PT98597B - Dispositivo e processo para a determinacao das caracteristicas mecanicas de moedas - Google Patents

Dispositivo e processo para a determinacao das caracteristicas mecanicas de moedas Download PDF

Info

Publication number
PT98597B
PT98597B PT98597A PT9859791A PT98597B PT 98597 B PT98597 B PT 98597B PT 98597 A PT98597 A PT 98597A PT 9859791 A PT9859791 A PT 9859791A PT 98597 B PT98597 B PT 98597B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
coin
coins
section
impact
elastically deformable
Prior art date
Application number
PT98597A
Other languages
English (en)
Other versions
PT98597A (pt
Inventor
Jesus Echapare Ibarrola
Jose Luis Pina Insausti
Original Assignee
Azkoyen Ind Sa
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from ES9002145A external-priority patent/ES2025479A6/es
Priority claimed from ES9101789A external-priority patent/ES2036462B1/es
Priority claimed from ES9101787A external-priority patent/ES2031793A6/es
Application filed by Azkoyen Ind Sa filed Critical Azkoyen Ind Sa
Publication of PT98597A publication Critical patent/PT98597A/pt
Publication of PT98597B publication Critical patent/PT98597B/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G07CHECKING-DEVICES
    • G07DHANDLING OF COINS OR VALUABLE PAPERS, e.g. TESTING, SORTING BY DENOMINATIONS, COUNTING, DISPENSING, CHANGING OR DEPOSITING
    • G07D5/00Testing specially adapted to determine the identity or genuineness of coins, e.g. for segregating coins which are unacceptable or alien to a currency
    • G07D5/04Testing the weight

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Testing Of Coins (AREA)
  • Basic Packing Technique (AREA)
  • Adornments (AREA)
  • Investigating Strength Of Materials By Application Of Mechanical Stress (AREA)
  • Paper (AREA)
  • Spinning Or Twisting Of Yarns (AREA)
  • Steering-Linkage Mechanisms And Four-Wheel Steering (AREA)
  • Investigating Or Analyzing Materials By The Use Of Ultrasonic Waves (AREA)

