PT93127B - Ligador de aperto metalico de duas pecas - Google Patents

Ligador de aperto metalico de duas pecas Download PDF

Info

Publication number
PT93127B
PT93127B PT9312790A PT9312790A PT93127B PT 93127 B PT93127 B PT 93127B PT 9312790 A PT9312790 A PT 9312790A PT 9312790 A PT9312790 A PT 9312790A PT 93127 B PT93127 B PT 93127B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
tube
flange
ribs
insertion zone
rib
Prior art date
Application number
PT9312790A
Other languages
English (en)
Other versions
PT93127A (pt
Original Assignee
Rehau Ag & Co
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rehau Ag & Co filed Critical Rehau Ag & Co
Priority to PT9312790A priority Critical patent/PT93127B/pt
Publication of PT93127A publication Critical patent/PT93127A/pt
Publication of PT93127B publication Critical patent/PT93127B/pt

Links

Landscapes

  • Joints That Cut Off Fluids, And Hose Joints (AREA)
  • Quick-Acting Or Multi-Walled Pipe Joints (AREA)

Description

LIGADOR DE APERTO METÁLICO DE DUAS PEÇAS.
A presente invenção refere-se a um ligador de aperto metálico constituído por duas peças para tubos e mangueiras de material polimérico com una peça de ligação com a forma de um invólucro de tubo que possui uma zona de inserção dotada com nei*vui'as periféricas para inserir na extremidade dc tubo e um invólucrofecorrer deslocável axial mente em relação ao eixo do tubo que, para a obtenção da ligação com aperto, é deslocável sobre a extremidade do tubo inserida.
Por meio da memória descritiva da Patente .Alemã QE 36 03 843 é conhecido um processo para a fabricação de una ligação com aperto para tubos e mangueiras de materiais poliméricos. De acordo ccn este processo, insere-se na extremidade do tubo ou da mangueira uma peça de ligação com a sua zona de inserção nervurada na periferia exterior.
De acordo com ele, aplica-se por compressão um invólucro de cilíndrico corre deslocável axialmente em relação ao eixo do tubo para a obtenção da ligação com aperto com a zona de inserção inserida na extremidade do tubo ou da mangueira. A partir das indicações do estado da técnica anterior verifica-se que a extremidade do tubo ou da mangueira é alargada antes da inserção da zona de inserção no seu perímetro exterior. Dessa maneira consegue-se utilizar, am conjunto com a força de compressão aplicada sobre o invólucro deslocável, a força de contra-enrugamento do material polimérico alargado adiei ona lraente com a manutenção da extremidade do tubo ou da mangueira na zona de inserção.
A partir da memória descritiva da Patente Alenã Democrática PD 123 216 conhece-se um outro processo para a obtenção de uma ligação com aperto para tubos e mangueiras de materiais plásticos. Veste processo crava-se a zona de inserção na extremidade da mangueira ou do
61.909
RE - 88.028/β t2.FCV.1990 * . 1 tubo não alargada com utilização de força.
A cravação facilitada pelo aguçamento do invólucro tubular na sua extremi lade aberta e pelo arredondamento e obliquamento das nervuras periféricas pelo menos na direcção de aplicação de força de prensagem.
As nervuras periféricas descritas neste estado da técnica actual possuem altura como elas têm na zona de inserção da ligação não nervurada. os entalhes entre as nervuras periféricas são planos e têm uma largura tal que o tubo de polímero ao comprimir-se a zona de inserção não possa dobrar-se por causa da elasticidade do material que lhe fica por dentro antes da passagem por cima da nervura periférica mais próxima para a base do entalhe.
Depois da aplicação de pressão na zona de inserção aplica-se pressão ao invólucro deslocável sobre a extremidade da manguei ra ou do tubo no sontido contrário da direcção de aplicação de pressão da zona de inserção. Como o invólucro deslocável é formado de modo a ser mais pequeno do que o perímetro exterior da extremidade da mangueira ou do tubo ccm a zona de inserção aplicada pressão, desloca-se o material em excesso depois de encher o entalhe ao exercer-se izn aumento de pressão sobre o invólucro deslocável em direcção à extremidade livre da mangueira ou do tubo. Este excesso de material é codobrado em frente da extremidade livre do invólucro deslocável até ao 3eu assentamento final e conserva-se como material saliente periférico depois de o invólucro de3locáv^l ter atingido a sua posição final.
Por causa da tolerância existente entre a extremidade do tubo ou da mangueira e as partes metálicas pode veriíie-r-se o caso negativo de que por acção de um dado vector da zona metálica de inserção o material da parede do tubo ou da mangueira seja visivelmente pu xado para fora por deslocação excessiva do invólucro deslocável na sua extremidade, enquanto no vector que fica em frente essa pressão para fora não se realize ou se realize apenas em pequena medida. Cono estas ligações por pressão em geral se utilizam se as ligações de elementos indi· viduais se deverem efectuar com maiores tolerâncias, este fenómeno incon veniente do processo de acordo com o estado actual da técnica observa-se de modo especialmente frequente.
