PT94342A - Controlo da inflacao de suportes cheios de ar - Google Patents

Controlo da inflacao de suportes cheios de ar Download PDF

Info

Publication number
PT94342A
PT94342A PT94342A PT9434290A PT94342A PT 94342 A PT94342 A PT 94342A PT 94342 A PT94342 A PT 94342A PT 9434290 A PT9434290 A PT 9434290A PT 94342 A PT94342 A PT 94342A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
user
mattress
air
air cells
cells
Prior art date
Application number
PT94342A
Other languages
English (en)
Inventor
Thomas A Krouskop
Original Assignee
Res Dev Foundation
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Res Dev Foundation filed Critical Res Dev Foundation
Publication of PT94342A publication Critical patent/PT94342A/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47CCHAIRS; SOFAS; BEDS
    • A47C27/00Spring, stuffed or fluid mattresses or cushions specially adapted for chairs, beds or sofas
    • A47C27/08Fluid mattresses or cushions
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47CCHAIRS; SOFAS; BEDS
    • A47C27/00Spring, stuffed or fluid mattresses or cushions specially adapted for chairs, beds or sofas
    • A47C27/08Fluid mattresses or cushions
    • A47C27/081Fluid mattresses or cushions of pneumatic type
    • A47C27/083Fluid mattresses or cushions of pneumatic type with pressure control, e.g. with pressure sensors
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A47FURNITURE; DOMESTIC ARTICLES OR APPLIANCES; COFFEE MILLS; SPICE MILLS; SUCTION CLEANERS IN GENERAL
    • A47CCHAIRS; SOFAS; BEDS
    • A47C27/00Spring, stuffed or fluid mattresses or cushions specially adapted for chairs, beds or sofas
    • A47C27/08Fluid mattresses or cushions
    • A47C27/10Fluid mattresses or cushions with two or more independently-fillable chambers

Landscapes

  • Invalid Beds And Related Equipment (AREA)
  • Mattresses And Other Support Structures For Chairs And Beds (AREA)

