PT92169B - Aparelho electroestimulador - Google Patents

Aparelho electroestimulador Download PDF

Info

Publication number
PT92169B
PT92169B PT9216989A PT9216989A PT92169B PT 92169 B PT92169 B PT 92169B PT 9216989 A PT9216989 A PT 9216989A PT 9216989 A PT9216989 A PT 9216989A PT 92169 B PT92169 B PT 92169B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
signal
electrostimulator
frequency
modulation
low frequency
Prior art date
Application number
PT9216989A
Other languages
English (en)
Other versions
PT92169A (pt
Original Assignee
Antonio Ilson Giordane
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Antonio Ilson Giordane filed Critical Antonio Ilson Giordane
Priority to PT9216989A priority Critical patent/PT92169B/pt
Publication of PT92169A publication Critical patent/PT92169A/pt
Publication of PT92169B publication Critical patent/PT92169B/pt

Links

Landscapes

  • Electrotherapy Devices (AREA)

Description

O presente invento diz respeito a uma série de aparelhos para tratamentos médicos, terapêuticamentos e odontolégicos, que empregam a impulsoterapia ou e1ectroestímu1ação nervosa transcutãnea como meio de relaxamento fisiológico, racional e não invasivo de áreas específicas da musculatura.
aparelho electroestímulador desenvolvido compreende um gerador de sinal triangular (1), seguido de um amplificador (2) , o qual se encontra conectado a um controlador de modulação (3) . Um gerador de sinal quadrado (11) encontra-se liqado a um conformador de sinal (í€>) de primeiro estágio, o qual, por sua vez, encontra-se conectado paralelamente a um divisor de frequência (ó), a um amplificador final (7) e a um outro conformador de sinal (9) de segundo estágio, seguindo-se a este último um outro f λ* amplificador final (8). Dito divisor de frequência (ó)encontra-50 ainda conectado através de chave de três posiçSes (A„ B, C) a um conformador de sinal (5) de terceiro estágio e este controlador (4) do sinal de baixa frequência.
a um □ presente inventa diz respeita a um aparelho electroestimulador, para aplicações em especialidades médicas ε odontológicas .
Mais especificamente, o invento refere-se a uma série de aparelhas para tratamentos médicos, terapêuticos e odontológicos, que empregam a impulsoterapia ou electroestimulaçáo nervosa transcutSnea, também chamada de TENS'1, como meio de relaxamento fisiológico, racional e não invasivo de áreas específicas da musculatura.
A dor acompanha seus últimos instantes de de medo, dentre os muitos toda a vida, o medo da dor o ser humano vida. Talves que existem.
desde seu nascimento, até , por este motivo, um tipo também acompanha durante
No tratamento odontológico, por exemplo, o medo da dor é quase uma constante, apesar dos avanços da moderna odontologia terem conseguido suavizar, de maneira extraordinária , as sensações desagradáveis experimentadas pelo paciente. A tensão e a ansiedade ainda permanecem e se constituem em factores que afastam muitas pacientes dos consultórios odontológicos, temerosos da dor. Este número é bem maior do que os que se afastam por todas as outras razões somadas.
A procura de soluções para diminuir o stress dos pacientes odontológicos tem preocupado a odontologia. A impulsoterapia ou electroestimuiação nervosa transcutanea - ENT ou TENS, é um método eficaz para se conseguir um relaxamento fisiológico racional e não invasivo, de áreas específicas da musculatura. Em 1975, Bernard Jankelson iniciou estudos sobre suas aplicações na área odontológica, e desenvolveu um aparelho, o l*fyc<-l*fonitor de use especifico em odontologia. Desde então, muitos aparelhos similares têm sido desenvolvidos com o mesmo intuito de relaxamento e regularização da musculatura do sistema odonto—estornatognático. Todos eles utilizam a baixa frequência, fixa ou variável (de 40 a 350 impulsos por minuto) para atingir os objectivos propostos. Estes aparelhos, apesar de apresentarem resultados considerados satisfatórios, possuem várias restrições devido, principalmente, a adição de uma única faixa de atuação dos sinais de eletro-estimulação, sendo as mais críticas as seguin tes:
