PT91814B - Bomba de rotor de engrenagens - Google Patents

Bomba de rotor de engrenagens Download PDF

Info

Publication number
PT91814B
PT91814B PT91814A PT9181489A PT91814B PT 91814 B PT91814 B PT 91814B PT 91814 A PT91814 A PT 91814A PT 9181489 A PT9181489 A PT 9181489A PT 91814 B PT91814 B PT 91814B
Authority
PT
Portugal
Prior art keywords
rotor
pump
shaft
gear
supported
Prior art date
Application number
PT91814A
Other languages
English (en)
Other versions
PT91814A (pt
Inventor
Steve Hodge
Original Assignee
Concentric Pumps Ltd
Priority date (The priority date is an assumption and is not a legal conclusion. Google has not performed a legal analysis and makes no representation as to the accuracy of the date listed.)
Filing date
Publication date
Priority claimed from GB888822696A external-priority patent/GB8822696D0/en
Application filed by Concentric Pumps Ltd filed Critical Concentric Pumps Ltd
Publication of PT91814A publication Critical patent/PT91814A/pt
Publication of PT91814B publication Critical patent/PT91814B/pt

Links

Classifications

    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04CROTARY-PISTON, OR OSCILLATING-PISTON, POSITIVE-DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; ROTARY-PISTON, OR OSCILLATING-PISTON, POSITIVE-DISPLACEMENT PUMPS
    • F04C2/00Rotary-piston machines or pumps
    • F04C2/08Rotary-piston machines or pumps of intermeshing-engagement type, i.e. with engagement of co-operating members similar to that of toothed gearing
    • F04C2/10Rotary-piston machines or pumps of intermeshing-engagement type, i.e. with engagement of co-operating members similar to that of toothed gearing of internal-axis type with the outer member having more teeth or tooth-equivalents, e.g. rollers, than the inner member
    • F04C2/102Rotary-piston machines or pumps of intermeshing-engagement type, i.e. with engagement of co-operating members similar to that of toothed gearing of internal-axis type with the outer member having more teeth or tooth-equivalents, e.g. rollers, than the inner member the two members rotating simultaneously around their respective axes
    • FMECHANICAL ENGINEERING; LIGHTING; HEATING; WEAPONS; BLASTING
    • F04POSITIVE - DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; PUMPS FOR LIQUIDS OR ELASTIC FLUIDS
    • F04CROTARY-PISTON, OR OSCILLATING-PISTON, POSITIVE-DISPLACEMENT MACHINES FOR LIQUIDS; ROTARY-PISTON, OR OSCILLATING-PISTON, POSITIVE-DISPLACEMENT PUMPS
    • F04C11/00Combinations of two or more machines or pumps, each being of rotary-piston or oscillating-piston type; Pumping installations

Landscapes

  • Engineering & Computer Science (AREA)
  • Mechanical Engineering (AREA)
  • General Engineering & Computer Science (AREA)
  • Rotary Pumps (AREA)
  • Details And Applications Of Rotary Liquid Pumps (AREA)

