PT9344U - Cadeira de rodas - Google Patents

Cadeira de rodas Download PDF

Info

Publication number
PT9344U
PT9344U PT934496U PT934496U PT9344U PT 9344 U PT9344 U PT 9344U PT 934496 U PT934496 U PT 934496U PT 934496 U PT934496 U PT 934496U PT 9344 U PT9344 U PT 9344U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
chair
support
seat
plastic
welds
Prior art date
Application number
PT934496U
Other languages
English (en)
Other versions
PT9344T (pt
Inventor
Armando Diaz Fernandez
Arturo Lopez Lopez
Juan Clemente Apraiz Abasolo
Original Assignee
Sunrise Medical Sl
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Sunrise Medical Sl filed Critical Sunrise Medical Sl
Priority to PT934496U priority Critical patent/PT9344U/pt
Publication of PT9344T publication Critical patent/PT9344T/pt
Publication of PT9344U publication Critical patent/PT9344U/pt

Links

Landscapes

  • Chairs Characterized By Structure (AREA)

Description

1 DESCRIÇÃO "CADEIRA DE RODAS"
OBJECTO DA INVENÇÃO O presente Modelo de Utilidade diz respeito a uma cadeira de rodas, do tipo das cadeiras que se articulam lateralmente, utilizadas por diminuídos físicos e, em hospitais, na transferência de doentes.
Este Modelo é caracterizado pela incorporação de peças de encaixe em plástico que evitam o recurso às soldaduras habituais nos perfis tubulares metálicos, o que determina uma maior facilidade na construção e na substituição de componentes, assim como uma diminuição no peso da cadeira, facilitando o seu transporte e o seu empilhamento.
Estas peças são os suportes dianteiro e posterior do assento e as peças centrais de articulação em tesoura da cadeira.
ANTECEDENTES DA INVENÇÃO São sobejamente conhecidas e não requerem qualquer comentário as cadeiras de rodas para uso hospitalar e para uso de pessoas com limitações físicas. Ê conhecida a Patente Americana Na. US 5284350 na qual a montagem dos diversos elementos, como por exemplo, os apoios 2 dos pés e as rodas pequenas direccionáveis, são feitos por aparafusamento à estrutura base e, portanto, tal não permite a união de estruturas tubulares sem soldaduras e estas estruturas não podem ser construídas a partir de material leve, tal como, plástico com a vantagem de uma fácil montagem e desmontagem.
Inclusivamente, as cadeiras de rodas que se apresentam articuladas, para a sua articulação em tesoura, para efeitos de maior capacidade de armazenamento e de transporte sem o res-pectivo utente, são produtos de grande difusão e de aplicação conhecida.
Até agora não é conhecida a existência de cadeiras articuladas que incorporem, entre os seus perfis tubulares, uniões estandardizadas e especiais de material plástico.
Estas uniões facilitam a sua substituição e reduzem o peso geral do conjunto, sem detrimento da sua resistência e, além disso, aumentam a sua maneabilidade por parte do utente di-recto.
Isto representa uma grande melhoria no seu fabrico, uma vez que são eliminadas as soldaduras, o que permite uma montagem modular. DESCRIÇÃO do invento 0 Modelo de Utilidade, objecto da presente descrição, diz " 3 respeito a uma cadeira de rodas, do tipo das cadeiras articuladas lateralmente pelo sistema de fecho em tesoura, habitualmente utilizadas por diminuídos físicos e, também, no serviço dos hospitais para a transferência de doentes e para uso directo por parte destes.
Este Modelo é caracterizado pela incorporação de três grupos diferentes de peças, de união dos perfis tubulares da cadeira, construídas em material plástico, de resistência adequada aos fins previstos e de baixo peso.
Estes perfis de plástico evitam a realização de soldaduras nos habituais perfis tubulares metálicos, o que determina uma maior facilidade construtiva da cadeira na sua montagem e, também, na substituição de componentes.
