PT9344U - Cadeira de rodas - Google Patents
Cadeira de rodas Download PDFInfo
- Publication number
- PT9344U PT9344U PT934496U PT934496U PT9344U PT 9344 U PT9344 U PT 9344U PT 934496 U PT934496 U PT 934496U PT 934496 U PT934496 U PT 934496U PT 9344 U PT9344 U PT 9344U
- Authority
- PT
- Portugal
- Prior art keywords
- chair
- support
- seat
- plastic
- welds
- Prior art date
Links
Landscapes
- Chairs Characterized By Structure (AREA)
Description
1 DESCRIÇÃO "CADEIRA DE RODAS"
OBJECTO DA INVENÇÃO O presente Modelo de Utilidade diz respeito a uma cadeira de rodas, do tipo das cadeiras que se articulam lateralmente, utilizadas por diminuídos físicos e, em hospitais, na transferência de doentes.
Este Modelo é caracterizado pela incorporação de peças de encaixe em plástico que evitam o recurso às soldaduras habituais nos perfis tubulares metálicos, o que determina uma maior facilidade na construção e na substituição de componentes, assim como uma diminuição no peso da cadeira, facilitando o seu transporte e o seu empilhamento.
Estas peças são os suportes dianteiro e posterior do assento e as peças centrais de articulação em tesoura da cadeira.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO São sobejamente conhecidas e não requerem qualquer comentário as cadeiras de rodas para uso hospitalar e para uso de pessoas com limitações físicas. Ê conhecida a Patente Americana Na. US 5284350 na qual a montagem dos diversos elementos, como por exemplo, os apoios 2 dos pés e as rodas pequenas direccionáveis, são feitos por aparafusamento à estrutura base e, portanto, tal não permite a união de estruturas tubulares sem soldaduras e estas estruturas não podem ser construídas a partir de material leve, tal como, plástico com a vantagem de uma fácil montagem e desmontagem.
Inclusivamente, as cadeiras de rodas que se apresentam articuladas, para a sua articulação em tesoura, para efeitos de maior capacidade de armazenamento e de transporte sem o res-pectivo utente, são produtos de grande difusão e de aplicação conhecida.
Até agora não é conhecida a existência de cadeiras articuladas que incorporem, entre os seus perfis tubulares, uniões estandardizadas e especiais de material plástico.
Estas uniões facilitam a sua substituição e reduzem o peso geral do conjunto, sem detrimento da sua resistência e, além disso, aumentam a sua maneabilidade por parte do utente di-recto.
Isto representa uma grande melhoria no seu fabrico, uma vez que são eliminadas as soldaduras, o que permite uma montagem modular. DESCRIÇÃO do invento 0 Modelo de Utilidade, objecto da presente descrição, diz " 3 respeito a uma cadeira de rodas, do tipo das cadeiras articuladas lateralmente pelo sistema de fecho em tesoura, habitualmente utilizadas por diminuídos físicos e, também, no serviço dos hospitais para a transferência de doentes e para uso directo por parte destes.
Este Modelo é caracterizado pela incorporação de três grupos diferentes de peças, de união dos perfis tubulares da cadeira, construídas em material plástico, de resistência adequada aos fins previstos e de baixo peso.
Estes perfis de plástico evitam a realização de soldaduras nos habituais perfis tubulares metálicos, o que determina uma maior facilidade construtiva da cadeira na sua montagem e, também, na substituição de componentes.
Além do mais, proporciona uma diminuição geral do seu peso, o que facilita o seu transporte, o seu empilhamento ou alinhamento ou, simplesmente, o manuseamento da cadeira por parte do utente a partir de uma cama, de um assento de veículo, etc. .
Estas três peças citadas são, respectivamente, os dois suportes do assento, dianteiro e posterior e, finalmente, as peças centrais de articulação em tesoura da cadeira. 0 suporte dianteiro serve de suporte e fixação do suporte de pés e dispõe de duas ligações dos tubos superior e inferior, mais um apoio superior de suporte da extremidade da 4 t !
