PT94024A - Processo de granulacao em prato - Google Patents

Processo de granulacao em prato Download PDF

Info

Publication number
PT94024A
PT94024A PT9402490A PT9402490A PT94024A PT 94024 A PT94024 A PT 94024A PT 9402490 A PT9402490 A PT 9402490A PT 9402490 A PT9402490 A PT 9402490A PT 94024 A PT94024 A PT 94024A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
ingredients
water vapor
methyl
temperature
process according
Prior art date
Application number
PT9402490A
Other languages
English (en)
Inventor
Athanasios Maroglou
Original Assignee
Du Pont
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Du Pont filed Critical Du Pont
Publication of PT94024A publication Critical patent/PT94024A/pt

Links

Landscapes

  • Agricultural Chemicals And Associated Chemicals (AREA)

Description

V E.I. DU PONT DE NEMOURS AND COMPANY w Processo de Granulação em Prato 11
Enquadramento Geral da Invenção A granulação em granuladores de disco tem sido extensivamente usada para granular minérios e farinha bruta para utilização nos fornos de cimento. Neste processo, utiliza-se um granulador de disco para misturar um conjunto de partículas sólidas com o líquido, geralmente água, e formar grânulos de um tamanho pretendido. O dispositivo utilizado é designado na presente memória descritiva como granulador de disco? é também conhecido na técnica como granulador de prato inclinado, granulador de tabuleiro, mesa de granulação, tabuleiro inclinado ou tabuleiro de revestimento. 1 /
Um dos inconvenientes da granulação com granulador de disco, reside no facto de o líquido aplicado durante a operação de granulação ter de ser retirado numa operação de secagem posterior. Em muitos casos, a operação de secagem é a fase mais lenta do processo e é muitas vezes a operação que limita a capacidade. 0 pedido de patente de invenção alemã DE 3 246 493 ( publicado em 20 de Junho de 1984 ) refere um processo para a produção de grânulos dispersáveis em água ou solúveis em água submetendo um material pulverizado, tal como um produto agroquímico, a um movimento de rolamento ou de rotação e pulverizando com vapor de água que tem uma temperatura compreendida entre 25 e 100 a C. No entanto, este processo utiliza gotículas de vapor muito finas (inferiores a 100 micrómetros), não se adiciona água e a temperatura refere-se apenas à temperatura do próprio vapor e não à dos ingredientes presentes no leito do granulador de disco.
Constitui um objecto da presente invenção proporcionar um processo aperfeiçoado para a granulação em granulador de disco utilizando uma quantidade mínima de água.
Constitui ainda um outro objecto da presente invenção proporcionar um processo de granulação em granulador de disco que utiliza vapor de água sob alta pressão. 2
il
Estes e outros objectos, propriedades características e vantagens da presente invenção serão facilmente compreendidos fazendo referência à descrição seguinte da invenção.
SUMARIO DA INVENÇÃO A requerente descobriu que o processo para a granulação em granulador de disco pode ser melhorado se se aplicar uma quantidade suficiente de vapor de água saturado ou sobreaquecido aos ingredientes sobre a superfície do tabuleiro rotativo para fazer subir a sua temperatura para 30 - 1202 c, preferivelmente 35 - 702 c. A adição deste vapor de água diminui a quantidade de líquido necessária para a granulação, necessitando desta forma menos tempo de secagem para se obterem os grânulos do produto. 0 processo é particularmente útil na granulação de ingredientes que normalmente requerem grandes quantidades de humidade durante a granulação. O processo aperfeiçoado da presente invenção pode ser utilizado para granular muitos materiais. É particularmente útil para granular produtos químicos para protecção de colheitas.
Quando esses materiais são granulados com vapor de água, os grânulos resultantes apresentam óptimas propriedades, tais como dispersão rápida em vários fluidos ( por exemplo, água ) e 3 / resistência ao atrito.
DESCRICÃO DO DESENHO 0 desenho anexo representa uma vista de um granulador de disco convencional que tem meios para aplicar vapor de água aos ingredientes que se encontram sobre a superfície do disco.
