PT92561A - Processo para a preparacao de cetonas arilicas trifluoroetoxiladas - Google Patents

Processo para a preparacao de cetonas arilicas trifluoroetoxiladas Download PDF

Info

Publication number
PT92561A
PT92561A PT92561A PT9256189A PT92561A PT 92561 A PT92561 A PT 92561A PT 92561 A PT92561 A PT 92561A PT 9256189 A PT9256189 A PT 9256189A PT 92561 A PT92561 A PT 92561A
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
acid
radical
grams
halogen atom
arylacetic
Prior art date
Application number
PT92561A
Other languages
English (en)
Inventor
Laurent Gilbert
Christophe Rochin
Original Assignee
Rhone Poulenc Chim Base
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Rhone Poulenc Chim Base filed Critical Rhone Poulenc Chim Base
Publication of PT92561A publication Critical patent/PT92561A/pt

Links

Classifications

    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C201/00Preparation of esters of nitric or nitrous acid or of compounds containing nitro or nitroso groups bound to a carbon skeleton
    • C07C201/06Preparation of nitro compounds
    • C07C201/12Preparation of nitro compounds by reactions not involving the formation of nitro groups
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C45/00Preparation of compounds having >C = O groups bound only to carbon or hydrogen atoms; Preparation of chelates of such compounds
    • C07C45/45Preparation of compounds having >C = O groups bound only to carbon or hydrogen atoms; Preparation of chelates of such compounds by condensation
    • C07C45/46Friedel-Crafts reactions
    • CCHEMISTRY; METALLURGY
    • C07ORGANIC CHEMISTRY
    • C07CACYCLIC OR CARBOCYCLIC COMPOUNDS
    • C07C49/00Ketones; Ketenes; Dimeric ketenes; Ketonic chelates
    • C07C49/76Ketones containing a keto group bound to a six-membered aromatic ring
    • C07C49/84Ketones containing a keto group bound to a six-membered aromatic ring containing ether groups, groups, groups, or groups

Landscapes

  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Organic Chemistry (AREA)
  • Chemical Kinetics & Catalysis (AREA)
  • Organic Low-Molecular-Weight Compounds And Preparation Thereof (AREA)
  • Low-Molecular Organic Synthesis Reactions Using Catalysts (AREA)