Description

Este invento refere-se a bombas de rotor de engrenagem compreendendo um rotor lobulado macho engrenado internamente com uma coroa anular lobulada fêmea. A coroa anular tem mais lóbulos - usualmente mais um - do que o rotor, sendo os seis eixos ex cêntricos. Num lado de um plano contendo os eixos, as câmaras l_i mitadas pelos respectivos lóbulos abrem-se para uma entrada e no outro lado desse plano abrem-se para uma descarga. A rotação relativa obriga as ditas câmaras a movimentarem-se em volta dos eixos e, deste modo, a variar em tamanho induzindo assim o fluxo p_a ra dentro das câmaras no lado da aspiração e expelindo o mesmo pa. ra fora no lado da descarga. Tais bombas são aqui chamadas do tipo referido.
As bombas deste tipo conhecidas têm o rotor macho fixado, por exemplo, enchavetado num veio mandante que é essencialmente apoiado em casquilhos através de uma zona prolongando-se axialme_n te, por exemplo na parede da caixa da bomba, possivelmente mesmo em duas localizações axiais, uma em ambos os lados das partes engrenadas. 0 veio está também seguro com uma polia de transmissão carreto ou engrenagem (colectivamente chamadas engrenagens) numa localização mais adiante. Estes factores ditam um certo comprimento axial para o veio, além do que é necessário para o deslocamento volumétrico requerido.
objectivo do invento é providenciar melhoramentos e pax ticularmente permitir proporcionar um comprimento axial mais pequeno.
De acordo com o invento, uma bomba do tipo referido é caracterizada por compreender um veio fixado ao corpo da bomba e por o rotor ser apoiado em casquilhos directamente ou indirectamente sobre o veio.
Se o veio é, por exemplo, encastrado no corpo, o comprimento do veio necessário para ligação ao corpo é substancialmente menor do que é necessário para chumaceiras separadas que suportan ηι ι veio em cantilever/noutros projectos menos do que é necessáric
930
HGH/F8959
para dois conjuntos de chumaceiras axialmente espaçados. Contudo, pode também ser possível fazer o veio e corpo como um artigo de peça comum, por exemplo como uma peça de fundição, quando o comprimento ideal necessário para ligar o veio e o corpo é ainda menor.
Quando a transmissão é tomada directamente a partir da e_n grenagem para o rotor, a engrenagem pode ser apoiada em casquilhos no veio e o rotor suportado pela engrenagem. Quando a transmissão é tomada directamente para a coroa anular, a engrenagem pode ser apoiada em casquilhos no corpo e o rotor apoiado em casquilhos d_i rectamente no veio.
Várias concretizações do invento são mais particularmente descritas com referência aos desenhos anexos, em que:
a figura 1 é um alçado em corte de uma primeira concretização ;
a figura 2 é um alçado terminal fragmentário da mesma; e as figuras 3-6 são vistas similares à figura 1 mostrando as concretizações de dois a cinco.
Voltando primeiro às Figuras 1 e 2, é proporcionado um corpo de bomba 10 com uma ou mais passagens de entrada 12 abertas através da parede lateral (não mostradas) para a cavidade que alo ja a coroa anular 14 e rotor 16. A passagem de saída abre-se a partir desta cavidade. Será apreciado que tanto a entrada como a saída, podem abrir-se geralmente radial ou tangencialmente, a par tir da cavidade ou através de uma ou outra parede lateral, ou uma combinação destas de acordo com os requisitos.
veio 18 é fixado no corpo, por exemplo numa ligação por encaixe. Na figura 1 é encasquilhado em 20-22 para servir de apoio ao rotor 16 e à engrenagem de transmissão 24, respectivamente.
Uma disposição de passagem 30-32, mostrada na linha a tracejado, comunica com o acesso 34 para permitir a lubrificação dos casquilhos .
A engrenagem de transmissão (ou carreto) é proporcionada com dentes prolongando-se axialmente 28 (ver figura 2), os quais
930
HGH/F8959
engrenam com dentes semelhantes 26 no rotor 16, de modo que a engrenagem e rotor s3o directamente engrenados em conjunto para o accionamento entre os mesmos. Consequentemente, a engrenagem transmite movimento ao rotor, o qual acciona a coroa anular a uma velocidade diferente para provocar a acção de bombagem do rotor de engrenagem usual.
Voltando agora à figura 3, a disposição é geralmente sim_i lar excepto que aqui a engrenagem 24 tem uma porção de cubo 38 prolongando-se através de toda a dimensão axial do rotor 16, de modo que o rotor pode ser considerado indirectamente apoiado em casquilhos no veio. 0 cubo e o rotor são enchavetados ou unidos por uma união canelada em 46 para o accionamento directa entre os mes mos.
Voltando agora a figura 4 (na qual, como nas figuras 3, 5 e 6, referências iguais são usadas para partes iguais) o veio 18 suporta os casquilhos 20, 22 servindo de apoio ao rotor 16. A co roa anular 14 liga-se directamente numa parte de corpo cilíndrica 10 e no exterior dessa parte do corpo está um casquilho adicional 50, que é concêntrico com o eixo do veio 18 e cujos munhBes acciq nam o pinhão 52. 0 pinhão é ligado por uma cruzeta 54 engrenada na sua periferia exterior com o pinhão 52 e unida por uma união canelada em 56 a uma extensão axial 58 integrante do rotor 16. Consequentemente, o pinhão 52 transmite movimento ao rotor 16 que, por sua vez, transmite movimento à coroa anular 14, No caso da Figura 4, o corte é feito segundo uma linha não diametral do rotor e coroa anular engrenados.
Voltando agora à figura 5, o pinhão 52 é neste caso unido por uma união canelada em 60 para uma extensão axial 62 na coroa anular 14. 0 rotor 16 é alinhado pelo casquilho 20 no veio 18, que como na fig. 4, é fixado no corpo da bomba.
Voltando agora à figura 6, neste caso o pinhão 52 é unido por uma união canelada em 56 para a extensão axial 58 do rotor 16 que é encasquilhado 20, 22 ao veio 18. 0 pinhão é encasquilhado em 50 na parte cilíndrica do corpo 10.
930
HGH/F8959
η.
-5Será visto que as disposições nas figuras 4 e 6 são genericamente similares excepto que, na figura 6, □ corpo da engrenagem 24 (pinhão 52) entre a periferia exterior proporcionada com o pinhão e a periferia interna munida de uma união canelada em 56, forma um mordente lateral ou face terminal axial para as cavidades de bombagem, que está na vizinhança da seta 64 na Figura 6, visto que na figura 6 ima parte anular em forma de anilha 66 cumpre a mesma acção e é segura no lugar pela cruzeta. Na figura 5 uma tampa 70 é segura no lugar pelos parafusos 72 para cumprir a mesma função de completar a cavidade do corpo.