- A alta frequência aplicada isoladamente promove um efeito analgésico e miorelaxante rápido,, porém de pouca duração após a aplicação.
- A baixa frequência aplicada isoladamente, promove analgesias, relaxamento de maior durabi1 idade, após a aplicação, porém e mais demorado para ser iniciado o efeito e, além disso, provoca sensação desagradável ao paciente.
- A baixa frequência só pode ser utilizada até 300 pulsos por minuto, pois acima disto promove estafa muscular, efeito totalmente indesejável.
a incorporação □ aparelho electroestimulador desenvolvida apresenta inovaçóes técnicas, resultado de experiências e pesquisas efectivas com outros aparelhos mioestimuladores, as quais indicavam que frequência modulada às altas e baixas alta frequências, isoladas ou sobrepostas, melhoravam sensivelmente a no tratamento da sintomatoloeficácia dos resultados da TENS, gia da dor e no relaxamento da musculatura.
Assim, pode-se citar como principais inovações do aparelho electroestimulador, as seguintes:
- Incorporação da modulação dos pulsos de baixa frequência, nos de alta frequência, tanto em frequência como em fase. Nestas condiçoes são mantidas estáveis as caracteristicas de largura de pulso e permitidos ajustes independentes de intensidade .
- Introdução da modulção do sinal de alta frequência por um outro sinal de baixa frequência (na faixa de 0,5 a 8,333 Hz), cuja forma de onda pode ser triangular ou senoidal. Internamento, a modulção pode ser ajustada entre Õ a 1ÕÕ'/.. Experimentos práticos indicaram um factor de modulação de 507. como de boa eficácia nas aplicaçõesde impu1soterapia, em razão do efeito remanescente do sinal de alta frequência contínua; e
Γ
- Utilização combinada dos recursos descritos acima, que permite a aplicação terapêutica dos três sinais simultâneamente e mais a alta frequência modulada conjugada com baixa frequência.
(TV
Tais inovações ampliam o campo de aplicação do aparelho, devida às combinações de frequências que ele permite, aumentando sua eficiência (comparações electromiográficas a electroencefalográficas). Por decorrência, foram projectadas aparelhos para aplicações odontológicas, fisioterápicas e terapêuticas, constituindo-se uma série de aparelhos mioestimu1adores.
Para a obtenção das funções de saída, o electroestimu— lador constitui—se de dois geradores de base de tempo e circuitos associados- Um dos geradores é destinado á. geração associada. Um dos geradores é destinada á geração do sinal que constitui a modulação, com dispositivos electronicos que possibilitam a conjugação simultânea de todas as frequências geradas, i.e. A.C. com B., A.C. com A.M. e A.M. com B.
A característica da forma de onda de saída é do tipo alternada quadrada ou aproximadamente quadrada em ambas as alternâncias, ou ainda, quadrada em uma das alternâncias (positiva ou negativa) com ou sem exponencial na outra. Outras possibilidades de forma de onda são: tipo triangular, senoidal, chinesa, bifásica ou monofásica.
Cada estímulo deverá ter largura de pulso ajustável de 60 a 2Ο.ΟΘ0 microsegundos e limitação de corrente ao máximo de 50 miliamperes e o sinal que compSe cada estímulo poderá ser do tipo único ou tipo burst.
De uma maneira geral, o aparelho objecto do invento apresenta os seguintes efeitos;
Estimul açãc> neurDmuscular .
Relaxamento muscular.
Normalização do sistema, nsuromuscular.
Desprogramação neuromuscu1 ar.
Analgesia local e qenal.
Torpor e insensibi1ização de áreas.
Drenagem de toxinas e líquidos.
Revi ta Ii zação neuromuscular.
Indução ac· relaxamento geral e ao sono.
Eliminação do stress e da ansiedade.
Os mecanismos que produzem os referidos efeitos são os seguin tes:
MECANISMO DE ACçgQ: (Relaxamento Muscular e Analgesia)
- Alta Frequência:
