ligadas a um número de chamada comum (MSISDN) estão registadas no registo local (HLR).
De acordo com o presente invento um operador licenciado de uma rede móvel pública local (adiante designado por operador-lic) desenvolve e explora na sua área licenciada de rede móvel pública local HPLMN (vide FIGS. 1 até 4) uma ou várias centros de comutação móvel/registos locais (MSC/HLR) e uma rede móvel pública local, por exemplo, uma rede móvel baseada na norma GSM, no UMTS ou uma outra norma de rede móvel, de acordo com as suas considerações económicas (eventualmente só em centros urbanos densos). 6 86 834 ΕΡ Ο 990 364/ΡΤ Ο operador-lic da área de uma rede móvel pública local HPLMN faculta aos seus clientes (assinantes) o serviço de aparelhos móveis terminais 1 em redes móveis VPLMN, VPLMN’ visitadas fora da rede própria por meio da função de transferência de chamadas entre operadores indirecta. Para este efeito um operador de uma rede de colaboração PPLMN põe as suas relações transferência de chamadas entre operadores à disposição do operador-lic.
No transferência de chamadas entre operadores internacional a identificação internacional de assinante de rede móvel baseia-se conforme as especificações GSM no número IMSI (IMSI = identificação internacional de assinante de rede móvel). O operador de cooperação disponibiliza por isso ao operador-lic uma série de números IMSI da série de números do operador de cooperação. Em primeiro lugar as seguintes duas variantes serão descritas:
Variante a):
Um módulo de identificação, por exemplo um cartão SIM (módulo de identificação de assinante) o qual está ligado de forma amovível a um telemóvel 1, contém dois números IMSI, o primeiro número IMSI 1MSI1 da série de números do operador-lic, o segundo número IMSI IMSI2 da série de números do operador de cooperação. A ambos os números IMSI, IMSI1, IMSI2 é atribuído um número de chamadas comum MSISDN ( número MSISDN, número de rede digital de serviços integrados de assinante móvel). Todos os dados específicos do assinante, como por exemplo, o reencaminhamento de chamadas, números adicionais para transmissão de Fax e dados etc., estão coordenados ao número de chamada MSISDN e deste modo estão sempre disponíveis independentemente do respectivo número IMSI, IMS11, IMSI2 utilizado na rede. A vantagem desta variante a) preferida consiste no facto, de que estão atribuídos aos assinantes também números IMSI, IMS11 do operador-lic da rede HPLMN. Desta forma o operador-lic pode estruturar novas relações de cooperação de transferência de chamadas entre operadores. Além disso, quando de uma eventual extinção posterior do transferência de chamadas entre operadores indirecta não é necessário substituir o cartão SIM.
86 834 ΕΡ Ο 990 364/ΡΤ
Variante b): Ο cartão SIM contém apenas um núrnero IMSI, IMSI2. Este provém da série de números IMSI do operador de cooperação. A este número IMSI, IMSI2 é atribuído um número de chamada MSISDN da série de números do operador-lic. A vantagem desta variante b) consiste no facto de que a mesma é uma solução mais fácil em relação ao cartão SIM, ao telemóvel 1 e à rede. Mas a variante b) apresenta grandes desvantagens principalmente quanto às possibilidades de aperfeiçoamento do operador-lic, principalmente porque em paralelo com o transferência de chamadas entre operadores indirecta não é possível o formato de relações de transferência de chamadas entre operadores directas. Além disso, os cartões SIM devem ser substituídos quando da extinção do transferência de chamadas entre operadores indirecta. Por este motivo esta variante b) não é descrita em pormenor no que se segue.
Os assinantes da área da rede móvel pública local HPLMN são registados, de preferência, num ou vários ficheiros locais HLR (Home location Register) do operador-lic, o qual desta forma também assume a administração dos clientes.
Para a variante a) preferida são descritas as seguintes variantes subsequentes para a utilização dos dois números IMSI, IMSI1, IMSI2:
Variante subsequente a1) de acordo com o invento, (ver a FIG. 1).
No registo local do operador-lic é registado apenas o número IMSI1 do operador-lic. O número IMSI correspondente IMSI2 do operador de cooperação da rede móvel pública de cooperação PPLMN distingue-se do número IMSI, IMSI1 do operador-lic apenas no código de País de rede móvel (MCC), no código de rede móvel (MNC) e quando for necessário em dois (h1h2) ou outros algarismos adicionais da número de identificação de assinante de rede móvel (MSIN), como é representado no exemplo a seguir:
86 834 ΕΡ Ο 990 364/ΡΤ 8
Exemplo: Formato de número IMSI MCC MNC MSIN Número IMSI da série de números do operador-lic IMSI1: 999 07 26 24680135 (h,h2 = 26) Número IMSI da série de números do operador de cooperação IMSI2 228 01 37 24680135 (11^ = 37)
Nas sinalizações SS7-MAP (SS7 = sistema de sinalização n°. 7, MAP = parte de aplicação móvel), as quais são transmitidas entre o operador de cooperação e o operador-lic , o número IMSI, IMSI1, IMSI2 é convertido respectivamente no bloco 3 (ver a FIG. 1 ou a FIG. 3) (IMSI2 do operador de cooperação para o IMSI1 do operador-lic. e inverso). O bloco 3 é, por exemplo, um módulo de suporte lógico, o qual, por exemplo, pode ser instalado e executado no mesmo computador, como o registo local HLR do operador-lic, ou em qualquer outra unidade de rede adequada para o efeito. O intercâmbio de sinalização entre a rede móvel pública de cooperação PPLMN e a rede móvel pública local HPLMN, respectivamente, entre a rede móvel pública de cooperação PPLMN e a rede móvel pública de cooperação de transferência de chamadas entre operadores VPLMN, está representado na FIG. 1, de forma esquemática, pelas setas duplas a tracejado.
