PT92310B - Peca de montagem para a absorcao de energia - Google Patents

Peca de montagem para a absorcao de energia Download PDF

Info

Publication number
PT92310B
PT92310B PT92310A PT9231089A PT92310B PT 92310 B PT92310 B PT 92310B PT 92310 A PT92310 A PT 92310A PT 9231089 A PT9231089 A PT 9231089A PT 92310 B PT92310 B PT 92310B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
metal bars
teeth
straight teeth
sides
part according
Prior art date
Application number
PT92310A
Other languages
English (en)
Other versions
PT92310A (pt
Inventor
Klaus Drefahl
Original Assignee
Kolbenschmidt Ag
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Kolbenschmidt Ag filed Critical Kolbenschmidt Ag
Publication of PT92310A publication Critical patent/PT92310A/pt
Publication of PT92310B publication Critical patent/PT92310B/pt

Links

Classifications

    • BPERFORMING OPERATIONS; TRANSPORTING
    • B62LAND VEHICLES FOR TRAVELLING OTHERWISE THAN ON RAILS
    • B62DMOTOR VEHICLES; TRAILERS
    • B62D1/00Steering controls, i.e. means for initiating a change of direction of the vehicle
    • B62D1/02Steering controls, i.e. means for initiating a change of direction of the vehicle vehicle-mounted
    • B62D1/04Hand wheels
    • B62D1/11Hand wheels incorporating energy-absorbing arrangements, e.g. by being yieldable or collapsible
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F16ENGINEERING ELEMENTS AND UNITS; GENERAL MEASURES FOR PRODUCING AND MAINTAINING EFFECTIVE FUNCTIONING OF MACHINES OR INSTALLATIONS; THERMAL INSULATION IN GENERAL
    • F16FSPRINGS; SHOCK-ABSORBERS; MEANS FOR DAMPING VIBRATION
    • F16F7/00Vibration-dampers; Shock-absorbers
    • F16F7/12Vibration-dampers; Shock-absorbers using plastic deformation of members

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Chemical & Material Sciences (AREA)
  • Combustion & Propulsion (AREA)
  • Transportation (AREA)
  • Steering Controls (AREA)
  • Vibration Dampers (AREA)