A Alta Frequeência entorpece e insensibiliza a região de aplicação. Produz analgésia e mio-relaxamento mais rápidas, elimina a tensão e a contratura das fibras musculares.
A - Accão Analgésica:
a) pela produção de Endorfinas e Encefalinas (acção similar à da morfina).
b) pela despolarização das células nervosas.
c) pela eliminação da Tensão do Paciente.
d) por facilitar a drenagem das toxinas do metabolismo celular
e) pela aplicação do princípio do Controle Porta.
- Acção Miorelaxante:
a) pelo relaxamento e normalização do sistema neuro— —muscular.
b) pela eliminação da tensão muscular, pelo efeito miorelaxante das Endorfinas e Encefalinas.
c) eliminação da contratura muscular pela Efeito de Fasciculação„
- Baixa Frequência:
Potencializa os efeitos Analgésicos e Relaxantes e, por mecanismo de '‘ordenha da Baixa Frequência, promove a drenagem das toxina, rompendo o ciclo dor x espasmo x dor.
- Alta Frequência Modulada:
Por suas caracteristicas promove massagem mais profunda no tecido muscular forçando a eliminação de toxinas e de exudatos (edemas), elimina por processo de bombeamento o sangue venoso e carreia sangue arterial para a região, dando ao músculo condiçoes nutricionais e de oxigenação óptimas.
± especialmente indicada em algias musculares, processos inflamatórios ε neuropatias.
aparelho electroestimulador da presente invenção poderá ser melhor compreendido com a descrição das figuras em anexo, que de uma forma esquemática representam:
Figura 1 - diagrama de blocos representando a arquitetura funcional do aparelho electroestimulador para aplicações odontológicas, sendo representadas as unidades básicas que o constitui.
Figura 2, 3 e 4 - diagramas de blocas representando as arguitecturas funcionais de diferentes formas do aparelho electroestimulador, aplicadas para outras especialidades médicas e odiontológicas.
Figura 5 - circuito básico das unidades geradora de sinal triangular, amplificadora, controladora de modulação e de med içãoFigura ó - circuito básico das unidades geradora de sinal quadrado, 12 estágio conformador de sinal, divisora, 2° estágio conformador de sinal, 35 estágio conformador de sinal, controlador do sinal de baixa frequência, amplificação final e transformador de saída.
Na -figura 1, onde é mostrada a constituição do aparelho para aplicação odontológica, o qual compreende as unidades básicas de todos os outros mostrados nas figuras 2, 3 ou 4, observa-se que o aparelho electroestimulador compreende um gerador de sinal triangular (1), seguido do amplificador (2), o qual se encontra conectado ao controlador de modulação <3? - Um gerador de sinal quadrado ( 11 ) , o qual pode também gerar outras formas de ondas, de acordo com as necessidades terapêuticas, encontra-se ligado a um conformador de sinal (Itt) de primeiro estágio, o qual, por sua vez, encontra-se ligado em paralelo a um divisor de frequência (ó), a um amplificador final (7) e a um outro conformador de sinal (9) de segundo estágio, seguindo-se a este ultimo um outro amplificador final (8). 0 referido divisor (6) encontra—se ainda ligado através de chave de três posiçoes (A,, B, C) a um conformador de sinal (5) de terceiro estágio e este a ura controlador (4) da sinal de baixa frequência. Este aparelho apresenta as seguintes características:
- Aplicações principais: relaxamento e desprogramação da musculatura mastigatória e facial, monitoramento mandibular, demais aplicações de electraterapia na região facial e geral.
- Funções técnicas: alta frequência contínua (100 Hz), alta frequência modulada (modulação de Ο,οόό Hz), baixa cia (40 ppm,., 100 ppm. , 300 ppm), alta frequência sobreposta pela baixa frequência, alta frequência superposta pela baixa frequência.
frequêncontínua modu1ada de baixa seletor de
- Controle: intensidade de alta frequência, intensidade frequência, equilíbrio, seletor de baixa frequência, alta frequência contínua/modu1ada, 1iga/desliga.