Description

RHONE-POULENG CHIMIE "PROCESSO PARA A PREPARAÇIO DE CETONAS ARlLI-CAS TRIFLUOROET OXILADAS " A presente invenção diz respeito a um processo para a preparação de cetonas arílicas trifluoroetoxiladas. Refere-se mais particularmente à preparação de aril-trifluoroetoxi-ace-tofenonas. È conhecida a maneira como se preparam cetonas qnercdafObaa um grupo trifluoroetoxi por exemplo a maneira de proceder de acordo com a patente de invenção europeia ΞΡ 227055? mediante condensação com hidroxifenil-aeetofenona, ou de para-tolue-no-sulfonato de trifluoretilo, ou de metano-sulfonato de tri-fluoretilo, ou de trifluorometil-sulfonato de trifluoretilo.
Esta patente de invenção descreve também a preparação das aril--trifluoroetil-tioacetofenonas mediante condensação de trifluo-roetil-tiobenzeno com ácido ou com um derivado de ácido fenil-acético ou aril-acetico, na presença de um ácido de Lewis e, no meadamente, de tricloreto de alumínio. 0 método de preparação dos derivados trifluoretoxila-dos referido antes, é difícil de realizar na prática porque os sulfonatos de trifluoretilo nao são industrialmente disponíveis a um preço interessante: o método descrito para a preparação dos derivados que possuem o grupo trifluoretiltio ê difícil de realizar na presença de um ácido de Lewis do tipo de AlCl^ porque este último não é reciclável e, portanto, e poluente e provoca, além disso, no decurso da condensação, uma perda de.áto- 2 2
mos de fldor. A presente invenção refere a um processo industrial, . isto é, que utiliza matérias-primas disponíveis e pouco dispen diosas e um catalisador facilmente reciclável e não poluente. Sla permite, no entanto, preparar apenas as cetonas diarílicas que comportam um grupo trifluoroetoxilado.
Consiste em preparar as diaril-cetonas que possuem um grupo trifluoroetoxi e, nomeadamente, as trluoroetoxi-acetofe-nonas por um processo em duas fases, sem purificação intermediária e sem utilização de catalisador de Friedel Crafts.
Condiste: - em. numa primeira fase fazer contactar iodo benzeno com trifluoroetanol na presença de um sql de cobre e de uma base forte no seio de um dissolvente aprdtico polarj e . numa segunda fase, em eliminar o dissolvente aprdtico polar e em fazer contactar o meio assim obtido com um ácido ou com um derivado de ácido aril-acático no seio de ácido fluorídrico líquido, na ausência de catalisador. A primeira fase pode ser representada esquematicamente por meio da seguinte equação química:
+ CF^CHgOH
CuXn/Base OCHgCF^
Dissolvente aprdtico
+ HBr em que o símbolo 1 representa um átomo de cloro ou de bromo$ e o símbolo n representa o ndmero inteiro 1 ou 2. a
A segunda fase pode ser esquematizada por intermédio da seguinte equação química:
HF
+(R -Ar-CH9CQ) R' JLl C. jft. (II) R Ar-CHrC ' n a
(I) em que - o símbolo Ar representa um radical aromático monocíclico, policíclico ou heterocíclico; - R representa um radical escolhido de entre átomos de halo géneo e grupos alquilo, alcoxi, alquiltio, halogeno-al-quilo, halogeno-alcoxi, halogeno-alquiltio, emino e nitro ; - o símbolo n representa um dos números inteiros 0, 1, 2 ou 3; - o símbolo x representa o número 1 ou o número 2; e - o símbolo R' representa um átomo de halogéneo ou um radical hidroxi quando x = 1 e um átomo de oxigénio quando x é igual a 2. A primeira fase é uma operação conhecida, como se descreve, por exemplo, na patente de invenção europeia EP 0197869. Bealiza-se no seio de um dissolvente aprótico polar, tal como dimetilformamida ou N-metilpirrolidona, na presença de um sal de cobre, por exemplo um brometo ou um cloreto de cobre. - A base utilizada é uma base forte escolhida de entre os hidróxidos e carbonetos de metais alcalinos ou alcalino-terrosos, sódio, hidreto de sódio ou amida de sódio. A reacção realiza-se, de k preferência, s uma temperatura compreendida entre 60 e 200°C.
