PT94642B - Processo para a regeneracao de uma solucao de lavagem que contem co2 e h2s com elevado ponto de ebulicao - Google Patents

Processo para a regeneracao de uma solucao de lavagem que contem co2 e h2s com elevado ponto de ebulicao Download PDF

Info

Publication number
PT94642B
PT94642B PT94642A PT9464290A PT94642B PT 94642 B PT94642 B PT 94642B PT 94642 A PT94642 A PT 94642A PT 9464290 A PT9464290 A PT 9464290A PT 94642 B PT94642 B PT 94642B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
gas
washing solution
zone
fed
regeneration
Prior art date
Application number
PT94642A
Other languages
English (en)
Other versions
PT94642A (pt
Inventor
Manfred Kriebel
Gerhard Gruenewald
Hans-J Fritzche
Original Assignee
Metallgesellschaft Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Metallgesellschaft Ag filed Critical Metallgesellschaft Ag
Publication of PT94642A publication Critical patent/PT94642A/pt
Publication of PT94642B publication Critical patent/PT94642B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B01PHYSICAL OR CHEMICAL PROCESSES OR APPARATUS IN GENERAL
    • B01DSEPARATION
    • B01D53/00Separation of gases or vapours; Recovering vapours of volatile solvents from gases; Chemical or biological purification of waste gases, e.g. engine exhaust gases, smoke, fumes, flue gases, aerosols
    • B01D53/14Separation of gases or vapours; Recovering vapours of volatile solvents from gases; Chemical or biological purification of waste gases, e.g. engine exhaust gases, smoke, fumes, flue gases, aerosols by absorption
    • B01D53/1456Removing acid components
    • B01D53/1462Removing mixtures of hydrogen sulfide and carbon dioxide

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Analytical Chemistry (AREA)
  • General Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Oil, Petroleum & Natural Gas (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Gas Separation By Absorption (AREA)
  • Treating Waste Gases (AREA)
  • Carbon And Carbon Compounds (AREA)
  • Extraction Or Liquid Replacement (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)

