PT9181U - Capacete de proteccao - Google Patents

Capacete de proteccao Download PDF

Info

Publication number
PT9181U
PT9181U PT918195U PT918195U PT9181U PT 9181 U PT9181 U PT 9181U PT 918195 U PT918195 U PT 918195U PT 918195 U PT918195 U PT 918195U PT 9181 U PT9181 U PT 9181U
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
cap
helmet
protective helmet
securing
helmet according
Prior art date
Application number
PT918195U
Other languages
English (en)
Other versions
PT9181T (pt
Inventor
Christian Zahn
Original Assignee
Schuberth Werk Kg
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Application filed by Schuberth Werk Kg filed Critical Schuberth Werk Kg
Publication of PT9181T publication Critical patent/PT9181T/pt
Publication of PT9181U publication Critical patent/PT9181U/pt

Links

Classifications

    • AHUMAN NECESSITIES
    • A42HEADWEAR
    • A42BHATS; HEAD COVERINGS
    • A42B3/00Helmets; Helmet covers ; Other protective head coverings
    • A42B3/04Parts, details or accessories of helmets
    • A42B3/18Face protection devices
    • A42B3/185Securing goggles or spectacles on helmet shells
    • AHUMAN NECESSITIES
    • A42HEADWEAR
    • A42BHATS; HEAD COVERINGS
    • A42B3/00Helmets; Helmet covers ; Other protective head coverings
    • A42B3/04Parts, details or accessories of helmets
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F41WEAPONS
    • F41HARMOUR; ARMOURED TURRETS; ARMOURED OR ARMED VEHICLES; MEANS OF ATTACK OR DEFENCE, e.g. CAMOUFLAGE, IN GENERAL
    • F41H1/00Personal protection gear
    • F41H1/04Protection helmets

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Helmets And Other Head Coverings (AREA)