Description

RESEARCH DEVELOPMENT FOUNDATION "CONTROLO DA INFLAÇÃO DE SUPORTES CHEIOS DE AR"
Fundamento da invenção A presente invenção diz respeito ao controlo da inflação de suportes cheios de ar, tais como colchões pneumáticos e almofadas para cadeiras de rodas. Os colchões e as almofadas para cadeiras de rodas que suportam o corpo numa ampola ou célula cheia de ar são meios importantes que servem para evitar feridas devidas a pressão e no tratamento de pessoas com queimaduras ou danos nos tecidos moles devidos à pressão. A importância de manter um alinha mento apropriado do corpo para o conforto e para as funções corporais, bem como para minimizar os máximos de pressão e controlar os gradientes de pressão através da pele, é bem conhecida.
Embora possa ajustar-se de maneira apropriada a inflação desejada em cada secção de um sistema de suporte, de acordo com a posição do paciente, o valor da inflação desejado em cada uma das células varia quando se modifica a posição do corpo do paciente na cama ou o sistema de suporte.
η A presente invenção proporciona um sistema para controlar e manter a quantidade correcta de ar no sistema de suporte medindo a altura de cada célula de ar, determinando a posição da pessoa deitada no suporte pneumático e controlando a inflação de ar nas células para adaptar as características de suporte do ar desejadas à posição que o paciente tem no suporte.
Sumário da invenção A presente invenção refere-se a um processo de controlo da inflação de um colchão que possui várias células de ar e inclui a colocação de um utilizador no colchão numa primeira posição, a inflação das células de ar para proporcionar o suporte desejado do utilizador e a medição da altura de todas as células de ar e a memorização das medidas dessas alturas. Depois, controla-se a variação da altura das células de ar para determinar a posição do utilizador no suporte e a inflação das células de ar é controlada quando o utilizador estiver na primeira posição para ajustar as alturas das células de ar às medidas memorizadas.
Um outro objecto da presente invenção é um processo para determinar a posição do utilizador no colchão medindo a inclinação das células do colchão provocada por uma ou mais partes do corpo.
Ainda outro objecto da presente invenção consiste num processo para controlar a inflação de um suporte do corpo que tem várias células de ar que inclui a colocação de um utilizador no suporte numa primeira posição, a inflação das células de ar para proporcionar o suporte desejado do utilizador na primeira posição, a medição da altura de todas as células de ar enquanto o utilizador está na primeira posição e a memorização das medidas das alturas com o utilizador na primeira posição. Depois, coloca-se o utilizador no suporte numa segunda posição, inflam-se as células de ar para proporcionar um suporte desejado do utilizador na segunda posição, mede-se a altura das células de ar enquanto o utilizador está na segunda posição e memorizam-se as medidas da altura com o utilizador na segunda posição. Depois, utilizando as medidas das alturas das células de ar, determina-se a posição do utilizador no suporte e controla-se a inflação das células de ar quando o utilizador estiver na primeira ou na segunda posição para proporcionar a altura das células de ar das medidas memorizadas respectivamente das primeira e segunda posições.
Ainda outro objecto da presente invenção é o processo para controlar a inflação de um colchão que tem várias células de ar, colocando um utilizador no colchão nas posições de costas, voltado para a direita e voltado para a esquerda, e inflar, em cada uma das posições, as células de ar para proporcionar o suporte desejado do utilizador em cada uma das posições respectivas, e medir e memorizar as alturas de cada uma das células para cada uma das posições. Depois disso, medem-se as alturas das células para determinar quando o utilizador está de costas, voltado para a -4-
direita ou voltado para a esquerda no colchão, controlando-se depois a inflação das células de ar para proporcionar as alturas memorizadas de cada célula para a posição determinada.
Ainda um outro objecto da presente invenção consiste num processo para a medição da posição do utilizador no colchão pela medição da posição do utilizador no colchão medindo a posição do corpo e das pernas do utilizador no colchão por comparação das medidas das células de ar.
Ainda outro objecto da presente invenção consiste em proporcionar um sistema de controlo da inflação para um colchão com um certo número de células de ar no qual pelo menos um meio de medição está ligado a cada célula de ar para medir a altura de cada célula e um meio de alimentação de ar está ligado a cada célula. Meios de controlo estão ligados aos meios de medição das alturas e controlam o fornecimento de ar a cada célula. Os meios de controlo armazenam os valores das medidas da altura para as várias posições de um utilizador na cama, determinam a posição de um utilizador na cama medindo as alturas e ajustam as medidas para adaptar as medidas seleccionadas â posição do utilizador determinada.
Outros objectos, características e vantagens serão evidenciados na descrição que se segue de uma forma de realização presentemente preferida da presente invenção, dada a título de exemplo e com referência aos desenhos anexos.
Breve descrição dos desenhos
Nos desenhos anexos as figuras representam : A fig. 1, uma vista em alçado de uma forma da presente invenção que ilustra um colchão pneumático com várias células e sensores de medição de distâncias; A fig. 2, uma vista em corte transversal feito pela linha (2-2) da fig. 1 incluindo um equipamento de controlo ligado; A fig. 3, um fluxograma lógico global para o controlo da inflação do ar nas células de ar; A fig. 4, um fluxograma lógico para determinar a posição corrente de um utilizador no colchão da fig. 1; A fig. 5, um fluxograma lógico para localizar a posição da cabeça; A fig. 6, tom fluxograma lógico para determinar a posição do tronco no colchão; A fig. 7, um fluxograma lógico para determinar a posição das ancas no colchão; -6- A fig. 8, um fluxograma lógico para determinar a posição das pernas no colchão; A fig. 9, um fluxograma para determinar a posição global do corpo; A fig. 10, uma ilustração esquemática das saídas dos sensores em resposta âs várias posições do corpo; e A fig. 11, um esquema das várias posições das pernas e as correspondentes saídas dos sensores.
Descrição da forma de realização preferia