Description

REQUERENTE: METALLGESELLSCHAFT AKTIENGESELLSCHAFT, alemã, com sede em Reuterweg 14, D-6000 Frankfurt am Main, República Federal da Alemanha,
EPÍGRAFE: Processo para a regeneração de uma solução de lavagem que contêm CO2 e í^S, com elevado pon do de ebulição
INVENTORES: Dr.-Ing. Manfred Kriebel,
Dipl.-Ing. Gerhard Grúnewald, Dipl.-Ing. Hans-J. Fritzche,
Reivindicação do direito de prioridade ao abrigo do artigo 4.° da Convenção de Paris de 20 de Março de 1883.
República Federal da Alemanha, em 11 de Julho de 1989, sob o Ns P 39 22 785.5 inPi wCO
KETáLLGESSLLSCEàFT AKTIE^GESELLSCHAFT
PROCESSO PARA A REGENERAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE LAVAGEM QUE CONTEM CC2 e H2S, CCM 2LE7ÁDC PC^TO DE E3ULIÇÃC”
A presente invenção diz respeito a um processo para a regeneração de uma solução de lavagem de elevado ponto de ebulição que provém de uma instalação de purificação de gases, a qual possui um ponto de ebulição superior a 1CO°C à pressão atmosférica, que na instalação de limpeza foi carregada ccm gases a temperaturas de· 5 até 70°C, pelo menos com CC2 e H2s e, depois da regeneração, é utilizada na instalação de purificação de gases .
As soluções de lavagem de ponto de ebulição elevado a utilizar,contêm como componentes principais, por exemplo, 'T-metilpirrolidona (ΛΤΜΡ) ou éter polietilenoglicol-dimetílico (DMPEG). C teor de água das soluções de lavagem é relativamen te pequeno e, na maior parte dos casos, é inferior a IC /, em peso.
vc processo descrito na patente de invenção europeia C 05*+ 772 para a purificação de uma corrente gasosa, a solução de lavagem de baixo ponto de ebulição que fci carregada com C02 e H2S é alimentada através de uma zona de expansão e uma zona de reabsorção e subsequentemente à regeneração a quente.
Va zona de reabsorção, elimina-se uma parte do 0Γ9 pela parte superior e retira-se da regeneração a quente um gás rico en H23, que é alimentado a uma instalação de Claus. A solução ^e lavagem regenerada a quente cujc constituinte principal é metanol é a
reciclada para a instalàção de lavagem de gases. No entanto, no caso da utilização de soluções de lavagem de ponto de ebulição elevado a regeneração não se realiza tão facilmente como no caso das soluções de lavagem de baixo ponto de ebulição, como por exemplo metanol.
A invenção tem como objectivo realizar a regeneração de soluções de lavagem de elevado ponto de ebulição de maneira sim pies e 'efectiva e sem aquecer a solução de lavagem ao seu ponto de ebulição.
No processo mencionado antes, isto realiza-se, de acordo com a presente invenção, fazendo com que a solução de lavagem exausta tendo uma pressão de pelo menos 2 bar a uma temperatura de pelo menos 6o°C, seja expandida numa zona de expansão, a par tir da zona de expansão retira-se um gás de expansão rico em H2S, a solução de lavagem da zona de expansão e submetida a regeneração a quente, em que a solução de lavagem á libertada a uma temperatura inferior à sua temperatura de ebulição das restantes impurezas por arrastamento com gases inertes e a mistura gagesa^ que contem gases inertes retirada da regeneração a quente é posta em contacto com a solução de lavagem.
No processo de acordo com a presente invenção, é facilmente possível retirar da zona de expansão um gás expandido com um teor de igual a, pelo menos, 50 % em volume e, de preferencia , superior a 70 % em volume que pode ser alimentado a uma instalação pelo processo de Claus. Na instalação de Claus, produz-se de maneira já conhecida, por combustão parcial, uma mistura de A^Z e de SO^ que se faz reagir com obtenção de enxofre elementar e água.
De acordo com uma outra forma de realização do proces. so a solução de lavagem exausta proveniente da lavagem de gases é, em primeiro lugar, alimentada a uma zona de reabsorção , que também é alimentada por uma mistura de gases que con tém gases inertes proveniente da regeneração a quente e, em seguida alimenta-se a solução de lavagem à zona de expansão.
Na zona de reabsorção elimina-se sobretudo CO- da solução de lavagem exausta . Desta forma, o gás de expansão rico em H2S provém da zona de expansão e contém apenas uma pequena quantidade de Co2 θ é, portanto, mais facilmente processável numa instalação de Claus .
As possibilidades de realização do processo são esclarecidas com o auxílio dos desenhos. Neles:
A figura 1 representa um diagrama de fluxo de uma pri meira variante do processo.
A figura 2 representa um diagrama de fluxo de uma segunda variante do processo.
gás a purificar que contém CO- e H2S, é alimentado por intermédio da tubagem (1) à zona inferior de um lavador de gases (2) que éorrentemente , consiste numa coluna de lavagem.
A solução de ponto de ebulição elevado é alimentada ao purificador de gases (2) através da tubagem (3) e o gás purificado é retirado através da tubagem (4). 0 gás a ser purificado pode consistir , por exemplo, num gás de síntese impuro ou também em gás natural, muito embora o processo não se restrinja ao tra tamento destes gases. Na instalação de purificação de gases (2), existem temperaturas compreendidas dentro do intervalo de > a 70 c, a pressão fica na maior parte dos casos compreendida dentro -do intervalo de 5 a 100 bar.