-261.9C9
RE - 38.028/6 \2.FZVJ990'·;
'íeg te caso, trata-se não só de um inconveniente óptico mas as diferenças de material deste tipo nas zonas de aplicação de pressão proporcionam superfícies de encaixe para influências externas que podem actuar negativamente sobre a vedação das ligações sob pressão obtidas.
A presente invenção tem como objectivo evitar as actuações negativas do estado da técnica .cfonhecido e proporcionar uma ligação por invólucro deslocável para tubos e mangueiras de material polimérico com a forma de um dispositivo de ligação de aperto metálico com duas partes que possibilita uma possibilidade de ligação correcta tanto do ponto de vista de aspecto óptico como também de construção técnica.
De acordo com a presente invenção, propõe-se que a nervura voltada para a flange sobressaia em altura as nervuras que lhe ficam em frente e seja formada com os flancos exteriores voltadas com as suas nervuras como batente para a superfície anterior do tubo deslocado e esta nervura alta com os seus flancos interiores, a parede perimétrica exterior, a flange com o seu flanco interior assim como a extremidade livre do invólucro deslocável que fica junto da flange formam una câmara de recepção para o material da parede do tubo comprimido ao aplicar pressão ao Invólucro deslocável.
Una vantagem desta estrutura vê-se que consiste no facto de que a câmara de recepção proporcionada junto à flange é completaraente fechada para fora. Esse facto tem a vantagem óptica de que, no caso de haver grandes tolerâncias, o material da parede do tubo ou da mangueira nao uniformemente prensado para fora não seja visível mas sim seja mais ou menos recebido na câmara de recepção de acordo com o valor da tolerância serve por conseguinte em primeiro lugar para receber o material da parede do tubo ou da mangueira deslocada em quantidades não uniforme3 sob a forma de uma parte transbordada para fora pelo processo de aplicação de sobrepressão do invólucro deslocável de maneira correspondente às tolerâncias existentes.
Uma outra vantagem reside no facto le, com a prensagem do invólucro deslocável até ao batente da flange fixa-se nitidamente a extremidade da montagem. Além isso, o facto de o excesso de matéria, de acordo com a presente invenção entrar na câmara de recepção faz redu-3 'ζΠΛ'.129(ί51.9C9
FE - 88.028/5 zir a deíormabilidade do excesso de material. A força para prensar o invólucro deslocável é igual a in valor previamente calculável, o que é de importância essencial para a construção e a adaptação da ferramenta de prensagem. Além disso, mediante a presente invenção, a gama de tolerância das espessuras da parede dos tubos processados é alargada.
A câmara de recepção pode ser influenciada no seu volume, de acordo com a presente invenção pelo facto de a nervura elevada possui um flanco interior que, em actuação conjunta con o flanco interior da flange e coo a parede periférica exterior da zona de inserção que fica entra eles limita a câmara de recepção do lado da zona de inser ção, A câmara de recepção é, neste caso, aumentada periféricamente por un entalhe na zona de inserção. D seu aumento de volume nesta zona pode ser pré-determinado pela distância da nervura elevada até ao flanco interior da flange.
Mum outro tipo de forma de realização da presente invenção, a nervura alta paralela ao eixo da zona da inserção fica unida ccm a sua superfície periférica exterior ao flanco interior da flange. Ssta forma pode ser escolhida se se puder contar com tolerâncias menores nos tubos ou mangueiras a ligar porque, neste caso, o voume da câmara de recepção sem depressão de entalhe na zona de inserção apenas pela periferia exterior da nervura elevada e pela periferia interior do invólucro deslocável em coactuação ccm o flanco interior da flange.
Mos desenhos anexos, estão representados esquemáticamenta exemplos de formas de realização do dispositivo de ligação com aperto de acordo com a presente invenção. Meles, a figura 1 representa a zona de inserção com a extremidade do tubo deslocada pai’a o sítio pretendido a servir-se de manga;
Λ Figura la representa a zona de inserção da Figura 1 com o invólucro deslocável parclalmente comprimido;
a Figura lb representa a zona de inserção de acordo com a Figura 1 com o invólucro deslocável completamente prensado;
a Figura 2 representa a zona de inserção de acordo cor; a Figura 1 com ou tra forma da nervura alta;
a Figura 2a representa a zona de inserç“ao de acordo com a Figura 2 com o invólucro parcialmente comprimido; e
VMSO, '
ÍÁ<- 51.9C9
3Ε - 88.028/6 a Figura 2b representa a zona de inserção de acordo com a Figura 2 cem o invólucro deslocável completamente comprimido.
