PT962202E - Dispositivo de administração de fluidos viscoelásticos para cirurgia intra-ocular. - Google Patents

Dispositivo de administração de fluidos viscoelásticos para cirurgia intra-ocular. Download PDF

Info

Publication number
PT962202E
PT962202E PT99401352T PT99401352T PT962202E PT 962202 E PT962202 E PT 962202E PT 99401352 T PT99401352 T PT 99401352T PT 99401352 T PT99401352 T PT 99401352T PT 962202 E PT962202 E PT 962202E
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
viscoelastic fluid
fluid
viscoelastic
syringe
barrel
Prior art date
Application number
PT99401352T
Other languages
English (en)
Inventor
Philippe Tourrette
Original Assignee
Ioltechnologie Production
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=9527004&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT962202(E) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Application filed by Ioltechnologie Production filed Critical Ioltechnologie Production
Publication of PT962202E publication Critical patent/PT962202E/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61FFILTERS IMPLANTABLE INTO BLOOD VESSELS; PROSTHESES; DEVICES PROVIDING PATENCY TO, OR PREVENTING COLLAPSING OF, TUBULAR STRUCTURES OF THE BODY, e.g. STENTS; ORTHOPAEDIC, NURSING OR CONTRACEPTIVE DEVICES; FOMENTATION; TREATMENT OR PROTECTION OF EYES OR EARS; BANDAGES, DRESSINGS OR ABSORBENT PADS; FIRST-AID KITS
    • A61F9/00Methods or devices for treatment of the eyes; Devices for putting-in contact lenses; Devices to correct squinting; Apparatus to guide the blind; Protective devices for the eyes, carried on the body or in the hand
    • A61F9/0008Introducing ophthalmic products into the ocular cavity or retaining products therein
    • A61F9/0017Introducing ophthalmic products into the ocular cavity or retaining products therein implantable in, or in contact with, the eye, e.g. ocular inserts
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A61MEDICAL OR VETERINARY SCIENCE; HYGIENE
    • A61MDEVICES FOR INTRODUCING MEDIA INTO, OR ONTO, THE BODY; DEVICES FOR TRANSDUCING BODY MEDIA OR FOR TAKING MEDIA FROM THE BODY; DEVICES FOR PRODUCING OR ENDING SLEEP OR STUPOR
    • A61M5/00Devices for bringing media into the body in a subcutaneous, intra-vascular or intramuscular way; Accessories therefor, e.g. filling or cleaning devices, arm-rests
    • A61M5/178Syringes
    • A61M5/28Syringe ampoules or carpules, i.e. ampoules or carpules provided with a needle
    • A61M5/284Syringe ampoules or carpules, i.e. ampoules or carpules provided with a needle comprising means for injection of two or more media, e.g. by mixing

Landscapes

  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Biomedical Technology (AREA)
  • Heart & Thoracic Surgery (AREA)
  • Vascular Medicine (AREA)
  • Ophthalmology & Optometry (AREA)
  • Animal Behavior & Ethology (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • Public Health (AREA)
  • Veterinary Medicine (AREA)
  • Prostheses (AREA)
  • Infusion, Injection, And Reservoir Apparatuses (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)