De acordo com as normas GSM, por razões de segurança, um cartão SIM é autenticado quando da ligação na rede. A autenticação refere-se aos números IMSI. Dado que na variante secundária a1) apenas o número IMSI do operador-lic, IMSI1 se encontra registado no registo local HLR, existe apenas uma única autenticação (chave Ki) para ambos os números IMSI, IMSI1, IMSI2. Por isso o cartão SIM no telemóvel 1 também deve ser programado com uma única autenticidade (chave Ki) para ambos os números IMSI, IMSI1, IMSI2.
Possível variante subsequente a2), (ver a FIG. 2)
No registo local HLR do operador.lic. encontram-se registados ambos os números IMSI, IMSI1, IMSI2 e ligados a um número de chamada MSISDN comum. Apenas um dos dois números IMSI, IMSI1, IMSI2 está, respectivamente, activo (o que pretende ser indicado na FIG. 2, respectivamente, na FIG. 4 por um bloco a 9 86 834 ΕΡ Ο 990 364/ΡΤ tracejado à volta do IMSI2), dependendo da rede na qual o cliente se tenha registado da última vez. O registo local HLR contém por exemplo uma lista de identificações internacionais de assinantes de rede móvel (números IMSI), a qual, além disso, compreende para cada identificação internacional de assinante de rede móvel (número IMSI) IMSI1, IMSI2, um sinalizador activo, que podem ser colocados de tal forma que, em simultâneo respectivamente, apenas uma identificação internacional de assinante de rede móvel IMSI1. IMSI2 é considerada como activa. Para os especialistas na técnica existem vários métodos para marcar como activa uma identificação internacional de assinante de rede móvel IMSI1, IMSI2 na respectiva lista do registo local HLR, por exemplo, isto pode ser efectuado durante a actualização da localização (Location Update), que é executada de acordo com a norma GSM, quando um respectivo assinante se registar com o seu telemóvel 1 num registo de localização (registo de localização de visitante) MSCNLR. Ambos os números IMSI, IMS11, IMSI2 dispõem também de autenticações individuais (chave Ki), pelo que a variante subsequente a2) do lado do cartão SIM também se distingue da variante subsequente a1).
Neste ponto pretende-se ainda chamar a atenção de que a variante subsequente a2) pode também ser aplicada para outras utilizações, por exemplo para dois cartões SIM com um número de chamada comum MSISDN, ou para dois números IMSI, IMS11, IMSI2 num único cartão SIM, para distinção de diferentes fins de utilização, como, por exemplo, chamadas particulares ou de serviço. Por exemplo, a facturação das chamadas efectuadas pode ser elaborada por um centro de facturação não representado, conforme a utilização, para cada ou, pelo menos, para certas identificações internacionais de assinante de rede móvel IMSI1, IMSI2 ligadas ao mesmo número de chamada MSISDN, uma factura separada ou para todas, ou, pelo menos, para certas identificações internacionais de assinante de rede móvel IMS11, IMSI2 ligado ao mesmo número de chamada MSISDN, uma factura em conjunto. O centro de facturação atribui para este efeito, respectivamente, vários endereços de facturação a todas ou, pelo menos, a certas identificações internacionais de assinante de rede móvel IMS11, IMSI2, respectivamente, atribui um endereço de facturação comum ao número de chamada MSISDN ou, pelo menos, a certas identificações internacionais de assinante de rede móvel IMS11, IMSI2. Para o cálculo dos custos podem ser utilizados, por exemplo, como habitualmente, os registos dos dados de chamada. 86 834 ΕΡ Ο 990 364/ΡΤ ΊΟ
Em todas as variantes a1), a2) e b) acima citadas, o registo local HLR encontra-se, como já mencionado, de preferência, na rede do operador-lic.
De acordo com as especificações GSM o endereço do registo local HLR, isto é, o endereço HLR para o envio das sinalizações SS7 para o registo local HLR é entre outros derivado do número IMSI (o formato de número CCITT E.212 é convertido em CCITT E.214). Dado que as sinalizações, que entram das redes visitadas VPLMN, VPLMN’ na rede móvel pública de cooperação PPLMN, contém o endereço da rede móvel pública de cooperação PPLMN, ou os endereços das sinalizações, isto é, os títulos globais no SS7 Signalling Connection Control Part (SCCP), devem ser convertidos, ou as sinalizações sem encaminhamento SACCP na rede pública, por exemplo, através de linhas de aluguer ou através da Internet, são transmitidas para a área da rede móvel pública local HPLMN do operador-lic. As sinalizações, as quais são emitidas do registo local HLR para os visitados registo local de visita (VLR) MSCNLR, devem conter um endereço HLR da série de números da rede móvel pública de cooperação PPLMN como remetente, para garantir a reexpedição de sinalizações. A conversão dos títulos globais SS7 SCCP é, como ilustrado nas FIGS. 1 até 4, executada no bloco 2, em que o bloco 2 é, por exemplo, um módulo de suporte lógico, o qual por exemplo pode ser instalado e executado ou no mesmo computador como o registo local, na rede móvel pública de cooperação PPLMN ou como o centro de comutação móvel/registo local de visita MSCNLR da rede móvel pública de cooperação PPLMN ou qualquer outra unidade de rede adequada.
Como as sinalizações SS7 para o registo (actualização de localização) de redes visitadas VPLMN, VPLMN' são transmitidas através da rede móvel pública de cooperação PPLMN para o registo local HLR do operador-lic, o operador de cooperação tem a possibilidade de controlar as séries de números IMSI utilizadas pelo operador-lic, para o transferência de chamadas entre operadores indirecta.
Na variante a) (com a variante subsequente a1) e possível variante subsequente a2)), as quais operam com dois números IMSI, IMSI1, IMSI2, o registo (actualização de localização) sucede na dependência da localização.