Fazendo agora referência aos desenhos e, em particular, às fig. 1 e 2, representa-se genericamente por (10) um sistema de suporte cheio de ar, tal como um colchão com várias células de ar (12), (14), (16), (18), (20) e (22). Cada uma das células de ar inclui pelo menos um dispositivo de medição de distâncias para medir a distância da altura (30), isto é a distância entre a parte superior e a parte inferior das células de ar, de cada uma das células. Assim, a célula de ar (12) inclui sensores de medição de distâncias (A) e (B), com os quais entra em contacto a cabeça do paciente ou utilizador. A célula (14) inclui os sensores (C) e (F), estando o sensor (C) numa posição para ser contactado pelo tronco de um corpo e o (F) para ser contactado pelas ancas de um corpo. -7- -7- .% ✓ A célula (16) inclui os sensores (D) e (G), com o sensor (D) situado de modo a ser actuado pelo tronco e o (G) pelas ancas. A célula (18) inclui sensores (E) e (F), actuados pelo tronco e pelas ancas, respectivamente. A célula (20) inclui os sensores (I) e (K) e a célula (22) os sensores (J) e (L). (I) e (J) são actuados pelas pernas de um utilizador e (K) e (L) pelos pés. Os sensores podem ser quaisquer meios de medição de distâncias apropriados, tais como sensores de proximidade de ultrasons/transdutores, tais como os vendidos pela Polaroid.
De preferência, proporciona-se uma almofada (24) de espuma de polímero na parte inferior de cada uma das células de ar para proporcionar um suporte efectivo para o paciente ou utilizador no caso de falhar o sistema de inflação de ar e também para permitir um suporte mais sólido para realizar a CPR ("Cardiopulmonar resus-citation") na eventualidade de ser necessária. As células de ar estão também dotadas, como é convencional, com um escape de libertação rápida, que provocará rapidamente o esvaziamento das células se o utilizador necessitar de CPR ou outro tratamento médico que seja realizado em melhores condições sobre uma superfície dura.
Se se desejar, as células de ar podem ser feitas de qualquer màterial apropriado e, eventualmente, podem ter uma superfície superior porosa que permita um fluxo controlado de ar das células. Isso é convencionalmente usado para controlar a transferência de humidade e de calor da pessoa que utiliza o sistema de suporte (10). 8- /
Como se vi melhor na fig. 2, proporciona-se uma conduta múltipla distribuidora de ar (26), estando ligada a uma válvula entre a alimentação de ar e cada uma das células de ar. Assim, as válvulas (28), (30) e (32) são proporcionadas ligadas à conduta distribuidora de alimentação de ar (26) e às células (14), (16) e (18), respectivamente. A informação proveniente dos sensores, tais como os sensores (C), (D) e (E), é transmitida para um equipamento de controlo apropriado, tal como um multiple-xador (33), para transmitir os sinais do valor da distância (30) da altura de cada uma das células de ar individuais. Esta informação é transmitida através de um conversor analógico/digital (34) para um microprocessador (36) apropriado. 0 microprocessador recebe a informação relativa à altura de cada uma das células e interroga periodicamente o multiplexador (33), quando se desejarem dados da altura. Por sua vez, o microprocessador (36) controla o funcionamento das válvulas, tais como as válvulas (28), (30) e (32), admitindo ar ou deixando escapar-se ar para ou de cada uma das células individuais de ar. 0 sistema de controlo é usado para manter uma rigidez dada nas células de ar de modo que a pressão na interface gerada entre o utilizador e a superfície de suporte do colchão (10) seja minimizada e de modo que as elevações relativas das células de ar possam ser mantidas para proporcionar a postura desejada. 0 processo segundo a presente invenção inclui geralmente a colocação do paciente ou do utilizador no colchão (10) em várias -9. * posições, tais como deitado de costas, para o lado direito e para o lado esquerdo. Em cada uma destas posições são infladas as virias células de ar (12) a (22) até se obter uma geometria desejada para o controlo da postura e/ou para a minimização da pressão de interface. Este pré-ajustamento i convencionalmente feito por um operador e a geometria das várias células de ar dependerá das dimensões, da forma, do peso, da altura e da constituição do corpo do paciente ou do utilizador e além disso será determinada por quaisquer incapacidades do paciente ou utilizador, tais como feridas, queimaduras ou requisitos de postura. Uma vez encontrados os parâmetros de suporte desejados para cada uma das posições, o microprocessador (36) interroga todos os sensores (A) a (L), para cada uma das posições a pré-ajustar, sendo memorizados os dados das distâncias das alturas a partir de cada sensor. De preferência, esta informação é obtida com o utilizador em cada uma das posições deitado de costas, voltado para a direita e voltado para a esquerda. É claro que a geometria desejada para o contolo da postura ou a minimização da pressão de interface será diferente para cada uma das posições. Os valores memorizados das distâncias das alturas de cada uma das células para cada uma das posições são usados como uma norma. Isto é, de cada vez que o paciente ou o utilizador se move para uma nova posição, o microprocessador (36) detectarã a nova posição e ajustará a admissão ou o escape de ar de cada uma das células de ar (12) a (22) para proporcionar as alturas para cada uma das células para a posição presente do utilizador.
Além disso, determina-se a posição do utilizador no colchão (10) medindo as alturas de cada um dos sensores (A) a (L). Assim, o sistema medirá automaticamente a posição do utilizador ou do paciente no colchão (10) e ajustará automaticamente a quantidade de ar necessária em cada uma das células de ar para proporcionar a geometria presente para a posição determinada do corpo. A capacidade de os sensores (A-L) medirem distâncias de alturas em várias posições do corpo permite a presente aplicação para o controlo automático da inflação das células de ar (12) a (22) sempre que o paciente ou o utilizador muda de posição no colchão (10) para proporcionar os valores normais das alturas pré-ajustados. Tal operação e tal resultado são obtidos rapidamente e com eficiência sem a necessidade de assistência exterior e/ou o reajustamento dos parâmetros das células para se obter a configuração desejada da superfície. Por exemplo, com referência â fig. 10, estão representadas várias posições possíveis do tronco relativamente aos sensores (C), (D) e (E). A partir destas possibilidades listadas na fig. 10, nota-se que a localização do tronco (40) em relação às células de ar (14), (16) e (18) pode ser determinada. A utilização desta informação de acordo com os fluxogramas lógicos será descrita mais completamente adiante.