Description

77 472 268-84 PT-2 MEMÓRIA DESCRITIVA "Capacete de protecção" 0 presente invento refere-se a um capacete de protecção, em especial, a um capacete de protecção militar, com uma calote rígida, uma guarnição, fixa no interior da calote para assentamento na cabeça do utilizador, e tendo, aplicados em ambos os lados no exterior da calote do capacete, botões de fixação, com simetria de rotação, com a forma de cogumelos, dispostos sobre uma placa, destinados à fixação de aparelhos auxiliares.
Os capacetes de protecção deste tipo são utilizados para fins militares, mas também no domínio civil, por exemplo, como capacetes de bombeiros ou da polícia.
Para aplicações especiais, estes capacetes são equipados com aparelhos auxiliares, tais como máscaras de protecção respiratória, aparelhos de visão nocturna, protectores de ouvidos, óculos de protecção contra o pó e outros. A correspondente fixação destes aparelhos na cabeça do utilizador do capacete, normalmente é relativamente complicada. É conhecida a solução de, em máscaras de protecção respiratória, fixar, do lado de dentro da calote do capacete, fechos que, tal como nos fechos para os francaletes do queixo, servem para receber as tiras elásticas da máscara de protecção respiratória.
Pelo contrário, os protectores de ouvidos são fixos por meio de um arco separado, sobre a cabeça do utilizador que, só depois dessa operação, coloca e fixa o capacete. A colocação dos protectores de ouvidos exige, então, que se retire e a seguir se volte a colocar o capacete. DE 40 37 034 AI descreve um capacete de protecção, que tem um invólucro exterior rígido e um revestimento interior, que consiste numa estrutura em cesto de material de plástico. Em cada uma das porções laterais de uma faixa de cabeça da dita estrutura em cesto existe uma alavanca 2, cada uma das quais está munida com um botão de fixação com a forma de cogumelo, para a fixação de uma máscara de protecção respiratória. As 77 472 268-84 PT-2 -2-
alavancas servem para pressionarem a máscara para a face do utilizador do capacete.
Os aparelhos de visão nocturna são, normalmente, colocados por meio de uma touca de tecido que se enfia na cabeça, a qual tem um contrapeso na zona da nuca a fim de compensar o binário produzido pelo aparelho de visão nocturna, relativamente pesado, e, portanto, o binário não ser descarregado inteiramente sobre os músculos da nuca. Para retirar a touca de tecido tem que se retirar o capacete.
Os óculos de protecção contra o pó ou os óculos de protecção contra raios laser são enfiados sobre a parte de fora do capacete com uma peça de ajustamento de borracha. Este tipo de fixação, por um lado, não oferece segurança quanto a poder escorregar para fora da sua posição e, por outro lado, prejudica o assentamento seguro e permanente dos óculos na zona dos olhos do utilizador do capacete.
As possibilidades de fixação conhecidas não são, portanto, óptimas e apresentam desvantagens no que se refere ao manuseamento. 0 problema que, a partir das soluções conhecidas, se põe, para o invento a seguir descrito, consiste, então, em aperfeiçoar as fixações dos aparelhos auxiliares na cabeça do utilizador do capacete.
Partindo deste problema de posicionamento, de acordo com o invento, um capacete de protecção do tipo anteriormente referido é caracterizado por cada botão de fixação apresentar um perno roscado, que parte da placa de base, para enroscar o botão de fixação, e passa através de um orifício na calote do capacete. 0 problema existente no estado actual da técnica é, portanto, resolvido, de acordo com o invento, de uma forma espantosamente fácil, proporcionando, de ambos os lados e no exterior do capacete, botões de fixação universais, nos quais podem ser fixados todos os aparelhos auxiliares. Pela primeira vez tem-se, portanto, a possibilidade de fixar os aparelhos do lado de fora da calote do capacete em meios de fixação aí existentes. Os botões de fixação são, para o efeito, 77 472 268-84 ΡΤ-2 -3-
çonfigurados, de preferência, com simetria de rotação, de modo que meios de fixação correspondentes se possam prolongar, orientados segundo diferentes direcções, a partir dos botões de fixação. Este facto tem vantagens quanto à fixação dos mais variados aparelhos auxiliares que, em determinadas condições, têm que ser ligados aos botões de fixação, segundo as mais diversas direcções. Em especial, para um capacete de protecção para fins militares, a ligação aparafusada conseguida com um único perno roscado oferece a vantagem de só ser necessária uma abertura de passagem através da calote do capacete.
Especialmente, também para a fixação de óculos tem vantagem que a calote do capacete apresente, na zona frontal, um recorte que facilita a visão que é formado através de uma transição em degrau, constituído por bordos orientados para cima da calote do capacete e que os botões de fixação se encontrem dispostos próximo dos limites do recorte que facilita a visão, na zona dos bordos orientados para cima. Deste modo, é possível, por meio de tiras de fixação com uma disposição sensivelmente horizontal, posicionar óculos, dispositivos de protecção ocular etc., no recorte que facilita a visão.
Os botões de fixação podem ficar assentes numa placa de base sobre a superfície exterior da calote do capacete.
