PT94463B - Aperfeicoamentos relacionados com os produtos para fumar - Google Patents

Aperfeicoamentos relacionados com os produtos para fumar Download PDF

Info

Publication number
PT94463B
PT94463B PT94463A PT9446390A PT94463B PT 94463 B PT94463 B PT 94463B PT 94463 A PT94463 A PT 94463A PT 9446390 A PT9446390 A PT 9446390A PT 94463 B PT94463 B PT 94463B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
paper
weight
cigarette
percent
cigarettes
Prior art date
Application number
PT94463A
Other languages
English (en)
Other versions
PT94463A (pt
Inventor
Paul David Case
Alan George Stephenson
Original Assignee
British American Tobacco Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Family has litigation
First worldwide family litigation filed litigation Critical https://patents.darts-ip.com/?family=26295538&utm_source=google_patent&utm_medium=platform_link&utm_campaign=public_patent_search&patent=PT94463(B) "Global patent litigation dataset” by Darts-ip is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Priority claimed from GB898914510A external-priority patent/GB8914510D0/en
Priority claimed from GB898914509A external-priority patent/GB8914509D0/en
Application filed by British American Tobacco Co filed Critical British American Tobacco Co
Publication of PT94463A publication Critical patent/PT94463A/pt
Publication of PT94463B publication Critical patent/PT94463B/pt

Links

Classifications

    • DTEXTILES; PAPER
    • D21PAPER-MAKING; PRODUCTION OF CELLULOSE
    • D21HPULP COMPOSITIONS; PREPARATION THEREOF NOT COVERED BY SUBCLASSES D21C OR D21D; IMPREGNATING OR COATING OF PAPER; TREATMENT OF FINISHED PAPER NOT COVERED BY CLASS B31 OR SUBCLASS D21G; PAPER NOT OTHERWISE PROVIDED FOR
    • D21H3/00Paper or cardboard prepared by adding substances to the pulp or to the formed web on the paper-making machine and by applying substances to finished paper or cardboard (on the paper-making machine), also when the intention is to impregnate at least a part of the paper body
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A24TOBACCO; CIGARS; CIGARETTES; SIMULATED SMOKING DEVICES; SMOKERS' REQUISITES
    • A24DCIGARS; CIGARETTES; TOBACCO SMOKE FILTERS; MOUTHPIECES FOR CIGARS OR CIGARETTES; MANUFACTURE OF TOBACCO SMOKE FILTERS OR MOUTHPIECES
    • A24D1/00Cigars; Cigarettes
    • A24D1/02Cigars; Cigarettes with special covers

Landscapes

  • Cigarettes, Filters, And Manufacturing Of Filters (AREA)
  • Paper (AREA)
  • Manufacture Of Tobacco Products (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Control And Other Processes For Unpacking Of Materials (AREA)
  • Vending Machines For Individual Products (AREA)
  • Transition And Organic Metals Composition Catalysts For Addition Polymerization (AREA)
  • Seal Device For Vehicle (AREA)
  • Materials For Medical Uses (AREA)
  • Vehicle Interior And Exterior Ornaments, Soundproofing, And Insulation (AREA)