No fim desta operação, procede-se de acordo com um primeiro método de realização, apos filtrarão dos sais de cobre, a uma destilação do dissolvente a uma temperatura compreendida entre 6o e 100°G, sob wjaa rpressSõ compreendida entre 10 e 35 mm de mercúrio.
Para eliminar, por exemplo, a dimetilformamida, pode também, de acordo com uma segunda forma de realização pratica do processo, lavar o meio reaccional com agua que contém cerca de 5 % em peso de acido clorídrico.
No fim da reacção, como esta é muito frequentemente incompleta, o resíduo de destilação ou de lavagem contém o triflu oroetoxi-benzeno e uma quantidade residual de bromobenzeno. Estes compostos são dificilmente separáveis porque têm pontos de ebulição próximos.
Esta mistura é introduzida directamente no reactor de acilação da segunda fase, sem nenhuma separação dos derivados obtidos na primeira operação. A acilação realizada no seio de aróido fluorídrico permite separar facilmente estes dois compos tos. Com efeito, o bromobenzeno não sofre nenhuma acilação, enquanto o trifluoroetoxi-benzeno sofre facilmente a acilação no seio do acido fluorídrico na ausência de qualquer catalisador. A diaril-cetona trifluoroetoxilada é em seguida facilmente separada do meio reaccional porque precipita sob a forma de cristais, continuando o bromobenzeno em solução. 0 agente de acilação é representado pela formula £eral (R - Ar - €^00)¾1 XI Λ («5
II 5
na qual os símbolos Ar, 1, n e R' tám os significados definidos antes.
Entre os agentes de acilação de fórmula geral II, preferem-se aqueles nos quais: - o símbolo Ar representa um radical benzánico; - o símbolo R representa um átomo de halogáneo ou um grupo per-halogeno-alquilo, per-halogeno-alcoxi ou per-halogeno-al-quiltio; - o símbolo n representa o námero lj - o símbolo x representa o námero lj e - o símbolo E* representa ura átomo de cloro ou um radical hidroxi.
Utilizam-se ainda rnais preferivelmente os agentes de acilação de fórmula geral IX na qual o símbolo R representa um átomo de fldor e o símbolo R1 representa um átomo de cloro. Entre os agentes de acilação, podem citar-se: - ácido parafluorofenilaeático, - cloreto de ácido , parafluorofenilaeático, - ácido paraclorofenilacátieo e o seu cloreto, - ácido paratrifluorometilfenilacátieo e o seu cloreto, - ácido paratrifluorometoxifenilacático e o seu cloreto. A reaeção realiza-se no seio de ácido fluorídrico, de preferência anidro.
Para uma melhor realização da presente invenção, prefere-se utilizar uma relação polar do ácido ou do seu derivado ou de trifluoroetoxi-benzeno compreendida entre 1 e 5· A quantidade de ácido fluorídrico utilizada 4 tal que a relação molar de ácido fluorídrico para ácido de fórmu- la geral (Ιϊ) ou do seu derivado está compreendida entre 5 e 50. A temperatura de realização cU reacçao está compreen dida, de preferência, entre a temperatura ambiente e 120°C, preferencialmente entre 50 e 80°C.
De entre os produtos obtidos de acordo com o proces so da presente invenção, podem citar-se os seguintes: parafluorofenil-para-(2,2,2-trifluoroetoxi)-acetofenona, - paraclorofenil-para-(2,2,2-trifluoroetoxi)-scetofenona, - paratrifluorometil-fenil-para-(2,2,2-trifluoroetoxi)-aceto fenona.
Estes compostos são líteis como produtos intermediários de síntese na industria farmacêutica ou fito-sanitária (EP 227055). A invenção será mais completamente descrita com 0 auxílio dos Exemplos seguintes, que não devem ser considerados como limitativos da invenção.
EXEMPLOS
Exemplo 1 A. Síntese do (2 ,2,2-trifluoroetoxi)-benzeno & partir de bromobenzeno e de trifluoroetsnol
Em um balão de 100 ml com quatro tubuladuras, equipa do com agitador mecânico e com refrigerante ascendente, carregam-se 20 ml de dimetilformamida e ζ / - li,2 gramas de trifluoroetanol (0,122 mole).