Enquanto o respectivo assinante de rede móvel se encontrar na zona do operador-lic. isto é. na área da rede móvel pública local HPLMN ou numa rede visitada PPLM, com um acordo de transferência de chamadas entre operadores
RS 834 ΕΡ Ο 990 364/ΡΤ 11 directa, com ο operador na rede móvel publica local HPLMN, o telemóvel 1 regista-se automaticamente nesta rede com o número IMSI, IMSI1 da série de números do operador-lic, como está representado nas FIGS. 1 e 2 por meio das setas 10, respectlvamente 11. Este procedimento corresponde aos processos normalizados GSM.
Se o assinante de rede móvel do operador-lic abandonar a área própria de distribuição HPLMN, o assinante poderá registar-se com o IMSI de colaboração IMSI2 automaticamente ou manualmente numa rede visitada VPLMN de um operador, o qual mantém um acordo transferência de chamadas entre operadores com o operador de cooperação, como é ilustrado nas FIGS. 1 e 2 pelas setas 20. Dependente do conforto pretendido pelo assinante, por exemplo, como se efectua a alteração do IMSI, manual ou automática, podem ser implementadas para este efeito funções especiais no cartão SIM ou eventualmente também no aparelho telemóvel 1. De preferência, a alteração IMSI efectua-se por meio de funções de suporte lógico programadas, sem que, por exemplo, o cartão SIM tenha que ser manipulado ou retirado do telemóvel 1. De preferência, a função programada do suporte lógico processa-se no cartão SIM. Mas também pode ser preferida uma função programada de suporte lógico na infra-estrutura da rede. No último caso citado, o primeiro ou segundo número IMSI, IMSI1, IMSI2 é activado a partir da infra-estrutura da rede por meio de sinalizações especiais, as quais são transmitidas para o respectivo telemóvel 1, por exemplo por meio de SMS- (SMS = serviços de mensagens curtas) ou sinalizações USSD (USSD = dados de serviços não estruturados suplementares).
As chamadas que entram são encaminhadas na base do número de chamada MSISDN, o qual se encontra na série de números do operador-lic, para a rede do operador-lic. Como o endereço do ficheiro do registo de localização de visitante (VLR) MSCN-LR, no qual o assinante ser registou, está registado no registo local HLR do operador-lic, o processo da função (requisição do número transferência de chamadas entre operadores e estabelecimento de comunicação com o número transferência de chamadas entre operadores) efectua-se em princípio de acordo com as especificações GSM. Nas FIGS. 3 e 4 as relações de sinalização para uma comunicação a terminar num telemóvel 1, isto é, para uma chamada a entrar para telemóvel terminal 1 para a variante subsequente a1), respeotivamente, para a possível variante subsequente a2), estão representadas, respectivamente, de forma esquemática. Como exemplo, nas FIGS. 3 e 4 a 12 86 834 ΕΡ Ο 990 364/ΡΤ chamada a chegar está representada pela seta 4, a qual chega através de um centro de comutação móvel de porta de entrada GMSC para a rede móvel pública local HPLMN. Nas FIGS. 3 e 4 as setas duplas a tracejado ilustram esquematicamente a sinalização para a requisição no número transferência de chamadas entre operadores (pedido de número de transferência de chamadas entre operadores), enquanto que as setas em linhas contínuas representam de forma simplificada o estabelecimento da comunicação com o número transferência de chamadas entre operadores, porque de acordo com as circunstâncias o encaminhamento também pode estar ligado a outras redes. Mas, nas sinalizações SS7-MAP, que para a requisição do número transferência de chamadas entre operadores são emitidas para o respectivo registo local de visitante MSCNLR, deve constar como remetente um endereço HLR da série de números do operador de cooperação, e na sinalização MAP deve constar o número IMSI do operador de cooperação. As FIGS. 3 e 4 ilustram, além disso, como, através do registo acima descrito, de acordo com as FIGS. 1 e 2, o respectivo assinante com o seu telemóvel 1 está registado na rede móvel pública de cooperação PPLMN com o número IMSI, IMSI1 da série de números do operador-lic, respectivamente nas redes visitadas VPLMN, VPLMN’ com o número IMSI, IMSI2 da série de números do operador de cooperação, para o respectivo registo local de visitante MSCA/LR..
Alguns associados à transferência de chamadas entre operadores exigem para comunicações finalizadas também uma taxa. A contabilização efectua-se através da transferência de chamadas entre operadores do saldo de dados e do saldo de finanças do operador de cooperação, do mesmo modo como a seguir é descrito para as comunicações efectuadas.
As chamadas efectuadas são tratadas como “casos transferência de chamadas entre operadores” do operador de cooperação, isto é:
Estabelecimento da chamada de acordo com a especificação GSM.
Contabilização através da transferência de chamadas entre operadores, do saldo de dados e finanças do operador de cooperação. .5 86 834 ΕΡ Ο 990 364/ΡΤ 13
A nova contabilização e ο saldo operador-lic efectua-se por um s; de cooperação. de dados destas comunicações ao aldo separado através do operador
Mensagens curtas finalizadas são especificações GSM na base do endereço respectivo registo local de visitante, isto é do sinalização SS7 enviada para o registo local d número IMS!, IMSI2 da série de números sinalização MAP deve conter o número IMSI, As mensagens curtas produzidas são enviada GSM para a central de serviço de mensagens para outros SMSC. remetidas de acordo com as registado no registo local HLR do fendereço VLR e do número IMSI. A i visitante MSC/VLR deve conter um do operador de cooperação e a IMSI2 do operador de cooperação, s de acordo com as especificações curtas (SMSC) do operador-lic e/ou
Nos países, respectivamente, nas ζοηε transferência de chamadas entre operadores linhas móveis (área da rede móvel pública loc^ cooperação PPLMN respectivamente rede vis chamadas entre operadores), funciona com < números do operador-lic de acordo com as esp s onde o operador-lic tem acordos directos com outros operadores de al HPLMN ou rede móvei pública de ;itada com acordo transferência de i número IMSI, IMSI1 da série de ecificações GSM.