Fazendo agora referencia á fig. 11, nela mostram-se várias posições possíveis das pernas e dos pis de um paciente ou utilizador relativamente às células de ar (20) e (22) e aos seus sensores de altura (I) e (K), e (J) e (L), respectivamente. De salientar que as saídas dos vários sensores (I), (K), (J) e (L) podem ser comparadas como se indica na fig. 11 para localizar várias posições possíveis das pernas e dos pés. Esta informação é utilizada e será descrita mais completamente num diagrama de fluxo lógico para a determinação da posição de um paciente ou de um utilizador num colchão de ar (10).
Fazendo agora referência ã fig. 3, nela está representado um fluxograma lógico geral para controlar a operação do microprocessador (36) por "software" ou "hardware". Depois do início, coloca-se o paciente ou utilizador no colchão (30) deitado de costas ou de bruços e inflam-se as várias células (12) a (22) para se obter a geometria desejada para controlar a postura ou minimizar a pressão de interface entre o utilizador e o colchão. A inflação necessária das células de ar é algo que um operador experimentado pode realizar tendo em consideração vários factores, tais como o estado do paciente, as suas dificiências físicas, e o seu peso, altura e forma do corpo. Quando se obtiver essa inflação prê-ajustada, medem-se as alturas das várias células de ar e medem-se os sensores de alturas (A) a (L) para proporcionar uma fase de pré-ajuste (50) dos parâmetros de inflação desejados para esta posição particular de costas. Nesta fase (50) de pré-ajuste, o microprocessador (36) obtem as medidas das alturas a partir dos sensores de alturas e memoriza esses dados de modo que, mais tarde, regule as várias válvulas de ar para restabelecer 3 12- os mesmos parâmetros das alturas quando o paciente ou utilizador se mover de uma posição qualquer de novo para a posição de costas.
Depois, na fase (52), cria-se o pré-ajuste com o utilizador ou o paciente, agora colocado no colchão (30) deitado para o lado esquerdo. De novo se inflam as várias células de ar (12) a (22) para uma geometria desejada para assegurar as características de suporte desejadas para o indivíduo na posição deitado para o lado esquerdo. Uma vez as células infladas de maneira apropriada, o microprocessador (36) interroga os sensores (A) a (L), obtêm os dados das alturas e memoriza os dados para a posição de deitado para a esquerda. Na fase (54), coloca-se a pessoa voltada para o lado direito no colchão (30), criando-se um ajuste prévio a partir de todas as medidas dos vários sensores (A) a (L) com as células de ar ajustadas para proporcionar a inflação desejada para o utilizador na posição de deitado para o lado direito. O sistema de controlo está agora operacional depois de criar os pré-ajustes nas fases (50), (52) e (54) para o paciente utilizado para este ajustamento. A informação que foi medida e memorizada proporciona uma norma para o controlo da inflação das células de ar quando o utilizador estiver em qualquer uma das três posições pré-ajustadas. Além disso, os dados dos sensores memorizados também ajudam a determinar a situação da posição do utilizador, como se explica mais adiante. Na fase (56), inicia-se o funcionamento operacional do sistema com a pessoa numa das três posições: de costas, voltado para a esquerda ou voltado para a direita. Na fase (58) são medidas as distâncias ou alturas dos sensores. Na fase (60) determina-se a inclinação total do tronco (TTS), que é a diferença presente entre as distâncias dos sensores (C) e (E). Também se mede a inclinação total da anca (THS), que é a diferença presente entre as distâncias dos sensores (F) e (H). Estas duas medidas de inclinação determinam rapidamente se o utilizador está ou não na mesma posição que inicialmente. Isto é, as medidas do tronco e das ancas compreendem a medida do corpo. Na fase (62), comparam-se as inclinações calculadas na fase (60) com as inclinações iniciais do pré-ajuste. Se o utilizador não mudou de posição, então as inclinações medidas serão iguais às iniciais. Se as inclinações medidas forem iguais às inclinações iniciais, então o utilizador está na mesma posição e, na fase (64), medem-se as alturas ou distâncias de todas as células e comparam-se com os valores do pré-ajuste memorizados e, se elas forem iguais, o processo reinicia o ciclo na fase (58) e continua. Se as alturas de algumas das células forem diferentes dos valores pré-ajustados e memorizados, entra-se na fase (66) para fazer com que as células de ar sejam infladas ou esvaziadas para se obter os valores de distância ou altura pré-ajustados. Feito isto, retoma-se o ciclo na fase (58).
Voltando a fazer referência à fase (62), no caso de a inclinação total do tronco (TTS) e a inclinação total da anca (THS), tal como é presentemente medido, não serem iguais às / -14- inclinições iniciais TTSINIT e THSINIT, então o programa entrará na fase (65), que se descreverá mais completamente adiante, que mede e determina a posição corrente do utilizador no colchão (30). Se a posição corrente for igual à posição inicial na fase (67), então o processo retoma o ciclo na fase (64). Por outro lado, se a posição corrente não for a mesma que a posição inicial, o programa desloca-se para a fase (68), que conta 1. 0 sistema segundo a presente invenção vigia as alterações nos sensores (A) a (L) uma vez em cada minuto, ou segundo uma outra escala de tempo qualquer conveniente, mas é necessário que as alterações significativas se mantenham em tris medições consecutivas antes de o processador (36) actuar nas válvulas para provocar uma alteração na inflação das células de ar. 0 programa continua pelas fases (70), (72) e (74) para determinar se a alteração corrente ê mantida durante três contagens. No caso de a alteração da posição se ter mantido durante tris contagens, na fase (76) a posição pri-ajustada é alterada para a posição corrente como um padrão. Os valores, por exemplo, para a posição podem ser alterados para a posição corrente medida, por exemplo a partir de uma posição de costas para uma posição voltada para o lado esquerdo. E na fase (78) o microprocessador (36) compara de novo as alturas de todas as células para a nova posição pré-ajustada e se as células precisarem de mais ou menos ar, efectua-se a fase (80); caso contrário, o processo retoma o ciclo na fase (58) utilizando os novos valores pri-ajustados. -15-