Description

DESCRIÇÃO
DISPOSITIVO DE ADMINISTRAÇÃO DE FLUIDOS VISCOELÁSTICOS PARA
CIRURGIA INTRA-OCULAR O dispositivo objecto da presente invenção é do dominio dos acondicionamentos de produtos para utilização cirúrgica. Ele diz respeito mais particularmente a um acondicionamento especifico de fluidos utilizados em cirurgia intra-ocular, tipicamente para operações do segmento anterior, por exemplo retirada do cristalino, do tipo geral das praticadas para o tratamento de problemas de catarata.
De maneira conhecida a operação da catarata por extracção do cristalino necessita de uma incisão ocular que ocasiona uma perda do humor aquoso do segmento anterior do olho. É então preferível reequilibrar a pressão deste segmento por injecção de um fluido viscoelástico que mantém a forma tridimensional do olho e facilita os gestos cirúrgicos de corte capsular anterior (capsulorrexis) .
Uma vez o corte capsular realizado, o cirurgião efectua a extracção do cristalino, por exemplo por facoemulsificação (fragmentação por ultra-sons e aspiração dos fragmentos), depois o cirurgião procede à limpeza do saco capsular por aspiração. A protecção do endotélio corneano é então facilitada pela presença de uma irrigação de ou de um fluido viscoelástico. 0 cirurgião procede então à colocação de um implante formando lente intra-ocular destinado a substituir o cristalino opaco. Nesta etapa, é favorável que o saco capsular esteja cheio com um outro fluido viscoelástico, que permite por exemplo a um implante flexível desenvolver-se correctamente. Em seguida, os fluidos viscoelásticos são aspirados para fora do olho. 1
Tais operações estão por exemplo descritas no documento «.Experimental studies on viscofluids for intraocular surgery » (Assia, Yehezkel, Ezov, Treister, Blumenthal, J. Cataract Refract Surgery, Vol 24, 1/98 p78-83).
Quando destas operações, as caracteristicas químicas ou físicas, ou a concentração dos fluidos viscoelásticos necessários não são idênticos para a manutenção da pressão na câmara anterior do olho, nomeadamente durante a capsulorrexis, e durante a implantação da lente intra-ocular. Tipicamente, um fluido viscoelástico de mais alta viscosidade é necessário durante as primeiras fases da operação, precedendo a fase de facoemulsificação, para permitir, entre outros, uma melhor protecção do endotélio corneano, enquanto que um fluido de mais baixa viscosidade é desejável durante a implantação da lente intra-ocular, nomeadamente no saco cristalino, e mesmo o suco ciliar. 0 documento EP-A-0 695 555 descreve um dispositivo de injecção dos medicamentos, compreendendo duas câmaras separadas, para a injecção dos vários medicamentos ao mesmo tempo ou para dissolver medicamentos sólidos num líquido antes da injecção.
Uma análise comparativa dos diferentes fluidos viscoelásticos correntes é fornecida pelo documento «Les Solutions viscoélastiques à usage chirurgical intraocular . Application à la chirurgie du segment antérieur de 1'oeil» (Lebuisson, Earith, J. Fr. Ophtalmol, 1992, 15,2, 133-153).Pode-se então citar entre os fluidos classicamente utilizados o hialuronato de sódio (0,7%, 1%, 2%) e em geral os produtos baseados no ácido hialurónico agrupados sob o termo genérico de hialurano, a poliacrilamida, a metilcelulose a 2%, o sulfato de condroitina misturado com um destes produtos, um polímero carbohidrato a 2,2% ou o colagénio placentário humano tipo IV. Estes produtos são ou totalmente sintéticos, ou de origem 2 animal ou vegetal. Os volumes de fluidos utilizados quando de uma intervenção são da ordem de um a alguns mililitros.
De maneira corrente, os cirurgiões fazem apelo a vários dispositivos de injecção destes fluidos, utilizados sucessivamente quando da intervenção cirúrgica. Compreende-se que esta situação coloca problemas de risco de confusão de seringa tanto como simples problemas de custo pela existência de acondicionamentos específicos para cada produto. A presente invenção pretende portanto remediar estes inconvenientes propondo um novo dispositivo de acondicionamento de fluidos viscoelásticos para cirurgia intra-ocular.
Conforme um segundo objectivo da invenção, o dispositivo é de fabrico económico e portanto apropriado para uma utilização única destes dispositivos de acondicionamento de fluidos viscoelásticos.
Conforme um outro objectivo da invenção, o dispositivo está em conformidade coma s preocupações ecológicas por reduzir o número de acondicionamentos para deitar fora. 0 dispositivo objecto da presente invenção é portanto um dispositivo para administração de fluidos viscoelásticos, comportando uma seringa compreendendo um reservatório, um pistão e uma agulha de injecção ligada ao reservatório, o reservatório sendo previamente parcialmente cheio com um primeiro fluido viscoelástico, caracterizado por o dispositivo comportar igualmente um volume de um segundo fluido viscoelástico injectável pela mesma agulha.
Compreende-se que a presença de um segundo fluido viscoelástico de características diferentes injectável pela 3 mesma agulha vai permitir ao cirurgião não ter que substituir no decurso da operação uma seringa por uma outra, mas ao contrário conservar o mesmo dispositivo de injecção de fluidos durante toda a sua operação, o que é ao mesmo tempo mais simples e mais seguro para o paciente (sem confusão possível para o cirurgião).
Segundo uma realização preferida, o volume de segundo fluido viscoelástico está disposto no seio da mesma seringa, a montante do primeiro fluido viscoelástico.
Esta disposição é muito simples de realizar e é realizável em sequência da diferença de características físicas dos fluidos viscoelásticos, que assim não têm tendência a misturar-se.
De modo a fornecer ao cirurgião uma indicação clara do momento em que o primeiro fluido viscoelástico foi completamente injectado, a seringa comporta uma marca visual disposta em correspondência com a posição do pistão quando a totalidade do primeiro fluido viscoelástico foi injectada. A descrição e os desenhos que se seguem permitirão compreender melhor os fins e vantagens da invenção. É claro que esta descrição é dada a título de exemplo, e não tem caracter limitativo. Nos desenhos: a figura 1 representa um corte de diante para trás de um olho; a figura 2 mostra um dispositivo segundo a invenção, com dois fluidos viscoelásticos, em vista de lado; a figura 3 mostra uma seringa contendo três fluidos viscoelásticos injectáveis sucessivamente.
Tal como representado na figura 1 segundo uma ilustração clássica, um olho humano 1 comporta um segmento (ou câmara) 4 anterior 2 cheia de humor aquoso, uma íris 3, um cristalino 4 colocado num saco capsular, e uma câmara posterior 5 cheia de humor vítreo. A degradação da transparência do cristalino 4 obriga a encarar a sua ablação e a sua substituição por um implante (não representado).
Quando da operação, uma injecção de fluido viscoelástico é realizada com a ajuda de uma seringa 6 para reequilibrar a pressão interna no segmento anterior do olho após a incisão esclerocorneana, de maneira a poder praticar em boas condições o corte na face anterior do saco capsular (capsulorrexis) com a ajuda de um instrumento cirúrgico 7 não detalhado aqui. Este primeiro fluido viscoelástico é em seguida evacuado durante a facoemulsificação (destruição do cristalino por ultra-sons e aspiração dos fragmentos).
Tal como se vê então na figura 2 em vista de lado, uma seringa 6 de injecção de fluidos viscoelásticos segundo a invenção comporta um reservatório 8, um pistão 9 e uma agulha de injecção 10 de tipo conhecido, adaptados aqui para uma injecção de algumas décimas de mililitro até alguns mililitros de fluido viscoelástico. A composição exacta da seringa não é objecto da presente invenção e não será portanto detalhada mais adiante aqui. Trata-se de seringa para fluido viscoelástico clássica.
Esta seringa contém dois fluidos viscoelásticos 11, 12 justapostos, e na forma de realização um por cima do outro, o enchimento sendo efectuado sucessivamente e individualmente para cada fluido viscoelástico. Este enchimento terá lugar tecnicamente segundo as modalidades habituais na matéria. A separação entre os dois fluidos está figurada pela linha 13 na figura 2. A título de exemplo não limitativo, o primeiro fluido 5 viscoelástico (por exemplo para uma fase de manutenção do volume da câmara anterior e de facoemulsificação) pode ser hialuronato de sódio 1% e o segundo fluido viscoelástico (por exemplo para uma fase de colocação do implante) pode ser hialurano ou poliacrilamida ou uma mistura à base de sulfato de condroitina. Um volume de 0,5 cc do primeiro fluido e de 0,2 cc do segundo fluido é encarável a titulo de exemplo não limitativo.
Uma marca 14, aqui uma linha circular efectuada na seringa por qualquer meio clássico, assinala ao cirurgião que quando posição de baixo do pistão corresponde a esta linha, a totalidade do primeiro fluido viscoelástico foi ejectada, e que é então o segundo fluido viscoelástico que vai ser ejectado. Esta marca assegura portanto uma função de segurança para o utilizador.
Segundo um primeiro aspecto preferencial da invenção, o primeiro fluido viscoelástico 11 tem peso molecular inferior ao peso molecular do segundo fluido viscoelástico 12.
Numa variante ilustrada na figura 3, três fluidos viscoelásticos 15, 16, 17 são justapostos no reservatório 8, segundo as caracteristicas de natureza e de volume correspondendo a um certo tipo de operação intra-ocular. Com efeito, o cirurgião poderá para modalidades particulares de um certo tipo de intervenção, desejar ter à sua disposição três, mesmo mais, segmentos de fluido viscoelástico, que serão carregados na seringa pela ordem desejada correspondendo ao desenrolar da intervenção, portanto com uma muito grande facilidade para o cirurgião e com uma redução de custo graças a este acondicionamento único, e igualmente uma diminuição do risco de confusão de seringa quando da intervenção. A seringa comportará então várias marcações 6 visuais 18, 19 (uma a menos que o número de segmentos na seringa). 0 âmbito da presente invenção não se limita aos detalhes das formas de realização acima consideradas a titulo de exemplo, mas estende-se pelo contrário às modificações ao alcance do homem da técnica. 20-08-2007 7