Em países, respectivamente zonas, on VPLMN’ tem um acordo transferência de cham: rede terrestre HPLMN, o assinante pode-se re de cooperação IMSI2 ou manualmente na rec operadores VPLMN, VPLMN' de cooperação. de nenhuma rede visitada VPLMN, adas entre operadores directo com a jgistar automaticamente com o IMSI •le transferência de chamadas entre A contabilização destas comunicações tri operadores efectua-se através da transferêncis saldo de dados e do saldo de finanças do ope nova contabilização para o operador-lic através jansíerência de chamadas entre ^ de chamadas entre operadores, do "ador de cooperação com respectiva do saldo de dados.
Legenda das Referências 1 Telemóvel 2 Tradução do título global SS7 SCCP (Gt pbal Title) 14 86 834 ΕΡ Ο 990 364/ΡΤ 3 Conversão do IMSI do operador-lic (IMSI1) para o IMSI do operador de cooperação (IMSI2) e vice-versa. 4 Chamada com o número da rede digital de serviços integrados de assinante móvel (MSISDN) da série de números do operador-lic. 10 Registar com IMSI do operador-lic (IMSI1). 11 Registar com IMSI do operador-lic (IMSI1), (transferência de chamadas entre operadores internacionais convencional). 20 Registar com IMSI do operador de cooperação (IMSI2). GMSC Centro de comutação móvel de porta de entrada. HLR Registo local (Home Location Register). HPLMN da rede móvel pública local (Home Public Land Mobile Network) do operador-lic ou rede do operador-lic. IMS11 Número de identificação internacional de assinante de rede móvel (International Mobil Subscriber Identity) da série de números do operador-lic. IMSI2 Número de identificação internacional de assinante de rede móvel (International Mobil Subscriber Identity) da série de números do operador de cooperação. MSC/VLR Centro de comutação móvel/Registo local de visitante. MSISDN Número de rede digital de serviços integrados de assinante de rede móvel do operador-lic. PPLMN Rede móvel pública de cooperação (Proponente de “Indirect
Roaming”), (“Partner Public Land Mobile NetWork” - rede móvel pública de cooperação) VPLMN Rede visitada de cooperação transferência de chamadas entre operadores do operador de cooperação (global), (“Visited Public Land Mobile Network” - Rede móvel pública visitada). VPLMN’ Rede visitada no país do operador-lic ((“Visited Public Land Mobile Network” - Rede móvel pública visitada).
Lisboa, ·Ί L5I c3í)1
Por SWISSCOM MOBILE AG - O AGENTE OFICIAL -
Eng." ANTÓNIO J0&0 DA CUNHA FERREIRA Ag. Of. Pr, Ind,
I Rua das Fl©r©§» 74<4,9 j 1200-195 U3S0A

Claims (10)

  1. 86 834 ΕΡ Ο 990 364/ΡΤ 1/3 REIVINDICAÇÕES 1 - Processo de telecomunicações, que permite a um assinante de uma rede móvel pública local (HPLMN), a ligação a uma rede móvel pública visitada (VPLMN, VPLMN’) sem que exista um acordo transferência de chamadas entre operadores com a rede móvel pública local (HPLMN), sendo atribuída a um assinante uma primeira identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI1) da série de números da sua rede móvel pública local (HPLMN) e uma segunda identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI2) da série de números de uma rede móvel pública de cooperação (PPLMN), dispondo a rede móvel pública de cooperação de um acordo transferência de chamadas entre operadores adicional, caracterizado por a dita primeira identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI1) estar memorizada no ficheiro pública local (HLR) da rede móvel pública local (HPLMN) e a dita segunda identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI2) ser convertida a partir da dita primeira identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI1) e a ambas às ditas identificações internacionais de assinante de rede móvel (IMSI1, IMSI2) ser atribuído um número de chamada comum (MSISDN).
  2. 2 - Processo de telecomunicações de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por, no tráfego de sinalização, entre a rede móvel pública de cooperação (PPLMN) e a rede móvel pública local (HPLMN) ser convertida a dita primeira identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI1) na dita segunda identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI2), ou a dita segunda identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI2) na dita primeira identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI1), quando o assinante está registado com a segunda identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI2) numa rede móvel visitada (VPLMN, VPLMN’), a qual tem um acordo transferência de chamadas entre operadores com a rede móvel pública de cooperação (PPLMN).
  3. 3 - Processo de telecomunicações de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por, pelo menos, certas das ditas primeiras e segundas identificações internacionais de assinante de rede móvel (IMSI1, IMSI2) ligadas a um número de chamada comum (MSISDN) estarem memorizadas num módulo de identificação comum. 86 834 ΕΡ Ο 990 364/ΡΤ 2/3
  4. 4 - Processo de telecomunicações de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por o dito módulo de identificação activar a segunda identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI2), quando o mesmo não se puder ligar a uma rede com a primeira identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI1).
  5. 5 - Processo de telecomunicações de acordo com uma das reivindicações 3 ou 4, caracterizado por o dito módulo de identificação ser programado com um único código de autenticidade para as ditas duas identificações internacional de assinante de rede móvel (IMSI1, IMSI2), cujo código de autenticidade é utilizado para a autenticação do módulo de identificação quando da ligação a uma rede móvel (HPLMN, VPLMN, VPLMN’, PPLMN).
  6. 6 - Processo de telecomunicações de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por na conversão da dita segunda identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI2) da primeira identificação internacional de assinante de rede móvel (IMSI1) serem substituídos, pelo menos, o indicativo do país de telemóvel e o código da rede móvel da primeira identificação internacional de assinante de rede de telefone móvel (IMSI1) por valores da série de números da rede móvel pública de cooperação (PPLMN).
  7. 7 - Processo de telecomunicações de acordo com a reivindicação 3, caracterizado por, pelo menos certas primeiras e segundas identificações internacional de assinante de rede de telefone móvel (IMSI1, IMSI2) encadeadas com um número de chamada comum (MSISDN), as quais são memorizadas no mesmo módulo de identificação, possam ser activadas peio assinante com meios de introdução do terminal (1).