Claims (9)

  1. REIVINDICAÇÕES
    1 - Bomba de rotor de engrenagens, caracterizada por compreender um veio fixado ao corpo da bomba e por o rotor ser apoia^ do em casquilhos directamente ou indirectamente no veio.
  2. 2 - Bomba, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o veio estar encastrado no corpo.
  3. 3 - Bomba, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o veio e o corpo serem uma peça única.
  4. 4 - Bomba, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por o rotor ser movimentado pela engrenagem, sendo a dita engrena gem apoiada em casquilhos no dito veio, estando o rotor e a engre nagem engrenados conjuntamente.
  5. 5 - Bomba, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por o rotor e a engrenagem serem axialmente adjacentes e serem a_m bos suportados no veio por intermédio de chumaceiras que são também axialmente adjacentes.
  6. 6 - Bomba, de acordo com a reivindicação 4, caracterizada por a engrenagem ter um cubo projectado axialmente que é suportado no veio por intermédio de uma chumaceira, o rotor rodear o dito cubo, e o cubo e rotor serem enchavetados ou encanelados conjuntamente.
  7. 7 - Bomba, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a engrenagem ser apoiada em casquilhos no corpo por intermédio de uma chumaceira e movimentar o rotor por meio de uma parte que se prolonga radialmente.
  8. 8 - Bomba, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada por o rotor ter um prolongamento de transmissão de movimento projectando-se axialmente através do corpo da bomba para engate com a dita parte que se prolonga radialmente.
  9. 9 - Bomba, de acordo com a reivindicação 7, caracterizada por a dita parte prolongada radialmente formar uma parede de extremidade para a bomba.
    69 930 HGH/E8959
    -710 - Bomba, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por a engrenagem ser apoiada em casquilhos no corpo e transmitir movimento à coroa anular através de uma ligação canelada ou semelhante.
PT91814A 1988-09-28 1989-09-26 Bomba de rotor de engrenagens PT91814B (pt)

Applications Claiming Priority (2)

Application Number Priority Date Filing Date Title
GB888822696A GB8822696D0 (en) 1988-09-28 1988-09-28 Improvements relating to gerotor pumps
GB8913368A GB2223275B (en) 1988-09-28 1989-06-09 Improvements relating to gerotor pumps

Publications (2)

Publication Number Publication Date
PT91814A PT91814A (pt) 1990-03-30
PT91814B true PT91814B (pt) 1995-08-09

Family

ID=26294448

Family Applications (1)

Application Number Title Priority Date Filing Date
PT91814A PT91814B (pt) 1988-09-28 1989-09-26 Bomba de rotor de engrenagens

Country Status (15)

Country Link
EP (1) EP0361716B1 (pt)
JP (1) JPH02185682A (pt)
AR (1) AR247277A1 (pt)
AU (1) AU617002B2 (pt)
BR (1) BR8904894A (pt)
CA (1) CA1333857C (pt)
DE (1) DE68908826T2 (pt)
DK (1) DK172577B1 (pt)
ES (1) ES2045459T3 (pt)
FI (1) FI98949C (pt)
IE (1) IE62731B1 (pt)
IN (1) IN176246B (pt)
NO (1) NO893845L (pt)
NZ (1) NZ230719A (pt)
PT (1) PT91814B (pt)