Description

RESUMO
A invenção refere-se a um dispositivo para a determinação das características mecânicas de moedas que inclui um elemento elasticamente deformável por efeito do peso das moedas durante a passagem das mesmas por cima do referido elemento. A deformação desse elemento depende do peso das moedas e da sua posição ao longo dele. 0 elemento elasticamente deformável está ligado a um sensor que fornece um sinal elêctrico dependente das características mecânicas da moeda pretendida.
A partir do impacto produzido pela queda das moedas sobre o referido elemento elasticamente deformável, mediante análise das frequências, procede-se à determinação de um parâmetro representativo da elasticidade mecânica da moeda efectuando a determinação das harmónicas superiores do sinal de impacto.
Dispositivo e processo para a determinação das características mecânicas das moedas
A presente invenção refere-se a um dispositivo para a determinação das características mecânicas de moedas, de aplicação nos selectores ou verificadores de moedas utilizados em máquinas que funcionam mediante a introdução de uma ou mais moedas.
Para a obtenção de determinadas características das moedas são conhecidos os selectores electrónicos, os quais mediante sensores eletroópticos, inductivos e em menor medida capacitivos, permitem obter fundamentalmente características eletromagnéticas e dimensionais.
Com estes tipos de selectores podem obter-se sinais eléctricos que têm relação por exemplo, com o diâmetro das moedas, espessura, conductividade eléctrica, permeabilidade magnética, etc. Os sinais eléctricos obtidos são comparados imediatamente com valores predeterminados para a identificação das moedas e consequente aceitação ou afastamento.
Selectores electrónicos do tipo comentado foram descritos, por exemplo, na patente britânica 2151062, USA 8403015, espanholas 540860, 540229 e 555181, e outras.
’ ò 1./’-,,Χ-'ζΖ*»
-bi. ζ
Também são conhecidos selectores que detectam características mecânicas das moedas, tais como a massa, elasticidade, etc., mediante a análise do impacto da moeda contra uma biçrorna ou melhor mediante a determinação do peso das moedas.
Selectores nos quais se analisa o impacto das moedas foram descritos, por exemplo, nas patentes suiça números 645201 e 647608, espanhola 514234 e na britânica 2173624. A medida do impacto das moedas é uma medida pouco precisa já que o impacto produz efeitos muito irregulares e pouco repetitivos, dependendo do estadodo bordo da moeda, ângulo de incidência, tipos de materiais da moeda e da bigorna ou placa sensora que recebe o impacto, etc.
Selectores que medem o peso das moedas foram descritos nas patentes suiça 624500, patente britânica 2010559 e patente francesa 2335005.
A patente britânica 2015559 refere-se a um aparelho para detectar o valor da moeda, que inclue em combinação com meios detectores
A patente suiça 624500 refere-se a um dispositivo verificador de moedas para máquinas automáticas, baseado na medição do peso das moedas mediante um dispositivo que pesa ou báscula elect.rónica.
ι «ν λ
7 à
das dimensões das moedas, um sensor de pesagem constituído por uma placa móvel, gue tem associada um fototransistor que detecta a posição da referida placa. Para a determinação do peso da moeda é preciso reter a mencionada moeda.
A patente francesa 2335005 refere-se a um dispositivo cont rolador de moedas, que inclui um dispositivo mecânico de pesagem, em forma de balança romana, que comprova se a moeda possui um peso mínimo.
O dispositivo objecto da presente invenção corresponde ao tipo de sensores ultimamente citados, que se baseiam na medição do peso das moedas.
O dispositivo da invenção efectua o peso das moedas mediante a detecção das deformações sofridas por um elemento elasticamente deformável, sobre o qual passam as moedas.
Na patente suiça 624500 o peso das moedas efectua-se mediante a detecção do deslocamento de um elemento móvel, sobre o qual passam as moedas. No dispositivo da invenção não existe nenhum elemento móvel, mas apenas um elemento elasticamente deformável. O sensor de pesagem é diferente.
¢:
Perante a patente britânica 2010559, o detector da invenção não precisa de deter a moeda para efectuar a pesagem da mesma. Quer dizer que frente a uma medição estática, o dispositivo da invenção efectua uma medida dinâmica. Por outro lado, o elemento mediante o qual se efectua a pesagem das moedas é de constituição diferente.
Por último, o dispositivo da invenção utiliza um elemento de pesagem diferente ao da patente francesa 2335005, o qual, por outro lado, só comprova se a moeda possui um peso mínimo, quer dizer, que detecta a possível falta de peso, porém não o peso próprio da moeda. Menos ainda facilita sinais eléctricos para a comprovação e comparação posterior.
A presente invenção desenvolve um dispositivo para a obtenção de caracteristicas mecânicas de moedas, aplicável a selectores de moedas, que permite a identificação de moedas com base à detecção das deformações que sofre um elemento elasticamente deformável, preferentemente de natureza metálica, sobre o qual roda a moeda, dependendo as deformações do elemento citado do peso da moeda e da posição da moeda em cada momento com respeito ao elemento deformável.
Para a medição das deformações do elemento deformável podem utilizar-se qualquer dos procedimentos directos ou indirectos aplicáveis na medida de deformações em materiais.
De acordo com uma forma preferida de execução, o elemento elásticamente deformável é composto por uma viga encastrada, pelo menos, por uma das suas extremidades.
Esta viga define um caminho de rodagem ao longo do qual se deslocará a moeda que provoca a deformação da riga numa grandeza que dependerá do peso da moeda e da sua posição a respeito do ponto de encastramento da viga. A viga terá associado um medidor de deformações.