Na fig. 4 está indicada a fase (65) para determinar a posição corrente, numa sub-rotina que inclui as fases (82) para determinar a posição corrente da cabeça, a fase (84) para determinar a posição do tronco, a fase (86) para determinar a posição corrente das ancas, a fase (88) para determinar a posição corrente das pernas e dos pés e na fase (90) determina-se a posição final do corpo. A fig. 5 é uma outra sub-rotina da fase da rotina (82) de determinação da posição da cabeça. Embora a posição da cabeça não seja usada como factor para determinar a posição global do corpo da fase (90), que será descrita mais completamente adiante, utiliza-se a posição da cabeça para localizar a posição da cabeça na célula de ar (12) medindo a inclinação entre as alturas dos sensores (A) e (B) para determinar se houve mudança na posição da cabeça e proporcionar a quantidade correcta de inflação para a célula de ar (12) conforme a posição do utilizador. A comparação das alturas e a comparação da inclinação presente da cabeça (HS) relativamente ã posição anterior da cabeça (HSP) determina, como se indica no fluxograma da fig. 5, se a cabeça se moveu, em que sentido e a sua posição corrente. A sub-rotina (84) para determinar a posição do tronco vê-se melhor na fig. 6 determinando qual das posições do tronco possíveis apresentadas na fig. 10 está a ser medida. As fases (92), (94) e (96) determinam várias inclinações, sendo a inclinação para a esquerda (LS) determinada pela diferença entre a -16-
distância medida pelo sensor (C) menos a distância medida pelo sensor (D). Analogamente, a fase (94) mede a inclinação para a direita (RS) que é a diferença de alturas dos sensores (D) menos o sensor (E). E a inclinação total (TS) é uma medida da diferença da altura medida pelo sensor (C) menos a altura medida pelo sensor (E). É claro que, se a inclinação total for zero, o corpo está centrado, e se a inclinação total for menor do que zero, o corpo está numa posição muito â esquerda ou meio à esquerda, conforme o valor da inclinação para a esquerda. Assim o fluxo-grama da fig. 6 determina se o tronco está posicionado muito â esquerda, meio à esquerda, centrado, meio à direita ou muito â direita. Esta informação é utilizada para determinar a posição global do corpo, como se descreve mais completamente em ligação com a fig. 9. A fase (86) de determinação da posição corrente das ancas vi-se melhor na fig. 7 e i muito semelhante â dos cálculos para determinar a posição do tronco da fig. 6. Os cálculos são semelhantes na medida em que a inclinação para a esquerda (LS) é determinada pela altura medida pelo sensor (F) menos a altura medida pelo sensor (G), a inclinação para a direita (RS) é determinada pela altura medida pelo sensor (G) menos a altura medida pelo sensor (H) e a inclinação total (TS) é determinada pela altura medida pelo sensor (F) menos a altura medida pelo sensor (H). De novo, calculando os valores das inclinações medidos, pode determinar-se a posição das coxas como sendo muito â esquerda, meio â esquerda, centradas, meio à direita e muito à direita. Embora esta determinação não seja necessária para determinar a posição global do corpo, visto que a posição do tronco, tal como foi determinada na fig. 6 proporciona esse factor, a posição das ancas é útil para a inflação ou esvaziamento apropriados das células de ar (14), (16) e (18) para proporcionar a geometria desejada para suportar as ancas conforme a posição medida. Por exemplo, as ancas exigem um suporte diferente do que a parte superior do tronco. E quando a pessoa se senta na cama a geometria será diferente.
Fazendo agora referência à fig. 8, vê-se melhor a sub-rotina (88) para determinar a posição das pernas e dos pés. As medidas e os cálculos apresentados no fluxograma da fig. 8 correspondem âs medidas das posições das pernas e dos pés possíveis indicadas no esquema da fig. 11. A inclinação dos joelhos (KS) é igual à altura medida pelo sensor (I) menos a altura medida pelo sensor (J). A inclinação do pé (FS) ê a altura medida pelo sensor (K) menos a altura medida pelo sensor (L). Comparando as várias inclinações, pode fazer-se uma determinação das posições que ocupam as pernas e os pés, como se indica na fig. 11.
Fazendo agora referência à fig. 9, nela está representada a sub-rotina da fase (90) para determinar a posição global do corpo. A rotina (90) na fase (110) determina a partir da saída da sub-rotina (88) da fig. 8 se as pernas estão dobradas para a ”18-
direita e se o tronco, a partir da fig. 6 na sub-rotina (84) está no centro ou à esquerda. Se a resposta for sim, então a fase (112) determina que o indivíduo está na posição voltado para o lado esquerdo. Se a resposta for não, a fase (112) verifica se as pernas estão dobradas para a esquerda (da fig. e se o tronco está no centro ou à direita (da fig. 6). Se a resposta for sim, faz-se uma determinação na fase (116) de que 0 paciente ou o utilizador estão na posição voltada para o lado direito. Se a resposta for nao, a fase (118) determina que o paciente está na posição de costas, ou de bruços.
Se se levantar a cabeceira do colchão (30) para permitir que o utilizador se sente na cama, a inclinação das células de ar centrais (14), (16) e (18) é detectada como indicadora da posição sentada e as células centrais (14), (16) e (18) são infladas até que as suas alturas fiquem ajustadas para a posição de costas. Se, para controlar a inflação, se utilizar a pressão do fluido, quando se levantar a cabeceira da cama, as nádegas do utilizador "assentam-se" e a pressão não corrigirá facilmente o erro - utilizando a altura das células, a correção pode fazer-se eficientemente. 0 processo segundo a presente invenção controla automaticamente a inflação das células de ar do colchão (30) e mede automaticamente quando o paciente ou o utilizador muda deposição, controlando então a inflação das células de ar para as ajustar -19- de acordo com a posição detectada.
Portanto, a presente invenção está bem adaptada para atingir os objectivos e as vantagens mencionadas, bem como outras inerentes. Embora se tenham indicado formas de realização actualmente preferidas da presente invenção, para fins de apresentação da mesma, muitas alterações dos pormenores de construção, na disposição das partes e das fases do processo serão evidentes para os especialistas da matéria e que se enquadram no espírito da presente invenção e no escopo das reivindicações anexas.

