PT99018B - Escova interdental fornecida com elementos de escovar formados de um material de espuma e processo para a producao da mesma - Google Patents

Escova interdental fornecida com elementos de escovar formados de um material de espuma e processo para a producao da mesma Download PDF

Info

Publication number
PT99018B
PT99018B PT99018A PT9901891A PT99018B PT 99018 B PT99018 B PT 99018B PT 99018 A PT99018 A PT 99018A PT 9901891 A PT9901891 A PT 9901891A PT 99018 B PT99018 B PT 99018B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
interdental brush
brush
brushing
foam material
fact
Prior art date
Application number
PT99018A
Other languages
English (en)
Other versions
PT99018A (pt
Inventor
John A Kaminski
Mingchich M Tseng
Adrian Hart
Original Assignee
Gillette Canada
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Gillette Canada filed Critical Gillette Canada
Publication of PT99018A publication Critical patent/PT99018A/pt
Publication of PT99018B publication Critical patent/PT99018B/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46BBRUSHES
    • A46B9/00Arrangements of the bristles in the brush body
    • A46B9/005Arrangements of the bristles in the brush body where the brushing material is not made of bristles, e.g. sponge, rubber or paper
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61CDENTISTRY; APPARATUS OR METHODS FOR ORAL OR DENTAL HYGIENE
    • A61C15/00Devices for cleaning between the teeth
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46DMANUFACTURE OF BRUSHES
    • A46D1/00Bristles; Selection of materials for bristles
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A46BRUSHWARE
    • A46BBRUSHES
    • A46B2200/00Brushes characterized by their functions, uses or applications
    • A46B2200/10For human or animal care
    • A46B2200/1066Toothbrush for cleaning the teeth or dentures

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Dentistry (AREA)
  • Epidemiology (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Brushes (AREA)
  • Pharmaceuticals Containing Other Organic And Inorganic Compounds (AREA)