V couceira do material do assento. 0 suporte posterior dispõe de duas ligações, de passagem das couceiras inferior e superior, anteriormente citadas, mais um apoio superior de suporte da extremidade da couceira suporte do material do assento, assim como serve de apoio da roda traseira e da peça giratória do apoio dos braços.
Finalmente, a terceira peça é uma união tubular em "T" de plástico, que une os tubos da cruzeta com o lateral, permitindo a sua articulação.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Para complementar a descrição que se está levando a efeito e com o objectivo de facilitar a melhor e mais fácil compreensão das características do invento, a presente memória descritiva é acompanhada, como parte integrante da mesma, de um conjunto de desenhos, com carácter ilustrativo e nunca limitativo, em que: A FIG. 1 representa uma vista lateral da cadeira, incorporando os aperfeiçoamentos descritos no presente Modelo. A FIG. 2 representa uma vista de trás mostrando estes mesmos aperfeiçoamentos.
MODO PREFERENCIAL DE REALIZAÇÃO
Tendo em conta o anteriormente descrito, o presente Modelo ' 5 de Utilidade diz respeito a uma cadeira de rodas, do tipo das cadeiras que se articulam em tesoura. É caracterizada pela incorporação de três elementos de montagem dos perfis tubulares da cadeira, os dois suportes do assento, dianteiro (1) e posterior (2), de união dos tubos que formam a estrutura da cadeira, e que não necessitam de soldaduras e permitem uma montagem modular e a peça dupla (3) central, de união das estruturas tubulares sem soldaduras e de articulação em tesoura da cadeira, construídas todas em material leve mas resistente, como plástico, alumínio, etc. . 0 suporte dianteiro (1) dispõe de quatro ramificações: a vertical inferior (1.1), de inserção da forquilha (4) da roda dianteira, giratório e totalmente livre no plano horizontal; as horizontais inferiores (1.2) de fixação da couceira inferior (5) do assento e a intermédia (1.3) da couceira superior (6) e a vertical superior (1.4) de encaixe e fixação dos suportes dos pés (8).
Finalmente a peça de apoio (1.5) faz de suporte da couceira suporte (7) do material do assento. A peça de suporte posterior (2) dispõe das cruzetas (2.1) e (2.2) de passagem respectiva das couceiras (5) e (6) e de outra peça de apoio (2.3) do suporte da extremidade da couceira (7) de suporte do material do assento.
Do mesmo modo dispõe do suporte (9) para fixação do movimento 6
giratório dos apoios dos braços e do acoplamento (10) do tubo do espaldar.
Cada peça (3) dispõe de duas peças "T" (3.1), superior e inferior, de passagem das couceiras (5) e (7) e está perfurada centralmente, permitindo a articulação da cadeira. Não se torna mais extensa esta descrição, partindo do princípio que qualquer conhecedor nesta matéria terá informação suficiente para compreender o alcance da invenção e as vantagens que daí advêm, bem como para proceder à reprodução da mesma. »
Deve entender-se que, se não se alterar a essência do invento, tanto as variações nos materiais como a forma, o tamanho e a disposição dos elementos são susceptíveis de variação dentro da mesma caracterização.