Claims (14)

  1. -20- V Ί R E I V I NDICAÇOES 1.- Processo para controlar a inflação de um colchão com um certo número de células cheias de ar, caracterizado por compreender as fases de : colocar um utilizador no colchão numa primeira posição, inflar as células de ar para proporcionar o suporte desejado do utilizador, medir as distâncias das alturas de todas as células de ar, armazenar as distâncias da altura de todas as células de ar, supervisionar as distâncias das alturas das células de ar e determinar a posição do utilizador no colchão, e controlar a inflação das céluals de ar quando o utilizador está na primeira posição para ajustar as distâncias das alturas das células de ar às medidas armazenadas. -21-
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por incluir a fase de determinar a posição do utilizador no colchão medindo a inclinação da parte superior do colchão provocada por um componente do corpo do utilizador.
  3. 3. - Processo para controlar a inflação de um corpo de suporte que tem um certo número de células de ar, caracterizado por compreender as fases de: colocar um utilizador no suporte numa primeira posição, inflar as células de ar para proporcionar o suporte desejado do utilizador na primeira posição, medir a distância da altura de todas as células de ar em dois sítios em cada célula de ar enquanto o utilizador está na primeira posição, armazenar os locais e as medidas das distâncias das alturas do utilizador na primeira posição, colocar o utilizador no suporte numa segunda posição, inflar as células de ar para proporcionar o suporte desejado do utilizador na segunda posição, medir a distância da altura de todas as células de ar em dois sítios em cada célula de ar enquanto o utilizador está na segunda posição, armazenar as medidas das distâncias das alturas do utilizador na segunda posição, utilizar as medidas das distâncias das alturas das células -22- 4 -22- 4 e* . ‘!IP de ar e determinar a inclinação da parte superior do suporte e a posição do utilizador no suporte, e controlar a inflação das células de ar quando o utilizador está na primeira ou na segunda posições, para distâncias das alturas das células de ar das medidas armazenadas das primeira ou segunda posições, respectivamente.
  4. 4.- Processo para controlar a inflação de um colchão com um certo número de células de ar, caracterizado por compreender as fases de: colocar um utilizador no colchão nas posições de costas, voltado para o lado direito e voltado para o lado esquerdo, em cada uma destas posições inflar as células de ar para proporcionar o suporte desejado do utilizador em cada uma das posições respectivas, medir e armazenar o local e as distâncias da altura de cada uma das células de ar para cada uma das posições, medir depois as distâncias das alturas das células e determinar a inclinação transversal da parte superior do colchão a partir das distâncias das alturas, para assim determinar quando o utilizador está deitado de costas, voltado para o lado direito ou voltado para o lado esquerdo no colchão, e controlar a inflação das células de ar para proporcionar as distâncias das alturas armazenadas de cada célula para a posição determinada. -23- ’·*?
  5. 5. - Processo de acordo com a reivindicação 4, caracterizado por incluir a fase de medir a posição do utilizador no colchão medindo a posição do corpo e das pernas do utilizador no colchão comparando as medidas das distâncias nas células de ar.
  6. 6. - Sistema de controlo da inflação para um colchão que tem um certo número de células de ar, caracterizado por compreender: pelo menos um meio de medição de distâncias ligado a cada célula de ar para medir a distância da altura de cada célula e para medir a inclinação da parte superior do colchão, meios de fornecimento de ar ligados a cada célula, meios de controlo ligados aos meios de medição das distâncias e que controlam o ar fornecido a cada célula, armazenando os referidos meios de controlo medidas de distâncias seleccionadas para várias posições de um utilizador no colchão, determinando as posições de um utilizador no colchão medindo as distâncias e ajustando a medida das distâncias de modo a adaptar-se às medidas seleccionadas para a posição determinada do utilizador.
  7. 7.- Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por se medir a inclinação medindo a diferença entre as alturas entre duas medidas de distâncias da altura separadas transversalmente.
  8. 8.- Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado
    por se medir a inclinação medindo a inclinação numa direcção ao longo da largura do colchão.
  9. 9.- Processo de acordo com a reivindicação 2, caracterizado por incluir a fase de medir a inclinação da parte superior de cada célula medindo a distância da altura de cada célula de ar em dois sítios separados transversalmente em cada célula de ar.
  10. 10.- Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por as células de ar incluírem: uma primeira célula de ar isolada para receber a cabeça de uma pessoa, uma segunda, uma terceira e uma quarta células de ar paralelas entre si e posicionadas adjacentes à primeira célula de ar e perpendiculares à mesma, e uma quinta e uma sexta células que são posicionadas paralelas entre si e colocadas adjacentes às referidas segunda, terceira e quarta células de ar.
  11. 11.- Aparelho de acordo com a reivindicação 6, caracterizado por cada célula de ar incluir dois meios de medição de distâncias .
  12. 12.- Aparelho de acordo com a reivindicação 11, caracterizado por o colchão incluir um certo número de células de ar coloca- ( -25 r 1* das paralelamente entre si e por as referidas células de ar terem um eixo longitudinal axial paralelo ao eixo longitudinal do colchão.
  13. 13. - Processo para controlar a inflação de um colchão com um certo número de células de ar, caracterizado por incluir as fases de: colocar um utilizador no colchão numa primeira posição, inflar as células de ar para proporcionar o suporte desejado do utilizador, medir a distância da altura de todas as células de ar por meio de um certo número de sensores de distância separados longitudinal e transversalmente uns dos outros no colchão, armazenar o local e a medida das distâncias das alturas de todos os sensores, medir a inclinação da parte superior do colchão entre sensores espaçados transversalmente e determinar a posição do utilizador no colchão, e controlar a inflação das células de ar quando o utilizador está na primeira posição para ajustar a distância das alturas das células de ar às medidas armazenadas.
  14. 14. - Processo de acordo com a reivindicação 13, caracterizado por se medir a inclinação medindo a distância em altura entre sensores adjacentes transversalmente, Lisboa, 11 de Junho de 1990 O /-.ga/irs Οπ'ϊοιΙ da Prcor.sdacle Indusfria:
PT94342A 1989-06-12 1990-06-11 Controlo da inflacao de suportes cheios de ar PT94342A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US07/364,776 US4989283A (en) 1989-06-12 1989-06-12 Inflation control for air supports