A Figura 1 representa a zona de inserção 11 com o tubo ou a mangueira 2 deslocados. .Antes da deslocação do tubo ou da mangueira 2, este é alargado na periferia exterior da zona de inserção de tal maneira que o processo de deslocação se pudesse efectuar sem utilização de uma força de grande intensidade.
A zona inserida do tubo ou da mangueira 2 é guiada no processo de deslocação por intermédio das nervuras 12, 13, 14 β 15 e assenta na 3Ua zona inferior no flanco exterior 161 da nervura elevada 16. Os entalhes 121, 131, 141, 151 compreendidos entre as nervuras 12,
13, 14, 15, são sobretensionados nesta representação pela zona inserida do tubo ou da mangueira 2. λ nervura elevada 16 com a sua altura H ultrapassa a altura das nervuras 12, 13, 14 e 15 numa proporção considerável de maneira que ela serve como batente periférica para a superfície anterior 21 da parte inserida do tubo ou da mangueira 2.
flanco interior 162 da nervura alta 16 assim como o flanco interior 111 da flange e a parede periférica exterior 113 da zona de inserção 11 que fica entre eles formam, nesta forma de realização, a parte inferior da câmara de recepção 3.
Na Figura la, o invólucro deslocável 4 está parcialmente comprimido sobre a parte inserida do tubo ou da mangueira 2.
Por este processo de prensagem os entalhes 121, 131 entre as nervuras 12, 13 e 14 são preenchidos com o material da parede do tubo ou da mangueira
2. Nesta representação reconhece-se nitidamente que, por meio do processo de prensagem, se exige na zona da extremidade livre 41 do invólucro deslocável 4 uma acumulação 21 do material da parede da mangueira ou do tubo no sentido do flanco interior 111 da flange 110.
A Figura lb representa a zona de inserção 11 da Figura 1 com o invólucro deslocável 4 completamente comprimida. A extremidade livre 41 do invólucro deslocável fica encostada ao flanco interior da flange 110 de acordo com a construç“ao da prensa. Fntre a extremidade livre 41 do invólucro deslocável, o flanco interior 111 da flange 110, a parede periférica 113 da zona de inserção e o flanco interior 162 da nervura elevada 16 eetá instalada a câmara de recepção 3 para a acumula-5/
61.9C9
RE - 38.028/6 ção do material da parede da mangueira ou do tubo 2.
Dessa maneira, constrói-se o dispositivo metálico de ligação com aperto. A representação mostra que α acumulação 21 comprimido para dentro da câmara de recepção 3 do material da parede do tubo ou da mangueira 2 é introduzido no espaço entre o flanco interior 111 da flange 110 e o flanco interior da nervura elevada 16. Una outra zona 23 z
é introduzida na zona parcial da câmara de recepção 3 limitada pela extremidade livre 41 do invólucro deslocável 4 e pelo flanco interior 111 da flange 110.
Desta forma, obtém-se um remate óptimo para o dispositivo de ligação com aperto metálico 1 no fim da sobrepressão do invólucro deslocável 4 por cima da parede do tubo ou da mangueira 2 dotada com a zona de inserção 2. Este remate óptimo caracteriza-se pelo facto de se obter uma ligação opticamente correcta precisamente como se obtém por assentamento impermeável a líquidos e gases da zona de inserção 11 no centro do tubo ou da mangueira 2.
A Figura 2 mostra o dispositivo de ligação com aperto metálico representado na Figura 1 com a variação de que a nervura elevada 16 e3tá desdobrada 3egundo a sua altura il paralelamente ao eixo da zona de inserção 11 até ao flanco interior 111 da flange 110. Desta forna, torna-se mais pequena a câmara de recepção 3 contanto que a zona parcial inferior representada na Figura 1 da câmara de recepção esteja preencbica pelo material metálico da zona de inserção 11. \ nervura elevada 13, nesta representação actua também, ec- o =eu flanco 131, ccmo batente de limitação para a superfície anterior 21 do tubo ou da mangueira inseridos 2. Fartes semelhantes tem nesta figura os mesmos números de designação que se utilizaram na Figura 1.
A Figura 2a representa o mesmo estado intermédio do processo de aplicação de pressão do invólucro deslocável que na Figura la.
Ma Figura 2b, vê-se a posição final do dispositivo de ligaç“ao com aperto 1 com o invólucro deslocável ; completamente comprimido. fambóm neste caso a extremidade livre 41 do invólucro deslocável 1 com a forma de uma ligação com compressão assenta no flanco interior 111 da flange 110. A câmara de recepção 2 é formada pela extremi-6FLV.1990
L··'-·- V-..οχ.acu
ΠΕ - SS.O23/S dade livre 41 do invólucro deslocável 4, o flanco interior 111 da flange 110 e a superfície 114 da nervura elevada 15.
Tía câmara de recepção encontra-se introduzido material da parede 24 do tubo ou da mangueira inserido por meio de pressão e este preenche parcialmente a câmara de recepção 3 nesta representação. Esta possibilidade de configuração pode ser utilizada com resultados óptimos em tubos ou mangueiras com as menores tolerâncias de acabamento como se descreveu para a forma de realização de acordo com a Figura 1.