DESCRICÃO DA INVENÇÃO A presente invenção refere-se a um processo aperfeiçoado para a granulação em granulador de^ disco por aplicação simultânea de calor e de humidade, sob a forma de vapor de água saturado ou sobreaquecido, aos ingredientes em rotação sobre a superfície do disco rotativo.
Um dispositivo utilizado no processo de acordo com a presente invenção é seguidamente descrito com referência ao desenho anexo.
Qualquer granulador de disco convencional pode ser modificado para ser utilizado no processo de acordo com a presente invenção, figura representa um desenho simplificado de um modelo convencional. 4
Um disco ( tabuleiro ) cilíndrico pouco profundo (1) está ligado a uma base de suporte (2) e roda em torno de um eixo inclinado. A rotação é realizada por um dispositivo de accionamento ( não representado ) que é operavelmente ligado ao disco (1) através do veio (3). o ângulo de inclinação e a velocidade de rotação do tabuleiro são geralmente variáveis e são ajustados como é convencional para se obter o tamanho de grânulos pretendidos.
Os ingredientes que são granulados no disco são uma mistura de sólidos e líquido, geralmente água. Os sólidos são alimentados à superfície do tabuleiro através de um meio de descarga (4) e o liquido é fornecido por meio de pulverizadores (5). Os sólidos podem ser ou um material ou uma mistura de materiais e frequentemente é desejável previamente moer para se obter um tamanho de partículas compreendido entre 2 e 30 micrómetros. Os sólidos podem também ser obtidos parcialmente por uma reciclagem do produto granular de dimensões maiores e menores do que as pretendidas.
Em funcionamento, é desejável que o líquido seja pulverizado sobre um leito em movimento constituído por materiais sólidos e absorvido por eles e não pulverizado sobre a superfície do tabuleiro. 0 tamanho das gotículas pulverizadas é determinado de maneira convencional, isto é, é função do tamanho da alimentação e do tamanho dos grânulos pretendido. Quanto mais finamente for pulverizado o líquido, menor serão os grânulos. 5
0 granulador pode também possuir um raspador na parede lateral (6) e um raspador no fundo (7) para evitar a acumulação dos ingredientes nas superfícies do tabuleiro. 0 raspador do fundo pode ser do tipo com movimento alternativo e pode também servir para manter um depósito uniforme de material sobre a superfície do tabuleiro.
No dispositivo de acordo com a presente invenção, o vapor de água é saturado ou sobreaquecido e é aplicado aos ingredientes que se encontram no tabuleiro. Assim, o vapor de água é fornecido através de uma conduta (8) e passa por uma válvula de medição (9) para uma série de injectores (10). Os injectores podem ficar situados em qualquer posição sobre a superfície do tabuleiro que permita o contacto eficiente com os ingredientes animados de movimento de rotação. A localização do injector é escolhida de maneira a obterem-se grânulos com o tamanho pretendido.
Em funcionamento, os produtos sólidos, muitas vezes previamente moídos, são continuamente alimentados ao tabuleiro através da abertura (4) e adiciona-se água por meio do pulverizador (5) de acordo com a maneira convencional. Vapor de água é também introduzido no tabuleiro (1) em rotação por meio de injectores (10). 0 caudal da adição de vapor de água saturado ou sobreaquecido é ajustado por meio da válvula (9) para se obter uma temperatura do leito do tabuleiro compreendida entre 30 e 1202 c, preferivelmente entre 35 e 702 c. 6