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT94342A true PT94342A (pt) 1992-01-31

Family

ID=23436024

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT94342A PT94342A (pt) 1989-06-12 1990-06-11 Controlo da inflacao de suportes cheios de ar

Country Status (13)

Country Link
US (1) US4989283A (pt)
EP (1) EP0403186A3 (pt)
JP (1) JPH03215260A (pt)
KR (1) KR910000072A (pt)
CN (1) CN1047967A (pt)
AU (1) AU626424B2 (pt)
CA (1) CA2018178A1 (pt)
FI (1) FI902938A0 (pt)
IE (1) IE64768B1 (pt)
IL (1) IL94608A (pt)
NO (1) NO902584L (pt)
PT (1) PT94342A (pt)
ZA (1) ZA904515B (pt)

Families Citing this family (81)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
WO1992007541A1 (en) * 1990-11-06 1992-05-14 Bio Clinic Corporation Fluid filled flotation mattress
GB2264860B (en) * 1992-03-09 1996-03-13 Huntleigh Technology Plc A pressure controlled inflatable pad apparatus
US5373595A (en) * 1993-03-12 1994-12-20 Irvin Industries Canada Ltd. Air support device
US5487196A (en) * 1994-01-10 1996-01-30 Span America Medical Systems, Inc. Automated pressure relief mattress support system
FR2718347B1 (fr) * 1994-04-06 1996-06-28 Support Systems International Procédé et appareil de support d'un élément à supporter, en particulier le corps d'un patient permettant un support à une profondeur d'enfoncement contrôlée.
US6892405B1 (en) * 1994-05-09 2005-05-17 Kci Licensing, Inc. Therapeutic bed and related apparatus and methods
US5560057A (en) * 1994-07-01 1996-10-01 Madsen; Roger T. Turning air mattress
US5634224A (en) * 1994-08-16 1997-06-03 Gates; Stephen M. Inflatable cushioning device with self opening intake valve
US5827209A (en) * 1994-09-23 1998-10-27 Bcam International, Inc. Intelligent body support
US6978501B2 (en) * 1995-01-31 2005-12-27 Kci Licensing, Inc. Bariatric bed apparatus and methods
AUPN267995A0 (en) * 1995-04-28 1995-05-25 Markhol Pty Ltd A body support
AU695870B2 (en) * 1995-04-28 1998-08-27 Australian Healthcare Equipment Pty Ltd A body support
WO1997000634A1 (en) * 1995-06-20 1997-01-09 Thysse, Valentina Multi-chambered inflatable apparatus and control unit therefor
US5794289A (en) * 1995-10-06 1998-08-18 Gaymar Industries, Inc. Mattress for relieving pressure ulcers
US5848450A (en) * 1996-03-05 1998-12-15 L&P Property Management Company Air bed control
US5815864A (en) * 1996-04-02 1998-10-06 Sytron Corporation Microprocessor controller and method of initializing and controlling low air loss floatation mattress
US5873137A (en) 1996-06-17 1999-02-23 Medogar Technologies Pnuematic mattress systems
US7346945B2 (en) * 1996-11-18 2008-03-25 Kci Licensing, Inc. Bariatric treatment system and related methods
US6536056B1 (en) * 1996-11-18 2003-03-25 John H. Vrzalik Bariatric treatment system and related methods
FR2766072B1 (fr) * 1997-07-21 1999-08-27 Poly System Injection Coussin pneumatique a cellules individuellement deformables
US6560804B2 (en) 1997-11-24 2003-05-13 Kci Licensing, Inc. System and methods for mattress control in relation to patient distance
AU4215200A (en) 1999-04-07 2000-10-23 L&P Property Management Company Customized mattress system
US10357114B2 (en) * 1999-04-20 2019-07-23 Wcw, Inc. Inflatable cushioning device with manifold system
US6370716B1 (en) 1999-04-20 2002-04-16 John W. Wilkinson Inflatable cushioning device with tilting apparatus
US6269505B1 (en) 1999-04-20 2001-08-07 M.P.L. Ltd. Inflatable cushioning device with manifold system
US7434283B2 (en) * 2004-02-13 2008-10-14 M.P.L. Limited Discrete cell body support and method for using the same to provide dynamic massage
US20080028534A1 (en) * 1999-04-20 2008-02-07 M.P.L. Limited Mattress having three separate adjustable pressure relief zones
JP2001258957A (ja) * 2000-03-16 2001-09-25 Denso Corp ベッドモニタ装置
US6571192B1 (en) 2000-11-28 2003-05-27 W. Eric Hinshaw Automatic mattress selection system
US6564411B2 (en) * 2001-03-19 2003-05-20 Shahzad Pirzada Active fluid channeling system for a bed
US6789283B2 (en) * 2001-03-19 2004-09-14 Shahzad Pirzada Fluid filled support with a portable pressure adjusting device
US20050090721A1 (en) * 2001-03-19 2005-04-28 Shahzad Pirzada Weighing and pump system for a bed
GB0205924D0 (en) * 2002-03-14 2002-04-24 Huntleigh Technology Plc Inflatable support
AU2004235820A1 (en) * 2003-05-05 2004-11-18 The Cleveland Clinic Foundation Patient support apparatus having an air cell grid and associated method
EP2250986A3 (en) 2004-04-30 2011-11-30 Hill-Rom Services, Inc. Patient support with 3-D material and vertical bladders
WO2005104904A1 (en) * 2004-04-30 2005-11-10 Tactex Controls Inc. Body support apparatus having automatic pressure control and related methods
DE102004021972A1 (de) * 2004-05-04 2005-12-01 Siemens Ag Patientenliege und Verfahren zur reproduzierbaren Positionierung und Lagerung eines Patienten
AU2005277535A1 (en) * 2004-08-16 2006-03-02 John P. Biondo Dynamic cellular person support surface
US7219380B2 (en) * 2005-04-22 2007-05-22 R&D Products, Llc Multicompartmented air mattress
WO2006135845A2 (en) 2005-06-10 2006-12-21 Hill-Rom Services, Inc. Control for pressurized bladder in a patient support apparatus
US8015972B2 (en) 2006-01-03 2011-09-13 Shahzad Pirzada System, device and process for remotely controlling a medical device
JP4072970B2 (ja) * 2006-08-30 2008-04-09 横浜ゴム株式会社 エアーセル
US9591995B2 (en) 2006-09-06 2017-03-14 J. Seth Blumberg Digital bed system
US7849545B2 (en) 2006-11-14 2010-12-14 Hill-Rom Industries Sa Control system for hospital bed mattress
US20150366367A1 (en) 2007-03-19 2015-12-24 Augustine Temperature Management LLC Electric heating pad with electrosurgical grounding
US8283602B2 (en) 2007-03-19 2012-10-09 Augustine Temperature Management LLC Heating blanket
US10201935B2 (en) 2007-03-19 2019-02-12 Augustine Temperature Management LLC Electric heating pad
JP5125219B2 (ja) * 2007-05-15 2013-01-23 横浜ゴム株式会社 エアーセル
US7784131B2 (en) * 2007-09-07 2010-08-31 Anodyne Medical Devices, Llc Distributed pressure control for support surfaces
WO2009044515A1 (ja) * 2007-10-02 2009-04-09 Molten Corporation エアマット制御装置
WO2009089647A1 (fr) * 2008-01-14 2009-07-23 Han-Chung Hsu Chaise conçue pour s'ajuster conformément à la courbure vertébrale (i) en position assise d'une personne
WO2009100579A1 (zh) * 2008-02-04 2009-08-20 Han-Chung Hsu 可根据人体坐姿脊椎曲线进行调整的座椅
WO2009105935A1 (zh) * 2008-02-27 2009-09-03 Hsu Han-Chung 可根据人体坐姿脊椎曲线调整之座椅(三)
US20100268121A1 (en) * 2009-03-18 2010-10-21 Kilborn John C Active support surface
CN201542119U (zh) * 2009-06-23 2010-08-11 许汉忠 可主动支撑人体脊椎曲线的座椅
FR2949321B1 (fr) * 2009-08-31 2011-09-16 Hill Rom Ind Sa Dispositif de support comprenant un matelas de dimensions ajustables a l'aide de cellules gonflables
US8868244B2 (en) * 2010-02-04 2014-10-21 Anodyne Medical Device, Inc. Support surface with proximity sensor and operable in low power mode
US20110185509A1 (en) * 2010-02-04 2011-08-04 Genaro David M Patient Immersion Control
US8584286B2 (en) 2010-04-27 2013-11-19 Ec Service Inc. Systems and methods for providing a self deflating cushion
CN102166082A (zh) * 2011-04-19 2011-08-31 喜临门家具股份有限公司 一种气垫分区床垫
EP2702904B1 (en) * 2011-07-28 2018-08-22 Sumitomo Riko Company Limited Mattress and control method thereof
US20130104312A1 (en) * 2011-10-26 2013-05-02 Span-America Medical Systems, Inc. Mattress with capacitive immersion control
US8973186B2 (en) * 2011-12-08 2015-03-10 Hill-Rom Services, Inc. Optimization of the operation of a patient-support apparatus based on patient response
US20130167301A1 (en) * 2011-12-28 2013-07-04 Caremed Supply Inc. Air cushion bed with sensing mat capable of detecting the lying of a patient thereon
US9468307B2 (en) 2012-09-05 2016-10-18 Stryker Corporation Inflatable mattress and control methods
JP2015165873A (ja) * 2014-03-04 2015-09-24 株式会社村田製作所 マットレス、ベッドおよびベッドシステム
US20150290027A1 (en) 2014-04-10 2015-10-15 Augustine Biomedical And Design, Llc Underbody Warming Systems with Core Temperature Monitoring
US10238222B2 (en) * 2014-09-05 2019-03-26 Raj Rao Electronically controllable pillow
WO2016077742A1 (en) 2014-11-13 2016-05-19 Augustine Temperature Management, Llc Heated underbody warming systems with electrosurgical grounding
US9308393B1 (en) 2015-01-15 2016-04-12 Dri-Em, Inc. Bed drying device, UV lights for bedsores
JP2016202790A (ja) * 2015-04-28 2016-12-08 恵寿起工業株式会社 Ctスキャン用エアマット、エアポンプ装置、ctスキャン用医療補助具、ctスキャン用エアマットの製造方法、及び被験者持ち上げ方法
US10765577B2 (en) 2015-06-30 2020-09-08 Hill-Rom Services, Inc. Microclimate system for a patient support apparatus
US10624804B2 (en) 2015-08-18 2020-04-21 Hill-Rom Services, Inc. Microclimate management airflow control based on incontinence detection
KR102013370B1 (ko) * 2017-09-11 2019-08-22 주식회사 아이오베드 에어포켓 모듈 및 이를 포함하는 에어 매트리스
CN109124162B (zh) * 2018-11-16 2021-06-04 深圳市联奕实业有限公司 软硬度可调的床垫
CN111493584A (zh) * 2019-01-31 2020-08-07 绿样实业股份有限公司 基于睡姿自动调整床面的床装置与方法
US10765580B1 (en) 2019-03-27 2020-09-08 Augustine Biomedical And Design, Llc Patient securement system for the surgical trendelenburg position
CN110411687B (zh) * 2019-07-25 2021-03-16 深圳市中深爱的寝具科技有限公司 床垫测试机及其床垫测试方法、控制装置和可读存储介质
DE102019124452A1 (de) * 2019-09-11 2021-03-11 Emma Sleep Gmbh Bettbauteil und Bett
US11178976B2 (en) * 2020-02-11 2021-11-23 Craig Adams Low air loss mattress having a low acoustic signature and interchangeable air pump cartridge
US11844733B1 (en) 2022-06-23 2023-12-19 Augustine Biomedical And Design, Llc Patient securement system for the surgical Trendelenburg position