Este dispositivo fará parte de um selector de moedas e o elemento elasticamente deformável definirá o caminho da trajectória que as moedas descreverão através do selector.
A viga citada pode ser constituída por uma tira elástica que está encastrada por uma extremidade e se prolonga formando saliência.
medidor de deformações pode consistir numa haste extensométrica encostada á tira metálica, próxima do seu encastramento. Também ^e'· ?
este medidor pode consistir num captador de deslocamentos que mede a seta do ponto máximo de deformação da viga.
A tira que define o elemento elasticamente deformável pode estar apoiada na sua extremidade livre. Como variante, a viga ou tira elástica pode estar encastrada em, ambas as extremidades.
Para além da viga que define o elemento elasticamente deformável pode incluir uma passagem superior, que definirá o caminho de rodagem para as moedas, e uma passagem inferior, que servirá como zona de ancoragem ao corpo ou carcaça do selector. Ao menos a primeira passagem citada decorrerá com uma certa inclinação para provocar a rodagem das moedas.
A invenção tem também por objecto um procedimento para a obtenção de características mecânicas de moedas, mediante o uso do dispositivo descrito.
sinal obtido pelo impacto e rodagem de uma moeda sobre o elemento elasticamente deformável, objecto da invenção, inclui dois campos claamente diferenciáveis pela distinta excitação originada em ambos (campos de frequência). Um destes campos corresponde ao momento do impacto da moeda sobre o elemento elasticamente deformável e o outro ao sinal variável que se produz durante a rodagem da moeda ao longo do referido elemento e que depende do peso da moeda e da sua posição ao longo do elemento elasticamente deformável.
procedimento da invenção baseia-se no uso do impacto da moeda sobre o elemento elasticamente deformável para determinar, mediante uma análise frequencial específica, um parâmetro representativo da elasticidade mecânica da moeda. Para isso se realiza uma medição dos harmónicos superiores do sinal de impacto, sendo o conteúdo da referida medição representativo da elasticidade mecânica da moeda.
processo da invenção utiliza, portanto técnicas de análise de frequência, com a finalidade de analisar as frequências próprias de ressonância, em função do tipo de impacto. Se a moeda é de elevada elasticidade, tendem a excitar-se em maior proporção as frequências elevadas, se a moeda é de baixa elasticidade, neste caso a moeda actua como um amortecedor. Por isso, analisando o conteúdo harmónico do sinal produzido pelo impacto pode obter-se uma medida representativa da elasticidade da moeda.
Realizando uma medida dos conteúdos frequenciais presente no impacto, contar-se-á com um parâmetro dependente, da elasticidade mecânica das moedas, para seu armazenamento na memória do
selector de moedas e sua posterior ajuda na identificação das mesmas, junto a outros parâmetros, por exemplo representativos do peso, liga, dimensões, etc.
A análise frequencial do impacto descritivo pode ser levada a cabo mediante um circuito que inclue um amplificador, encarregado de aumentar o nível do sinal entregue pelo sensor de impacto, um circuito filtro de passagem de bandas analógico, cuja sintonia está centrada na frequência característica da elasticidade pretendida, um conversor analógico digital e um microprocessador para seu tratamento. O filtro analógico pode ser de frequência de passagem de banda fixa ou variável conforme se trate de uma ou várias gamas de frequências a discriminar. Além disso como alternativa ao filtro analógico pode utilizar-se um filtro digital, implementado sobre o microprocessador usado no selector de moedas.
No caso de se desejar incorporar uma medição das vibrações características presentes durante o rolamento ou deslocamento da moeda ao longo da viga, pode utilizar-se um circuito similar ao descrito anteriormente.
Como alternativa cabe também a utilização de um único filtro analógico, conseguindo-se a sintonização das diferentes freM_X3 quências durante técnicas de sintonia variável ou comutação de circuitos sintonizadores (tipicamente condensadores de sintonia) controlados pelo processador.
As características da invenção, tal como ficam expressas nas reivindicações, compreender-se-ão mais facilmente com a seguinte descrição, feita com referência aos desenhos anexos, nos quais se mostra uma possível forma de execução, dada a título de exemplo não limitativo.
Nos desenhos:
A figura 1 mostra de forma esquemática um dispositivo para a obtenção de características mecânicas de moedas, composto por uma viga encastrada por uma extremidade.
A figura 2 representa um diagrama de força da moeda sobre a viga submetida a flexão.
A figura 3 corresponde a um possível circuirto que permite obter tensões proporcionais à deformação do elemento elasticamente deformável.
ϋ
Α figura 4 é um diagrama do sinal eléctrico resultante pelas deformações do elemento elasticamente deformável durante o rolamento de uma moeda.
A figura 5 mostra em perspectiva uma possível forma de realização elemento elástico deformável.
A figura 6 é uma planta inferior do elemento da figura 5.
A figura 7 mostra em alçado frontal a parte interna de um selector de moedas que inclue o elemento elasticamente deformável das figura 5 e 6.
A figura 8 mostra em perspectiva a realização da figura 7.
As figuras 9 e 10 mostram, em alçado lateral, outras tantas realizações do elemento elasticamente deformável.
As figuras 11 e 12 correspondem a outros tantos gráficos, onde se representa o conteúdo frequencial do impacto de duas moedas de iguais dimensões, porém de diferente elasticidade, correspondendo o gráfico da figura 11 a uma moeda de curso lega.L e o da figura 12 à sua correspondente fraude de chumbo.
A figura 13 é um diagrama de blocos de um circuito que permite levar a cabo o procedimento da invenção.