A solução de lavagem exausta que contém CO. e H.S é retirada pela tubagem (6) e é alimentada de preferência , em primeiro lugar, à zona de reabsorção (7). Pela parte superior da zona de reabsorção, é alimentada solução de lavagem regenerada por intermédio da tubagem (δ) e à parte inferior da zona (7) alimenta-se uma mistura de gases que contém gases inertes e é rica em H^S através da tubagem (9X Esta mistura gasosa actua na zona de reabsorção (7) principalmente como gás de arrastamento e elimina o CO. da solução de lavagem introduzida através da tubagem (6). A solução de lavagem regenerada alimentada através da tubagem (3) fáz com que a mistura gasosa retirada pela tubagem (10) seja praticamente isenta de í^S e, portanto, pode ou ser descarregada para a atmosfera ou ser mis turada com o gás lavado da tubagem (4).
A solução de lavagem sai da zona de reaosorção (7) atra vés da tubagem (12) e é alimentada através da bomba (13) primeiramente através de um permutador de calor (14) para aquecer e, em seguida, é descarregada para um recipiente de expansão (16) através de uma válvula de expansão (15). Dessa forma, a solução de lavagem é expandida para dentro do recipiente (ló) passando através da válvula de expansão (15), liberta-se um gás de expansão rico em H.S que se encontra presente na tubagem (18) com uma pressão de 1 a 6 bar e não pode ser alimentado a uma instalação de Claus , não representada.
Ma instalação de Claus. pode obter-se enxofre elementar de acordo com a maneira de proceder corrente. Para o processo de Claus , é vantajoso que o gás a tratar contenha H^S o nais concentrado possível. C zás de expansão que sai através da tubagem (13) possui correntemente um tecr de de pelo pe nos ?0 % em volume e na maior parte das vezes, de pelo menos 70 % em volume. Por este motivo, a solução de lavagem da tuba gem (19) proveniente do recipiente de expansão (16) á parcialmente isenta de H^S.
Para a regeneração completa, a solução de lavagem na tu bagem (19) á alimentada a uma zona de regeneração a quente (2C) e, aí, á isentada das concentrações restantes de H^S e de CO2 por aquecimento e arrastamento com um gás inerte.
C aquecimento efectua-se de uma maneira já conhecida por meio do aquecedor (21). Para o arrastamento simultâneo com gases alimenta-se a regeneração a quente (2C) com um gás inerte atravás da tubagem (23)· Este gás de arrastamento pode ser azo to, per exemple, mas tabám pede ser uma corrente parcial do gás puro da tubagem (4).
Uma mistura gasosa que contém gases inertes á fetirada da zona de regeneração a quente (20) atravás da tubagem (25), á alimentada a um arrefeôedor ( 26) é depcls á alimentada à coluna de reabsorção (7) Per meio da tubagem (9). A solução de lavagem não regenerada á feita passar atravás da tubagem (27) per meio da bomba (23), chegando primeiramente ac permutador de calor (14) em que se realiza um arrefecimento atá temperaturas no máximo de 70CC. Depois a solução ^e lavagem á alimentada atravás de um outro arrefecedõr (29) e atravás das tubagens (30) e (5) parcialmente ao reabsorvedor (7) sobretudo ao purificador de gases (2) por intermédio da tubagem (3)* A instalação de pu rificaçãc de gases (2), a coluna de reabsorção (7) s também a zona de regeneração a quente (20) contêm material de enchimen to já conhecido ou pratos que são atravessados por líquidos . que aumentam a taxa de transferência de massa.
A variante de processo representada na Figura 2 diferencia-se do processo da Figura 1 pelo facto de o reabsorvedor (7a) não possuir uma parte superior com alimentação da solução de lavagem nã© regenerada. For consequência, o gás retirado: atravás da tubagem (35) bem ainda uma certa proporção de e á alimentado à instalação de purificação de gases (2) através do ventilador (36).
Os restantes pormenores do processo da Figura 2 são os mesmos que os do processo da Figura 1, o que é indicado pela utilização dos mesmos numeros de referência.
é possível também omitir completamente o reabsorvedor (7a). Neste cas©, a tubagem (9), na realização do processo da gigura 2, é ligada ao ventilador (30) e a tubagem (6) a bomba (13).
No entanto, o reabsorvedor (7), na Figura 1, ou (7a), na Figura 2, têm a vantagem de se poder retirar pela tubagem (18) um gás de expansão rico em H^S que contém apenas uma pequena quantidade de CO^ sem necessidade de utilização de equi pamento dispendioso.
Exemplo
Se se trabalhar de acordo com a forma de realização do processo que corresponde a Figura 2 e se alimentar a lavagem de gases (2) através da tubagem (1), alimentam-se 10.000 qui1
lemoles per hera de um ?ás misto que ccntén CCe K?S se realiza a lavagem cen 3CC metres cúbicos ΛΤΜΡ da de lavagem, obtendo-se os valores indicados ”0 Quadro te calculando as quantidades de gases ~as diferentes em que · solução seguintubagens.
Todas as quantidades são expressas em quilomcles/hora. Gemo gás misto interessa, por exemplo, hidrogénio cu metano, nas também uma mistura de Hg e CC.
As expressões e as temperaturas são as seguintes
Pressão Temperatura
na purificação do gás (2) 30 bar 25°C
na tubagem (35) 1,1 bar 25°C
na tubagem (9) 1,2 bar 25°C
Antes da válvula de expansão (15) 5 bar norc
na tubagem (18) 2,4 bar 25°C
na regeneração a quente (2C) 1,6 bar 12C°C
A sclução de lavagem regenerada a quente por aquecimento e arrastamento com gases na tubagem ( 27) tem uma tempe ratura de 12C°C. 31a é alimentada ao purificador de gases. (2) ο
por intermédio da tubagem (3), com a temperatura de 2C°C.
Rei-