Saídas: dois polos activos, direito e esquerdo, um polo dispersor.
Na figura 2, é representado o diagrama de blocos de uma variante do aparelho, o qual, a exempla dos demais, apresenta uma estruturação básica semelhante ao da figura 1, sendo a principal diferença, a substituição da divisor (ó) par um divisor (á') de características diferentes daquele da figura 1. D referido aparelho tem coma principais características, as seguintes:
- Aplicações principais: analgesia, estimulação muscular, activação de processos cicatricial., electro-terapia geral.
a. 1 ta frequência contínua (100 Hz),
- Funções técnicas: alta frequência modulada (modulação de 0,666 Hz), baixa cia (30 ppm., 160 ppm., 300 ppm.), alta frequência superposta pela baixa frequência, alta frequência superposta pela baixa frequência.
f requeri contínua modulada
- Controlos: intensidade de alta frequência, intensidade de baixa frequência, selector de alta frequência contínua/modulada, selector de baixa, frequência, 1iga/desliga.
- Saídas: dois ou mais polos positivos, dois ou mais polos negativos.
- A fiqura 3, mostra o diagrama de outra variante do aparelho e sua estrutura é gerada pela supressão do controlador (4) de sinal de baixa frequência, do conformador de sinal (5) de terceiro estágio e do divisor (6), sendo aonda possível a supressão dos conformadores de sinais (10;?) de primeiro e segundo estáqio.
- Esta variante apresenta as seguintes características:
- Aplicações principais: relaxamento, analgesia, drenagem linfática, revita1ização celular.
- Funções técnicas: alta frequência contínua (100 Hz), alta frequência modulada (modulação com 0,666 Hz), podendo também ser acrescentada a modulação de baixa frequência.
- Controlos: intensidade, equilmibrio, selector de alta frequência con tí nua/modul ada, 1 .iqa/desl iga.
- Saídas: dois polos activos, direita e esquerda, um polo dispersor.
Na fiqura 4, observa—se o diagrama da estrutura funcional de outra versão do aparelho, cujas unidades são semelhantes àquelas do aparelho da figura 3, porém suprimido-se aqui os confarmadores de sinais (10,9) de primeiro e segundo estágio e introduzindo-se no lugar destes um inversor (12) ligado ao amplificador final (3). Suas principais características são:
- AplicaçSes: analgesia, relaxamento, estimulação.
- FunçSes técnicas: alta frequência contínua (100 Hz), alta frequêcia modulada (modulação de 0,666 Hz).
Controlos: selector de alta frequência contínua/modulada,
- Saídas: dois polos, um positivo e um negativo,
Este aparelho pode ainda apresentar modulação de baixa frequência.
um modelo com
As figuras 5 e 6, associadas formam o circuito básico geral do aparelho e1ectroestimu1ador da invenção, segundo a f igu.ra 1 .
Desta forma, observa-se pela figura 5 que o aparelho desenvolvido compreende uma unidade geradora de sinal triangular, na. qual a modulação da alta frequência é do tipo modulação por amplitude, coni frequência de modulação na ordem de (3,666 Hz,
do tipo triangular ou senoidal. Esta unidade contém um oscilador que compreende um circuito CI-1 e outros auxiliares, o qual é controlado por tensão e com forma de onda de saída triangular (pino 4) e quadrada (pinD 3). 0 ajuste da frequência é conseguido através de R3 e C2. Da saída de CI-1, utiliza-se apenas o sinal triangular (pino 4) para a alimentação do amplificador operacional CI-2 do tipo inversor com ganho aproximado de 10 ,-·· vezes. □ referido amplificador operacional CI-2 varia a polaridade de base do transístor 01 do controlador de modulação, através de um resistor variável R1Ô. No controlador, a baixa frequência é controlada por meio de variçSes em F'l , Rll e £32, associadas à variaçSes em 01. Estas variaçSes sãD cadenciadas com a frequência do oscilador acima citado, obtendo—se então a modulação triangular ou senoidal do sinal de alta frequência, sendo o controle do percentual de modulação obtida através do resistor variável R10. Uma chave S2 actua para impor ou não a modulação e quando ela se encontra na posição desligada, a base do transístor Dl fica polarizada positivamente, passando o mesmo a conduzir corrente, permitindo, desta forma, o ajuste de intensidade de alta frequência opor intermédio de Pl.