Family Cites Families (10)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3879776A (en) * 1974-01-10 1975-04-29 Morris Solen Variable tension fluid mattress
FR2381516A1 (fr) * 1977-02-24 1978-09-22 Guigan Jean Lit d'hopital
GB1595417A (en) * 1977-03-29 1981-08-12 Welch H G Beds and mattresses
SE409653B (sv) * 1977-04-18 1979-09-03 Kaufmann Irene Som liggunderlag tjenande hjelpanordning
JPS5993524U (ja) * 1982-12-15 1984-06-25 狩野 千世子 コンピユ−タ操作によるエアマツト式ベツト
US4688283A (en) * 1983-10-17 1987-08-25 Jacobson Theodore L Mattress which conforms to body profile
NL8502789A (nl) * 1985-10-11 1987-05-04 Auping Bv Matras.
US4694520A (en) * 1986-01-15 1987-09-22 Ssi Medical Services, Inc. Patient support apparatus
US4797962A (en) * 1986-11-05 1989-01-17 Air Plus, Inc. Closed loop feedback air supply for air support beds
IE71521B1 (en) * 1987-06-01 1997-02-12 Kinetic Concepts Inc Method and apparatus for alternating pressure of a low air loss patient support system

Also Published As

Publication number Publication date
KR910000072A (ko) 1991-01-29
IE902005A1 (en) 1991-02-13
IE902005L (en) 1990-12-12
CN1047967A (zh) 1990-12-26
NO902584D0 (no) 1990-06-11
JPH03215260A (ja) 1991-09-20
IL94608A (en) 1992-12-01
ZA904515B (en) 1991-03-27
AU626424B2 (en) 1992-07-30
US4989283A (en) 1991-02-05
EP0403186A3 (en) 1991-11-06
CA2018178A1 (en) 1990-12-12
NO902584L (no) 1990-12-13
IE64768B1 (en) 1995-09-06
AU5693190A (en) 1990-12-13
FI902938A0 (fi) 1990-06-12
IL94608A0 (en) 1991-04-15
EP0403186A2 (en) 1990-12-19

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT94342A (pt) Controlo da inflacao de suportes cheios de ar
US8429774B2 (en) Lateral tilt device
US6353950B1 (en) Positional feedback system for medical mattress systems
EP2649908B1 (en) Occupant support with a migration sensitive bladder and method for migration detection
CA2304978C (en) Limb extremity positioning device and measurement method
US5476105A (en) Abduction pillow for orthopedic support
US9180066B2 (en) Supporting walking aid
Bar Evaluation of cushions using dynamic pressure measurement
CA2631041C (en) Device and method for carefully settling a patient in a defined position
Redfern et al. Local pressures with ten types of patient-support system
EP0723652B1 (en) Assessment of patient support systems
Rithalia et al. Assessment of alternating air mattresses using a time-based interface pressure threshold technique
US3513698A (en) Skin pressure analyzer
Ryan et al. A study of contact pressure points in specialised beds
US20050200489A1 (en) Cushion immersion sensor
Jeneid Static and dynamic support systems-pressure differences on the body
Allen et al. Air-fluidized beds and their ability to distribute interface pressures generated between the subject and the bed surface
WO2019079557A1 (en) DOUBLE USE MATTRESS WITH PNEUMATIC MATTRESS AND VISCOELASTIC FOAM FOR PATIENT CARE
RU2808811C2 (ru) Устройство для позиционирования тела пользователя и способ управления данным устройством
EP0868134A1 (en) Patient support mattress
Van Dijk et al. The QA pressure measurement system: an accuracy and reliability study
Tanimoto et al. Evaluation of pressure relieving posture on wheelchair and bed
Reddy et al. Bedsore biomechanics

Legal Events

Date Code Title Description
BB1A Laying open of patent application

Effective date: 19910930

FC3A Refusal

Effective date: 19980217