Claims (1)

  1. -REIVINDICAÇÕES15.- Ligador de aperto metálico de duas peças, para tubos e mangueiras de material polimêrico, com uma peça de ligação com a forma de camisa de tubo que possui uma zona de inserção com nervuras periféricas e que se insere na extremidade do tubo, e uma camisa deslocável axialmente em relação ao eixo to tubo que se pode deslocar sobre a extremidade do tubo com a zona de inserção inserida para a ligação com aperto, caracterizado pelo facto de a nervura (16) voltada para a flange (110) ficar saliente em altura (II) em relação às nervuras (12, 13, 14 e 15) e com elas se formar o flanco exterior (131) voltado para as nervuras (12, 13, 14 e 15) que serve como batente para a superfície anterior (21) do tubo (2) a ligar, e a nervura (16) com o seu flanco interior(I62), a parede periférica exterior (112), a flange (110) com o seu flanco interior (111) assim como a extremidade livre (41) da camisa deslocável (4) que fica junto da flange (110) formarem uma câmara de admissão (3) para o material da parede do tubo comprimido ao apertar a camisa deslocável (4).
    25,- Ligador de aperto de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto de a nervura (16) na sua altura (TI) se prolongar paralelamente ao eixo da zona de inserção (11) até ao flanco interior (111) da flange (110).
PT9312790A 1990-02-13 1990-02-13 Ligador de aperto metalico de duas pecas PT93127B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT9312790A PT93127B (pt) 1990-02-13 1990-02-13 Ligador de aperto metalico de duas pecas

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT9312790A PT93127B (pt) 1990-02-13 1990-02-13 Ligador de aperto metalico de duas pecas

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT93127A PT93127A (pt) 1991-10-15
PT93127B true PT93127B (pt) 1996-05-31

Family

ID=20084662

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9312790A PT93127B (pt) 1990-02-13 1990-02-13 Ligador de aperto metalico de duas pecas

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT93127B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT93127A (pt) 1991-10-15

Similar Documents

Publication Publication Date Title
CH655561B (pt)
ITTO950288A1 (it) Raccordo ad innesto per l&#39;unione di due tubazioni per fluidi.
JPH024838B2 (pt)
KR101221365B1 (ko) 호스 클램프
HU214995B (hu) Csőkarmantyú
PT93127B (pt) Ligador de aperto metalico de duas pecas
KR930006021B1 (ko) 가요성 신축관 커플링
PT90334B (pt) Uniao de aperto metalica formada por duas pecas
CN107060218B (zh) 双自锁钢筋快插接头装置
ES2263411T3 (es) Elemento de conexion con una pieza de plastico.
CN217951556U (zh) 一种抗压耐磨石墨管材
CN222167287U (zh) 一种凝胶接头盒及光缆连接装置
FI71401C (fi) Roerfoerbindning
CN214466896U (zh) 管路连接件
CN219895881U (zh) 一种骨架连接器
ES2217669T3 (es) Procedimiento para realizar una conexion de apriete y conector de apriete de dos piezas.
US3549181A (en) Coupling for a spirally seamed pipe
FI89833C (fi) Tudelad metallisk klaemfoerbindning
CN214569828U (zh) 一种弹力膨胀收卷轴
CN219952982U (zh) 一种抽紧锁合式钢丝封条
CN223428133U (zh) 一种快速凝固型填料密封的电缆引入装置
JP7424623B2 (ja) 差し込み継手
CN218454869U (zh) 一种伸缩杆
KR100333187B1 (ko) 관 연결장치
CN215071489U (zh) 一种新型高压防爆接线箱

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19960206

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20100806

MM4A Annulment/lapse due to non-payment of fees, searched and examined patent

Free format text: MAXIMUM VALIDITY LIMIT REACHED

Effective date: 20110207