Description

KOLBENSCHMIDT AKTIENGESELLSCHAFT
PEÇA DE MONTAGEM PARA A ABSORÇÃO DE ENERGIA
A presente invenção diz respeito a uma peça de montagem para a absorção de energia, constituída por várias barras metálicas rectilíneas, deformáveis de maneira não elástica, dispostas coaxialmente numa circunferência e ligadas entre si, nas suas extremidades, rigidamente, por um flange metálico respectivo, em especi al para a integração em volantes da direcção de veículos motorizados, com o cubo do volante da direcção embebido relativamente ao plano da coroa do volante da direcção, com o qual a peça de montagem é ligada rigidamente, tapa, da do lado do volante por uma placa de choque feita de material plástico deformável.
As peças de montagem para a absorção de energia incorporadas nos sistemas da direcção para veículos moto rizados que funcionam segundo o princípio da deformação de compressão de estruturas mecânicas, devem, no caso de uma colisão, absorver o impacto do corpo do condutor arre messado contra o volante da direcção, mediante um trabalho de deformação, isto é, a energia cinética intrínseca do condutor deve ser dissipada num trajecto o maior possível e, portanto, com pequena força, evitando assim lesões gra ves do condutor.
-2Assim, na patente de invenção DE-B-1 912 528 des. creve-se um volante da direcção para veículos motorizados cuja peça que funciona como superfície de choque no caso de acidentes colabora com uma peça de montagem tubu lar ligada ao cubo do volante da direcção para absorção da energia. A peça de montagem possui uma estrutura de rede, que é formada por pares de barras gue partem de um ponto comum formando espiras helicoidais com a mesma inclinação e subindo em sentidos opostos, estando os pontos de cruzamento dos pares de barras distribuídos uniformemente pela periferia. Numa tal peça de montagem, uma parte substancial do trajecto de deformação perde-se através dos pares de barras e dos seus pontos de cruzamento, visto que estes, sob a acção de uma carga de compressão, acumulam-se uns sobre os outros formando um pacote, reduzindo desse modo a extensão da deformação. 0 mesmo inconveniente possui também a peça de montagem tubular descrita na paten te de invenção DE-a-2 623 521 para absorção de energia com inúmeras aberturas dispostas sistematicamente, devendo as secções de parede activas guando da deformação ter uma dimensão aproximadamente igual.
Na patente de invenção DE-A-2 614 041 oreviu-se uma peça de montagem para a absorção de energia que é constitui da por um corpo metálico deformável elástica ou plasticamen te, o qual é formado por elementos de apoio, tais como nervuras, escoras, barras ou similares dispostos em círculo uns ao lado dos outros, e gue, no caso de uma carga de compressão
-3do volante da direcção, devido à disposição de nontos de dobragem privilegiada dirigidos para fora, devem provocar a dobragem para fora dos elementos de apoio. O inconveniente de uma peça de montagem deste género reside no facto de, no caso de valores de ponta elevados da força de pressão parcialmente perigosos, se dissipar muito pouco energia no trajecto de deformação. Este inconveniente existe de res to também para todas as peças de montagem de estrutura tubular atrás indicadas para a absorção de energia.
objecto da presente invenção consiste portanto em em dar à peça de montagem para absorção da energia descrita na introdução uma estrutura tal gue, no caso de uma colisão, a força de deformação suba inicialmente de maneira relativa, mente rápida e se mantenha depois aproximadamente constante na maior parte do trajecto de deformação, de modo que a cur va característica da força de compressão em função do trajecto resultante seja um trapézio situado por baixo da curva que caracteriza uma peça de montagem com capacidade de absorção de energia ideal.
Este problema é resolvido se as dimensões transversais das barras metálicas prismáticas forem pequenas em relação às duas dimensões longitudinais, se as barras metálicas forem susceptíveis de se dobrar no sentido do maior momento de inércia principal sob a influência de uma força de compressão que actua no sentido axial e nas quais, em ceio menos um dos lados maiores que se estendem oerpendicularmen te ao eixo do maior momento de inércia e fazem um ângulo recto com o raio da peça de montagem, estão colocados den/
-4teados rectilíneos que se estendem perpendicularmente à direcção longitudinal.
Uma peça de montagem assim formada possui, quer numa condição de carga de compressão estática, quer dinâmica, uma capacidade ideal de absorção de energia, visto que a curva característica da força de deformação em função da extensão da deformação apresenta, em ambas as condições de carga, uma forma aproximadamente trapezoidal.
No caso de uma carga de compressão do género de cho que aplicada na direcção axial, verifica-se uma dobragem das várias barras metálicas individuais da peça de montagem, com pequenas flexões sinusoidais na zona dos seus segmentos livres de dobragem, subindo inicialmente a força de deformação de maneira comparativamente rápida e mantendo-se constante no maior comprimento da extensão de deformação, visto que os dentes do denteado rectilineo vão-se encostando sucessivamen te uns aos outros na zona da dobragem, a começar no seu máxi. mo.