A fim de diminuir o risco de terceiros se ferirem nos botões de fixação salientes da superfície exterior da calote do capacete, é conveniente dar à parte superior dos botões de fixação, com a forma de cogumelos, uma forma arredondada. Quando as placas de base são também arredondadas verifica-se que há uma transição quase contínua do lado de cima da calote do capacete para a placa de base, de modo que é diminuído o risco de ficarem presos mato, redes ou materiais equivalentes. Eventualmente, os botões de fixação, quando não estão a ser utilizados, podem ser cobertos por capas de protecção arredondadas, pelo que o risco a que se aludiu fica praticamente eliminado. As capas de protecção podem ser feitas de um plástico que permita encaixa-las à pressão sobre os botões de fixação.
77 472 268-84 ΡΤ-2 -4-
Para evitar aberturas de passagem adicionais na calote do capacete é, especialmente, vantajoso dispor os botões de fixação nos lados da calote do capacete, nos pontos em que a guarnição interior é ligada ã calote. Os botões de fixação têm assim uma função que ê a de fixar no exterior da calote do capacete os aparelhos auxiliares e uma função que é a de fixar no interior da calote do capacete a guarnição do mesmo. Para o efeito é conveniente fazer os botões de fixação com núcleos à prova de bala. Nessas condições, estes botões de fixação podem ser utilizados, em lugar dos parafusos à prova de bala vulgares com um perno roscado no interior da calote do capacete, de preferência com um casquilho roscado colocado no interior da calote do capacete.
Dado que os botões de fixação, neste caso, se encontram dispostos acima do recorte para facilitar a visão, encontram-se especialmente indicados para a fixação de uma viseira à prova de bala. Isto consegue-se com os botões de fixação com a forma de cogumelos de um modo muito conveniente, sem serem necessários meios de fixação adicionais, por meio de extremidades da viseira em forma de garfo, que podem ser encaixadas ã pressão sobre a peça de ligação do respectivo botão de fixação e por meio de uma mola, que os envolve por cima, com uma abertura que abraça a cabeça do botão de fixação de modo a formar uma fixação articulada com rotação. Por este processo é possível rodar a viseira para cima, quando o utilizador não necessitar dela ou, por exemplo, estiver suja. O invento será em seguida explicado em pormenor, com o auxílio dos desenhos anexos, onde estão representados exemplos de realização, os quais mostram: na fig. 1, um alçado lateral de uma calote de capacete com um botão de fixação de um capacete de protecção de acordo com o invento, na fig. 2, um alçado frontal do capacete representado na fig. 1,
77 472 268-84 ΡΤ-2 — 5 — na fig. 3, uma vista de frente, com um certo ângulo de inclinação, do capacete representado nas figs 1 ou 2, na fig. 4, um alçado lateral de um botão de fixação, na fig. 5, uma vista de um utilizador com um capacete de acordo com o invento e uns óculos de protecção fixos neste, na fig. 6, um alçado lateral de um utilizador com um capacete de acordo com o invento com uma máscara anti-gás fixa neste, ("*' na fig. 7, uma vista de frente, com um certo ângulo, de um utilizador com um capacete de acordo com o invento e um aparelho de visão nocturna fixo neste, na fig. 8, um alçado lateral do utilizador na situação representada na fig. 7, na fig. 9, um alçado lateral de uma outra forma de posicionar os botões de fixação na calote do capacete com uma viseira fixa nos botões de fixação, na fig. 10, uma vista, com um certo ângulo, da situação C representada na fig. 9 com um corte parcial na zona de um botão de fixação. O capacete de acordo com o invento apresenta uma calote de capacete 1 que, na parte de cima, é aproximadamente esférica e na parte de baixo apresenta um bordo 2 que, da zona da nuca para a zona lateral (zona dos ouvidos) se desenvolve um tanto inclinada para baixo e daí passa a constituir um bordo inclinado 3 para cima que faz a transição para uma parte final 4, quase horizontal, na zona da frente do capacete. Os bordos inclinados 3 e a parte final quase horizontal 4 formam um recorte 5 que facilita a visão e assegura um bom ângulo de visão, ao mesmo tempo que se protege a cabeça o mais completamente possível, nas zonas dos ouvidos e da nuca. 77 472 268-84 ΡΤ-2 -6-
Νο alçado frontal representado'(fig. 2), atrás dos bordos 3 inclinados para cima, encontram-se, de ambos os lados da calote de capacete 1, botões de fixação 6 fixos do lado exterior da calote de capacete 1, designadamente em posições simétricas em relação ao eixo central situado no plano longitudinal A, assinalado na fig. 2. A fig. 1 mostra que os botões de fixação 6 se encontram posicionados sensivelmente na zona do eixo central, situado no plano médio transversal B do capacete. Os botões de fixação encontram-se próximo do bordo inferior 2 que, em regra, é constituído por um perfil de protecção encaixado. A fig. 4 mostra que o botão de fixação 6 tem um perno roscado 7, que passa através de um orifício da calote de capacete 1 e fica enroscado numa porca colocada do lado de dentro da calote do capacete. 0 botão de fixação 6 assenta por meio de uma placa de base 8 na superfície exterior da calote de capacete 1. A placa de base 8 tem a forma de um disco abobadado que assenta pelo seu bordo circular sobre o exterior da calote de capacete 1. Da placa base sai uma peça de ligação 9, semelhante a uma cavilha, que se liga a uma cabeça 10 de diâmetro maior. A cabeça 10 tem o lado de cima arredondado. A peça de ligação 9 semelhante a uma cavilha e a cabeça 10 dão ao botão de fixação 6 uma forma semelhante ã de um cogumelo. A fig. 5 mostra o capacete de protecção colocado na cabeça de um utilizador 11. Pode ver-se um parafuso à prova de bala 10’ para segurar a guarnição interior assim como um sistema de francaletes ligado à guarnição interior ou directamente à calote de capacete 1, constituído por um francalete para queixo 12 e um francalete para nuca 13, que, em conjunto, seguram firmemente o capacete na cabeça do utilizador 11. O utilizador de capacete 11, no exemplo de realização representado, tem colocados uns óculos de protecção 14 que podem ser óculos de protecção contra raios laser, óculos de protecção contra pó ou outros. Os óculos de protecção 14 têm francaletes laterais 15 feitos de modo a poder-se regular convenientemente o seu comprimento. Na