Description

presente invento refere-se aos aparelhos de escova interdental para o cuidado oral, e mais parti_ cularmente a uma escova do tipo no .qual um elemento de escova descartável á retido no cabo por um elemento tampão desmontável .
TJm grande número de aparelhos têm sido de_ senvnlvidos para a limpeza dos dentes e o massajado das gengivas. Tipicamente, eles compreendem escovas que são retidas num cabo por um elemento tampão desmontável. Um exemplo de tal escova e cabo pode ser encontrado na Patente Norte-Americana 4 780 923 (Scbultheiss), a qual é aqui incorporada como referência. Na n^rtç convencional tal como Scbulteiss, a escova é formada por fios de nilon capturados no meio e extsndendo-se radialmente desde um par de arames de metal torcido que formam uma baste. Os fios da escova são usados para esfregar ou limpar perpendicularmente através das superfícies do palato e dentes para limpar os mesmos. Um exemplo co. mercial de uma tal escova convencional é a escova interdental fabricada pelos laboratórios da Oral B de Redwood City, Califórnia, a qual está disponível em ambas formas, cílindri ca α afunilada.
Nos Estados Unidos da América, a maioria dos utentes tomam conhecimento do escovado interdental após cirurgia peridental. A maioria dos pacientes recebem instruções específicas do uso após cirurgia peridental, nrimariamente para garantir às áreas cirúrgicas permanecerem livres de germes. Os neriodontistas recomendam tipicamente um tratja mento usando a existente escova com fios de nilon. Embora, ainda que tais escovas cumpram satisfatoriamente a sua função limpadora, muitos pacientes são relutantes em usar a es63.896
Case: OB -024-A
cova como recomendado pelo médico por medo à dor dos fios da escova? esfregando contra as suas bocas feridas. Por tanto existe uma necessidade de uma escova interdental que não tenha fios.
E um objecto do presente invento fornecer uma escova interdental que possa ser usada satisfatoriamente para a limpeza interdental, mas sem o uso dos fios de limpeza.
E ainda um objecto do presente invento fornece uma escova interdental formada de um material de espuma.
É ainda além disso um objecto do presente invento fornecer uma escova interdental que é capaz de reter geles e medicamentos para a aplicação na boca do utente durante o escovado.
E ainda além disso um objecto do invento forne^ cer um processo para a fabricação de uma escova interdental tendo um elemento escova formado de um material de espuma com cavidade aberta unido a uma haste alongada.
anterior, e os outros objectos são acabados de acordo com o presente .invento por uma escova interdental compreendendo uma haste alongada, e um elemento de escova formado de um material de espuma com cavidade aberta unido circunferencialmente à volta da haste. A haste prolonga-se para além do elemento de escova por uma óistância suficiente para formar um cabo.
De acordo com as características do invento, o material de espuma compreende poliuretano ou polietileno e preferivelmente poliuretano 60 PPI.
Ainda de acordo com as características do invento, a haste alongada é moldada de um plástico que pode ser um policarbonato, um nílon, um poliester tal como o Kodar (uma marca química da Eastman), ou um poliacstalo tal como o Delvín (uma marca da Dupont).
Ainda de acordo com as características do invento, a escova pode ser feita pela colocação da haste num molde tendo uma forma desejada para o membro de escovar, injectando uma mistura de espuma num molde para formar as es2
63.896
Case: 03 -024-A covas e cortando a haste num comprimento desejado. A mistura da espuma pode ser um nreoolímero de·poliuretano hidrófilico esoumante ( um derivado do di-isocianato de tolueno), uma mistura de polioies e isocianatos ou um elastomero espumante. A fra Rt-.fr deve ter uma superfície que se ligará ao compos. to de espuma.
' Ainda de acordo com as características do invento a escova pode ser formada por um método incluindo camadas formadas de um material de espuma e moldar duas camadas de material de esptima sobre a haste.
Ainda de acordo com as características do invento, o elemento de escova é afunilado na direcção de uma extremidade , e é substancialmente em forma de cone.
Ainda de acordo com as características do invento, o cabo tem elementos de escova nos seus extremos longitudinalmente opostos.
TTma apreciação mais completa do invento e muitas das suas vantagens subordinadas serão prontamente obtidas assim que elas se tornarem melhor compreendidas pela referência à seguinte descrição detalhada, quando considerada em conexão com os desenhos acompanhantes , nos quais:
A Figura 1 é um perfil de uma haste de acordo com a realização do invento;
A Figura 2 é um perfil de uma escova de acordo com a realização da Figura 1;
A Figura 3 é uma vista do extremo , como vista a par tir da base da haste da escova de acordo com a realização da Figura 1;
A Figura 4 é uma ilustração esquemática da um esca4lão na operação de moldagem para produzir a escova da Figura i;
A Figura 5 é um perfil da escova de acordo com outra realização do invento; e
A Figura 6 apresenta uma variante da realização da Figura 5.
As realizações preferidas do invento vão agora ser
- 1 3.896 ase: OB -024-A
descritas com referência aos desenhos acompanhantes nos quais os mesmos números de referência serão usados para designar os mesmos ou correspondentes elementos através de várias vistas.
Con referência à Figura 1, apresenta-se uma haste alongada 2. A haste é formada de um material plástico e é moldada preferivelmente usando um processo de moldagem de injecção convencional. 0 material preferido para a haste á Delrin (uma marca de Dupont), embora outros materiais posrsan ser usados para fornecer rigidez com boa flexibilidade. Materiais alternativos incluem policarbonatos , nilons, poliésteres, ou poliacetais.
material poliacetal preferido é Delrin II,
500 graus.
Uma extremidade guia 4 da haste é preferivelmente esférica enquanto que o extremo base 6 da haste é preferivelmente estriado. A haste é preferivelmente formada por uma saliência anular 8 a uma meia porção dele, isto é, colocada para ser completamente envolvida pela espuma e colocada para estar mais perto do extremo da sua base 12.