O sentido de dobragem das barras metálicas, a qual se verifica na direcção de seu momento de inércia princinal maior, pode ser pré-determinado, de acordo com uma característica particular da presente invenção, colocando-se o den teado segundo a presente invenção no lado maior onosto à di. recção de dobragem desejada, de preferência no seu comprimento de dobragem livre.
-5Pode obter-se uma capacidade óptima de absorçao de energia se se colocar o denteado das barras metálicas quer no lado maior oposto à direcção de dobragem prevista, na zona do seu comprimento de dobragem livre, quer nas zonas entre os seus pontos de fixação nos flanges e os pontos de inflexão da dobragem no lado maior voltado na direcção de dobragem desejada.
Em regra o denteado rectilineo das barras metálicas estende-se pelos seus lados mais largos.
Para aumentar a força de deformação das barras metálicas há a possibilidade de prever um denteado rectilíneo, que se estenda apenas a menos de 50%, de preferência de 20% a 40% dos lados menores, colocado nos lados mais estreitos que se situam paralelamente ao plano que contém os eixos dos dois momentos de inércia principais.
No quadro da estrutura preferida da presente invenção, colocam-se em um ou nos dois lados mais estreitos das barras metálicas dentes ligados numa só peça com as mesmas, dispostos como um pente, e dobrados sobre os lados maiores.
Numa variante desta configuração, os dentes colocados como um pente para a formação do denteado rectilineo são dobrados para cima de tal modo que formam um ângulo rec to com os lados mais largos das barras metálicas.
Numa outra forma das barras metálicas, os dentes do denteado rectilineo possuem um perfil em forma de evolvente,
-6de cicloide, de arco de circunferência ou de um U, com os flancos dos dentes perpendiculares ou inclinados.
A peça de montagem segundo a presente invenção pa ra a absorção de energia está representada a título de exemplo nos desenhos anexos e vai ser descrita com mais pormenor a seguir.
Na fig. 1 está ilustrado, numa representação esquemática, um corte longitudinal feito pelo eixo de um vo lante da direcção, passando por uma peça de montagem para absorção da energia e na fig. 2, numa vista de lado, uma peça de montagem depois de verificada a sua deformação, a peça de montagem (1) é constituída por várias barras metá licas (2) deformáveis não elasticamente colocadas coaxial, mente numa circunferência, feitas de aço do tipo St37, que estão ligadas rigidamente umas às outras, nas suas extremi dades por um flange de aço (3,4), respectivamente. No flange do lado do volante de direcção (3) estão fixados os raios (6) do volante de direcção ligados com a coroa (5) do volan te de direcção. No flange do lado da coluna da direcção (4) está fixado o cubo (8) colocado na coluna (7) da direcção.
Na barra metálica (9), representada na fig. 3 numa vista lateral do sentido do momento de inércia maior, e que está reproduzida na fig. 4, numa vista de lado numa direcção perpendicular à direcção do eixo do momento de inércia principal maior, as duas faces mais largas dispostas perpendicularmente ao eixo do momento de inércia principal maior estão providas de um denteado rectilíneo (11), com dentes rectangu /
(
-7-/ _ lares, entre os pontos de fixação (10) de ligação aos flanges. A fig. 5 representa a dobragem da barra metálica (9) depois de ser carregada em compressão.
A barra metálica (12) representada na fig. 6 numa vista lateral no sentido do eixo do momento de inércia principal maior, e que na fig. 7 está representada numa vista lateral numa direcção perpendicular ao eixo do momento de inércia maior, possui na zona do segmento de dobragem livre (13), no lado mais largo oposto ao da direcção de dobragem, um denteado rectilíneo (14) com dentes rectangulares. Na zona entre os pontos de fixação (15) da barra metálica (12) nos flanges e os pontos de inflexão (16) da dobragem estende-se o denteado (14) no lado mais largo voltado no sentido da dobragem. Na fig. 8 está repre sentada a barra metálica (12) depois de ser sujeita à carga de compressão.
A fig 9 representa em perspectiva um segmento de uma barra metálica (17), na qual o denteado rectilineo é formado por dentes (18) colocados em forma de pente nos seus dois lados menores e dobrados sobre os lados maiores.
Na fig. 10 está representado em perspectiva o segmento de uma barra metálica (19) na qual os dentes (20) que actuam como denteado rectilíneo, colocados como um pen te nos seus lados mais estreitos, são dobrados de modo tal que formam com os lados mais largos um ângulo de 90°.
No diagrama da força de compressão em função da ex tensão da deformação representado na fig. 11 está represen /
tada a força de deformação em função da extensão da deformação, indicando a linha a tracejado o comportamento de de formação ideal para a absorção da energia e a linha a cheio o comportamento de deformação de uma peça de montagem segun do a presente invenção. Verifica-se que a capacidade de absorção de energia da peça de montagem (1) construída segundo a presente invenção se desvia da curva ideal da caraCterística da força de compressão-extensão de deformação de uma peça para absorção da energia de maneira comparativamen te insignificante.