A temperatura do próprio vapor de água que é aplicado ao tabuleiro é maior ou igual a 1002 c, preferivelmente compreendida entre 100 e 4002 C. A temperatura máxima da mistura dos ingredientes é limitada apenas pela estabilidade ou pelo ponto de fusão das partículas sólidas. Em funcionamento, o efeito benéfico da adição do vapor de água não é geralmente observado a temperaturas inferiores a 302 c. Quando os ingredientes são misturados e tratados com vapor de água, os grânulos aumentam de tamanho e os grânulos de maiores dimensões extravasam da periferia do fundo do tabuleiro de acordo com a maneira usual. O ângulo de inclinação do disco e o seu número de rotações são escolhidos usando as relações conhecidas para proporcionar a formação dos grânulos pretendida. A quantidade de água adicionada é determinada com base no tamanho dos grânulos pretendido. Quando se introduz o vapor de água e a temperatura do tabuleiro sobe, a necessidade de humidade para se atingir um tamanho pretendido dos grânulos é reduzida em mais de 30 a 40 % e, preferivelmente, pelo menos 20 %. É evidente que o dispositivo representado na Figura é apenas ilustrativo. De acordo com uma outra forma de realização útil (não representada), o tabuleiro é rodado no sentido do movimento dos ponteiros do relógio com os injectores de vapor de água situados perto do ponto em que os grânulos extravasam. Quando este tabuleiro roda, depois da adição do vapor de água, a água é 7 / adicionada e então tem lugar a pré-mistura dos ingredientes sólidos.
As vantagens da presente invenção resultam do facto de ser necessária menos humidade no processo de granulação; este facto tem como resultado a diminuição substancial do tempo de secagem necessário para eliminar a água dos grânulos do produto. Assim, o processo de granulação necessita de menor capacidade de secagem. Diminui-se dessa forma também a decomposição dos materiais que têm uma limitada estabilidade em água durante a operação de granulação, visto que o material é posto em contacto com uma quantidade substancialmente menor de água do que no processo da técnica anterior. t também útil o grande tamanho e a elevada qualidade dos grânulos do produto em comparação com os formados sem aumento da temperatura da mistura, visto que o produto é menos submetido a atrito durante o manuseamento e o produto final tem muito melhor aspecto devido aos grânulos uniformes e de grande tamanho. A expressão " produto químico de protecção de culturas ” pretende-se que se refira a composições biologicamente activas que contêm produtos químicos e que são eficazes para matar pestes ou evitar ou controlar o seu desenvolvimento. Estes produtos químicos são vulgarmente conhecidos como agentes herbicidas, fungicidas, insecticidas, nematocidas, acaricidas, miticidas, virucidas, algicidas, bactericidas, reguladores do 8
desenvolvimento de plantas e os seus sais apropriados para fins agrícolas.
Estes produtos químicos podem ser solúveis em água ou insolúveis em água e podem ser sólidos ou líquidos à temperatura ambiente, desde que os líquidos sejam primeiramente absorvidos em veículos sólidos antes de se efectuar a granulação.
No quadro 1, indicam-se exemplos de produtos químicos de protecção de culturas apropriados, mas eles não são limitativos. 9
HERBICIDAS QUADRO 1
Composto na Nome Comum Ponto de Fusãofaç) Nome Químico 1 acifluorfen 142-160 2 alachlor 39- 42 3 asulam 142-144 4 atrazine 175-177 5 bensulfuron 185-188 metilo 6 bentazon 137-139
Acido 5-[2-cloro-4-(trifluormetil) --fenoxi-2-nitro-benzoico 2-Cloro-2' ,6'--dietil-N-(metoximetil) -acetamilida [(4-Aminofenil)--sulfonil]-carbonato de metilo 6-Cloro-N-etil-N'--(l-metiletil)-1,3,5-triazina-2,4-diami-na 2-[[[[(4,6-Dimetoxi -2-pirimidinil) --amino]-carbonil] --amino]-sulfonil) --metilj-benzoato de metil 2,2-Dióxido de 3-(l metiletil) -(1H) -2,1J
Composto na Nome Comum Ponto de Fusão(zç) Nome Químico 7 bromacil 158-159 8 bromoxynil 194-195 9 chloramben 200-201 10 chlorimuron >100 Etilo 11 chloroxuron 151-152 12 chlorsulfuron 174-178 13 chlortoluron 147-148
3-benzotriadiaz ina--4(3H)-ona 5-Bromo-6-metil-3--(1-metilpropil)-2,4 (1H,3H)-pirimidina--diona 3,5 - Dibromo -4 -hidroxibenzo-nitrilo Acido 3-amino-2,5--dicloro benzoico -2-[[[[(4-cloro-6-metoxi-2-pirimidinil -amino]-carbonil]-amino] -sulfonil]-benzoato de etilo Ν'-[4- ( 4 - cloro--fenoxi)-fenil]-N,N-dimetil ureia 2 - Cloro-N-[[(4 -metoxi-6-metil-l,3,5 -triazin-2-il)-amino]--carbonil]-benzeno--sulfonamida Ν'-(3-Cloro-4-metil fenil)-N,N-dimetil-ureia 11