Além do mais, proporciona uma diminuição geral do seu peso, o que facilita o seu transporte, o seu empilhamento ou alinhamento ou, simplesmente, o manuseamento da cadeira por parte do utente a partir de uma cama, de um assento de veículo, etc. .
Estas três peças citadas são, respectivamente, os dois suportes do assento, dianteiro e posterior e, finalmente, as peças centrais de articulação em tesoura da cadeira. 0 suporte dianteiro serve de suporte e fixação do suporte de pés e dispõe de duas ligações dos tubos superior e inferior, mais um apoio superior de suporte da extremidade da 4 t !
V couceira do material do assento. 0 suporte posterior dispõe de duas ligações, de passagem das couceiras inferior e superior, anteriormente citadas, mais um apoio superior de suporte da extremidade da couceira suporte do material do assento, assim como serve de apoio da roda traseira e da peça giratória do apoio dos braços.
Finalmente, a terceira peça é uma união tubular em "T" de plástico, que une os tubos da cruzeta com o lateral, permitindo a sua articulação.
DESCRIÇÃO DOS DESENHOS
Para complementar a descrição que se está levando a efeito e com o objectivo de facilitar a melhor e mais fácil compreensão das características do invento, a presente memória descritiva é acompanhada, como parte integrante da mesma, de um conjunto de desenhos, com carácter ilustrativo e nunca limitativo, em que: A FIG. 1 representa uma vista lateral da cadeira, incorporando os aperfeiçoamentos descritos no presente Modelo. A FIG. 2 representa uma vista de trás mostrando estes mesmos aperfeiçoamentos.
MODO PREFERENCIAL DE REALIZAÇÃO
Tendo em conta o anteriormente descrito, o presente Modelo ' 5 de Utilidade diz respeito a uma cadeira de rodas, do tipo das cadeiras que se articulam em tesoura. É caracterizada pela incorporação de três elementos de montagem dos perfis tubulares da cadeira, os dois suportes do assento, dianteiro (1) e posterior (2), de união dos tubos que formam a estrutura da cadeira, e que não necessitam de soldaduras e permitem uma montagem modular e a peça dupla (3) central, de união das estruturas tubulares sem soldaduras e de articulação em tesoura da cadeira, construídas todas em material leve mas resistente, como plástico, alumínio, etc. . 0 suporte dianteiro (1) dispõe de quatro ramificações: a vertical inferior (1.1), de inserção da forquilha (4) da roda dianteira, giratório e totalmente livre no plano horizontal; as horizontais inferiores (1.2) de fixação da couceira inferior (5) do assento e a intermédia (1.3) da couceira superior (6) e a vertical superior (1.4) de encaixe e fixação dos suportes dos pés (8).
Finalmente a peça de apoio (1.5) faz de suporte da couceira suporte (7) do material do assento. A peça de suporte posterior (2) dispõe das cruzetas (2.1) e (2.2) de passagem respectiva das couceiras (5) e (6) e de outra peça de apoio (2.3) do suporte da extremidade da couceira (7) de suporte do material do assento.
Do mesmo modo dispõe do suporte (9) para fixação do movimento 6
giratório dos apoios dos braços e do acoplamento (10) do tubo do espaldar.
Cada peça (3) dispõe de duas peças "T" (3.1), superior e inferior, de passagem das couceiras (5) e (7) e está perfurada centralmente, permitindo a articulação da cadeira. Não se torna mais extensa esta descrição, partindo do princípio que qualquer conhecedor nesta matéria terá informação suficiente para compreender o alcance da invenção e as vantagens que daí advêm, bem como para proceder à reprodução da mesma. »
Deve entender-se que, se não se alterar a essência do invento, tanto as variações nos materiais como a forma, o tamanho e a disposição dos elementos são susceptíveis de variação dentro da mesma caracterização.
Os termos utilizados na descrição e o sentido da mesma deverão ser sempre considerados de maneira não limitativa. LISBOA, 16 de DEZEMBRO de 1996

Claims (5)