Claims (9)

1.- Peça de montagem para a absorção da energia, constituída por várias barras metálicas rectilíneas deformáveis, não elásticas, dispostas coaxialmente numa circunferência e ligadas por um flange metálico rigidamente umas com as outras, em especial para volantes de direcção de veículos motorizados com o cubo do volante de direcção embebido relativamente à coroa do volante de direcção, com o qual está ligada rigidamente a peça de montagem tapada do lado do volante por uma placa de choque feita de material plástico deformável, caracterizada por as dimensões transversais das barras metálicas prismáticas (2,9,12,17,19) serem pequenas em relação ãs suas dimensões longitudinais, por as barras metálicas serem susceptíveis de se dobrar no sentido do maior momento de enércia principal sob a influência de uma força de compressão que actua no sentido axial, e nas quais, em pelo menos um dos lados maiores, que se estendem perpendicularmente ao eixo do maior momento de inércia principal e fazem um ângulo recto com o
10^ raio da peça de montagem (1), estão colocados dentes rectilíneos (11,14,18,20) que se estendem perpendicularmente à direcção longitudinal.
2. - Peça de montagem de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por os dentes rectilíneos (14,18,20) das barras metálicas (12,17,19) estarem colocados no lado maior oposto à direcção da flexão desejada.
3. - Peça de montagem de acordo com as reivindicações
1 ou 2, caracterizada por os dentes rectilíneos (14) das barras metálicas (12) serem colocados na zona (13) do comprimento de dobragem do lado maior.
4. - Peça de montagem de acordo com as reivindicações 2 e 3, caracterizada por os dentes rectilíneos (14) das barras metálicas (12) serem colocados nas zonas entre os seus pontos de fixação (15) e os pontos de inflexão (16) de dobragem, no lado maior voltado na direcção da flexão desejada.
5. - Peça de montagem de acordo com uma ou várias das reivindicações 1 a 4, caracterizada por os dentes rectilíneos (11,14) das barras metálicas (9,12) se estenderem pelos lados maiores.
6.6. - Peça de montagem de acordo com uma ou várias das reivindicações 1 a 4, caracterizada por os dentes rectilíneos (18) colocados a partir dos lados menores das barras metálicas (17) situados paralelamente ao plano que contém os eixos dos dois momentos de inércia principais se estenderem por menos de 50 %, de preferência por 20 a 40 %, dos lados menores.
7. - Peça de montagem de acordo com uma ou várias das reivindicações 1 a 6, caracterizada por os dentes rectilíneos serem formados por dentes (18) colocados como um pente num ou nos dois lados menores das barras metálicas (17), com elas ligados formando uma sõ peça e dobrados sobre os lados maiores.
8.- Peça de montagem de acordo com uma ou várias das reivindicações 1 a 6, caracterizada por os dentes rectilíneos serem formados por dentes (20) colocados como um pente, num ou nos dois lados menores das barras metálicas (19), com elas ligados formando uma sõ peça e dobrados perpendicularmente aos lados maiores.
9.- Peça de montagem de acordo com uma ou várias das reivindicações 1 a 8, caracterizada por os dentes rectilíneos das barras metálicas possuírem um perfil em forma de evolvente, de cicloide, de arco de circunferência ou de U, sendo os flancos dos dentes perpendiculares ou inclinados,
PT92310A 1988-11-15 1989-11-14 Peca de montagem para a absorcao de energia PT92310B (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE3838594A DE3838594A1 (de) 1988-11-15 1988-11-15 Einbauteil zur absorption von energie