controle visual do sinal de saída (controle relativo) VU, de leitura de através de R23 e na , selecionáveis por de baixa frequência , a visualízaçãao da leitura do instrumento medidor é bastante melhorada, a qual pode ser obtida através de em (32 e £34 é realizado por instrumentos tipo frequência R25 e R26 os pu1sos am-ortecidos por D7 e CB e, por consequência fundo ae escala ajustada na alta baixafreouência através de R24„ freouência na chave Sl-C. sendo eds
Na figura ó, observa-se α gerador de sinal quadrado, responsável pelos estímulos de alta frequência, a qual é obtida através de um oscilador composta pelo circuita integrado CI-3. Este circuito, na configuração representada, fornece um sinal de saída no pino 3 em forma de onda quadrada, sendo os resistores R12, R13 e o capacitor C4 formadores da constante de tempo que determina a frequência de oscilação. Com o resistor R13, que é do tipo variável, consegue—se ajustar o gerador na frequência desejada.
D sinal emitido por CI-3 é então enviado ao 12 estágio conformador de sinal, o qual compreende um circuito monoestável, configurado por uma porta lógica tipo NAND - circuito CI5-C - e par dois circuitas inversores tipo Schmitt Trigger - CIó-E e CIó-F, sendo que nesta unidade, o resistor R20 e o capacitor C7 formam a constante de tempo que ajusta a largura do pulso a ser obtido na saída do transformador Tl. Dito circuito monoestável é da tipa sensível á barda de descida da sinal de onda quadrada.
D pino ÍB> do circuito CIó—F alimenta um amplificador final (7) com pulsos retangulares de largura definida pelo referido circuito monoestável e na frequência estabelecida, bem coma a 22 estágio conformador de sinal (9) e α bloco divisar de frequência (ó).
sinal do 12 estágio conformador (1Θ) alimenta, conforme dito acima, o 22 estáqio conformador (9), que compreende os; circuitos CI5-B, CI5-C e CI5-D e cuja saída alimenta, por vez, um segundo amplificador final (S).
sua
Os referidos amplificadores finais (7;8) são transistorizados e em configuração Darlington (07, 03, 06 e 05), sendo cada um ligado a um dos enrolamentos do primário do transformador de saída.
D transformador de saída é alimentado em seu centro por uma tensão contínua, que somada aos dois sinais sequenciais dos estágios conformadores de sinal, determinam uma reversão do fluxo magnético no transformador, induzindo nas bobinas secundárias um sinal alternado de larguras de semiciclos positivo e negativo proporcionais às larguras ajustadas nos dois circuitos monoestáveis. A variação de intensidade do sinal de saída é obtida pela variação do nível da tensão que alimenta o centro do transformador. Este efeito é alcançado pela variação em pl e na polarização de base de 02.
Os estímulos de baixa frequência, são obtidos a partir da saída do 12 estágio conformador de sinal, sendo os circuitas CI4—A e CI4--E< formadores- dos circuitos divisores de frequência.
na verdade, esses circuitos são contadores síncronos do tipo binário, o primeiro (CI4-A) configurado para dividir por 10 e no segunda (CI4-B) seieccionadas as subdivisões por 2, 6 e 15, o que permite a partir da. frequência original obter-se as frequências desejadas.
Esses pulsos obtidos do circuito divisor são seleccio— nados através da chave Sl-a e enviados ao 32 estágio conformador de sinal, de constituição idêntica aos anteriores (12 e 22') e formado pelos circuitos CI5-A, CI6-A e CI6-B. Neste estágio conformador, a larqura de pulso é ajustada. pelo resistor R16,
