PT96040B - Forno de inducao cilindrico para temperaturas elevadas - Google Patents

Forno de inducao cilindrico para temperaturas elevadas Download PDF

Info

Publication number
PT96040B
PT96040B PT9604090A PT9604090A PT96040B PT 96040 B PT96040 B PT 96040B PT 9604090 A PT9604090 A PT 9604090A PT 9604090 A PT9604090 A PT 9604090A PT 96040 B PT96040 B PT 96040B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
oven
high temperature
susceptibility
axis
cylindrical
Prior art date
Application number
PT9604090A
Other languages
English (en)
Other versions
PT96040A (pt
Inventor
Dieter Bolsch
Original Assignee
Euratom
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Euratom filed Critical Euratom
Publication of PT96040A publication Critical patent/PT96040A/pt
Publication of PT96040B publication Critical patent/PT96040B/pt

Links

Classifications

    • GPHYSICS
    • G01MEASURING; TESTING
    • G01NINVESTIGATING OR ANALYSING MATERIALS BY DETERMINING THEIR CHEMICAL OR PHYSICAL PROPERTIES
    • G01N3/00Investigating strength properties of solid materials by application of mechanical stress
    • G01N3/08Investigating strength properties of solid materials by application of mechanical stress by applying steady tensile or compressive forces
    • G01N3/18Performing tests at high or low temperatures
    • HELECTRICITY
    • H05ELECTRIC TECHNIQUES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • H05BELECTRIC HEATING; ELECTRIC LIGHT SOURCES NOT OTHERWISE PROVIDED FOR; CIRCUIT ARRANGEMENTS FOR ELECTRIC LIGHT SOURCES, IN GENERAL
    • H05B6/00Heating by electric, magnetic or electromagnetic fields
    • H05B6/02Induction heating
    • H05B6/22Furnaces without an endless core

Landscapes

  • Physics & Mathematics (AREA)
  • Electromagnetism (AREA)
  • Health & Medical Sciences (AREA)
  • Life Sciences & Earth Sciences (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • Biochemistry (AREA)
  • General Health & Medical Sciences (AREA)
  • General Physics & Mathematics (AREA)
  • Immunology (AREA)
  • Pathology (AREA)
  • Investigating Strength Of Materials By Application Of Mechanical Stress (AREA)
  • General Induction Heating (AREA)
  • Furnace Details (AREA)