CoiriDosto na Nome Comum Ponto de Fusãofac) Nome Ouímico 14 clomazone 2-[(2-clorofenil)-metil]-4,4-dimetil--3-isoxazolidinona 15 cyanazine 166-167 2-[[4 - cloro -6 -(etilamino)-1,3,5 -- triazin-2 - il] -amino] - 2 -metil -propanomitrilo 16 dazornet 104-105 Tetra-hidro - 3,5 -dimetil-2H-l,3,5--tiadiaz ino-2-tiona 17 desmediphan 120 [3-[[(Fenilamino)--carbonil]-oxi]-fenil] -carbonato de etilo 18 dicamba 114-116 Acido 3,6-dicloro-2 -metoxibenzoico 19 dichlobenil 139-145 2,6-Diclorobenzo-nitrilo 20 dichlorprop 117-118 Ácido (+)-2-(2,4-diclorofenoxi)-propanoico 21 diphenamid 134-135 N, N-Dimetil-íV-f enil benzeno-acetamida 22 dipropetryn 104-106 6-(Etilio)-N,N'-bis -(1-metiletil)-1,3,5-triazina-2,4-diamina 12
Composto na Nome Comum Ponto de FusãofgC) Nome Químico 23 diuron 158-159 24 thiameturon >100 25 >100 26 fenac 156 27 fenuron 133-134 28 fluometuron 163-164 29 fluridone 151-154
«o» N' - (3,4-Diclorof enil) -N,N-dimetil-ureia 3-[C[[(4-metoxi- 6-metil-1,3,5-triazin— -2 - il) - amino ] --carbonil]-amino] -sulfonil]-2-tiofeno - carboxilato de metilo 2-[[[[N-(4-Metoxi--6-metil-l,3,5-triazin--2-il)-N-metilamino]-carbonil] - amino]-sulfonil]-benzoato de metilo ✓ Acido 2,3,6-tricloro benzeno-acético Ν,Ν-Dimetil- N'--fenil-ureia N,N-Dimetil-N'-[3--(trifluormetil)-fenil] -ureia l-Metil-3-fenil-5--[3-(trifluormetil)--fenil]-4(1H)-piridi-nona 13
Composto na Nome Comum Ponto de Fusão(gÇ^ Nome Químico 30 fomesafen 220-221 31 glyphosate 200 32 hexazinone 115-117 33 imazamethabenz >100 34 imazaquin 219-222
5- [2-cloro-4-(tri-fluormetil)-fenoxi] -N-(metil-sulfonil)--2-nitrobenzamida N-(Fosfonometil)-glicina 3-Ciclo-hexil-6-(dimetilamino)-1-metil-1,3,5-triazino -2,4(1H,3H)-diona Ester de metilo do ácido 6-(4-isopro-pil-4-metil-5-oxo--2-imidazolin-2-il)— -m-toluico e ester de metilo do ácido 6- (4-isopropil-4-metil-5-oxo-2-imida zolin-2 -il) -p - -toluico Acido 2-[4,5-dihi -dro-4-metil-4-(1--metiletil)-5-oxo--lH-imidazol-2-il]--3-quinolina-carbo-xílico. 14 / '
Comoosto ns Nome Comum Ponto de Fusão(QC) Nome Ouímico 35 imazethapyr 172-175 Acido(+)-2-[4,5-di--hidro-4-metil-4-[1--metiletil)-5-oxo-lH-imidazol-2-il) -5-etil-3-piridina-carboxílico 36 ioxynil 209 4-Hidroxi-3,5-diiodo _ benzonitrilo 37 isoproturon 155-156 N-(4-Isopropilfenil) -Ν',N1-dimetil--ureia 38 isouron 119-120 Ν'- [5 - (1,1 -Dimetiletil) - 3 -isoxazolil] -N,N --Dimetil-ureia 39 isoxaben 176-179 N-[3-(1 -Etil -1 --metil-propil) -5 --isoxazolil] -2,6 --dimetoxi-benzamida 40 karbutilate 176-178 3-[[(Dimetilamino)--carbonil]-amino]--fenil-(1,l-dimetiletil) -carbonato 41 lenacil 316-317 3-Ciclo-hexil-6,7 -di-hidro-lH-ciclo --pentapirimidino-2,4 15 / . .. ..*,***»
Comoosto ηδ Nome Comum Ponto de Fusão(&C) Nome Químico (311,511) -diona 42 linuron 93-94 3-(3,4-Diclorofenil) -1-metoxi-l-metil-ureia 43 MCPA 100-115 r Acido 4-cloro-2-metil -fenoxi)-acético 44 MCPB 100 Acido 4-(4-cloro-2-metil-fenoxi)-butanóico 45 mefluidide 183-185 N-[2,4-dimetil -5 -[[(trifluormetil)-subfonil]-amino]-fenil]-acetamida 46 methabenz- thiazuron 119-120 1,3-Dimetil-3-(2--bluzotiazolil)--ureia 47 methazole 123-124 2-(3,4-dicloro-fenil)-4-metil--1,2,4-oxadiazo-lidine-3,5-diona 48 metolachlor líquid 2-cloro-6ietil-N-N-(2-metoxil-l-metiletil-acet-toluidina 49 metribuzin 125-126 4-Amino-6-(1,l-dime-tiletil)3-metiltio) 1,2,4-triazino-5 (4H)-ona 16
Composto na Nome Comum Ponto de Fusãofgç] Nome Químico 50 metsulfuron 163-166 methyl 51 monuron 174-175 52 naptalam 185 53 neburon 102-103 54 nitralin 151-152 55 norflurazon 174-180 56 oryzalin 141-142 57 perfluidone 142-144 2-C c C C(4-Metoxi-6--metil-1,3,5-triazin -2-il)-aminoj-carbonil] -amino]-sulfonil]-benzoat de metilo N1-(4-Clorofenil)-N^ N-dimetil-ureia / Acido 2-[(1-naftale — nilamino-carbonil]-benzoico l-Butil-3-(3,4-diclo -rofenil)-l-metil-ureia 4-(Metil-sulfonil)--2,6-dimitro-N,N--dipropil-anilina 4-Cloro-5-(metila-mino)-2-[3-(tri-fluormetil)-fenil]--3(2H)-piridazinona 4-(Dipropilamino)--3,5-dinitrobenzeno--sulfonamida 1,1,l-Triflúor-N-[2-metil-4-(fenil--sulfonil)-fenil]-