Arrefece-se a solução e adicionam-se, durante quinze minutos e distribuídos por pequenas fracções, *+,9 gramas de NeH : em suspensão em dleo de vaselina (6o % em massa) (0,122 mole).
Terminada a adição, aquece-se a mistura durante duas horas a 35°C. Adicionam-se então, a 25°C, 2,6*+ gramas (12 mmo-les) de brometo cúprico anidro.
Adicionam-se em seguida, gota a gota, durante quinze mi nutos, 19)19 gramas (0,122 mole) de bromobenzeno em solução em 20 ml de dimetilformamida. Aquece-se a massa reaccional duran te duas horas e quinze minutos a 1^5°0.
Filtra-se e lava-se o precipitado com 50 ml de éter. 0 filtrado é despejado em 100 ml de solução aquosa de écido clorídrico a 5 % que é depois extraída por duas vezes com 100 ml de éter. As fases orgânicas são reúnidas e lavadas três vezes com 100 ml de égua de cada vez.
Apés secagem e evaporação do dissolvente, obtêm-se 19)50 gramas de uma. mistura liquide poisstituída por - 70 % em peso de (2,2,2-trifluoroetoxi)-benzeno e - 30 % em peso de bromobenzeno. B. Síntese de parafluorofenil-pera-(2,2,2-trifluoroetoxi) -acetofenona
Sm um reactor de 50 ml, carregam-se, a. 0°G; - 20 granas de HF e 5)02 gramas da mistura obtida na fase A (que contém 3,52 gramas de trifluoroetoxi-benzeno). δ
Em seguida, adicionam-se 3,*+5 gramas de cloreto de sei do pare-fluorofenil-acetico (0,020 mole). Deixa-se evaporar o ácido clorídrico proveniente da tras-halogenação. Fecha-se o reactor e aquece-se durante uma hora a 30°C, sob ^ bar de pressão autogénica. Após arrefecimento, despe^a-se o meio reaccio nal em $0 gramas de gelo pulverizado e filtra-se. Lava-se o precipitado assim obtido duas vezes com 50 ml de água gelada e duas vezes com 50 rnl de etanol gelado.
Becolhem-se 6,2 gramas de um produto sólido de cor bege (rendimento = 99 %) que, após análise por cromatografia em: fase líquida e por espectrometria de massa, e identificado como sendo a parafluorofenil-para-(2,2,2-trifluoretoxi)-acetofenona.
Exemplo 2
Repete-se o Exemplo 1, substituindo os 3,*+5 gramas de cloreto de ácido parafluorofenil-acetico por 3,08 gramas de áci do para-fluorofenil-acetico.
Obtêm-se 5,72 gramas de um sólido, analisado como sendo a parsfluorofenil-para-(2,2,2-trifluoroetõxi)-acetofenona.
Exemplo 3 3A. Repete-se o Exemplo IA, utilizandor - 10,5 gramas de trifluoroetanol. (0,105 mole) k,2 gramas de NaH (0,10 mole) - 19,19 gramas de bromobenzeno (0,122 mole).
Procedendo nas mesmas condições que nó Exemplo IA, obtêm-se 18,50 gramas de uma mistura líquida, constituída por - 50 % em peso de (2,2,2-trifluoroetoxi)-benzeno 50 '/o em peso de bromobenzeno. 3B. Preparação de pafatrÍflt!^5metllfenil-para-(2,2,2--trifluoroetoxi)-acetofenona
Procedendo da mesma maneira que se descreveu no 'Exemplo IS, carregam-se
- 20 gramas de HF 7,0k gramas da mistura obtida no Exemplo 3A (contendo 3,52 gramas de trifluoroetoxi-benzeno) (0,02 mole) e - ^,08 gramas de ácido para-trifluorometilfenil-acetico (0,021 mole). v-n
Depois de uma hora de aquecimento a Ô0°C, obtêm-se gramas de pars-trifluorometil-fenil)-para-(2,2,2-trifluoroeto-xi)-acetofenona (rendimento = 78 %).
Exemplo *+ ^•A, Bepete-se o Exemplo 11, utilizando: - 15>5 gramas de trifluoroetanol (0,155 mole) 555 gramas de NaH (0,137 mole) e - 19»19 gramas de bromobenzeno (0,122 mole). '
Nas mesmas condições que se referiram no Exemplo IA, obtêm-se 19>30 gramas de uma mistura líquida constituída por: - 90 fi em peso de (2,2,2-trifluoroetoxi)-benzeno e - 10 % em peso de bromobenzeno. 10 *+Β. Repete-se ο Exemplo 1Β, carregando:
20 gramas de HF 3,91 grames da mistura obtida no Exemplo kA (contendo 3,52 gramas de trifluoroetoxi-benzeno) e - 3Λ gramas de a'cido paraclorofenil-acético.
Depois de uma hora de aquecimento a 80°C, obtêm-se 6,3 gramas de paraclorofenil-para-(2,2,2-trifluoroetoxi)-ace-tofenona (rendimento = 96 %).
J
Eei-