Na figura 1 as setas referenciadas com o número 1, indicam a trajectória que segue a moeda, por exemplo dentro de um selector de moedas. Um troço desta trajectória está definido pelo dispositivo da invenção, o qual compreende uma viga elasticamente deformável 2 que está encastrada na sua extremidade 3 e se prolonga formando saliência. Esta viga pode ser constituída por uma lâmina metálica sobre a qual rodarão as moedas 4.
Conforme uma moeda 4 roda sobre a lâmina encastrada 4 produz-se a sua deformação. Esta deformação alcançará o valor máximo quando a moeda 4 chega ao extremo livre 5 da lâmina ou viga 2, momento em que a referida lâmina ocupará a posição representada mediante linhas tracejadas e referenciada com o número 2a. A deformação máxima corresponde à flecha 6.
A deformação da linha 5, em cada momento terá relação com o peso da moeda 4 e com a sua posição ao longo da viga 2. Para medir estas deformações podem utilizar-se hastes extensométricas 7 encostadas próximo do encastramento da viga, sem que esta técnica exlua outros possíveis procedimentos ou sistemas de medição de deformações da lâmina. Assim, por exemplo a medição das deformações pode ser levada a cabo mediante captadores de deslocação (sem contacto) nas suas múltiplas variantes (indutivos, capactivos, etc).
Quando a lâmina ou viga 2 se encontra em posição totalmente horizontal, a força exercida pela moeda sobre a mesma e provocadora da flexão será o seu próprio peso (F = mxg).
Se a lâmina forma um certo ângulo com a horizontal, tal como é representada na figura 2, a força provocadora da flexão estará constituída pela componente do peso da moeda, na direcção normal à lâmina (F = mxgxcos alfa).
Para medir a deformação produzida será suficiente aplicar uma haste extensométrica na base da lâmina, próximo do encastramento, que é a zona de máxima sensibilidade. A haste pode configurar-se usando resistências auxiliares ou outras hastes, numa montagem em ponte de wbeastone (média ou completa).
Usando qualquer um dos típicos circuitos condicionadores de sinal para pontes de wbeastone se obterá, à saída do circuito, uma tensão eléctrica função da deformação experimentada pela lâmina encastrada, conforme se representa na figura 3. Com uma análise metódica da referida tensão eléctrica poderão determinar-se várias características mecânicas das moedas.
Assim, por exemplo, poderá determinar-se a massa das moedas obtendo a componente principal do sinal eléctrico resultante. 0 referido sinal irá aumentando paulatinamente até que a moeda transborde o extremo da lâmina 2, instante em que regressará ao valor anterior à passagem, da moeda. A figura 4 representa a tensão eléctrica obtida à passagem da moeda, correspondendo os instantes dQ e dT, ao começo e final da rolagem da moeda sobre a lâmina 2.
Desta forma poderá determinar-se também a massa da moeda realizando uma análise frequencial do sinal eléctrico obtido pelo que, além da componente principal, proporcionada ao peso da moeda, se encontrará presente a frequência própria do conjunto lâmina-moeda. As referidas frequências serão diferentes de acordo com as moedas introduzidas.
Por último, se a moeda é de bordo poligonal ou o bordo circular se encontra estriado, poderá extrair-se do sinal eléctrico obtido uma componente gerada pelos pequenos saltos produzidos pelo bordo da moeda ao rolar sobre a lâmina, obtendo-se informação sobre a
Γ* ί! forma em que se encontra comprovado o bordo da moeda.
A lâmina 2 pode apoiar-se na sua extremidade livre e inclusivamente encastrada em ambas as extremidades, conseguindo-se a máxima flexão quando a moeda se encontra no meio da lâmina.
Também a lâmina 2 admite a adesão de materiais amortizantes ao objecto de filtrar, já desde o sensor, componentes do sinal eléctrico obtido, de frequência superior ao fundamental e cuja utilzação não se pretenda.
No caso de a moeda 4 ao largo da sua trajectória caia sobre a lâmina 2, pode colocar-se à frente da referida lâmina uma bigorna de amortecimento que serve para desenergisar a moeda.
A viga ou tira metálica será de preferência metálica, embora pudesse também ser constituída à base de materiais não metálicos, por exemplo à base de compostos que têm efeitos amortecedores.
A viga representada nas figuras 5 e 6, compreende um troço superior, referenciado em geral com o número 10, o qual definirá o caminho de rolagem para as moedas, e um troço inferior 11, que servirá como zona ou parte de ancoragem da viga ao corpo ou carcaça do selector.
ii .·*; · »
troço superior 1 adopta uma configuração em forma de C plano, sendo os troços extremos 12 e 13 de comprimento diferente. 0 troço extremo 13 prolonga-se a partir do bordo transversal livre, numa porção 14, que fica dobrada sobre o troço 13 a 180°, e numa segunda porção dobrada para fora, com um ângulo ligeiramente maior que 90°, que define o troço inferior 11. Este troço dispõe de uma série de orifícios 15 para a passagem de rebites ou elementos de ancoragem da viga ao corpo do selector.
Os troços extremos 12 e 13 estão colocados com uma certa inclinação, no sentido descendente para o troço central.
O troço central da viga levará encostada na parte inferior o sensor ou medidor de deformações Ιβ.
Nas figuras 7 e 8, mostra-se a parte interna de um selector de moedas no qual está montada a viga 10 representada nas figuras e 6.
Na figura 7 é representa a trajectória que seguirá uma moeda 4 introduzida no selector. À frente da viga 10 dispôe-se uma bigorna sobre o qual cairá a moeda e que servirá como elemento de amortização das vibrações de impacto. Neste caso o sensor 16
associado à viga 10 detectará só as deformações originadas na viga por efeito da rolagem, ou deslocamento da moeda 17 ao longo da mesma.
Como melhor se pode ver na figura 8, o corpo do selector dispõe de um topo inferior 19 e um topo superior 20 gue limitam as possíveis oscilações ou movimentos da viga 10.