Description

BRITISH-AMERICAN TOBACCO COMPANY LIMITED
APERFEIÇOAMENTOS RELACIONADOS COM OS PRODUTOS PARA FUMAR11
A invenção que constitui o objecto do presente pedido de patente de invenção diz respeito aos papéis de invólucro para embrulhar materiais para fumar de barras de material para fumar de produtos para fumar. De aqui em diante, tais invólucros serão designados por papéis para cigarros.
Foi anteriormente proposto proporcionar um papel de cigarros que compreende óxido de magnésio, sendo a finalidade de um tal papel efectuar, em comparação com um papel de cigarro convencional, uma redução no fumo visível da corrente lateral. Porém, este papel de cigarro tem-se mostrado menos que completamente satisfatório. Assim, por exemplo, os cigarros que incorporam o papel redutor do fumo de corrente lateral propostos anteriormente foram considerados pelos fumadores como apresentando um sabor estranho do fumo da corrente principal e uma formação de cinzas pobre.
Um objecto da presente invenção consiste em proporcionar um papel aperfeiçoado para cigarros redutor do fumo da corrente lateral.
Um outro objecto da presente invenção consiste em proporcionar um cigarro aperfeiçoado com fumo da corrente lateral reduzido ou um produto para fumar análogo com fumo da corrente lateral reduzido.
2;'χ
A presente invenção proporciona um papel de cigarro que compreende um teor de material de enchimento total de cerca de vinte por cento, em peso , ou menos, sendo uma parte do material de enchimento um material de enchimento susceptível de realizar uma redução da corrente lateral visível, sendo o peso do papel de cerca de trinta gramas por metro quadrado ou mais.
A presente invenção proporciona também um produto para fumar que compreendeuma barra de material para fumar, sendo essa barra constituída por material para fumar e um invólucro de papel que envolve o referido material para fumar, e compreendendo o referido papel do referido invólucro de papel um teor total de material de enchimento de cerca de vinte por cento, em peso, ou menos, sendo pelo menos uma parte do material de enchimento um material de enchimento susceptível de efectuar uma redução na corrente lateral visível, sendo o peso do referido papel de cerca de trinta gramas por metro quadrado, ou mais.
De preferência, o material de enchimento que efectua uma redução da corrente lateral visível é o óxido de magnésio e/ou o hidróxido de magnésio, greda de grande área superficial ou as suas misturas. 0 óxido de magnésio utilizado para os fins da presente invenção é de preferência uma qualidade reactiva de óxido de magnésio.
Além do material de enchimento redutor da corrente lateral .visível, o material de enchimento pode compreender greda convencional.· Se estiver presente a greda convencional, ela está' de preferência presente numa percentagem na gama de cerca
-3-.
de doze por cento, em peso do papel,a cerca de três por cento; em peso do papel e, mais preferentemente não constituirá mais do que cerca de dez por cento, em peso do papel.
De maneira apropriada, o material de enchimento redutor da corrente lateral visível está dentro de uma gama de cerca de quatro por cento a cerca de dezóito por cento, em peso, mas é vantajosamente igual a cerca de sete por cento, ou superior, em peso.
A permeabilidade inerente, isto é, a devida ao escoamento viscoso, do papel é vantajosamente igual a cerca de dez unidades Coresta, ou menos. A permeabilidade é apropriadamente igual a cerca de sete unidades Coresta, ou menos, e de maneira mais apropriada igual a cerca de cinco unidades Coresta ou menos.
A permeabilidade de um papel ao ar expressa em unidades Coresta é a quantidade de ar em centímetros cúbicos que passa através de um centímetro quadrado de papel, num minuto, com uma diferença de pressões constante de 1,0 KPa.
papel de cigarros inerentemente poroso consiste numa rede entrosada de fibras, sendo as fibras usualmente total ou principalmente fibras celulósicas disseminadas com partículas de um material de enchimento, por exemplo carbonato da cálcio.
As aberturas na matriz de fibras/material de enchimento são da ordem de grandeza de 1 micrómetro de largura, dimensão que é pequena quando comparada com a espessura do papel (usualmente 20 a 50 micrómetros), sendo o fluxo de ar através dessas aber/_ •5«
4turas controlado pelas forças viscosas. Porém, quando o papel for perfurado depois do processo de fabricação desse papel, as perfurações são relativamente largas, tendo usualmente dimensões da largura da mesma ordem de grandeza que a espessura do papel, sendo o fluxo de ar através dessas perfurações controlado pelas forças de inércia.
Deve assim observar-se que, quando se determinar a permeabilidade de um papel perfurado de acordo com o processo de determinação da permeabilidade Coresta, o valor da permeabilidade obtido compreenderá a soma da permeabilidade devida ao fluxo viscoso através das aberturas inerente ao processo de fabricação do papel e a permeabilidade devida ao fluxo de inércia através das perfurações. Um papel também apresentará as duas componentes da permeabilidade se, embora não perfurado, o papel compreender, além dos furos pequenos de escoamento viscoso, furos maiores de escoamento de inércia, sendo estes últimos furos designados por furinhos pinholes.
papel com a construção mencionada em ultimo lugar pode resultar, por exemplo, de uma técnica defeituosa de fabrico do papel.
papel total de ar através de um papel pode ser expresso por:
onde
Q = ZAP - Z‘A(P)
Q é o caudal de ar (cm3 min-^)
A é a área de papel (cm2) exposta ao fluxo de ar /
5,-JSt
P é a diferença de pressões através do papel (KPa)
Z é a permeabilidade do papel devida ao fluxo viscoso através das aberturas inerentes ao processo de fabricação do 1 -1 papel, em Unidades Coresta (cm min KPa )
Z' é a permeabilidade do papel devida ao fluxo de inér1 1 cia através das perfurações e/ou dos furinhos (cm min KPa ) e n é uma constante para um dado conjunto de furos de perfuração ou furinhos, sendo 0,5 < n < 1,0, dependendo o valor exacto de n. das dimensões das perfurações ou dos furinhos.