Composto na Nome Comum Ponto de Fusão(aC^ Nome Químico % -metano-sulfonamida 58 phenmedipham 143-144 (3-Metil-fenil)-car bamato)de 3-[(metoxi -carbonil) - amino] 59 picloram >215 fenilo / Acido 4-amino-3,5,6- (DEC) -tricloro-2-piridino -carboxilico 60 prometryn 118-120 N,N'-Bis-(1-metile-til)-6-(metiltio)-1,3,5-triazina-2,4--diamina 61 pronamide 155-156 3,5-Dicloro-N-(1,1-dimetil-2-propinil) -benzamida 62 propazine 212-214 6-cloro-N,N'-bis-(1--metiletil-1,3,5-triazin -2,4-diamina 63 pyrazon 205-206 5-Amino-4 -cloro 2--fenil-3(2H)-piridazi nona 64 siduron 133-138 N-(2-Metil -ciclo --hexil)-N*- fenil -- ureia 65 simazine 225-227 6-Cloro-N,N'-dietil -1,3,5-triazina-2,4- -diamina
Composto ns Nome Comum Ponto de Fusão^C^ Nome Químico 66 sulfometuron 182-189 methyl 67 tebuthiuron 161-164 68 terbacil 175-177 69 terbuthyl- 177-179 azine 70 terbutryn 104-105 71 triclopyr 148-150 72 trifluralin 48-49 2-[[[[(4,6-Dimetil--2-pirimidinil)-amino]-carbonil]--amino]-sulfonil] -benzoato de metilo N-[5-(1,1-Dimetile-til)-1,3,4-tiadiazol--2-i1]-N,N'-dimetil--ureia 5- Cloro-3-(1,1-dime -tiletil)-6-metil- 2,4(1H,3H)-pirimi-dinadiona 2-(tércio-brutilami no)-4-cloro-6-(etila mino)-s-triazina N-(1,1-Dimetiletil) -N'-etil-6-(metiltio) -1,3,5,triazina-2,4- -diamina / Acido[(3,5,6-triclo ro-2-piridinil) -oxdj--acético c<, tK , « -trif luoro-2y 6- dinitro-N,N-dipro pil-p-toluidina
Composto ns Nome Comum Ponto de Fusãofac^ Nome Químico 73 2,4-D 140 74 2,4-DB 119-120 75 triasulfuron >100 76 primisulfuron >100 77 >100 78 NC-311 170-172 79 160-162
Acido(2,4-dicloro--fenoxi)-acético Acido 4-(2,4-dicloro fenoxi) - butanóico 3-(6-metoxi-4-metil--1,3,5-triazin-2-il)-1-[2-(2-cloroetoxi)-fenil-sulfonil]-ureia [2-/3-(4,6,difluorme-toxipirimidin-2-il--ureído-sulfonil]--benzoato de metilo [2-/3-(4,6-bis-(difluo metoxi)-pirimidin-2--il)-ureído-sulfonil] -benzoato de metilo N-[(4-Metoxi-6-metil--pirimidin-2-il)-amino carbonil]-4-metoxicar bonil-l-metil-5-pira zol-sulfonamida N-[[(4,6-Dimetoxi-2--pirimidinil)-amino]--carbonil]-3-(etil-sulfonil)-2-piridina--sulfonamida 20
\
Composto ng Nome Comum Ponto de Fusão(sç) Nome Químico 80 ----- 152-159 2-[[[[(4,6-Dimetoxi- 2-pirimidinil)-amino] -carbonil ] -amino ] -sulf onilj -N,N-dimetil-3-piridina -carboxamida 81 ----- 204-206 2-[[[[[4-etoxi—6-(me tilamino)-1,3,5-tria . zin-2-il]-amino]--carbonil]-amino]--sulfonil] benzoato de metilo 21
i * FUNGICIDAS
Composto ns Nome Comum Ponto de Fusãofsç) Nome Químico 82 83 84 85 86 87 88 89 carbendazim 302-307 thiuram 146 dodine 136 chloroneb 133-135 cymoxanil 160-161 captan 178 folpet 177 thiophanate- 195 metil 2-Benz imidazol-carbo nato de metilo Dissulfureto de tetra-metil-tiurama Acetato de n-dodecil-guanida 1,4-Dicloro-2,5--dimetoxi-benzeno 2-ciano-N-etilcarba-moil-2-metoxi-imino--acetamida N-triclorometil-tetra hidroftalamida N-triclorometil--tioftalimida 4,4'-(o-fenileno)--bis-(3-tio-alofanato) de dimetilo 22
Comoosto 90 91 92 93 94 95 96 97
Nome Comum Ponto de Fusão(SC) Nome Químico thiabendazole 304-305 chlorothalonil 240-241 dichloran 195 captafol 160-161 iprodione 133-136 vinclozolin 108 Kasugamycin 202-204 (DEC) triadimenol 121-127 2- (Tiazol-4-il)--benzimidazol Tetracloro-isoftalo--nitrilo 2, 6-Dicloro-4-nitro--anilina
Cis-N-[(1,1,2,2-tetra~ cloroetil)-tio]-ciclo _ -hex-4-eno-l,2-dicar-boximida 3- (3,5-Diclorofenil)— -N-(1-metiletil)-2,4--dioxo-l-imidazolidina--carboxamida 3-(3,5-Diclorofenil) --5-etenil-5-metil--2,4-oxazolidina-diona casugamicina
Beta-(4-clorofenoxi) - QC-(1,l-dimetiletil--1H-1,2,4-triazol-l-etanol 23
ConiDosto η 2 Nome Comum Ponto de Fusão(SC} Nome Ouímico f * 98 Flutriafol 130 +-(2-Fluorfenil)--K-(4-fluorfenil)--1H-1,2,4-Triazol-l-etanol 99 flusilazol 52-53 HC1 201-203 l-[[Bis-(4-fluor -fenil)-metil-silil]--metil]-1H-1,2,4--triazol 100 hexaconazole 111 (+/-) - c<-Butil- £*; -(2,4-diclorofenil) 1H-1,2,4-triazol-1-etanol 101 fenarimol 117-119 - (2-Clorofenil) -0< --(4-clorofenil)-5--piridinametanol 24
BACTERICIDAS
Composto nõ Nome Comum Ponto de Fusãofaç^ Nome Químico
102 oxytetracycline 181-182 diydrate DEC
ACARICIDAS 103 Hexathiazox 108-109 104 oxythioquinox 169-170 105 dienochlor 122-123 106 cyhexatin 245 /
Oxitetraciclina[di -hi-dratada]