77 472 268-84 PT—2 -7-extremidade livre dos francaletes laterais 15 encontram-se previstos meios de fixação que se encaixam por cima dos botões de fixação 6 da calote de capacete 1 e deste modo proporcionam uma fixação segura dos óculos de protecção 14 sobre o lado de fora da calote de capacete 1, apresentando estes francaletes laterais um comprimento reduzido que oferece a máxima estabilidade. A fig 6 mostra a fixação de uma máscara anti-gás 16, munida igualmente com francaletes laterais 15, por meio dos quais fica ligada aos botões de fixação 6 da calote de capacete 1. Na fig. 6 pode ver-se que no espaço intermédio, entre a placa de base 8 e a cabeça 10 do botão de fixação 6, se encontra metida à pressão uma peça de plástico 17, com forma sensivelmente triangular. A peça de plástico triangular 17 tem, na sua extremidade, um contorno com uma forma adequada para se ajustar em torno da peça de ligação 9, configurada como uma cavilha, do botão de fixação 6, ficando, portanto, fixa nela de modo a poder rodar em relação ao botão de fixação 6.
Uma outra forma de fixação da máscara anti-gás 16 consegue-se pela ligação, dos francaletes para queixo 12 e de nuca 13, assim como por meio de um francalete para nuca adicional 18.
As figs 7 e 8 mostram a fixação de um aparelho de visão nocturna 19 que, em princípio, se faz do mesmo modo que a da máscara anti-gás 16 (fig. 6) ou seja, por meio de francaletes laterais 15 e peças de plástico triangulares 17, que se ajustam de forma articulada nos botões de fixação 6.
Para estabilização da fixação dos aparelhos de visão nocturna 19, pesados, utiliza-se ainda um francalete para maxilar inferior 20, que, partindo do francalete para queixo 12, passa por cima do maxilar inferior do utilizador de capacete 11.
Na fig. 8 pode reconhecer-se, no lado de trás da calote de capacete 1, um elemento auxiliar de segurança de posicionamento
77 472 268-84 ΡΤ-2 -8-21, constituído por uma tira de borracha elástica coberta por uma bainha de protecção pregueada. A tira de borracha elástica é presa ao corpo do utilizador de capacete 11, por exemplo, num cinturão ou outra peça e exerce um esforço de tracção sobre a parte de trás da calote de capacete 1 que, pelo menos em parte, compensa o binário resultante do peso do aparelho de visão nocturna e serve, portanto, para aliviar o esforço a despender pelos músculos da nuca do utilizador 11. Para fixação do aparelho de visão nocturna 19, de acordo com o invento, deixa de ser necessário retirar o capacete.
No exemplo de realização representado nas figs. 9 e 10, os botões de fixação 6 encontram-se dispostos nos pontos onde se encontravam os parafusos à prova de bala 10', nos lados da calote de capacete 1. Nos botões de fixação 6 encontra-se fixa uma viseira à prova de bala 22, com extremidades com forma de garfo 23 formadas na viseira 22. As extremidades com forma de garfo 23 têm entre elas um rasgo 24 aberto para o lado da extremidade, que comunica com uma abertura circular destinada a envolver a peça de ligação 9 do botão de fixação 6 e, contígua a esta, ligada por um estreitamento, uma abertura de entrada circular 25, para passagem da cabeça 10 do botão de fixação 6.
Na viseira 22, na zona das extremidades em forma de garfo 23, encontra-se, montada por meio de rebites 26, uma mola plana 27, que se prolonga sobre as extremidades em forma de garfo 23 e, na zona da cabeça 10 do botão de fixação 6, tem uma abertura circular 28 por meio da qual a mola 27 envolve a cabeça 10 do botão de fixação 6, de modo a formar-se uma articulação rotativa para a viseira 22. 0 corte apresentado na fig. 10 mostra que as extremidades em forma de garfo 23 abraçam, depois de encaixadas ã pressão, o botão de fixação 6 na zona das peças de ligação 9. Ao fazer deslizar as extremidades em forma de garfo 23 no botão de fixação 6, depois da cabeça 10 ter passado através da abertura circular 25, a cabeça 10 pressiona a mola 27, de modo que a extremidade dianteira da mola 27 se eleva em relação às -9- 77 472 268-84 ΡΤ-2 extremidades em forma de garfo 23 e desliza sobre a cabeça 10 do botão de fixação até a cabeça 10 saltar para dentro da abertura circular 28, momento em que as extremidades em forma de garfo 23 abraçam, também por encaixe à pressão, a peça de ligação 9.
Na fig. 10 pode ver-se um casquilho roscado 29, disposto no interior da calote do capacete, no qual se enrosca um perno roscado 7 do botão de fixação 6. O casquilho roscado 29 prende as extremidades de ligação 30 da guarnição interior, assim como as extremidades dos francaletes 12 e ainda outros meios de fixação ao interior da calote de capacete 1. O botão de fixação 6 desempenha, portanto, em conjunto com o casquilho roscado 29, funções de fixação tanto pelo lado de dentro como pelo lado de fora da calote de capacete 1.
Pela adopção de um dimensionamento adequado de parte a parte, da espessura das extremidades em forma de garfo 23 e da altura da peça de ligação 9, é possível afinar o atrito entre a viseira 22 e o botão de fixação 6, de modo que a viseira 22, por exemplo, na posição rodada para cima ou numa posição intermédia, fique presa por atrito.
Lisboa,-7 ,)!}?( ?y‘'õ
Por SCHUBERTH-WERK GmbH & Co. KG
{