A permeabilidade total de um papel que compreende perfurações e/ou furinhos é (Ζ + Z1) e os valores relativos de Z e Z1 para um tal papel dado podem ser obtidos medindo o fluxo de ar através do papel para uma série de diferenças de pressões através do papel e introduzindo os valores numéricos de Q/P na equação anterior, utilizando um valor de ri de acordo com as dimensões médias das perfurações furinhos no papel.
Deve entender-se que o valor de 10 unidades Coresta atrás referido em relação aos invólucros para produtos para fumar segundo a presente invenção referem-se â permeabilidade dos invólucros devida ao fluxo viscoso.
Compreender-se-á assim que pode conceber-se que um invólucro de um produto para fumar segundo a presente invenção tenha uma permeabilidade total, isto é, a permeabilidade determinada utilizando o processo de determinação da permeabilidade Coresta, superior a 10 unidades Coresta, se o invólucro incluir perfurações e/ou furinhos.
Convenientemente, o peso máximo do material de enchimento total é de cerca de 8 gramas por metro quadrado.
peso de papel é apropriadamente igual a cerca de trinta e cinco gramas por metro quadrado, ou mais, e mais apropriadamente, igual a cerca de quarenta gramas por metro quadrado ou mais.
De preferência, os papéis segundo a presente invenção compreendem um aditivo de combustão, numa gama de cerca de dois a cerca de dez por cento, em peso. Os conhecedores da tecnologia do papel para cigarros estão em condições de identificar facilmente os aditivos de combustão.
Os aditivos que se verificou serem eficazes para os fins da presente invenção incluem o acetato de sódio, o citrato tri-potássico, o ortofosfato de di-hidrogénio e potássio e o tartarato de potássio. Os sais dos aditivos de combustão podem ser alcalinos ou ácidos em solução aquosa. Os aditivos de combustão podem ser promotores ou retardadores da velocidade de combustão.
material para fumar de um produto para fumar segundo a presente invenção pode compreender uma fracção de tabaco expandido. 0 tabaco expandido tem apropriadamente uma densidade
- 3 - 3 a granel na gama, de 100 mg cm a 175 mg cm .A fracção do material para fumar considerada no tabaco expandido pode ser igual a pelo menos cerca de dez por cento, em peso, podendo ser apropriadamente igual a pelo menos cerca de vinte por cento, em peso, mais apropriadamente igual a pelo menos cerca de trinta por cento, em peso, e ainda mais apropriadamente igual a cerca
de quarenta por cento, em peso.
comprimento das barras de material para fumar dos produtos para fumar segundo a presente invenção é de preferência não inferior a 45 mm, sendo vantajosamente de pelo menos 55 mm. As barras de material para fumar têm de preferência uma forma uniforme da secção transversal e as mesmas dimensões em todo o seu comprimento. Se, como se verifica usualmente nos cigarros e produtos para fumar análogos segundo a presente invenção, uma barra de material para fumar de um produto para fumar segundo a presente invenção tiver uma secção transversal circular uniforme, o perímetro da barra pode estar compreendido numa gama de 10 mm a 30 mm. Embora possam obter-se vantagens de redução do fumo da corrente lateral significativas e comercialmente úteis a partir de produtos para fumar segundo a presente invenção quando o perímetro da barra for de 25 + 5 mm, ter-se-ia mais vantagem quando o perímetro da barra for inferior a 25 + 5 mm até 10 mm. De preferência, o perímetro da barra dos produtos para fumar segundo a presente invenção ê não inferior a 12,5 mm.
Quando fumados nas condições normalizadas de fumo mec nico, os produtos para fumar segundo a presente invenção proprocionam vantajosamente não menos de cinco fumadas e mais preferentemente não menos de seis fumadas.
De preferência, os produtos para fumar segundo a presente invenção compreendem meios de filtro ou boquilha fixados na barra de material para fumar numa das suas extremidades.
J£ /
Xf-..
Os produtos para fumar segundo a presente invenção podem incorporar meios de ventilação.
Deve também entender-se que os produtos para fumar segundo a presente invenção podem ser envolvidos num invólucro que pode compreender um ou mais materiais de folha de invólucro sobrejacentes ou subjacentes.
EXEMPLO 1
Produziram-se primeiros cigarros de controlo, constituídos por barras de cigarros de 24,73 mm de perímetro e 64 mm de comprimento e filtros de acetato de celulose de 20 mm de comprimento. A densidade do material de enchimento de tabaco cortado das barras dos cigarros era igual a 256 mg cm'2.
Os invólucros dos cigarros eram de um papel de cigarros convencional com a permeabilidade de 45 unidades Coresta (C.U.) e uma gramagem de 37,0 g m2. 0 papel incluía 28,8% de material de enchimento de carbonato de cálcio. Designaram-se estes cigarros por Cigarros 1.
Produziram-se segundos cigarros de controlo, designados por Cigarros 2, constituídos por barras de cigarros de 24,82 mm de perímetro e 64 mm de comprimento e filtros de acetato de celulose de 20 mm de comprimento. A densidade do material de enchimento de tabaco cortado das barras dos cigarros era igual a 261 mg cm'2. Os invólucros dos cigarros eram de papel com a permeabilidade de 61 C.U. e uma gramagem de 34,8 g m~2. 0 papel incluia 15,4% de carbonato de cálcio e 11,0% de óxido de
magnésio.
Produziram-se cigarros de controlo 3 constituídos por barras de cigarros com 24,82 mm de perímetro, 64 mm de comprimento e com filtros de acetato de celulose de 20 mm de comprimento. A densidade do material de enchimento de tabaco cortado _3 era igual a 252 mg cm . Os invólucros das barras dos cigarros eram de um papel com a permeabilidade de 6,0 C.U. e uma gramagem de 35,6 g nr2. 0 papel incluía 22,4$ de material de enchimento de carbonato de cálcio.