  8. 8 - Processo de telecomunicações de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por, para, pelo menos, certas das ditas primeiras e segundas identificações internacionais de assinante de rede móvel (IMI1, IMSI2) ligadas a um número de chamada comum (MSISDN) serem emitidas facturas separadas para o respectivo assinante.
  9. 9 - Processo de telecomunicações de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por, para. pelo menos, certas das mencionadas primeiras e segundas identificações internacionais de assinante de rede móvel (IMSI1, 86 834 ΕΡ Ο 990 364/ΡΤ 3/3 IMSI2) ligadas a um número de chamada comum (MSISDN) ser emitida uma factura comum para o respectivo assinante.
  10. 10 - Processo de telecomunicações de acordo com uma das reivindicações anteriores, caracterizado por as ditas redes de telemóvel serem redes GSM. Lisboa, Por SWISSCOM MOBILE AG - O AGENTE OFICIAL -
    Erig." ANTÔNIO JOAO DA CUNHA ferreira Ag. 0{. Pr. Ind. Sua da* Flórea, 74*··.“ '200*195 LISBOA >
PT99908731T 1998-04-17 1999-03-29 Processo de transferencia de chamadas entre operadores PT990364E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
CH88598 1998-04-17

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT990364E true PT990364E (pt) 2001-11-30

Family

ID=4197450

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99908731T PT990364E (pt) 1998-04-17 1999-03-29 Processo de transferencia de chamadas entre operadores

Country Status (23)

Country Link
US (1) US6738622B1 (pt)
EP (1) EP0990364B1 (pt)
JP (1) JP4011125B2 (pt)
CN (1) CN1113577C (pt)
AT (1) ATE201948T1 (pt)
AU (1) AU747302B2 (pt)
BR (1) BR9906361B1 (pt)
CA (1) CA2293384C (pt)
CZ (1) CZ295215B6 (pt)
DE (1) DE59900110D1 (pt)
DK (1) DK0990364T3 (pt)
ES (1) ES2159988T3 (pt)
GR (1) GR3036495T3 (pt)
HU (1) HU224085B1 (pt)
ID (1) ID23524A (pt)
NO (1) NO318286B1 (pt)
NZ (1) NZ501860A (pt)
PL (1) PL337282A1 (pt)
PT (1) PT990364E (pt)
RU (1) RU2216881C2 (pt)
TR (1) TR200000205T1 (pt)
WO (1) WO1999055107A1 (pt)
ZA (1) ZA997597B (pt)

Families Citing this family (102)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE19829797A1 (de) 1998-07-03 2000-01-05 Viag Interkom Gmbh & Co Kommunikationssystem und ein hierfür geeignetes Verfahren zum Betreiben des Kommunikationssystems
JP2003527769A (ja) * 1999-06-01 2003-09-16 マークポート・リミテッド 移動通信システムのためのサブスクライバインタフェースモジュール
US8400946B2 (en) 2000-01-19 2013-03-19 Sony Corporation System and method for sharing common location-related information between communication devices
US7248862B2 (en) 2000-01-19 2007-07-24 Sony Ericsson Mobile Communications Ab Method and apparatus for retrieving calling party information in a mobile communications system
US8548010B2 (en) 2000-01-19 2013-10-01 Sony Corporation Method and apparatus for event-based synchronization of information between communication devices
US9781257B2 (en) 2000-01-19 2017-10-03 Sony Mobile Communications Ab Technique for obtaining caller-originated alert signals in IP-based communication sessions
FI109443B (fi) * 2000-03-16 2002-07-31 Nokia Corp Tilaajatietojen päivitys
WO2002015519A2 (en) * 2000-08-17 2002-02-21 Mobileum, Inc. Method and system for wireless voice channel/data channel integration
FR2814029B1 (fr) * 2000-09-08 2003-07-25 Transatel Procede et dispositif ameliore de connexion d'un terminal a plusieurs reseaux de telecommunications
FR2814030B1 (fr) * 2000-09-08 2003-06-20 Transatel Procede et dispositif de connexion d'un terminal a plusieurs reseaux de telecommunications
US6826403B1 (en) 2000-09-12 2004-11-30 Phonepages Of Sweden Ab Method and system for identifying a user
DE10058064A1 (de) * 2000-11-23 2002-06-06 Viag Interkom Gmbh & Co Kommunikationssystem und Verfahren zum Betreiben eines Kommunikationssystems
JP3576977B2 (ja) * 2001-01-12 2004-10-13 株式会社東芝 携帯端末
GB0103918D0 (en) * 2001-02-16 2001-04-04 Pathfinder Tech Resources Ltd Mobile telephone operation
EP1239687A1 (en) * 2001-03-10 2002-09-11 Drive-It Systems Ab Communication with a plurality of public land mobile communication networks (PLMNs) without roaming agreements
US7386302B2 (en) * 2001-06-04 2008-06-10 At&T Mobility Ii Llc Hotline routing of pre-activated GSM subscribers using pseudo-MSISDNs
ES2235065T3 (es) * 2001-07-03 2005-07-01 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Metodo y sistema para gestionar multiples registros.
IL159681A0 (en) * 2001-07-18 2004-06-20 Togewa Holding Ag Method for telecommunication, identification module and computerized service unit
GB2391426A (en) * 2001-10-23 2004-02-04 Intellprop Ltd Alleviating network message congestion by using one of a plurality of subscriber identifier numbers associatied with one host
US6892070B2 (en) * 2001-11-05 2005-05-10 Unnikrishnan S. Warrier Communication system and method for minimizing international roaming costs
ITTO20020100A1 (it) * 2002-02-06 2003-08-06 Telecom Italia Lab Spa Sistema per la gestione delle identita' di stazioni mobili in roamingfra reti radiomobili.