Claims (11)

  1. 1 - Capacete de protecção, em especial, capacete de protecção militar, com uma calote rígida (1), uma guarnição fixa no interior da calote (1) para assentamento sobre a cabeça do utilizador e botões de fixação (6), com simetria de rotação, com a forma de cogumelos, aplicados de ambos os lados no exterior da calote do capacete e dispostos sobre uma placa de base, destinados à fixação de aparelhos auxiliares, caracterizado por cada botão de fixação apresentar um perno roscado (7), saliente da placa de base, para enroscar o botão de fixação (6), passando-o através de um orifício da calote de capacete (1).
  2. 2 - Capacete de protecção de acordo com a reivindicação 1, cuja calote (1) apresenta na zona frontal um recorte (5) para facilitar a visão, formado por uma transição em degrau orientada no sentido ascendente do bordo (3) da calote de capacete (1), caracterizado por os botões de fixação (6) se encontrarem dispostos próximo do limite do recorte (5) para facilitar a visão, na zona do bordo ascendente (3).
  3. 3 - Capacete de protecção de acordo com a reivindicação 1, cuja calote (1) apresenta na zona da frontal um recorte (5) para facilitar a visão, formado por uma transição em degrau orientada no sentido ascendente do bordo (3) da calote de capacete (1), caracterizado por os botões de fixação (6) se encontrarem dispostos acima da transição em degrau do recorte (5) para facilitar a visão.
  4. 4 - Capacete de protecção de acordo cora uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado por os botões de fixação (6) terem uma forma com simetria de rotação.
  5. 5 - Capacete de protecção de acordo com uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado por os botões de fixação (6) assentarem por meio de uma placa de base (8) sobre o lado de fora da calote de capacete (1). 77 472 268-84 PT-2 -2/2-
  6. 6 - Capacete de protecção de acordo com uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por a parte superior dos botões de fixação (6) ter uma forma arredondada.
  7. 7 - Capacete de protecção de acordo com a reivindicação 5 ou 6, caracterizado por a placa de base (8) ser arredondada.
  8. 8 - Capacete de protecção de acordo com uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por os botões de fixação (6) se encontrarem dispostos nos lados da calote de capacete (1) em pontos onde a guarnição interior fica ligada à calote (1) por meio de parafusos (10').
  9. 9 - Capacete de protecção de acordo com a reivindicação 8, caracterizado por os botões de fixação (6) serem construídos com núcleos à prova de bala e os pernos roscados (7) poderem estar fixos na calote de capacete (1) e prenderem a guarnição interior, em substituição dos parafusos à prova de bala (10') normalmente usados.
  10. 10 - Capacete de protecção de acordo com uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado por se encontrar fixa uma viseira à prova de bala (22) nos botões de fixação (6).
  11. 11 - Capacete de protecção de acordo com a reivindicação 10, caracterizado por se encontrarem previstas na viseira (22) extremidades (23) com a forma de garfos, que encaixam à pressão nas peças de ligação (9) dos botões de fixação (6) e, colocadas por cima, molas (27) com aberturas circulares (28) , que envolvem as cabeças (10) dos botões de fixação (6), de modo a constituir uma articulação de rotação. Lisboa, ~i fl)f; Por SCHUBERTH-WERK GmbH & Co. KG
PT918195U 1994-06-13 1995-06-07 Capacete de proteccao PT9181U (pt)