Description

COMUNIDADE EUROPEIA DA ENERGIA ATÓMICA (EURATOM)
FORNO DE INDUÇÃO CILÍNDRICO PARA TEMPERATURAS ELEVADAS
A presente invenção diz respeito a um forno de indução cilíndrico, para temperaturas elevadas, para ensaios uniaxiais, no ar e acima dos 1 000°C, de materiais isolantes eléctricos, com um gerador de altas frequências para a produção de um campo de frequência elevada e uma susceptância tubular cilíndrica de um material condutor da electricidade, que é aquecida pelo campo de indução e, por sua vez, aquece por irradiação os materiais a ensaiar a ele associados.
aquecimento por indução com altas frequências é utilizado desde há anos para o aquecimento de materiaias metálicos. Ele torna possível um aquecimento rápido de uma amostra. Mas quando a amostra for constituída por materiais isolantes electricamente, nomeadamente materiais cerâmicos com óxido de alumínio ou nitrito de silício, não é possível um aquecimento directo a partir da temperatura ambiente, devido à elevada resistência eléctrlca. Neste caso, utiliza-se portanto um transformador ou susceptância condutora da electricidade que, por sua vez, envolve a amostra a aquecer e aquece esta por irradiação de calor.
Para ensaios uniaixiais, aos quais pertencem, por exemplo, os ensaios de fadiga e os ensaios de fugas, a amos-
7' tra é colocada na susceptância tubular e depois fixada pelas suas duas extremidades num aparelho de ensaio que gera as cargas mecânicas desejadas. A amostra tem, para esse fim, de ficar saliente da susceptância, bem como de todo o forno, nas suas duas extremidades, a fim de poder ligar-se ao aparelho de ensaio.
objecto da presente invenção consiste em aperfeiçoar um forno do tipo indicado na introdução, de modo tal que já não seja necessário incorporar a amostra juntamente com o forno no aparelho de ensaio, mas sendo sim possível introduzir o forno ulteriormente no aparelho de ensaio provido da amostra, sem que para isso seja necessário um espaço livre adicional para a montagem nos dois lados do forno.
Este problema resolve-se com um forno com as características' indicadas na reivindicação 1. Relativamente às características de formas de realização preferidas deste forno, faz-se referência às reivindicações secundárias.
Descreve-se a seguir com mais pormenor a presente invenção, com base num exemplo de realização preferido e com referência aos desenhos anexos, cujas figuras representam:
A fig. 1, numa ilustração em perspectiva, as partes componentes de um forno segundo a presente invenção; e
A fig. 2, um aparelho de ensaio no qual está já montada metade do forno segundo a presente invenção.
forno cujos .componentes se representam na fig. 1 utiliza o princípio de um aquecimento indirecto por frequên-3^ cias elevadas de uma amostra (não representada), que é introduzida numa susceptância tubular constituída por dois meios tubos (1) e (2). A susceptância é constituída por exemplo por carboneto de silício ou (para temperaturas ainda mais elevadas) por boreto de zircónio (ZrE^).
Como a fig. 1 mostra, o forno pode ser constituído por duas metades completamente iguais, estando uma das metades representada em cima e à esquerda na figura, montada, isto é, pronta para ser incorporada num aparelho de ensaio, enquanto os componentes da outra metade estão representados isoladamente. 0 conceito básico da presente invenção consiste em estruturar o forno e todos os seus componentes de maneira a serem divisíveis ao longo de um plano que passa pelo eixo do tubo da susceptância (1,2) e pelo eixo da amostra a colocar nesta.' Com esta concepção é possível incorporar primeiro a amostra no aparelho de ensaio e depois montar o forno em torno da amostra dos dois lados.
forno é mantido solidarizado mecanicamente por meio de um chassis, constituído por duas metades de chassis (3) e (4), cada uma das quais apresenta por sua vez uma placa inferior semicircular e uma placa superior de cobertura ligada com aquela por meio de pontes. No espaço intermédio entre as duas placas inserem-se os componentes activos do forno, sendo todas as juntas entre estes componentes preenchidas com um feltro flexível de fibras de cerâmica, de modo que as dilatações diferentes dos componentes não conduzem a roturas.
-4Por meio das camadas de feltro, os componentes ficam suavemente comprimidos, de modo que se mantêm no chassis sem necessidade de medidas adicionais, tais como parafusos ou colagem.
Como mostra a parte da direita da fig. 1, pertencem aos componentes de uma das metades do forno um meio tubo de susceptância (2), uma bobina de altas frequências completa (5) e dois meios discos de suporte da bobina (6) e (7). A bobina (5) é alimentada por um gerador de altas frequências (16). Ela estende-se numa metade da superfície lateral de um cilindro circular e possui, quando montada, um eixo que se estende perpendicularmente ao eixo do tubo (2). A bobina é constituída por um tubo de cobre, arrefecido por água, e é introduzida solta num espaço oco (8) num dos meios discos de suporte da bobina, por exemplo (6). 0 espaço oco tem uma configuração tal que nele cabem também, lateralmente, os fios de alimentação da bobina. Também na zona do eixo do forno, o suporte possui uma abertura, na qual se insere solto o meio tubo da susceptância.
Os suportes da bobina possuem uma estrutura em favo de mel e mantêm não só a temperatura elevada no interior do forno como também os elevados gradiantes de temperatura relativamente ao exterior, ;sem arrefecimento forçado. Não há também quaj_ quer perigo de formação de fissuras na estrutura devidas a uma velocidade de aquecimento elevada, visto que as paredes em favo de mel são muito finas.
A seguir aplicam-se mantos de feltro (9) nos meios ê/,
discos de suporte da bobina (6). Estes mantos de feltro são formados de modo tal que deixam espaço para a bobina e para a susceptância. A espessura da camada de feltro depende do comprimento desejado do forno, isto é, da susceptância tubular, de modo tal que o dispositivo, quando se coloca o segundo meio disco de suporte (7) da bobina em cima, se adapte exactamente ao meio chassis (4).
A metade da esquerda da fig. 1 está pronta para inserir num aparelho de ensaio. A fig. 2 mostra uma secção deste aparelho, que não faz parte da presente invenção. Uma amostra de carga (10) é fixada entre duas cabeças de fixação do aparelho de ensaio providas de cabeças de refrigeração (11) e (12) e cobertas por estas. 0 meio forno está dotado, como pode ver-se na fig. 1, com um braço de suporte (13) saliente para cima, o qual permite a fixação suspensa do forno na cabeça de refrigeração superior (11), bem como ainda alinhamento do eixo longitudinal do forno relativamente ao eixo longitudinal da amostra.
A segunda metade do forno é, depois da sua montagem, fixada de maneira análoga através de um meio braço (14)(fig.
)correspondente na cabeça da refrigeração (11) e fixada por parafuso na primeira metade. Vê-se a partir da fig. 2 que não se tem acesso à cabeça de fixação à qual está fixada a amostra, o qual não é necessário, visto que o forno só se junta depois da montagem da amostra. Depois da montagem do forno, ligam-se as extremidades da bobina a um gerador de altas fre-
quências (16) e a um circuito de refrigeração.
E também possível introduzir termoelementos no forno, através da estrutura em favo de mel, ou prever canais para a passagem de braços de medição de um extensómetro (15) (fig. 2) ou também um canal de observação para um pirómetro ou para a observação directa óptico-microscópia da superfície da amostra (por exemplo o estudo do crescimento de fendas devidas à fadiga).
A presente invenção não se limita aos pormenores do exemplo de realização ilustrado. Isso aplica-se especialmente ao tipo de aparelho de ensaio e à instrumentação do forno. 0 tubo da susceptância pode ter a forma cilíndrica, como está representado, ou também apresentar um diâmetro interior variável, especialmente para obter uma temperatura constante ao longo do eixo do forno. Além disso, o forno é apropaido não só para experiências isotérmicas como também são possíveis experiências termocíclicas ou termomecânicas combinadas.