sendo obtido o dobro do tempo da largura de pulso quando comparada com os 12 e 22 estágios conformadores de sinais- A saída do 32 estáqio conformador alimenta p transístor 03 do controlador do sinal de baixa frequência (4), que conduz apenas os pulsos de baixa frequência. Este transístor D3 e o potenciómetro F’2 formam o divisor de tensão que comanda a polarização de D4 que, por sua vez, controla o nível da tensão que alimenta o circuito do enrolamento primário do transformador de saída. Como os pulsos de baixa frequência são obtidos do oscilador de alta frequência, por meio de divisores, eles estão sempre sincronizados com a alta frequência.
aparelho desenvolvido dispõe ainda de diodos Dl e D2 para bloquear eventuais polarizações inversas dos transístores t!2 e 04.
Assim, é obtida a. saída de alta frequência sobreposta por baixa frequência, seleccionada e com controles de intensidade independentes, sendo na saída do aparelho, disposto um transformador de saída, do tipo elevador de tensão, com dois enrolamentos secundários independentes e interligados pelo potenciómetro de equilíbrio P3, o qual realiza o balanceamento dos estímulos aplicados a.os eletrodos E e D, em contraposição â eventuais diferenças de resistência de contato com a pele humana.
anteriormente, é ásico, mostrada no variações na forma mentação ou ainda um semiciclo em
A descrição acima, conforme dito relacionada com o aparelho electroestimulador b diagrama de blocos da figura 1, o qual permite de medição de sinal de saída, na farma de ali nos estímulos de saída do tipo alternado com forma de onda quadrada e outro em forma exponencial.
F'ode-se ainda introduzir no aparelho, dispositivos de controle de tempo e outros tantos recursos.
As funçSes apresentadas na saída do electroestimulador segundo a invenção são:
- ALTA FREQUÊNCIA (A.F.) CONTÍNUA: é um sinal com forma de onda bifásica ou monofásica conforme já descrito, intensidade ajustável de 0 a 1007. frequência da ordem de 100 Hz, podendo variar de 50 a 5.000 Hz.
- BAIXA FREQUÊNCIA (B.F.): é um sinal bifásico ou monofásico conforme já descrito, frequência ajustável na faixa de a 10 Hz (internamente) e seleccionável pelo utilizador nas frequências de 0,666 Hz (40 ppm.), 1,666..Hz (100 ppm.) e 5 Hz (300 ppm.), podendo tais ajustes seieccionáveis serem outros conforme a melhor conveniência de utilização.
A duração do pulso de B.F. é regulável de acordo com a necessidade clínica.
A intensidade é no caso continuamente ajustável entre 0 a 1007..
- A.F. CDif B.F. SUPERPOSTA: consiste de um sinal conforme descrito para A.F. contínua e outro conforme descrito para B.F., existindo no caso ajustes independentes de intensidade, devendo o sinal de B.F. sobrepor o sinal de A.F. e, tal sobreposição, ocorrer sincronizada em fase e frequência. Esta sobreposição é conseguida por modulação da A.F., onde.
numa periodicidade repetitiva ε regulável, uma alternância de A.H. tem a sua intensidade ampliada.
- CONJUGAÇÃO DA A.F. CONTÍNUA, B.F. e A.F., MODULADA: conforme caracterização pelo próprio nome, consiste de uma combinação de estímulo onde a A.F. modulada è sobreposta pela B.F., sendo que apenas a sobreposição da A.F. e da B.F. são feitas de modo sincronizado, o que não ocorre com o sinal de modulação e o de B.F., memsmo que ambos estejam com a mesma f requência.
Os aparelhos integrantes da série de mio-estimuladores de que trata a invenção utilizam os ciscuitos básicos projectados para o aparelha de aplicação odontológica. Este aparelho, assim como os demais podem ser comercia 1izados em mais de um modelo, ou seja Standard e Luxo, diferindo os modelos pelo acabamento, por circuitos electrónicos complementares, tais como programador de tempo, medidor de corrente, desligamento automático, etc.
Por extensão, a invenção inclui qualquer aparelho cujo princípio da conjugação simultânea de alta e baixa frequência seja aplicado.
Todos os aparelhos são dotados de uma fonte de alimentação para utilização na rede comercial de energia eléctrica, sendo possível a fabricação para uso com pilhas ou baterias e1ác tricas.