Os termos utilizados na descrição e o sentido da mesma deverão ser sempre considerados de maneira não limitativa. LISBOA, 16 de DEZEMBRO de 1996
Claims (5)
1 REIVINDICAÇÕES 1°.- CADEIRA DE RODAS, do tipo das cadeiras articuladas em tesoura, compreendendo três elementos de ligação dos perfis tubulares da cadeira, construídos em material leve, como plástico, alumínio ou similares, c a r a c -terizada por - os dois suportes do assento dianteiro (1) e posterior (2), da união dos tubos que formam a estrutura da cadeira, não terem soldaduras e permitirem uma montagem e desmontagem fácil; - dispor de uma peça dupla (3) central, da união das estruturas tubulares sem soldaduras e da articulação em tesoura da cadeira; - o suporte dianteiro (1) dispor de quatro reunificações: inferior (1.1), de inserção do suporte (4) do eixo da roda dianteira, giratório e totalmente livre no plano horizontal; inferior (1.2) de fixação da couceira inferior (5) da cadeira; intermédia (1.3) da couceira superior (6); e vertical superior (1.4) de engrenagem e fixação do suporte dos pés (8); e por dispor de uma peça de apoio que faz de suporte da extremidade da couceira (7) que suporta o material do assento; - a peça de suporte traseira (2) dispor das cruzetas (2.1) de passagem respectiva para as couceiras (5) e (6) e de um ressalto (2.2) de suporte da extremidade da couceira (7) que suporta o material do assento; - dispor de dois "T" (3.1), de passagem das couceiras
1 1
REIVINDICAÇÕES 1Q.~ CADEIRA DE RODAS, do tipo das cadeiras articuladas em tesoura, compreendendo três elementos de ligação dos perfis tubulares da cadeira, construídos em material leve, como plástico, alumínio ou similares, c a r a c -terizada por - os dois suportes do assento dianteiro (1) e posterior (2), da união dos tubos que formam a estrutura da cadeira, não terem soldaduras e permitirem uma montagem e desmontagem fácil; - dispor de uma peça dupla (3) central, da união das estruturas tubulares sem soldaduras e da articulação em tesoura da cadeira; - o suporte dianteiro (1) dispor de quatro ramificações: inferior (1.1), de inserção do suporte (4) do eixo da roda dianteira, giratório e totalmente livre no plano horizontal; inferior (1.2) de fixação da couceira inferior (5) da cadeira; intermédia (1.3) da couceira superior (6); e vertical superior (1.4) de engrenagem e fixação do suporte dos pés (8); e por dispor de uma peça de apoio que faz de suporte da extremidade da couceira (7) que suporta o material do assento; - a peça de suporte traseira (2) dispor das cruzetas (2.1) de passagem respectiva para as couceiras (5) e (6) e de um ressalto (2.2) de suporte da extremidade da couceira (7) que suporta o material do assento; - dispor de dois "T" (3.1), de passagem das couceiras 2
(5) e (7) da união dos tubos de cruzeta que permitem a articulação da cadeira. LISBOA, 16 de DEZEMBRO de 1996
DSSCRIÇÍ Ο "CADEIRA DE SODAS" GBJECTO DA INVENÇÃO O presente Modelo de Utilidade diz respeito a uma cadeira de rodas, do tipo das cadeiras que se articulam lateralmente, utilizadas por diminuídos físicos e, em hospitais, na transferência de doentes. Este Modelo é caracterizado pela incorporação de peças de encaixe em plástico que evitam o recurso às soldaduras habituais nos perfis tubulares metálicos, o que determina uma maior facilidade na construção e na substituição de componentes, assim como uma diminuição no peso da cadeira, facilitando o seu transporte e o seu empilhamento. Estas peças são os suportes dianteiro e posterior do assento e as peças centrais de articulação era tesoura da cadeira. ANTECEDENTES DA INVENÇÃO São sobejamente conhecidas e não requerem qualquer comentário as cadeiras de rodas para uso hospitalar e para uso de pessoas com limitações físicas. E conhecida a Patente Americana NQ. US 5284350 na qual a montagem dos diversos elementos, como por exemplo, os apoios