Para além disso, os restantes componentes mostrados nas figuras 7 e 8 correspondem aos de um selector tradicional.
No caso da figura 9, o troço superior da viga é referenciado com o número 10a e o troço inferior com o número 11a. Estes dois troços são rectos e convergentes entre si e ficam unidos por um troço intermédio 21 que é prolongamento e forma parte dos troços 11a e 11b, sendo perpendicular ao segundo deles. O troço 10a caminha, como no caso das figuras 1 a 6, em posição inclinada para facilitar a rolagem das moedas 17. O sensor 16 está enconstado à superfície externa do troço intermédio 21.
O conjunto da viga representada na figura 7 adopta forma geral de C. Nenhuma das extremidades do troço 10a, que constitue o caminho de rolagem, está encastrado. O encastramento é definido pela base do C ou troço inferior 11a.
I w*··1 ' l·
Por último, na figura 8, é representada uma configuração da viga em forma aproximada de T. 0 troço superior 10b e o troço inferior 11b são rectos e convergentes como no caso da figura 7 e ficam unidos entre si por um troço intermédio 21b, que forma parte do troço inferior 11b e é independente do troço superior 10b que determina o caminho de rolagem para as moedas 17. O troço intermédio 21b incide num ponto intermédio do troço superior 10b, ao qual se une.
Neste caso nenhum dos extremos da rampa 10b está encastrado. Como no caso da figura 7 é o troço inferior 11a o que define o encastramento ou zona de sujeição. O sensor 16 está fixado à superfície externa do troço intermédio 21b. O sinal obtido com esta realização é simétrica, no instante em que a moeda passa por cima do troço intermédio 21b.
A figura 4 corresponde ao diagrama do sinal eléctrico que resulta pelas deformações do elemento elasticamente deformável, representado na figura 1, configurado em forma de viga 2, encastrada por uma extremidade, durante o impacto e rolagem de uma moeda 4 sobre a mesma. É representada neste diagrama a tensão eléctrica obtida, de onde as referências tQ e t1 correspondem aos instantes do começo e final da rolagem da moeda sobre a viga que constitui o elemento elasticamente deformável.
A análise detalhada do sinal representado na figura 4 permite distinguir claramente dois campos perfeitamente diferenciados pela excitação distinta de ambos. Primeiramente detectam-se os sinais produzidos pela deformação experimentada na viga que constitue o elemento elasticamente deforrnável, no momento do impacto da moeda sobre a viga, precisamente até ao momento em que vai a começar o seu rolamento. Estes sinais correspondem no gráfico da figura 4 às observadas à volta do instante tQ, momento do impacto, no momento imediatamente antes do começo do rolamento.
Uma vez que se dá iníco à rolagem da moeda através da viga, finalizam os sinais correspondentes ao impacto (instante tQ) e começam as vibrações que produz o conjunto moeda-viga ao ser esta excitada pela rolagem da moeda. A duração destas vibrações estende-se até o intante t4, no qual a moeda se desprende da viga sensorizada.
A invenção utiliza os primeiros sinais comentados, que no gráfico da figura 4 correespondem às observadas à volta do instante tQ. Mediante técnicas de análise frequencial analisam-se as frequências próprias de ressonância em função do tipo de impacto, obtendo-se um parâmetro representativo da elasticidade mecânica da moeda. Para isso, tal como se indicou, realiza-se uma medição
dos harmónicos superiores do sinal de impacto, sendo o conteúdo da referida medição representativo da elasticidade mecânica da moeda.
Estas caracteristicas podem observar-se nos gráficos das figuras e 12, no primeiro dos quais é representado o conteúdo frequencial de uma moeda de curso legal e no gráfico da figura o conteúdo frequencial de uma moeda de igual dimensão porém de chumbo.
A maior diferença entre estes gráficos observa-se no espectro próximo à frequência assinalada pelo ponto fl, correspondente ao momento do impacto da moeda sobre o elemento elasticamente deforrnável.
Como já anteriormente se indicou, realizando uma medida dos conteúdos frequenciais presentes no impacto, contar-se-á com um novo parâmetro, dependente da elasticidade mecânica das moedas, para seu armazenamento na memória do selector de moedas e sua posterior ajuda na identificação das mesmas, frente a outros parâmetros representativos do peso, ligas, dimensões, etc.
A figura 13 corresponde a um diagrama de blocos de um circuito aplicável à análise frequencial do impacto anteriormente descrito.
Neste circuito com a referência 4 mostra-se uma moeda que fará impacto sobre o elemento elasticamente deformável, com o qual está relacionado o sensor de impacto 7, figura 1. 0 nível do sinal entregue pelo sensor 7 é amplificado mediante um bloco amplificador 27. Em continuição está disposto um circuito filtro de passagem de banda analógico 23, cuja sintonia está centrada na frequência característica tQ da elasticidade procurada.
Em continuação do filtro está disposto um conversor analógico digital 24, que enviará o sinal digital a um microprocessador 25 para seu tratamento. 0 filtro 23 pode ser de frequência de passagem de banda fixa ou variável, conforme se trate de uma ou várias gamas de frequência a discriminar.
Com o microprocessador está relacionada a memória 26, onde se armazenarão os parâmetros correspondentes às diferentes moedas de curso legal, que ajudarão à identificação das mesmas.
Como alternativa ao filtro analógico 23 pode usar-se uma filtragem digital implementada sobre o microprocessador utilizado no selector de moedas.
Quando se pretende incorporar uma medição das vibrações características presentes durante o rolamento da moeda ao longo '4
da viga, quer dizer entre os instantes tQ e tlZ da figura 4, pode usar-se um circuito similar ao descrito com referência à figura 13, com o enlace referenciado com o número 27.
Com a referência 28 indica-se a admissão/retrocesso e controlo de sinais.