Uma escova 10 é unida à haste 2, como se vê na Figura 2. 0 termo unida, como aqui usado, é definido para conotar que a espuma é ligada química ou fisicamente a pelo menos uma porção da superfície da haste, de forma que a espuma permanecerá no lugar sobre (não deslizando) a superfície da haste durante o uso . Superfícies da haste lisa quimicamente, inactivas ou não-rsactivas podem ser preparadas para facilitar a ligação química e/ou física com a espuma pelo abrasivo físico, tratamento para fornecer grupos quimicamente reactivos na superfície, ou as suas combinações . Tratamentos de superfície qxie aumentam a reactividade química com espumas de poliuretano , incluem por exemplo, tratamentos com efeito coroa, oxidantes químicos e plasma gasoso.
A escova é formada de um material de espuma com cavidade aberta, a natureza da cavidade aberta do material garantindo que a superfície da escova tenha cavidades
- 4 63.896
Case: OB -Ω24-Α
__
- i. ÍOvJ í para receber e reter sólidos que sao retirados das superfícies do palato, gengivas e dentes durante a aplicação esfregante da espuma a estas suDerfícies e o material de espuma absorverá água e outras substâncias e secará completamente após o uso. 0 material preferido para a espuma á um suave, pelo menos de poliuretano de 80 PPI embora cavidades de menor ou maior tamanho possam ser usadas denendendo de se precisar uma sensação abrasiva ou uma sensação suave ou se se precisar cavidades de superfície maiores ou menores. Outros materiais de espuma possíveis incluem poliuretano de 10, 20, 30, ou 60 PPI ou pòlietiléno hK .
Como se vê na figura 2, a escova .10 tem um extremo base 12 na porção do meio da haste cujo extremo base 12 está colocado mais perto do extremo base 6 da haste do que a saliência 8, para que a escova rodeie e cubra a saliência. A escova prolonga-se até ao seu extremo mais distante 14 que cobre o extremo guia 4 da haste. Na realização pre ferida, a escova é afunilada e susbtancialnente em forma de cone ou bala. Embora, possa ser apreciado que outras formas são possíveis ,incluindo formas de cone,tendo ondulações circunferenciais, formas de bala tendo ondulações circunferenciais ou qualquer uma das formas anteriormente descritas tendo estrias longitudinais.
A espuma de aspecto suave terá um maior atractivo estético para o utente, que por este motivo será menos relutante a usar a escova como recomendado para retirar a placa das áreas interproximais e debaixo da linha das gengivas .
Uma outra vantagem da construção de espuma com cavidade aberta da escova do presente invento é que é possível reter nela geles ou outros medicamentos que devam ser aplicados nas superfícies dos dentes e das gengivas durante o uso.
A escova de acordo com o presente invento pode ser usada da mesma maneira que as escovas interdentais convencionais. Antes de usar, o extremo da cauda 16 da haste 'V i-ái
J
Gase: OB -024-A
Mod. 71 - 20.000 «χ. - 90/08 >
que se prolonga para além da escova pode ser Inserido e preso a um cabo convencional tal como o da Patente Americana 4 780 923. Subsequentemente, a escova aplica-se na área interdental. A saliência 3 forma um suporte estabelizante para ajudar a manter a posição longitudinal da escova na baste durante o uso. Além disso, a ponta esférica da baste elimina bordas afiadas que poderiam perfurar a escova ou ser doloroso para o utente.
A escova pode ser moldada na baste de maneira apresentada na Figura 4. Aí, um precursor da baste 20, que tem um extremo base prolongado, está colocado entre duas metades molde 22 e 24, que estão subsequentemente fechadas. As metades molde têm ranhuras 26 e 28 que juntas definem um volume molde tendo uma forma correspondendo à fornui desejada da escova. Para formar a escova, o material da espuma pode ser distribuído nas cavidades do molde usando uma máquina distribuidora com tubagem de distribuição antes do fecho do molde; ou o material da espuSia pode ser injectado de uma maneira convencional a seguir ao fecho do molde. 0 extremo da base do precursor da haste é então cortado no comprimento apropriado para formar a haste.
Alternativamente, a escova pode ser formada por duas camadas de espuma que estão cortadas na forma desejada e laminadas sobre a haste. Esta laminação pode ser feita por meio de um adesivo conhecido ou de adesão por calor. Neste caso, as linhas de junção .30 das duas metades laminadas serão visíveis como ranhuras .
Dimensões não limitadas para uma realização preferida da escova, são em milímetros de:
comprimento da haste 29,5402 diâmetro da haste 0,889 comprimento da escova 12,7 diâmetro da escova 3,175 comprimento axial da saliência 1,27 diâmetro máximo da saliência 2,54 distância desde o extremo guia da haste até à saliência 9,906.
- 6 Case: OB -024-A / y” / x
20. SiLi. Á-íi
Uma outra realização , que pode ser referida como um palito de dentes, é mostrada na Figura 5. Aí, a haste não é presa a um cabo separado para uso. Pelo contrário a haste 200 é alongada radialmente em una porção central dela para formar um cabo 202 para que a escova possa ser manipulada como um palito de dentes e usada de maneira similar a um palito de dentes. Na realização da Figura 5, o cabo 202 da haste 200 é da secção hexagonal. 0 cabo 202 termina em extremos cónicos 204 que afilam a um ângulo de 30o para unir, -se com a mais pequena porção de diâmetro 206. A porção 206 da haste é idêntica à parte da haste da primeira realização que é coberta pelo elemento de escova. Embora, não apresenta, do na Figura 5, um elemento de escova é unido à porção 206 da mesma maneira, como anteriormente descrito.
Como pode ser visto a partir da Figura 5 ou extremos longitudinalmente opostos da haste 200 desta realização são idênticos , de forma que dois elementos da escova são formados nos seus extremos longitudinalmente opostos.
Os extremos podem ser alternados durante o uso da mesma manei ra que um poderia alternar os extremos de um palito de dentes .
Numa realização não limitada, a porção 206 da haste tem um diâmetro de 7,62 milimetros enquanto o cabo hexagonal 202 tem um diâmetro máximo de 3,175 milimetros e a haste tem um comprimento total de 69,85 milimetros.
A variante da Figura 6 é idêntica à da Figura 5, escepto que o cabo 302 da haste 300 é circular e tem extremos cónicos que afilam a um ângulo de 15o.