Produziram-se cigarros A, que foram cigarros segundo a presente invenção. Os cigarros eram constituídos por barras de cigarros de 24,83 mm de perímetro e 64 mm de comprimento e filtros de acetato de celulose de 20 mm de comprimento. A densidade do material de enchimento de tabaco cortado era igual a 248 mg cm3. Os invólucros das barras dos cigarros eram de papel com a permeabilidade de 7,0 C.U. e uma gramagem de
36,6 g m 2. 0 papel incluia 4,9% de material de enchimento de carbonato de cálcio e 10,5% de material de enchimento de óxido de magnésio.
Os cigarros 1 a 3 e A foram fumados nas condições normalizadas de fumo mecânico, isto é, uma fumada de 35 cm3 de 2 segundos de duração de 1 em 1 minuto, para uma barra de cigarro de 8 mm de comprimento, fazendo-se medidas da produção total de corrente lateral, por cigarro, de material em partículas na base livre de água e nicotina (PMWNF), dos alcaloides de nicotina totais (,TNA), monóxido de carbono (C0) e dióxido
-.1.0ff de carbono (CO ). Os valores medidos médios estão indicados no Quadro 1.
QUADRO 1
CIGARROS PMWNF (mg/cig) TNA (mg/cig) CO (mg/cig) co2 (mg/cig) Número de fumadas
1 28,6 5,5 60,6 424 9,4
2 25,1 4,7 65,3 465 10,0
3 26,0 5,3 51,4 390 9,8
A Previsto 22,9 4,5 55,6 425 -
A Medido 20,3 4,2 42,4 373 11,1
Os valores previstos indicados no Quadro 1 para os Cigarros A foram calculados a partir dos valores medidos para os Cigarros 1 a 3. Neste caso os valores previstos foram calculados com base nas reduções em percentagens conseguidas para cada cigarro de controlo relativamente à produção do componente de fumo de corrente lateral do primeiro cigarro de controlo. Assim, por exemplo, o valor de PMWNF previsto para os Cigarros A é calculado como 28,6(1-0,12) (1-0,09) = 22,9, sendo 28,6 o valor de PMWNF para os primeiros cigarros de controlo,sendo 0,12 o valor de PMWNF para os primeiros cigarros de controlo menos o valor para os segundos cigarros de controlo como uma fracção do valor para os primeiros cigarros de controlo, isto é, a relação de redução de PMWNF, e sendo 0,09 a relação de redução PMWNF para os terceiros cigarros de controlo relativamente aos primeiros cigarros de controlo.
-11 «3 valor medido de PMWNF para os Cigarros A foi de 20,3. Vê-se assim que os cigarros segundo a presente invenção apresentam uma redução sinérgica nas PMWNF. Vê-se também uma redução sinérgica nas produções de TNA, CO e C02.
EXEMPLO 2
Os primeiros cigarros de controlo, Cigarros 1, e os segundos cigarros de controlo, Cigarros 2, eram idênticos aos do Exemplo 1.
Produziram-se terceiros cigarros de controlo, Cigarros 4, constituídos por barras de cigarro de 24,77 mm de perímetro e 64 mm de comprimento e filtros de acetato de celulose de 20 mm de comprimento. A densidade do material de enchimento de tabaco cortado das barras de cigarros era de 252 mg cm3. Os invólucros das barras de cigarros eram de um papel com a permeabilidade de 6,0 C.U. e uma gramagem de 36,7 g m2. 0 papel incluia material de enchimento de carbonato de cálcio (19,6%).
Produziram-se Cigarros A segundo a presente invenção e idênticos aos Cigarros A do Exemplo 1.·
Quando estes cigarros 1, 2, 4 e A foram fumados nas condições normalizadas de fumo mecânico, fizeram-se medidas das produções totais na corrente lateral, por cigarro, das PMWNF,
TNA, CO e C02. Os valores médios medidos estão indicados no Quadro 2, juntamente com os valores previstos para cada um dos componentes do fumo da corrente lateral. Pode ver-se que os cigarros segundo a presente invenção apresentam redução sinérgi12ca dos componentes de fumo da corrente lateral em todos os componentes medidos.
QUADRO 2
CIGARROS PMWNF (mg/cig) TNA (mg/cig) CO (mg/cig) C0? (mg/cig) Número de fumadas
1 28,6 5,5 60,6 424 9,4
2 25,1 4,7 65,3 465 10,0
4 26,1 5,2 46,0 373 10,7
A Previsto 22,9 4,4 49,7 407 -
A Medido 20,3 4,2 42,4 373 11,1
Os exemplos seguintes ilustram as produções de componentes do fumo da corrente lateral obtidas a partir de produtos para fumar embrulhados em papéis segundo a presente invenção. Em cada um dos casos variaram-se em certa medida as características físicas dos invólucros de papel.
EXEMPLO 3
Produziu-se uma série de cigarros constituídos por barras de cigarro com o perímetro convencional e 59 mm de comprimento e filtros de acetato de celulose de 20 mm de comprimento.
A densidade média do material de enchimento de tabaco cortado das barras dos cigarros de cada um deles era igual a 205 mg/cm^. Utilizaram-se misturas de tabaco idênticas em cada cigarro, compreendendo a mistura cerca de 40% de lâminas de tabaco exd *
13pandido DIET. 0 Quadro 3 dá os pormenores de cada um dos papéis para os cigarros A e E. Trataram-se os papéis com níveis de carga crescentes de acetato de sódio. 0 papel do Cigarro A é idêntico ao do Cigarro A nos Exemplos 1 e 2.
QUADRO 3
PAPEL DE CIGARRO A B C D E
Gramagem (gm -2) 36,6 37,9 37,8 37,4 37,0
% CaCOg 4,9 5,2 4,9 4,4 5,0
% MgO 10,5 11,5 11,8 10,3 10,3
Permeabilidade (C.U.) 7,0 7,0 5,0 5,0 64*
% NaAc 0 2,1 4,9 6,25 2,1
* Papel perfurado electrostaticamente até esta permeabilidade total.
NaAc = Acetato de sódio.
Cada um destes cigarros foi fumado nas condições normalizadas de fumo mecânico e fizeram-se medidas das produções dos seus componentes do fumo da corrente lateral, como se pormenoriza no Quadro 4. 0 cigarro de controlo, Cigarro 5, tinha um formato comparável e tinha uma densidade do tabaco de 246 mg cm“3. Qs papéis do cigarro 5 têm uma permeabilidade de 50 C.U. e uma gramagem de 29 g m~2. Os papéis comprendiam 21%
14da greda e 2% de citrato de sódio e citrato de potássio.
QUADRO 4
CIGARRO PMWNF (mg/cig) TNA (mg/cig) CO (mg/cig) co2 (mg/cig) Número de fumadas
5 25,8 3,5 51 421 7,8
A 16,6 2,6 34 274 7,5
(36) (26) (33) (40)
B 14,1 2,7 40 303 6,6
(45) (23) (22) (28)
C 10,7 2,1 36 295 7,4
(58) (40) (29) (30)
D 10,3 2,0 33 305 6,3
(60) (43) (35) (28)
E 14,7 2,7 35 302 7,8
(43) (23) (31) (28)
Os números entre parênteses representam as reduções, em %, relativamente ao controlo.
EXEMPLO 4