Claims (12)

  1. REIVINDICAÇÕES:
    la. - Dispositivo para a determinação das características mecanicas de moedas, caracterizado pelo facto de compreender um elemento elasticamente deformável por efeito do peso das moedas o qual é constituido por uma viga encastrada em pelo menos uma das suas extremidades a qual define um caminho de rolamento ao longo do qual as moedas se deslocam provocando a deformação da viga numa proporção que depende do seu peso e da sua posição em relação ao ponto ou pontos de encastramento da viga e a viga estar associada com um medidor de deformações.
  2. 2a. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a citada viga ser constituida por uma tira elástica que é encastrada numa extremidade e se prolonga formando uma saliência.
  3. 3a. - Dispositivo de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo facto de o medidor das deformações consistir em pelo menos em uma haste extensométrica encostada à tira metálica próximo do seu encastramento.
  4. 4a. - Dispositivo de acordo com as reivindicações 1 e 2, caracterizado pelo facto de o medidor das deformações consistir num captador de deslocações que mede a flecha do ponto de deformação máxima da viga.
  5. 5a. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo facto de a tira metálica estar apoiada na sua extremidade livre.
  6. 6a. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a tira ou viga metálica estar encastrada em ambas as suas extremidades.
  7. 7a. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a citada viga compreender um troço superior que define o caminho de rolamento das moedas e um troço inferior que define uma zona de ancoragem do conjunto ao corpo ou carcaça do selector, possuindo pelo menos o primeiro troço uma certa inclinação para provocar o rolamento das moedas.
  8. 8a. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de o troço superior ter uma configuração em forma de C, cujos troços extremos tem comprimentos diferentes e cujo troço maior se prolonga por uma parte dobrada inferiormente de 180° sobre si própria e por uma segunda parte dobrada para fora segundo um angulo ligeiramente maior do que 90° para definir o troço inferior de ancoragem e ficando o sensor contíguo inferiormente à zona central do troço superior.
  9. 9a. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de o troço superior e o troço inferior serem rectos e convergentes, sendo unidos nas suas extremidades divergentes por meio de um troço intermédio que é o prolongamento de ambos os troços formando uma única peça com os mesmos e é perpendicular ao troço inferior de ancoragem e estando o sensor colocado lateralmente contíguo ao troço intermédio.
  10. 10a. - Dispositivo de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo facto de o ramo superior e o ramo f $ 26
    Μ,ζ í ϋ
    inferior serem rectos e convergentes e serem unidos por um troço inferior intermédio recto que é o prolongamento do troço inferior com o qual forma um angulo de 90° e com o qual incide e se une inferiormente num ponto intermédio do troço superior, ficando o sensor colocado contiguamente lateralmente ao troço intermédio.
  11. 11a. - Processo para a determinação das características mecanicas de moedas mediante a utilização do dispositivo de acordo com as reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo facto de, a partir do impacto provocado pela queda duma moeda sobre um elemento elasticamente deformável, se proceder, mediante análise das frequências, à determinação dum parametro representativo da elasticidade mecanica da moeda, efectuando uma medição dos harmónicos superiores do sinal do impacto, cujo conteúdo é representativo da elasticidade da moeda.
  12. 12a. - Processo de acordo com a reivindicação 11, caracterizado pelo facto de o sinal eléctrico obtido no momento do impacto da moeda ser amplificado de modo a aumentar o seu nível e passar depois através dum circuito filtro de passagem de bandas analógico cuja sintonia está centrada na frequência caracteristica da elasticidade pretendida, transformando-se depois o sinal analógico em sinal digital para ser enviado a um microprocessador para tratamento.
PT98597A 1990-08-08 1991-08-07 Dispositivo e processo para a determinacao das caracteristicas mecanicas de moedas PT98597B (pt)