Claims (8)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1.- Processo tiara a regeneração de uma-solução de lavagem com um elevado ponto de ebulição proveniente de uma instalação de purificação de gases, a qual tem um ponto de ebulição a pressão atmosférica superior a 100°C e foi saturada pelo menos com CC^ e na instalação de lavagem de gás a uma temperatura compreendida entre 5 e 70°C e que, depois da regeneração, é de novo utilizada para a purificação do gás, caracterizado pelo facto de se expandir a solução de lavagem exausta que tem uma pressão de pelo menos 2 bar e uma temperatura de pelo menos 50°C numa zona de expansão, de se retirar da zona de expanção um gás expandido rico em H^S, de se submeter a uma regeneração a quente a solução de lavagem proveniente da zona de expansão, na qual a solução de lavagem a uma tempe ratura inferior à sua temperatura de ebulição é tratada por arrastamento com um gás inerte de maneira a eliminar substancialmente os gases contidos na solução de lavagem e de se fazer contactar os gases mistos que contêm o gás inerte e que foram retirados da zona de regeneração a quente com solução de lavagem.
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracteriza * — do pelo facto de o gás expandido rico em H^S libertado se encontrar submetido a uma pressão de 1 a 6 bar na zona de expansão.
  3. 3. - Processo de acordo com as reivindicações 1 ou 2, caracterizado pelo facto de o gás expandido retirado da zona ds expan são conter pelo menos 50% em volume de H^S.
  4. 4. - Processo de acordo com a reivindicação 1 ou uma qualquer das reivindicações seguintes, caracterizado pelo facto de a solução de lavagem exausta proveniente da instalação de purificação dos gases ser primeiramente introduzida numa zona de reabsorção que ê também alimentada com a mistura de gases contendo gás inerte proveniente da regeneração a quente e de a solução de lavagem ser subsequentemente alimentada à zona de expansão.
  5. 5.- Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado pelo facto de uma corrente parcial da solução de lavagem regene rada a quente ser alimentada ã zona de reabsorção.
    /
  6. 6. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracteriza do pelo facto de a mistura gasosa contendo gás inerte ser alimentada à instalação de purificação de gases.
  7. 7. - Processo de acordo com a reivindicação 4, caracteriza do pelo facto de o gás de descarga retirado da zona de reabsorção ser alimentado ã instalação de purificação de gases.
  8. 8. - Processo de acordo com a reivindicação 1, ou uma qual quer das reivindicações seguintes, caracterizado pelo facto de o gás de expansão rico em HjS ser alimentado a uma instalação de Claus para a reprodução de enxofre elementar.
    Lisboa, 10 de Julho de 1990
    O Agsnle Cficiai da Prcpr.saade Indvsir (“Ί
    RESUMO
    PROCESSO PARA A REGENERAÇÃO DE UMA SOLUÇÃO DE LAVAGEM QUE CONTÊM CO2 E H2S, COM ELEVADO PONTO DE EBULIÇÃO
    A solução de lavagem que tem um Donto de ebulição superior a 100°c à pressão atmosférica serve para a purificação de gases a temperaturas de 5 a 70°C e fica assim saturada com C02 e H2S. A solução de lavagem exausta para a regeneração, com uma pressão de pelo menos 2 bar e a uma temperatura de pelo menos 60°C é alimentada a uma zona de expansão e expandida, condições em que se liberta um gãs rico em H2S que é retirado da zona de expansão. A solução de lavagem proveniente da zona de expansão é submetida a uma regeneração a quente, na qual a solução de lavagem a uma temperatura inferior à sua temperatura de ebulição é isenta substancíalmente das impurezas restantes por arrastamento com um gãs inerte. A partir da regeneração a quente, retira-se uma mistura gasosa que con tãngãs inerte e ê posta em contacto com a solução de lavagem.
    Lisboa, 10 de Julho de 1990
    D Sii Γβ Cz . C— f. jj, ; ζύι: ί Γ
PT94642A 1989-07-11 1990-07-10 Processo para a regeneracao de uma solucao de lavagem que contem co2 e h2s com elevado ponto de ebulicao PT94642B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3922785A DE3922785C2 (de) 1989-07-11 1989-07-11 Verfahren zum Regenerieren einer hochsiedenden, CO¶2¶ und H¶2¶S enthaltenden Waschlösung