Trans-5-(4-clorofe-nil)-N-ciclo-hexil--4-meti1-2-oxo-3--triazolidina-carboxamida 6-Metil-l,3-ditiolo--[2,3-B]-quinonolino--2-ona Bis-(pentacloro-2,4- -ciclopentadien-1- -ilo Hidróxido de triciclo hexil-estanho 25 /
Composto ns Nome Comum Ponto de Fusão($C) Nome Químico
INSECTICIDAS 107 carbofuran 150-152 108 carbaryl 142 109 thiodicarb 173-174 110 deltamethrin 98-101 111 methomyl 78-79
Ester de ácido metil- carbâmico com 2,3-di- hidro-2,2-dimetil-7- benzofuranol Ester de ácido metil carbâmico com a-na - ftol N,N1-[Tio-bis-(N-metilimino)-carbo-niloxi]-bis-(etani-midotioato) de dimetilo carboxilato de --Ciano-3-fenoxi-benzilcis-3-(2,2-dibromovinil)-2,2--dimetil-ciclopropano N-(metil-carbamoilo-xi)-tio-acetimidato de S-metilo 26 / •r QUADRO 1
Os exemplos seguintes servem para ilustrar melhor as várias formas de realização da presente invenção e não se pretende que a limitem de qualquer maneira.
EXEMPLOS
Exemplo l
Empregou-se, para produzir grânulos de herbicida, um granulador de tabuleiro convencional ( Mars Mineral DP 14 ) , depois de ser modificado para permitir a adição de vapor de água.
Diâmetro do tabuleiro 35,6 cm
Angulo do tabuleiro 55
Velocidade de rotação do tabuleiro 39 rotações/minuto 27 6,4 cm
Altura da parede do tabuleiro
No dispositivo, introduziu-se uma pré-mistura previamente moída de ingredientes sólidos com a seguinte composição em peso: 84% de 5-bromo-6-metil-3-(1-metil-propil)-2,4(1H,3H)-pirimidina diona, 5% de agente dispersante, 2% de agente molhante, 6% de agente ligante, 3% de diluente, numa quantidade igual a 140g/minuto.
Adicionou-se primeiramente água ao tabuleiro com um caudal tal que o teor de humidade fosse igual a 15% em peso. Em seguida, diminuiu-se a alimentação de água para se obter um teor de humidade igual a 11% em peso e adicionou-se vapor de água suficiente para fazer subir a temperatura dos ingredientes do tabuleiro para 32a C. A adição do vapor de água diminui o tempo de secagem de cerca de dez minutos para sete minutos e a qualidade observada do
produto granular era boa. 0 tamanho dos grânulos variava entre cerca de 500 e 3.000 micrómetros.
Exemplo 2
Para produzir grânulos de herbicida, empregou-se um granulador de tabuleiro convencional ( Teladyne Corp. ) , depois de modificado para permitir a adição de vapor de água ao tabuleiro.
Diâmetro do tabuleiro 91,4 cm
Angulo do tabuleiro ... 55
Altura da parede do tabuleiro 16,5 cm
Velocidade de rotação do tabuleiro 22-28 rotações/minuto. 29
No granulador, introduziu-se uma pré-mistura préviamente moída de ingredientes sólidos com a seguinte composição: 92,8% de 2 -{[4-cloro-6-(etilamino)-l,3,5-triazin-2-il]-amino}·--2-metil-propanonitrilo, 5,7% de agente dispersante, 1 % de agente molhante, 0,5% de agente anti-espumificante, em quantidade igual a 136 quilogramas por hora.
Em funcionamento, a necessidade de humidade para a granulação em tabuleiro desceu de 18 - 20% de água para 11 - 13% quando se adicionou vapor de água com um caudal suficiente para originar uma temperatura do material no tabuleiro igual a 65 -75 a C. O tempo de secagem diminuiu de cerca de oito minutos para seis minutos com a utilização de vapor de água. o tamanho dos grânulos variava entre cerca de 300 e 3.000 micrõmetros e os grânulos eram de forma uniformemente esférica. 30 /
Exemplo 3
Utilizou-se o granulador do Exemplo 2 para granular a seguinte pré-mistura adicionada em quantidade igual a 136 quilogramas/hora: 69,6% de 2-{[4-cloro-6-(etilamino)-1,3,5-triazin-2-il]-amino} --2-metil-propanonitrilo, 23,2% de õ-cloro-N-etil-lP-íl-metil-etilJ-l^S-triazina^^--diamina, 5,7% de agente dispersante, 1 % de agente molhante, 0,5 % de agente anti-espumificante. A necessidade de humidade para a granulação em tabuleiro desceu de 18-20% de água para 11 - 14 % quando se utilizou vapor de água para aumentar a temperatura do material contido no tabuleiro para 65 - 70 s c. O tempo de secagem diminuiu de cerca de 8 minutos para 6 minutos. A granulometria dos grânulos estava compreendida dentro do intervalo de cerca de 300 a 3000 micrómetros e os grânulos tinham uniformemente a forma esférica. 31