Claims (11)

  1. -REIVINDICAÇÕES1?. - Escova interdental para a higiene oral, caracterizada pelo facto de compreender uma haste alongada; e um elemento de escovar formado de um material de espuma com cavidade aberta unido circunferencialmente à volta da re
    63.896
    Case,: OB -024-A ferida haste, na qual a referida haste se prolonga para além do referido elemento de escovar por uma distância suficiente para formar um cabo da escova, e na qual a referida haste inclui uma saliência anular coberta pelo referido elemento de escovar.
  2. 2a. - Escova interdental de acordo com a reji vindicação 1, caracterizada pelo facto do referido material r
    de espuma consistir num do grupo constituído por poliuretano e polietileno.
  3. 3a. - Escova interdental de acordo com a rei_ vindicação 1, caracterizadra pelo facto do referido material de espuma compreender um poliuretano 60PPI.
  4. 4a. - Escova interdental de acordo com a reji vindicação 1, caracterizad/a pelo facto da referida baste ser formada de material plástico moldado.
  5. 5a. - Escova interdental de acordo com a rei. vindicação 4, caracterizada pelo facto do referido material plástico moldado ser um componente seleccionado do grupo constituído por policarbonatos, nilons, poliésteres e poliacetais.
  6. 6a. - Escova interdental de acordo com a rei. vindicação 1, caracterizada pelo facto do referido elemento de escovar se prolongar a partir de uma meia porção da referida haste até uma extremidade guia da mesma,ssendo esférica a referida extremidade guia.
  7. 7S. - Escova interdental de acordo com a rejt vindicação 1, caracterizada pelo facto do referido elemento de escovar ser afunilado na direcção de uma extremidade dis•jante da referida haste.
  8. 8S. - Escova interdental de acordo com a rejí vindicação 7, caracterizada pelo facto do referido elemento de escovar ser sus^tancialmente em forma de cone.
  9. 9a. - Escova interdental de acordo com a rei. vindicação 1, caracterizada pelo facto de incluir dois dos referidos elementos de escovar formados nas extremidades opostas longitudinalmente da referida haste.
    63.896
    Case: OB -024-A
    IO9. - Escova interdental de acordo com a reivin dicaçao 9, caracterizada pelo facto de uma porção central da referida haste, entre os referidos elementos de escovar ser radialmente alargada para formar um cabo, e assin facilitar a manipulação da escova durante o uso.
  10. 119.-Processo para produzir uma escova interdental tendo uma haste alongada e elementos de escovar formados de um material de espuma com cavidade aberta unido circunferencialmente à volta da referida haste , caracterizado por compreender as seguintes etapas: colocar a haste num molde tendo uma forma desejada para os elementos de escovar; injectar o material de espuma no molde; e cortar a haste para um cumprimento desejado.
  11. 129. - Processo para produzir uma escova interd^ntal tendo uma haste alongada e elementos de escovar forma, dos de um material de espuma com cavidade aberta unido circunferencialmente à volta da referida haste, de acordo com as reivindicações 1 a 11, caracterizado por compreender as seguintes etapas: moldar camadas de material de espuma; e para cada elemento de escovar, laminar duas camadas moldadas de material de espuma sobre a haste.
PT99018A 1990-09-21 1991-09-20 Escova interdental fornecida com elementos de escovar formados de um material de espuma e processo para a producao da mesma PT99018B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US58606790A 1990-09-21 1990-09-21
US72412991A 1991-07-01 1991-07-01