1 REIVINDICAÇÕES 1°.- CADEIRA DE RODAS, do tipo das cadeiras articuladas em tesoura, compreendendo três elementos de ligação dos perfis tubulares da cadeira, construídos em material leve, como plástico, alumínio ou similares, c a r a c -terizada por - os dois suportes do assento dianteiro (1) e posterior (2), da união dos tubos que formam a estrutura da cadeira, não terem soldaduras e permitirem uma montagem e desmontagem fácil; - dispor de uma peça dupla (3) central, da união das estruturas tubulares sem soldaduras e da articulação em tesoura da cadeira; - o suporte dianteiro (1) dispor de quatro reunificações: inferior (1.1), de inserção do suporte (4) do eixo da roda dianteira, giratório e totalmente livre no plano horizontal; inferior (1.2) de fixação da couceira inferior (5) da cadeira; intermédia (1.3) da couceira superior (6); e vertical superior (1.4) de engrenagem e fixação do suporte dos pés (8); e por dispor de uma peça de apoio que faz de suporte da extremidade da couceira (7) que suporta o material do assento; - a peça de suporte traseira (2) dispor das cruzetas (2.1) de passagem respectiva para as couceiras (5) e (6) e de um ressalto (2.2) de suporte da extremidade da couceira (7) que suporta o material do assento; - dispor de dois "T" (3.1), de passagem das couceiras
1 1
REIVINDICAÇÕES 1Q.~ CADEIRA DE RODAS, do tipo das cadeiras articuladas em tesoura, compreendendo três elementos de ligação dos perfis tubulares da cadeira, construídos em material leve, como plástico, alumínio ou similares, c a r a c -terizada por - os dois suportes do assento dianteiro (1) e posterior (2), da união dos tubos que formam a estrutura da cadeira, não terem soldaduras e permitirem uma montagem e desmontagem fácil; - dispor de uma peça dupla (3) central, da união das estruturas tubulares sem soldaduras e da articulação em tesoura da cadeira; - o suporte dianteiro (1) dispor de quatro ramificações: inferior (1.1), de inserção do suporte (4) do eixo da roda dianteira, giratório e totalmente livre no plano horizontal; inferior (1.2) de fixação da couceira inferior (5) da cadeira; intermédia (1.3) da couceira superior (6); e vertical superior (1.4) de engrenagem e fixação do suporte dos pés (8); e por dispor de uma peça de apoio que faz de suporte da extremidade da couceira (7) que suporta o material do assento; - a peça de suporte traseira (2) dispor das cruzetas (2.1) de passagem respectiva para as couceiras (5) e (6) e de um ressalto (2.2) de suporte da extremidade da couceira (7) que suporta o material do assento; - dispor de dois "T" (3.1), de passagem das couceiras 2
(5) e (7) da união dos tubos de cruzeta que permitem a articulação da cadeira. LISBOA, 16 de DEZEMBRO de 1996
DSSCRIÇÍ Ο "CADEIRA DE SODAS" GBJECTO DA INVENÇÃO O presente Modelo de Utilidade diz respeito a uma cadeira de rodas, do tipo das cadeiras que se articulam lateralmente, utilizadas por diminuídos físicos e, em hospitais, na transferência de doentes. Este Modelo é caracterizado pela incorporação de peças de encaixe em plástico que evitam o recurso às soldaduras habituais nos perfis tubulares metálicos, o que determina uma maior facilidade na construção e na substituição de componentes, assim como uma diminuição no peso da cadeira, facilitando o seu transporte e o seu empilhamento. Estas peças são os suportes dianteiro e posterior do assento e as peças centrais de articulação era tesoura da cadeira. ANTECEDENTES DA INVENÇÃO São sobejamente conhecidas e não requerem qualquer comentário as cadeiras de rodas para uso hospitalar e para uso de pessoas com limitações físicas. E conhecida a Patente Americana NQ. US 5284350 na qual a montagem dos diversos elementos, como por exemplo, os apoios
dos pés e as rodas pequenas direccionáveis, são feitos por aparafusamento à estrutura base e, portanto, tal não permite a união de estruturas tubulares sem soldaduras e estas estruturas não podem ser construídas a partir de material leve, tal como, plástico com a vantagem de uma fácil montagem e desmontagem. Inclusivamente, as cadeiras de rodas que se apresentam articuladas, para a sua articulação em tesoura, para efeitos de maior capacidade de armazenamento e de transporte sem o res-pectivo utente, são produtos de grande difusão e de aplicação conhecida. Até agora não é conhecida a existência de cadeiras articuladas que incorporem, entre os seus perfis tubulares, uniões estandardizadas e especiais de material plástico. Estas uniões facilitam a sua substituição e reduzem o peso geral do conjunto, sem detrimento da sua resistência e, além disso, aumentam a sua maneabilidade por parte do utente di-recto. Isto representa uma grande melhoria no seu fabrico, uma vez que são eliminadas as soldaduras, o que permite uma montagem modular. DESCRIÇÃO do invento O Modelo de Utilidade, objecto da presente descrição, diz respeito a uma cadeira de rcdas, do tipo das cadeiras