Claims (5)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1.- Forno de indução de temperatura elevada para ensaios uniaxíais no ar e acima de 1 000°C em materiais isolantes eléctricos com um gerador de altas frequências, para gerar um campo de alta frequência, e uma susceptância cilíndrica de um material condutor da electricidade que é aquecido pe Lo campo de indução e, por sua vez, aquece por irradiação os materiais de ensaio a ele associados, caracterizado por o gerador de altas frequências (16) alimentar duas bobinas (5), independentes uma da outra e ligadas electricamente em parale lo, cada uma delas colocada numa superfície lateral semicilín drica coaxial com o eixo do cilindro, e por também a susceptãncia ser constituída por dois meios tubos, coincidindo os planos de corte das superfícies laterais semicilíndricas e dos meios tubos, e incluindo o eixo do forno.
  2. 2. - Forno de temperatura elevada de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por os eixos das bobinas se· estenderem perpendicularmente ao plano de corte e passarem pelo eixo do forno.
  3. 3. - Forno de temperatura elevada de acordo com as rei vindicações 1 e 2, caracterizado por cada uma das bobinas estar embebida num espaço oco (8) , adaptado à mesma, de pelo menos um suporte (6,7), em favo de mel, de material cerâmico.
  4. 4. - Forno de temperatura elevada de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado por os componentes do forno estarem encerrados num chassis metálico (3,4) constituído por duas metades unidas ao longo do piano de corte da susceptãncia (1,2).
  5. 5.- Forno de temperatura elevada de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado por se preverem nas juntas entre os vários componentes do forno camadas de feltro (9), de fibras de cerâmica, para a compensação das variações das dimensões produzidas termicamente.
PT9604090A 1989-11-30 1990-11-29 Forno de inducao cilindrico para temperaturas elevadas PT96040B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
LU87628A LU87628A1 (de) 1989-11-30 1989-11-30 Zylindrischer hochtemperatur-induktionsofen

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT96040A PT96040A (pt) 1992-08-31
PT96040B true PT96040B (pt) 1998-07-31

Family

ID=19731199

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9604090A PT96040B (pt) 1989-11-30 1990-11-29 Forno de inducao cilindrico para temperaturas elevadas

Country Status (7)