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT99018A PT99018A (pt) 1993-10-29
PT99018B true PT99018B (pt) 1999-04-30

Family

ID=27079614

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99018A PT99018B (pt) 1990-09-21 1991-09-20 Escova interdental fornecida com elementos de escovar formados de um material de espuma e processo para a producao da mesma

Country Status (15)

Country Link
EP (1) EP0549661B1 (pt)
JP (1) JPH06500933A (pt)
KR (1) KR930702042A (pt)
CN (1) CN1053803C (pt)
AT (1) ATE163269T1 (pt)
AU (1) AU663058B2 (pt)
BR (1) BR9106860A (pt)
CA (1) CA2091573A1 (pt)
DE (1) DE69128938T2 (pt)
IE (1) IE913316A1 (pt)
MX (1) MX9101194A (pt)
MY (1) MY131048A (pt)
NZ (1) NZ239812A (pt)
PT (1) PT99018B (pt)
WO (1) WO1992004935A1 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2184958T3 (es) * 1996-01-18 2003-04-16 John Stephen Griffiths Dispositivo para la limpieza bucal.
US6049934A (en) * 1997-09-22 2000-04-18 Centrix, Inc. Disposable dental applicator
FR2793135B1 (fr) * 1999-05-06 2001-10-05 Synthelabo Ustensile de nettoyage bucco-dentaire comportant une tete de nettoyage allongee en materiau souple
US6240592B1 (en) * 1999-11-19 2001-06-05 Bernard A. Li Wheel detailing apparatus
JP4236571B2 (ja) * 2002-12-20 2009-03-11 花王株式会社 歯間清掃用具及びその成形方法
DE202010010800U1 (de) 2010-07-29 2010-10-21 Götte, Dieter, Dr.med. Vorrichtung zur vorbeugenden und akuten Behandlung von Zähnen und Zahnfleisch
JP5828498B2 (ja) * 2010-11-02 2015-12-09 花王株式会社 歯間清掃具
CN102173031B (zh) * 2011-01-07 2013-08-07 宇科塑料(厦门)有限公司 护腕生产工艺
JP2014117465A (ja) * 2012-12-17 2014-06-30 Inoac Corp 化粧用塗布具の製造方法
EP2829253B1 (en) 2014-03-06 2016-10-12 Tepe Munhygienprodukter AB Interdental cleaner
JP7292031B2 (ja) * 2018-12-28 2023-06-16 ライオン株式会社 歯間ブラシ