NL1021127C2 (nl) * 2002-07-22 2004-01-23 Gsm Innovations B V Werkwijze en inrichting voor mediumselectie bij mobiele telefonie.
US20100240361A1 (en) * 2002-08-05 2010-09-23 Roamware Inc. Anti-inbound traffic redirection system
US20060252423A1 (en) * 2003-08-05 2006-11-09 Roamware, Inc. Method and apparatus by which a home network can detect and counteract visited network inbound network traffic redirection
US7590417B2 (en) * 2003-08-05 2009-09-15 Roamware Inc. Method, system and computer program product for countering anti-traffic redirection
US7929953B2 (en) * 2003-08-05 2011-04-19 Roamware, Inc. Controlling traffic of an inbound roaming mobile station between a first VPMN, a second VPMN and a HPMN
US7684793B2 (en) 2003-08-05 2010-03-23 Roamware, Inc. Anti-traffic redirection system
JP3935083B2 (ja) * 2003-01-31 2007-06-20 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ コンテンツサーバおよび中継装置
US7577431B2 (en) * 2003-02-18 2009-08-18 Roamware, Inc. Providing multiple MSISDN numbers in a mobile device with a single IMSI
US20070293216A1 (en) * 2003-02-14 2007-12-20 Roamware Inc. Method and system for providing PLN service to inbound roamers in a VPMN using a standalone approach when no roaming relationship exists between HPMN and VPMN
WO2004075579A2 (en) * 2003-02-14 2004-09-02 Roamware, Inc. Signaling and packet relay method and system including general packet radio service (“gprs”)
US8175622B2 (en) * 2003-02-14 2012-05-08 Roamware, Inc. Method and system for keeping all phone numbers active while roaming with diverse operator subscriber identity modules
US8478277B2 (en) * 2003-02-18 2013-07-02 Roamware Inc. Network-based system for rerouting phone calls from phone networks to VoIP clients for roamers and subscribers who do not answer
US20070213075A1 (en) * 2004-02-18 2007-09-13 Roamware, Inc. Method and system for providing mobile communication corresponding to multiple MSISDNs associated with a single IMSI
US8331907B2 (en) * 2003-02-18 2012-12-11 Roamware, Inc. Integrating GSM and WiFi service in mobile communication devices
US20040192386A1 (en) * 2003-03-26 2004-09-30 Naveen Aerrabotu Method and apparatus for multiple subscriber identities in a mobile communication device
FR2856878B1 (fr) * 2003-06-26 2005-09-30 Labordere Arnaud Henry Systeme de transmission d'informations entre les telephones mobiles d'operateurs de reseau non lies par des accords d'itinerance
WO2005011308A1 (en) * 2003-06-27 2005-02-03 Qualcomm Incorporated Identification of a mobile station at a serving mobile location center
US8121594B2 (en) * 2004-02-18 2012-02-21 Roamware, Inc. Method and system for providing roaming services to inbound roamers using visited network Gateway Location Register
US7660580B2 (en) 2005-03-02 2010-02-09 Roamware, Inc. Inbound roamer call control system
US8238905B2 (en) * 2003-08-05 2012-08-07 Roamware, Inc. Predictive intelligence
US8583109B2 (en) 2005-05-09 2013-11-12 Roamware, Inc. Method and system for exchanging NRTRDE files between a visited network and a home network in real time
US7616954B2 (en) * 2003-08-05 2009-11-10 Roamware, Inc. Method and system for providing GSMA IR. 73 SoR compliant cellular traffic redirection
US7873358B2 (en) * 2003-08-05 2011-01-18 John Yue Jun Jiang Method and system for providing inbound traffic redirection solution
SG145763A1 (en) * 2003-08-13 2008-09-29 Roamware Inc Signaling gateway with multiple imsi with multiple msisdn (mimm) service in a single sim for multiple roaming partners
DE602004027930D1 (de) * 2003-08-13 2010-08-12 Roamware Inc Mehrfach-imsi-mehrfach-/-einzel-msisdn (mimm/mism) auf mehreren sims für einen einzigen operator
US20090122759A1 (en) 2004-02-18 2009-05-14 Megasoft Ltd. Network-Based System and Method for Global Roaming
KR100575767B1 (ko) * 2004-03-05 2006-05-03 엘지전자 주식회사 이동 통신 단말기의 장치번호 저장 방법
EP1983776B1 (en) * 2004-03-10 2010-12-29 Roamware, Inc. Inbound Roamer Multimedia Messaging Systems
JP4648381B2 (ja) * 2004-03-26 2011-03-09 テレフオンアクチーボラゲット エル エム エリクソン(パブル) ハードウェア部分をアドレス指定することにより移動機へメッセージを送信するための方法及び装置
EP1767021A1 (en) 2004-06-29 2007-03-28 TELECOM ITALIA S.p.A. Network adapted to manage different mobile telephony services
US7298725B2 (en) * 2004-10-08 2007-11-20 Telefonaktiebolaget Lm Ericsson (Publ) Enhancement of AAA routing initiated from a home service network involving intermediary network preferences
US9237430B2 (en) * 2004-10-12 2016-01-12 Mobileum, Inc. Flash caller ID for roaming
EP1763963B1 (en) * 2004-11-18 2013-05-15 Roamware, Inc. Border roaming gateway
CN100384295C (zh) * 2004-12-10 2008-04-23 华为技术有限公司 一种切换国际移动用户标识的方法
WO2006087720A1 (en) * 2005-02-16 2006-08-24 Starhome Gmbh Local number solution for roaming mobile telephony users
ES2359736T3 (es) * 2005-03-02 2011-05-26 Roamware, Inc. Generación dinámica de csi para abonados itinerantes salientes.