articuladas lateralmente pelo sistema de fecho em tesoura, habitualmente utilizadas por diminuídos físicos e, também, no serviço dos hospitais para a transferência de doentes e para uso direcbo por parte destes. Este Modelo é caracterizado pela incorporação de três grupos diferentes de peças, de união dos perfis tubulares da cadeira, construídas em material plástico, de resistência adequada aos fins previstos e de baixo peso. Estes perfis de plástico evitara a realização de soldaduras nos habituais perfis tubulares metálicos, o que determina uma maior facilidade construtiva da cadeira na sua montagem s, também, na substituição de componentes. Além do mais, proporciona uma diminuição geral do seu peso, o que facilita o seu transporte, o seu empilhamento ou alinhamento ou, simplesmente, o manuseamento da cadeira por parte do utente a partir de uma cama, de um assento de veículo, etc.. Estas três peças citadas são, respectivamente, os dois suportes do assento, dianteiro e posterior e, finalmente, as peças centrais de articulação em tesoura da cadeira. 0 suporte dianteiro serve de suporte e fixação do suporte de pés e dispõe de duas ligações dos tubos superior e inferior, mais um apoio superior de suporte da extremidade da 4 couceira do material do assento. 0 suporte posterior dispõe de duas ligações, de passagem das couceiras inferior e superior, anteriormente citadas, mais um apoio superior de suporte da extremidade da couceira suporte do material do assento, assim como serve de apoio da roda traseira e da peça giratória do apoio dos braços. Finalmente, a terceira peça é uma união tubular em "T" de plástico, que une os tubos da cruzeta com o lateral, permitindo a sua articulação. DESCRIÇKO DOS DESENHOS Para complementar a descrição que se está levando a efeito e com o objectivo de facilitar a melhor e mais fácil compreensão das características do invento, a presente memória descritiva é acompanhada, como parte integrante da mesma, de um conjunto de desenhos, com carácter ilustrativo e nunca limitativo, em que: A FIG. 1 representa uma vista lateral da cadeira, incorporando os aperfeiçoamentos descritos no presente Modelo. A FIG.
2 representa uma vista de trás mostrando estes mesmos aperfeiçoamentos. MODO PREFERENCIAL DE REALIZAÇfiO Tendo em conta o anteriormente descrito, o presente Modelo 5 de Utilidade diz respeito a uma cadeira de rodas, do tipo das cadeiras que se articulam em tesoura. E caracterizada pela incorporação de três elementos de montagem dos perfis tubulares da cadeira, os dois suportes do assento, dianteiro (1) e posterior (2), de união dos tubos que formam a estrutura da cadeira, e que não necessitam de soldaduras e permitem uma montagem modular e a peça dupla (3) central, de união das estruturas tubulares sem soldaduras e de articulação em tesoura da cadeira, construídas todas em material leve mas resistente, como plástico, alumínio, etc.. O suporte dianteiro (1) dispõe de quatro ramificações: a vertical inferior (1.1), de inserção da forquilha (4) da roda dianteira, giratório e totalmente livre no plano horizontal; as horizontais inferiores (1.2) de fixação da couceira inferior (5) do assento e a intermédia (1.3) da couceira superior (6) e a vertical superior (1.4) de encaixe e fixação dos suportes dos pés (8). Pinalmente a peça de apoio (1.5) faz de suporte da couceira suporte (7) do material do assento. A peça de suporte posterior (2) dispõe das cruzetas (2.1) e (2.2) de passagem respectiva das couceiras (5) e (6) e de outra peça de apoio (2.3) do suporte da extremidade da couceira (7) de suporte do material do assento.
Do mesmo modo dispõe do suporte (9) para fixação do movimento
6 giratório dos apoios dos braços e do acoplamento (10) do tubo do espaldar. Cada peça (3) dispõe de duas peças "T” (3.1), superior e inferior, de passagem das couceiras (5) e (7) e está perfurada centralmente, permitindo a articulação da cadeira. Não se torna mais extensa esta descrição, partindo do princípio que qualquer conhecedor nesta matéria terá informação suficiente para compreender o alcance da invenção e as vantagens que daí advêm, bem como para proceder à reprodução da mesma. Deve entender-se que, se não se alterar a essência do invento, tanto as variações nos materiais como a forma, o tamanho e a disposição dos elementos são susceptíveis de variação dentro da mesma caracterização. Os termos utilizados na descrição e o sentido da mesma deverão ser sempre considerados de maneira não limitativa.
LISBOA, 16 de DEZEMBRO de 1996
(5) e (7) da união dos tubos de cruzeta que permitem a articulação da cadeira. LISBOA, 16 de DEZEMBRO de 1996
PT934496U 1996-12-23 1996-12-23 Cadeira de rodas PT9344U (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT934496U PT9344U (pt) 1996-12-23 1996-12-23 Cadeira de rodas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT934496U PT9344U (pt) 1996-12-23 1996-12-23 Cadeira de rodas