Applications Claiming Priority (3)

Application Number Priority Date Filing Date Title
ES9002145A ES2025479A6 (es) 1990-08-08 1990-08-08 Dispositivo para la obtencion de caracteristicas mecanicas de monedas.
ES9101789A ES2036462B1 (es) 1991-07-30 1991-07-30 Procedimiento para la identificacion de monedas.
ES9101787A ES2031793A6 (es) 1991-07-30 1991-07-30 Mejoras en el objeto de la patente n[ 9002145, presentada el 8 de agosto de 1990, relativa a un "dispositivo para la obtencion de caracteristicas mecanicas de monedas.

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT98597A PT98597A (pt) 1993-08-31
PT98597B true PT98597B (pt) 1999-01-29

Family

ID=27240449

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT98597A PT98597B (pt) 1990-08-08 1991-08-07 Dispositivo e processo para a determinacao das caracteristicas mecanicas de moedas

Country Status (11)

Country Link
US (1) US5316118A (pt)
EP (1) EP0500836B1 (pt)
JP (1) JPH05502961A (pt)
AT (1) ATE131300T1 (pt)
AU (1) AU653547B2 (pt)
DE (1) DE69115246T2 (pt)
FI (1) FI102019B (pt)
HU (2) HU216202B (pt)
NO (1) NO305378B1 (pt)
PT (1) PT98597B (pt)
WO (1) WO1992002905A1 (pt)

Families Citing this family (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ES2037636A6 (es) * 1992-03-24 1993-06-16 Azkoyen Ind Sa Mejoras introducidas en el objeto de la pte. 9002145, presentada el 0808.90, relativa a un dispositivo para la obtencion de caracteristicas mecanicas de monedas.
GB2278946A (en) * 1993-03-18 1994-12-14 Comercial Cocamatic S A Electronic coin selectors
US5494145A (en) * 1994-04-12 1996-02-27 National Rejectors Inc. Gmbh Coin validator for testing the mass of a coin
ES1030459Y (es) * 1995-03-22 1996-06-01 Tremoya S L Selector de monedas perfeccionado.
ES1032118Y (es) * 1995-09-22 1997-01-16 Tremoya S L Perfeccionamientos en los selectores de monedas.
ES2160066B2 (es) 1999-08-18 2002-07-16 Jofemar Sa Selector de monedas mejorado.
JP2011021947A (ja) * 2009-07-14 2011-02-03 Toshiba Corp 重量検知装置
US20180268172A1 (en) * 2017-03-14 2018-09-20 Massachusetts Institute Of Technology Electronic device authentication system
US11423727B2 (en) * 2020-10-23 2022-08-23 Farshod Kayyod Coin pinger device for alloy authentication