DE602005014513D1 (de) * 2005-04-06 2009-06-25 Telit Comm S P A Teilnehmeridentitätsmodul und mobilkommunikationseinrichtung mit einem solchen modul
US8346214B2 (en) * 2005-04-29 2013-01-01 Jasper Wireless, Inc. Self provisioning of wireless terminals in wireless networks
CN101361376A (zh) * 2005-05-09 2009-02-04 罗姆韦尔有限公司 入境漫游用户的csi的动态生成
US20070087753A1 (en) * 2005-10-13 2007-04-19 Jay Rosenblatt Method for providing international calling services
US20070135124A1 (en) * 2005-12-13 2007-06-14 Davolos Christopher J Method and system of multiple wireless HPLMN
WO2007089821A2 (en) * 2006-01-31 2007-08-09 Roamware, Inc. Caller line identification in mobile number portability
GB0604573D0 (en) 2006-03-07 2006-04-19 Ghost Telecom Ltd Method and apparatus of interfacing and connecting a wireless devices(s) and a wireless network for in-and out-going SMS, voice-and data-call(s) routing
GB0605283D0 (en) 2006-03-16 2006-04-26 Ghost Telecom Ltd Method and architecture(s) for a virtual wireless network(s) and its interfacing and interconnecting with wireless network(s) and public access
SE0601056L (sv) * 2006-05-11 2007-11-12 Teliasonera Ab Anordning, system och metod för realisering av en tjänst i ett visst tele-och datakommunikationsnät
CN100426934C (zh) * 2006-07-07 2008-10-15 华为技术有限公司 一种获取用户归属地的ggsn地址的方法、系统及设备
WO2008013964A2 (en) * 2006-07-28 2008-01-31 Roamware, Inc. Method and system for providing prepaid roaming support at a visited network that otherwise does not allow it
JP4676404B2 (ja) 2006-08-30 2011-04-27 株式会社エヌ・ティ・ティ・ドコモ 配信装置及びプログラム
CN1917712B (zh) * 2006-08-31 2010-06-23 华为技术有限公司 一种在未签署漫游协议网络之间实现漫游的方法及网络
SE0602560L (sv) * 2006-11-30 2008-05-31 Teliasonera Ab Sömlös konfiguration av mobil utrustning med virtuellt abonnemang i mobila nät utanför sitt hemmanät
EP2103165A1 (en) * 2006-12-21 2009-09-23 Telefonaktiebolaget LM Ericsson (PUBL) Imsi handling system
WO2009020789A2 (en) * 2007-08-03 2009-02-12 Interdigital Patent Holdings, Inc. Security procedure and apparatus for handover in a 3gpp long term evolution system
SG152087A1 (en) * 2007-10-22 2009-05-29 Roam Over Ip Pte Ltd Method, system and apparatus for providing a carrier- independent international telecommunications roaming service
EP2056629B1 (en) 2007-10-31 2015-04-08 Vodafone Holding GmbH Mobile station with two smart-cards
NL1034742C2 (nl) * 2007-11-22 2009-05-25 British Telecomm Werkwijze, inrichting, software en smartcard voor het selecteren van een geschikte abonneeidentiteit in een mobiele communicatieinrichting.
WO2009108139A1 (en) * 2008-02-26 2009-09-03 Voxp Pte Ltd A system for communicating with a single mobile communications device having multiple ms-isdn identifiers
CN101534498B (zh) * 2008-03-11 2010-09-22 中国移动通信集团公司 一种实现国际漫游的方法、漫游处理设备及通信系统
US20100093344A1 (en) * 2008-10-14 2010-04-15 Adc Telecommunications, Inc. Multiplexing msc/vlr systems and methods
EP2209286A1 (en) 2009-01-14 2010-07-21 Starhome GmbH Network Interoperability between IP communications networks or sub-networks
CN101998362A (zh) * 2009-08-27 2011-03-30 中兴通讯股份有限公司 一种用于切换国际移动用户识别码的方法及系统
GB0916582D0 (en) * 2009-09-22 2009-10-28 Software Cellular Network Ltd Subscriber identification management broker for fixed/mobile networks
EP2387263B1 (en) * 2010-05-12 2015-07-15 ThinxNet GmbH Authenticating a mobile device
US9008654B2 (en) * 2010-06-25 2015-04-14 Gemalto Sa Auto IMSI switch for international roaming
GB2491392B (en) 2011-06-02 2015-06-24 Truphone Ltd Identity management for mobile devices
US9253630B2 (en) 2011-06-02 2016-02-02 Truphone Limited Identity management for mobile devices
GB2491889A (en) * 2011-06-17 2012-12-19 Sony Corp Trial period cellular network connection with identity modules of multiple devices loaded with multiple identities from a shared pool
EP2727409A4 (en) * 2011-06-30 2015-06-03 Fogg Mobile Ab METHOD AND SYSTEM FOR ROAMING A MOBILE COMMUNICATION UNIT
EP2547130B1 (en) * 2011-07-12 2013-03-27 Giesecke & Devrient GmbH Method and identification module for network selection
GB2494710B (en) 2011-09-19 2015-06-24 Truphone Ltd Managing mobile device identities
US9603006B2 (en) 2011-09-19 2017-03-21 Truphone Limited Managing mobile device identities
EP2575397A1 (fr) * 2011-09-30 2013-04-03 Gemalto SA Procédé de sélection d'un opérateur de radiotéléphonie mobile pour permettre à un abonné titulaire d'un abonnement principal d'entrer en situation d'itinérance
US8954067B2 (en) 2011-12-23 2015-02-10 Nokia Corporation Method and apparatus for emulating a plurality of subscriptions
CN104012067B (zh) 2011-12-23 2016-08-31 诺基亚技术有限公司 用于选择性地激活多个订户标识模块的方法和装置
CN103379560A (zh) * 2012-04-26 2013-10-30 深圳富泰宏精密工业有限公司 漫游号码自动切换系统及方法
SE537786C2 (sv) * 2012-12-21 2015-10-20 Globetouch Ab Förfarande och system för att routa signalering mellan olikamobilkommunikationsnät via internet vid roaming
SE537787C2 (sv) 2012-12-21 2015-10-20 Globetouch Ab Förfarande och system för att routa signalering mellan olikamobilkommunikationsnät via internet och en central nod