Produziu-se uma série de cigarros F a H, com um formato idêntico ao dos cigarros do Exemplo 3. Utilizou-se a mistura de tabaco idêntica usada para os cigarros do Exemplo 3 também no Exemplo 4, compreendendo a mistura 40% de lâminas de tabaco expandido DIET. Tratou-se o papel de cigarros A com níveis de carga de citrato tri-potássio de 3,3%, 5,2% e 10,1%, respectivamente.
cigarro de controlo é o mesmo que no Exemplo 3.
Quadro 5 pormenoriza as produções medidas dos componentes do fumo da corrente lateral obtidas quando os cigarros foram fumados nas condições normalizadas de fumo mecânico. Para facilidade de referência e comparação, incluem-se no quadro as produções da corrente lateral de cigarros A e C.
Quadro 5
CIGARRO PMWNF (mg/cig) TNA (mg/cig) co (mg/cig) C02 (mg/cig) Número de fumadas
5 25,8 3,5 51 421 7,8
A 16,6 2,6 34 274 7,5
(36) (26) (33) (34)
C 10,7 2,1 36 295 7,4
(59) (40) (29) (30)
F 13,3 2,5 37 291 6,0
(48) (29) (27) (31)
G 11,7 2,6 37 291 5,2
(55) (26) (27) (31)
H 11,1 2,3 37 288 5,3
(57) (34) (27) (32)
Os números entre parênteses representam as percentagens das reduções em relação ao controlo.
Nesta série de cigarros a mistura usada em toda ela foi constante mas com a série de papéis tratados com citrato, cigarros F a H, reduziram-se as densidades da média de 205 mg cm-3 para os cigarros A e C para 188 mg cm-3, 190 mg cm-3 e 192 mg cm-3 com a finalidade de ver se estes produtos poderiam manter características físicas apropriadas.
Como pode ver-se dos resultados, citrato tri-potássico com níveis de carga iguais aos níveis de carga de acetato de sódio produz um efeito que é semelhante ao verificado com acetato de sódio. No fumo da corrente principal (cujos pormenores não são aqui indicados) para níveis iguais de inclusão de citrato tri-potássico e de acetato de sódio há uma redução pequena mas útil nas relações CO/PMWNF dos papéis tratados com citrato relativamente aos papéis tratados com acetato de sódio.
EXEMPLO 5
Nesta série de cigarros, utilizaram-se papéis segundo a presente invenção com valores mais baixos da gramagem. No Quadro 6 estão resumidas as características do papel dos Cigarros J a L. Os papéis foram tratados com acetato de sódio.
QUADRO 6
PAPEL DE CIGARRO J K L
Gramagem (gm-2) 30,0 31,4 31,4
% CaC03 3,7 3,4 3,5
% MgO 13,7 13,3 14,0
Permeabilidade (C.U.) 6 6 58*
% NaAc 0,2 3,1 3,2
* Papel perfurado electrostaticamente até esta permeabi-
lidade total.
Os cigarros eram do mesmo formato que os dos Exemplos 3 e 4 e incorporavam a mesma mistura de tabaco com 40% de lâminas de tabaco expandido DIET.
Os cigarros foram fumados nas condições normalizadas de fumo mecânico e mediram-se as produções dos componentes do fuma da corrente lateral.
No Quadro 7 estão resumidos os pormenores das produções obtidas.
QUADRO 7
CIGARRO PMWNF (mg/cig) TNA (mg/cig) CO (mg/cig) co2 (mg/cig) Número de fumadas
5 25,8 3,5 51 421 7,8
J 14,2 2,5 26 271 7,8
(45) (29) (49) (36)
K 11,4 2,3 31 302 7,1
(56) (34) (39) (28)
L 11,9 2,5 32 316 7,6
(54) (29) (37) (25)
Os números entre parênteses representam percentagens de reduções em relação ao controlo.
Os cigarros J mostram o efeito da redução da gramagem nos componentes do fumo da corrente lateral. Os cigarros KeL ilustram o efeito do acetato de sõdio na visibilidade da corrente lateral, como atrás se viu.
EXEMPLO 6
Em contraste com o Exemplo 5, a série seguinte de cigarros foi produzida usando papel com valor baixo da gramagem mas com a permeabilidade do papel ligeiramente mais elevada e níveis de carga de greda ligeiramente mais elevados. No Quadro 8 são dados pormenores das características do papel dos cigarros M a R (não há cigarros 0).
QUADRO 8
PAPEL M N P R
Gramagem (gm-2) 33,0 34,7 34,3 36,6
% MgO 9,6 8,9 8,8 9,8
% CaCOg 8,9 8,9 9,0 7,1
Permeabilidade (C.U.) 11 9 58* 8
% NaAc - 3,1 3,1 4,7
* Papel perfurado electrostaticamente para esta permeabilidade total.
Destes papéis apenas foram fabricados Cigarros R. A mistura de tabaco foi idêntica à usada nos exemplos anteriores. Fabricaram-se outros cigarros, Cigarros S, nos quais os papéis dos Cigarros R foram perfurados electrostaticamente até uma permeabilidade de 58 C.U.
Para fins de comparação, o Quadro 9 seguinte lista as produções da corrente lateral de Cigarros R e S e de Cigarros A e T. Os papéis dos Cigarros C foram perfurados electrostatica/' ΐ '
19mente até uma permeabilidade total de 55 C.U. e usados para produzir os Cigarros T.
QUADRO 9
CIGARRO DENSIDADE (mg cm-3) PMWNF (mg/cig) TNA (mg/cig) CO (mg/cig) co2 (mg/cig) Número de fumadas
5 246 25,8 3,5 51 421 7,8
C 183 10,4 2,0 30 261 6,0
(60) (43) (41) (38)
T 186 11,3 2,4 33 282 6,0
(56) (31) (35) (33)
R 183 13,6 2,3 33 274 6,1
(47) (34) (35) (35)
5 ' 177 13,7 2,6 36 297 6,0
(47) (25) (29) (29)
Os números entre parênteses representam a percentagem de redução em relação ao controlo.
EXEMPLO 7
A série seguinte de cigarros foi fabricada utilizando uma greda de grande área superficial para Cigarros U e W. 0 Quadro 10 fornece pormenores das características do papel dos cigarros U a X.
Cigarros U a X foram fumados nas condições normalizadas
-20./ de fumo mecânico e mediram-se as produções dos componentes do fumo da corrente lateral. 0 Quadro 11 pormenoriza os resultados.
QUADRO 10
PAPEL DE CIGARRO U+ V W+ X
Gramagem (gnr2) 36,7 35,6 36,3 38,2
% CaC03 16,2 9,9 10,6 8,0
% MgO - 4,2 4,6 4,6
Permeabilidade (C.U.) 4 5 6 -
% NaAc - - - 4,3
+ Greda de elevada área superficial
Quando se comparam os cigarros U e A, é evidente que a substituição de greda de elevada área superficial por MgO não produz resultados tão bons como o MgO em termos de redução da corrente lateral vísivel (PMWNF).
QUADRO 11
CIGARRO DENSIDADE (mg cm_3) PMWNF (mg/cig) TNA (mg/cig) CO (mg/cig) co2 (mg/cig) Número de fumadas
5 246 25,8 3,5 51 421 7,8
U+ 205 17,4 2,8 32 266 7,5
(33) (20) (37) (37)
V 206 17,8 2,7 30 265 7,6
(31) (23) (41) (37)
w+ 209 17,5 2,9 35 286 7,5
(32) (17) (31) (32)
X 206 13,7 2,5 36 283 7,0
(47) (29) (29) (33)