Country Link
EP (1) EP0430138B1 (pt)
DE (1) DE59003236D1 (pt)
DK (1) DK0430138T3 (pt)
ES (1) ES2045727T3 (pt)
IE (1) IE64252B1 (pt)
LU (1) LU87628A1 (pt)
PT (1) PT96040B (pt)

Families Citing this family (3)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
FR2720503B1 (fr) * 1994-05-26 1996-06-21 Commissariat Energie Atomique Système de caractérisation thermomécanique de matériaux utilisant un dispositif de chauffage rapide par induction.
GB2311197A (en) * 1996-03-12 1997-09-17 Raychem Sa Nv Induction heating
DE102018219213A1 (de) * 2018-11-12 2020-05-14 Robert Bosch Gmbh Induktor und Vorrichtung zum induktiven Erwärmen von Bauteilen und Verfahren dafür

Family Cites Families (6)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US1997741A (en) * 1933-05-02 1935-04-16 Ajax Electrothermic Corp Muffle inductor electric furnace
US3365563A (en) * 1965-04-13 1968-01-23 Aeroquip Corp Brazing tool
DE1583413B1 (de) * 1967-09-23 1970-02-19 Steinhoff Dipl Ing Fritz Induktionshaertevorrichtung fuer Walzen
US3705285A (en) * 1971-11-05 1972-12-05 Growth Intern Inc Mobile apparatus for the induction heating of metal ingots
BE786501A (fr) * 1972-07-20 1973-01-22 Elphiac Sa Installation de chauffage et procede de fabrication dans lequel cette installation est utilisee.
FR2404371A1 (fr) * 1977-09-21 1979-04-20 Onera (Off Nat Aerospatiale) Perfectionnements aux inducteurs utilises pour le chauffage par induction

Also Published As

Publication number Publication date
EP0430138A1 (de) 1991-06-05
EP0430138B1 (de) 1993-10-27
ES2045727T3 (es) 1994-01-16
LU87628A1 (de) 1991-07-22
DK0430138T3 (da) 1994-01-31
DE59003236D1 (de) 1993-12-02
IE904330A1 (en) 1991-06-05
IE64252B1 (en) 1995-07-26
PT96040A (pt) 1992-08-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
JP3990682B2 (ja) 試料のセンタリング手段を具備する冷却nmrプローブヘッド
KR101718378B1 (ko) 기판 재치 장치의 평가 장치 및 그 평가 방법, 그리고 이에 이용되는 평가용 기판
US5015825A (en) Furnace for tensile/fatigue testing
PT96040B (pt) Forno de inducao cilindrico para temperaturas elevadas
BRPI0618503A2 (pt) sistema de detecção e de localização de água em uma estrutura prensada de aeronave
US10436562B2 (en) Surface measurement probe
CN107515058A (zh) 真空热环境下光纤光栅温度传感器温度标定用恒温装置
US1609129A (en) Microfurnace
US5874667A (en) Block-type heater assembly for isothermally heating samples with observation access
CN109212442B (zh) 具有多件式的下部插入件的nmr探头
JP2588284B2 (ja) 超電導電磁石
Halaczek et al. Temperature variation of thermal conductivity of self-pumping multilayer insulation
KR102079024B1 (ko) 자기장스테이션, 인서트어셈블리, 마운트어셈블리 및 이들을 포함하는 2축자기형성장비
JPS60101896A (ja) 管の加熱装置
RU2794074C1 (ru) Нагревательное устройство для высокотемпературных испытаний образцов на растяжение
CN213315072U (zh) 一种可自动调节支架高度的调温电热套
JPH01269038A (ja) ヒータおよび材料試験負荷フレーム
SU836563A1 (ru) Установка дл механических испытанийМАТЕРиАлОВ
EP4232766A1 (en) Thermal contact apparatus
CN213239982U (zh) 可预倾的真空环境加热装置
US20240060874A1 (en) Cryogenic Analysis Assemblies and Cryogenic Analytical Methods
SU785702A1 (ru) Устройство дл определени теплофизических свойств материалов
SU1758483A1 (ru) Устройство дл нагрева цилиндрических трубчатых образцов
JPS6263845A (ja) 低温x線回折試験用試料冷却保持装置
SU1043536A1 (ru) Узел образца высокотемпературной вакуумной рентгеновской камеры

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19920407

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19980415

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19991031