Claims (13)

  1. REIVINDICAÇÕES 1. - Processo aperfeiçoado para granular em prato, caracterizado pelo facto de compreender a aplicação de suficiente vapor de água saturado ou superaquecido aos ingredientes na superfície do prato animado de movimento de rotação para aumentar a sua temperatura para 30 - 120°C.
  2. 2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a temperatura ser 35 - 70°C.
  3. 3. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de pelo menos um dos ingredientes ser um produto químico sólido para protecção de culturas. 4.-. -33-
  4. 4. - Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo facto de o produto químico sólido de protecção de culturas ser escolhido do grupo que consiste em herbicidas, fungicidas, insecti-cidas, nematodicidas, acaricidas, miticidas, virucidas, algicidas, bactericidas, reguladores do crescimento de plantas e os seus sais aceitáveis em agricultura.
  5. 5. - Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo facto de o produto químico .sólido de protecção de culturas ser 5-bromo-6-metil-3-(1-metilpropil)-2,4-(1H,3H)-pirimidinodiona.
  6. 6. - Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo facto de o produto químico sólido de protecção de culturas ser o 2-| C. 4-cloro-6-(etilamino)-l,3,5-triazin-2-il J-amino j-2-metil- propanonitrilo.
  7. 7. - Processo de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo facto de o produto químico sólido para protecção de culturas ser a 6-cloro-N-etil-N^-(metiletil)-l,3,5-triazino-2,4-diamina.
  8. 8. - Processo de acordo com a eivindicaçio 1, caracterizado pelo facto de os ingredientes incluirem produtos sólidos que foram previamente moídos até um tamanho das partículas de 2 - 30 micró-metros. 9.-. -34-
  9. 9. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de o vapor de água ser introduzido a uma temperatura de pelo menos 100°C.
  10. 10. - Processo de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo facto de o vapor de água ser introduzido a uma temperatura de 100 - 400°C.
  11. 11. - Processo aperfeiçoado para a granulação em prato, caracterizado pelo facto de compreender a aplicação de vapor de água saturado ou sobreaquecido suficiente aos ingredientes na superfície do prato rotativo para reduzir a quantidade de líquido necessária para a granulação de pelo menos 20%.
  12. 12. - Processo aperfeiçoado para a granulação em prato, caracterizado pelo facto de compreender a aplicação de suficiente vapor de água saturado ou sobreaquecido aos ingredientes na superfície do prato rotativo para fazer subir a temperatura para 30 - 120°C, compreendendo os ingredientes produtos sólidos e líquidos, sendo os líquidos aplicados por pulverização.
  13. 13. - Processo de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo facto de o líquido ser água, Lisboa, 11 de Maio de 1990
    I
PT9402490A 1990-03-06 1990-05-11 Processo de granulacao em prato PT94024A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
US48938390A 1990-03-06 1990-03-06