Os números entre parênteses representam as percentagens de redução em relação ao controlo.
Greda de elevada área superficial.
EXEMPLO 8
Produziu-se uma série de cigarros para ilustrar o efeito que os papéis segundo a presente invenção têm nos componentes do fumo da corrente lateral, quando se utilizam os papéis como invólucros de barras de tabaco de produtos para fumar.
A série de cigarros incluia um certo número de cigarros de controlo, que compreendem Cigarros 1, 2, 3 e 4 atrás indicados. Produziram-se outros cigarros de controlo, Cigarros 6, 7, .f ( -22$ .*£· e 9. 0 papel dos Cigarros 1 foi tratado com os aditivos de combustão acetato de sódio, citrato tri-potássico, ortofostato de di-hidrogénio e potássio e tartarato de potássio, como se resume no Quadro 12 seguinte. Os níveis de carga indicados são expressos em percentagens, em peso, com base no peso total dos papéis tratados.
QUADRO 12
PAPEL DE CIGARRO ADITIVO NIVEL DE CARGA (% com base no peso total de papel)
6 Acetato de sódio 7,2
7 Citrato tri-potássico 5,2
8 Ortofosfato de di-hidrogénio e potássico 5,9
9 Tartarato de potássio 5,4
Os cigarros embrulhados em papéis segundo a presente invenção foram produzidos tratando os papéis de Cigarros A com os mesmos aditivos de combustão que os Cigarros 6 e 9. Os níveis de carga estão indicados no Quadro 13 seguinte. Os níveis de carga estão indicados como percentagens, em peso, com base no peso total dos papéis tratados. Os cigarros foram designados por Cigarros AA a DD.
Ver-se-á que há uma correlação razoavelmente boa entre os níveis de carga dos cigarros de controlo e segundo a presenw23te invenção.
QUADRO 13
PAPEL DE CIGARRO ADITIVO NÍVEL DE CARGA (% com base no peso total de papel)
AA Acetato de sódio 5,0
BB Citrato tri-potássico 5,2
CC Ortofostato de di-hidrogénio e potássico 6,0
DD Tartarato de potássio 5,2
Quadro 14 seguinte resume as características físicas destes cigarros. 0 formato do produto para formar era o de barras de tabaco com o perímetro substancialmente convencional e um comprimento de 64 mm com filtros de acetato de celulose de 20 mm de comprimento. A mistura de tabaco era a mesma que a usada nos Exemplos 1 e 2, isto é, 22% de hastes, 3% de folha de tabaco reconstituído e 75% de lâminas de tabaco, 12% das quais de tabaco de lâminas expandido DIET.
QUADRO 14
CIGARRO DENSIDADE (mg/cm_3) PERMEABILIDADE (C.U.) PERÍMETRO (mm)
AA 245 5,0 24,76
6 247 49 25,08
BB 247 7,0 24,74
7 247 55 24,81
CC 246 8,0 24,77
8 245 54 24,83
DD 252 6,0 24,75
9 243 54 24,91
Os cigarros anteriores foram fumados nas condições normalizadas de fumo mecânico e mediram-se as produções de componentes do fumo da corrente lateral. 0 Quadro 15 pormenoriza os resultados obtidos para os cigarros de controlo, Cigarros 6 a 9.
25QUADRO 15
CIGARRO PMWNF (mg/cig) TNA (mg/cig) CO (mg/cig) co2 (mg/cig) Número de fumadas
6 22,5 4,8 64 459 6,9
7 23,3 5,1 68 488 6,5
8 25,1 4,6 52 407 8,7
9 25,7 5,2 57 421 6,8
Utilizando a informação do Quadro 15 e a informação pa-
ra os outros cigarros de controlo, os Cigarros 1, 2 e 3, é pos-
sível elaborar as produções esperadas dos componentes da corrente lateral da maneira descrita no Exemplo 1. Porém, tendo em vista o facto de haver agora três variáveis nas características do papel, designadamente o efeito do material de enchimento de óxido de magnésio, o efeito da permeabilidade reduzida e o efeito do aditivo de combustão, o valor previsto das PMWNF para Cigarros AA é calculado da seguinte maneira: 28,6 (1-0,12) (1-0,09) (1-0,21) = 18,1 sendo 0,21 o valor das PMWNF para Cigarros 1 menos o valor para Cigarros 6, expresso como uma fracção do dos Cigarros 1.
valor medido das PMWNF para os Cigarros AA foi igual a 13,6, Pode assim ver-se que os cigarros segundo a presente invenção apresentam uma redução sinérgica nas PMWNF.
Quadro 16 pormenoriza os valores previstos e os valores actuais para cada um dos Cigarros AA a DD. 0 cigarro de con•26trolo, o Cigarro 3, é usado nestes cálculos, como no Exemplo 1.
0 Quadro 17 pormenoriza ra cada um dos Cigarros AA a DD os valores previstos e reais pa- controlo, o
quando o , como no 16 cigarro de Exemplo 2.
Cigarro 4, for usado no cálculo QUADRO
CIGARRO PMWNF TNA CO C02 Número de
(mg/cig) (mg/cig) (mg/cig) (mg/cig) fumadas
AA Previsto 18,1 3,9 59 459
AA Real 13,6 3,6 44 375 9,2
BB Previsto 18,6 4,2 62 489
BB Real 17,4 4,4 56 419 8,0
CC Previsto 20,2 3,8 47 408
CC Real 15,2 3,6 55 395 10,7
DD Previsto 20,6 4,3 52 421
DD Real 15,5 4,3 44 363 8,3
/ -27.¾
QUADRO 17
CIGARRO PMWNF (mg/cig) TNA (mg/cig) CO (mg/cig) co2 (mg/cig) Número de fumadas
AA Previsto 18,1 3,9 53 439
AA Real 13,6 3,6 44 375 9,2
BB Previsto 18,6 4,1 56 468
BB Real 17,4 4,4 56 419 8,0
CC Previsto 20,2 3,7 42 390
CC Real 15,2 3,6 55 395 10,7
DD Previsto 20,6 4,2 47 403
DD Real 15,5 4,3 44 363 8,3
As produções dos componentes do fumo da corrente lateral para todos os exemplos foram medidas usando o aparelho descrito na fig. 2 do pedido de patente de invenção britânica copendente N9 8820498.7, para o qual se remete o leitor como referência.
EXEMPLO 9
Produziu-se um papel com uma gramagem na gama de 45 a 50 g nr2 e uma permeabilidade de cerca de 5 C.U.. 0 papel compreendia entre cerca de 6% e cerca de 8% de óxido de magnésio e cerca de 3% a cerca de 5% de carbonato de cálcio. 0 papel foi designado por Papel EE. Tratou-se este papel para proporcionar um nível de carga de 4,5% de acetato de sódio e designou-se por Papel FF. Perfurou-se o papel FF electrostaticamente até uma permeabilidade total de 65 C.U..
/-28‘'/τ’ f «t
Quando se utilizaram todos os papéis com as especificações atrás referidas nos Exemplos na fabricação de cigarros, verificou-se ao fumar os cigarros que era boa a formação de cinza, que no fumo da corrente principal não havia ou substancialmente não havia qualquer sabor estranho e que os papéis tinham uma aparência boa e uniforme.
Todos os cigarros enrolados em papéis segundo a presente invenção nos Exemplos não eram ventilados.