Claims (8)

11
REIVINDICA g Õ E S 1.- Processo para a preparação de cetonas arílicas tri- fluoroetoxiladas, nomeadamente arilacetotrifluoroetoxifenilcetonas, de fórmula geral
I na qual o símbolo Ar representa um radical aromáticomonocíclico^poli cíclico ou heterocíclico, o símbolo R representa um átomo de halogéneo ou um radical alquilo, alcoxi, alquiltio, halogenoalquilo, halogenoalcoxi, halogeno-alquiltio, amino ou nitro e o símbolo ή representa o númro 0, 1, 2 ou 3, caracterizado pelo facto: - de se fazer contactar em uma primeira fase um iodobenzeno ou um bromobenzeno com trifluoretanol na presença de um sal de cobre e de uma base forte no seio de um dissolvente aprõtico polar 12
e de , em seguida, - se eliminar em uma segunda fase o dissolvente aprõtico polar e se fazer contactar o resíduo com um ácido ou um derivado de acido arilacético no seio de ácido fluorídrico líquido.
2. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracteri-zado pelo facto de, na segunda fase, o ácido ou o derivado de ácido arilacético empregado possuir a férmula geral (Rn-Ar-CH2-CO)x.R' II na qual o símbolo Ar representa um radical aromático monocíclico, policíclico ou heterocíclico, o símbolo R representa um átomo de halogêneo ou um radical alquilo, alcoxi, alquiltio, halogenoalquilo, halogeno-alcoxi, halogenoalquiltio, amino ou nitro, o símbolo n representa o número 0, 1, 2 ou 3, o símbolo x representa o número 1 ou 2 e o símbolo R' representa um radical hidroxi ou um átomo de halogêneo quando x = 1 ou um átomo de oxigénio quando x é igual a 2.
3. - Processo de acordo com a reivindicação 2,caracteri-zado pelo facto de: - o símbolo Ar representar um radical benzénico, - o símbolo R representar um átomo de halogêneo ou um 13
grupo per-halogenoalquilo, per-halogenoalcoxi ou per-halogenoal-quiltio, - o símbolo n representar o número 1 e o símbolo x representar o número 1 e - o símbolo R' representar um átomo de cloro ou um radical hidroxi.
4. - Processo de acordo com a reivindicação 3, caracteri-zado pelo facto de: - o símbolo R representar um átomo de flúor e - o símbolo R' representar um átomo de cloro.
5. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracte-rizado pelo facto de o ácido fluorídrico utilizado ser anidro.
6. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracteri-zado pelo facto de a proporção molar entre o ácido ou o derivado do ácido arilacético e o composto resultante da condensação realizada na primeira fase estar compreendida entre 1 e 5.
7. - Processo de acordo com a reivindicação 1, caracteri-zado pelo facto de a relação molar entre o ácido fluorídrico e o ácido arilacético ou o derivado do ácido arilacético estar compreendida entre 5 e 50. 8.- 14
8.- Processo de acordo com a reivindicação 1, caracteri-zado pelo facto de a temperatura de realização da reacção da segunda fase estar compreendida entre a temperatura ambiente e 120°C e de preferência entre 50° e 80°C, Lisboa, 13 de Dezembro de 1989 0 Ags.ite Uricial da Prcpí.saaae mausrrial
PT92561A 1988-12-14 1989-12-13 Processo para a preparacao de cetonas arilicas trifluoroetoxiladas PT92561A (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
FR8816439A FR2640262B1 (fr) 1988-12-14 1988-12-14 Procede de preparation de cetones aryliques trifluoroethoxylees

Publications (1)

Publication Number Publication Date
PT92561A true PT92561A (pt) 1990-06-29

Family

ID=9372920

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT92561A PT92561A (pt) 1988-12-14 1989-12-13 Processo para a preparacao de cetonas arilicas trifluoroetoxiladas

Country Status (9)

Country Link
EP (1) EP0376778A1 (pt)
JP (1) JPH02204471A (pt)
CA (1) CA2005392A1 (pt)
DK (1) DK629089A (pt)
FI (1) FI895967A0 (pt)
FR (1) FR2640262B1 (pt)
IL (1) IL92709A0 (pt)
NO (1) NO894989L (pt)
PT (1) PT92561A (pt)