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT94642A PT94642A (pt) 1991-03-20
PT94642B true PT94642B (pt) 1997-02-28

Family

ID=6384746

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94642A PT94642B (pt) 1989-07-11 1990-07-10 Processo para a regeneracao de uma solucao de lavagem que contem co2 e h2s com elevado ponto de ebulicao

Country Status (12)

Country Link
US (1) US5085675A (pt)
EP (1) EP0408100B1 (pt)
AR (1) AR244100A1 (pt)
AT (1) ATE95721T1 (pt)
AU (1) AU624971B2 (pt)
BR (1) BR9003299A (pt)
CA (1) CA2017308C (pt)
DD (1) DD300108A5 (pt)
DE (2) DE3922785C2 (pt)
ES (1) ES2046674T3 (pt)
PT (1) PT94642B (pt)
SE (1) SE500128C2 (pt)

Families Citing this family (11)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
DE4437628C2 (de) 1994-10-21 1997-09-18 Metallgesellschaft Ag Verfahren zum Reinigen eines Gases mit einer Waschflüssigkeit
CA2177449C (en) * 1996-05-20 2003-04-29 Barry Steve Marjanovich Process for treating a gas stream to selectively separate acid gases therefrom
DE19716310A1 (de) 1997-04-18 1998-10-22 Metallgesellschaft Ag Verfahren zum Regenerieren einer beladenen Waschflüssigkeit, die aus einer Anlage zur Entschwefelung eines Wasserstoff und Kohlenoxide enthaltenden Gasgemisches kommt
EP1022046A1 (de) * 1999-01-22 2000-07-26 Krupp Uhde GmbH Verfahren zur Entfernung von Kohlendioxid, Schwefelverbindungen, Wasser und aromatischen und höheren aliphatischen Kohlenwasserstoffen aus technischen Gasen
US6174348B1 (en) * 1999-08-17 2001-01-16 Praxair Technology, Inc. Nitrogen system for regenerating chemical solvent
US6183540B1 (en) * 1999-08-27 2001-02-06 Kinder Morgan, Inc. Method and apparatus for removing aromatic hydrocarbons from a gas stream prior to an amine-based gas sweetening process
FR2820430B1 (fr) * 2001-02-02 2003-10-31 Inst Francais Du Petrole Procede de desacidification d'un gaz avec lavage des hydrocarbures desorbes lors de la regeneration du solvant
NO336193B1 (no) * 2007-09-14 2015-06-08 Aker Engineering & Technology Forbedret fremgangsmåte ved regenerering av absorbent
DE102009018444A1 (de) * 2009-04-22 2010-10-28 Uhde Gmbh Verfahren zur Entfernung von sauren Gaskomponenten aus einem Gasgemisch
US9321015B2 (en) * 2011-09-06 2016-04-26 Sri International Process for fabricating PBI hollow fiber asymmetric membranes for gas separation and liquid separation
EP2609988A1 (de) * 2011-12-29 2013-07-03 Dreyer & Bosse Kraftwerke GmbH Niedertemperaturverfahren zur Desorption beladener aminhaltiger Waschflüssigkeiten aus Gaswaschprozessen und Vorrichtung