Claims (22)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1. - Papel de cigarro, caracterizado por compreender um teor total de material de enchimento de cerca de vinte por cento em peso, ou menos sendo pelo menos uma fracção do material de enchimento um material de enchimento susceptlvel de efectuar uma redução da· corrente lateral visível, sendo o peso de papel igual a cerca de trin ta gramas por metro quadrado ou mais.
  2. 2, - Papel de cigarro de acordo com a reivindicação 1, caracte rizado por o material de enchimento susceptlvel de efectuar a redu ção da corrente lateral visível ser óxido de magnésio, hidróxido de magnésio, greda de grande ãrea superficial ou suas misturas.
  3. 3, - Papel de cigarro de acordo com a reivindicação 2, caracte rizado por o referido óxido de magnésio ser uma qualidade de óxido de magnésio reactiva.
  4. 4. - Papel de cigarro de acordo com as reivindicações 1,2 ou /
    303, caracterizado por, além do material de enchimento redutor da corrente lateral visível, o meterial de enchimento compreender greda convencional.
  5. 5. - Papel de cigarro de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por a referida greda estar presente numa gama de cerca de do ze por cento, em peso, do papel a cerca de três por cento, em peso do papel.
  6. 6. - Papel de cigarro de acordo com a reivindicação 5, caracterizado por a referida greda não constituir mais de cerca de dez por cento, em peso do papel.
  7. 7. - Papel de cigarro de acordo com uma qualquer das reivindicações anteriores, caracterizado poro teor do material de enchimen to redutor da corrente lateral visível estar na gama de cerca de quatro por cento a cerca de dezoito por cento, em peso.
  8. 8. - Papel de cigarro de acordo com a reivindicação 7, caracterizado por o teor do referido material de enchimento redutor da da corrente lateral ser igual a cerca de sete por cento, em peso, ou superior.
  9. 9. - Papel de cigarro de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 3, caracterizado por a permeabilidade inerente do papel ser cerca de dez unidades Coresta ou menos.
  10. 10. - Papel de cigarro de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por a permeabilidade inerente ser cerca de sete unidades
    Coresta ou menos.
  11. 11. - Papel de cigarro de acordo com a reivindicação 10, caracte rizado por a permeabilidade inerente ser de cerca de cinco unidades
    Coresta ou menos.
  12. 12. - Papel de cigarro de acordo com uma qualquer das reivindica ções 1 a 11, caracterizado por um peso máximo do material de enchimento total ser igual a cerca de oito gramas por metro quadrado.
  13. 13.- Papel de cigarro de acordo ccm uma qualquer da reivindica ções 1 a 12, caracterizado por o peso do referido papel ser de cerca de trinta e cinco gramas por metro quadrado ou mais.
  14. 14. - Papel de cigarro de acordo com a reivindicação 13, caracte rizado por o peso do referido papel ser de cerca de 60 gramas por metro quadrado ou mais.
  15. 15. - Papel de cigarro de acordo com una qualquer das reivindicações ante riores, caracterizado por o referido papel compreender um aditivo de combustão na gama de cerca de dois a cerca de dez por cento, em peso.
  16. 16. - Papal de cigarro de acordo com a reivindicação 15, caracte rizado por o referido aditivo de combustão compreender uma ou mais das seguintes substâncias: acetato de sódio, citrato tri-potássico ortofosfato de di-hidrogénio e potássio ou tartarato de potássio.
  17. 17. - Produto para fumar que compreende uma barra de material pa ra fumar, a qual compreende material para fumar e um invólucro de papei que envolve o referido material para fumar, caracterizado por o referido papel ser um papel de acordo com uma qualquer das reivin cações 1 a 16.
    13. - Produto para fumar de acordo com. a reivindicação 17, carac
    -32terizado por o referido material para fumar compreender uma fracção de tabaco expandido.
  18. 19. - Produto para fumar de acordo com a reivindicação 18, caracterizado por o referido material para fumar comprender pelo me nos dez por cento, em peso, de tabaco expandido.
  19. 20. - Produto para fumar de acordo com a reivindicação 19, caracterizado por o referido material para fumar compreender pelo me nos cerca de vinte por cento> em peso de tabaco expandido.
  20. 21. - Produto para fumar de acordo com a reivindicação 20, caracterizado por o referido material para fumar compreender pelo me nos cerca de trinta por cento, em peso, de tabaco expandido.
  21. 22. - Produto para fumar de acordo com a reivindicação 21, caracterizado por o referido material para fumar compreender pelo me nos cerca de quarenta por cento, em peso, de tabaco expandido.
  22. 23. - Produto para fumar de acordo com uma qualquer das reivindicações 16 a 22, caracterizado por um perímetro da referida barra estar compreendido na gama de 10 mm a 30mm.
PT94463A 1989-06-23 1990-06-22 Aperfeicoamentos relacionados com os produtos para fumar PT94463B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB898914510A GB8914510D0 (en) 1989-06-23 1989-06-23 Improvements relating to smoking articles
GB898914509A GB8914509D0 (en) 1989-06-23 1989-06-23 Improvements relating to smoking articles