Family Cites Families (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US982232A (en) * 1908-01-13 1911-01-24 John A Bartholomew Medicinal applicator and swab.
US2218738A (en) * 1939-08-02 1940-10-22 Louis A Bisson Mouth freshener and dental cleanser implement
US2555858A (en) * 1949-01-21 1951-06-05 Edward J Oleksy Cleaning device for teeth and dentures
US3018778A (en) * 1960-02-16 1962-01-30 Brilliant Herbert Swab
US3228398A (en) * 1963-03-12 1966-01-11 Washington Ethical Labs Inc Vaginal cleanser
US3724018A (en) * 1971-08-04 1973-04-03 A Sills Swab with foam plastic wiping tip
US3927435A (en) * 1972-12-20 1975-12-23 Prod Associes Sa Toothbrush stem attachment
US3871375A (en) * 1973-08-30 1975-03-18 Robert A Bennett Unitary molded swabs
US4125482A (en) * 1977-03-22 1978-11-14 Merck & Co., Inc. Method of preparing magnesium oxide impregnated activated carbon
US4576190A (en) * 1982-12-21 1986-03-18 Youssef Kamal A Toothsticks "Toostix"
US4628564A (en) * 1983-04-27 1986-12-16 Youssef Kamal A Toothbrush

Also Published As

Publication number Publication date
ATE163269T1 (de) 1998-03-15
MY131048A (en) 2007-07-31
WO1992004935A1 (en) 1992-04-02
NZ239812A (en) 1994-09-27
CA2091573A1 (en) 1992-03-22
JPH06500933A (ja) 1994-01-27
EP0549661A4 (en) 1993-09-15
KR930702042A (ko) 1993-09-08
MX9101194A (es) 1992-05-04
EP0549661B1 (en) 1998-02-18
PT99018A (pt) 1993-10-29
AU663058B2 (en) 1995-09-28
CN1053803C (zh) 2000-06-28
DE69128938D1 (de) 1998-03-26
IE913316A1 (en) 1992-02-25
CN1062457A (zh) 1992-07-08
BR9106860A (pt) 1993-06-15
AU8610491A (en) 1992-04-15
DE69128938T2 (de) 1998-08-27
EP0549661A1 (en) 1993-07-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
KR101087381B1 (ko) 일회용 칫솔
US3231925A (en) Disposable toothbrush
US11185153B2 (en) Apparatus for the interdiction of periodontal disease
ES2417490T3 (es) Instrumento de higiene bucodental con un canal desde el depósito hasta la primera y segunda cara del cabezal
US5775346A (en) Interproximal dental appliances
US5283924A (en) Interdental foam brush and treatment gel combination therewith
ES2402867T3 (es) Cepillo de dientes de cuidado bucal
US5433226A (en) Dental floss based on robust segmented elastomer
US4712266A (en) Whisk pick
US5027796A (en) Gum massager
ES2433654T3 (es) Utensilio para higiene bucal
ES2496986T3 (es) Instrumento de cuidado bucal con retención de perlas
ES2228469T3 (es) Elemento de limpieza, en especial para limpiar dientes y procedimiento para su fabricacion.
PT99018B (pt) Escova interdental fornecida com elementos de escovar formados de um material de espuma e processo para a producao da mesma
US20030039504A1 (en) Chewable toothbrush
JPS6016256B2 (ja) 口腔清浄具
CN103079429B (zh) 用于牙齿和牙龈的预防性和急性治疗的装置
MX2007001257A (es) Implemento para el cuidado oral.
WO2003039391A1 (es) Minicepillo para limpieza y cuidado interdentales
KR200455594Y1 (ko) 잇몸마사지용 칫솔
JP6648380B2 (ja) 口腔ケア装置
JP2007130117A (ja) 噛む歯ブラシ
JPH09220122A (ja) 歯間ブラシ
TWI685313B (zh) 具螺旋狀軟膠刷毛部且軟膠外顯在握柄部之潔牙裝置及其模具裝置
KR102057787B1 (ko) 환자용 구강 세정구의 세정부와 손잡이의 결합구조

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930526

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19990129

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20000731