Family Cites Families (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR747958A (fr) * 1932-11-17 1933-06-27 Elektrozeit Ag Sélecteur de monnaie à rigole inclinée
US3878711A (en) * 1973-09-24 1975-04-22 Jr George J J Randolph Extensometer
DE2825094A1 (de) * 1978-06-08 1979-12-13 Nat Rejectors Gmbh Verfahren und vorrichtung zur raendelpruefung von muenzen
DK327581A (da) * 1981-07-23 1983-01-24 Gnt Automatic As Fremgangsmaade til klasseficering af moenter i henhold til deres mekaniske elasticitet
GB2168185B (en) * 1984-12-05 1987-09-23 Mars Inc Checking coins
CH670167A5 (pt) * 1987-12-31 1989-05-12 Automaten Ag
GB2222903A (en) * 1988-09-20 1990-03-21 Plessey Telecomm Coin validation apparatus
US5085309A (en) * 1989-06-07 1992-02-04 Adamson Phil A Electronic coin detector

Also Published As

Publication number Publication date
NO305378B1 (no) 1999-05-18
FI921542A0 (fi) 1992-04-08
FI921542A (fi) 1992-04-08
FI102019B1 (fi) 1998-09-30
AU653547B2 (en) 1994-10-06
AU8395391A (en) 1992-03-02
DE69115246T2 (de) 1996-07-18
DE69115246D1 (de) 1996-01-18
EP0500836A1 (en) 1992-09-02
EP0500836B1 (en) 1995-12-06
JPH05502961A (ja) 1993-05-20
NO921352L (no) 1992-04-07
ATE131300T1 (de) 1995-12-15
US5316118A (en) 1994-05-31
WO1992002905A1 (es) 1992-02-20
HU9201165D0 (en) 1992-07-28
HUT60554A (en) 1992-09-28
PT98597A (pt) 1993-08-31
HU216202B (hu) 1999-05-28
FI102019B (fi) 1998-09-30
NO921352D0 (no) 1992-04-07

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT98597B (pt) Dispositivo e processo para a determinacao das caracteristicas mecanicas de moedas
US6880385B2 (en) Method and apparatus for performing dynamic mechanical analyses
Doherty et al. Evaluation of the use of resonant frequencies to characterize physical properties of human long bones
EP2026918B1 (de) Vorrichtung und verfahren zum führen eines bandes
DE10153782A1 (de) Elektronische Waage
EP0316308A1 (en) Coin detection device
US5494145A (en) Coin validator for testing the mass of a coin
JP3312298B2 (ja) 応力拡大係数の計測方法
KR101264292B1 (ko) 공시체 영상 판독식 공진주 시험기
US3372582A (en) Cable tension indicator
EP0543212B1 (de) Münzprüfeinrichtung zur Härtebestimmung von Münzen
Clapp et al. Buckling of woven fabrics: part III: experimental validation of theoretical models
NO314962B1 (no) Innretning for telling og klassifisering av lastsykluser for b¶rende konstruksjoner med vekslende laststörrelser
GB2278946A (en) Electronic coin selectors
RU2049326C1 (ru) Склерометр
KR100376324B1 (ko) 교량의 내하력평가를 위한 변위측정방법 및 장치
DE102006001668A1 (de) Verfahren und Vorrichtung zur berührungslosen Füllstandskontrolle
DE202017000326U1 (de) Vorrichtung zur Echtheitsprüfung von Edelmetallformkörpern nach mehreren Prüfverfahren
RU2650801C1 (ru) Датчик ускорений
US192241A (en) Improvement in coin-detecters
SU938069A1 (ru) Датчик усилий
SU1177728A1 (ru) Устройство дл определени прочности материалов
RU2087897C1 (ru) Способ определения длительности задержки роста усталостной трещины после перегрузки
SU970228A1 (ru) Способ измерени осевых остаточных напр жений первого рода в ферромагнитных издели х
DE202014002430U1 (de) Kraftsensor für Ermittlung der auf eine Fläche wirkenden Kräfte, speziell zur Fußaufstandskraftermittlung

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19930426

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19981008