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
NL7704101A (nl) * 1976-04-17 1977-10-19 Bayer Ag Werkwijze voor het bereiden van hydroxyketonen.
GB2097000B (en) * 1979-03-19 1983-11-30 Riker Laboratories Inc Process for the preparation of 1,4-bis(2,2,2-trifluoroethoxy) benzene
IT1196264B (it) * 1984-09-24 1988-11-16 Blaschim Spa Procedimento per preparare arilalchilchetoni
FR2579591B1 (fr) * 1985-03-29 1988-10-14 Rhone Poulenc Spec Chim Procede de preparation de derives pentafluoroethoxy et pentafluoroethylthiobenzeniques
DE3545786A1 (de) * 1985-12-21 1987-06-25 Schering Ag Pyrazolinderivate, ihre herstellung und ihre verwendung als mittel mit insektizider wirkung

Also Published As

Publication number Publication date
FR2640262B1 (fr) 1991-05-31
FI895967A0 (fi) 1989-12-13
NO894989D0 (no) 1989-12-12
FR2640262A1 (fr) 1990-06-15
JPH02204471A (ja) 1990-08-14
NO894989L (no) 1990-06-15
DK629089A (da) 1990-06-15
DK629089D0 (da) 1989-12-13
CA2005392A1 (fr) 1990-06-14
EP0376778A1 (fr) 1990-07-04
IL92709A0 (en) 1990-09-17

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US3833674A (en) Recovery of brominated biphenyl
US6384167B2 (en) Sulfonated perfluorovinyl functional monomers
Coleman et al. The Reaction of Potassium Amide in Liquid Ammonia with Diarylbromoethenes
Suter et al. The synthesis and bactericidal properties of some 5-n-alkylresorcinols
PT92561A (pt) Processo para a preparacao de cetonas arilicas trifluoroetoxiladas
Truce et al. Sulfination of Aryllithium Compounds. The Preparation of Sodium o-, m-, and pn-Dodecylbenzenesulfonates1
US4307024A (en) 1,1,1-Triaryl-2,2,2-trifluoroethanes and process for their synthesis
Truce et al. Rearrangement of Mesityl Naphthyl Sulfones via a Novel Nucleophilic Addition-β Elimination Sequence1
US4837364A (en) Processes for preparing pentafluoroethoxy- and pentafluoroethylthiobenzene drivatives
Sprung et al. Molecular Rearrangements Involving Optically Active Radicals. V. The Rearrangement of Optically Active Alkyl Phenyl Ethers1
Olah et al. Aromatic Substitution. V. 1a The Synthesis of a Protonated Toluene Tetrafluoroborate Complex1b
Szmant et al. Mono-and Di-acetodiphenyl Sulfide and Related Compounds1
Hauptschein et al. Fluorocarbon halosulfates and a new route to fluorocarbon acids and derivatives. II. Polyfluoroalkyl fluorosulfates
Terrell et al. Synthesis of Halogenated Dialkyl Sulfides
Brewster et al. The Chlorination of Phenyl Ether and Orientation in 4-Chlorophenyl Ether
Davis et al. Chemistry of bromine trifluoride. The fluorination of fluorobromoethanes
WO2000020365A1 (en) A process for the preparation of 4,4'-dihalogen-o-hydroxydiphenyl compounds
US3159684A (en) Process for preparing polyphenyl ethers
Ellingboe et al. The Coupling Action of the Grignard Reagent. V. The Influence of the Halogen Atom of the Reagent
JP2004500473A (ja) モノ−およびポリ−ベンジル−1,2,3,4−テトラヒドロナフタレン組成物と、この組成物またはモノベンジル−1,2,3,4−テトラヒドロナフタレン異性体混合物の熱伝導流体としての使用
Starkey Diazonium Borofluorides. II. Their Use in the Preparation of Nitro Compounds1
Bachmann et al. THE RATES OF DISSOCIATION OF PENTAARYLETHANES
Rytina et al. The Preparation and Properties of cis-(0.3. 3)-Bicycloöctane
CA1091255A (en) Process for the preparation of 2,3-dichloroanisole
Hinegardner et al. NEW PHENOLIC COMBINATIONS OBTAINED BY COUPLING CHAULMOOGRIC ACID WITH RESORCINOL1

Legal Events

Date Code Title Description
FC3A Refusal

Effective date: 19960219