Family Cites Families (12)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US2926753A (en) * 1958-10-06 1960-03-01 Fluor Corp Process for carbon dioxide absorption
FR1317856A (pt) * 1961-03-18 1963-05-08
US3196596A (en) * 1961-12-19 1965-07-27 Pure Oil Co Method for absorption of carbon dioxide
DE1904428C3 (de) * 1969-01-30 1975-05-22 Basf Ag, 6700 Ludwigshafen Verfahren zur Entfernung von sauren Bestandteilen aus Gasen
US3594985A (en) * 1969-06-11 1971-07-27 Allied Chem Acid gas removal from gas mixtures
DE2226215C3 (de) * 1972-05-30 1975-09-25 Metallgesellschaft Ag, 6000 Frankfurt Verfahren zur Regeneration eines beladenen Absorptionsmittels, das beim Auswaschen von sauren Komponenten aus Gasen anfällt
DE3047830A1 (de) * 1980-12-18 1982-07-15 Linde Ag, 6200 Wiesbaden Verfahren zum reinigen eines gasstromes
AU2906984A (en) * 1983-06-23 1985-01-03 Norton Co. Absorption of acid gases
DE3445063A1 (de) * 1984-12-11 1986-06-12 Basf Ag, 6700 Ludwigshafen Verfahren zum entfernen von co(pfeil abwaerts)2(pfeil abwaerts) und/oder h(pfeil abwaerts)2(pfeil abwaerts)s aus gasen
DE3518368A1 (de) * 1985-05-22 1986-11-27 Basf Ag, 6700 Ludwigshafen Verfahren zum entfernen von co(pfeil abwaerts)2(pfeil abwaerts) und/oder h(pfeil abwaerts)2(pfeil abwaerts)s aus gasen
NL8600030A (nl) * 1986-01-09 1987-08-03 Shell Int Research Verwijderen van zure gassen uit een gasmengsel.
DE3710360C1 (de) * 1987-03-28 1988-10-27 Metallgesellschaft Ag Verfahren zum Behandeln einer beladenen,unter Druck stehenden Waschloesung

Also Published As

Publication number Publication date
AU624971B2 (en) 1992-06-25
US5085675A (en) 1992-02-04
SE8902640D0 (sv) 1989-08-01
DE59003062D1 (de) 1993-11-18
BR9003299A (pt) 1991-08-27
SE8902640L (sv) 1991-01-12
AU5881690A (en) 1991-01-17
DE3922785A1 (de) 1991-01-17
SE500128C2 (sv) 1994-04-25
DE3922785C2 (de) 1994-03-31
CA2017308C (en) 2000-08-08
EP0408100A1 (de) 1991-01-16
DD300108A5 (de) 1992-05-21
PT94642A (pt) 1991-03-20
ES2046674T3 (es) 1994-02-01
ATE95721T1 (de) 1993-10-15
EP0408100B1 (de) 1993-10-13
CA2017308A1 (en) 1991-01-11
AR244100A1 (es) 1993-10-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4330305A (en) Removal of CO2 and/or H2 S from gases
US3531917A (en) Process for a selective removal mainly of h2s and co2 by scrubbing from fuel and synthesis gases
PT94642B (pt) Processo para a regeneracao de uma solucao de lavagem que contem co2 e h2s com elevado ponto de ebulicao
US4372925A (en) Process for the removal of acid gases from gas mixtures containing methane
US3837143A (en) Simultaneous drying and sweetening of wellhead natural gas
US3505784A (en) Scrubbing process for removing carbon dioxide from low-sulfur fuel gases or synthesis gases
ES2199792T3 (es) Procedimiento y aparato para secar gas natural.
US4044100A (en) Separation of acidic gas constituents from gaseous mixtures containing the same
US3918934A (en) Process for purifying gases
JPS61271016A (ja) ガスからco↓2及び/或はh↓2sを除去する方法
US3880615A (en) Process for regenerating absorbent solutions used to purify gases
JPS5839564B2 (ja) ガスジヨウコンゴウブツカラ リユウカスイソオ センタクテキニジヨキヨスルホウホウ
JPH0464359B2 (pt)
US2926753A (en) Process for carbon dioxide absorption
US4057403A (en) Gas treating process
DE3065147D1 (en) Process for the selective scrubbing of sulfur compounds from moist gas mixtures
CN108136317A (zh) 用于选择性移除硫化氢的方法
US3039251A (en) Products and process for purifying gases
US4532116A (en) Process of desulfurizing gases with an amine-containing absorbent solution
CA1339890C (en) Process for removing acid gas from a gas mixture containing acid gas
US3217466A (en) Recovery of ethylene oxide
JPS63500995A (ja) H↓2s含有ガスからh↓2sを選択的に抽出する方法及び装置
US1823372A (en) Process of recovering sulphur dioxide from exit gas
US3334469A (en) Process for removing hydrogen sulfide from natural gas
US2638405A (en) Amine treating and dehydration of gases

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19901011

FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19961129

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20111129