dos pés e as rodas pequenas direccionáveis, são feitos por aparafusamento à estrutura base e, portanto, tal não permite a união de estruturas tubulares sem soldaduras e estas estruturas não podem ser construídas a partir de material leve, tal como, plástico com a vantagem de uma fácil montagem e desmontagem. Inclusivamente, as cadeiras de rodas que se apresentam articuladas, para a sua articulação em tesoura, para efeitos de maior capacidade de armazenamento e de transporte sem o res-pectivo utente, são produtos de grande difusão e de aplicação conhecida. Até agora não é conhecida a existência de cadeiras articuladas que incorporem, entre os seus perfis tubulares, uniões estandardizadas e especiais de material plástico. Estas uniões facilitam a sua substituição e reduzem o peso geral do conjunto, sem detrimento da sua resistência e, além disso, aumentam a sua maneabilidade por parte do utente di-recto. Isto representa uma grande melhoria no seu fabrico, uma vez que são eliminadas as soldaduras, o que permite uma montagem modular. DESCRIÇÃO do invento O Modelo de Utilidade, objecto da presente descrição, diz respeito a uma cadeira de rcdas, do tipo das cadeiras articuladas lateralmente pelo sistema de fecho em tesoura, habitualmente utilizadas por diminuídos físicos e, também, no serviço dos hospitais para a transferência de doentes e para uso direcbo por parte destes. Este Modelo é caracterizado pela incorporação de três grupos diferentes de peças, de união dos perfis tubulares da cadeira, construídas em material plástico, de resistência adequada aos fins previstos e de baixo peso. Estes perfis de plástico evitara a realização de soldaduras nos habituais perfis tubulares metálicos, o que determina uma maior facilidade construtiva da cadeira na sua montagem s, também, na substituição de componentes. Além do mais, proporciona uma diminuição geral do seu peso, o que facilita o seu transporte, o seu empilhamento ou alinhamento ou, simplesmente, o manuseamento da cadeira por parte do utente a partir de uma cama, de um assento de veículo, etc.. Estas três peças citadas são, respectivamente, os dois suportes do assento, dianteiro e posterior e, finalmente, as peças centrais de articulação em tesoura da cadeira. 0 suporte dianteiro serve de suporte e fixação do suporte de pés e dispõe de duas ligações dos tubos superior e inferior, mais um apoio superior de suporte da extremidade da 4 couceira do material do assento. 0 suporte posterior dispõe de duas ligações, de passagem das couceiras inferior e superior, anteriormente citadas, mais um apoio superior de suporte da extremidade da couceira suporte do material do assento, assim como serve de apoio da roda traseira e da peça giratória do apoio dos braços. Finalmente, a terceira peça é uma união tubular em "T" de plástico, que une os tubos da cruzeta com o lateral, permitindo a sua articulação. DESCRIÇKO DOS DESENHOS Para complementar a descrição que se está levando a efeito e com o objectivo de facilitar a melhor e mais fácil compreensão das características do invento, a presente memória descritiva é acompanhada, como parte integrante da mesma, de um conjunto de desenhos, com carácter ilustrativo e nunca limitativo, em que: A FIG. 1 representa uma vista lateral da cadeira, incorporando os aperfeiçoamentos descritos no presente Modelo. A FIG.
2 representa uma vista de trás mostrando estes mesmos aperfeiçoamentos. MODO PREFERENCIAL DE REALIZAÇfiO Tendo em conta o anteriormente descrito, o presente Modelo 5 de Utilidade diz respeito a uma cadeira de rodas, do tipo das cadeiras que se articulam em tesoura. E caracterizada pela incorporação de três elementos de montagem dos perfis tubulares da cadeira, os dois suportes do assento, dianteiro (1) e posterior (2), de união dos tubos que formam a estrutura da cadeira, e que não necessitam de soldaduras e permitem uma montagem modular e a peça dupla (3) central, de união das estruturas tubulares sem soldaduras e de articulação em tesoura da cadeira, construídas todas em material leve mas resistente, como plástico, alumínio, etc.. O suporte dianteiro (1) dispõe de quatro ramificações: a vertical inferior (1.1), de inserção da forquilha (4) da roda dianteira, giratório e totalmente livre no plano horizontal; as horizontais inferiores (1.2) de fixação da couceira inferior (5) do assento e a intermédia (1.3) da couceira superior (6) e a vertical superior (1.4) de encaixe e fixação dos suportes dos pés (8). Pinalmente a peça de apoio (1.5) faz de suporte da couceira suporte (7) do material do assento. A peça de suporte posterior (2) dispõe das cruzetas (2.1) e (2.2) de passagem respectiva das couceiras (5) e (6) e de outra peça de apoio (2.3) do suporte da extremidade da couceira (7) de suporte do material do assento.