Claims (9)

  1. REIVINDIÇAC-SES:
    lâ» - Aparelho electroestimulador, para aplicação em especial idades médicas s odontológicas, caracterizado por compreender as seguintes unidades básicas:
    um gerador de sinal triangular;
    um amplificador operacional;
    um controlador de modulação;
    um gerador de sinal quadrado;
    um 12 estágio conformador de sinal;
    um divisor de frequência;
    um 22 estágio conformador de sinal;
    um 32 estágio conformador de sinal;
    um controlador de sinal de baixa frequência; e dois ampllficadores finais, as quais garantem como funçSes de saída a incorporação da modulação dos pulsos de baixa frequência nos de alta frequência, a introdução da modulação do sinal de alta frequência por outros sinais de baixa frequência, funçSes essas que em utilização combinada permitem a aplicação terapêutica dos três sinais simultaneamente mais a alta frequência modulada conjugada com a baixa frequência.
  2. 2â„ - Aparelho eiectroestimu1ador, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o sinal triangular ser emitido pelo gerador com modulação da alta frequência do tipo por amplitude, na ordem de 0,666 Hz, dito gerador contendo um oscilador constituido por um circuito CI-1 controlado por tensão, do qual é utilizado ο sinal de saída triangular para alimentar o amplificador operacional.
  3. 3ã. - Aparelho electroestimulador, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o amplificador operacional ser do tipo inversor, dotado de um circuito CI-2que varia a polaridade de base do transístor Gl do controlador de modulação através de uin resistor variável RIO.
  4. 4â. - Aparelho electroestimulador, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo facto do controlador de modulação compreender um potenc iómetrc? Rl , um resistor Rll, um transístor 02 e uma chave S2.
  5. 5ê. — Aparelho electroestimulador, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o gerador de sinal quadrado ser dotado de um oscilador que compreende um primeiro circuito CI-3e um segunda circuito formador da constante de tempo composto por resistores R12, R13 e por um capacitor C4.
    óén - Aparelho electroestimulador, de acordo com a reivindicação 1, carac teri zado por compreenderem os 12, 2.2 e 32 estágios conformadores de sinais, respectivamente, pelos circuitos monoestáveis CI5-C; Cló-E e CIÓ-F; CI5-B, CI5-C e CI5-D; e CI5-A, CIÓ-A e Cló-B„
  6. 7ê. - Aparelho electroestimulador, de acordo com a reivindicação ó, caracterizada por os circuitos monoestáveis dos estágios conformadores de sinais serem configurados por uma porta lógica tipo NAND e dois circuitos inversores tipo Schmitt
    Trigger quadrada.
    e serem à borda de descida do sinal de onda
  7. 8â. - Aparelho electroestimulador, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por serem os amplificadores finais serem transisitorizados e em configuração Darlington (07, DS, QA e Q5), sendo cada um ligado a um dos enrolamentos do primário do transformador ds saída.
    ?â. - Aparelho electroestimulador, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o divisor de frequência compreende os circuitos CI4-A e CI4-B, contadores síncronos do tipo binário.
    103·. - Aparelho electroestimulador, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o controlador do sinal de baixa frequência compreender transístores D3, 04 e o potencióme— tro P2.
    llâ. - Aparelho electroestimulador, de acordo com as reivindicações 4 ou 10, caracterizado por conter os díodos Dl e D2, bloqueadores de polarização inversas dos transístores 02 e 04.
  8. 12â. - Aparelho electroestimulador, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por compreender um transformador de saída do tipo elevador de tensão, com dois enrolamentos secundárias independentes e interligados pelo potenciómetro de equi 1 i br i o F'3 .
  9. 13ã. - Aparelho electroestimulador, de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por permitir mudanças na sua arquitetura funcional, de acordo com a aplicação médica ou. odontológíca, bem como apresentar circuitos eletrónicos complementares .
PT9216989A 1989-11-02 1989-11-02 Aparelho electroestimulador PT92169B (pt)