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT9344T PT9344T (pt) 1998-07-31
PT9344U true PT9344U (pt) 1999-09-30

Family

ID=20081265

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT934496U PT9344U (pt) 1996-12-23 1996-12-23 Cadeira de rodas

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT9344U (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT9344T (pt) 1998-07-31

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US5857688A (en) Portable wheelchair
US6302429B1 (en) Convertible wheelchair
US4717169A (en) Convertible bed and wheelchair unit
US4981305A (en) Symmetrically modular wheelchair
JPS62502176A (ja) 折り畳み可能車椅子のシャ−シ
US4251106A (en) Collapsible lounging chair
US2592405A (en) Collapsible commode chair
GB2180203A (en) Folding wheelchairs
US20060087103A1 (en) Foldable wheelchair and axle plate therefor
GB2224980A (en) A wheelchair
US8490994B2 (en) Wheelchair frame and wheelchair with cross-brace
US4652005A (en) Lightweight wheelchair
US3833256A (en) Folding foot rest and brace for folding wheelchairs
US6345833B2 (en) Two-piece side frame assembly for small wheelchairs
EP1056635B1 (en) Wheelchair and link assembly for use with a wheelchair
US2675057A (en) Collapsible wheel chair
PT9344U (pt) Cadeira de rodas
ES2278086T3 (es) Silla de ruedas plegable y portatil.
PT2328536E (pt) Cadeira de rodas dobrável
JP3068034U (ja) 腰掛付歩行補助車
BE1010755A3 (fr) Chaise roulante.
CN2278457Y (zh) 轮椅
ITMC960051U1 (it) Sedia a rotelle
TWM655687U (zh) 自行車停車架結構
TWI865361B (zh) 趴式站立輔助裝置

Legal Events

Date Code Title Description
BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 19970710

FG3K Utility model granted, date of granting

Effective date: 19990621

MM3K Annulment or lapse (utility model)

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20030630