Do mesmo modo dispõe do suporte (9) para fixação do movimento
6 giratório dos apoios dos braços e do acoplamento (10) do tubo do espaldar. Cada peça (3) dispõe de duas peças "T” (3.1), superior e inferior, de passagem das couceiras (5) e (7) e está perfurada centralmente, permitindo a articulação da cadeira. Não se torna mais extensa esta descrição, partindo do princípio que qualquer conhecedor nesta matéria terá informação suficiente para compreender o alcance da invenção e as vantagens que daí advêm, bem como para proceder à reprodução da mesma. Deve entender-se que, se não se alterar a essência do invento, tanto as variações nos materiais como a forma, o tamanho e a disposição dos elementos são susceptíveis de variação dentro da mesma caracterização. Os termos utilizados na descrição e o sentido da mesma deverão ser sempre considerados de maneira não limitativa.
LISBOA, 16 de DEZEMBRO de 1996
(5) e (7) da união dos tubos de cruzeta que permitem a articulação da cadeira. LISBOA, 16 de DEZEMBRO de 1996
Priority Applications (1)
| Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
|---|---|---|---|
| PT934496U PT9344U (pt) | 1996-12-23 | 1996-12-23 | Cadeira de rodas |
Applications Claiming Priority (1)
| Application Number | Priority Date | Filing Date | Title |
|---|---|---|---|
| PT934496U PT9344U (pt) | 1996-12-23 | 1996-12-23 | Cadeira de rodas |
Publications (2)
| Publication Number | Publication Date |
|---|---|
| PT9344T PT9344T (pt) | 1998-07-31 |
| PT9344U true PT9344U (pt) | 1999-09-30 |
Family
ID=20081265
Family Applications (1)
| Application Number | Title | Priority Date | Filing Date |
|---|---|---|---|
| PT934496U PT9344U (pt) | 1996-12-23 | 1996-12-23 | Cadeira de rodas |
Country Status (1)
| Country | Link |
|---|---|
| PT (1) | PT9344U (pt) |
-
1996
- 1996-12-23 PT PT934496U patent/PT9344U/pt not_active IP Right Cessation
Also Published As
| Publication number | Publication date |
|---|---|
| PT9344T (pt) | 1998-07-31 |
Similar Documents
| Publication | Publication Date | Title |
|---|---|---|
| US5857688A (en) | Portable wheelchair | |
| US6302429B1 (en) | Convertible wheelchair | |
| US4717169A (en) | Convertible bed and wheelchair unit | |
| US4981305A (en) | Symmetrically modular wheelchair | |
| JPS62502176A (ja) | 折り畳み可能車椅子のシャ−シ | |
| US4251106A (en) | Collapsible lounging chair | |
| US2592405A (en) | Collapsible commode chair | |
| GB2180203A (en) | Folding wheelchairs | |
| US20060087103A1 (en) | Foldable wheelchair and axle plate therefor | |
| GB2224980A (en) | A wheelchair | |
| US8490994B2 (en) | Wheelchair frame and wheelchair with cross-brace | |
| US4652005A (en) | Lightweight wheelchair | |
| US3833256A (en) | Folding foot rest and brace for folding wheelchairs | |
| US6345833B2 (en) | Two-piece side frame assembly for small wheelchairs | |
| EP1056635B1 (en) | Wheelchair and link assembly for use with a wheelchair | |
| US2675057A (en) | Collapsible wheel chair | |
| PT9344U (pt) | Cadeira de rodas | |
| ES2278086T3 (es) | Silla de ruedas plegable y portatil. | |
| PT2328536E (pt) | Cadeira de rodas dobrável | |
| JP3068034U (ja) | 腰掛付歩行補助車 | |
| BE1010755A3 (fr) | Chaise roulante. | |
| CN2278457Y (zh) | 轮椅 | |
| ITMC960051U1 (it) | Sedia a rotelle | |
| TWM655687U (zh) | 自行車停車架結構 | |
| TWI865361B (zh) | 趴式站立輔助裝置 |
Legal Events
| Date | Code | Title | Description |
|---|---|---|---|
| BB1K | Laying open of utility model application |
Effective date: 19970710 |
|
| FG3K | Utility model granted, date of granting |
Effective date: 19990621 |
|
| MM3K | Annulment or lapse (utility model) |
Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES Effective date: 20030630 |