Priority Applications (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT9216989A PT92169B (pt) 1989-11-02 1989-11-02 Aparelho electroestimulador

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
PT9216989A PT92169B (pt) 1989-11-02 1989-11-02 Aparelho electroestimulador

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT92169A PT92169A (pt) 1991-07-05
PT92169B true PT92169B (pt) 1995-08-09

Family

ID=20084600

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT9216989A PT92169B (pt) 1989-11-02 1989-11-02 Aparelho electroestimulador

Country Status (1)

Country Link
PT (1) PT92169B (pt)

Also Published As

Publication number Publication date
PT92169A (pt) 1991-07-05

Similar Documents

Publication Publication Date Title
ES2248274T3 (es) Aparato de electroterapia.
Robertson et al. Electrotherapy explained: principles and practice
DK2340079T3 (en) MICRO-CURRENT AND CRANE ELECTRO THERAPY STIMULATOR FOR MANAGING ANXIETY, INSUMILITY, DEPRESSION AND PAIN
US2622601A (en) Electric nerve stimulator
KR950014481B1 (ko) 전기자극 장치
US20140214116A1 (en) Stimulation Paradigm To Improve Blood Pressure Dipping In An Implantable Electroacupuncture Device
AU2008326528A1 (en) System and method for generating complex bioelectric stimulation signals while conserving power
JPH03505051A (ja) 生体刺激用の電気パルスを発生させる方法およびその装置
RU2178319C2 (ru) Электростимулятор
CN107158564B (zh) 一种低频调制的中频电刺激的体外膈肌起搏器
Sjölund Peripheral nerve stimulation suppression of C-fiber-evoked flexion reflex in rats: Part 2: Parameters of low-rate train stimulation of skin and muscle afferent nerves
Gebhard Thresholds of the human eye for electric stimulation by different wave forms.
RU2553185C1 (ru) Устройство для коррекции характеристик сна
Omura Electrical parameters for safe and effective electro-acupuncture and transcutaneous electrical stimulation: Threshold potentials for tingling, muscle contraction and pain; and how to prevent adverse effects of electro-therapy part i
CZ286095B6 (cs) Zařízení pro generování elektrického napětí s předem stanoveným tvarem vlny
PT92169B (pt) Aparelho electroestimulador
JPH0134630B2 (pt)
RU2757254C1 (ru) Широкополосный электромагнитный резонатор для терапевтического воздействия на патологические очаги в тканях организма, медицинский прибор для терапевтического воздействия и способ терапевтического воздействия
CN113426010A (zh) 一种基于神经肌肉刺激及血流监测的静脉血栓预防仪
SMITH et al. Electroanesthesia studies: a new current pattern and control of fading
SU1711916A1 (ru) Устройство дл электросна
WO2019126846A2 (pt) Método de configuração de aparelho de eletroanalgesia e eletroterapia
RU2262957C1 (ru) Электронейроадаптивный стимулятор (варианты) и электродное устройство
AU627691B2 (en) Electrostimulating device
JP3068870U (ja) 低周波治療装置

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19950410

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 19961031