Applications Claiming Priority (1)

Application Number Priority Date Filing Date Title
DE9409463U DE9409463U1 (de) 1994-06-13 1994-06-13 Schutzhelm

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT9181T PT9181T (pt) 1996-01-31
PT9181U true PT9181U (pt) 2000-04-28

Family

ID=6909729

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT918195U PT9181U (pt) 1994-06-13 1995-06-07 Capacete de proteccao

Country Status (8)

Country Link
AT (1) AT1298U1 (pt)
BE (1) BE1007975A6 (pt)
CH (1) CH688979A5 (pt)
DE (1) DE9409463U1 (pt)
DK (1) DK9500207U3 (pt)
FR (1) FR2720909B3 (pt)
NL (1) NL1000556C1 (pt)
PT (1) PT9181U (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU5338598A (en) * 1997-01-02 1998-07-31 Giora Kutz A personal head mounted display device
FR2808976B1 (fr) * 2000-05-22 2002-08-16 Gallet Sa Casque de protection et ses moyens de connexion d'un accessoire
FR2817713B1 (fr) 2000-12-12 2003-11-28 Thomson Csf Casque a visieres escamotables a reconfiguration rapide jour/nuit
CN2569585Y (zh) * 2002-06-02 2003-09-03 多极实业(深圳)有限公司 散热安全帽
US9072328B2 (en) 2005-06-17 2015-07-07 Artisent, Llc Hinged attachment of headgear to a helmet
US8028344B2 (en) 2005-06-17 2011-10-04 Artisent, Inc. Hinged attachment of headgear to a helmet
USD750847S1 (en) 2006-02-09 2016-03-01 Artisent, Llc Helmet mount
CN102032841B (zh) * 2010-10-15 2013-09-04 沈阳际华三五四七特种装具有限公司 无钉防弹盔预埋件

Also Published As

Publication number Publication date
BE1007975A6 (fr) 1995-11-28
DE9409463U1 (de) 1995-10-12
FR2720909A1 (fr) 1995-12-15
DK9500207U3 (da) 1995-07-28
PT9181T (pt) 1996-01-31
CH688979A5 (de) 1998-06-30
FR2720909B3 (fr) 1996-08-02
NL1000556C1 (nl) 1995-12-13
AT1298U1 (de) 1997-02-25

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US6081932A (en) Chin strap assembly for use with an athletic helmet
US4692947A (en) Protective helmet, chin cup, and face guard
CN101426388B (zh) 具有可调式面甲的头部悬挂系统和头盔及其调整方法
US9398783B2 (en) Helmet with shell having raised central channel and ear holes with abutting slopped banks
US5353437A (en) Combination helmet and body protection device
USRE45459E1 (en) Protective helmet
US4290150A (en) Protective helmets and fastening devices therefor
US4885806A (en) Face protective member for batter's helmets
US6006368A (en) Combination helmet and shoulder pad for minimizing cervical injuries
US5581819A (en) Protective headgear and abutment plate thereof
JP6050748B2 (ja) 保護ヘルメットのための内装構造体
US4817596A (en) Helmet for use with respirator mask
US7870617B2 (en) Protective helmet with adjustable support
US5946735A (en) Quick-release football helmet chin strap
US4641382A (en) Helmet fastening device
US3594814A (en) Safety hat liner and assembly
US5799337A (en) Face guard attached chinstrap for an athletic helmet
US20100242146A1 (en) Nape pad / chin strap retention assemblies for ballistic helmets
EP0321934A1 (en) Improved protective helmet assembly
US5619754A (en) Protective cap with reversible headband
US20100229287A1 (en) Head and Neck Restraint System
AU4754096A (en) Collapsible helmet
US3323134A (en) Football helmet construction
PT9181U (pt) Capacete de proteccao
US5566399A (en) Head impact force diversion system with layered shell

Legal Events

Date Code Title Description
BB1K Laying open of utility model application

Effective date: 19951023

FG3K Utility model granted, date of granting

Effective date: 20000131

MM3K Annulment or lapse (utility model)

Effective date: 20011231