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT94463A PT94463A (pt) 1991-02-08
PT94463B true PT94463B (pt) 2000-11-30

Family

ID=26295538

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94463A PT94463B (pt) 1989-06-23 1990-06-22 Aperfeicoamentos relacionados com os produtos para fumar

Country Status (18)

Country Link
US (1) US6161552A (pt)
EP (2) EP0636323B1 (pt)
JP (1) JP2876070B2 (pt)
KR (1) KR100259781B1 (pt)
CN (1) CN1029583C (pt)
AT (2) ATE122212T1 (pt)
AU (1) AU638026B2 (pt)
BR (1) BR9003113A (pt)
CA (1) CA2019679C (pt)
DE (2) DE69019237T3 (pt)
DK (2) DK0636323T3 (pt)
ES (2) ES2071769T5 (pt)
FI (1) FI903116A0 (pt)
GR (2) GR3030984T3 (pt)
HK (1) HK1003974A1 (pt)
IE (1) IE63936B1 (pt)
LV (1) LV10975B (pt)
PT (1) PT94463B (pt)

Families Citing this family (15)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US6000404A (en) * 1990-06-21 1999-12-14 British American Tobacco (Investments) Limited Smoking articles
US5168884A (en) * 1991-04-12 1992-12-08 Philip Morris Incorporated Smoking articles using novel paper wrapper
US5927288A (en) * 1997-03-24 1999-07-27 Philip Morris Incorporated Hydromagnesite/magnesium hydroxide fillers for smoking article wrappers and methods for making same
US5979461A (en) * 1997-03-24 1999-11-09 Philip Morris Inc. Smoking article wrapper having filler of hydromagnesite/magnesium hydroxide and smoking article made with said wrapper
JPH11124798A (ja) * 1997-10-22 1999-05-11 Japan Tobacco Inc 燃焼性に優れたシガレット用巻紙およびシガレット
DE19746664A1 (de) * 1997-10-23 1999-05-06 Reemtsma H F & Ph Dünne Cigarette
US6345625B1 (en) 1997-12-06 2002-02-12 Kar Eng Chew Filter for secondary smoke and smoking articles incorporating the same
EP1408780A2 (en) 2000-11-10 2004-04-21 Vector Tobacco Ltd. Method and product for removing carcinogens from tobacco smoke
US8381736B2 (en) 2006-01-27 2013-02-26 British America Tobacco (Investments) Limited Method of preparing a rod for use in the preparation of a smoking article
MY146137A (en) 2006-03-10 2012-06-29 British American Tobacco Co Smoking article filter
DE102012106154B4 (de) * 2012-07-09 2014-06-12 Delfortgroup Ag Zigarettenpapier mit verbesserter Luftdurchlässigkeit, Zigarette und Verfahren zum Herstellen eines Zigarettenpapiers
KR102367431B1 (ko) * 2018-02-01 2022-02-24 주식회사 케이티앤지 흡연물품을 구성하는 복수 개의 세그먼트들을 결합하는 포장재
PL3796793T3 (pl) * 2018-05-21 2022-08-16 Jt International Sa Wyroby do wytwarzania aerozolu i sposoby ich wytwarzania
WO2019224068A1 (en) 2018-05-21 2019-11-28 Jt International Sa An aerosol generating article, a method for manufacturing an aerosol generating article and an aerosol generating system
MX2022006449A (es) * 2019-11-29 2022-06-22 Philip Morris Products Sa Articulo generador de aerosol con papel grueso.

Family Cites Families (9)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US4231377A (en) * 1978-08-30 1980-11-04 Olin Corporation Wrapper for smoking articles containing magnesium oxide
US4420002A (en) * 1982-04-07 1983-12-13 Olin Corp. Wrapper for smoking articles and method
GB8313604D0 (en) * 1983-05-17 1983-06-22 British American Tobacco Co Cigarette
US4805644A (en) * 1986-06-30 1989-02-21 Kimberly-Clark Corporation Sidestream reducing cigarette paper
US4924888A (en) * 1987-05-15 1990-05-15 R. J. Reynolds Tobacco Company Smoking article
AU617351B2 (en) * 1987-09-03 1991-11-28 British-American Tobacco Company Limited Improvements relating to smoking articles
US4915118A (en) * 1988-04-20 1990-04-10 P. H. Glatfelter Company Smoking article wrapper and method of making same
US4881557A (en) * 1988-04-20 1989-11-21 P. H. Glatfelter Company Smoking article wrapper and method of making same
US4942888A (en) * 1989-01-18 1990-07-24 R. J. Reynolds Tobacco Company Cigarette

Also Published As

Publication number Publication date
KR910001175A (ko) 1991-01-30
ES2134896T3 (es) 1999-10-16
GR3031628T3 (en) 2000-01-31
US6161552A (en) 2000-12-19
JP2876070B2 (ja) 1999-03-31
CN1029583C (zh) 1995-08-30
EP0404580B1 (en) 1995-05-10
CA2019679C (en) 1996-09-03
LV10975B (en) 1996-02-20
AU638026B2 (en) 1993-06-17
ES2071769T3 (es) 1995-07-01
EP0636323B1 (en) 1999-09-01
EP0404580A1 (en) 1990-12-27
AU5759390A (en) 1991-01-03
PT94463A (pt) 1991-02-08
EP0636323A2 (en) 1995-02-01
FI903116A0 (fi) 1990-06-20
BR9003113A (pt) 1991-08-27
EP0636323A3 (en) 1995-03-01
LV10975A (lv) 1995-12-20
KR100259781B1 (ko) 2000-06-15
HK1003974A1 (en) 1998-11-13
DE69033275T2 (de) 2000-03-23
DE69033275D1 (de) 1999-10-07
CA2019679A1 (en) 1990-12-23
ATE183892T1 (de) 1999-09-15
CN1048149A (zh) 1991-01-02
IE902147L (en) 1990-12-23
IE63936B1 (en) 1995-06-28
GR3030984T3 (en) 1999-12-31
IE902147A1 (en) 1991-01-02
DE69019237D1 (de) 1995-06-14
DE69019237T2 (de) 1995-09-14
DK0636323T3 (da) 1999-12-13
ATE122212T1 (de) 1995-05-15
JPH0369696A (ja) 1991-03-26
DK0404580T3 (da) 1995-07-10
DK0404580T4 (da) 1999-11-15
EP0404580B2 (en) 1999-06-02
DE69019237T3 (de) 2000-01-05
ES2071769T5 (es) 1999-08-16

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT94463B (pt) Aperfeicoamentos relacionados com os produtos para fumar
US8807144B2 (en) Wrappers for smoking articles having reduced diffusion leading to reduced ignition proclivity characteristics
US6837248B2 (en) Reduced ignition propensity smoking article
US7216652B1 (en) Smoking article wrapper with improved filler
US6289898B1 (en) Smoking article wrapper with improved filler
KR102173454B1 (ko) 감소된 발화 성향 특징을 갖는 래퍼
US5220930A (en) Cigarette with wrapper having additive package
RU2313264C2 (ru) Табачные изделия с уменьшенной способностью к горению
US5060675A (en) Cigarette and paper wrapper therefor
US5152304A (en) Wrapper for a smoking article
US6478032B1 (en) Smoking articles
US20040134631A1 (en) Smoking article wrapping materials comprising ultrafine particles
PT88401B (pt) Aperfeicoamentos relativos a artigos para fumar
AU2002240293A1 (en) A reduced ignition propensity smoking article
AU601091B2 (en) Treatment of cigarette paper
EP0558254B1 (en) Cigarette
RU2071520C1 (ru) Сигаретная бумага
EP3654785B1 (en) Wrapping paper for a smoking article

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 20000809

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20150810