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT92310A PT92310A (pt) 1990-05-31
PT92310B true PT92310B (pt) 1997-02-28

Family

ID=6367163

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT92310A PT92310B (pt) 1988-11-15 1989-11-14 Peca de montagem para a absorcao de energia

Country Status (9)

Country Link
US (1) US5005863A (pt)
EP (1) EP0369521B1 (pt)
JP (1) JPH02186140A (pt)
BR (1) BR8905785A (pt)
DE (2) DE3838594A1 (pt)
ES (1) ES2070170T3 (pt)
MX (1) MX172246B (pt)
PT (1) PT92310B (pt)
TR (1) TR24804A (pt)

Families Citing this family (19)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US5205186A (en) * 1989-05-23 1993-04-27 Eldra-Kunststofftechnik Gmbh Steering wheel
US6268546B1 (en) 1989-07-19 2001-07-31 Calgene Llc Ovary-tissue transcriptional factors
DE4105026C1 (pt) * 1991-02-19 1992-02-20 Mercedes-Benz Aktiengesellschaft, 7000 Stuttgart, De
JPH0575057U (ja) * 1992-03-13 1993-10-12 日本精工株式会社 衝撃吸収式ステアリングコラム装置
FR2716703B1 (fr) * 1994-02-25 1996-05-10 Michel Malvy Dispositif d'absorption d'énergie par déformation plastique, notamment pour volant de direction de véhicule, et volant de direction équipé d'un tel dispositif.
JPH07304457A (ja) * 1994-05-11 1995-11-21 Toei Sangyo Kk ステアリングホイール
DE19510418A1 (de) * 1995-03-24 1996-09-26 Mst Automotive Gmbh Sicherheitslenkrad
GB2300606A (en) * 1995-05-10 1996-11-13 Dick Lucien Chitolie A safety steering wheel
DE19729893C2 (de) * 1997-07-12 1999-04-29 Mc Micro Compact Car Ag Lenksäule in einem Kraftfahrzeug
DE19747873A1 (de) * 1997-10-20 1999-04-22 Petri Ag Energie absorbierendes Lenkrad
DE19747423C1 (de) * 1997-10-27 1999-04-29 Bsrs Restraint Syst Gmbh Dynamische Knieschutzeinrichtung
GB9817536D0 (en) * 1998-08-13 1998-10-07 Rover Group A motor vehicle
US7188866B2 (en) * 2004-02-26 2007-03-13 Delphi Technologies, Inc Steering column assembly and method of fabricating the same
DE202004003406U1 (de) 2004-02-27 2004-05-13 Takata-Petri Ag Lenkanordnung für Kraftfahrzeuge
GB2426806A (en) * 2005-04-27 2006-12-06 Ford Global Tech Llc A structural element designed to withstand a transverse load tending to bend the element
CN101157363A (zh) * 2006-10-07 2008-04-09 阎跃军 方向操作装置
US20120048056A1 (en) * 2010-08-31 2012-03-01 Autoliv Asp, Inc. Adaptive energy absorption steering wheel
FR3016202B1 (fr) * 2014-01-07 2016-05-13 Autotech Eng A I E Poutre metallique a angle de flexion limite
JP7052310B2 (ja) * 2017-06-20 2022-04-12 日本精工株式会社 ステアリング装置及び中間シャフト