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. Dispositivo para administração de fluidos viscoelásticos, comportando uma seringa (6) compreendendo um reservatório (8), um pistão (9) e uma agulha (10) de injecção ligada ao reservatório (8) estando previamente parcialmente cheio com um primeiro fluido viscoelástico (11), o dispositivo comportando igualmente um volume de um segundo fluido viscoelástico (12) injectável pela mesma agulha (10).
  2. 2. Dispositivo segundo a reivindicação 1, caracterizado por o volume de segundo fluido viscoelástico (12) estar disposto no seio do mesmo reservatório (8), a montante do primeiro fluido viscoelástico (11) .
  3. 3. Dispositivo segundo a reivindicação 2, caracterizado por o primeiro fluido viscoelástico (11) ter peso molecular superior ao peso molecular do segundo fluido viscoelástico (12) .
  4. 4. Dispositivo segundo a reivindicação 2, caracterizado por o primeiro fluido viscoelástico (11) ter peso molecular inferior ao peso molecular do segundo fluido viscoelástico (12) .
  5. 5. Dispositivo segundo uma qualquer das reivindicações 2 a 4, caracterizado por a seringa (6) comportar uma marca visual (14) disposta em correspondência com a posição de baixo do pistão (9) quando a totalidade do primeiro fluido viscoelástico (11) foi injectada. 17-08-2008 1
PT99401352T 1998-06-04 1999-06-04 Dispositivo de administração de fluidos viscoelásticos para cirurgia intra-ocular. PT962202E (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR9807015A FR2779351B1 (fr) 1998-06-04 1998-06-04 Dispositif d'administration de fluides viscoelastiques pour chirurgie intraoculaire