Families Citing this family (8)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
ATE120257T1 (de) * 1990-05-12 1995-04-15 Concentric Pumps Ltd Gerotorpumpen.
GB9015291D0 (en) * 1990-07-11 1990-08-29 Concentric Pumps Ltd Improvements in gerotor pumps
GB9217540D0 (en) * 1992-08-18 1992-09-30 Concentric Pumps Ltd Imprivements relating to pumps
DE29710407U1 (de) * 1996-11-12 1997-07-31 Voith Turbo GmbH & Co. KG, 89522 Heidenheim Innenzahnradpumpe mit Antrieb über das Hohlrad
GB2386171A (en) * 2002-03-06 2003-09-10 Concentric Pumps Ltd Transmission pump
DE102006008757A1 (de) * 2006-02-24 2007-08-30 Daimlerchrysler Ag Förderpumpe in einem Kraftfahrzeug
RU2472970C1 (ru) * 2011-10-11 2013-01-20 Открытое акционерное общество "Научно-производственное объединение "Сатурн" (ОАО "НПО "Сатурн") Героторный насос с торцовым входом
CN105065259B (zh) * 2015-08-27 2018-02-23 天津雷沃动力有限公司 一种柴油机机油泵的润滑结构

Family Cites Families (5)

* Cited by examiner, † Cited by third party
Publication number Priority date Publication date Assignee Title
AU444432B2 (en) * 1967-10-23 1974-01-04 Improved Mechanical Products Proprietary Limited Gear type fluid motor or pump
JPS6029604Y2 (ja) * 1981-06-16 1985-09-06 富士重工業株式会社 内燃機関の潤滑油ポンプ
YU42768B (en) * 1982-05-31 1988-12-31 Tomos Koper Oil pump for pressure lubrication of a four stroke internal combustion engine
DE3504306A1 (de) * 1984-02-16 1985-08-22 Volkswagenwerk Ag, 3180 Wolfsburg Pumpe, insbesondere oelpumpe fuer eine brennkraftmaschine
DE3506928C2 (de) * 1985-02-27 1993-12-23 Schwaebische Huettenwerke Gmbh Innenzahnradpumpe als Schmierölpumpe für einen Verbrennungsmotor

Also Published As

Publication number Publication date
JPH02185682A (ja) 1990-07-20
FI98949C (fi) 1997-09-10
FI894603A (fi) 1990-03-29
AR247277A1 (es) 1994-11-30
ES2045459T3 (es) 1994-01-16
EP0361716A3 (en) 1990-07-11
IE893087L (en) 1990-03-28
NZ230719A (en) 1991-09-25
DE68908826D1 (de) 1993-10-07
DK471889D0 (da) 1989-09-26
NO893845D0 (no) 1989-09-27
PT91814A (pt) 1990-03-30
DK471889A (da) 1990-03-29
IN176246B (pt) 1996-03-23
BR8904894A (pt) 1990-05-08
DE68908826T2 (de) 1993-12-23
FI894603A0 (fi) 1989-09-28
IE62731B1 (en) 1995-02-22
EP0361716A2 (en) 1990-04-04
DK172577B1 (da) 1999-02-01
CA1333857C (en) 1995-01-10
AU617002B2 (en) 1991-11-14
EP0361716B1 (en) 1993-09-01
AU4128789A (en) 1990-04-05
FI98949B (fi) 1997-05-30
NO893845L (no) 1990-03-29

Similar Documents

Publication Publication Date Title
US4538975A (en) Scroll type compressor with lubricating system
ES2219651T3 (es) Compresor de espirales.
JPH0144914B2 (pt)
PT91814B (pt) Bomba de rotor de engrenagens
US2924180A (en) Progressing cavity pump construction
US4909714A (en) Pressure balanced external gear pump or motor of floating shaft type
KR950011371B1 (ko) 스크롤형 유체배출장치용 스크롤부재
US2477004A (en) Screw type air pump
US5588821A (en) Vacuum pump with planetary gear accelerator
US3531225A (en) Valve system means for stator-rotor mechanism
US2789513A (en) Fluid pump
BR0113534A (pt) Bomba de vácuo
KR930009733B1 (ko) 유체 압축기
KR100202163B1 (ko) 회전펌프
JPS6343424Y2 (pt)
KR970005854B1 (ko) 게로터 펌프
JP2002285979A (ja) スクロール式流体機械
ITTO960334A1 (it) Depressore rotativo a palette.
US2590751A (en) Flat rotary pump
EP0085248A1 (en) Orbiting piston type fluid displacement apparatus with internal balanceweight
KR970003264B1 (ko) 유체기계
US3582235A (en) Rotary pump
US3552891A (en) Valve means for fluid pressure operating means
DE3267390D1 (en) Compressor aggregate
JPH03222889A (ja) 偏心型真空ポンプの油量制御機構

Legal Events

Date Code Title Description
FG3A Patent granted, date of granting

Effective date: 19950404

MM3A Annulment or lapse

Free format text: LAPSE DUE TO NON-PAYMENT OF FEES

Effective date: 20011031