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT94024A true PT94024A (pt) 1991-09-30

Family

ID=23943632

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9402490A PT94024A (pt) 1990-03-06 1990-05-11 Processo de granulacao em prato

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT94024A (pt)

Similar Documents

Publication Publication Date Title
DE69106349T2 (de) Wasserdispergierbare oder wasserlösliche pestizide granulate aus hitzeaktivierten bindemitteln.
US5474971A (en) Water-dispersible granular agricultural compositions made by heat extrusion
US5180587A (en) Tablet formulations of pesticides
CN1057086C (zh) 苯基磺酰脲类化合物、制备其的方法、其用作除草剂及包含它的除草组合物
US5229356A (en) Slow release compositions comprising heterocyclic sulfonylurea herbicides, paraffin wax, hydrocarbon polymers, and particulate fillers
BR112012002805B1 (pt) Composição para liberação de um ingrediente ativo agrícola, e métodos para controlar insetos, ácaros, doenças de planta ou ervas daninhas, e para sintetizar uma mesocápsula
MX2007001066A (es) Formulacion quimica agricola de liberacion controlada.
JPH0611682B2 (ja) 水分散性粒剤
CS228530B2 (en) Solid pesticides with slow releasing of an effective agent and method of producing the same
BG62232B1 (bg) Метод за повишаване на хербицидна активност,хербициден състав и състав за повишаване на активността
PT91617B (pt) Processo para a preparacao de granulos pesticidas dispersaveis ou soluveis em agua
JP2000351701A (ja) 水面浮遊性農薬固形製剤
CN1332600C (zh) 农业和园艺用水分散粒剂
LT3523B (en) Tablet formulations of pesticides
PL107067B1 (pl) Srodek do ochrony roslin i zwalczania szkodnikow
PT94024A (pt) Processo de granulacao em prato
NZ233432A (en) Pan-granulating process using steam
BRPI0923218B1 (pt) Composição de resina contendo acetamiprid, e, método para produzir uma composição de resina contendo acetamiprid
JPH08319201A (ja) 硬度の良好な農薬粒剤組成物
JP4421309B2 (ja) 農園芸用顆粒水和剤
CS223997B2 (en) Herbicide means
DD293737A5 (de) Verfahren zum granulieren mit granulierteller
HU201224B (en) Herbicidal compositions with synergetic effect and process for inhibiting growth of wheeds
KR100708819B1 (ko) 무논용 농약 제제, 그의 제조방법 및 살포 방법
JPH066561B2 (ja) N−(3−クロロ−4−イソプロピルフエニル)−2−メチル−2−ペンテン酸アミドおよび選択性殺草剤

Legal Events

Date Code Title Description
FC3A Refusal

Effective date: 19960219