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT962202E true PT962202E (pt) 2007-08-30

Family

ID=9527004

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT99401352T PT962202E (pt) 1998-06-04 1999-06-04 Dispositivo de administração de fluidos viscoelásticos para cirurgia intra-ocular.

Country Status (8)

Country Link
EP (1) EP0962202B1 (pt)
AT (1) ATE363258T1 (pt)
CY (1) CY1107066T1 (pt)
DE (1) DE69936167T2 (pt)
DK (1) DK0962202T3 (pt)
ES (1) ES2288313T3 (pt)
FR (1) FR2779351B1 (pt)
PT (1) PT962202E (pt)

Families Citing this family (1)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US7238677B2 (en) 2003-03-28 2007-07-03 Kimberly-Clark Worldwide, Inc. Prevention of urogenital infections

Family Cites Families (4)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE9002200U1 (de) * 1990-02-24 1992-02-27 B. Braun Melsungen Ag, 3508 Melsungen Blutentnahmegerät
ATE202289T1 (de) * 1992-12-01 2001-07-15 Tetsuro Higashikawa Spritze
US5531959A (en) * 1994-01-31 1996-07-02 Hamilton Company Automated liquid handling and computer controlled system and method for solid phase chromatographic extractions
WO1995021594A1 (en) * 1994-02-09 1995-08-17 Kabi Pharmacia Ophthalmics, Inc. Rapid implantation of shape transformable optical lenses

Also Published As

Publication number Publication date
FR2779351B1 (fr) 2000-12-22
CY1107066T1 (el) 2012-10-24
EP0962202B1 (fr) 2007-05-30
EP0962202A1 (fr) 1999-12-08
ES2288313T3 (es) 2008-01-01
DE69936167D1 (de) 2007-07-12
DE69936167T2 (de) 2008-01-24
DK0962202T3 (da) 2007-09-24
FR2779351A1 (fr) 1999-12-10
ATE363258T1 (de) 2007-06-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
Bloomberg Administration of periocular anesthesia
EP0576537B1 (en) Debridement of bodily cavities using debridement fluids
ES2205846T3 (es) Dispositivo para efectuar una intervencion quirurgica en la retina humana usando la separacion fluidica de la membrana limitante interna (ilm) (films).
PT1372766E (pt) Seringa para soluções viscoelásticas
Kim Intraocular inflammation of denatured viscoelastic substance in cases of cataract extraction and lens implantation
WO2005097225A1 (en) New viscoelastic composition, method of use and package
JP2009178558A (ja) 眼科手術方法およびこれに用いるキット
AU749522B2 (en) Opthalmic composition
US20040167480A1 (en) Administration of multiple viscoelastic solutions with a multi-compartment syringe
KR100648771B1 (ko) 수술시 사용하기 위한 점탄물의 배합물
PT962202E (pt) Dispositivo de administração de fluidos viscoelásticos para cirurgia intra-ocular.
Hoopes Sodium hyaluronate (Healon®) in anterior segment surgery: A review and a new use in extracapsular surgery
Meucci et al. Anterior capsule cleaning with an ultrasound irrigating scratcher
CN209422231U (zh) 一种囊袋分离针
SU570363A1 (ru) Способ лечени катаракты
RU2626693C1 (ru) Способ лечения подвывихнутого хрусталика у пациентов молодого возраста
Geyer et al. Capsular bag distension associated with sulcus implantation of intraocular lenses
CN214484804U (zh) 一种眼科手术填充粘弹剂及灌注液的注射针头
KR100312659B1 (ko) 망막하주사기
CN214484803U (zh) 一种粘弹剂及灌注液双通道一体推注装置
CN112618152B (zh) 一种可测眼压的粘弹剂及灌注液一体推注装置
RU2293546C1 (ru) Способ хирургического лечения помутнения стекловидного тела, сочетанного с катарактой
JP2011255065A (ja) 注入器具
Rasmus Laser Sight Centres
Pandey et al. Update on ophthalmic viscosurgical devices