Family Cites Families (16)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
US3373629A (en) * 1966-04-29 1968-03-19 Gen Motors Corp Steering column assembly
US3495474A (en) * 1966-11-24 1970-02-17 Nissan Motor Impact absorbing means for vehicles
US3540304A (en) * 1966-12-31 1970-11-17 Daimler Benz Ag Safety steering for motor vehicles
US3482466A (en) * 1967-01-24 1969-12-09 Helmut Orlich Torsion device for steering columns
US3508633A (en) * 1967-05-17 1970-04-28 Nissan Motor Plastically deformable impact absorbing means for vehicles
US3523587A (en) * 1967-10-02 1970-08-11 Ara Inc Energy absorbing steering mechanism for vehicles
FR1586115A (pt) * 1968-07-02 1970-02-13
DE1912528B2 (de) * 1969-03-12 1975-01-23 Volkswagenwerk Ag, 3180 Wolfsburg Sicherheitslenkrad für Kraftfahrzeuge
DE2042220B2 (de) * 1970-08-26 1977-04-28 Daimler-Benz Ag, 7000 Stuttgart Verformbare instrumententafel in einem kraftfahrzeug
DE2058411A1 (de) * 1970-11-27 1972-06-08 Daimler Benz Ag Sicherheitslenkung
GB1359760A (en) * 1971-05-28 1974-07-10 Daimler Benz Ag Collapsible vehicle-steering column
DE2614041A1 (de) * 1976-04-01 1977-10-06 Petri Ag Energieabsorptionselement
US4312430A (en) * 1979-12-12 1982-01-26 Izumi Motor Co., Ltd. Shock absorber
DE3045141C2 (de) * 1980-11-29 1987-07-09 Messerschmitt-Bölkow-Blohm GmbH, 8000 München Sicherheitslenksäule für Kraftfahrzeuge
DE3049425C2 (de) * 1980-12-30 1991-09-05 Messerschmitt-Bölkow-Blohm GmbH, 8000 München Aufprall-Schutz-Bauteil
DE3321197C2 (de) * 1983-06-11 1986-09-25 Messerschmitt-Bölkow-Blohm GmbH, 8000 München Rohr, insbesondere für eine Sicherheitslenksäule für Kraftfahrzeuge

Also Published As

Publication number Publication date
EP0369521B1 (de) 1995-02-22
EP0369521A2 (de) 1990-05-23
PT92310A (pt) 1990-05-31
US5005863A (en) 1991-04-09
BR8905785A (pt) 1990-06-12
JPH02186140A (ja) 1990-07-20
ES2070170T3 (es) 1995-06-01
DE3838594A1 (de) 1990-05-17
EP0369521A3 (de) 1991-11-06
DE58909030D1 (de) 1995-03-30
TR24804A (tr) 1992-03-26
MX172246B (es) 1993-12-09

Similar Documents

Publication Publication Date Title
PT92310B (pt) Peca de montagem para a absorcao de energia
US4190276A (en) Deformable impact absorbing device for vehicles
PT92311B (pt) Elemento construtivo para a absorcao de energia
US4829979A (en) Impact absorbing device for a vehicle
US7967118B2 (en) Impact absorber device
ES2587205T3 (es) Módulo de colisión para un vehículo ferroviario
US6547295B2 (en) Impact energy absorption system for vehicles
US3694018A (en) Elastomeric impact energy dissipator
JP6510982B2 (ja) 衝撃吸収要素
JP6440737B2 (ja) 車体バンパー構造
BRPI0621453A2 (pt) disposição para proteção contra deslocamento para um veìculo
JP5561691B2 (ja) 衝撃吸収部材
WO2015092832A1 (ja) 鉄道車両の衝突エネルギー吸収装置
US6406092B1 (en) Car seat
US20100090498A1 (en) Cockpit cross member for a motor vehicle
US4778208A (en) Yielding arrangement of a bumper at the body of a motor vehicle
ES2369490T3 (es) Absorbedor de energía para conjunto parachoques de un vehículo.
US3884455A (en) High efficiency energy absorber
US3814470A (en) Impact absorber
JP2005075344A (ja) 自動車用バンパ
EP3647109B1 (en) Pivot bracket for connecting vehicle seats
JP6609658B2 (ja) 車両のバンパ装置
US3934486A (en) Safety steering column
JPH04230470A (ja) エネルギ吸収システム
CN110901573B (zh) 车身结构

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19961122

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19980531