GB2513134A (en) * 2013-04-16 2014-10-22 Vodafone Ip Licensing Ltd Identity module with interchangeable unique identifiers
US10270809B2 (en) 2013-12-02 2019-04-23 Akamai Technologies, Inc. Virtual private network (VPN)-as-a-service with delivery optimizations while maintaining end-to-end data security
CN107911812B (zh) * 2017-11-14 2021-11-16 维沃移动通信有限公司 优选公共陆地移动网络pplmn列表调整方法及移动终端
JP7120863B2 (ja) * 2018-09-26 2022-08-17 株式会社日立国際電気 移動局装置及び無線通信システム
CN112335294B (zh) * 2019-01-31 2022-04-22 华为技术有限公司 一种紧急呼叫方法及用户终端

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
SE9101105L (sv) * 1991-04-12 1992-08-03 Comvik Gsm Ab Foerfarande vid telefonsystem
US5454027A (en) * 1992-01-27 1995-09-26 Hm Holding Corporation Phantom mobile identification number method and apparatus
US6094578A (en) * 1996-07-10 2000-07-25 American Pcs Communications, Llc Gateway unit
GB2322998A (en) * 1997-02-20 1998-09-09 Vodafone Ltd Method of Interconnecting Communication Networks
AU718887B2 (en) * 1996-09-04 2000-04-20 Swisscom Mobile Ag Roaming process and appurtenant devices
US5949770A (en) * 1996-12-02 1999-09-07 Lucent Technologies Inc. Method for assigning feature sets on virtual private telecommunications networks
US6026291A (en) * 1997-04-09 2000-02-15 Telefonaktiebolaget L M Ericsson Cellular system having programmable subscription capabilities
US6195558B1 (en) * 1998-09-29 2001-02-27 Avaya Technology Corp. Automatic reassignment of a telephone number of a wireless terminal based on location of the wireless terminal
US6539223B1 (en) * 1999-10-07 2003-03-25 Lucent Technologies Inc. Mobile telecommunications device having multiple directory number capability

Also Published As

Publication number Publication date
GR3036495T3 (en) 2001-11-30
HUP0003259A3 (en) 2002-03-28
EP0990364B1 (de) 2001-06-06
AU747302B2 (en) 2002-05-16
BR9906361A (pt) 2000-09-19
DK0990364T3 (da) 2001-09-17
TR200000205T1 (tr) 2000-09-21
CZ295215B6 (cs) 2005-06-15
RU2216881C2 (ru) 2003-11-20
CA2293384C (en) 2008-07-15
AU2824399A (en) 1999-11-08
JP4011125B2 (ja) 2007-11-21
CA2293384A1 (en) 1999-10-28
BR9906361B1 (pt) 2013-02-19
HUP0003259A2 (hu) 2001-02-28
CZ427199A3 (cs) 2000-03-15
PL337282A1 (en) 2000-08-14
ATE201948T1 (de) 2001-06-15
CN1263682A (zh) 2000-08-16
WO1999055107A1 (de) 1999-10-28
EP0990364A1 (de) 2000-04-05
NO996146L (no) 2000-02-17
ZA997597B (en) 2000-06-12
NZ501860A (en) 2001-08-31
ID23524A (id) 2000-04-27
US6738622B1 (en) 2004-05-18
NO996146D0 (no) 1999-12-10
HU224085B1 (hu) 2005-05-30
CN1113577C (zh) 2003-07-02
JP2002511223A (ja) 2002-04-09
ES2159988T3 (es) 2001-10-16
DE59900110D1 (de) 2001-07-12
NO318286B1 (no) 2005-02-28

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT990364E (pt) Processo de transferencia de chamadas entre operadores
US6526033B1 (en) Delivering calls to GSM subscribers roaming to CDMA networks via IP tunnels
US6603761B1 (en) Using internet and internet protocols to bypass PSTN, GSM map, and ANSI-41 networks for wireless telephone call delivery
US6493551B1 (en) GSM MoU bypass for delivering calls to GSM subscribers roaming to CDMA networks
FI110050B (fi) Pakettidataprotokollakontekstin aktivoiminen verkkovierailevalle tilaajalle
US6137791A (en) Communicating packet data with a mobile station roaming within an incompatible mobile network
US5943619A (en) Shared interworking of subscriber features within mobile telecommunications networks
AU764931B2 (en) Mobile internet access
US9867111B2 (en) Methods, network control nodes and communication devices for routing signalling requests in a communication system
WO1997038544A1 (en) Inter-network roaming arrangement
AU2014349725B2 (en) Method of and system for providing a multi-IMSI solution in an operating mobile network
ES2377169T3 (es) Método y nodo para controlar el acceso a un núcleo de red de telecomunicaciones
ES2425761T3 (es) Procedimiento y aparato para la configuración de un dispositivo de comunicación
WO2003019969A1 (en) Method and system for routing calls to a mobile telecommunications device
US7062265B1 (en) Architecture to support service features for wireless calls in a wireless telecommunication system
US6526390B1 (en) Independent billing settlement for call origination by wireless subscribers roaming to foreign wireless networks
EP1549033A1 (en) Dialling error warning system and method
EP3857927A1 (en) Universal packet signaling messaging system
FI113997B (fi) Roaming MMS-ympäristössä
KR100839796B1 (ko) 선불카드를 이용한 로밍 서비스 시스템 및 그 방법
KR101646937B1 (ko) Usim을 이용한 국제 로밍 서비스 시스템 및 방법, 그 서비스 서버
EP3906718B1 (en) A method for connecting a secure element to a network of a mobile network operator and corresponding secure element
US20240089710A1 (en) Method and System for SMS Communication in 3GPP Networks
US11706612B2 (en) Interconnection functionality between a first mobile communication network and a second mobile communication network
KR20090090745A (ko) 이동 통신 단말기를 이용한 국제 로밍 서비스 시스템 및 그방법